quinta-feira, 1 de abril de 2021

VEREADORA EM MARINGÁ É ATACADA POR QUESTIONAR KIT COVID

Maringá, no Paraná, tem apenas duas vereadoras, a professora Ana Lúcia (PDT) e Cristianne da Costa Lauer (PSC). Depois de quatro anos sem mulheres, a Câmara Municipal agora conta com duas. Em 73 anos de história, Maringá teve apenas 13 vereadoras. 

Ana Lúcia, professora universitária do departamento de Ciências Sociais, recém-aposentada depois de 32 anos na Universidade Estadual de Maringá (UEM), está sendo atacada por questionar o tratamento precoce (com cloroquina, medicamento que comprovadamente não funciona para evitar covid) num plano de saúde de sua cidade. "Tenho a obrigação institucional de fiscalizar as ações para que nenhum maringaense possa ser prejudicado", escreveu ela ao secretário de saúde. 

No dia seguinte a esse pedido de esclarecimento ter chegado à promotoria pública, o ofício já circulava nas redes sociais, junto com um comentário ofensivo -- o primeiro de muitos. Uma espécie de "gabinete do ódio interiorano" foi acionada, despejando inúmeras agressões contra a vereadora.

Num vídeo Ana Lúcia denunciou algumas das ofensas e ameaças que recebeu de negacionistas (não precisamos nem dizer que a enorme maioria dos negacionistas são bolsonaristas, e vice-versa). 

Os ataques pioraram quando, no dia 18 de março, o jornalista Alexandre Garcia revoltou-se com a atitude da vereadora. Sem citar seu nome, e obviamente sem mencionar que ivermectina (usado para tratar vermes) -- que faz parte do kit enganoso -- não é recomendado contra covid, o ex-portavoz da ditadura repetiu no seu instagram a fake news de que existe tratamento precoce eficaz para o vírus.

Ana Lúcia foi atacada por mais de duas semanas, o que gerou apoio de várias entidades. Eu também quero expor aqui minha sororidade a ela. É impressionante que uma vereadora seja xingada ao tentar fazer o seu trabalho. 

10 comentários:

avasconsil disse...

A mulher bolsonarista do meu irmão bolsonarista está intubada com Covid em Aracaju. A última conversa que tive com ele antes de bloqueá-lo mais uma vez no WhatsApp foi exatamente sobre esse assunto. Ele queria que eu desse cloroquina e ivermectina preventivamente à minha mãe. E veio com aquele papo de que o sistema está contra Bolsonaro e esses remédios no interesse da China, que criou o vírus pra se dar bem, e das farmacêuticas, que sabotam a ampla divulgação da eficácia deles pra vender as vacinas. Claro, foi em vão dizer que já teve vários estudos clínicos randomizados (pacientes aleatórios) com duplo cego (tanto médico como pacientes não sabem quem tá tomando um comprimido real ou o de mentira) que constataram que esses remédios não servem pra curar covid. Provavelmente eles negligenciaram o uso das máscaras, o distanciamento físico de pelo menos 180 cm e, por tomarem preventivamente esses medicamentos, acreditavam que não pegariam a doença ou, se a pegassem, os sintomas seriam leves. E por isso se expuseram sem cuidados ao contágio, por causa da sensação ilusória de segurança e proteção. Eles preferiram acreditar no Bozogenocida, que comprou um monte de cloroquina superfaturada, agora estão rezando por um milagre. Ele também foi infectado e até agora está bem. Perdeu olfato e paladar, mas nem febre tá tendo. Quando liga morre de chorar. E reclama que o hospital não dá notícias da mulher dele. Agora é bem dizer esperar um milagre. A maioria das pessoas que chega a ser intubada morre. Só nos resta rezar pra tá faltando vaga no Umbral. E pra eu conseguir conter minha língua e não dizer: por falta de aviso não foi...

titia disse...

Meu apoio e solidariedade à vereadora que está, ao contrário dos seus pares, cumprindo totalmente o seu dever. Todos sabemos que não se trata somente de gadice facistoide, mas também de misoginia, e mesmo assim ela está lá se esforçando pelo bem do povo enquanto os "machões" metem o rabo entre as pernas e ficam alisando o gado pra não ouvir um ai nas redes sociais. Parabéns pelo trabalho e obrigada pela coragem, PROFESSORA Ana Lúcia.

E os cloroquiners estão fora da realidade mesmo. A nova fake news que eles inventaram é de doer até as pregas do cy... por causa do consumo indiscriminado da invermectina (que é um medicamento hepatotóxico, ou seja, pode ferrar lindamente com o fígado) e da sabidamente ineficaz cloroquina, tem um monte de minion na fila do transplante. Já saiu em todo tipo de mídia, exceto no Twitter do Capitão Cloroquina e do Carluxo Pavão. Já é de conhecimento geral essa situação.

Mas os minions estão dizendo que é a nova cepa do corona. Isso mesmo, colega, você não leu errado. O gado bozonazista está dizendo que esse povo todo está com o fígado fodido não porque tomou remédio hepatotóxico feito balinha de gengibre, mas que a nova cepa do cornavírus ataca o fígado ao invés dos pulmões e está causando essa superlotação na fila do transplante.

Por que faz todo o sentido, né? Faz todo sentido que um vírus cuja linhagem desde as mais antigas variações ataca o sistema respiratório de repente mudar de tipologia e passar a atacar o fígado enquanto ignora lindamente os pulmões, embora TODOS os outros vírus do tipo corona ataquem as vias respiratórias. Faz todo o sentido. Depois que eles usam quaisquer que sejam as drogas pesadas que consomem.

Precisamos de muitos milagres mesmo, até porque pelo que parece, de outra maneira os minions não vão acordar pra realidade.

avasconsil disse...

Acabei receber a notícia da morte da mulher do meu irmão. Se ainda tem que ache que a covid-19 é uma gripezinha, que é uma doença banal que pode ser curada com uns remedinhos usados na África, saiba que não é assim. Ela tinha 48 anos e está morta.

Anônimo disse...

Bombeiro incendeia jornal em Olímpia/SP
https://youtube.com/embed/-nioXwrzZOE?autoplay=0

Há suspeita de haver mandantes (jogou 3 telefones num rio, fugiu para outro estado).

Polícia não quis prendê-lo por que ele não estaria "seguro" na cadeia.

avasconsil disse...

Ainda tem as questões práticas. Pelas regras da reforma da previdência, a pensão que ele vai receber pela morte da mulher vai ser de 60% da renda dela, podendo inclusive ser 60% do salário-mínimo maravilhoso que é pago no Brasil, o 2o pior da América Latina, só perdendo pra o da Venezuela. Ela ganhava pouco, entre 1,5 salário-mínimo e 2 salários. Também é essa a renda dele. Não tiveram filhos, graças a Deus os espermatozoides dele são todos defeituosos. Sem cabeça, 2 cabeças, sem causa... Ou seja, é mais um reacionário que vai recorrer ao carnê mamãe pra pagar as contas. Minha mãe já ajuda todo mês o sujeito, que tem pavor ao comunismo e manda a gente ir pra Cuba ou pra a Venezuela quando a gente fala mal do Bozo. Pergunta sempre: e o dinheiro que o PT torrou no Porto de Cuba? E na África? Por que não fez hospitais em vez de estádios? Todas as baboseiras dos bolsomínions ele incorporou ao discurso dele. A mais recente é que estamos sob a ditadura dos governadores e prefeitos, fechando o comércio... Talvez agora ele mude, que vai sentir no bolso e já tá sentindo no coração dele. Mas se não mudar não vai ser surpresa não. Essa doença é terrível (agora estou falando da covid...) . Minha cunhada começou a apresentar sintomas de covid quarta-feira da semana passada, dia 24 de março. Se internou agora dia 31, e teve sorte por ter conseguido um leito de UTI. Morreu hoje, dia 02.04, por volta das 15h. Sinto por ela. Não era má pessoa não. Só era tonta. Ser bolsonarista a essa altura do campeonato, não é uma coisa normal não. Faz sentido lá pro careca da Havan. Aquele Wizard que só pensa em dinheiro. Pro Paulo Guedes... Pra uma pessoa comum não faz sentido algum. É coisa daquele seriado Amazing Stories. Ou Black Mirror. Coisa de gente louca. Mas ainda tem uns 25-30% de loucos no Brasil. A rejeição ao Troço só foi de 59%...

Anônimo disse...

Olha só, Lola:

TODAS as vacinas contra covid-19 estão sendo desenvolvidas com MUITO investimento PÚBLICO:

https://msf.org.uk/article/governments-must-demand-pharma-make-all-covid-19-vaccine-licensing-deals-public

https://www.knowledgeportalia.org/covid19-r-d-funding

https://www.bbc.com/portuguese/geral-55318843

titia disse...

avasconsil meus pêsames pela morte da sua cunhada e que seu irmão honre a memória dela parando de espalhar fake news e de fazer pouco caso da covid-19. Quanto ao povo que ainda defende o coiso mesmo depois de tanta desgraça, esses aí não tem jeito. Estão do lado dele ou porque são sociopatas como ele ou porque estão com ódio demais de alguém/alguma coisa para acordar pra vida. Digo isso pelo meu pai, minion, que ainda defende Bolsonazi por ódio - ele é bissexual enrustido, religioso, tem a masculinidade frágil e odeia os LGBTs. Não larga o saco do nazipalhaço por nada porque com Bolsonaro legitimando a homofobia ele não vai mais precisar engolir o ódio e respeitar as pessoas. Todos os parentes e amigos dele também são gente cheia de ódio que se sentiu representado, legitimado pelo Bolsonazi e agora se sentem livres para odiar... não vão abrir mão disso.

avasconsil disse...

Nem sei como vai ser a reação do meu irmão. Eles estavam juntos há uns 22 anos, casados, ia fazer 19. Ver desaparecer fisicamente uma pessoa com quem se conviveu diariamente por tanto tempo deve mexer muito com quem ficou. Em casa tudo lembra a pessoa que partiu, principalmente a ausência dela. Meu gato mais velho morreu anteontem. Ia fazer 17 anos. Ele costumava passar parte do dia no meu quarto. A ausência dele está muito presente, aquela coisa do nunca mais. Nunca mais vou vê-lo azunhar o tapete do lado esquerdo da minha cama, antes de se deitar e dormir. Ou vê-lo já ressonando naquele cantinho do chão no lado direito. Ele era meio bruto pra brincar. Tacava a unha com um peso. Mas era de uma gentileza. Foi gentil até na morte. Morreu ao meio-dia em ponto da Quinta-Feira da Santa. Se tivesse morrido no Domingo de Páscoa teria dado trabalho todo o feriado. Eu não teria tido uma pausa entre a partida dele e o trabalho. Ontem a L. não veio; quando ela não vinha o trabalho com ele era maior. Ele estava com uma diarreia horrível. E já não queria mais comer espontaneamente. Alguém tinha que dar com a injeção a ração quase líquida e as vitaminas com probióticos. Como Morreu no horário comercial, a empresa do crematório não cobrou taxa extra pra fazer a coleta do corpo dele, que foi levado com pouco tempo do óbito. Não houve tempo pra exalar o cheiro da decomposição. Ainda não consigo deixar o pano de chão do banheiro sem estendê-lo no pegador do box. Ele sempre fazia xixi no pano quando o encontrava no chão. Quando o pano não estava lá ele fazia do mesmo jeito, pra não perder a viagem. Talvez também pra protestar. Ainda não consigo deixar o pano de uma vez no chão. A ideia de fazê-lo me dá uma sensação de matá-lo um pouco mais. Então sempre que uso o box estendo o pano no pegador, pra Gaspar não morrer mais um pouco. Não sei por quanto tempo vai ser assim. Mas ainda está sendo. Se a morte de um animal de estimação já mexe tanto, imagine a de um consorte. A Joan Didion disse em "O Ano do Pensamento Mágico" que demorou um ano até conseguir a começar a tirar do lugar onde ele havia deixado, as coisas do marido dela, John Dunne, com quem ela foi casada por 30 anos ou mais. Só depois desse primeiro ano ela se convenceu de que ele não ia mais voltar.

Anônimo disse...

avasconsil, meus sentimentos por sua cunhada e por seu gato.
Também perdi meu gatinho querido, no final de 2019. Essa perda me abalou muito, também porque aconteceu num momento complexo da minha vida, mudou tudo não para melhor e trouxe outras perdas a reboque e tudo amplificou por causa dessa pandemia, que veio em seguida a perda de meu amiguinho gatão. Ainda sinto muito essa perda doer, estou ainda em luto, indo e vindo, só agora é que estou conseguindo bem devagar me refazer, com auxílio da terapia do luto. Tem me ajudado bastante.

titia disse...

Meus sentimentos pelo seu gato, avasconsil. Minha cachorrinha também adora fazer xixi no pano de chão do banheiro, e é muito amada mesmo sendo arteira. Um abraço e meus votos de que tanto você quanto o seu cunhado possam passar por esse momento com todo o apoio.