quarta-feira, 27 de abril de 2022

EFEITO MUSK OU ROBÔS ADOIDADOS?

De segunda pra cá, desde que a compra do Twitter pelo bilionário Elon Musk foi anunciada, a plataforma tem observado umas movimentações bem bizarras.

Primeiro que muita gente de esquerda percebeu a queda de seguidores. O meu perfil caiu de 184.9 mil p/184.7 mil em um dia (duzentos seguidores a menos). Logo pensei: ou já tem muita gente deixando o Twitter ou eu fiz alguma coisa muito errada e nem tô sabendo. Mas foi geral mesmo. Só o perfil do Lula perdeu 11 mil seguidores em um dia.

Enquanto isso, perfis de direita ganharam milhares de seguidores. Tivemos que ver crápulas como Feliciano, Monark e o Véio da Havan comemorarem o "milagre" e agradecerem a Musk. 

O analista Pedro Barciela alertou que, entre os dias 24 e 25 de abril, Jair Bolso ganhou 31 mil seguidores, 155% a mais do que nos dois dias anteriores. Zambelli, Bia Kicis e outros bolsonaristas ganharam acima de 300% de seguidores no mesmo período. Barciela pergunta: "Reflexos da aquisição do Twitter? Duvido muito. Mas algo se moveu e definitivamente não foi orgânico."

O criador do BotSentinel, Christopher Bouzy, atualizou os números e concluiu que Bolso ganhou 65 mil seguidores em um dia. 58% desses novos seguidores foram criados anteontem. Segundo ele, “Me perguntam se essas novas contas que passaram a seguir Bolsonaro são orgânicas e a resposta curta é não. Eu não acredito que dezenas de milhares de brasileiros decidiram criar novas contas ao mesmo tempo para segui-lo porque Elon Musk comprou o Twitter”. Ou seja, são robôs. Pode ser que o Gabinete do Ódio aproveitou o timing pra lançar um novo pacotão de robôs comprados previamente.

Só que nos EUA também está acontecendo a mesma coisa: gente do Partido Democrata (menos à direita) perderam seguidores, e gente do Partido Republicano (de reaças maiores como Trump), ganharam. Só Obama perdeu 300 mil seguidores!

Mas ontem algo mais aconteceu que me chamou muito a atenção: o Twitter destacou (estava nos TTs até hoje à tarde) uma coluna de opinião do Yahoo que tinha o assustador título de "Bolsonaro está mais perto da reeleição". Embora contenha críticas a Bolso, fala da "desorganização de Lula" (que sequer começou a campanha). Por que dar destaque a uma notícia tão tenebrosa, que pode gerar pânico em 60% da população do país?

E por falar em mentiras, ontem um mascu criou um perfil falso no meu nome no Mastodon, considerado uma alternativa pro Twitter. Felizmente, a plataforma o baniu no mesmo dia. Ponto pro Mastodon. Quando essa gentalha criou um monte de perfis falsos no meu nome no Gab (o Twitter da extrema-direita), eu pedi pro Gab removê-los. Nunca obtive resposta.

Vários seguidores me lembraram que já tem meses que o Twitter mudou o algoritmo, e as pessoas que a gente segue pararam de aparecer automaticamente na nossa timeline. Agora a gente precisa procurá-las. Já conteúdo da direita que parece patrocinado surge sem aviso.

Bom, não sabemos o que está acontecendo, se os milhares de seguidores recentes da direita são robôs, se é um novo pacote de bolsobots faltando cinco meses pra eleição, se são reaças banidos que já estão voltando, se o Twitter está suspendendo perfis de esquerda... O fato é que a extrema-direita está radiante com a aquisição de Musk, que já perdeu mais de 40 bilhões de dólares desde que decidiu comprar o Twitter. E a União Europeia já avisou que, se o Twitter não seguir as regras digitais do bloco, pode ser multada ou banida.

Pra mim, o pior que poderia ocorrer com o Twitter -- algo que realmente me faria abandonar a plataforma -- seria se Musk desabilitasse a opção de bloquear. Imagina os misóginos e neoanazis que me atacam poderem fazer isso sem limites? Seria um sonho pra eles. E um pesadelo pra mim. Pra nós.


4 comentários:

avasconsil disse...

Ainda bem que não me acostumei com o Twitter. Me inscrevi e tal. Mas pouco postei e pouco acessei. Eu gosto é de textão, tipo Eliane Brum... Também não me acostumei com o Instagram. É muito focado em vídeo, e não gosto de me ver ou de me ouvir. Pouco acesso o Instagram. Até o Facebook tenho usado pouco pra postagem pessoal. Uso o FB mais pra estocar notícias que eu quero continuar lendo ou ler depois. Ponho lá, e depois acesso. Do Tik-Tok, a única coisa que eu sei é que existe. Acho que a mídia social que acesso mais é o YouTube. Mesmo assim, conheço poucos dos famosos de lá. Se dependesse de mim, Neymar, Cristiano Ronaldo, Gustavo Lima, Ivete Sangalo, Anitta, esses gatos pingados que têm 500 milhões de reais ou mais, estariam numa situação muito complicada. Não é intencional, mas do que eu gosto, pouca gente gosta. Quer dizer, pouco dentro de um universo de milhões. Ou bilhões de habitantes. É a vida . Pouco me importo com o futuro do Twitter. Mas se o comprador se dispuser a fazer uso comercial dele, vendendo espaço, funcionalidades e nível de moderação a quem pagar mais, espero que aos poucos essa rede social perca credibilidade e prestígio, e que o "investimento" de 44 bilhões de dólares acabe, em pouco tempo, se tornando um prejuízo de 44 bilhões de dólares pra Elon Musk. Basta um desprezo em massa pra Elon Musk perder 44 bilhões de dólares. O ruim é que as massas são estúpidas e muito desunidas.

Anônimo disse...

" . O ruim é que as massas são estúpidas e muito desunidas ". Esquerda, OI?

avasconsil disse...

Se você explicar o que significa "Esquerda, OI?", talvez esteja ao meu alcance dizer alguma coisa a respeito. "Esquerda, OI?" é algo fora da minha capacidade de telepatia, que é zero.

Anônimo disse...

Você não ficou espumando de raiva com o musk ter o comprado o Twitter, você é diferente Lola :o