quarta-feira, 23 de março de 2016

QUINZE ANOS DEPOIS, UM AMIGO AMERICANO ME OUVE NO RÁDIO

Gente! Que demais! Prova de que este mundo é pequeno mesmo!
Na segunda eu dei uma entrevista por telefone pra uma rádio americana, a NPR (National Public Radio). Era sobre as conversas gravadas do Lula por telefone. Foi tudo em cima da hora. Recebi um email de um rapaz pedindo uma entrevista, eu disse tudo bem, ele perguntou se eu falava inglês, eu respondi que sim, fluentemente. 
Mas, pra que a entrevista fosse em inglês, teria que ser por skype, e meu skype nunca funciona. Então fizemos por telefone e eu respondi em português, depois eles traduziram. 
Não foi uma boa entrevista (veja e ouça aqui), nem me lembro direito. Eles já vieram com uma agenda (de que todas as feministas ficaram ofendidíssimas com o "mulher de grelo duro do nosso partido" de Lula, o que não é verdade). E não é este o foco do post.
Ontem de manhã recebo este email:

"Hi Lola!
It's Henry Carson -- we met in 2001 at True English Joinville (the one with the cult!). I was only there for six months -- I lived with Sandro -- but of course I remember your poker parties.
Anyway, I was driving this morning and surprised to hear your voice on my radio! The national newsradio NPR was covering the scandal in Brasil and they introduced you as a 'feminist blogger'. As usual, they only play a few seconds of your voice before they start translating to English. I was so surprised that I can't remember what you said.
Henry, mas não sei quando, porque ele
está exatamente igual a como era
em 2001
I wish I could write you clearly in Portuguese, but alas I have lost most of my ability in the last 15 years. Luckily, I see you got your doctorate in English since I knew you, Dr. Aronovich. I too have become Dr. Carson, in my case in Marine Biology. I don't know if you remember, but I took advantage of the discount to learn to Scuba dive (provided to TrueEnglish teachers by the Spanish teacher's husband). I ended up really liking it, and now I do it for work. I live in Olympia, the capital of Washington State, and work for the Department of Fish and Wildlife managing fisheries.
I see that you moved to Fortaleza? That's quite a ways from Joinville. Anyway, congratulations on your doctorate and your international fame. Good luck with your misogynist politicians. I wish we could help, but we've got our own misogynist politicians running for president right now we have to deal with...
Abraços,
Henry"

Vou tentar traduzir depressa:

Rua das Palmeiras, Joinville, SC
"Oi, Lola. É Henry Carson falando -- nos conhecemos em 2001 na True English de Joinville (a escola que tinha um culto). Só fiquei lá seis meses, morava com um professor brasileiro. Mas lógico que me lembro dos seus jogos de pôquer.
De qualquer modo, eu estava dirigindo pela manhã e me surpreendi ao ouvir sua voz no rádio! A rádio pública nacional NPR estava cobrindo o escândalo no Brasil e te apresentou como uma 'blogueira feminista'. Como sempre, eles só tocaram alguns segundos da sua voz antes de começar a traduzir pro inglês. Fiquei tão surpreso que não me lembro o que vc disse. 
Eu em minha defesa de doutorado
na UFSC, em julho 2009
Gostaria de poder escrever em português, mas perdi a maior parte da minha habilidade nos últimos 15 anos. Felizmente, vejo que vc obteve seu doutorado em Inglês desde que te conheci, Dra. Aronovich. Eu também me tornei Dr. Carson, no meu caso em Biologia Marítima. Não sei se você se lembra, mas aproveitei o desconto para aprender a mergulhar (ofertado aos professores da True English através do marido da professora de Espanhol). Acabei gostando muito, e agora faço isso a trabalho. Moro em Olympia, capital do Estado de Washington, e trabalho para o Departamento de Peixes e Vida Selvagem cuidando das áreas de peixes e pesca.
Vejo que vc se mudou pra Fortaleza? É bem longe de Joinville. De toda forma, parabéns pelo seu doutorado e pela sua fama internacional. Boa sorte com seus políticos misóginos. Gostaria de poder te ajudar, mas temos que lidar com os nossos próprios políticos misóginos tentando se eleger presidente agora mesmo.
Abraços, 
Henry"

Henry com seu filho Hal
Que bacana! Faz quinze anos que não falo com o Henry nem tenho notícias. Lembro muito bem dele. Era um americano simpático que foi parar meio sem querer em Joinville, querendo conhecer mais o Brasil. E foi dar aula na escola em Joinville em que eu atuava como coordenadora e professora. Ele foi um excelente professor, solícito, dedicado. Lembro que ele tocava violão pros alunos e fazia histórias em quadrinhos. Ele foi inclusive professor do maridão, que lembra dele com todo carinho. A gente só não se lembra do pôquer!
Henry e a esposa Emily
E é tão legal saber que uma experiência que ele teve à toa no Brasil (aprender a mergulhar) o influenciou a escolher sua carreira profissional! 
Eu respondi o email, ele me respondeu. Mandou algumas fotos. Depois de Joinville, ele voltou pra Seattle e fez mestrado em San Diego. Em 2004 ele se casou com Emily, uma geóloga. Eles se mudaram pro Havaí, viveram lá 3 anos, e voltaram pra Olympia antes do nascimento do filho, Hal, que hoje tem 2 anos. 
Eu contei pra ele que ter o blog é ótimo, mas há pontos negativos, como as ameaças que recebo há 5 anos. Ele respondeu que nem pode criticar, porque o próprio país dele tem um monte de machismo. Mas que, na época que viveu em Joinville, ele conversou com vários brasileiros, saiu com algumas brasileiras, e conheceu também a perspectiva do nosso colega, seu roommate, e ficou espantado com a cultura machista daqui. "Eu deveria ter escrito uma dissertação de antropologia sobre tudo isso", disse ele.  
Eu em junho de 2005, na minha
defesa de mestrado na UFSC
É fascinante recordar o que fazíamos e como éramos quinze anos atrás. Acho que estamos melhor agora, todos nós. E mesmo o Brasil, passando por uma crise política, com ameaças golpistas, com um Congresso ultra-mega conservador, está melhor que em 2001.
Mas é muito interessante vermos como, de um jeito ou de outro, estamos conectados.  

30 comentários:

Anônimo disse...

LOLA, CUIDADO.

UM AMIGO MEU ESPECIALISTA analisou essas fotos e ESSE CARA É O ENGENHEIRO EMERSON.

Não é seu amigo! É o eng. emerson se fingindo!

Anônimo disse...

Sim claro o homem brasileiro e uma porcaria troglodita , mas a mulher brasileira e uma "semi deusa evoluída" não importa que dividem a mesma cultura. Enquanto isto os gringos se aproveitam do vira latismo das brasileiras (Se e de fora e melhor) e lavam a eguá aqui com as brasileiras facinhas,ate a gente ver no jornais que elas são exploradas la fora, sofrem agressões abusos tem os filhos raptados pelos pais...

Anônimo disse...

Poxa, Lola, que cara bacana!
Um americano totalmente fora do estereótipo, aparentemente.
Fiquei feliz por vcs.

Anônimo disse...

18:40, cai na real. Até o governo vende as brasileiras como produtos de um paraíso sexual. Os próprios brasileiros desrespeitam suas compatriotas. Os homens brasileiros também são vira-latas de homens e das mulheres gringos, principalmente o fetiche pela loira sueca. Mal sabem eles que as suecas vivem num dos países mais igualitários do mundo.

Anônimo disse...

Eu preferia há 15 anos atrás quando tinha muitas esperanças.

Anônimo disse...

Os suecos estão e procurando mulheres em todas as partes do mundo porque as suecas devido a overdose social feminista não se relacionam mais com homens. criaram aversão ao pênis e consideram ate respiração masculina próxima estupro.

Anônimo disse...

Pelas falas masculinos daqui e de outros lugares, é de espantar que as mulheres ainda se arrisquem, física e emocionalmente, se relacionando com homens.

Anônimo disse...

Tem vergonha na cara, não 19:48? Depois feminista que é vitimista.

Anônimo disse...

Cuidado hein gente.. já teve esquerdista aqui falando que o petê não é de esquerda.

E eu juro que já vi outro esquerdista aqui no blog falando que a esquerda nunca governou o Brasil!!! ( Haja falácia do escocês rsrsrs )

Daqui a pouco vão fazer com o petê o mesmo que os esquerdistas fizeram com Hitler e o Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães( cujo principal lema era: o estado é o importante): Vão dizer que o petê é de extrema direita! kkkkkkkkk

Anônimo disse...

20:08, a sua vida social se resume a esse blog? Estou começando a sentir dó de você.

Anônimo disse...

Percebe, Ivair, a ignorância dos cavalos?

Anônimo disse...

"Sim claro o homem brasileiro e uma porcaria troglodita"


SÓ FATOS

Anônimo disse...

Os feios Bolso e Trump até se parecem fisicamente, né?

lauren disse...

Oi Lola!

Eu tambem oouvi vc. na radio, ontem de manha, na California. Muito legal! Faz ums 5 anos,
lia sempre o seu blog. Vc tocou num assunto importante, no tempinho que te deram, que 'vamos falar do erros da Dilma, nao do corpo dela'.

Aqui ate o candidato p/ presidente Bernie Sanders e meio machista com a Hillary Clinton, de forma mais sutil mais o resulatdo e igual: os homens detestam uma mulher forte no poder, pelo menos por aqui.

parabens!

Anônimo disse...

Olha a lista da Oderbrecht aí gente:

http://imguol.com/blogs/52/files/2016/03/indice-benedicto.pdf


Galera das panelas, quero ver todo mundo pedindo a cassação viu? Avante guerreiros contra a corrupção.

Anônimo disse...

21:09, são os "Bernie Bros", certo? Tem um componente forte de rejeição da Hillary por ela ser mulher e os eleitores do Bernie nem disfarçam isso. Os do Trump eu não preciso nem comentar.

pp disse...

Muito legal! A vida é tão interessante neh...

donadio disse...

Moderação já!

Anônimo disse...

É tão fácil saber quem é honesto ou não somente olhando o Juiz Sergio Moro e o Lula que o segundo chega a ficar constrangido de falar o que anda falando por necessidade de escapar da cadeia.

Anônimo disse...

Grelo duro expressão de mulher forte o Kct, eu nordestina, filha de nordestina sei que esta expressão significa sapatão mulher macho, mas como foi o idolatrado Lula que falou as feministas ficam defendendo e distorcendo fala machista.

Anônimo disse...

Esquerdomachos, 21:09 e 22:50. Tentam disfarçar a misoginia com falácias sobre o feminismo. Uns acusam o feminismo de ser uma ideologia capitalista por querer q as mulheres sejam recompensadas igualitariamente. Usam o feminismo apenas qnd lhes é conveniente.

Anônimo disse...

Pele comportamento na época em que viveu em relação aos humildes e as mulheres, o primeiro comunista e o primeiro feminista da história foi Jesus Cristo, num tempo e lugar bem difícil de encarar essas ideologias avançadas.

B. disse...

"Grelo duro expressão de mulher forte o Kct, eu nordestina, filha de nordestina sei que esta expressão significa sapatão mulher macho, mas como foi o idolatrado Lula que falou as feministas ficam defendendo e distorcendo fala machista."

Falou tudo! Ridículo ver aquela "Socialista Morena" com cartazinho defendendo isso, meu Deus, eu ainda me espanto. Não gosto do Aécio, mas ele ter levantado o dedo pra Luciana foi "misoginia" "homem querendo calar mulher", mas o Lula usando expressões chulas, tudo bem né? E não foi só "grelo duro", foi tb dizendo que a Rosa Weber era "mais homem" e tinha mais "culhão" que não sei quem, que a assessora tinha que ficar feliz pq 5 homens foram na casa dela...Eu tô espantada com o silêncio do feminismo de esquerda, de modo geral. A Lola é uma das poucas que abordou o assunto aqui. Mas as outras? Nada, e ainda elogiam esse cara.

Anônimo disse...

"A Lola é uma das poucas que abordou o assunto aqui. Mas as outras? Nada, e ainda elogiam esse cara."

Pelo o que li a Lola ficou foi triste de não poder defender o Lula e o PT no programa da NPR.

B. disse...

Sim, sim, mas pelo menos ela abordou o assunto e o pessoal deu suas opiniões nos comentários. No Face, páginas feministas nem sequer tocaram no assunto e quando alguém questionava, baniam ou diziam "cala a boca, quem decide o que é machismo somos nós".

É...pelo visto machismo é alguém levantar o dedo pra gente e não nos tratar como massa de manobra.

Anônimo disse...

B. Eu vi opiniões muito diversas sobre isso. Inclusive muitas feministas ficaram pês da vida. Mas é claro aquelas que deixam a esquerda falar mais alto. Por elas só lamento, esquerdomachos só querem se aproveitar do feminismo para alavancar as próprias pautas. Por outro lado, o povo da direita que quer usar feminismo para atacar o Lula, sabemos que vcs passam o ano td chamando feminista de feminazi e mimizenta, mas quando é pro interesses de vcs ficam tds chorando.

Anônimo disse...

Nasci e fui criada no interior do Nordeste e tbm nunca tinha ouvido falar disso de 'grelo duro'. Vergonha alheia ver algumas feministas que nunca foram ao Nordeste gritando que isso é uma expressão típica do Nordeste no maior cinismo só para proteger o Lula.

Anônimo disse...

xiiii, as verdadeiras femininas resolveram aparecer por aqui, tais como a Anônimo 13:34 e outras. Parabéns!

Anônimo disse...

"Grelo duro expressão de mulher forte o Kct, eu nordestina, filha de nordestina sei que esta expressão significa..."

-

"Nasci e fui criada no interior do Nordeste e tbm nunca tinha ouvido falar disso de 'grelo duro"

Agora quem está falando a verdade?

Anônimo disse...

Gente, acho essa questão do "grelo duro" ter diversos significados no Nordeste se da porque estamos falando de uma das regiões mais ricas culturalmente falando, a região com maior número de estados então certamente o que se fala em uma parte do Nordeste não necessariamente se fala em outra. Eu digo isso porque moro no Sudeste e sei que existe essa variação linguística por aqui também.