segunda-feira, 25 de abril de 2022

RIP TWITTER?

Sem tempo e nem computador (caiu um raio aqui na sexta e queimou o meu desktop velhinho) pra escrever, mas como é triste ficar quase uma semana sem post, vamulá. 

Parece que o bilionário Elon Musk, aquele que patrocina golpes de Estado na Bolívia, comprou o Twitter por 44 bilhões de dólares. Ele já era o maior acionista. 

Mascus, neonazistas e bolsominions (quase sempre os mesmos caras) estão eufóricos. Hoje recebi diversos comentários não aprovados aqui no blog dizendo prometendo que eu serei brevemente excluída do Twitter e como o Musk salvará a plataforma de todas as pessoas de esquerda.  

Eu estou no Twitter desde agosto de 2010 (costumo brincar que fui a última pessoa a entrar) e no momento tenho quase 185 mil seguidores. Acho que tenho conta verificada desde 2018, o que facilitou bastante a minha vida. Antes disso, havia pelo menos um perfil por semana que aparecia pra se passar por mim e, obviamente, me difamar. Mas é minha rede social preferida, até porque não tenho Facebook ou Instagram (creio que abri um perfil só pra pode ver os outros perfis de vez em quando). Nem whatsapp! Eu só me comunico na internet através de email, aqui no blog, e no Twitter.

Então será bem chato ter que sair ou ser deletada do Twitter. Mas provavelmente isso não irá acontecer. É claro que já é temeroso que uma só pessoa seja dona de uma plataforma com poder suficiente para impactar eleições (a gente deve defender a descentralização, não o autoritarismo pessoal). Pior ainda quando essa pessoa é um bilionário golpista se apropriando de uma plataforma gigante, ainda mais quando o cowboy do espaço já chega jurando "liberdade" (não é fantástico como os misóginos que idolatram o Musk comemoram essa promessa de liberdade ameaçando excluir gente?). Mas talvez as mudanças não sejam tão grandes.

Pode ser que Musk passe a cobrar pelo uso do Twitter, o que causaria uma queda titânica nos números. Pode ser que ele permita que neonazis tenham contas e façam sua propaganda à vontade (pensei que o Twitter já permitisse isso. Eu pelo menos estou denunciando há uma semana um perfil explicitamente nazista, racista, misógino, antisemitista, e até agora nada, continua no ar). Pode ser que ele permita que o pessoal do ódio ataque ativistas de direitos humanos.

Mas o pior que pode acontecer com uma plataforma é que ela fique entregue aos ratos. Que marca hoje em dia ganha ao ser associada com o ódio? Se houvesse um abandono em massa de gente no Twitter, a plataforma perderia seu valor em poucos dias. 

Muita gente de esquerda está perguntando o que fazer, recomendando o Mastodon (nunca tinha ouvido falar até hoje) ou grupos no Telegram (sério?!). Criar alternativas e migrar pra elas não é nada fácil. Se duvida, pergunte pra extrema-direita, que inventou o Gab, depois tentou o Parler, e não deu certo. São ambientes tóxicos onde só se vê o pior da internet (e da humanidade em geral). A morte certa pro Twitter seria se a plataforma virasse um Gab, um espaço de ódio reservado pros reaças (eu mesma devo ter uns cinco perfis no Gab -- todos falsos, feitos unicamente pra me atacar e divulgar meu endereço residencial). 

Se Musk conseguir estragar o Twitter, a própria plataforma vai se extinguir ou virar um reduto nazista. E imagino que nem ele queira isso. Portanto, ele terá que controlar seus impulsos golpistas e seguir o jogo, admitindo que há milhas de distância entre liberdade de expressão e discurso de ódio. Já é bastante ruim pra ele ser saudado por extremistas de direita. 

Lógico que pode ser que o impacto dessa compra do Twitter só seja conhecido daqui a algum tempo. Talvez quando já for tarde demais. 

11 comentários:

MarcioRubens disse...

Eu ACHO que é um momento muito delicado pra gente abandonar espaços assim: "entregar" toda uma rede de mão beijada para o pessoal da extrema-direita em ano de eleição sem ter outra semelhante pra nos mobilizarmos. Eu quero pensar que, na pior das hipóteses, o Twitter ainda tem que cumprir as leis dos países onde opera e as diretrizes das empresas que anunciam lá.
.
Mas eu super vou te usar como canário na mina, Lola. Quando você sair, o negócio vai estar realmente perdido.

avasconsil disse...

Infelizmente temos coisas mais importantes com que nos preocupar que com o possível fim do Tweeter. Até porque acho meio difícil Musk tê-lo comprado por 44 bilhões de dólares pra perder dinheiro. Por mais que ele seja reacionário, business are business. Duvido muito que ele se sujeite a jogar fora tantos bilhões. E qual seria a preocupação maior? Muitos analistas estão dando como certo que Bozonazi não vai respeitar o resultado das eleições agora em 2022. Isso se houver eleições... Já tem muita gente duvidando que vá haver. Mesmo que Bozocida não se beneficie do golpe e da desordem que ele venha a acarretar (na ditadura militar, todos os presidentes foram generais. Caindo o governo civil, acho difícil os generais se submeterem a um reles capetão), o estrago que esse sujeito vai causar ao país, acontecendo o golpe, vai ser enorme. Enquanto os militares trocam socos e pontapés entre si pra ver qual general vai mandar no chiqueiro, e enquanto as PMs discutem se vão ou não se subordinar aos militares das Forças Armadas; enquanto os bolsoloucos matam a tiros pessoas como nós, não bolsoloucos, a economia, já ruim, vai piorar mais ainda, com mais inflação, mais fome, mais violência, mais instabilidade, mais desmatamento da Amazônia, mais tudo o que há de ruim. O que pode estar por vir aqui no Brasil, num futuro próximo, é ou não é mais preocupante do que um possível fim do Tweeter? Pode ser que o Tweeter continue aí, mas quem gosta nem possa usá-lo. Ou só possam usá-lo os que aplaudem o fascismo. Quem puder que fuja para os montes. Eu, infelizmente, não posso.

Vídeo interessante do Fernando Horta:

https://youtu.be/pNv77qUgGRU

avasconsil disse...


Quatro mudanças que podem ocorrer no Twitter com Elon Musk

Bilionário tem moderação de conteúdo e algoritmo da plataforma como alvos


25.abr.2022 às 16h53
Melina Delkic

NOVA YORK | THE NEW YORK TIMES

Elon Musk às vezes pode ser confuso, e suas opiniões políticas são evasivas, o que torna difícil determinar exatamente o que o bilionário pode fazer após adquirir o Twitter. Mas nas últimas semanas e meses Musk deu mais dicas sobre o que ele mudaria na rede social —em entrevistas, registros regulatórios e, é claro, em seu perfil na plataforma.

Aqui estão as principais áreas que Musk pode tentar modificar:

MODERADORES DE LIBERDADE DE EXPRESSÃO E CONTEÚDO

Musk frequentemente manifestou preocupação sobre os moderadores de conteúdo do Twitter, que, em sua opinião, se excedem e intervêm demais na plataforma, que ele vê como "a praça pública de fato" da internet.


No documento regulatório no qual anunciou sua tentativa de comprar o Twitter, ele escreveu: "Investi no Twitter porque acredito em seu potencial para ser a plataforma da liberdade de expressão em todo o mundo, e acredito que a liberdade de expressão é um imperativo social para uma democracia funcional".

Ele acrescentou que não confiava na liderança atual da empresa para fazer as mudanças que considera necessárias e priorizar suas ideias sobre liberdade de expressão na plataforma. "Depois que fiz meu investimento, agora percebo que a empresa não prosperará nem atenderá a esse imperativo social em sua forma atual", escreveu ele.

Em um tuíte na segunda-feira (25), Musk disse esperar que até seus "piores críticos" continuem usando a plataforma, "porque é isso que significa liberdade de expressão".


A 'QUESTÃO TRUMP'


Musk não comentou publicamente como lidaria com a conta banida do ex-presidente Donald Trump no Twitter. Mas seus comentários sobre liberdade de expressão alimentaram especulações de que a rede social, sob sua propriedade, poderia restabelecer Trump, que foi barrado da plataforma no ano passado.

Após o motim de 6 de janeiro de 2021 no Capitólio, o Twitter disse que Trump violou suas políticas ao incitar a violência entre seus apoiadores. O Facebook também baniu Trump por esse motivo.

O ex-presidente, que era conhecido por tuítes que criticavam oponentes e às vezes anunciavam mudanças de políticas, também está tentando fazer seu próprio site de rede social decolar. Sua startup, Truth Social, tem lutado para atrair usuários, e o problema pode piorar agora que Musk sugeriu mudar as regras de moderação de conteúdo no Twitter. Trump disse em uma entrevista recente que provavelmente não voltaria ao Twitter, caso pudesse.

O ALGORITMO

Em uma conferência TED este mês, Musk explicou seus planos de tornar o algoritmo da empresa um modelo de código aberto, que permitiria aos usuários ver o código mostrando como certas postagens surgiram em suas linhas do tempo.

Ele disse que o método de código aberto seria melhor do que "ter tuítes sendo promovidos e rebaixados misteriosamente sem nenhuma percepção do que está acontecendo".

Musk também apontou antes para a politização da plataforma, e recentemente tuitou que as políticas de qualquer plataforma de rede social "são boas se os 10% mais extremos da esquerda e da direita estiverem igualmente infelizes".

QUEM USA A PLATAFORMA E COMO

Antes de se oferecer para comprar o Twitter, Musk expressou preocupação pela relevância da plataforma.

Quando uma conta postou uma lista das dez contas mais seguidas no Twitter, incluindo a do ex-presidente Barack Obama e das estrelas pop Justin Bieber e Katy Perry, Musk respondeu: "A maioria dessas contas 'top' tuítam raramente e publicam muito pouco conteúdo. O Twitter está morrendo?"

Mais recentemente, o presidente-executivo da Tesla prometeu em um tuíte na quinta-feira que "derrotaria os robôs de spam ou morreria tentando!"

Tradução de Luiz Roberto M. Gonçalves

Anônimo disse...

Mas ngm liga, Lola. Vc é uma pessoa irrelevante pro debate público/politico. Pode ficar calma, ngm se importa com vc.

Anônimo disse...

Lola: e o meu pau, hein? E o meu pau? Tenho uma coleção de belas facas afiadas aqui. Na mão direita, está meu pau, na esquerda uma faca, um dos dois terá que entrar em você. Essa eu deixo pro seu marido escolher, e quero que ele observe toda a cena, bem de perto. Meu pau está extremamente duro só de imaginar, Lola. Enquanto escrevo aqui, meu pau está feito uma rocha, duro, e pulsando, latejando, cheio de veias, todo grosso. Que tal deixar de militar e escrever sobre o meu pau? A sua única função é servir a mim, como uma cadelinha mansa, seu mundo gira em torno de rola.

Lb disse...

Eu me importo

avasconsil disse...

Com certeza Lola vai passar 01 semana sem dormir por causa da sua opinião. E acho que sua ficha não caiu: ela pode não ser importante pra milhares e milhões (e certamente ela chora cântaros por causa disso todo santo dia...), mas que ela o incomoda, disso você pode ter certeza. Se não o incomodasse, você a desprezaria. Não se daria ao trabalho de escrever comentários idiotas como esse seu.

Alan Alriga disse...

De onde você tirou que a Lolinha é irrelevante para o debate político?

Alan Alriga disse...

Assim, eu não uso o Twitter, mas eu sei que a moderação de lá é horrível, ao ponto dos pedófilos usarem a plataforma para trocar material infantil, como se fossem figurinhas da Copa do Mundo, e detalhe, tudo isso em páginas públicas que mesmo recebendo milhares de denúncias, demoram para serem deletadas.
E sobre o algoritmo da rede, ele é feito para entregar coisas que as pessoas odeiam, para assim gerar conflitos com grupos de opostos extremos, além de forte divulgação de material pornográfico.

Anônimo disse...

Eu não tenho Twitter. Redes sociais que tenho são whatsapp para ter contato com irmãos, amigos e parentes de outros Estados, YouTube por causa do email, comento muito pouco nos canais que sou inscrita e o LinkedIn que quero sair. O que sei do Twitter é sobre o ambiente tóxico e mesmo com denúncias nada acontece, perfis nazistas, violentos, misóginos transitam tranquilamente, inclusive pedofilia como comentou o Alan Alriga.

Twitter do Musk disse...

Pois é. Agora a compra se concretizou, vamos ver o que vai ser.