quinta-feira, 17 de março de 2016

O MACHISMO DE LULA

Hoje cedo, antes de sair pra trabalhar (meus inimiguinhos me acusam de ser funcionária fantasma -- eu devo ser a fantasma mais assídua que existe!), recebi um monte de cobranças de reaças. 
Reaças, como vocês sabem, passam o dia fazendo três coisas: tentando derrubar governos democraticamente eleitos, atacando feministas, e exigindo posicionamento de feministas sobre quem ataca feministas. É meio estranho o negócio, porque eles vivem negando que machismo existe. Pra eles, é tudo mimimi de feminista. Exceto quando alguém que eles odeiam é machista. Aí eles são os primeiros a acionarem o alarme feminista: "Uó, uó, uó, cadê as feministas?!"
Reaças não viram machismo algum
neste adesivo. Consideraram as críti-
cas "vitimismo feminista"
O alarme da vez foi acionado quando Sergio Moro divulgou gravações de conversas que Lula teve por telefone com um bocado de gente, incluindo a presidenta (pois é, alguém pode perguntar: mas pode ficar grampeando telefone de presidente? Parece que pode tudo). Nas conversas divulgadas, Lula abusa dos palavrões e, talvez, do machismo. A ironia é reaça (que tem como ídolo-mor um sujeito que não fala uma frase sem c*, o Olavão) posar de moralista. Reaça, que chama Dilma (e qualquer mulher que eles não gostam) de tudo quanto é nome sexista, se espantar com machismo.
Num diálogo com o ex-ministro da Casa Civil Jacques Wagner, que saiu para Lula assumir o cargo, Wagner comenta a "porra da vaia" que Aleluia levou na manifestação de Salvador no domingo. Lula menciona a "negação aos políticos", e ambos falam de como Aécio e Alckmin foram mal recepcionados na Av. Paulista. Lula diz que Marta Suplicy, que saiu do PT pra se candidatar pelo PMDB, teve que se refugiar no Fiesp: "Foi chamada de puta, vagabunda, vira-casaca", diz Lula. Wagner responde: "É bom pra nego aprender". 
Não vou defender Lula (como eu disse ontem, perdi o encanto por ele), mas o áudio não corresponde ao que a reportagem do Estadão aponta (sério, ouça o áudio). Primeiro que os dois não estão rindo ao citarem as vaias dos manifestantes. Segundo que dizer que Marta foi chamada de puta e vagabunda não significa que ele concorda com os xingamentos. Nem quando Wagner retruca "é bom pra nego aprender" ele está se referindo especificamente a Marta, e sim a todos os citados. 
Daí pra reaça criar e espalhar memes de que Lula teria chamado Marta de puta foi um pulo. 
Em outra conversa, desta vez com Dilma, Lula critica as apreensões nas casas dos filhos e dos membros do Instituto Lula, como Clara Ant (uma das fundadoras do PT e atualmente assistente pessoal do ex-presidente e diretora do Instituto Lula): "A Clara tava dormindo sozinha quando entrou cinco homens lá dentro, ela pensou que era presente de Deus, era a Policia Federal, sabe?"
Dilma ri e pergunta: "Ela pensou que era um presente de Deus?" (esta conversa eu não ouvi, só li a transcrição). 
Sugerir que uma mulher consideraria um "presente de Deus" cinco homens entrarem no seu quarto é machista? Não sei, depende. Se vier junto uma ameaça de estupro, é machista sim. 
Mas não é o caso. Além do mais, reaças que me odeiam falarem isso de mim é uma coisa. Amigos que me amam falarem que eu ficaria feliz ao ver cinco homens no meu quarto, é bem diferente.
Mas a conversa gravada que pegou mesmo é uma em que Lula fala de "mulheres do grelo duro". Essa precisa de mais contextualização.
Num telefonema com o ex-ministro Paulo Vannuchi, Lula diz que as mulheres do PT têm que se indignar contra o procurador de Rondônia Douglas Kirchner. 
O jovem Douglas, depois de passar no concurso para procurador, aplicou e deixou aplicar castigos físicos à ex-mulher, quando ambos faziam parte da Igreja Evangélica Hadar. É uma história realmente sinistra: Tamires, ex-esposa de Douglas, foi mantida em cárcere privado durante cinco meses. Douglas já estava no cargo. A punição maior, em forma de chibatadas, veio da pastora da igreja. O motivo: Tamires jogou fora sua aliança de casamento. 
Quando conseguiu fugir, Tamires denunciou o marido ao Ministério Público. Ele teve de fazer tratamento psiquiátrico e continuou trabalhando, vazando as investigações sobre Lula para a imprensa. Em maio vence o estágio probatório de Douglas. Todos os funcionários públicos passam por estágio probatório. Uma comissão se reúne e determina se a pessoa está apta a ser efetivada no cargo. 
Agora em março, um Conselho teve de decidir se Douglas seria exonerado. 
Apesar de todas as acusações contra Douglas (sequestro, cárcere privado, espancamento), ele foi inocentado. Sua advogada, Janaina Paschoal, a mesma que, ao lado de Hélio Bicudo, pediu o impeachment de Dilma, alegou que não era um caso em que cabia a Lei Maria da Penha. Segundo ela, é um caso de "liberdade religiosa". 
Em defesa de Kirchner, um dos conselheiros que o julgou perguntou: "Será que se um de nós viermos a sofrer transtorno mental, vamos ser exonerados?" (Ahn, se o transtorno mental te leva a bater na esposa, a resposta é sim). 
Portanto, acho que Lula tem razão ao dizer que as mulheres do PT (e não só elas) não devem deixar Douglas em paz. 
Na gravação, o ex-presidente diz que o PT deveria "comprar a briga", que [o novo ministro da Justiça Eugênio] Aragão deveria "cumprir um papel de homem", e complementa: "Sabe porque, eu até tirei um sarro da Clara Ant de ficar procurando o que fazer, faz um movimento das mulheres, contra esse fdp! Ele batia na mulher, levava a mulher no culto religioso, deixava ela sem comer, dava chibatada nela, sabe? Cadê as mulher de grelo duro lá do nosso partido?"
Eu pessoalmente acho bem grosseira essa expressão, "mulher de grelo duro". Pra mim me parece machista, mas não sei explicar o porquê. Outras feministas não acharam. Disseram que é uma gíria que significa "mulher excitada", que seria semelhante a usar a expressão "bater o caralho na mesa". Achei interessante como o pessoal automaticamente associou isso a feministas. 
Pra mim, soa pejorativo, sim. Mas os reaças que exigem um posicionamento meu (e de todas as feministas) desde cedo querem que eu vá às ruas protestar contra o machismo do Lula. E eu respondi no Twitter que é complicado combater o preconceito que as pessoas expressam em conversas particulares, entre amigos. 
Imagina se um juiz gravasse telefonemas privados entre você e um amigo ou amiga. Ou imagina se divulgassem suas DM (direct messages), seus emails. Alguém se salvaria? A gente não faz piadas machistas, racistas, homofóbicas? Não fala com veneno de quem não gosta? Não fala em particular uma cambada de coisa que jamais falaria em público?
Eu acho fundamental que cada um(a) de nós combata nosso preconceito internalizado, porque cedo ou tarde ele vem à tona. Eu tava falando com o maridão e observei que nós nunca na vida usamos termos como puta e vagabunda pra falar de mulheres, nunca usamos bicha ou viado pra falar de gays, nunca nos referimos a uma pessoa negra como macaca. Em algum momento da nossa existência, desde muito cedo, a gente se deu conta que esses termos são preconceituosos. Não foi a sociedade que nos ensinou. Pelo contrário, a sociedade usa essas expressões à vontade. 
Nós, seres humanos, não falamos em público do mesmo jeito que falamos em privado. E, mesmo em privado, não falamos do mesmo jeito com todo mundo. Falamos de uma forma com nossa mãe, de outra com nosso namorado, de outra com nossa professora, de outra com nosso chefe, de outra com nossa melhor amiga. Isso não é relativismo nem falsidade. Isso é convívio social. A área da Linguística que mais gosto chama-se Análise do Discurso. Recomendo!
Eu não colocaria minha mão no fogo por nenhum político, principalmente político homem de uma certa idade, de que ele num telefonema particular não vai ser preconceituoso de algum modo. Se o cara fosse preconceituoso ao falar comigo, talvez eu lhe desse um toque. Mas eu não tenho o poder de um juiz pra gravar conversas privadas, nem a ânsia da mídia para divulgá-las, nem o furor dos reaças para queimar inimigos em fogueiras. 
Eu geralmente combato machismo em discursos públicos (comerciais, programas de TV, piadas, tuítes, declarações à imprensa, entrevistas, músicas, debates etc). E, acreditem, já tem bastante material pra combater e desconstruir. 

127 comentários:

Anônimo disse...

O Lula é o cara mais engraçado e gente boa que tem. Dou altas gargalhadas com ele.

"Mandar uns peões para dar um pau nos coxinhas"

"Mulheres do grelo duro"

"Enfiem o processo no cu"

"Ia no jogo do Corinthians a pé e nunca reclamei"

O cara esculhamba e não tá nem aí para nada. Assim que tem que ser.



Anônimo disse...

Olha o nome do fake do mascu: 'rebeca sapeca'.

Anônimo disse...

E quem seria a verdadeira feminista 19:58, vc por exemplo?

Anônimo disse...

E vc é rico mesmo é 20:05?

Anônimo disse...

Me desculpa, mas machistas acham que "tudo que uma feminista quer é um pau". Então sim, ele foi machista. Defendê-lo por isso nunca.

sobre seus inimigos ficarem te importunando com isso, acho que é uma outra questão, porque o mundo se divide em pró ou contra pt? Porque eles identificaram machismo? Acho que eles estão interessados no que você escreve, muitos são jovens, e sim, o que você escreve vai sim mudar de alguma forma eles.

Bom, até agora foi o único blog feminista que eu encontrei que tomou uma posição, que escreveu, eu acho isso fantástico, outros não sabem o que fazer.

É sério, muitos dos seus inimigos são seus leitores, com certeza o que você escreve vai sim ter influência positiva, por isso eles lhe procuram.

Anônimo disse...

SOU

Unknown disse...

Essa "piadinha" sobre os cinco homens invadirem a casa da Clara e ela pensar que era "presente de Deus", foi muito machista sim.Ofensivo demais na minha opinião...
Agora o "grelo duro" eu não acho, até gosto. É pq estamos acostumados com expressões que utilizam símbolos fálicos para indicar força: "pica das galáxias"; "Pau grosso" "Caralho"... E até falar em "mulher mais macho que muito homem" quando a mulher é corajosa. Pq não usar símbolos femininos?
Mas no geral, concordo totalmente com a Lola no que se refere a diferença existente entre o que conversamos no particular e o que tornamos público. Isso não é ser hipócrita, é algo natural. Com meu marido e amigos, posso falar qualquer coisa, mas se vou tornar isso público tenho obrigação de tomar mais cuidado, escolher melhor as palavras...

Anônimo disse...

Anônimo Anônimo disse...
E quem seria a verdadeira feminista 19:58, vc por exemplo?

17 de março de 2016 20:04

EU NÃO SOU, MAS A LOLA DEFINIRIVAMENTE NÃO É, MESMO.

Anônimo disse...

É por isso que eu amo a Claudia Cruz. Tem bom gosto para roupas e restaurantes, faz musculação para manter o corpão e depila o suvaco.

Anônimo disse...

A Lola está prestes a perder a carteirinha de feminista rsrsrsrsrsrsrs de acordo com o anon 20:11

Anônimo disse...

Anônimo disse...
A Lola está prestes a perder a carteirinha de feminista rsrsrsrsrsrsrs de acordo com o anon 20:11

17 de março de 2016 20:18

UÉ, UMA FEMINISTA QUE NÃO ACHA O LULA MACHISTA, DA PRA SE LEVAR A SÉRIO? PENSE BEM SE ELE NÃO FOSSE O LULA DO PT.

Anônimo disse...

Hoje em dia a sexualidade está bem ampla. Papai e mamãe é coisa do passado. Hoje a galera curte um sexo no estilo 50 tons de cinza. Deve ter sido isso que o carinha aí de crachá fez com a namorada. Como ele deve ter traído ela, ela ficou revoltada e saiu espalhando que foi espancada e sequestrada. Esses rolos de namorados é a coisa mais comum que tem.

Anônimo disse...

Sadomasoquismo não é algo atual não, é bem antigo

Anônimo disse...

Lola fugiu do assunto sobre Lula para falar desse Douglas Kirchner.

Anônimo disse...

O LULA NÃO SÓ É MACHISTA, COMO É HOMOFÓBICO. É SÓ LEMBRAR DA VISITA A PELOTAS. SE FOSSE O BOLSONARO A FALAR AQUILO E NÃO O LULA, O QUE A LOLA DIRIA?

Anônimo disse...

É natural reaças pedirem um posicionamento numa situação dessas. Todos sabem que feminismo é um movimento de esquerda, logo, ver o maior líder da esquerda nacional mostrando como ele é na vida real, e não como ele se comporta quando quer votos, sendo que este comportamento é exatamente aquilo que vai contra tudo o que o mesmo feminismo quer. Uma questão de coerência.

Anônimo disse...

Os machinhos pau moles estão putos porque o Lula chamou as feministas de grelo duro.
Eu ainda estou tentando entender porque deveria ficar ofendida.

Anônimo disse...

A pastora que espancou a Tamires é uma vítima passiva reprodutora do machismo.

Anônimo disse...

Eu tbm não achei machista a expressão 'grelo duro', só achei um tanto chula. As pessoas estão mais acostumadas a ver frases envolvendo expressões fálicas como sinônimo de força. Estranho seria se ele falasse que elas eram 'pau duro'. Pelo menos nesse caso não achei ele machista.

Anônimo disse...

A piada com a Clara de 5 homens entrando no quarto foi machista sim. Mas entendo também, que foi tirada do contexto. Eu mesma ficaria feliz de sexo combinado com mais de um homem (5 também é demais), e entenderia um amigo meu fazer piada com isso, o que pode ter sido o caso do Lula. Agora, se referir às mulheres do partido como "mulher de grelo duro"? Gente, adorei a expressão. Finalmente tenho um equivalente feminino pra "caras do pau grande". No aguardo do Lula fazer o equivalente feminino a "coçar o saco".
Agora, quanto à argumentação da advogada sobre "liberdade religiosa", só pode ser piada. A mulher fugiu e DENUNCIOU o cara por isso, certo? Ela demonstrou CLARAMENTE que não estava de acordo com o tratamento, certo? Se é ok dar "liberdade religiosa" pro marido castigar a mulher, então é ok o terrorismo do EI, só estão exercendo a "liberdade religiosa" deles. NOJO dessa gente.

Unknown disse...

Eu não achei nenhuma das expressões ofensivas : sobre os 5 homens - para mim sugere que mulheres gostam de sexo. E qual é o problema nisso ? E sobre " grelho duro" me pareceu que ele sufira que mulheres são fortes e mais uma vez - qual é o problema disso ?

Unknown disse...

Ah, e sobre essa advogada do impeachment : nunca me enganou !!! A mulher é uma faláci ambulante.

Anônimo disse...

Bostanaro falar em 'grelo duro'? Acho difícil. Mas concordo que muitas expressões e comportamentos vindas de machistas da esquerda são mais amenizadas em relação aos machistas da direita.

Anônimo disse...

No twitter agora: https://twitter.com/XerecaSemTutela/status/710610786067062784

Patty Kirsche disse...

Eu não achei "grelo duro" pejorativo. Achei vulgar, mas não ofensivo. É curioso porque equipara o clitóris ao pênis, o que não é usual. Geralmente as pessoas tratam a vagina como equivalente ao pênis.

Infelizmente o que mais me preocupa agora é se vamos perder a democracia no nosso país.

Anônimo disse...

Mulher de grelo duro é uma expressão nordestina, lá do sertão.
Quer dizer que a mulher é arretada, valente.

Anônimo disse...

Usam "mulher macho" pra elogiar mulher. Pra mim isso é machismo.
Comparar mulher com homem pra dizer que ela é corajosa? Não tem nada de bom em ser macho. Isso pra mim é ofensa.

Já "grelo duro" não. É coerente. Não acho a expressão chula porque eu falo bastante palavrão. Tenho a boca suja mesmo.

Anônimo disse...

Mas não é novidade nenhuma q o grelo é o verdadeiro símbolo da força e da coragem, pq só quem tem um pra saber o quanto é dolorido parir

Enquanto quem tem bolas, mal pode encostar as mãos de tão sensíveis q são

Muito incoerência o saco (a parte mais sensível do homem) ser o símbolo da força, kkkkk, parece até piada

Anônimo disse...

Mais importante que o grelo duro é entender a operação de desacreditar o nada santo promotor APENAS PORQUE do interesse do Dr. Inácio, já que se não fosse o caso, ele estaria cagando pra isso e não soltaria nenhuma feminista parlamentar na bota dele.

E eu ACHO que vocês ainda não prestaram atenção a esse detalhe.

Anônimo disse...

Eu não achei nenhuma das expressões machistas. Vejam, não é pejorativo para um homem brincar dizendo que cinco mulheres entraram no seu quarto e ele pensou que era um presente de Deus. Então porque o oposto seria pejorativo para a mulher? Grelo duro eu achei ótimo! O poder remete à genitália feminina, como deveria ser.
Eu não vi problema, mas como não sou mulher vou deixar que as próprias decidam.

Lauritz

Anônimo disse...

LOLA, PARABÉNS pelo blog!!!! Precisamos de feministas como vc que tem a casca grossa e o grelo duro.

Anônimo disse...

Primeiro: se alguém falasse que um homem tem culhões, ele se ofenderia? Então por que uma mulher na mesma situação deveria se ofender? Não estamos acostumadas com o uso de termos da sexualidade feminina para falar de força. Seria machista se ele tivesse falado: "cadê as mulheres de pau grosso", "cadê as mulher macho" e coisas do tipo. Fica a reflexão. Usar o termo que ele usou pode até ser visto como algo empoderador.

Segundo (invertendo novamente a lógica): se fizessem uma piada de um homem feliz porque 5 mulheres entraram no quarto dele, ninguém interpretaria como ofensivo ao homem. Isso poderia até ser questionado como machismo também, concordam? Pra refletir: "Quando entraram cinco mulheres, ele achou que era presente de Deus".. o que pensaríamos?

Fica a reflexão. Nada do que ele falou foi com o intuito de rebaixar mulheres, ele simplesmente fala solto, do jeito dele, sincero, pelo que vimos em todos os áudios. E não vejo problema nisso, sinceramente não entendi por que ela perdeu o encanto, porque já eu passei a gostar mais ainda dele depois desses áudios.

Não adianta esses caras idiotas tentarem jogar a militância, a esquerda, as feministas contra o Lula. Ele tem caráter, tem história, nós sabemos quem ele é. Não sei como vcs ainda dão moral pra alguma coisa que esses caras falam, sabendo da ignorância completa deles que nós estamos vendo todo dia há tempos.

No fim das contas, só acho que esses áudios vão fortalecer o Lula ainda mais.

Abraços, união e muita luz pra nós!

Anônimo disse...

Isso mesmo, vamos todxs nos unir, nos feministas do grelo duro somos imbatíveis!!!!!!!!

Guilherme disse...

Reaças, como vocês sabem, passam o dia fazendo três coisas: tentando derrubar governos democraticamente eleitos,..."

O Collor também foi democraticamente eleito.

As manifestações pelo impeachment do Collor também derrubaram um governo democraticamente eleito.

O PT, que liderou as manifestações pelo impeachment do Collor, e que também entrou com pedidos de impeachment contra Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso 50 dias depois que ele tomou posse, também derrubou um governo democraticamente eleito. E ainda tentou derrubar mais dois.

Você, Lola, que provavelmente apoiou as manifestações pelo impeachment do Collor (ao menos é isso que dá a entender lendo os seus posts onde Collor é citado), também ajudou a derrubar um governo democraticamente eleito.

Isso de que Dilma foi eleita, e por isso não pode sofrer impeachment, só convence quem quer ser convencido ou quem é bobo.

Anônimo disse...

Pelo visto ainda não há nada q incrimine Lula ou Dilma, ao contrário do Aébrio, do CUnha, do bolsovômito, entre tantos outros

E a direitalha ainda vem dizer q não tem bandido de estimação, haha, faça-me rir, pq em 2018 vão estar votando no Aébrio do Pó, ou no bolsovômito, no CUnha, qualquer criminoso lixoso.

E nem adianta virem falar do Collor (outro político conservador e de direita, tinha q ser), pq a campanha de impítiman contra ele se iniciou assim q ele foi condenado pela justiça federal, o mesmo não aconteceu com Lula ou Dilma (e espero q não aconteça, com tanto q sejam inocentes de fato, e acredito q sejam até q provem o contrário). Pq aébrio, bolsovômito, CUnha, maluf, genoíno, etc. Não passam de salafrários e bandidos autorizados

Anônimo disse...

Só que contra o Collor tinham provas né, não era essa palhaçada que vemos contra Dilma. E no caso Collor ainda tem um diferencial, o grupo que colocou foi o mesmo grupo que tirou: a globo.

Anônimo disse...

Boa!!!!!!!!!

Guilherme disse...

"E nem adianta virem falar do Collor (outro político conservador e de direita, tinha q ser), pq a campanha de impítiman contra ele se iniciou assim q ele foi condenado pela justiça federal"

"Só que contra o Collor tinham provas né, não era essa palhaçada que vemos contra Dilma"

É mesmo?

http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2014/04/24/maioria-dos-ministros-do-stf-absolve-collor-por-falta-de-provas.htm

Anônimo disse...

tam em não achei pejorativo o termo "grelo duro".

O que acham de sairmos dia 18 para manifestarmos a favor do governo, desafiando os reaças, a gente poderia mostrar cartazes em que somos feministas do grelo duro, que tal? Vamos mostrar pros reaças que não temos medo de manifestar!!!

Guilherme disse...

"E no caso Collor ainda tem um diferencial, o grupo que colocou foi o mesmo grupo que tirou: a globo."

O que a globo tem a ver com a lei do impeachment.

Anônimo disse...

2014????????????????????????????????

Puto q fugiu, q cara RETARDADOOOOOOOOOOO

Anônimo disse...

"O que acham de sairmos dia 18 para manifestarmos a favor do governo"

A manifestação da impunidade.

Anônimo disse...

Moro no sertão nordestino e nunca ouvi falar dessa expressão de Lula, mas o Nordeste é grande e tem vários sertões, talvez seja comum onde ele morava.

Anônimo disse...

Globo e vc, tuda a ver!

Anônimo disse...

Gostaria de viver no seu mundo onde grandes corporações da mídia não usam seu poder para manipular a política.

Anônimo disse...

Tenho um asco desse homem. Realmente não entendo pq petista é tão apaixonado por esse molusco máquina de falar bosta ambulante.

Anônimo disse...

Meninas, poderíamos ir na manifestação pró governo hoje (18) e colocarmos nosso grelos duros pra fora, para mostrar que não temos medo do juiz Sergio moro.

O que acham? Machistas não passarão!!!

Anônimo disse...

Anônimo Guilherme disse...
http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2014/04/24/maioria-dos-ministros-do-stf-absolve-collor-por-falta-de-provas.htm

Kkkkkkkkk Isso foi depois de muito "arquivo apagado" meu filho! O fato é que o Collor não sofreu impeachment, ele renunciou antes. Renunciou justamente para abafar o caso. Mas época haviam sim vários escândalos de corrupção, inclusive envolvendo a mulher dele Rosane. O próprio irmão denunciou os esquemas dele com O PC Farias, que foi misteriosamente assassinado como queima de arquivo, um crime que nunca foi solucionado. Então, tudo isso tem grande semelhança com pedaladas fiscais da presidência né? Ah faça me um favor.

Unknown disse...

Como disse uma comentarista abaixo, tambem estou esperando a expressao "coçar o saco" numa versao feminina. Outa Lola, o Lula é cheio de metáfora e nao dá pra fazer a leitura das expressoea que ele utiliza sem analisar o co texto. Invoquemos entao a analise do discurso. Pra finalizar adorei o post. Elucidativo

Anônimo disse...



Mais importante que o grelo duro é entender a operação de desacreditar o nada santo promotor APENAS PORQUE do interesse do Dr. Inácio, já que se não fosse o caso, ele estaria cagando pra isso e não soltaria nenhuma feminista parlamentar na bota dele.

E eu ACHO que vocês ainda não prestaram atenção a esse detalhe.
17 de março de 2016 23:03


Imagina Bolsonazi falando que foi um presente de Deus a assistente pessoal dele recebendo a visita da polícia em casa. Só imagina.

Alessandro Bruno disse...

"Pelo visto ainda não há nada q incrimine Lula ou Dilma"

Há sim, as pedaladas fiscais realmente aconteceram e sim, são crimes fiscais. Logo, passíveis de impeachment.

Como vocês adoram um poço envenenado, vou postar um artigo da Carta Capital (uma revista "esquerdista") que explica o que é isso:

http://www.cartacapital.com.br/politica/perguntas-e-respostas-pedaladas-fiscais-e-o-julgamento-do-tcu-5162.html

Anônimo disse...

ALESSANDRO:

AQUI O LULA PODE FALAR DO GRELO DA MULHER QUE É BONITO, PODE INSULTAR GAYS QUE É BONITO, PODE ROUBAR UM BILHAO QUE É BONITO.ESSE É UM BLOG CUMPLICE. TODO DIA EU FAÇO UM PRINT PARA O FUTURO QUE NÃO DEMORA.

Anônimo disse...

O que diachos a vida pessoal do procurador Douglas Kirchner tem a ver com o trabalho dele? Vejo muita gente julgando a fé e a relação entre ele e a esposa como se isso tivesse ALGUMA COISA a ver com o trabalho dele ou com a inocência do Lula. Não tem.

O que ele fez é errado? Pode ser, deixa a justiça e os superiores dele decidirem isso, mas não interfere na conduta profissional do cara.

Anônimo disse...

Não. Ela é uma vítima que faz parte de um sistema lavagem cerebral que se finge de cristianismo. Se alguém pesquisar um pouco mais, deve ter coisa muito pior nessa seita.

Amanda disse...

Olha Lola isso partindo de você como mulher de esquerda a cima de tido não me surpreende, mas como você feminista também ja não digo o mesmo.

Tem detalhes que tinham que ser citados no texto e não foram, e não vem dizer que alguma mulher ia ficar tranquila, se entrarem cinco homens estranhos no quarto dela, porque não ia. Outra coisa voce ouviu o áudio de uma fonte so ao que parece.

Por fim, quem conhece o Lula sabe que ele e um machista de marca maior, talvez ele nunca tenha batido nem estuprado nenhuma mulher, mas que ele tri machista isso quem conhece ele já sabe a muito tempo.

Guilherme disse...

"Gostaria de viver no seu mundo onde grandes corporações da mídia não usam seu poder para manipular a política."

Não falei nada disso. Apenas disse que a globo apoiar ou não, nada tem a ver com a lei nº 1.079, que trata do impeachment do presidente da república.

"Kkkkkkkkk Isso foi depois de muito "arquivo apagado" meu filho!"

Não estava defendendo o Collor, mas apenas respondendo o anônimo de 00:15, que disse que a campanha de impeachment contra ele se iniciou assim q ele foi condenado pela justiça federal.

"O fato é que o Collor não sofreu impeachment, ele renunciou antes."

Collor renunciou antes, mas pela apresentação tardia da carta de renúncia, o processo continuou e Collor foi cassado, ficando inelegível durante 8 anos.

"...Então, tudo isso tem grande semelhança com pedaladas fiscais da presidência né?"

As chamadas pedaladas fiscais são crimes fiscais, e são crimes de responsabilidade. O crime de responsabilidade está plenamente definido na Lei 1.079, que trata do impeachment.

Talvez você diga, ignorando o texto da lei: "Nada disso é crime, isso é uma interpretação errada da lei. Os ministros do TCU, que rejeitaram as contas do governo por unanimidade, são golpistas, fascistas, coxinhas e sei lá mais o quê, pedalada fiscal não é crime, ou Dilma não cometeu pedalada."

Ainda que tudo isso fosse verdade (e não é, mas não é esse o ponto que eu quero chegar), nesse caso a questão seria se Dilma cometeu crime de responsabilidade ou não, e não se ela foi eleita democraticamente ou não.

De nada adianta ficar repetindo como a Lola e outros petistas: "A Dilma foi eleita, a Dilma foi eleita, a Dilma foi eleita". Isso não é resposta para nada.

Amanda disse...

Anonima das 06:16

A pastora esta, que com certeza fala de amor ao próximo mas fez o que fez, deveria era ver este vídeo e para talvez deixar de ser tao alienada

https://www.youtube.com/watch?v=6LYdH0d9VlI

Zrs disse...

Galera, "Mulher de Grelo Duro" é uma expressão usada em regiões do nordeste para exemplificar uma mulher forte. É uma expressão regional, e só.

Unknown disse...

Achei interessante, a respeito das transcrições das escutas, que o resumo difere do que está sendo dito, que há uma forçada de barra para determinar um sentido criminoso, dizer que eles querem manipular o sistema. Incrível mesmo! Quem quiser ler, acha lá no Estadão.

Anônimo disse...

Sim, mulheres fortes, ele se referia as feministas, que são mulheres fortes do grelo duro. Vamos manifestar mostrando nosso grelo contra o juiz Sérgio moro. Machista!!

Anônimo disse...

Lula é o típico esquerdomacho, se faz de progressista mas é arrogante, prepotente e misógino.

Queria ver se fosse um Danilo Gentili da vida que dissesse que uma mulher ter seu quarto invadido por cinco homens é um presente de deus pra ela, todo mundo aqui estaria esbravejando de ódio (com razão). mas como é o Lula tem que relativizar, analisar o contexto e o diabo a quatro. Machismo é machismo, independente de onde venha.

Anônimo disse...

Nós mulheres poderosas vamos nos manifestar com o grelo duro de fora hoje na esplanada!!!

Quero ver se algum machista nos impedirá!!! Fora moro!!!

Anônimo disse...

Quero ver se a PM tirar os manifestantes da Av. Paulista a força. Vai ser bonito ver os esquerdistas mostrando sua incoerência e aplaudindo a truculência da polícia.

Anônimo disse...

Sobre os a Clara ant, achei machista.
Sobre o grelo, não achei. Ao contrário. Como já comentaram, machista é dizer que a mulher tem que ter 'bago', botar o pau na mesa e etc.
Mas ele falou mta coisa machista , sim, além das que a Lola citou.

Ahhhh... E os grampos, em especial ao advogado dele, achei isso gravíssimo!

Anônimo disse...

Também não gostei da expressão de modo algum, mas não sei ao certo dizer o porquê.

Gustavo disse...

Belo malabarismo retórico!
Mas faça uma pesquisa no google sobre "grelo duro" e filtre os resultados anteriores a 16/03/2016. Verá como o cara que representa os progressistas é realmente gentil com as mulheres fortes do seu partido!
Quer contextualizar? Contextualize a piada que o príncipe fez sobre PELOTAS (RS) ser um "pólo exportador de viado" Aproveite para contextualizar a entrevista à playboy em 1979.
Um líder """""progressista""""" (considere muitas aspas) desse quilate explica a ascensão dos conservadores.

Mila disse...

Acho bacana haver esse apontamento por parte de quem realmente se incomoda. Não é por ser de esquerda que o Lula está livre do machismo - e nem por isso devemos passar a mão na cabeça dele. Aliás, este é um pensamento muito comum do esquerdomacho. Ele tenta disfarçar seu machismo com outros movimentos (lembro que a primeira opinião de alguém de esquerda contra o aborto que eu ouvi era a de que as feministas eram eugenistas pois estavam pregando o aborto de crianças pobres e/ou negras, mas a parte que mulheres pobres e/ou negras são as que mais morrem por este procedimento foi convenientemente esquecida). Ao menos os de direita, aqueles que dizem que politicamente correto (aka tratar a outra pessoa com o mínimo de dignidade) é da esquerda, assumem que são machistas mesmo.
No mais, não levo a sério essa posição da reaçada. Eles cobram politicamente correto (só da esquerda), mas não colocam em prática pois não são obrigados. Eles usam feminismo, movimento negro e o que mais for para reafirmar suas posições, estão pouco preocupados com o machismo do Lula.

Anônimo disse...

Guilherme, cê tá sabendo que Collor renunciou antes né?

Anônimo disse...

Guilherme, o problema que estão apontando por aqui é:

Pediram impeachmeant da Dilma antes mesmo de algo ser provado contra ela (afinal, tem alguma prova) logo depois das eleições em que ela foi legitimamente eleita. O que vc está fazendo é comparar as duas situações em momentos históricos, sociais e econômicos distintos. Não dá pra fazer isso, entende? Olha o que vc está desconsiderando em sua comparação:
- fator mídia elevando a pressão popular para a denúncia.
- jogo de toma-la-da-cá, o desgaste do governo, e a sombra de Lula.
- temos um Presidente da Câmara em queda de braço com a presidente.
- racha do principal partido que garantia a governabilidade do PT.
- Atropelo de etapas jurídicas legais do Estado Democrático de Direito que colocam em xeque a parcialidade das investigações.

Na boa, vc está sendo superficial em querer equivalência entre o Brasil pós saído de uma ditadura e um Brasil com mais de 20 anos de democracia.

Anônimo disse...

Não sou fã do juiz Moro, mas sair para defender Lula? Nem pensar tbm.

B. disse...

O Aécio levantar o dedo pra Luciana Genro? MACHISMO EXTREMO!
Lula dizendo que 5 homens invadindo a casa de uma mulher é "benção de Deus" - TUDO BEM, NÃO FOI MACHISMO.


Fico imaginando se o Aécio tivesse feito/recebido essas ligações, o que estariam falando aqui...

Dois pesos duas medidas, a gente vê por aqui.

Anônimo disse...

13:27

Deixa de ser patética, só vc achou q o dedo levantado do áecio foi "machismo extremo", foi pura falta de educação e dedução machista, mais nada disso exagerado sua anta, até pq a Luciana maravilhosamente revidou.

"5 homens invadindo a casa de uma mulher" dá margem pra "n" interpretações sua lixuda, interprete da maneira q vc quiser, a mais provável obviamente, era de q a Ana iria amar receber 5 homens no seu quarto pra trepar, e até aí, qual o problema?

Anônimo disse...


Esse é o mal de relacionarem feminismo a esquerda eu já disse que feminismo não pode ser rotulado assim, feminismo não é sobre partido político, feminismo é mais sobre direitos humanos que esquerda a esquerda é machista, eu sou feminista e não me considero da esquerda nem da direita, não votei no lula. Então parem de dizer que são de esquerda a esquerda tbm é machista.

Anônimo disse...

Sobre a expressão no contexto usado não foi machista mas ele é machista é óbvio, não poderíamos ser ingênuas de achar que um homem de 70 anos é pró-feminismo, se nem os jovens são.

Então parem de cobrar posicionamento da gente, a gente não cobra posicionamento de vocês pq já sabemos que são ignorantes, pq nos cobram tanto, pra tentar achar que estamos mentindo inventando tudo né.

Anônimo disse...

06:03

REITERANDO: Ainda não há provas, e esse tipo de acusação o Alkimin governador de SP tb recebeu, pq não pedem impítiman dele tb?

Collor já havia sido provado, nada a ver a correlação

E não venham com essa de "e se fosse o bolsonazi quem tivesse dito" - Vcs parecem idiotas falando isso, até pq... "tivesse dito", "TIVESSE"??????? O bolçovômito já falou coisa muito pior e fala até hj

Lula ainda não disse pra mulher nenhuma q ela mereceria ser estuprada

Anônimo disse...

É complicado num mundo machista saber se o que a pessoa quando se refere ao sexo como a mulher, é ou não machista.

A invasão dos 5 homens poderia ser interpretado como machista, talvez, mas pq uma mulher não pode gostar de ter 5 homens invadindo a casa delanão no sentido de estupro, mas sim sexual, é uma coisa a se pensar.

Anônimo disse...

O Lula vai perder porque tendo sido pobre como foi por tantos anos, se esqueceu de uma lei que todo pobre sabe cabeça:

Juiz, Medico e Policia, não se desacata, nem se insulta. São grupos profissionais extremamente orgulhosos, corporativos, poderosos e... vingativos. Desse erro ele vai se arrepender amargamente e para sempre.

Lenira. São José dos Campos disse...

Você diz que "perdeu o encanto com o lula". Estranho não é isso. Estranho é ter tido encanto por um ser tão abjeto e conhecido já pelos ex-companheiros da Volks, como meu pai e amigos e colegas dele, como machista, homofóbico, desrespeitoso, preconceituoso e mentiroso. Chegou a causar demissão de pessoas inocentes por motivos pessoais. Não, meu pai NÃO foi demitido por causa dele, mas sabe de tudo isso. E agora, todas as acusações escancaradas pelas gravações e tudo o que ele não conseguiu explicar, ele e a dona dilma disléxica, que deu-lhe um cargo de ministro nas coxas para que ele fugisse (sendo que se fosse inocente não precisaria de artimanhas de criminosos de colarinho branco), tudo isso é armação da "direita raivosa", tudo conspiração e NADA aconteceu? A imprensa TODA e inclusive de outros países, estão tramando contra esse partido e esses ladrões pegos com a boca na botija? Realmente eu gostaria de simpatizar com suas posições pró-mulheres, mas fica difícil quando suas posições são contra a honestidade, a Verdade e a humanidade.

Anônimo disse...

Não vão em passeata pro lula, feministas não podem defender a corrupção peloamor, mais coerencia gente. será que se o vomito não estaríamos falando que ele é corrupto, não podemos aderir a nenhum partido corrupto acordem!!!

Anônimo disse...

Pior é que tem feminista atribuindo até feminismo na frase em que Lula diz que a invasão de 5 homens na casa da mulher deveria ser uma bênção, dizendo que o Lula falou isso porque mulher gosta de sexo. Que vergonha dessas feministas que fazem de tudo para justificar as asneiras machistas do chefão.

Anônimo disse...

"É complicado num mundo machista saber se o que a pessoa quando se refere ao sexo como a mulher, é ou não machista.

A invasão dos 5 homens poderia ser interpretado como machista, talvez, mas pq uma mulher não pode gostar de ter 5 homens invadindo a casa delanão no sentido de estupro, mas sim sexual, é uma coisa a se pensar."

Santa ingenuidade, Batman!

Anônimo disse...

Puxa Lola, leio seu blog há anos, sempre gostei muito, mesmo quando discordo, acho sua maneira de expressar seu ponto de vista sempre muito interessante. Prefiro acreditar que seu blog foi invadido por hackers, que fizeram esse post. Como defender um homem que acha que a invasão de 5 homens no quarto de uma mulher é motivo de glória a Deus?

Anônimo disse...

Bom. Sobre o procurador Douglas.

Antes de tudo quero dizer que sou ex-petista e quero sim que Dilma saia, e tenho verdadeiro nojo do PT e do Lula atualmente.

Sou servidora do MPF. Mulher. Acompanhei mais ou menos de perto essa história do procurador. A lola não fez jus ao que de fato aconteceu, foi muito pior gente.

Pra começar, esse garoto é um prodígio. Ele foi aprovado antes dos 23 anos para o cargo (e para alguns outros, como juiz do trabalho). Tomou posse e exercia normalmente o cargo. Ele se casou com essa garota (adolescente) e entrou para a mesma igreja dela.

Ele doava todo o salário dele para a igreja e ainda ia para a rodoviária vender coisas para reverter para a igreja. A garota foi uma mercadoria. Claro que a pastora queria alguém doando mais de 20mil por mês para a igreja, então induziu o casamento. Satisfez os instintos psicopatas dele e o afã financeiro da tia.
Essa garota dormia no chão, comia apenas uma vez por dia. Adoeceu. Dormia na frente do ventilador, sem coberta, sem travesseiro. Não podia tomar banho. Apanhava. da tia e dele. de chocote. Fugiu. Foi para a rua e denunciou.

Como alguém pode perguntar se esse comportamento tem ou não relevancia na autação de alguém? se eu espanco negros porque são negros, gays por que são gays, posso continuar ocupando o cargo porque isso em nada interfere no meu trabalho? Eu tenho vergonha do MPF por não te-lo exonerado.

Anônimo disse...

Nada demais. O Collor já disse que tinha aquilo roxo. Essa é a versão feminina. Já li várias do PT dizendo que foi um elogio. Sacanagem foi sobre essa Clara Ant. Não entendi bem se aquele "presente de Deus" veio dela ou foi coisa do Lula. Mas se 5 gostosonas da PF entrassem na minha casa, eu só não acharia o mesmo porque sou agnóstico, quase ateu.

Anônimo disse...

"O que vcs acham de irmos em peso para a frente do palácio do planalto, nos deitarmos lá em frente e ficarmos nos tocando lá? Acho que seria um ato simbólico muito importante, pois tocaríamos em nossos grelos duros para passar uma energia para a presidenta!

Seria um tapa na cara do patriarcado!!! O que acham, meninas?"

Menino, eu acho que vc passa tempo de mais trollando esse blog. Vai fazer outra coisa tipo chupar uma rola.

Anônimo disse...

"Como defender um homem que acha que a invasão de 5 homens no quarto de uma mulher é motivo de glória a Deus?"

Homens sempre acham que são presente pra mulher. Eles não se acham estupradores em potencial.

Anônimo disse...

a direitalhada tá nervosa aqui, reclamando do pseudo-machismo no comentário do lula, contudo sobre o comentário à clara ant, mas idolatram o cocô ambulante do bolsçoVÔMITO, q defeca pela boca em cada declaração: contra mulheres, contra gays, contra negros, contra imigrantes, até contra o próprio povo brasileiro e o retardados continuam bebendo mijo desse verme

Anônimo disse...

Lula é machista? Me diga um homem que não é.
Lula é machista.
Mas eu gostei da expressão grelo duro.
Por que pau duro é bom e grelo duro tem que ser ruim?

Anônimo disse...

14:52

Mas mulheres tb acham q mulheres são presentes pra homens, não se faça, se fosse dizendo q 5 mulheres invadiriam um quarto de homem, não ia ter ng reclamando

Anônimo disse...

Só tenho uma coisa a dizer: se fosse outro homem que tivesse falado isso, com certeza teria textão no facebook contra ele.

Vivem enchendo o saco sobre indignação coletiva, mas isso a gente vê aqui com vocês, mulheres que se rebaixam a um político safado e obedecem às cegas o que ele manda.

Fazem um mimimi danado alegando que tudo o que acontece na sociedade hoje é em razão do patriarcado e vivem arregando para um homem que se acha acima de todos.

Sejam menos ideológicas e mais honestas com vocês mesmas e com todos ao redor. Deixem de ser egoístas e parem de apoiar o errado. Vocês vangloriam tanto as conquistas sociais dos últimos anos, não deixem que elas acabem por conta da ganância daqueles que estão no poder. Pensem com a cabeça e deixem o orgulho de lado.

Anônimo disse...

"a direitalhada tá nervosa aqui, reclamando do pseudo-machismo no comentário do lula, contudo sobre o comentário à clara ant, mas idolatram o cocô ambulante do bolsçoVÔMITO, q defeca pela boca em cada declaração: contra mulheres, contra gays, contra negros, contra imigrantes, até contra o próprio povo brasileiro e o retardados continuam bebendo mijo desse verme"

+++++++++++++++

Anônimo disse...

15:05, eu fico passada com esse bando de macho que achou que as feministas iam se bandear por lado dos golpistas por que o Lula nos chamou de grelo duro. Vocês acham que mulher é otária mesmo, né?


Vá com seu discurso paternalista e de falso respeito às conquistas das mulheres pro raio que o parta.

Anônimo disse...

O triste é ver que as pessoas estão mais chocadas com as palavras usadas pelo Lula q com o crime do tal procurador.

Anônimo disse...

"Já se um cara como bolçonaro"

-JÁ SE- não, esse lixo já falou pra uma mulher q ela não merecia ser estuprada, como se houvesse quem merecesse

"mulher tem que ser respeitada"

Pois é, tudo o q o bolsonojo nunca fez

"feminismo é uma grande bobagem"

Vindo de um cara q idolatra bolçovômito, kkkkkkkkkkkkk o maior patife e criminoso da congresso


Anônimo disse...

Acho que a piada dos 5 caras invadindo a casa é engraçada porque uma mulher achar benção nisso seria porque lhe falta macho.

Não achei machista.

Anônimo disse...

Desculpe, mas bolsomarista não é levado a sério aqui MESMO! Entretanto, obrigada por participar, boa sorte na próx. vez.

Isabela disse...

Gente se a Dilma sofrer impeachment por causa de pedaladas fiscais, metade de governadores e prefeitos tem que ser afastados tbm, porque esse artificio é comumente usado.
Me indigna muito quererem derrubar ela a qualquer custo, nao aceitaram a derrota e agora ficam jogando sujo.
Se até hoje com esse escrutínio toda em cima dela o máximo que conseguiram achar foi essa coisa ridícula de pedalada fiscal, olha fala sério, vão catar o que fazer seus golpistas de araque!
Na próxima eleição apresentem um candidato melhor que esse aécio neves e quem sabe vcs ganham. Até lá parem com essa ladainha de mau perdedor, pq vcs tao afundando o país com isso.
Sobre o Lula, não achei a expressão "mulher de grelo duro" nem um pouco machista, pelo contrário! Só não gostei do q falou sobre os 5 caras entrando no quarto.
Mas mesmo assim prefiro mil vezes o Lula, com ou sem machismo, do que um cinico tipo Aécio e Serra.

donadio disse...

Éééé...

num contexto diferente, o Donald Trump insinuou que uma repórter (da FOX, portanto da direita) tinha batido de frente com ele por que estava menstruada.

Aí os outros candidatos da direita entraram em transe, todos questionando a postura politicamente incorreta do Trump.

Nada a favor do Trump, mas que foi engraçado ver machistas fanáticos, que querem acabar com o direito das mulheres abortarem, todos "de grelo duro" por que o Trump reviveu o velho estereótipo do "que foi, tá menstruada?", ah, isso foi.

Pra essa tchurma, o posicionamento real, a respeito das questões reais que as pessoas enfrentam, é secundário. O importante é a forma, é o fazer de conta que respeita, para poder ferrar ainda mais com aquele que a gente faz de conta que respeita.

Ora essa.

Anônimo disse...

Só fizeram isso porque querem derrubar o Trump pra que um deles tenha mais chance de ser o candidato do Partido Republicano, certo?

Anônimo disse...

17:27

Depois que foi expulso da Paulista voltou aqui pra trollar, man? Tá achando que engana quem?

Anônimo disse...

Só eu achei que o Lula foi irônico quando estava falando que ela devia estar feliz quando viu os policiais entrando no quarto dela?

Unknown disse...

Ah, e sobre essa advogada do impeachment : nunca me enganou !!! A mulher é uma faláci ambulante.

Anônimo disse...

Meninas do grelo duro, o feminismo nunca vai ser derrotado!! Parabéns!!!!!

Anônimo disse...

Bons comentários, vamos melhorar a situação do país.

Anônimo disse...

Existem expressões populares machistas e preconceituosas, mas "mulher de grelo duro" não é. Empregada no Pernambuco (Lula é pernambucano), designa mulheres decididas. A expressão é afirmativa e não avilta as mulheres, pelo contrário. É que muita gente tem pudor verbal e não gosta de usar termos relativos a sexo. Todo mundo sabe que Lula é peão, ou seja, um operário muito inteligente, mas sem educação formal. O fato de ter sido ótimo presidente e ser o maior líder político do Brasil não apaga suas origens.

Anônimo disse...

Por favor, não!

Anônimo disse...

Lola, querida e todos que comentaram até aqui, não li os comentários, mas eles não estão abrindo para mim, então, me perdoem se alguém já disse isso que vou dizer:

"grelo duro" é o correlato feminino de "aquilo roxo". Só isso. Não tem referencia direta com uma mulher 'querendo pau" ou nada do que essa gente tem falado por aí. Eu não gosto do termo "aquilo roxo", referindo ao saco do 'homem que tem coragem' porque era usado pelo Collor para se auto definir. Mas "aquela tem o grelo duro" é o mesmo que "esse tem aquilo roxo". é mulher de atitude, que tem tesão e não é passiva! é o contrario de mulher "querendo pau" como muita gente quer impor. E sim, o ex-presidente, no meu ver, está COBERTO DE RAZÃO de chamar à ordem as feministas do partido no caso deste canalha fundamentalista que torturou a própria mulher.

Um abraço! Marta Cardoso Fontenelle. (Nordestina e estudante de linguagem regional, por diversão)

Vamos à luta, meninas!

Rê_Ayla disse...

quem decide onde colocar as mulheres?

o problema da fala do lula não é o "grelo duro". aliás, receio que este tenha virado o problema a ser discutido exatamente para que não se discuta que o ex-presidente deu uma ordem às feministas. sim, ao dizer "faz movimento de mulher aí" para investir contra um desafeto seu (douglas kirchner, procurador do MP-RO), lula foi muito claro em relação ao lugar do feminismo em seu universo: "vamos botar a Fátima Bezerra e a Maria do Rosário em cima dele".

é bem verdade que, segundo ele, trata-se de um desafeto que bate em mulher. seria louvável, então, que o lula estivesse "partindo pra cima" desse cara. embora, talvez, o tom de mandamento ainda deixasse um problema a ser discutido, tudo bem, ânimos acirrados, eu poderia até relevar.

acontece que quem tem alguma memória, mesmo curta, deve lembrar do caso do Pedro Paulo (PMDB) no RJ, certo? quantas vezes o lula se levantou contra ele? nenhuma, confere? muito pelo contrário, não foram poucos os integrantes do seu partido que não viram problema em continuar ligados politicamente ao então secretário de governo estadual. e o lula? nada.

logo, eu não posso supor que o problema do lula com o kirchner seja a violência contra a mulher. essa foi apenas a forma que ele encontrou para atiçar as feministas em defesa dos interesses dele, coisa que, há algum tempo, seria chamada de "instrumentalização do movimento".

assim, quando a discussão é desviada para o aspecto menos problemático da fala dele (aliás, para mim, nada problemático), só consigo pensar o quão vitorioso é paternalismo que o lula encarna. abrir mão de um debate sobre a autonomia do movimento para discutir se "grelo duro" é uma expressão feminista, é também uma maneira de proteger o "grande pai", o "grande homem", o "grande líder".

quem diria que esse seria o papel que algumas feministas atribuiriam a si mesmas, diante de um cara que diz que a chegada de cinco policiais à casa de uma mulher, enquanto ela dorme, deve ter sido confundido por ela com um presente de deus?

(por Aline Passos)

Anônimo disse...

Nunca tinha visto essa expressao "grelo duro" usada nesse contexto, só no sentido literal mesmo. Mas ela foi isolada de um contexto onde o mais importante foi esquecido: O Lula queria as tais mulheres do grelo duro atacando o tal procurador pelos crimes que supostamente ele tenha cometido, não porque ele(Lula)fosse contra essas coisas, até porque em entrevista na Playboy em 79, Luiz Inacio mostrou bem como é sua opinião em relação a mulheres, mas ele queria usar esse suposto comportamento do procurador como desculpa para retaliações em função do processo da Lava Jato. Quanto à piada dos cinco homens, ou o Lula chamou a secretária de ninfomaníaca ou pensava que ela estava "na seca" estava tão necessitada de sexo, que agradeceria a Deus se tivesse que satisfazer a cinco homens de uma vez só, pois mais satisfeita ficaria ela.

arenhart disse...

O artigo já inicia falho e vicioso. Não foi o telefone da Presidente dilma que foi grampeado. Foi o celular do assessor do lula. Por lei, quem esta sendo grampeado é lula e qualquer interlocutor, seja ela a Presidente ou a Princesa terão seus diálogos gravados. Portanto, nada ilícito. Continuando Não sou jornalista, sou Fisioterapeuta. Eu preciso de Diploma para exercer minha profissão,já no seu caso isto não se faz necessário...
Voce como bloguiera deveria saber que a expressão correta para se referir ao órgão sexual feminino é GRELHO COM H. GRELO SEM H é termo boptânico, provavelmente desconhecido do grande público. Mas o lula como um semianalfabeto, engoliu o H, até mesmo, por que, durante o coito os trogloditas não precisam ler nem escrever
corretamente. Mas vamos aos fatos. Ao chamar as mulheres do Partido dos Trabalhadores, em fato funcionárias do Poder Legislativo pelo termo pejorativo, vulgar, grelho duro, ele provocou o que se chama de assédio moral e sexual e bullying, passível de processo civil e criminal, no mesmo nível que o Deputado Federal Bolssonaro foi processado pela mario do rosario ao dizer " não te estupro por que tu não merece".
O que mais me espanta neste episódio é que novamente o lula, apesar de causar constrangimento e um ato imoral e criminoso, é semi-endeusado pelos seus fiéis seguidores. Algo como uma lavagem cerebral e adestramento em massa, comum em regimes comunistas autoritários....Não consigo imaginar que ainda, a esta altura do campeonato, ainda existam mentes sã que defenda esta espécie gosmenta...Gostaria de saber onde esta a Ministro dos Direitos Humanos e as defensoras feministas ? cade a maria ou mario do rosário?? Se elas defendem e aceitam o termo usado pelo lula, GRELHO DURO COM H elas estão indiretamente dizendo a um possível estuprador : "continue, assim, me estupre, assim, mais, mais...". Se o lula pode chamar as mulheres do partido de grelho duro, nada de errado de cahamar na rua mulheres de cachorras, safadas, cachorras, tesão, piriquete....o lula continua a desmoralizar este Pais...

Alluc disse...

Lola, continue escrevendo!!!
Que texto lindo! Sensível e especialmente respeitoso.
Falando coisas que são do cotidiano, mas que na internet o pessoal precisa ser lembrado: Vida pessoal é uma coisa, vida pública é outra. A gente não conhece o contexto de todo mundo, nem como se fala com quem se tem intimidade. Tudo isso é muito pessoal, piada interna, tanta água que rola embaixo da ponte...
Parabéns pela sensibilidade.

Anônimo disse...

Sinceramente,eu não cobro que ninguém tente ensinar Lula a não ser machista. Mas dizer que por ter sido numa conversa privada tudo bem é simplesmente hipócrita. Quer dizer então que tudo bem se eu disser no privado com alguém que feminista é puta? Acho que não,né? Não adianta ficar caçando contexto pra defender Lula e sim, Sérgio Moro tinha autorização para grampear os telefonemas de Lula. O que está sendo avaliado é se ele ter vazado os áudios foi ou não legal. Depende da hora em que a operadora de telefonia foi notificada para interromper o procedimento. Você achar que 5 homens entrarem no seu quarto do nada um presente de Deus não significa que não foi um comentário machista ainda mais fazendo referência aos policiais que entraram na casa, eles nãoforam gentilmente convidados a entrar como se fossem namorados ou amantes.5 homens entram no meio do seu sono e você acha que vão pedir pra namorar ou pedir em casamento? E mais uma coisa: reaça ou reacionário é alguém que reage a alguma coisa, pense bem antes de usar o termo reacionário ou neste caso a forma pejorativa, reaça, pois você também é. Ah é, não use o machismo dos outros como forma de invalidar as acusações de machismo contra Lula. Por mais que a maioria dos indignados tenham sido hipócritas, a crítica ainda é válida;Lula foi machista e tem quem procure maneiras de contornar a situação para parecer que não foi o caso.

Unknown disse...

Lola querida, aqui a conversa completa, sem interpretações e nem cortes, da Dilma com Lula, grampo do gabinete da Chefe de Estado.
https://soundcloud.com/oantagonista/dilma-liga-para-lula

fatinharosa disse...

Sera que existe feminismo seletivo, serve em público para alguns, com ressalvas para os amigos?

Anônimo disse...

Acho o termo "grelo duro" feio e grosseiro, mas não vejo machismo. Como disseram, pior é quando usam termos falocêntricos ou relativos aos homens pra engrandecer uma mulher, como se o feminino fosse algo ruim.

Anônimo disse...

Não apoio o Lula, mas ele ganhou meu sorriso se realmente falou aquilo sobre o tal marido fanático religioso.

Anônimo disse...

Unknown,

Se a Lola usasse "o machismo dos outros como forma de invalidar as acusações de machismo contra Lula" ela não teria comentado e dado a opinião dela. O que ela fez foi colocar essa gente estúpida no devido lugar, antes de dar sua opinião.

Unknown disse...

Eu ia postar um comentário, mas desisti. Perda de tempo conversar com esquerdista. Não vão nunca abandonar a a sua fé nessa religião.

Anônimo disse...

Coitado de você, Celio, que barra essa vida

Anônimo disse...

Dizer que cinco homens é presente d e deus é machista, não é pouco, ele tá dizendo q ela precisa de homem, fazendo piada com ela, dizendo q ela não tem macho, q era um presente de deus ter macho. Para de passar a mão em machista.

Não dou biscoito pra macho.

Anônimo disse...

O " grelo duro " exalta a força masculina sim...o falo ereto. Até assim ele foi machista, só que não disse diretamente "mulheres de pênis duro". Nojo

Anônimo disse...

9:30, grelo é uma coisa masculina agora? Grelos ficam duros quando a mulher está excitada... Nojo da sua burrice.

Até o grelo querem tirar das mulheres agora.

Anônimo disse...

Talvez ele ou ela pensa assim porque grelo duro faz paralelo a pau duro, oras.

Mateus disse...

Pois é ninguém se tocou da questão de fundo que é a instrumentalização de certos " movimentos sociais".Lula queria uma movimentação das feministas do partido apenas para atingir seus próprios interesses, ele está pouco se lixando pelo fato da mulher ter sido torturada.

Anônimo disse...

5 homens presente de deus = não é estupro é favor, Ela precisa de macho.... Como vcs n vêm problema nessa fala. Se 5 homens entram de repente na minha casa, eu me sentiria super ameaçada de ser violentada, essa fala faz apologia a violência sexual.

Anônimo disse...

Eu vejo um padrão bisonho na sociedade, é o de que muitas mulheres (não todas) insistem em passar a mão na cabeça de homem cafajeste, de fazer vista grossa às falhas, de continuar com ele, e eu estou presenciando algo semelhante nesta postagem. Será que é tão difícil perceber o óbvio? "Contexto"? Pff...

João Carlos disse...

Adoro gente coerente:
http://escrevalolaescreva.blogspot.com.br/2016/03/o-machismo-de-lula.html
http://escrevalolaescreva.blogspot.com.br/2017/03/o-feminismo-e-o-dia-das-mulheres-nas.html