quarta-feira, 16 de março de 2016

SOBRE LULA MINISTRO E OUTRAS COISAS POLÍTICAS

Sem muito que comemorar

Este é só um post de posicionamento, nada embasado, não muito bem informado. 
Apenas a opinião de alguém que está sem tempo de escrever algo mais elaborado. Sei que não adianta publicar um guest post que já estava agendado sobre qualquer outro tema, porque tem gente que vai achar que estou fugindo do assunto. Esse pessoal deve achar que sou uma central de notícias e que meu blog é meu trabalho.
Dilma anuncia Lula no ministério
E sei também que é um post que vai desagradar todo mundo. A galera de direita, os reaças, eu não dou a mínima. Se algum dia eu tiver a aprovação deles pra qualquer assunto, eu me preocupo. Mas gostaria de um pouco mais de compreensão com opiniões divergentes de quem está na mesma faixa de areia que eu, que é o pessoal de esquerda.
Versão dos muito fiéis
Bom, o tema do dia é o ex-presidente Lula tornar-se ministro do governo Dilma e assumir a Casa Civil. Eleitores do PT que não se deixam abater dizem que Lula botará ordem na casa, terá melhores relações com o Congresso, que realmente trava mil e um projetos, recomporá a base, aproximará o governo dos movimentos sociais (sempre um dos pontos fracos de Dilma), e tentará tirar a economia da rota da direita. 
Versão dos reaças
Mas não adianta: a impressão -- ou certeza -- que fica pra muita gente (e não só pros reaças, lamento informar) é que Lula assume um ministério para conseguir foro privilegiado e não poder ser preso. 
É inegável que a justiça de Sérgio Moro não é igual para todos. Lula e outros petistas estão sim sendo perseguidos, enquanto nada acontece com políticos da oposição acusados de crimes piores. 
Mas isso não quer dizer que arranjar um ministério para Lula pareça ser uma solução satisfatória. Vamos pensar: se fosse um governo de direita que estivesse se valendo desse subterfúgio (nomear alguém para que ele escape de uma prisão, mesmo de uma prisão autoritária), nós estaríamos revoltadxs. E claro que pareceria uma movimentação de republiqueta aos olhos internacionais. 
Sem falar da crítica contundente da deputada Luiza Erundina: que essa nomeação de Lula reforça o preconceito contra a mulher: "Não aceito essa versão de que Lula vai pra corrigir, para por o governo na linha ou resolver os problemas do país. Não é verdade". 
Faz bastante tempo que perdi meu encanto com este governo que, desde o início do primeiro mandato de Dilma, se tornou refém de grupos conservadores. Sabemos que o executivo não governa sozinho e que este é o Congresso mais conservador dos últimos cinquenta anos (um levantamento do CFemea indica que, de 81 projetos em andamento no Congresso referentes a direitos sexuais e reprodutivos das mulheres, 22 representam perdas de direitos), mas a cúpula do PT não parece fazer nada para mudar. 
O governo abandonou a tão importante pauta da reforma política. As conquistas sociais com o governo do PT foram muitas, só que parecem ter chegado a um ponto de esgotamento. Com este modelo econômico, não é mais possível avançar. O risco agora é de retrocesso. Mesmo.
Minha quebra de encanto com Lula é mais recente. Não sei dizer quando passei a vê-lo menos como um grande orador cheio das melhores intenções e mais como um demagogo e populista. Não consigo mais acreditar na sua honestidade. Lógico que não sou doida de achar, como fazem os reaças, que Lula inventou ter dado palestras (reaças, por algum motivo, duvidam que o presidente mais popular que o país já teve seria convidado para palestrar em todos os cantos do mundo), ou que ele não ganhou um monte de dinheiro com essas aparições todas. 
Mas é aquele negócio: não basta ser honesto, tem que parecer honesto também. É de uma ignorância sem tamanho aceitar favores pessoais de empreiteiros. Porque, óbvio, vai parecer (com razão!) que o político terá que retribuir o favor mais cedo ou mais tarde. Eu fico me lembrando da série The Good Wife, em que Alicia é eleita para um cargo público. Na manhã seguinte, sua sala está lotada de presentes. Ela só pode aceitar os que custam menos de 75 dólares. Nada de sítio em Atibaia pra ela.
Voltou? Já? Não era só em 2018?
Outra coisa que me incomoda é ver Lula como o salvador da pátria. Existe gente que não crê em deus mas que tem uma fé cega em Lula (e concordo totalmente com a análise de Eliane Brum de que, na política, mesmo os crentes precisam ser ateus). Tem algo de errado com um partido que, em 35, 13 ou 3 anos, dependendo da sua visão, não conseguiu emplacar um outro nome nacional com chances reais de ser eleito presidente que não o de Lula. É confiar demais num só cara que já está com 70 anos e teve câncer. 
Infelizmente, não vejo muita saída à esquerda. Concordo com várias das pautas do PSOL, PSTU e PCdoB, mas são partidos que vão demorar décadas para ter a força do PT, se é que algum dia virão a tê-la (e será igualmente decepcionante se um desses partidos chegar ao poder e ter que fazer concessões para governar, como fez -- e continua fazendo -- o PT). 
Não sou tão pessimista a ponto de pensar que o Brasil elegerá um Bolsonaro da vida. Mas voltar aos anos do PSDB já será ruim o suficiente. O PSDB já chegou num estágio em que defende o retrocesso abertamente, não precisa nem mais fingir.
Estar insatisfeita e decepcionada com um governo não é um motivo lícito para impeachment. Quem está exigindo a saída de Dilma ainda é gente que não se conformou com a derrota nas urnas e que quer voltar ao poder a qualquer custo. Ou gente que considera uma boa estratégia deixar o PT (e o país) sangrar até 2018.
Não sou filiada a qualquer partido, mas voto no PT há anos para cargos executivos. Não sou adepta do "quanto pior, melhor". Eu quero mais é que o PT volte a fazer um bom governo (e já me contento com um governo regular). Ao mesmo tempo, quero mudanças muito maiores do que propõe o PT, mas continuo defendendo a democracia. 

138 comentários:

Zrs disse...

Que bom ver o seu posicionamento Lola.

Mally Pepper disse...

Francamente, não acredito em partido nenhum. Não é persimismo, acontece que qualquer que seja o partido, o objetivo é um só: atender aos interesses de uma minoria. Nenhum deles governa realmente pro povo, só pras elites, grandes empresas, capitalismo, etc.

Presidente nenhum tem poder de mudar o país. Não importa se a pessoa tem as melhores intenções do mundo. Qualquer coisa que ela fizer vai sempre esbarrar em zilhões de interesses. Aliás, eu duvido muito que presidente governe alguma coisa nesse país. Pra mim são apenas testa de ferro, a pessoa que leva os créditos quando as coisas vão bem e os xingamentos quando vão mal.

Por que o PT não fez o que poderia ter feito? Porque teria pisado no calo de muita gente. Eles fizeram o que foi possível, talvez, mas nunca vão fazer o que realmente precisa. Nem o PT, nem o PSDB, nem ninguém.

A mudança real tem que vir de baixo pra cima, começar pelo povo. Só que isso é muito difícil porque as coisas atualmente são colocadas de um jeito que a maioria precisa matar um leão todo dia pra sobreviver e não sobra tempo pra revolução nenhuma.

Um sujeito falou certa vez que o mundo funciona muito bem, mas não da maneira como imaginamos. Acho que ele tem razão.

oliverpam disse...

Está difícil, atualmente, falar qualquer coisa diferente da odiosa frase "fora Dilma!", mas eu estou assim, nessa mesma situação que você descreveu. Não acho digno que o Lula tenha aceitado, uma esperança em mim morreu (tenho pouca experiência democrática, mas sempre acreditei que ele estava do nosso lado); mas também não acho justo que haja uma perseguição, ao mesmo tempo, será que tem perseguição? Me sinto um pouco enganada e sem condições de opinar com segurança. Seguimos observando.

Anônimo disse...

Eu acho que Lula assumindo a pasta de ministro da casa civil uma boa notícia, pois diminui a chance de os golpistas do psdb tirarem a Dilma. Temos que lutar para manter o governo. Além disso, nesse caso podemos dizer que o Lula vai ter mais condicioes de governar informalmente como ministro, além de possuir grande capacidade de liderança, que é natural no homem, portanto maiores chances de apoio no congresso e melhorar os rumos do país.

Valéria Fernandes disse...

Lola, obrigada pelo post. Repassei, porque acredito que seja uma leitura importante pela lucidez e, claro, por se aproximar muito do que eu mesma penso. Tenho visto tanta gente enlouquecendo, gente que tem ódio no coração, tanto ódio, que fica cega para coisas que antes percebia sem problema, gente que de progressista se tornou, sei lá... E, do outro lado, os devotos de São Lula e Santa Dilma. Quem não abraça um lado ou outro é traidor, alienado, ou ladrão, corrupto. Estou cansada desse clima eleitoral sem fim. É triste ver que o governo não governa e a oposição trabalha para destruir o país e tomar os despojos. é desesperador. É assim que me sinto. :(

Giovanna Segalla disse...

Lola, como eu gosto de ler o que você escreve! Hoje de manhã eu comentei com uma pessoa no Twitter que tava decepcionada com o governo, que nunca imaginava que o PT fosse estar nesse nível. Fui chamada de tucana! Semana passada, ao falar que sim, corrupções ligadas ao pmdb e psdb são deixadas de lado e há uma perseguição ao PT, fui chamada de esquerdopata. Nesse contexto, já nem sei mais o que reagir. Parece que há não há mais espaço pra criticar ou defender, ou é 8 ou é 80, ou é céu ou é inferno. Gostei da tia crítica ponderada e de certa forma me senti acolhida :) Hoje eu só espero um governo melhor, um PT das antigas, aquele que me deu condições de estudar em uma Universidade Federal. Hoje tenho que me contentar com um governo que não reajusta as bolsas da pós graduação há anos e que já não investe em tantas áreas importantes como antes. É uma pena, Lola.

Anônimo disse...

Lola, me sinto exatamente como você, mas sobre Lula aceitar e ter foro privilegiado, isso nao vai dificultar sua prisão, caso seja necessária. Ministros podem ser presos, a única prerrogativas deles é que serão julgados pelo STF,mas ser julgado por lá não impede ninguém de ser investigado, processado e nem preso.
Tb acho errado falar em que ele vai "colocar rédeas" e assumir a partir daí, a Dilma é capacitada, mas ela sempre foi técnica e não política. acho que essa é uma característica do Lula (e não dos homens, como falou um machista aí pra cima).

Anônimo disse...

Não achei o comentário machista, pois reflete a realidade. A mulher é tão digna quanto um homem, mas é nítido que não tem a mesma capacidade de liderança, em outras áreas elas são melhor, mas convenhamos, agora há mais chance de o governo tomar um rumo.

Anônimo disse...

Lola, a folha se rendeu ao PT e ao Lula:

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/03/1750505-como-ministro-lula-inicia-3-mandato-e-campanha-para-2018.shtml

Só falta a Globo agora!

Aninha disse...

Realmente, é o mesmo que eu penso. Só não vejo tanto machismo na ideia de Lula ir "socorrer" Dilma, acho que é muito mais político do que a ideia do homem herói indo salvar a pobre mulher inocente.
Ser julgado pelo STF também não é tanta diferença assim, ao contário, diminue e muito o tempo e as chances de recurso. Que ele está sendo perseguido é inegável, mas realmente não sei se essa foi a melhor saída. É praticamente admitir a culpa que até agora ninguém provou que ele tem.
Só consigo me sentir triste com a política atualmente.
E com medo também, medo de quanto à direita isso vai nos levar.

Anônimo disse...

AGORA SIM! o brasil vai começar a andar! o homem voltou! o cara voltou!

Belle disse...

Acho que é hora de união da esquerda (e sim, incluo o PT como esquerda!). Minha opinião até uns dias atrás era parecida com a Lola e com a de muita gente aqui: que Lula nem Dilma são santos, que o governo não está suficientemente à esquerda, ou seja, muita decepção. Entretanto, com toda essa perseguição aberta da mídia e da oposição ao PT e à figura do Lula particularmente, acho que é hora definitivamente de tentar reunir os cacos que sobraram da esquerda, toda desmobilizada. E sabemos que nestes momentos históricos de vácuo é que surgiram ditaduras sangrentas.

O que acontece é que o PT é considerado direitão por quem está mais à esquerda, mas o mais importante é que é visto como esquerda-radical-ditadura comunista-sei lá mais o que pela elite direitona conservadora do país. E o Lula, se para nós já não é mais o mesmo, o grande estadista, por outro lado, para essa mesma direita, sempre será visto como um pobre operário nordestino analfabeto, de modo sempre pejorativo, o que mostra o que essa galera acha de quem faz parte de algum desses grupos (vide as imagens e declarações estapafúrdias das pessoas nas passeatas do último domingo). Enfim, Lula é homem, comete erros como todos, mas ele tem sido perseguido faz 40 anos pela mídia e nunca encontraram nada suficiente para levá-lo à cadeia, como disse Pablo Villaça hoje em seu FB.

Se vai "salvar a pátria"? Bom, também acho essa ideia machista, mas é preciso reconhecer a inabilidade política de Dilma e a ultra habilidade de Lula... Quem sabe? Confesso que lá no fundo me deu alguma ponta de esperança...

Sobre foro privilegiado, acho que é até pior para ele, pois sabemos das tendências de julgamentos políticos do STF, além do que já vai direto pra última instância! Sendo que na primeira poderia recorrer eternamente! #sóacho pois qualquer visão é apenas uma nesse emaranhado de coisas tão complexas! Também fico desejando profundamente o melhor para o Brasil, e não para pessoas ou partidos em particular!

Beijos Lola e tod@s

Anônimo disse...

Anônimo das 18:18,

Você sabe que a imensa maioria dos problemas enfrentados por Dilma 1 e 2 foi gerado, ou ao menos aumentado, durante os governos Lula, né? Não, ele não é "deus", nem um messias, nem o cara, nem merda nenhuma, é só mais um político.

Sou de esquerda, e concordo com a Lola. Essa nomeação tão "oportuna" tem cara e cheiro de tentativa de livra-lo da justiça colocando-o num foro privilegiado, E lá, caso veja sua situação jurídica ruim, basta renunciar pra fazer o processo voltar á estaca zero na 1ª instância e assim gerar a prescrição. Pesquisem pelo caso Natan Donadon, e verão que o histórico é extremamente semelhante.

Pra quem defende essa "manobra": com isso Lula se igualou ao Cunha, sabe, aquele Cunha, tão afeito a manobras regimentais pra salvar a propria pele. E mais, pra quem defende isso, como a Lola disse, vocês reagiriam com essa naturalidade se fosse alguém da Direita usando o mesmo subterfúgio? Não! Então sem duplas valorações.

E no fim teve golpe, dado pelo próprio PT contra a Dilma.

Anônimo disse...

O chato disso tudo é que os mascus vão falar que os homens são mais capazes que as mulheres, mas quero que eles se danem e voltem ao buraco de onde saíram.

Anônimo disse...

anon das 18:26:

LAVE SUA BOCA ANTES DE FALAR DE LULA, ELE EH O CARA SIM, O PROPRIO OBAMA FALOU ISSO!
E ELE VAI CORRIGIR OS PROBLEMAS DA ECONOMIA, O DOLAR VAI CAIR E AS BOLSAS VAO SUBIR.
E GOLPE? FOI DADO UM GOLPE? O PROPRIO GOVERNO DEU UM GOLPE NELE MESMO??

Flavio Moreira disse...

Obrigado pela lucidez do comentário, Lola. Descreve bastante bem muito do que eu estou sentindo no momento - e, pelo visto, muitas pessoas leitoras do blog.
Outro dia, no trabalho, tentando conversar sobre todo esse embroglio, ouvi uma crítica que me chamou a atenção porque me pareceu muito verdadeira: qualquer coisa que se fale do PT/Lula/Dilma gera uma reação em cadeia na direita que faz ir para a rua com toda disposição para gritar contra "esse governo corrupto", mesmo que não haja provas concretas. A esquerda, tão preocupada em ser crítica do governo, não se movimenta com a mesma força e articulação para protestar contra aeroportos em fazendas de políticos, sobre helicópteros com cocaína, sobre compra de votos para reeleições, sobre privatizações escusas e outros que tais. Nuca há uma movimentação firme da esquerda junto à população para fazer barulho em relação a crimes que já passaram do estágio de suspeitas (como as que recaem sobre o Lula).
As únicas movimentações, me perdoem a expressão, é quando "a água bate na bunda" e a ameaça de impeachment ou a necessidade de defender o Lula ficam mais prementes. Aí fica difícil.

Anônimo disse...

Anônimo das 18:35

Lavar minha boca antes de falar do Lula? Sério? Estou pouco me lixando pro que o Obama disse ou não, e reafirmo, Lula não é nenhum messias, nem merda de salvador da pátria nenhum, é só mais um político.

E mais, se não for corrupto (o que acredito que não seja), é relapso, porque ignorou ou decidiu ignorar erros e crimes alheios em prol de uma governabilidade, aliando-se ao pior do que existe na política brasileira.

Dolar cair e bolsas subir? Até pode acontecer, mas não esperaria por isso se fosse você. A principal ideia defendida pelo Lula até o momento é usar o dinheiro das reservas financeiras do Brasil pra estimular mais gastos e assim talvez reaquecer a economia. Porque não basta o cofre estar quase vazio, é preciso torrar o pouco que resta e explodir a pouquissima confiança que os mercados ainda depositam no país.

E sim, o PT deu um golpe na primeira mulher presidente, virtualmente depondo-a em troca de manter seu projeto de poder, que sabe-se lá qual é, mas que garanto não ser NADA de esquerda de verdade.

E ah sim, desliga o caps lock que não aceito militonto cego nenhum gritando comigo

Anônimo disse...

Eu achei machista também. Capacidades são pessoais, não de gênero.
Pra alguns generalização só pode quando é conveniente, quando é pra coisa boa.

Denise disse...

Concordo em género, numero e grau com vc, Lola.

Em tempo: eu também sou contra o impeachment, mas ultimamente tenho secretamente torcido por ele só pro Whatsapp da minha família parar de ser um antro de correntes políticas do “fora Dilma”. Que povo chato!

Aninha disse...

Alguém formado/estudante de Direito por aí?


Já que esse é o assunto do tópico, vim aqui ver se alguém pode me tirar uma dúvida. Nem ouso lançá-a no meu face, os ânimos andam por demais exaltados lá.

Acabei de ver no G1 que o Moro tirou sigilo sobre as escutas telefônicas do Lula, divulgando inclusive uma conversa que ele teve com a Dilma HOJE. Para quem entende de Direito, isso é legal? Um juiz pode divulgar o que o/a Presidente/a do Brasil fala conforme bem entender?

Luci Sanfer disse...

Perfeito o comentário das 17:15.

Anônimo disse...

Compartilho com suas idéias, e muitas vezes arrumei "inimigos" até mesmo na família. Lula e PT foram necessários, como forma de renovação e bom exercício da democracia. Grupos estavam se fortalecendo, com a segurança de perpetuação e certeza de serem inatingíveis - exatamente do que esses mesmos acusam o PT de fazer. Dois pesos e duas medidas. Se é a meu favor, ok...mas o contrário...Sou plenamente a favor da alternância, mas dentro dos princípios democráticos e não a qualquer custo, na base dos meios justificam os fins. Houveram mudanças sociais significativas,(reconhecidas até internacionalmente), que duvido teriam ocorrido caso fossem outros. E erros também, que não justificando mas, possíveis de acontecer -claro que proporcionalmente- em qualquer esfera: municipal, estadual...E aí está o ponto: a institucionalização e sistematização da corrupção. Mas isso, não interessa à muitos, se quer a discussão.

Anônimo disse...

Lola e Rafael: tudo o que vcs disseram que o petê deixa investigar, que a polícia federal tem liberdade no governo do petê foi totalmente por água abaixo.

Sinto muita pena de vocês dois, o mundo com nuvens de algodão doce qu vocês irresponsavelmente venderam às pessoas acaba de mostrar sua verdadeira face.

Estou ouvindo um barulho ensurdecedor de buzinas na minha cidade neste exato momento.

Anônimo disse...

Finalmente você nos brinda com seu posicionamento pessoal, Lola!! Ótimo posicionamento aliás...
Parece que vc concorda muito mais comigo do que com o Patrick, afinal...
Eu que fiz dois dos comentários que vc repostou, e que o Patrick 'rebateu'. Eu votei no PT desde que tirei título de eleitor, mas não engulo as justificativas do Lula para as questões que ele está sendo investigado. E quero que o Brasil melhore cada vez mais seus artifícios no combate a corrupção. Não importa que tenha que começar pelo partido que eu votei.
O PT deveria usar sua influência pra entregar os esquemas do PSDB e conseguir que sejam investigados com o mesmo pulso que a Lava jato, ao invés de usar seu poder pra tentar livrar os corruptos amigos....
Agora essa nomeação pra ministro, é degradante demais!!! É humilhar todos os brasileiros!! sambar na cara da sociedade.
No fim das contas, o serviço que o PT fez pro Brasil, foi nos dar de presente mais umas duas décadas de governo de direita... lamentável demais.

Alessandro Bruno disse...

O Impeachment é um julgamento político, tanto que o Collor sofreu um e depois foi inocentado pela Justiça, e politicamente não há mais condições da Dilma continuar no governo, ainda mais depois que nomeou o Lula para governar em seu lugar e ganhar imunidade.

Anônimo disse...

Só para que não se perca na núvem que será essa nomeação do Lula... Quando der, leiam:

http://epoca.globo.com/tempo/noticia/2016/03/documentos-revelam-que-doleiro-abriu-conta-secreta-da-familia-de-aecio-neves-em-liechtenstein.html

Julia Antônia de Maria disse...

Obrigada pelo post Lola. Sempre de uma lucidez enorme.
Concordo com você. Pra mim a saída sempre é para a esquerda.
E vamos que vamos com esperanças pra melhorar. Afinal tentar ser otimista não mata né?
Beijo e desejos de saúde física e mental pra você professora!

Mila disse...

Eu também fiquei muito decepcionada com o governo Dilma, mas as duas vezes q votei nela (ambas no segundo turno, em 2010 e 2014) votei mais pela filosofia do menos ruim q verdadeiramente convencida da plataforma do governo.
Para chegar ao poder o governo fez concessões. Ao contrário do que os reaças pensam, este governo nunca se encaminhou para o comunismo e o socialismo. Está mais para uma centro-esquerda, em questões como economia, por exemplo, revelou-se muito mais de direita neoliberal que esquerda. E foi exatamente isso que suscitou muitas críticas da oposição de esquerda e que os petistas encaram como traição. Algumas migalhas foram distribuídas aos pobres, o governo nos iludiu com a ascensão da classe média ao aumentar o crédito. Pobre viaja de avião, vai pra universidade e compra carro? Mas do que adianta se ele ainda mora em região com esgoto a céu aberto, só encontra empregos subqualificados ao formar e tem de devolver o carro ao banco por não conseguir pagar as parcelas.
Fiquei, francamente, decepcionada com o nosso sistema eleitoral. Não consigo ver alternativas viáveis, nem à esquerda e nem à direita.

Marina Carla disse...

"Presidente nenhum tem poder de mudar o país. Não importa se a pessoa tem as melhores intenções do mundo. Qualquer coisa que ela fizer vai sempre esbarrar em zilhões de interesses. Aliás, eu duvido muito que presidente governe alguma coisa nesse país. Pra mim são apenas testa de ferro, a pessoa que leva os créditos quando as coisas vão bem e os xingamentos quando vão mal."

Malagueta Pepper, assino embaixo! Eu até iria comentar, mas o seu comentário bateu com o que penso sobre a política em geral.
Infelizmente não sei para onde poderemos correr... triste...

Anônimo disse...

Nojo eterno de quem escreve "petê", que náuseas...

Anônimo disse...

Só de ler o termo reaça já sei qual a posição desse site a quem não aceita o comunismo
mesmo estando longe do status econômico da elite. Pare de fingir imparcialidade e
vá apoiar o Luiz Inácio, ele ainda é a esperança para construir a sua utopia cubana
sem "cristãos fascistas", com livros que questionam o "heroismo" de Che Guevara
queimados, todas as drogas legalizadas, questionar o aborto mesmo pacificamente
sendo considerado crime hediondo,filmes americanos banidos,macdonalds oferecendo
apenas comida vegana,todos os homosexuais e afrodescendentes com leis garantindo
sua dignidade humana, desdeque sejam a favor do comunismo.Mas eu não devo desfrutar
desse paraíso, para escrever isso devo ser um milionário, racista, homofóbico, machista, pior, cristão, eu sou um criminoso, devo ligar para a polícia e me entregar.
Vida longa e próspera ao honesto Luiz Inácio em sua missão de conduzir o povo brasileiro pelas próximas décadas!!!

Anônimo disse...

A Esquerda não vivia pregando o fim do foro privilegiado?

Belle disse...

Gente mas se a descrença com o sistema político é geral e irrestrita então qual a solução? O impeachment da Dilma se acontecer vai trazer o que no lugar? Não é nesses momentos que se abre brecha pra ditaduras ou regimes ultra conservadores como se tem visto no resto do mundo?

No meu entender pelo menos até agora tudo que ela fez foi dentro da legalidade e da constitucionalidade no caso da nomeação de Lula, o que é diferente do que foi feito com ele no caso da condução coercitiva...

Mas tenho dúvidas e tenho medo de estar cega como alguns petistas mais fanáticos... O clima de dualidade de 8 ou 80 não tem ajudado muito...

Anônimo disse...

Rafael, como vc é ingênuo cara, de achar que o lula e a Dilma deixava investigar.

Anônimo disse...

Aninha,

sou advogada e te respondo essa. O "grampo" era pro Lula, q por não ter foro privilegiado (até a posse como ministro) continuava sendo investigado pela justiça de primeira instância, então, não há nenhum impedimento pra escuta telefônica contra ele ordenada pelo Moro.

Quanto as ligações da Dilma, bem, era o Lula que estava grampeado, então, não há ilegalidade, já que foi ela quem ligou, e ela em si não estava sendo interceptada. Ela só foi muito ingênua de tratar este tipo de assunto por telefone.

Sobre o levantamento do sigilo das interceptações. Pode-se até questionar os motivos do Moro, mas não há ilegalidade, já que em regra os processos são públicos, e como o juiz responsável (ao menos até a posse de Lula), ele tem poder pra decretar o fim do sigilo das investigações.

Anônimo disse...

Sim.

Daniel_hct disse...

Eu tbm defendo uma oposiçao à esquerda ao PT. Mas nesse momento nos temos que ter uma postura pragmatica. Nenhum partido de esquerda, nem a revolucionaria, que conta com partidos como PCO, PCB, PSTU, etc. nem partidos sociais democratas como PSOL, PCdoB, etc. tem chances reais de chegar ao poder. O PT e o Lula estao longe do ideal, mas é o que está tendo pra hoje. Ele é o unico individuo capaz de impedir a queda da Dilma e que tem chances de impedir que a direita volte ao poder agora ou em 2018. Por isso, temos que defender o Lula e o PT com unhas e dentes, pois as alternativas (Temer, Aecio, Alckmin, Serra, Bolsonaro, etc.) sao muito piores.

Guilherme disse...

"Estar insatisfeita e decepcionada com um governo não é um motivo lícito para impeachment. Quem está exigindo a saída de Dilma ainda é gente que não se conformou com a derrota nas urnas e que quer voltar ao poder a qualquer custo."

As manifestações pelo impeachment do Collor também eram de pessoas que não se conformaram com a derrota nas urnas?

O PT, que liderou as manifestações pelo impeachment do Collor, e que também entrou com pedidos de impeachment contra Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso 50 dias depois que ele tomou posse, também não se conformava com as derrotas nas urnas?

A senhora, que provavelmente apoiou as manifestações pelo impeachment do Collor, também não se conformava com a derrota nas urnas?

O impeachment do Collor também foi golpe?

Francamente.

Mariana Gomes (UnB) disse...

O que é isso de dizer que a Ministra do STF Rosa Weber vai ter coragem de ajudar o Lula só porque ela tem saco enquanto os ministros homens não tem. Como se um apêndice genital fosse capaz de intervir na dignidade humana.

E o que é isso de dizer que a assessora Clara Ant, trotskista, fiel ao Lula ficou super feliz ao ter o seu quarto invadido por 5 homens, ela, uma mulher de 68 anos, achou que era presente de Deus ver sua casa invadida, arrombada por 5 homens, mas era a Policía Federal, disse o Lula. Clara Ant sempre foi a principal ligação do Lula com a Comunidade Judaica e adminstradora do governo da Marta Suplicy. Agora rebaixada por seu chefe a uma velhinha que faz oração pedindo homem ao senhor bom Deus.

Uma vergonha essa face masculinista do presidente que foi aclamado um dia a esperança do movimento feminista. As gravações telefônicas mostram a verdadeira face. Não só roubou a esperança e o futuro da juventude contraindo dívidas gigantescas como rouba agora a esperança que seria possível um presidente simpático a causa feminista. Ouvi os audios das gravações com tristeza. Uma conversa que mistura machismo de botequim com machismo de presidiário. Tristeza absoluta.

Mariana Gomes (UnB) disse...

Outra faceta das gravações telefÒnicas mostra a homofobia presente. Se referindo a um pedido de ajuda ilegal ao procurador Rodrigo Janot que prefere manter uma relação formal por meio de ofícios, o presidente Lula diz de forma bem clara

"esse cara se fosse formal não seria procurador-geral da República, teria tomado no cu, teria ficado em terceiro lugar"

Aqui fica bem claro que na cabeça do Lula uma pessoa ter relação sexual anal é algo pejorativo e degradante. Apenas um masculinista usa a expressão "tomar no cu" com conotação negativa e nesse caso apontando para alguém fadado ao fracasso. Desde que a sodomia foi condenada pelos judeus em seu Torah e a posição adotada pelos católicos como "antigo testamento" a expressão "tomar no cu" passou a ser algo negativo conotando degração humana.

Sabe o que significa a palavra árabe "zamel", "abne", "kuni"? No mundo árabe, sob a lei islâmica mais radical, o homem pode ter relações sexuais com outro homem desde que o elemento passivo tenha 15 anos ou menos. Geralmente muito menos. Mesmo entre as fileiras do Estado Islâmico, que executa homossexuais em praça pública, a relação homossexual é permitida e estimulada ... desde que o elemento passivo tenha 15 anos ou menos. Mesmo entre os radicais islâmicos não existe essa expressão pejorativa usada por Lula que é típico do patriarcado judaico cristão.

Anônimo disse...

Ao contrário do que foi dito, não pisaram no rabo da jararaca. Grampearam.

S. H. disse...

Eu quero votar em Sérgio Moro Presidente.

Tcheis disse...

Olá Lola, sempre adoro seus posts, independente de concordar com sua opinião ou não. Honestamente, também não era a favor do impeachment até ontem, porque acreditava que tirar um presidente do poder poderia ser mais prejudicial ao país e não temos quem assuma o cargo. Mas agora, estou mais inclinada a querer a saída da Presidente. E não digo isso apenas pela nomeação do Lula (que me decepcionou muito porque achei um tapa na cara da população depois das manifestações domingo), mas digo isso por tudo que tenho visto e escutado. Trabalho no ministério da fazenda e, apesar de não participar das reuniões da cúpula nem nada disso, estou sim mais próxima de muitas decisões e o que todos os técnicos, assessores dizem por lá é que querem trocar o Presidente do BACEN porque querem aumentar o crédito a população, querem fazer o povo consumir mais, querem fazer políticas para agradar. Mas, infelizmente, o país não tem condição de fazer isso e se entrar nessa onda é fato que o país vai quebrar, a inflação vai aumentar. Pegue-se por exemplo, o aumento da conta de energia que deveria ter aumentado anos atrás, mas adiaram isso para agradar, e ano passado não teve pra onde fugir e veio o aumento astronomicamente de uma vez. Portanto, como eu disse, não sou especialista nem sei de segredos nenhum, sei o que escuto por lá de pessoas que estão sim participando e é esse o medo de todos por lá. Meu medo é esse governo fazer o que o ex-Governador Agnelo do GDF fez aqui, deu aumento pra todo mundo, disse sim pra todos, governou pior do que qualquer outro governador que eu já vi e deixou uma bomba pro próximo governo, o atual, porque não tem condições de pagar nada do prometido, estado endividado etc. Muito cuidado com esse tipo de coisa. A população precisa ficar desconfiada de agrados nessa atual conjuntura porque o tiro pode sair pela culatra no futuro muito próximo.

Anônimo disse...

O Lula, que eu sempre havia desconfiado foi confirmado é um ser grotesco, de baixo nível intelectual, sem valores morais ou éticos, que fala com termos vulgares e não se comporta em nenhum momento como um homem que ocupou a posição de presidente da República. Ele se refere às demais autoridades da República com termos chulos, de baixo calão. Além do palavreado imundo ele também demonstra a todo tempo que tem sentimentos vis, próprios a um corrupto, a um excremento humano. É vulgar, baixo, escroto...

Anônimo disse...



Uma coisa eu tenho certeza: nenhuma classe social profissional deste país gosta ou respeita esse Lula. Eu conheço muitos militares e nunca vi um só que não detestasse esse energúmeno.

Agora vem o principal; excetuando alguns partidários que sofreram lavagem cerebral marxista, as pessoas que hoje estão perto e o estão defendendo, na sua maioria, só o fazem por amor ao poder e as conveniências pessoais, pois, se não fosse por isso essas pessoas sequer entrariam em uma sala em que o Lula estivesse vomitando suas sandices. Ser abjeto.

Társio disse...

Concordo com vc, Lola. Não é questão só de defender Lula e Dilma, mas defender a democracia.

Pq se Dilma e Lula estão sendo fuzilados por causa de alguns programas sociais(este ano já está valendo cotas para negro em empregos públicos!), msm fazendo um governo conservador, ,que chance vai ter um/uma candidato/a que realmente seja de ESQUERDA com todas as letras?

Vazar grampos de presidentes e membros do governo só vai desmoralizar mais a democracia. É um tratamento injusto, pq todo mundo pode ser pego falando coisas horríveis ao telefone pelo menos uma vez na vida. E um tribunal e uma mídia tendenciosa vão tratar de selecionar e repetir esse uma-vez-na-vida até não poder mais. (Não estou defendendo as palavras de Lula, mas dizendo que a arma que está sendo usada contra Lula pode acabar com qualquer outro político ou pessoa que possa ser importante para mudanças no país. Abre-se um precedente para futuros golpes.)

De qualquer forma, O incêndio tá feito, , mta gente boa e ruim vai se queimar. Mas, só digo uma coisa a quem é de esquerda e aos moderados de direita, as bancadas ruralista, fundamentalista e da bala estão tranquilíssimas.

Anônimo disse...

"A senhora, que provavelmente apoiou as manifestações pelo impeachment do Collor, também não se conformava com a derrota nas urnas?"

Com certeza,aposto que a Lola estava lá gritando "FORA COLLOR","IMPEACHMENT JÁ".

Anônimo disse...

Mallagueta Pepper disse...
Francamente, não acredito em partido nenhum. Não é persimismo, acontece que qualquer que seja o partido, o objetivo é um só: atender aos interesses de uma minoria. Nenhum deles governa realmente pro povo, só pras elites, grandes empresas, capitalismo, etc.


Primeira vez que vejo alguém com a mesma opinião que a minha.

É isso que digo faz tempo. Os partidos é são o problema. São fontes podres que contaminam tudo.

Anônimo disse...

VIVA SÉRGIO MORO.

Anônimo disse...

Mas então como vc explica o governo do lula ter sido um sucesso e o de Dilma um fracasso?

Anônimo disse...

Estamos vendo o desmonte do estado, algo similar ao ocorrido com a esquerda que governou a Alemanha nas décadas de 30 e 40.

Que esse tempo não volte nunca mais.

Anônimo disse...

Pqp, vc votou na Dilma em 2014, não é possível!!!!

Unknown disse...

Não encontrei o botão de comentar, então vou falar por aqui: reiterando o que Zrs falou aí em cima, que bom ver seu posicionamento, Lolinha. Não concordo com tudo o que você disse, mas concordo com boa parte. Grande beijo.

Anônimo disse...

Lula foi grampeado. Lulinha também foi.

Na conversa grampeada, Kalil Bittar pediu a Lulinha a permissão para levar um hóspede ao sítio em Atibaia.
Exatamente: Kalil Bittar não pediu permissão ao seu irmão, Fernando Bittar, o laranja em nome do qual está registrado o sítio, e sim a Lulinha.
É por isso que Lula precisa do foro privilegiado. E é por isso também que ele tem de puxar todos os membros da família para o STF.

Mila disse...

Como assim não é possível, anon de 9h16? Ela foi eleita em 2014 pq as pessoas votaram nela ué. A outra opção era o Aécio, também envolvido em maracutaia. Então foi pelo voto do menos pior.

Anônimo disse...

Lola, desde que a Dilma se reelegeu naquele estelionato eleitoral de 2014, eu venho lhe alertando que você devia desculpas a toda a população brasileira por ter contribuindo de forma decisiva para seu novo mandato. Lembre-se que Dilma venceu por uma pequena diferença de votos e você fazia campanha insistente a favor dela.

Desde aquela época eu já dizia.
Lola, seria um gesto de grandeza você vir a público e PEDIR DESCULPAS, você se ENGANOU. Mas sei que seu orgulho não lhe permite isso.

Só nos resta pagar caro pela gasolina, termos uma saúde péssima, educação péssima, estradas péssimas e etc.

Lola, o fato é que vc não sabe votar. E levou outros ignorantes para o mesmo caminho.

Por que vc votou nela, poxa!!!!

Anônimo disse...

Toda a reaçada falando do PT, mas dessa parada ninguém escapa. Nem vocês q dizem "Não tenho culpa, votei no Aécio". Os dois que foram para o segundo um era o sujo e o outro o mal lavado. Ninguém tá podendo falar nada ou exigir explicações do voto de ninguém. Foi td mundo enganado.

Anônimo disse...

Gostaria apenas de me desculpar com a feminista SARA, aquela sim não votou na Dilma.

Sara minha querida, parabéns por sua inteligência, coisa tão rara numa feminista. Boa sorte pra gente com esse governo horrível.

Anônimo disse...

Bora reaçada! Em quem vcs votaram? Votaram Aécio, votaram bem? Ah, aquele que tb tá envolvido em esquema de corrupção. Se votaram nulo, também não podem reclamar de qm tomou a decisão por vcs. Nessas horas rola cri cri cri.

Anônimo disse...

Não, nós não temos bandidos de estimação como vcs... Podem prender todos, a gente jamais irá pra rua pra defender bandido kkkkk

#bolsomito 2018, esse sim é honesto e democrático kkkkk

Anônimo disse...

"Não temos bandido de estimação". Esse é o novo lema da direita "Não tenho culpa, eu votei no Aécio". Falácia. Ao que me consta, escândalos de corrupção envolvendo tucanos foram engavetados pela Justiça ou sorrateiramente escondidos pela mídia. Se isso não é ter bandido de estimação, não sei mais o q é...
Em tempo, Bolsominion (s) e reaçada em geral: quais foram seus votos no segundo turno? Não vi ninguém respondendo ainda.

Anônimo disse...

Mas como só tinha 13 ou 45, meu voto deve ter sido anulado kkkkkkkk

Anônimo disse...

Lula pode ter mil e um defeitos, mas foi ele quem ajudou a colocar uma mulher no poder. Podemos estar chateados com muitas coisas dele, mas o outro lado é a desgraça pura.

De outro lado, a Globo manipula os 75% da população de analfabetos funcionais deste país. Existe muito perigo de ser eleito um Bolsonaro em 2018. A classe média escolarizada acredita na revista VEJA, no Jornal Nacional....

Ou dá Lula em 2018 ou haverá chance de mais e mais desgraças eleitas.

Tatiana disse...

Sempre muito coerente!
Parabéns pelo trabalho Lola.

natalia disse...

Concordo com tudo que a Belle disse. Acrescento, apenas, que tenho imensa simpatia para com o ex-presidente Lula.

Anônimo disse...

Lola
Muito feliz de ver outra feminista de esquerda que pensa assim
Achei que era diferentona e barroca rsrsrsrsr
Beijos e te acompanho sempre

Rafael disse...

Aos que me citaram por ser ingênuo a ponto de "acreditar que o PT deixava investigar".

Deixe-me mais uma vez tentar dar luz aos cegos:

O MP é parcialmente autônomo conforme a constituição. Sua chefia deve ser escolhida pelo poder executivo.
Para tal, seus pares montam uma eleição e cabe ao presidente escolher qualquer um.
Até a "Era Lula", essa escolha era de conveniência. O procurador geral escolhido por FH era o sétimo.
Lula e Dilma escolheram sempre o primeiro, respeitando a verdadeira autonomia do MP.

A título de comparação, procurem as nomeações do MP e TCE estaduais de Rio e São Paulo.
Entenderão rapidinho porque não aparece corrupção do PSDB e do PMDB quando estes estão no Executivo. Se aparece, não julga. Se julga, prescreve (Azeredo, estou olhando para você). Ainda é assim em pleno 2016 e voltará a ser assim na esfera federal.


Sobre os grampos, algumas considerações:

1 - Moro liberou o grampo por entender que "não viu crime" e que "não era mais necessário o sigilo".

2 - Se não houve crime, o vazamento direto à Globo deu-se por vingança barata.

3 - O trecho usado exaustivamente ontem para inflamar as pessoas, sobre o "caso de necessidade", desmonta-se com a cópia divulgada do termo de posse. O "caso de necessidade" nunca tratou-se de prisão. O termo NÃO ASSINADO prova isso. Não é evidência. É prova.

4 - Até onde sei, não somos criminosos. Quantos de nós aceitariam divulgar 20 dias de gravações de nossos telefonemas? Tudo o que dizemos reservadamente pode ser publicado???? Embora não cometamos crimes, temos conversas PRIVADAS. É certo divulgá-las se não há crime configurado? Divulgar apenas para constranger?

5 - Eu me dei ao trabalho de ler todas as gravações divulgadas e exorto todos os não-teleguiados a fazê-lo. Boa parte das conversas sobre ministério versa sobre o salvamento da articulação política.

6 - O PT, e Lula, certamente tem explicações a dar e devem ser julgados se cometeram crimes. Por outro lado, negar a seletividade, a orquestração, o direcionamento e a perseguição da Lava Jato é desonesto. É canalhice negar isso.

7 - A propósito, a conta em Liechstein de Aécio descoberta e, 2007(!!!), não vazada(!!!), arquivada(!!!) e tornada pública ontem, já não é mais assunto, né? Sumiu das manchetes do mesmo jeito que apareceu.

Anônimo disse...

Sobre PSDB e PT, eles são os grandes responsáveis pela onda conservadora do Congresso, foram eles via seus esquemas políticos para conseguir maioria que ajudaram a financiar a "fauna", o caso mais flagrante é o atual presidente da Camara que financiou via Petrobrás e entre os casos apontados uma compra de campo no estrangeiro (que por sinal é seco).

Se alguém quiser duvidar só ir na sua prefeitura, governo do Estado, e Federal e ver em muitos casos quem está nos cargos comissionados, estou escrevendo sobre segundo e terceiro escalão a quem eles são ligados.

Ouvindo os áudios do Lula e não vamos nos esquecer do Aécio, Pezão etc, será que eles realmente acreditam em políticas de esquerda?

Será que não é sintomático o Paulo Maluf estar na posse hoje, o mesmo que lançou o Alckmin para presidente a pouco e o tratamento dado a Marta?

Rafael disse...

Mariana Gomes, as falas de Lula foram lamentáveis. Ele nunca negou ser um nordestino no sentido estereotipado da palavra.

Mas foi sobre o condão dele que os direitos femininos mais avançaram. Dilma é mulher e um bom percentual do que escuto falarem dela em rodas de bate-papo são agressões a seu gênero.

Ele é ruim, reconheço. Mas a alternativa à Lula, o conservadorismo xiita e religioso, pode me tornar novamente "dono" da minha esposa. Esse não é o país que eu quero para meus filhos.

Essa nova vibe é a vibe do Feliciano, do Bolsonaro, do Trump. Galera que acha que a "Hillary foi traída porque não satisfazia o marido".

Consegue enxergar a diferença?

A propósito, nesse jogo temos de um lado, como procurador da LJ um homem que ENCARCEROU, AGREDIU e TORTUROU sua esposa. Temos também um alegado agressor de mulheres como alternativa à presidência.

Pode piorar, vai piorar e será muito.

Rafael disse...

Ao anon de 11:30 e a todos que malham o PT por se aliar ao que há de pior:

Do jeito que é, é desse jeito ou não governa. Simples assim.

Solução? Reforma política!

Quem faz a reforma? O Congresso!

Quando isso vai acontecer? Nunca!

É assim, é uma merda e não vai mudar. Ou costura com os "aliados", ou vai pro vinagre.

Rafael disse...

E vocês sabem porque "Bolsomito" é perfeitamente viável em 2018?

Porque ele está costurando a junção com a bancada religiosa.

Bíblia + Direita radical + Ruralista + Direita moderada + 1 ou 2 partidos "comprados" = Maioria no Congresso.

Aí eu quero ver todo mundo que abriu mão do pragmatismo para bater no PT, como muita gente que eu conheço no PSOL, minorias, mulheres, se fodendo na mão de um governo conservador.

Anônimo disse...

"Mas como só tinha 13 ou 45, meu voto deve ter sido anulado kkkkkkkk"

O mané se escondeu da responsabilidade e agora quer julgar quem vota certo ou errado. Tem direito a ficar caladinho.

Anônimo disse...

Rafael, mas pra Bolsovômito ser viável em 2018 ele vai ter de abrir muita mão do radicalismo que propõe, não acha? Só que é justamente o radicalismo que o faz conquistar essa corja de "eleitores", seu fã clube pessoal.
Faltando 2 anos para novas eleições, é preocupante não ter nenhum nome minimamente viável. A esquerda, desarticulada tenta se desvencilhar da imagem do PT. A direita está vagamente melhor. Alckimin e Aécio, mesmo com a blindagem, já não são mais os mesmos; e Serra, a quem eu julguei politicamente morto após derrota para Haddad pode ganhar uma força aí. Vejo Marina, quietinha, comendo pelas beiradas, embora não concorde que ela esteja preparada para ser uma presidente.

B. disse...

"O impeachment do Collor também foi golpe?

Francamente."

Ahhhh, pois é! Aí ninguém dizia que era "golpe contra a democracia".

Olha, eu não sou a favor do impeachment, mas o tanto que estou vendo de dois pesos, duas medidas...não tá no gibi.

E o Lula falando aquelas coisas machistas? Quero ver alguém daqui justificar! Quando o assunto é machismo, nada distingue homem de direita do de esquerda...

Anônimo disse...

direita? Esquerda? É TUDO A MESMA BOSTA. B-O-S-TA.

Anônimo disse...

http://g1.globo.com/politica/noticia/2016/03/juiz-federal-do-df-suspende-posse-de-lula-na-casa-civil.html

Anônimo disse...

Rafael, eu poderia citar alguns fatos, mas realpolitik é o melhor caminho para um político fazer o quer, quem não se lembra que a primeira prefeita de São Paulo foi boicotada por dois senhores, Tato e Rui Falcão, fizeram miséria para boicotar ela.

Dar dinheiro e enriquecer as campanhas da direita, e perseguir grupos a esquerda do PT é praxe, só lembrar o triste congresso de 1995, quem tá hoje no governo Dilma, nunca teve política progressistas, pode-se dizer que este apoio a empreteiras e obras e o não atendimento pela Erundina, além de ciúmes, foi a razão de tirarem todo espaço dela (ERundina) do PT.

A derrota do Suplicy tinha muita torcida dentro do partido...infelizmente essa é a verdade, hoje Maluf estar lá e não Ero, Marta, ou Supla diz muito, daquele momento, eu também já pensei como vc, mas entra em uma repertição e conversa com os indicados...é um triste espetáculo para dizer o mínimo.

Anônimo disse...

Acerca da legalidade (ou não) da divulgação das conversas, há bastanta discordância entre juristas.
Alguns, como a colega lá de cima, entendem que não houve nenhuma ilegalidade (os motivos ela já explicou). Eu acho que Moro se passou sim. Se houve indídico de crime de responsabilidade da presidente (improbidade na nomeação de lula com desvio de finalidade), o teor da gravação deveria ter sido encaminhado ao STF. Apenas o STF poderia derrubar ou não o sigilo das escutas. Essa decisão não cabe ao moro.
Há também informações de que esta conversa, em especial, foi gravada após a decisão que determinou o fim das gravações. Qualquer escuta feita fora do período autorizado judicialmente não está mais acobertada pela legalidade.
No direito há bastante disso: entendimentos divergentes, que coexistem, que são discutidos pelos tribunais e pela doutrina.

Guilherme disse...

Lula, num de seus grampos, assumiu a propriedade do sítio em Atibaia sem querer:

"No meu sítio eles levaram os mesmos documentos da invasão que fizeram na casa do meu filho."

Anônimo disse...

"O mané se escondeu da responsabilidade e agora quer julgar quem vota certo ou errado. Tem direito a ficar caladinho."

Desculpe por não dar a resposta que vc queria!!!! Kkkkkk

Anônimo disse...

Ahahahahahahahahahahahaha lula assumiu o sítio kkkkk

Boa, Guilherme!

Anônimo disse...

"E o Lula falando aquelas coisas machistas? Quero ver alguém daqui justificar! Quando o assunto é machismo, nada distingue homem de direita do de esquerda..."

Distingue sim. O da direita, a gente espera que seja assim, já que eles se eximem do politicamente correto. O da esquerda paga de liberal, de amor livre pra propagar seu machismo. Ah, os esquerdomachos.

Anônimo disse...

Gente, grampos legais ou não, um juiz vazar audios comprometedores para a imprensa horas depois que ele foi anunciado como Ministro... Vcs acham que foi puramente na base da inocência? Não teve um dedinho de vingança aí?

Daí mais um dos questionamentos sobre a imparcialidade do Moro. Juiz não investiga, juiz não advoga, juiz julga. Vazar esses áudios fragiliza a confiança de um julgamento justo do Estado Democrático de Direito e que seja assegurada a ampla defesa.

Rafael disse...

"Juiz não investiga, juiz não advoga, juiz julga."

Meu Deus, uma pessoa lúcida!

Rafael disse...

12:01, eu concordo contigo, mas a temperatura das redes sociais contra o tucanato puxa o fiel da balança ainda mais para a esquerda. O apelo à fé ajuda a fechar a conta junto à base da pirâmide.

Ok, que basta a Globo querer que em 1 mês ele vira pó, como fez com a Roseana e o Ciro (sem entrar no mérito, só na questão midiática). Quem não acompanha política só desde 2013 sabe como foram esses casos.

Dependendo do que for colocado na mesa, a Mídia pode comprar a ideia. E dada a concentração (95% da mídia está na mão de 5 famílias), a imprensa coloca quem quiser lá.

Anônimo disse...

13:10
Na vdd, vc deu certinho a resposta que eu queria. Esperar o que de bolsominions? Tal como o ídolo, se escondem na hora do vamo-ver

Rafael disse...

Guilherme, você se incomoda em dizer qual é a página em que aparece "Meu Sítio"?

No PDF que o Moro vazou não tem...

Rafael disse...

Anon 13:12, te faço a mesma pergunta feita ao Guilherme. O PDF está na rede. Me diga a página.

Não tem, né?

Rafael disse...

Eu cheguei a acreditar na Marina, mas colar no Aécio e subir em palanque ao lado de madeireiro na Amazônia foi suicídio político para ela.

Fora que ela é crente xiita anti-mulher.

Guilherme disse...

Rafael, tem certeza?

Bom, li isso na revista Época: http://epoca.globo.com/tempo/expresso/noticia/2016/03/suprema-corte-esta-acovardada-diz-lula-para-dilma.html

Rafael disse...

Pois não, Guilherme:

http://paranaportal.uol.com.br/wp-content/uploads/2016/03/120_AUTO4.pdf

Recomendo a leitura integral.

Anônimo disse...

Sou o 12:01.

Não entendi seu ponto de vista de guinada à esquerda, Rafael. Concordo sobre a mídia, a família Marinho e as outras seletas que controlam a comunicação social neste país realmente têm muito poder para colocar o candidato que querem lá. O problema é que nunca os interessou um candidato à esquerda. Não são tolos, empresários que são querem as benesses do liberalismo e o protecionismo do Estado quando necessitarem.
Como você, também já acreditei fortemente em Marina como uma terceira via possível entre PT e PSDB. Pensei nisso no final do governo Lula, quando ficou claro que o próximo governo Dilma também seria com base na convivência toma-la-da-cá com a direita e um distanciamento maior da esquerda social-democrata, socialista ou revolucionária. Mas como diria Plínio, ela provou ser uma ecocapitalista, e puxar (ou tentar puxar) voto para Aécio. Agora que é triste a terceira via surgir como Bolsonaro, isso é.

Rafael disse...

Guilherme, para facilitar, segue o trecho da transcrição nas páginas 38, 39 e 40 (original, vazado pelo Moro - grifos meus):

LILS: outro
LILS: Alô...alô (ao fundo LILS diz: Não tem ninguém não, MORAES!)
DILMA: Alô, alô. Oi LULA!
LILS: Tudo bem?
DILMA: Não, não tô achando tudo bem não.
LILS: Faz parte...
DILMA: Ah, faz parte? Então ta bom. E como é que você tá?
LILS: Eu tô bem...
DILMA: tá?
LILS: eu tô bem, eu falei com a MARISA agora, eles já foram embora de casa, já foram embora da casa do FABIO, já foram embora da casa do SANDRO, eu só não conseguir falar com MARCOS. As perguntas, se os canalhas tivessem mandado um ofício, teria ido prestar depoimento, como eu já fui 3 vezes a Brasília prestar depoimento. Eu acho que o MORO quis fazer um espetáculo, antes da decisão daquele negócio que tá no SUPREMO pra decidir, a gente não sabe se é contra ou a favor, mas ele precisava fazer um espetáculo de pirotecnia. As perguntas foram as mesmas que eu já respondi ao MINISTERIO PUBLICO e a dois Delegados da POLICIA FEDERAL. Dos meus filhos, eles levaram os mesmos documentos que já tinha levado quando tinham levado na “invasão” na casa do meu filho. Ah, o único lugar que houve um pouco…foram na casa do PAULO OKAMOTTO, foram na casa da CLARA ANT, sabe? A CLARA tava dormindo sozinha quando entrou 5 homens lá dentro, ela pensou que era presente de Deus, era a POLICIA FEDERAL, sabe? então...(risos)
DILMA: (risos) Ela pensou que era um presente de Deus? (risos)
LILS: Então é isso DILMA, eu acho que foi um espetáculo de pirotecnia. A tese deles é de que tudo que ta acontecendo foi uma quadrilha montada em 2003 e que portanto, sabe, ela perdura até hoje, sabe? E dentro do PALÁCIO, é a tese deles, é a tese deles. Então eles não precisam de explicação, como a teoria do domínio do fato não precisava de explicação, o crime estava dado, agora é o seguinte a IMPRENSA diz que é criminoso e ELES colocam em prática. Eu, estou dizendo aqui pro PT, DILMA que não tem mais trégua, não tem que ficar acreditando na luta jurídica, nós temos que APROVEITAR A NOSSA MILITÂNCIA E IR PRA RUA. Eu sinceramente, que tô querendo me aposentar, eu vou antecipar minha campanha pra 2018, eu vou acertar de viajar esse país a partir da semana que vem, sabe?! E quero ver o que vai acontecer. É, lamentavelmente, vai ser isso, querida. Eu não vou ficar em casa parado.
DILMA: O senhor não acha estranho a aquela história de quinta-feira? A ISTO É antecipar... (interrompida)
LILS: Eu acho estranho a liberação...a liberação do DELCÍDIO, a declaração do DELCIDIO, a ISTO É antecipar, eu acho ô DILMA.
DILMA: E logo no seguinte, na sexta-feira, o senhor ser chamado.
LILS: É um espetáculo de pirotecnia sem precedentes, querida. Eles estão convencidos de que com a imprensa chefiando qualquer processo investigatório eles conseguem refundar a República.
DILMA: É isso aí!!
LILS: Nós temos uma SUPREMA CORTE totalmente acovardada, nós temos uma SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA totalmente acovardado, um PARLAMENTO totalmente acovardado, somente nos últimos tempos é que o PT e o PC do B é que acordaram e começaram a brigar. Nós temos um PRESIDENTE DA CÂMARA fodido, um PRESIDENTE do SENADO fodido, não sei quanto parlamentares ameaçados, e fica todo mundo no compasso de que vai acontecer um milagre e que vai todo mundo se salvar. Eu, sinceramente, tô assustado com a “REPÚBLICA DE CURITIBA”. Porque a partir de um juiz de 1ª Instância, tudo pode acontecer nesse país.
DILMA: Então era tudo igual o que sempre foi, é?
LILS: Era, a mesma coisa.... Hoje eles fizeram uma coisa coletiva. Foram na casa do PAULO OKAMOTTO em Atibaia, eu nem conversei com PAULO ainda, foram na casa da CLARA. Eu tô pensando em pegar todo o acervo, eu vou tomar a decisão, e levar, jogar na frente do MINISTÉRIO PÚBLICO. Eles que enfiem no cu e tomem conta disso.
DILMA: O acervo, de que?
LILS: Dilma, é um monte de container de tranqueira que eu ganhei quando eu tava na Presidência.

(continua)

Rafael disse...

(continuação)

LILS: Dilma, é um monte de container de tranqueira que eu ganhei quando eu tava na Presidência.
DILMA: Ah, dá pra eles! Eu vou fazer a mesma coisa com os meus viu?!
LILS: Então é o seguinte, "ô, ô", uma hora gostaria de conversar pessoalmente porque eu acho que nós precisamos mudar alguma coisa nesse País. DILMA: Você pode? Quando é que você vai? (interrompida)
LILS: Ontem eu disse o seguinte, a única pessoa... Como é que pode um delegado da Polícia Federal dá uma declaração contra a mudança de Ministro? DILMA: Eu nunca vi isso, eu também nunca vi isso!
LILS: Como é que pode? Ou seja, eu disse pra eles a única pessoa que está precisando de autonomia nesse país é a DILMA, que foi a única eleita, e que não consegue governar por causa do Congresso, não consegue governar por causa do Tribunal de Contas, não consegue governar por causa do Ministério Público, porra! Somente quem está precisando de autonomia é a Presidência da República, o resto tudo tem.
DILMA: E quando é que a gente pode conversar?
LILS: Querida, eu tô, eu tô, o nosso companheiro tinha visto a possibilidade de você convocar um conversa... quando você quiser, meu amor, só não pode ser amanhã, porque amanhã tá muito em cima.
DILMA: Tá bom.
LILS: Mas quando você quiser, eu me disponho
DILMA: Segunda! Segunda! Segunda! Tá?

Agora, o mesmo trecho, reportado no link da reportagem da época informado pelo Guilherme:


" Num diálogo com a presidente Dilma Rousseff no dia 4 de março, que teve um trecho vazado pela deputada federal Jandira Feghali, do PCdoB do Rio de Janeiro, Lula fala um palavrão sobre a investigação que corre contra si. Naquela manhã, Lula havia sido levado a depor numa condução coercitiva pela Polícia Federal. A conversa com Dilma também foi gravada pela PF. Em outro momento da conversa, o ex-presidente Lula diz que "a suprema corte está acovardada, o Superior Tribunal de Justiça está acovardado, o parlamento totalmente acovardado". Eis um trecho do diálogo:

Lula – Eu falei com a Marisa agora, eles já foram embora de casa, já foram embora da casa do Fabio, da casa do Sandro. Não consegui falar com o Marcos. Se os canalhas tivessem mandado ofício, eu teria teria prestado depoimento, como já fui três vezes a Brasília. Eu acho que o Moro queria fazer um espetáculo, da decisão daquele negócio que tá no Supremo pra decidir – e gente não sabe se é contra ou a favor. Mas ele precisava fazer o espetáculo de pirotecnia. As perguntas foram as mesmas que eu já respondi para as delegadas. No meu sítio eles levaram os mesmos documentos da invasão que fizeram na casa do meu filho. Foram na casa do Paulo (Okamotto), da Clara (Ant) – estava dormindo sozinha, achou que era um presente de Deus e era a PF. (Risos) Eu acho que foi um espetáculo de pirotecnia. A tese deles é que tudo que está acontecendo é uma quadrilha montada em 2003 e que perdura até hoje. Eles não pediram explicação.... Eu estou dizendo para o PT que não tem mais trégua, não tem que ficar acreditando na luta jurídica. Nossa militância tem que ir para a rua. Vou antecipar a minha campanha para 2018. Vou acertar de viajar esse país a partir da semana que vem e ver o que vai ver, não vou ficar em casa parado
Dilma – O senhor não acha estranho aquele diálogo de quinta-feira? A istoÉ antecipar.
Lula – Acho estranho a declaração do Delcídio, antecipar.
Dilma – E logo seguinte o senhor ser chamado."



Alguém discorda de que existe deliberada manipulação?

Anônimo disse...

Vamos ver se agora o Brasil começa a dar os primeiros passos para o progresso. Acho que esse período que estamos passando é um mal necessário para que possamos aprender com os nossos erros. Infelizmente muitas vezes nós aprendemos mais por meio da dor.

Rafael disse...

12:01, Mil desculpas. No post em resposta, leia-se "à direita" e não "à esquerda". Foi falha minha mesmo ao redigir.

Rafael disse...

14:04, você tem ideia do que está dizendo?

Volto a convidar as pessoas a fazerem uma reflexão comparando o Executivo Federal com o Executivo Estadual de RJ e SP.

É esse tipo de isenção que nos espera.

Anônimo disse...

"Juiz não investiga, juiz não advoga, juiz julga."

Tenho ouvido muitas pessoas falarem que a postura do Moro foi essencial pra inentivar a postura política da população. Eu acrescentaria nessa frase ai que juiz não tem que meter bedelho no destino político do país. Não é papel dele, como juiz, inflar os ânimos "contra a corrupção".

Guilherme disse...

É Rafael, parece que o texto seria esse: "Dos meus filhos, eles levaram os mesmos
documentos que já tinha levado quando tinham levado na “invasão” na casa do meu filho."

Não sei se foi manipulação, já que a reportagem não afirma que o sítio é de Lula, e sim que Lula teria dito que a Suprema Corte está acovardada. Algumas pessoas mais observadoras é que notaram o "meu sítio".

Guilherme disse...

E essa observação não saiu na grande mídia.

Anônimo disse...

Rafae, mas o governo de Pt também barra (ou tenta barrar) as investigações. Todos fazem isso.

Anônimo disse...

Anon das 14:40, correção:

Bolsomito não tenta barrar, pois ele não deve.

Anônimo disse...

10:27
É claro que vocês tem bandido de estimação. É nítida a blindagem aos homens que protegem. Se for verdade, espero no próximo carnacoxinha bonecos infláveis de Aécio Neves, Renan, Cunha, enfim, todos os citados na Lava Jato e na lista de Furnas. De bônus, o japonês da federal, outrora um herói contra a corrupção, também já demonstrou ter suas mãos sujas.
Algo me diz que não verei essas coisas numa manifestação "contra a corrupção". Aguardemos.

Rafael disse...

Eu concordo com Lola, a nomeação de Lula para ministro foi uma péssima estratégia, que aliás só agravou a crise, e mostrou claramente que Dilma não possui condições de governar, não só políticas,mas também pessoais. Dito isso, como cidadão e advogado acho temeroso um juiz cometer um ato ilícito, e ninguém levantar essa questão, gerando um perigosíssimo precedente.

Anônimo disse...

Olha eu me manifestaria contra Aécio com certeza, mas não há evidências contra ele!

Rafael disse...

Guilherme, nesse caso a referência é à residência de seu filho mesmo, que também foi alvo da PF...

Rafael disse...

14:40, os fatos, muito além das opiniões, desmentem essa afirmação. O próprio líder do partido no Senado foi preso. O Ministro da Justiça foi execrado pelo próprio PT por não aceitar meter a mão na PF.

Essa é uma pecha que não cabe na Dilma. Ela sempre manteve a isenção quanto a isso.

Anônimo disse...

"Quem está exigindo a saída de Dilma ainda é gente que não se conformou com a derrota nas urnas e que quer voltar ao poder a qualquer custo".

Fale por você, Lola. Eu sempre votei no PT. Eu quero que a Dilma saia.

No mais, fico feliz por você não mais enxergar o Lula como um salvador.

Rafael disse...

15:26, mais que evidências, há FATOS. Já existe o extrato da conta dele em Liechstein.

Ele saiu do campo da dúvida, dos que carecem de materialidade jurídica e agora está com Cunha na lista dos que têm contra si documentos probatórios do delito.

E agora? Cadê a sua panela????

Anônimo disse...

Foi de profundo mal gosto a forma como Lula se referiu às parlamentares petistas como "mulheres do grelo duro".

Anônimo disse...

Outra coisa:

Moro não cometeu ilegalidade ao retirar o sigilo da interceptação de dados telefônicos.
1) O processo ainda estava sob sua competência;
2) ele não divulgou, retirou o sigilo. Por favor, estudem Direito.

Me dói mais ainda ficarem batendo nessa tecla (erronea) de ilegalidade quando o PIOR é o conteúdo. A presidente da república - A PRESIDENTE DA REPUBLICA - dizendo que mandou o "PAPEL" da posse, para ele usar quando necessário (Ou seja: quando baterem na porta pra prender ele, o que ocorreria cedo ou tarde e eu ainda espero que ocorra). Ou seja DESVIO DE FINALIDADE. Ele não tá no ministério para melhorar. E pra fugir da cadeia.

NOJO.

Em tempo: aqui quem fala é uma defensora do PT. Assim como você, Lola, é cobrada, eu também o sou em meu posicionamento, em menor proporção. Eu me arrependo de votar no PT. Muito.

E parem com essa bosta de mimimi de persequição, pq gente, realidade tá aí. É o maior escandalo da hitória. É nojento. Dilma tem que sair.

Anônimo disse...

15:37: mentira que ele falou isso.

B. disse...

"Foi de profundo mal gosto a forma como Lula se referiu às parlamentares petistas como "mulheres do grelo duro"."

Ah, mas ele pode, é "do povo". Se criticamos, nós somos as feministas "burguesas" que não entendem um "homem de origem humilde".

O Lula tem MUITO dinheiro, não é mais "homem pobre" faz tempo! Sim, ele foi pobre e teve vida difícil, mas hoje é parte da elite q muitos aqui tanto criticam!

Rafael disse...

Anônimo 15:43, Sua interpretação, a mesma da mídia ontem, está ERRADA. O documento NÃO ESTAVA ASSINADO PELA PRESIDENTE. Era realmente para ele assinar e mandar de volta, caso não pudesse comparecer hoje.

Quer bater, bata. Mas bata certo e não minta.

Rafael disse...

15:48, falou sim. Ele disse isso. Está no documento original. O certo, o certo. O errado, o errado.

É feio e é abjeto, mas não é crime.

Anônimo disse...

Vergonhoso! Lula tem que ir preso mesmo e todos os corruptos com ele! Se fosse feita a justiça nesse país, não sobraria um político em Brasília! Tem que prender todos! E fazer novas eleições com gente nova e decente!

Anônimo disse...

Memorizando a cara de cada feminista que não está falando absolutamente nada sobre as risadas de lula falando da "vaca" da marta

Anônimo disse...

Essa manobra de fazer o Lula ministro foi um tiro no pé. Na capital baiana teve até bate-panela.

Esquisitice foi um anônimo dizer que em uma suporta ditadura comunista tem 'comida vegana' e que as pessoas seriam obrigadas a ter comida vegana caso aqui virasse uma suposta ditadura comunista. Olha anônimo completamente alienado: quem me dera se suas palavras fossem verdadeiras. Talvez seja o mesmo mascu anônimo que disse que mulher não tem capacidade de governar.

Anônimo disse...

Eu não sei se devo dizer que me arrependo de ter votado no pt no segundo turno das eleições, afinal só tinha duas opções para presidente, como sempre: pt e psdb. Se tivesse votado no psdb, me arrependeria do mesmo jeito porque sei que as coisas estariam na mesma. Então, é se arrepender ou se arrepender.

Anônimo disse...

Não sei como suportam os comentários desses misóginos nojentos e ignorantes aqui, não agregam em nada de construtivo, só besteira e ignorância.

Anônimo disse...

Gostei das suas ideias sobre isso Lola, foi bem semelhante ao que eu penso.

Anônimo disse...

Falo da ilegalidade da conduta do moro também na condição de advogada. Ha diversos especialistas em direto constitucional e processo penal que já se manifestaram pela ilegalidade. Vai dizer que eles também não estudaram direito? Acho que entendimentos divergentes podem coexistir, sem que um acuse o outro de falta de estudo, certo?

Rafael disse...

Íntegra da gravação. Me parece que não era o telefone do Lula grampeado nesse caso.
Se ele recebeu a ligação de Dilma, porque motivo escutamos o tom de chamada no início?


https://soundcloud.com/julia-affonso-2/133-audio3

Rafael disse...

Porque se a gravação iniciou a partir da chamada de Dilma temos clara violação à Lei de Segurança Nacional.

Kittsu disse...

Só de olho...

Anônimo disse...

Que sensação boa de sensatez. =)

Rafael disse...

Lei 9296/96:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9296.htm

Art. 9° A gravação que não interessar à prova será inutilizada por decisão judicial, durante o inquérito, a instrução processual ou após esta, em virtude de requerimento do Ministério Público ou da parte interessada.

Parágrafo único. O incidente de inutilização será assistido pelo Ministério Público, sendo facultada a presença do acusado ou de seu representante legal.

Anônimo disse...

Em novos áudios liberados,Fábio,filho de Lula,telefona para Marisa,ex-primeira dama.Os dois conversam sobre um panelaço ocorrido no dia 23 de fevereiro.

Marisa diz para enfiarem as panelas no c*: http://www.blogdocelinoneto.com.br/2016/03/em-novo-audio-marisa-diz-eles-que-enfiem-essas-panelas-no-c.html

Anônimo disse...

Posicionamento típico de gente que, no máximo, fica em cima do muro. Custa admitir que esse partido é o causador direto da crise? custa admitir que não têm mais governabilidade? Não é evidente que são corruptos tanto quanto os políticos do PSDB?

Ainda aguardo um posicionamento seu sobre Lula nos chamar de "mulheres do grelo duro" ou será que nossa indignação com o machismo não é para todos que nos atacam?

Anônimo disse...

Nossa, lula e outros tecem vários comentários machistas, e um blog feminista nada tem a falar sobre isso??? triste, muito triste de se ver que as ideias defendidas só valem para alguns, fosse outro que não lula....

Anônimo disse...

Lula usando o movimento feminista em seu favor:

Lula: Nós vamos pegar esse de Rondônia agora e vamos botar a Fátima Bezerra e a Maria do Rosário em cima dele.

Vannuchi: Isso mesmo.

Lula: Sabe, porque… até a Clara Ant (…) porque fica procurando o que fazer. Faz um movimento da mulher contra esse filho da puta. Porque ele batia na mulher, levava ela pro culto, deixava ela se fuder, dava chibatada nela. Cadê as mulheres de grelo duro do nosso partido?

lola aronovich disse...

Vcs têm que dar refresh no blog de vez em quando, gente. Já tem post novo. E é sobre a fala de Lula. (mas não vou falar todo dia da crise política não! De jeito nenhum).

Anônimo disse...

A situação do Brasil está preocupante. Mesmo que toda a podridão da política brasileira esteja agora escancarada na cara do povo brasileiro, creio que, se começarmos hoje um processo de moralização do Brasil, isso ainda demoraria, no mínimo, uns 20 anos. O país está falido e sem credibilidade alguma. Teremos anos muito duros pela frente.

Anônimo disse...

Pelo visto ainda não há nada q incrimine Lula ou Dilma, ao contrário do Aébrio, do CUnha, do bolsovômito, entre tantos outros

E a direitalha ainda vem dizer q não tem bandido de estimação, haha, faça-me rir, pq em 2018 vão estar votando no Aébrio do Pó, ou no bolsovômito, no CUnha, qualquer criminoso lixoso.

E nem adianta virem falar do Collor (outro político conservador e de direita, tinha q ser), pq a campanha de impítiman contra ele se iniciou assim q ele foi condenado pela justiça federal, o mesmo não aconteceu com Lula ou Dilma (e espero q não aconteça, com tanto q sejam inocentes de fato, e acredito q sejam até q provem o contrário). Pq aébrio, bolsovômito, CUnha, maluf, genoíno, etc. Não passam de salafrários e bandidos autorizados

Anônimo disse...

House of Cards fazendo piada com a crise política brasileira...

Joelma Beeru disse...

Que engraçado, quando a gestão de um homem é uma porcaria, ninguém associa isso ao sexo dele. Machista idiota.

Ná M. disse...

Eu li a biografia do Lula....ele nunca foi um homem de grandes ideais, como a Dilma por exemplo, sabe? Ele entrou na política meio de "paraquedas". Ele se tornou pelo povo, contra a exploração, sim ! E ele é uma pessoa assim. Mas vms dizer que não foi um cara que tinha altos engajamentos, que lia livros e pensava em soluções pra um país, sabe?
Eu acho que o PT, princ. no governo Dilma, se deixou ficar "refém" ,do PSDB, do pessoal de direita, como uma estratégia pra conseguir alianças e se manter no poder.
Eu não acho que foi um governo tão ruim( o Dilma), levando em consideração o histórico que temos, o que somos, e a crise econômica externa . Mas eu acho que pecaram em não reduzir os gastos públicos, sem dúvida um grande erro que poderia ter sido evitado .
Eu fiquei muito chateada com essa situação que o Lula se meteu, que ainda está "obscura". Ao agir assim, ele não pensou no povo Brasileiro, pois os governos de esquerda são o melhor que temos mas como o povo vai confiar ? Acaba por enfraquecer o partido e toda a ideologia que deveria estar sendo difundida, de educação, igualdade, melhor distribuição de renda etc

Anônimo disse...

Do que adianta dar seu coraçao se ao mesmo tempo trai seu coraçao se enchendo de herpes esse corrimao.