terça-feira, 27 de abril de 2021

PATRICIA, 22 ANOS, MORTA POR UM MASCU?

Só fiquei sabendo de mais esse caso terrível hoje, pouco depois do almoço.

Patrícia Roberta Gomes da Silva, uma jovem de 22 anos, foi na sexta de Caruaru, Pernambuco, onde vivia, a João Pessoa, Paraíba (dá umas 3,5 horas de distância). Foi ver Jonathan, que conhecia havia dez anos. Haviam estudado juntos em Caruaru. Patrícia falou com sua mãe pelo celular no sábado (contou que o amigo havia deixado-a trancada) e no domingo (disse que só queria retornar para casa, e que Jonathan tinha comprado passagens de volta). 

E aí Patrícia desapareceu. A mãe não conseguiu mais falar com ela. Extremamente preocupados, ela, o marido e outros familiares foram até João Pessoa. Descobriram o prédio em que Jonathan morava e conseguiram acionar a polícia e a imprensa. Todos estavam à procura de Patrícia -- e também de Jonathan, único suspeito pelo desaparecimento da jovem.

Na madrugada de segunda para terça, vizinhos viram Jonathan sair do prédio com um carrinho de mão. Um deles o seguiu, e relatou à polícia ter visto um corpo num tonel de lixo. Imagens mostram o rapaz saindo de motocicleta com algo que parece ser um corpo no veículo. Vizinhos e familiares de Patrícia prestaram depoimento da Delegacia de Homicídios. O pai de Jonathan também apareceu e entrou numa discussão com os pais de Patrícia que, desesperados, continuavam as buscas pela filha.

Sem se apresentar à polícia, Jonathan escreveu em suas redes sociais: "Postei que estava sem wpp, não desapareci. Soube esta manhã que Patricia não havia retornado a Caruaru, entrei em contato e conversei com a mãe dela e segundo ela iram [sic] acionar a polícia e vir a João Pessoa, me coloquei a disposição para ajudar no que for necessário. Nunca pensei ter que fazer esse tipo de publicação no meu FB, aos amigos reocupados [sic] e os demais que estão a me condenar em comentários até então está [sic] é a conclusão de tudo".

A "conclusão de tudo" foi que o corpo de Patrícia foi encontrado numa mata de João Pessoa agora à tarde, e  que Jonathan está foragido, embora esteja com prisão preventiva decretada. O carrinho de mão e roupas que parecem ser de Patrícia também foram encontradas.

Tudo indica ter sido mais um feminicídio por motivo fútil (qual feminicídio não é por motivo fútil?), mas há indícios que chamam a atenção. 

No apartamento de Jonathan a polícia encontrou, além de fronhas de travesseiro e roupas com o que pode ser sangue e sêmen, uma lista com nomes de mulheres, um altar com livros de ocultismo, e mostras de que ele acessava fóruns na Deep Web.

Uma perita revelou ter lido "escritos perturbadores" como "À noite eu saio pra matar" e "Eu sou um cara mau e você é uma garota boa". 

Segundo minha amiga jornalista Taty Valéria, responsável pelo site feminista Paraíba Feminina, o suspeito se chama Jonathan Henrique G. dos Santos e se apresenta como Nathaw Santt nas redes sociais. Descrito por conhecidos como um "jovem estranho", ele, que antes morava com a avó e o pai, tem uma filha pequena e uma namorada grávida de 5 meses. Uma fonte de Taty conta que a namorada estaria tentando assumir a culpa pelos livros e escritos. Nas redes sociais, suas postagens são violentas e misóginas. 

No Twitter, mulheres acostumadas a crimes e massacres cometidos por mascus já avisaram que Jonathan cabe no perfil. Qualquer informação pelo paradeiro do principal e único suspeito pela morte de Patrícia pode ser passada à polícia pelo 190 ou 197.

5 comentários:

Anônimo disse...

Já foi preso tá passando agora no SBT.

Kasturba disse...

Nossa, naonestava sabendo desse crime. Pior que está se tornando tão comum esse tipo de coisa, que nem choca mais como antes. Muito triste.


Mudando totalmente de assunto, bolsominion é mesmo tudo igual. Até os da família. Saiu agora a notícia que grávidas serão prioridade pra vacinação. Primeiros as que sofrem alguma comorbidades, depois as sem comorbidades. Pois bem, meu pai, bolsominion, me ligou ontem feliz pra me contar a novidade (eu estou grávida, já quase no final da gestação). Me mostrei contente, mas comentei que talvez nem desse tempo de eu tomar, pois como não tenho comorbidades, talvez meu parto aconteça antes de chegar a vez das grávidas saudáveis. Na mesma hora ele já disse, sem pensar duas vezes, que eu tinha que dar um jeito de arranjar algum laudo/atestado (sei lá como chama) de algum médico dizendo que eu tenho alguma comorbidade, pra conseguir tomar a vacina logo. Obviamente eu disse que não faria isso, pois estaria tirando a vacina de alguém que realmente corre mais risco que eu, e ele continuou insistindo nisso. Agora estão ele e minha mãe, ambos bolsonaristas super honestos, defensores da moralidade, daqueles que se vestem de verde e amarelo e vão pra passeata pró-bozo, com a cara virada pra mim porque eu me recusei a arranjar um documento falso, citando algum problema de saúde que eu não tenho, pra furar fila da vacinação.
Cada dia tenho mais nojo de bolsominion.

B. de Campos disse...

Foi preso já! Foi aqui em João Pessoa! O mais assustador é que temos muitos amigos em comum! Amigas, principalmente...
Pelo que vi nas redes sociais, era um cara grotesco! Não sei como não perceberam antes esse psicopata...

Anônimo disse...

Lola olha esses comentários dessa matéria de 7 anos atrás:

http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2013/12/homem-e-preso-por-fotografar-e-filmar-mulheres-na-rua.html

Seriam mascus?

titia disse...

B. de Campos que boa notícia! Que passe muito tempo atrás das grades, e se for diagnosticado clinicamente como psicopata, manicômio judiciário pro resto da vida. Chega de deixar agressores e feminicidas escaparem com um tapinha na mão e ir pra cama sem pudim, como diz a Jane Doe.

Kasturba é assim mesmo que esse pessoal funciona. Eu posso tudo, os outros não podem nada. Estado máximo pra mim, Estado mínimo pros outros. Isso porque, no fundo, o que esse pessoal quer é usar o poder estatal pra se meter na (e estragar) a vida dos outros. No fundo, eles são uns moleques mimados e cheios de ódio igualzinho ao nazipalhaço. Digo isso porque meu pai é minion e está se ferrando, mas se alguém vier falar mal do micto, ele defende. Defende porque se identificou com o ódio gratuito e a vontade de fazer mal aos "inimigos" (no caso do meu pai, os LGBTs) e agora não quer admitir que agiu feito um babaca nem quer abrir mão da liberdade de odiar que a eleição do Bolsonazi deu a ele.

Ultimamente eu tenho pensado que a escalada da violência contra a mulher está relacionada à independência que as mulheres estão conseguindo. Claro que ainda falta muito, mas um monte desses lixos mascus votou em Bolsonaro achando, entre várias outras coisas imbecis, que as mulheres iam voltar pra cozinha e se recolher a serem capachos de macho. Acharam que iam viver "O Conto da Aia" na vida real e poder estuprar, agredir e matar quantas mulheres quisessem. E não só isso não aconteceu quanto, em pleno retrocesso falso moralista, as mulheres estão mais determinadas que antes a serem independentes e descartar os homens que não lhes fazem bem. E a maioria esmagadora dos homens não sabe lidar com isso, não sabe ver mulheres como seres humanos com os mesmos direitos que eles, e tentam fazer a mulher voltar ao estado de objeto através da agressão e do feminicídio. Afinal, cadáveres não exigem respeito, não é?

Mais uma vez repito, a eleição do nazipalhaço deu a essa gente problemática o "direito de odiar". Antes do excrementíssimo aparecer falando suas merdas, as pessoas odiavam mas tinham medo e vergonha de mostrar o ódio porque sabiam que seriam rechaçadas e reprovadas. Eles odiavam, mas era um ódio enrustido, que eles tinham que esconder da sociedade e expressar só para outros amigos do gueto. Quando esse bostinha escroto foi eleito, eles ficaram livres para odiar abertamente quem quisessem e expressar seu ódio da forma mais violenta possível. Bolsonaro deu ao seu gado o 'direito' de odiar. Emponderou todos esses perturbados e psicopatas e esse é o resultado. É por isso que ninguém, nunca, jamais deve sentir que tem direito de odiar.