sexta-feira, 8 de abril de 2022

ACADEMIA BANE WILL SMITH DO OSCAR POR DEZ ANOS

Como esperado (e prometido), a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas decidiu banir Will Smith pelo tapa que deu em Chris Rock no último Oscar. Will não poderá comparecer à cerimônia e outros eventos da Academia por dez anos.

Na prática não significa grande coisa, até porque Will já tinha renunciado. Ele ainda pode ser indicado ao Oscar e até ganhar, mas, pelos próximos dez anos, não poderá ir à cerimônia. Se vencer, não haverá discurso de agradecimento. 

Foi o Board of Governors (Conselho de Governadores), composto por 54 pessoas da Academia (incluindo Ava DuVerNay, Laura Dern, Whoopi Goldberg, e Steven Spielberg, só pra apontar os mais famosos), que tomou essa decisão, que muita gente está achando exagerada. O Conselho ainda divulgou uma nota pedindo desculpas por não ter feito nada já naquela noite, mas explicou que o que aconteceu foi muito inesperado. E agradeceu Chris por "manter a compostura em circunstâncias extraordinárias".

Pois é, tem uma multidão perguntando "E o Chris Rock? Não será punido também?" Não, porque ele não agrediu ninguém fisicamente. Ele contou uma piada bem horrível e sem graça. Não é a mesma coisa. 

Com a notícia, o Twitter foi à loucura: "E Harvey Weinstein? E Roman Polanski? E [insira aqui o nome de um monte de atores, diretores e produtores que têm uma série de denúncias nas costas]?" Acontece que Weinstein, Polanski, Bill Cosby e o cinematógrafo Adam Kimmel já foram banidos do Oscar não por dez anos, mas pra sempre, todos por assédio sexual e/ou estupro. Isso é recente e só aconteceu graças ao movimento #MeToo. Mas em 2004 um ator, Carmine Caridi (da trilogia O Poderoso Chefão) foi o primeiro a ser banido, por infringir copyright (ele mandou filmes do Oscar para um amigo). Outros membros que vendem suas estatuetas também são banidos, mas não têm os nomes divulgados. 

Algo como o que vimos no último Oscar -- uma pessoa bater em outra ao vivo -- nunca tinha ocorrido antes. Como eu disse já naquela noite, isso foi péssimo pro Will. Ele perdeu contratos, viu o projeto para fazer sua cinebiografia ser cancelado, e está internado numa clínica para lidar com estresse e depressão, porque não consegue se perdoar pelo que fez.

Já as poucas notícias que temos de Jada Pinkett-Smith sugerem que ela concorda que o marido exagerou.  Depois de Will pedir desculpas a Chris, ela postou uma mensagem nas suas redes sociais: "Esta á uma temporada para se curar, e estou aqui pra isso". 

Chris ainda não pediu desculpas a Jada e, aparentemente, não perdoou Will pelo tapa. O irmão de Chris disse que ele não sabia da alopecia de Jada e que, se soubesse, não teria feito a piada. As vendas para o seu show de comédia estouraram, mas ele ainda não fez piada com o tapa.

Will é hiper famoso, milionário, bastante jovem (53 anos), e tem muito tempo de carreira pela frente. Ele vai superar seu erro, seguir fazendo filmes, e voltar a ser um exemplo para a comunidade negra. Daqui a uns anos, é bem provável que ele arranje um papel que renda inúmeras críticas positivas, seja indicado ao Oscar, e ganhe. E minha aposta é que, nessa ocasião, ele pode até receber aplausos de pé -- mesmo que não esteja na cerimônia pra agradecer. Será o jeito de Hollywood dizer "Te perdoamos". 

E pra turma que achou que Will fez o certo e não cansou de escrever que Chris "apanhou foi pouco", que tudo isso sirva de reflexão. Bem-vindos à realidade em que bater em alguém não é aceitável e gera consequências.

3 comentários:

Anônimo disse...

Amei sua postagem Lola, confesso que achei a piada nojenta, levando em consideração a alopecia da Jada, embora eu tbm fique em cima do muro, talvez o Rock dê fato não soubesse da condição, enfim.will foi punido, está sofrendo as consequências, violência nunca é a melhor saída, ele é um excelente ator, com toda certeza dará a volta por cima.

Unknown disse...

Cada ação gera uma reação! Não concordo, tem palavras que fere mais q um tapa! Os humoristas devem aprender q nem tudo na vida dá p fazer piadas.

Cão do Mato disse...

Eu não acho que o Chris Rock teve intenção de fazer uma piada que magoasse a Jada. Acredito que a piada teve como objetivo dar um toque de leveza à situação. Afinal, a alopecia é uma condição que traz um grande incômodo com relação à auto estima, mas não mata nem incapacita a pessoa. Foi uma piada que a própria Jada poderia ter feito consigo mesma. A reação do Will Smith foi sem dúvida muito exagerada, principalmente se levarmos em conta os palavrões proferidos depois do tapa. E também achei bem lembrado os casos de brancos que foram banidos do mundo do cinema, pois acabou com a narrativa de alguns (e algumas) colunistas que não demoraram a bradar que a Academia passa pano para brancos que cometem crimes.