sexta-feira, 15 de abril de 2022

QUE TAL UMA MOUSSE DE CHOCOLATE PRA PÁSCOA?

Como é páscoa, e páscoa pra mim é sinônimo de chocolate, hoje o maridão e eu preparamos uma linda mousse de chocolate que vai durar o fim de semana inteiro.

A receita é do meu irmão e minha irmã, e a gente já fez outras vezes. Mas nunca deu tanto. Não sei o que aconteceu. A espuma do ovo se manteve. 

Já tentei fazer várias outras receitas de mousse de chocolate (por exemplo, uma mais simples, com 4 ovos, 2 barras de chocolate ao leite, 4 colheres de manteiga, 2 colheres de açúcar, 1 caixinha de creme de leite. Essa tem que derreter o chocolate junto com a manteiga, acrescentar as gemas misturando bem, bater as claras em neve, misturar tudo delicadamente e assar por 10 minutos a 180 graus. Ficou muito líquido e doce). 

A vantagem da receita dos meus irmãos é que não precisa separar gema da clara e nem levar ao forno. Então vamos aos ingredientes:

500 gramas de chocolate (comprei cinco barras de 90g cada de chocolate meio amargo e, pra completar as 500 g, incluí café, cacau, baunilha, e um pouquinho de licor.

6 ovos

1 caixinha de creme de leite

2 colheres de açúcar (ficou um pouco amargo, que eu gosto, mas pro padrão brasileiro, ponha o dobro de açúcar)

6 colheres de água

Derreta o chocolate em banho-maria. Eu faço no microondas, mas minha irmã me mata se souber. Misture o creme de leite até ficar um creme bonito e homogêneo.

Numa panela em banho-maria, coloque 6 ovos inteiros, sem casca, óbvio, 2 colheres de açúcar (pode pôr mais de você for uma formiga), e 6 colheres de água. Leve ao fogo e misture sempre, se não os ovos cozinham e vira um omelete doce (não fica legal, já aconteceu com a gente). Meu irmão usa um fouet. Quando chegar no ponto certo (espumoso, aerado), tirar do fogo e bater com a batedeira um tempão, tipo 15 minutos, pra ficar mais espumoso ainda. 

Misture nessa bacia aerada dos ovos o creme de chocolate. Só que tem que ser colher por colher, aos poucos, acrescentando aos poucos para preservar as bolhas. Coloque em taças ou vasilhas fechadas e leve à geladeira por várias horas antes de servir.

Normalmente quando a gente faz dá pra umas cinco taças, mas desta vez deu oito e mais um pote! Semana retrasada meu irmão fez e disse que foi a melhor mousse da sua vida. Vamos ver se conosco será igual. 

3 comentários:

Anônimo disse...

VOU TE COLOCAR PELADA DE QUATRO COM UMA MAÇÃ NA BOCA E CORTAR A SUA CABEÇA COM UM MACHADO, SUA PORCA MALDITA

VOU PASSAR UM MAÇARICO NAS SUAS COXAS GORDAS, SUA OGRA MAL AMADA, NEM DEVE SE DEPILAR, VOU TE FAZER UMA DEPILAÇÃO A FOGO EM VOCÊ SUA DESGRAÇADA

EU VOU TE QUEIMAR VIVA!

Alan Alriga disse...

Lola depois experimente essa receita

https://youtu.be/2j34oFVEixs

Barbara disse...

Hum, que delícia. Deu até vontade de comer essa mousse. :)