quinta-feira, 7 de abril de 2022

TRETAS MUITO ESTRANHAS DO TWITTER

Vocês acompanharam ou estão acompanhando (porque parece que está longe de acabar) uma treta no Twitter sobre... sorvete?

Uma moça que eu nunca tinha ouvido falar mostrou o que seu pai tinha comprado pra ela: cinco potes de um sorvete mais caro (não tenho certeza se já experimentei a marca, que ganhou horas de propaganda gratuita nos trending topics anteontem. Talvez num carrinho num aeroporto? Se experimentei, não foi nada muito marcante). 

Algumas pessoas acharam que ela estava ostentando ao exibir potes que, depois ficamos sabendo, custam R$ 40 cada (ou seja, havia R$ 200 em sorvete no congelador dela). Daí pra galera dizer que ela era bilionária e descendente de donos de escravos foi um pulo. Óbvio que também não faltou protesto de como ela podia falar de sorvete num país pobre como o nosso (que, por sinal, é o sexto maior consumidor de sorvete no mundo).

Essas tretas no Twitter são muito esquisitas. Começam do nada e vão pra lugar nenhum. Lembro de uma pessoa que reclamou quando uma tuiteira postou uma foto dela com o pai e disse como o amava. A pessoa, que não tinha pai no registro de nascimento, se incomodou com a felicidade alheia. Pais que não registram os filhos são um problema social sério, mas faz sentido deixar de manifestar o amor pelo pai porque muita gente não tem pai? 

Nesses últimos dias eu fui pega por duas tretas no Twitter. Acho que fazia um tempinho que não entrava em confusão. A última vez, se não me falha a memória, foi quando um grupo (suponho que bem remunerado) de ciristas divulgou o meu salário e me atacou porque eu achei um absurdo os preços no supermercado (e também porque gastei R$ 100 em ração de gato). Acabou pegando mal pra eles. Todo mundo viu aquilo como um ataque gratuito e não entendeu quanto alguém deve receber de salário pra poder se ultrajar com os preços altíssimos.

Então, mas mês passado uma mulher que eu seguia no Twitter e vice-versa já chegou cheia de pedras porque eu e feministas em geral não a defendemos de um grande ataque que ela sofreu (e que ninguém nem ficou sabendo). Ela tirou prints, mandou pra mim, e não deu pra entender nada. Mas o que pareceu foi que ela e um cara totalmente desconhecido se desentenderam no Twitter (não me lembro o motivo) e ele a chamou de feminista radical.

Não é que o rapaz a ameaçou de morte ou a xingou pesadamente. Ele só a chamou de radfem (que sequer é uma ofensa). Mas, sei lá, se você se sente ofendida, bloqueia. E nunca mais você terá notícias do sujeito. The end. Eu disse isso a ela, e ela respondeu que eu estava agindo feito o Bolsonaro falando "e daí?" sobre as mortes por covid. Aí quem se sentiu ofendida fui eu, e a bloqueei (claro que é um resumo; foi um pouco mais longo que isso).

A outra treta foi um pouco culpa minha, porque entrei no assunto sem ser chamada. Tinha algo a ver com o tapa do Will Smith no Oscar, mas eu só vi o tuíte em que um cara (que eu nunca tinha ouvido falar) dizia que a Penélope Cruz era muito mais famosa que o seu marido Javier Bardem. Eu escrevi que o Javier também era super famoso, que já tinha recebido Oscar e sido vilão em filme de 007. E o cara respondeu algo como "Então você concorda que se refiram a Penélope Cruz como 'esposa do Javier Bardem'". 

Fiquei olhando praquele tuíte tentando compreender como o rapaz chegou àquela conclusão. Mas, pra piorar, veio uma moça (outra que eu nunca tinha ouvido falar) comentar. Ela escreveu algo como "O Twitter é uma loucura". Eu respondi alguma coisa como "Pois é, você fala x e a pessoa entende abcde". Só que a moça emendou: "Eu realmente achei o que você disse uma loucura". Tipo eu ter falado que o Javier Bardem é famoso?! Aí eu bloqueei a mulher, porque a vida é muito curta. 

Bom saber que essa é uma realidade frequente no Twitter...

22 comentários:

Anônimo disse...

Essas vao pro dossiê, Dolores. Você está perdida.

=)= disse...

Basicamente no twitter as pessoas já vêm com uma discussão pronta na cabeça e se você desviar um milímetro da espectativa que esperam que se diga elas criam um inimigo imaginário e vão combatê-lo até o final. Prefiro rir disso pra não me estressar.

Guilherme disse...

Eu tenho zero paciência para desconhecidos no Twitter. Falou um pouquinho atravessado pra mim, eu bloqueio e, como diria a Neuma Moura, eu vou pular fora, tchau, tchau, tchau!

pp disse...

Lola, o povo tá chato e doido demais mesmo, em todos os lados.

Anônimo disse...

Toda a minha sororidade a essas mulheres do Twitter e também ao moço que fez o questionamento.

Daiane disse...

Lola, vc viu o documentário que o uol fez sobre o Saul Klein? Tem no youtube, triste saber que esse predador sexual ainda continua fazendo vítimas.

Juliana disse...

Lola ultimamente tá impossível comentar qualquer coisa no twitter. Qualquer banalidade as pessoas se ofendem e vira um caos, tá um patrulhamento doido.
Morri com vc dizendo"não a defendemos de um grande ataque que ela sofreu (e que ninguém nem ficou sabendo)" kkkkkkkkk Olha eu era mais antenada na blogosfera feminista anos atrás e sempre tinha picuinhas, hj em dia tô numa bolha, nunca fico sabendo de treta nenhuma a não ser que viralize e muito. Tanto é que dificilmente lembro das radfems, as que eu conhecia ou sumiram ou viraram tudo aquilo que criticavam

Anônimo disse...

Ainda bem que não uso nenhuma joça de rede social. Haja paciência. Bem, uso YouTube e Whatsapp que as vezes é feita de rede social rrsrssrs...

Anônimo disse...

Tem gente que não faz outra coisa na vida além de ficar inventando ou caçando treta no Twitter. Devem estar com dinheiro sobrando, só pode rsrsrs...

Alan Alriga disse...

40 reais o pote de sorvete? Está é muito barato, comparado com os preços dos mercados da minha cidade, onde potes de meio litro de sorvetes vagabundos, estão custando mais de 60 Reais; e de marcas conhecidas estão custando na faixa de 80 Reais.

E essas brigas de Twitter é somente tentativas de conseguir seguidores, para com isso, conseguirem fama e possivelmente dinheiro com isso. E esses canceladores são conhecidos como lacradores, e em sua enorme maioria são jovens adolescentes com muito tempo livre. E uma das grandes conquistas que eles conseguiram ao sair atacando tudo sem motivo nenhum, foi fazer com que a enorme maioria dos homens da Coréia do Sul, odiassem o feminismo, e começassem a caçar feministas, ao ponto de empresas demitirem funcionárias mulheres por serem feministas, e também a criação de um partido político que é totalmente contra o feminismo, e detalhe a vice-presidente do partido é uma mulher feminista.
E outra grande conquista foi fazer com que grandes empresas ocidentais, comecem a fazer pressão nas empresas de animes/mangás japoneses, para elas CENSURAREM as suas próprias obras, em nome do puritanismo ocidental, e sim têm autores japoneses que já vieram a público reclamar sobre a CENSURA que eles estão sofrendo, e adivinha as consequências disso? Boicote a obras feitas/ou que tenham pessoas que apóiam isso, e adivinha só o que vai acontecer se essas obras não derem lucro?

titia disse...

Como diz minha sábia mãezinha, esse povo sofre de DNA - Desesperada Necessidade de Aparecer. Mas como a melancia tá cara, só resta a esse povo criar treta por pouca merda nas redes sociais.

Luise Mior disse...

Pois é Lola, as redes sociais realmente incentivam a agressividade. Estou aliviada por ter saído do Twitter, pois esse caso do sorvete e da foto com pai me serviu para mostrar que realmente o lado sombrio das pessoas está sendo exposto na rede. Na vida concreta as pessoas não são assim. Abraços fortes e siga se cuidando.

titia disse...

Alan Alriga pior que esse "puritanismo" ocidental é pra inglês ver. Você vai checar o histórico de navegação desse povo tem a escória da escória: abuso infantil, incesto, estupro, tortura, humilhação, agressão. Se for ver a vida pessoal deles é a mesma podridão, que o diga o fundador das casas bahia. Só pra fazer bonito com os outros falsos moralistas.

Mihaelo disse...

Sorvete a 40 pilas nao e barato,mas nao chega a ser tao caro como os da cidade do Alan Alriga.Aqui na minha cidade eu compro o pote de 2 litros da marca Esquimo por apenas 18 pilas!!!

Alan Alriga disse...

Titia a HQ do The Boys é cheia de cenas de estupro, têm até uma edição onde os "heróis" obrigam uma mulher negra a transar com um cachorro, mas vai ver se a obra foi cancelada no Twitter, não foi e ganhou até série de TV, e olha que têm outra HQ americana que se chama Lésbicas Zumbis do Espaço Sideral, a obra é horrível, e chega a ser lesbofobica mas também não cancelada no Twitter.
E para fechar com chave de ouro a HQ mais doentia que eu já vi a Crossed Badlands, ela têm gore, estupro a todo tempo, abuso infantil, hipersexualização feminina, tortura, humilhação sexual, agressão, necrofilia, zoofilia, e tudo isso junto e misturado, e adivinha só ninguém NUNCA reclamou da obra ocidental, mas sempre vão procurar pelo em ovo nas obras japonesas estranho você não acha?

Anônimo disse...

Fotos como as da menina Lola:

https://manualidadesfaceis.com/fotografo-captura-a-beleza-dos-olhos-das-criancas-que-brilham-como-pedras-preciosas-20-fotos/

Anônimo disse...

Eu já comprei um pote desses de sorvete numa promoção. Acho que o preço normal era 36 reais e pequei numa promoção por 20. Ainda assim é um preço alto, mas quis experimentar. É muito bom, mas nada que não possamos viver sem. Mas acho engraçado as pessoas falarem da garota ter gasto 400 reais (se é que gastou isso)por sorvete, ams se tivesse gasto isso em cerveja, iam bater palmas.

titia disse...

Alan Alriga você está absolutamente certo, eu já li Crossed e The Boys e o mangá que li que mais se aproxima dessas duas obras, Bersek, está sendo cancelado enquanto The Boys é aplaudido e ganha até série na Netflix. Sifu, viu, esse povo tem nem vergonha mais de deixar na cara que o problema deles com mangá é xenofobia pura.

Alan Alriga disse...

E detalhe, Berserk trás toda uma crítica social contra o capitalismo, monarquia, instituições religiosas poderosas, racismo, xenofobia e abuso sexuais/estupro, machismo, patriacardo . Além da história trazer toda uma narrativa complexa, e em múltiplas camadas que muitos ocidentais, principalmente os estadunidenses não conseguem entender (afinal eles acham que o Juiz Dredd, é um herói, sendo que ele é praticamente a encarnação do fascismo na sua forma mais pura), imagina conseguirem uma obra ainda mais complexa como Patlabor e Neon Genesis Evangelion.

E para fechar com chave de ouro, os twitteros estão cancelando o anime Spy × Family, e adivinha o porquê? Pelo simples fato que um dos personagens principais (que é pai, e um bom pai por sinal), trata a sua filhinha muito bem, e segundo esses animais irracionais filhos de chocadeiras do Twitter isso é pedofilia. Imaginem um pai brincando inocentemente com a sua filhinha, que está feliz e sorridente e um bando de animais estúpidos estadunidenses acham que isso é errado, pois eles acham que isso é algum ato sexual oriental que ocidentais não entendem, e por isso deve ser proibido e censurado.

kay wilbury disse...

Isso vem da visão binária que as pessoas tem da vida, de problematizar tudo e qualquer coisa e colocar muita afetividade em coisas que deveriam ser apenas o que são: tomar um sorvete X ou Y, preferir calor ou frio, cachorro ou gato, pintar ou não o cabelo e muito mais coisas.

ana disse...

Muito! Jamais pensei que precisaria, mas bloqueei uma moça que me mandou apagar um tuíte porque falei que uma expressão dita no BBB por uma pernambucana, no Nordeste eram de menosprezo com fundo racial, sim, equivalendo a "uma qualquer", no sentido de "substituíveis" ou desimportantes, de "todas iguais" usando para isso a ideia de "nega" ("aquelas negas").
A moça, carioca, negra, disse que não era.
Eu, pernambucana, sabendo exatamente o alcance corrente aqui, mostrei prints do perfil Recife ordinário com a expressão ... mas sendo branca, tava errada, claro. Cansei com as esculhambações da moça e bloqueeei. É uma disputa estranha onde "gatilho" e "lugar de fala" alcançam interpretações muito doidas.

Anônimo disse...

Twitter virou rede pra agredir e lacrar, não conversar. Como reverter isso?

https://www.uol.com.br/universa/colunas/tatiana-vasconcellos/2022/04/15/ainda-e-possivel-ter-uma-conversa-no-twitter-sem-atacar-o-interlocutor.htm