quinta-feira, 29 de abril de 2021

JANAINA, QUE GANHOU O BOLÃO GRÁTIS SOZINHA, PARTICIPA DESDE 2012

A Janaina Lira ficou em segundo lugar no bolão pago do Oscar 2021 (com 14 acertos, um menos que o Claudemir), mas ganhou sozinha o bolão grátis com a impressionante marca de 17 em 19. 

Ela também participa do bolão faz tempo, desde 2012. E foi nesse ano que nos conhecemos pessoalmente, em São Paulo, na noite de autógrafos do meu livro sobre cinema. Tiramos uma foto juntas, mas na mesma noite, ou na seguinte, roubaram seu celular da mochila enquanto ela voltava da USP. Então só o ladrão tem a foto. Temos que nos reencontrar depois da pandemia pra tirar outra foto, Janaina!

Publico o texto da Jana, que é editora e revisora de texto em SP.

Veja o que está em amarelo pra constatar como Jana foi bem no bolão (clique para ampliar)

Eu participo do já clássico bolão do Oscar da Lola desde 2012!  Acabei de recuperar essa informação para escrever este texto para você, eu ainda não havia parado para calcular (pausa para pensar no tempo). Pelo visto, só pulei o de 2014. Sempre participo na modalidade paga e na gratuita, e este ano foi o que mais cheguei perto de ganhar o bolão pago! Fiz 14 acertos, empatando em segundo lugar com alguns colegas de aposta.

Bem, como sempre, eu adorei participar, dá aquele tempero extra ao Oscar, que, como você já disse várias vezes, não é lá sempre tão divertido assim de acompanhar (embora eu goste bastante! É uma tradição desde 1998 para mim, o Oscar do Titanic). Mas, dessa vez, apesar de ter sido uma premiação com umas reviravoltas inesperadas, eu estava vendo que tinha chances, que estava indo bem até. Acompanhei minha planilha do bolão pago e, no fim, vi que tinha empatado em segundo lugar com o pessoal. Havia esquecido da planilha gratuita, e qual não foi minha surpresa quando recebi um whatsapp de uma amiga me contando que eu havia ganhado o bolão da Lola, hahah. Na hora, fiquei confusa, pois sabia que não tinha ganhado, mas em seguida lembrei do gratuito, que eu havia feito uma nota mental para olhar no dia seguinte, mas fui engolida pelo trabalho e não consegui.

No geral, para palpitar, eu acompanho as premiações pré-Oscar e coloco um pouco de "intuição", leitura de contexto. No bolão gratuito, eu costumo fazer apostas mais arriscadas. Nas categorias em que estou com muita dúvida entre duas opções, acabo apostando na opção B no gratuito, e foi isso que deu certo dessa vez! Eu tinha dúvida sobre se Chadwick Boseman levaria mesmo o Oscar de ator, porque Anthony Hopkins também estava muito absurdo em Meu Pai e talvez a senioridade pesasse também nos critérios dos votantes. Mas, ao mesmo tempo, tinha tudo para o prêmio ser do Chadwick; por mim, anunciariam o empate e pronto. Por fim, acabei apostando no mais seguro Boseman no pago e no forte concorrente Hopkins no gratuito, e, voilà, fomos de Anthony. 

Roteiro adaptado foi a maior surpresa, eu achava que Nomadland fosse levar mesmo, fiquei até surpresa comigo por ter votado em Meu Pai no gratuito, não lembrava dessa mudança, mas fez sentido. Gostei muito dos dois filmes, embora Nomadland e Minari realmente tenham sido os meus favoritos da temporada, seguido de perto por ele. Também votei diferente na categoria de montagem nas duas planilhas, acertei na que eu ousei, ou seja, minhas planilhas acabaram meio que refletindo que foi mesmo um Oscar mais, digamos, ousado.

E é isso, Lola, ano que vem vou subir mais um degrau e levar o pago, hein?! Será? Fiquem ligados (e, galera, bora participar da próxima vez!).

Um comentário:

Jana disse...

Ahh, obrigada, Lola! Temos mesmo, eu adoraria :D