terça-feira, 22 de março de 2016

O QUE ACONTECE SE A DILMA CAIR

Donadio, comentarista frequente aqui do blog, deixou um post provocativo. Decidi publicá-lo: 

O que acontece se a Dilma cair?
Primeiro, a Lava-Jato pára. Toda a imprensa vai clamar que "o objetivo foi atingido" e chamar as pessoas a saírem da rua para deixar o Eduardo Cunha governar -- afinal, é razoável dar um tempo para que ele possa mostrar a que veio, não é?
O que significa que as manchetes dos jornais não serão mais favoráveis a manifestantes de amarelo. Não vai ser mais "o Brasil contra Lula e a favor do Moro", vai ser algo como "radicais ainda insistem em desestabilizar o governo".
Se o Moro insistir em continuar, a imprensa se voltará contra ele. 
Não faltam motivos -- da ligação da esposa dele com o PSDB, à maneira arbitrária como ele lida com as delações (delações têm de ser voluntárias, ou são nulas, e não é difícil montar o caso de que ele está coagindo acusados a delatar -- ou delata, ou fica em prisão preventiva), à absoluta conivência dele com os vazamentos, ou à forma como ele, simples juiz de instância regional, vem se arvorando a poder da república. Não faltarão artigos dos Ives Gandras da vida para demonstrar que o Juiz Moro, longe de ser um herói republicano, é um tiranete em construção -- desde que ele já tenha feito o estrago que dele se esperava.
Da mesma forma, a situação do Janot se complica. Ou se submete aos ditames do grande capital liderado pela Globo, ou vai ser vítima de uma campanha midiática visando desacreditá-lo, para abrir as portas para que o Cunha possa nomear um novo Procurador, ou, melhor dizendo, um Escondedor Geral da República. Sem notícias sobre corrupção, em um mês as ruas estarão quietas. E o novo governo vai começar a mexer na economia.
E o novo governo vai mexer na economia para provocar uma recessão, a fim de reconcentrar a renda. Sim, os coxinhas estarão livres de dividir avião com gente de chinelo de dedo, e a oferta de mão de obra barata aumentará, permitindo às famílias de classe média voltar a ter escravas domésticas. O mercado interno se contrairá, porém, e uma parte dessa classe média não retornará aos seus hábitos de consumo anteriores, voltando a ser vítima de um achatamento salarial generalizado. Serão muitos anos mais sem concursos públicos, como já aconteceu no governo FHC.
Sem a gritaria, a corrupção vai aos poucos se rearticular. O novo presidente da República, lembremos, era figura central no esquema de distribuição de propinas da Petrobrás -- e era através delas, usando-as para financiar as campanhas eleitorais dos seus aliados dentro do PMDB, que ele garantia o seu controle sobre a bancada, e provavelmente sobre a máquina burocrática do partido.
A mudança de governo têm efeito zero sobre uma crise econômica que é internacional. Não é a incompetência da Dilma que nos joga na crise, por mais que o Nassif tente nos provar o contrário. É a situação econômica internacional, em que o crescimento da economia chinesa parece ter finalmente se esgotado, e portanto não é mais capaz de sustentar o crescimento de seus parceiros comerciais. Trocar a Dilma pelo Cunha não vai fazer os chineses voltarem a comprar nossas commodities, lamento informar.
Mas as pessoas se iludem com números, e têm muita dificuldade de entender a diferença entre milhão, bilhão e trilhão. A economia brasileira se mede em trilhões; a roubalheira na Petrobrás, em bilhões. Mesmo com o encolhimento da economia, sob o nome de "saneamento", a economia brasileira continuará a suportar dezenas de esquemas do tamanho do "Petrolão", sem acabar ou falir por causa disso. 
Sem gritaria, esses esquemas voltarão a funcionar tranquilamente, para garantir a eleição de políticos como Cunha, por muitos anos ainda, e não perceberemos nada, da mesma forma como não percebemos que faltam dois centavos na nossa conta bancária que movimenta algumas centenas ou milhares de reais.
Podem me cobrar.

173 comentários:

Rafael disse...

É o Temer que assume, não?

Anônimo disse...

Parei de ler no trecho do texto: à maneira arbitrária como ele lida com as delações (delações têm de ser voluntárias, ou são nulas,....)
O Moro anda torturando os réus para conseguir as delações? Mas cada um acredita naquilo que lhe convém, inclusive no coelhinho da páscoa.

Anônimo disse...

A constituição federal é clara:
Art. 79. Substituirá o Presidente, no caso de impedimento, e suceder-lhe-á, no de vaga, o Vice-Presidente.

Art. 81. Vagando os cargos de Presidente e Vice-Presidente da República, far-se-á eleição noventa dias depois de aberta a última vaga.

O paragrafo primeiro nem precisa reproduzir por que ainda estamos dentro do segundo ano da chapa eleita em 2014.


Citar a esposa do Moro, aí...para por aqui, as identidades e suas máscaras do que é importante estão caindo.

Neli Rodrigues disse...

É o vice quem assume...ou eu faltei na aula de Direito Constitucional.

Pentacúspide disse...

Se se fizer algum dia uma prémio para o país com a situação política mais complicada (não daquelas complicadas por causa de outros países, mas pela sua própria classe política), o Brasil poderá ter chances de conseguir o primeiro. Basicamente nada funciona, é claro que o poder executico anda a dormir com os poderios económicos, assim como é claro que o poder judiciário amazia-se parte de poder legislativo, que choca com a outra parte que casada com o poder executivo. Nem sei como é que o BBB consegue ter audiência perante isto.

Anônimo disse...

O texto apresenta uma análise interessante e plausível. Porém, desejo acrescentar alguns pontos:
.
A) O processo de impeachment é contra Dilma e não afeta o seu vice, Michel Temer. Apenas o processo no TSE atingiria Dilma e Temer juntos.
.
B) Caso a câmara dos deputados autorize a abertura do impeachment e o senado afaste Dilma, o Temer assumirá a Presidência da República por 180 dias ou até o final do julgamento do impeachment.
.
C) Durante os 180 dias de governo Temer, haverá uma possibilidade real do retorno da Dilma, pois ela só precisa conseguir o apoio de mais de 27 senadores para isso. (o senado possui 81 parlamentares).
.
D) Devido a possibilidade de retorno de Dilma, a imprensa continuará com as denúncias de corrupção e a lava-jato prosseguirá firme e forte.
.
E) Caso o julgamento do impeachment se encerre ainda em 2016, haverá eleições diretas para a presidência da República. Essas eleições deverão ser convocadas em 90 dias após o fim do processo de impeachment.
.
F) Com a possibilidade de eleições diretas no final de 2016, a imprensa continuará atacando o PT e o governo sem trégua.
.
G) Caso o julgamento do impeachment no senado termine apenas em 2017, eleições INDIRETAS serão feitas pelo congresso em 30 dias após o final do julgamento de impeachment. Neste caso, o congresso nacional elegerá um deputado ou senador para assumir a presidência da República. Pode ser qualquer parlamentar.
.
H) Pelas questões já colocadas, a possibilidade de que o Cunha assuma a presidência da República é remota. Isso só ocorrerá se o TSE caçar a chapa de Dilma e Temer, e mesmo assim por prazo determinado até a convocação de novas eleições. (30 ou 90 dias).
.
I) Caso algum político do PMDB ou do PSDB assuma o governo, provavelmente a análise do Donadio se mostrará correta. No fundo, no fundo, eu acho que o Donadio está certo nas suas previsões. Não será o Cunha o futuro presidente da República, mas o desastre narrado no texto se consolidará mesmo assim.

Anônimo disse...

O donadio devia escrever um livro, haja imaginação!

Anônimo disse...

Estou muito preocupada que a onda da islamofobia aumente depois deste atentado na Bélgica.

Anônimo disse...

Espero que a letra G não aconteça. Eleições indiretas ninguém merece depois de tantos anos lutando pela democracia.

Anônimo disse...

TODOS os anti-petistas que eu conheço, são aqueles que aparentam ser ricos e gostam de se sentirem "exclusivos". Como o governo Lula, muitas coisas deixaram de ser de rico... com isso, os que aparentam ser ricos, precisam financiar coisas mais caras e ao mesmo tempo passar por apertos financeiros, já que coisas das antigas, deixaram de ser de rico.

Eu fui nas manifestações contra a Dilma na minha cidade pra observar o naipe dos caras que ali estavam (mulheres não reparei, porque mulheres só estão ali porque apareceu na Globo e vão no embalo dos homens e também elas não vão pegar armas numa eventual guerra civil)... me impressionei que só queriam tirar selfie pra pagar de revolucionário do "Aifone" e não aguentariam 1 semana de guerra civil.

O problema desse tal de Moro, que ele (como boa parte dos anônimos ricos) não se contentam em ter dinheiro, querem ser famosos.

Anônimo disse...

Se Dilma cair, o Temer assume e cumpre o resto do mandato.Se o Temer cair também, o Cunha assume apenas por 90 dias.Depois disso vem novas eleições e o eleito pela população cumpre o resto do mandato.Se Dilma cair ano que vem,o Temer também assume e cumpre o resto do mandato.Mas se Temer também cair ano que vem,o congresso escolhe o novo presidente e ele cumprirá o resto do mandato.

Anônimo disse...

Por isso prefiro nem falar mal do Temer, na pior das hipóteses que fique ele até o final. Não quero saber desses presidentes nomeados não, como o Cunha. Argh

Rosilda disse...

Anônimo das 13:49
As pessoas têm sido mantidas presas até delatarem - se isso não é tortura, eu não sei o que é.

Anom 14:54
Não precisa ter imaginação não. É só saber o mínimo de história do Brasil.

Não sei se Donadio pensava em implantação de parlamentarismo como vem sendo discutido (o STF está analisando a possibilidade de mudar o sistema político por emenda constitucional), mas, num governo posterior ao golpe parece que provavelmente quem vai dar as cartas (como já vem acontecendo desde o início desse governo), provavelmente vai ser o Cunha mesmo, independente de quem seja o presidente de direito.

Anônimo disse...

Colocar o Brasil na mão do Cunha (sendo ou não presidente) é bizarro.

Anônimo disse...

A Lola publicar um texto desses só mostra o pouco que ela e o autor entendem sobre a situação econômica do Brasil.

"A mudança de governo têm efeito zero sobre uma crise econômica que é internacional."

PQP tem que ser muito alienado para achar que a mudança de governo não muda em nada, o Brasil é o único país do mundo que caiu -4% do Pib em 2015 eespera cair mais 3,5% em 2016. É a maior recessão desde 1930, e foi causada pela política econômica do governo PT. Isso é opinião unânime de qualquer consultoria financeira ou qualquer pessoa que entenda um mínimo sobre economia e finanças.

Anônimo disse...

A política econômica do pt é feita por quem? Comunistas?????

Mila disse...

Com Dilma caindo, junto a Temer ou não, o PMDB só tem a ganhar. É o maior partido do Brasil, fisiologista e consegue articular com os dois lados, ou como diriam "acende uma vela para Deus e outra para o diabo". Sou pessimista e dificilmente creio que Cunha sairá de mãos abanando, também discordo que a possibilidade dele assumir seja tão remota assim, haja vista que se ocorrer eleições indiretas a chance dele ser o novo Presidente do Brasil é considerável.
O que me incomoda são as faltas de opção para 2018. Vivemos numa realidade que Bolsonaro é sim, considerado uma via e isso me assusta. O PSDB, mesmo atingido com gotas na lava-jato e dividido entre Alckimin, Serra e Aécio, é uma das grandes forças para 2018. Mas quem será alternativa viável contrária? Neste cenário, apontam Marina (já desmascarada por Plínio como uma ecocapitalista) e talvez Ciro Gomes. O PSOL está silencioso. Eu duvido, Dilma caindo ou não, que o PT volte a ter a mesma força que nos últimos anos tão cedo. Além disso, tem o rol das candidaturas estranhas dos heróis que o povo quer na presidência outrora pertencente a Joaquim Barbosa e que agora ganha face em Moro.

Anônimo disse...

Quem está no "golpe" contra o PT:

a) A bancada do PT que votou pela abertura do processo de impeachment na Câmara;

b) A bancada aliada do PT que votou pela abertura do processo de impeachment na Câmara;

c) Os oito deputados petistas que integram a comissão especial de impeachment;

d) Os partidos de oposição que decidiram, finalmente, fazer oposição;

e) Os senadores que já se dizem favoráveis ao impeachment;

f) Os juristas Hélio Bicudo, Miguel Reale Jr. e Janaína Paschoal, que assinam o pedido de impeachment

g) O STF, a mais alta corte do país;

h) A maioria dos ministros do STJ;

i) A PF;

j) O MPF;

k) O juiz Sergio Moro;

l) A quase totalidade da Justiça de primeira instância;

m) O MP de São Paulo;

n) Os delatores da Lava Jato, inclusive Delcídio do Amaral, até recentemente líder do governo no Senado

o) O TCU, que rejeitou as contas do governo;

p) A imprensa brasileira, claro;

q) A Fiesp;

r) A OAB;

s) Os quase 70% de brasileiros que apoiam o afastamento de Dilma Rousseff;

t) Os 4 milhões de brasileiros que foram às ruas no último dia 13;

u) O MP suíço, que entregou extratos e documentos que provam a corrupção do partido;

v) Os investidores americanos que processam a Petrobras;

w) A SEC, que investiga as fraudes na Petrobras que prejudicaram acionistas na Bolsa americana;

x) A Justiça de Nova York, que vai julgar as ações coletivas dos investidores americanos;

y) A Justiça portuguesa, que investiga a relação promíscua entre Lula e Dirceu com empresários e políticos do país;

z) A imprensa portuguesa, que noticia a ação da Justiça portuguesa

Caramba!!

Anônimo disse...

O alfabeto inteiro contra o pt, vixe

Anônimo disse...

Uma pessoa que não sabe que o vice assume não pode ter a opinião levada a sério

André disse...

Quem assume pode ser o Cunha ou o Temer. Hoje me parece que o mais articulado (com os partidos da base, da oposição, imprensa, MP e judiciário) é o Temer, mas isso vai depender de como o Cunha e o Renan (não nos esqueçamos dele) vão tocar o processo.
Também discordo um pouco da questão da crise. Não é só efeito da retração chinesa, a política de desoneração e redução de juros do PT não surtiu o efeito esperado (afinal uma parte dos rentistas são justamente os grandes empresários, como mostra o caso Sadia), tivemos 3 anos de seca que causou racionamento de água e aumento brutal nas tarifas de energia e enfrentamos uma séria crise de investimentos (basta ver nas lojas e supermercados a grande quantidade de produtos em falta). A questão da seca está se resolvendo (falta ainda amortizar parte do passivo gerado pelo não leilão A-1 de 2012) e a crise de investimento provavelmente se resolverá com um novo governo. Mas o fator China e a perda de poder aquisitivo (que deverá se aprofundar num governo de direita) ainda vão puxar a economia pra baixo. Mas o clima será totalmente outro já que a mídia estará em festa.

Anônimo disse...

As investigações da lava-jato deveria chegar até os colonizadores portugueses desde 1500.

André disse...

Pessoal, o Temer também assinou parte da papelada das pedaladas fiscais, portanto não é certeza que ele vai assumir.

Anônimo disse...

Isso está pior do que na época de collor.

Anônimo disse...

Sendo sincero, esses chinelos de dedo incomodam muito no avião, tô vendo o dia em que eles começarem a cantar funk alto.Já basta o PROUNI

Anônimo disse...

"Quem assume pode ser o Cunha ou o Temer."

O Cunha só assume se Temer cair. Mesmo assim, Cunha só fica por 3 meses. Depois disso vêm novas eleições.

Anônimo disse...

Estou arrasado. Sou casado há 11 anos e um amigo estava me alertando que minha mulher estava me traindo, mas eu não acreditava porque ele não tinha provas. Então ele conseguiu filmá-la entrando no motel com 2 caras e dando para os 2 ao mesmo tempo. Meu chão caiu. Como pode alguém em quem a gente confia fazer uma coisa dessas? Uma filmagem ilegal. Imediatamente parei de falar com esse meu amigo e minha mulher está me dando todo apoio. Não vai ter golpe no meu casamento!

Anônimo disse...

Estão querendo transformar isso em um viral... 16:29

Anônimo disse...

A ministra Rosa Webber negou o pedido da defesa de Lula de anular a decisão do Gilmar Mendes. Agora a alma mais honesta do Brasil pode ser presa a qualquer momento. Vamos comemorar

donadio disse...

Muita gente impressionada com a problemática sobre o Temer assumir no lugar da Dilma.

Sim, esse é o procedimento caso o presidente seja impedido: o vice assume.

Mas, como comentei na postagem anterior,

"O problema é: o único elemento razoavelmente sustentável para cassar a Dilma são as "pedaladas fiscais" (algo que todo mundo sempre fez, e que jamais foi considerado crime de responsabilidade, mas pelo menos é algo que se pode provar). Mas aí o Temer também fez "pedalada fiscal" quando substituiu a Dilma nas ausências dela. E aí é difícil cassar a Dilma sem cassar o Temer junto. E se o Eduardo Cunha não tiver sido cassado também até lá (o único, vale dizer, que seria cassado em consequência direta das investigações da Lava-Jato), quem assume é ele.

Mas não muda muito. O Temer é fraco dentro do PMDB, muito mais fraco do que o Cunha, e com certeza também vai trabalhar na linha do "Escondedor Geral da República", da recessão, e da reconciliação geral em torno do esquecimento da Lava-Jato.

Então, sim. Talvez se invente um jeito de cassar a Dilma por que ela cometeu o hediondo crime da pedalada fiscal, e, ao mesmo tempo, manter o Temer como presidente, apesar de ele também ter cometido o hediondo crime da pedalada fiscal. Governo fraquinho será esse, totalmente a mercê das forças que derrubaram a Dilma, e portanto, governinho bem-comportado, disposto a fazer o que essas forças ditarem. Com detalhes a mais ou a menos, será aproximadamente o que previ.

Mas, atenção.

Isso é a hipótese de a Dilma ser efetivamente derrubada.

E eu acho isso bastante improvável. Qualquer governo que assuma após a queda dela, assume para completar um mandato, e portanto sem tempo de tomar qualquer providência que possa modificar a situação política ou econômica. Portanto, com toda probabilidade, um governo que vai se desgastar, e desgastar seus representantes para a eleição de 2018.

Por isso, continuo a acreditar que a hipótese mais provável é que a oposição mantenha a situação em "fogo brando" até 2018, para então ganhar um governo com duração de quatro anos, com a possibilidade de fazer um pouco mais. Ou pode ser também o que se tem falado, de novo o parlamentarismo decidido a partir de cima. Também acho arriscado para a direita: podemos ter uma sucessão estonteante de governos de seis meses de duração, cada um deles destruindo politicamente um grupo importante de parlamentares.

O que eu sei muito bem é que a ideia fantástica de que a crise toda se resolve de forma efetiva no dia seguinte à queda da Dilma é apenas isso, uma ideia fantástica. Ela se baseia na confissão de um crime político gravíssimo: a criação de uma situação de crise econômica a partir do nada, puramente pelo voluntarismo da imprensa descrevendo uma situação inexistente. Mas isso, além de ser um crime brutal contra a nossa democracia, é também virtualmente impossível.

************************

Mas veremos, não é? Se tudo isso que escrevi é bobagem, então, nas imortais palavras de Alfred E. Neuman, what, me worry?

Anônimo disse...

Amei o texto

Anônimo disse...

Boa análise, só discordo num ponto. A mudança de poder pode sim ditar diferenças no rumo econômico do Brasil, aliás, já se pode perceber essas mudanças (haja vista do dólar caindo com a condução coercitiva, os próprios coxinhas sabem e querem que ocorra, fica mais fácil ir pra Miami). Há de se levar em conta que a instabilidade num país afasta investimentos, os investidores querem colocar seu dinheiro num lugar onde grupos políticos assegurem que ele não perderá tudo da noite para o dia. BRICS e Mercosul já demonstraram consequências econômicas com a queda de Dilma. Fora que, assumindo o grupo neoliberal, nossas relações comerciais perdem a diversificação, voltaremos a ser o quintal dos EUA (qnd eles quebram, a gente quebra).

Diana disse...

Uma pergunta sincera, de alguém que está assumidamente confusa com o cenário político nacional: a mídia é tendenciosa, a oposição é inapoiável, mas o governo está fazendo o certo?

Hj mesmo divulgaram que o país fechou mais de 100.000 postos de trabalho no último mês, eu ainda tenho um trabalho, mas meu marido está desempregado e não consegue um novo trabalho. E não se vê nada vindo do governo pra resolver isso. Dizer que a culpa é só da oposição que "não deixa" a Dilma governar me parece simplista demais.

De verdade, alguém que entenda de economia e disso tudo poderia me dizer se o governo está agindo pra recuperar a economia? Pq me lembro de um promessa de corte de misniterios e cargos comissionados e tudo ficou só no papel (só pra dar um exemplo)

Anônimo disse...

16:18 ctz. Tenso é ver que a filha da empregada tá na Federal e seu filho na Papai Pagou Passou.

Anônimo disse...

Bem feito para a Europa, maldita colonizadora, agora está levando o troco.

Anônimo disse...

"E se o Eduardo Cunha não tiver sido cassado também até lá (o único, vale dizer, que seria cassado em consequência direta das investigações da Lava-Jato), quem assume é ele."

Sim,mas isso é irrelevante.O Eduardo Cunha ficará apenas por 3 meses.Depois disso,novas eleições.

Anônimo disse...

Ok, todas as opções se a Dilma cair são ruins, mas isto torna ela uma boa governante?

Dizer que a culpa da crise no Brasil é internacional soa bem forçado, já que o resto do mundo não se encontra na lama em que estamos metidos. Pra mim há sim uma dose imensa de incompetencia gerencial e política da Dilma aí. Isso não justifica um impeachment, eu sei, mas quais seriam as opções viáveis então? O partido dela governa há 14 anos, acho muito difícil de acreditar que a atual recessão não seja em grande parte culpa do modelo político dele.

Anônimo disse...

Nem toda faculdade particular é ruim e não acho que passar por cotas em faculdade pública seja um grande mérito, (apesar de ainda necessário) isso seria se houvesse uma educação eficiente para todos.

Anônimo disse...

Lola sou professora de História eu tenho me sentido que o Brasil voltou ao ano de 1964 e infelizmente o país não vai escapar do golpe.
Tenho criticas ao governo mas este congresso conservador piorou tudo.
Hoje as redes sociais ajudam a propagar mentiras piorando a crise

Anônimo disse...

Não vai haver golpe militar, se tiver algum golpe com certeza não vai ter nada a ver com militares.

Anônimo disse...

Diana, minha leitura disso tudo é que estamos sofrendo os impactos da crise internacional que chegou como uma marolinha. Estimulamos o consumo interno para manter as rodas girando, mas uma hora seríamos cobrados por isso. O governo está tomando decisões necessárias e impopulares, claras para quem viu o credor da crise chegando à porta do Brasil, e infelizmente, o povo é quem paga. Na crise, a madame reduz o Louis Vitton (vide Val Marchiori), a classe média deixa de ir à Disney, a classe média baixa tira o filho da particular, o pobre deixa de comer e fica desempregado para o patrão continuar tendo lucro. Meu desencantamento com Dilma foi ela ter afirmado que ações como essas não seriam tomadas e que o PSDB caso ganhasse faria isso (como faria, de fato). Por isso, não sei pq os coxas estão revoltados com Dilma aplicando uma política neoliberal que eles apoiam. Quem tem de estar revoltado é o eleitor da Dilma, certamente ele não votou neste projeto.

Anônimo disse...

Complementando meu comentário das 15:19... aqui o perfil do pessoal que quer derrubar a Dilma... são aqueles que querem se sentir exclusivos:

http://mais.uol.com.br/view/e0qbgxid79uv/coro-antidilma-e-coxinha-de-ossobuco-recheiam-festa-de-yellow-blocs-04028D9C3164E0815326?types=A

Anônimo disse...

17:01 Não tem a ver com qualidade e sim com dificuldade. O pobre tem muito mais dificuldade de concluir uma faculdade pública, primeiro para ingressar e depois para se manter lá dentro. Ou você acha que depois que passou tudo é festa? Lamento informar, talvez não seja a sua realidade, mas para quem veio de uma realidade de pais semi analfabetos, com subemprego ou estudou/ trabalhou entrar numa Universidade, ainda mais pública, é um mérito sim.

Anônimo disse...

Muita gente que votou na Dilma fez pq acha o pt de centro com alguns interesses de esquerda e não por achar que é o extremo oposto do psdb. Já ouvi muita gente falar que votava no pt pq não achava o partido 'radical' demais, quer dizer, não tão socialista.

Anônimo disse...

Apesar de achar a Dilma uma péssima governante sou contra sua a queda, seja pelo TSE ou impeachment, mas esse texto me parece mais um do fla x flu político que vivemos.

Não há nenhuma menção aos erros do PT (ou será que eles não existiram?). Durante seus dois mandatos Lula tinha todo o capital político necessário para fazer uma reforma política de verdade, mas optou por manter o fisiologismo e a corrupção, já que era útil ao PT naquele momento. Por sua vez, desde sua primeira posse, Dilma parece mais perdida que um peru tonto, sendo incapaz de concatenar qualquer medida séria de crescimento econômico, chegando a dizer inclusive que demorou a perceber a gravidade da crise.

Todos os pgramas sociais do PT são um salvo conduto pros seus erros? Chegamos ao ponto do " só é justiça se todo mundo estiver sendo investigado ao mesmo tempo" ? Não dá pra quebrar o ciclo de impunidade?

De resto pode até ser que o cenário do autor se confirme, mas é um exercicio de futurologia, não muito diferente do "eu tenho medo", dito por uma certa atriz antes da eleição do Lula.

Anônimo disse...

17:14 Minha realidade é de classe d com alguns picos de classe c de cidade do interior da Bahia.

Anônimo disse...

Que história é esse de que um líder do movimento contra o pt chamado Leandro Balcone foi assassinado?

Anônimo disse...

Eu tbm acho 17:16, texto tendencioso.

Anônimo disse...

17:15, exatamente. O PT só ganhou as eleições de 2002 com uma mudança de aparência e postura de Lula, assim como Dilma. Passar do Sapo Barbudo dos anos 80/90 para Lulinha Paz e Amor em 2002 aumentou e muito a confiança de voto em quem não era exatamente esquerdista, mas tb tava cansado de FHC. Dilma também passou por isso. Quem não lembra da mudança de aparência e palavreado de Dilma, que passou de uma "técnica" à Dilma Coração Valente?
O governo do PT, e essa é a crítica de esquerda, fez muitas concessões políticas em nome da governabilidade e se esqueceu de alguns pontos em suas raízes. O PT seguiu uma agenda liberal na economia (mediante compromisso de Lula com o empresariado brasileiro de não desestabilizar a economia, leia-se "esquerdar" vide a manutenção de Henrique Meirelles), mas fazendo algumas reformas de caráter social sendo o BF e o Fome Zero os maiores exemplos. É por isso que acho sandice ver essa galera falando de um possível comunismo no Brasil. Isso tá bem longe de acontecer.

Anônimo disse...

Quem chama o pt de comunista é o povo da extrema direita, os de centro só está com raivinha seletiva.

Anônimo disse...

17:17 é uma visão sua achar que ter a oportunidade de estudar mais que os pais, conseguir um emprego melhor, dar uma vida melhor à sua família não é mérito. Afinal, é possível melhorar de vida de outras formas. Mas a minha condição, que era muito parecida com a sua (cidade do interior, mãe semi analfabeta, diarista, com 5 filhos, negra e nordestina) entrar numa Universidade pública foi um motivo de muita satisfação e esperança. Infelizmente, sempre aparecem pessoas para depreciar, não adianta esfregar seu histórico igual aos dos classe media da capital. A gente sempre vai estar "roubando" vaga de alguém.

Anônimo disse...

17:20, o cara era advogado criminalista e havia denunciado um esquema de corrupção na prefeitura. Muito cedo para acusar de retaliação do PT, coisas assim só atrapalham a investigaçãoe e inflamam a opinião pública.

Anônimo disse...

Seria um tiro no pé o pt querer se envolver com a morte desse cara em um momento desses.

Marcia disse...

As pessoas são presas porque tem provas contra elas, e não para que delatem. Acontece que ninguém quer ficar preso, daí oferecem delatar para se livrar da cadeia, isso sempre aconteceu com os bandidos pobres e ninguém diz que estão sendo " torturados" para delatar.

Anônimo disse...

(Viviane)
"A mudança de governo têm efeito zero sobre uma crise econômica que é internacional. Não é a incompetência da Dilma que nos joga na crise, por mais que o Nassif tente nos provar o contrário."
Donadio, muito obrigada! Finalmente alguém desmascarou o Nassif, que está há mais de um ano batendo nessa tecla. Não sei se você vai concordar comigo, mas isso tem um cheiro de machismo que dá pra sentir de longe...

Guilherme disse...

Anotações de Marcelo Odebrecht encontradas pela Policia Federal:

"Liberar p/Feira pois meu pessoal não fica sabendo. Deixar prédios com Vaca
Para Edinho visão da conta toda inclusive o gasto com Haddad
MRF: dizer do risco cta suíça chegar campanha dela?"

Feira: João Santana, o marqueteiro responsável pelas campanhas de Lula (2006) e de Dilma (2010 e 2014), preso na operação Operação Lava Jato. Uma referência à Feira de Santana.

Vaca: Vaccari, ex-secretário de Finanças e Planejamento do PT, preso na Operação Lava Jato.

Edinho: Edinho Silva, ex-tesoureiro da campanha de Dilma pela reeleição, investigado na Operação Lava Jato.

Haddad: Fernando Haddad do PT, prefeito de São Paulo, investigado por suspeitas de prática de crime de corrupção passiva, de falsidade ideológica eleitoral e de lavagem de dinheiro, em concurso de pessoas.

campanha dela: De qual campanha eleitoral vocês acham que ele estava falando?

Anônimo disse...

Isso mesmo 17:52, agora querem transformar esses bandidos em presos ''políticos inocentes e torturados''.

Anônimo disse...

Eu moro em Feira de Santana, essa cidade só fica famosa em presepadas.

Guilherme disse...

Trecho de editorial do Estadão:

"Se para punir suspeitos bastasse o 'cheiro' de ilegalidade, sem necessidade de provas, Luiz Inácio Lula da Silva já estaria há algum tempo convivendo atrás das grades com os grandes empreiteiros de obras públicas com os quais, durante e após seus dois mandatos presidenciais, manteve relações ostensivamente promíscuas. Para Lula, porém, é auspicioso que o novo ministro da Justiça, Eugênio Aragão, se declare franco adepto do método olfativo: 'Cheirou vazamento de investigação por um agente nosso, a equipe será trocada, toda. Cheirou. Eu não preciso ter prova'."

Só não é totalmente inacreditável que o ministro da Justiça tenha feito essa declaração, em entrevista à Folha de S.Paulo, porque cheira forte que alguém com a truculência sob medida tenha sido colocado na importante pasta por imposição de Lula e do PT exatamente para criar obstáculos à Operação Lava Jato. Como primeira consequência da posse do ministro que confia no próprio olfato para cumprir a missão que lhe foi confiada pelo lulopetismo, já no fim de semana passou a impregnar o ambiente político em Brasília o forte odor de que a intervenção na Lava Jato começaria pela troca do diretor da Polícia Federal. Ontem, o Ministério da Justiça divulgou nota desmentindo que o chefe da PF, Leandro Daiello, esteja ameaçado de demissão, mas apurou-se que o Planalto teria estabelecido um prazo de 30 dias para sua substituição."

Anônimo disse...

Os editoriais do Estadão são muito bons.

Anônimo disse...

Anon 17:12

Deveriam fazer uma lei federal e parceria com governo americano que quem falasse mal do Brasil ia lavar prato até as mãos ficarem em carne viva!

Anônimo disse...

dilma não vai cair, ela vai cumprir o seu mandato até o fim, mas tá na cara q o próximo partido a governar a república será o PSDB, se preparem, lá vem novos anos 90 do brasil

Ai q saudade do governo lula, q saudade

Anônimo disse...

lula e pt foram/estão abandonando a esquerda assim... gradativamente

se tivesse o psdb no poder esse país já tinha se lascado em 2006

Anônimo disse...

Tbm acho que o psdb vai voltar a presidência em 2018, o pt se deixou desgastar muito. Só espero que os anos 90 não voltem, seria muito retrocesso. É tudo o que a turma do 'politicamente incorreto' quer.

Anônimo disse...

Off topic donna LOLA ....


Que tal falar do caso moore e djokovic ao anunciarem no torneio de tênis wta (feminino ) que as mulheres devem agradecer de joelhos aos homens tenistas nadal ... Federer ... E que além desso ...anunciou que “ nós homens deveriam ganhar prêmios maiores ”

Retrocesso ....

http://esportes.terra.com.br/tenis/djokovic-comenta-diferenca-de-premiacao-entre-homens-e-mulheres-no-tenis,626779bedabaea3082b41639f6cb153cnpihkqwt.html

Anônimo disse...

Se a Dilma cair não teremos mais que suportar suas aparições televisivas constrangedoras no limite que uma inteligência razoável possa suportar. Lucro.

Anônimo disse...

"dilma não vai cair,..."

Continue sonhando.

Anônimo disse...

O PSDB é o PT alfabetizado. São farinha do mesmo saco.
Precisa de uma homem de honra e respeito no governo pra gerar credibilidade e ajudar a sair deste abismo que o PT nos enfiou. Pra isso hoje no Brasil só tem um nome: PEDRO SIMON.

Anônimo disse...

"Tbm acho que o psdb vai voltar a presidência em 2018, o pt se deixou desgastar muito. Só espero que os anos 90 não voltem, seria muito retrocesso. É tudo o que a turma do 'politicamente incorreto' quer."

Por que a turma do politicamente incorreto iria querer que isso?

Guilherme disse...

PF encontra documentos de reforma do sítio em apartamento de Lula.

Entre os objetos apreendidos há recibos de materiais de contrução e desenhos de projetos:

http://oglobo.globo.com/brasil/pf-encontra-documentos-de-reforma-do-sitio-em-apartamento-de-lula-18899674

André disse...

Se não me engano, se o impedimento passar na Câmara o senado terá 180 dias para julgar e quem assume terá 90 dias para fazer nova eleição. Sendo o Cunha ele achará uma forma de ficar presidente 1 ano ou mais. Duvidam?

Anônimo disse...

22 de março de 2016 19:30

Tradução: to cagando e andando pro país e o que vai ser dele, desde que a dilma e o pt se ferrem

Anônimo disse...

Exato André. Esse povo que tá falando que ele assumindo vai ser só por três meses tá sendo ou otimista demais ou ingênuo demais. Golpe? Jamais, brasil nunca teve isso né.

Anônimo disse...

"quem assume terá 90 dias para fazer nova eleição."

Apenas se o Temer cair também.

Anônimo disse...

22 de março de 2016 19:35

Pq eles adoram retrocesso. Qualquer coisa que impeça a evolução e igualdade agrada esse povo. Só se incomodarão com a parte que os afetar diretamente.

Guilherme disse...

O STJ, atendendo a um mandado de segurança preventivo impetrado pelo PPS, deu 72 horas para o ministro da Justiça, Eugênio Aragão, explicar a ameaça feita à PF:

http://g1.globo.com/politica/noticia/2016/03/stj-da-72-horas-para-novo-ministro-da-justica-explicar-fala-sobre-pf.html

Anônimo disse...

Quanto mais o homem fala sobre mulheres, mais ojeriza me provoca. Toda fala masculina sobre mulheres é meio asquerosa, até quando estão supostamente elogiando, pois é bem sabido que nunca é sincero.

Anônimo disse...

"Tradução: to cagando e andando pro país e o que vai ser dele, desde que a dilma e o pt se ferrem

22 de março de 2016 20:09"


Acertou.

donadio disse...

Os editoriais do Estadão são inacreditáveis.

"Se para punir suspeitos bastasse o 'cheiro' de ilegalidade, sem necessidade de provas, Luiz Inácio Lula da Silva já estaria há algum tempo convivendo atrás das grades com os grandes empreiteiros de obras públicas com os quais, durante e após seus dois mandatos presidenciais, manteve relações ostensivamente promíscuas. Para Lula, porém, é auspicioso que o novo ministro da Justiça, Eugênio Aragão, se declare franco adepto do método olfativo: 'Cheirou vazamento de investigação por um agente nosso, a equipe será trocada, toda. Cheirou. Eu não preciso ter prova'."

Só não é totalmente inacreditável que o ministro da Justiça tenha feito essa declaração, em entrevista à Folha de S.Paulo, porque cheira forte que alguém com a truculência sob medida tenha sido colocado na importante pasta por imposição de Lula e do PT exatamente para criar obstáculos à Operação Lava Jato. Como primeira consequência da posse do ministro que confia no próprio olfato para cumprir a missão que lhe foi confiada pelo lulopetismo, já no fim de semana passou a impregnar o ambiente político em Brasília o forte odor de que a intervenção na Lava Jato começaria pela troca do diretor da Polícia Federal. Ontem, o Ministério da Justiça divulgou nota desmentindo que o chefe da PF, Leandro Daiello, esteja ameaçado de demissão, mas apurou-se que o Planalto teria estabelecido um prazo de 30 dias para sua substituição.
"

Oh, Doutor Mesquita. Então o senhor não conhece a diferença entre direito penal e direito administrativo? Para condenar alguém é preciso ter provas, Doutor Mesquita. Para remover alguém de uma determinada tarefa e realocar para outra não é preciso ter prova, nem cheiro. É o poder de comando do empregador, Doutor Mesquita. O senhor não sabe o que é? É aquilo que lhe permite tirar um repórter da cobertura policial e colocá-lo na seção de esportes, sem cheiro, sem prova, sem choro nem vela.

É esse o nível da nossa imprensa. Desinforma até quando dá opinião. Parte do pressuposto de que o leitor é ignorante ou estúpido, mistura alhos com bugalhos, e vem fazer de conta que está indignada por que o chefe faz aquilo que é função do chefe: mandar nos seus subordinados. Doutor Mesquita, a última vez que a polícia atuou sem controle neste país, o seu jornal teve que publicar receita de bolo na primeira página, lembra? Está com saudade? Quer mesmo uma polícia que só obedece a si mesma?

Era só o que faltava. Policiais cometendo crimes e arbitrariedades a torto e a direito, e a autoridade hierárquica ter de conseguir provas para coibir a atividade ilegal de seus subordinados.

Pensando bem, chega a ser brilhante: o Estadão consegue defender ao mesmo tempo a ditadura e a baderna. A esse ponto chegou o conservadorismo brasileiro.

Anônimo disse...

Eu entendo que muitos tenham votado no Lula na primeira eleição por conta do discurso "eu sempre fui pobre e sei o que vocês estão passando, vou dar um jeito nisso", que era a ladainha dele; eu também acreditei nisso. Mas, agora, ficar defendendo um criminoso do colarinho branco e ainda por cima, desrespeitoso, cínico e arrogante? Que brasileiro normal gosta disso? Aonde vocês estão com a cabeça?

Anônimo disse...

''Quanto mais o homem fala sobre mulheres, mais ojeriza me provoca. Toda fala masculina sobre mulheres é meio asquerosa, até quando estão supostamente elogiando, pois é bem sabido que nunca é sincero.''

Até se for o Lula?

Anônimo disse...

Tá se oferecendo, 20:57?

Alessandro Bruno disse...

Se a Dilma não cair, nunca mais vamos poder afastar um presidente que teve as contas rejeitadas pelo TCU. Vocês querem isso mesmo? Se a prática de pedaladas fiscais é comum, como é crime, o melhor é que se comece cassar quem a prática para coibir o crime, não deixar de punir porque sempre foi assim.

Anônimo disse...

Marcelo Odebrecht fará delação premiada, eita!

Anônimo disse...

Eu acredito sim que eles criarão uma recessão para concentrar renda e ter respaldo para tirar mais e mais direitos dos trabalhadores

Anônimo disse...

Antes da dilma ser presidente as pedaladas não eram consideradas crime de responsabilidade.

Alessandro Bruno disse...

Anonimo das 21:26

As pedaladas, segundo o TCU, configurariam operações de financiamento, ou "empréstimos" desses bancos para o Tesouro, o que é proibido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, de 2000.

Anônimo disse...

Será que tempos sombrios virão? Ou não? O que será do amanhã?

Anônimo disse...

"Até se for o Lula?"

Sim. Lula é um homem como qualquer outro.

Anônimo disse...

A humanidade sempre vive tempos sombrios. É a nossa sina.

Anônimo disse...

"ficar defendendo um criminoso do colarinho branco e ainda por cima, desrespeitoso, cínico e arrogante? Que brasileiro normal gosta disso? Aonde vocês estão com a cabeça?"

mas o bolçovômito é tudo isso e um pouco mais e mesmo assim tem gente q bebe urina desse ebola humano,

pq não o mesmo com o lula?

Anônimo disse...

alessandro, espera sentado aí o Alckmin ser cassado pelas pedaladas fiscais

Anônimo disse...

Nem o luladrão e nem o bolsovômito. Criticar o luladrão não é idolatrar bolsovômito.

Anônimo disse...

20:42
Eu sei

André disse...

Vai no google pesquisar sobre o número de crianças que morrem de fome no Brasil e quantas morriam antes.

André disse...

O Valor diz que 16 governadores teriam que sair também. Contra esses eu não vejo pedido de impedimento.

Unknown disse...

Analise de esquerda dele.
Mas perdia paciência para ler quando disse:
Crise internacional.
Piada né E.U.A nunca venderam tantos imoveis no ultimo mes de fevereiro, economia em forte crescimento, China matem crescimento estável, Alemanha motor da economia da Europa considerada mais solida do mundo.
A crise é do Brasil, devido incompetência deste governo, e dos otários que votaram dilma em 2014.

Victor disse...

Ainda bem que temos o PT para nos salvar da recessão dos coxinhas

Anônimo disse...

Ninguém vai salvar não victor. Pt ou qualqer um dos partidos dos coxinhas, apesar deles não concordarem, só vai levar esse país ainda mais pra lama. Enquanto não aparecer uma terceira opção, vai ser cada vez pior.
Bolsomerda, Aécio cheirador, luladrao, dilmerda, marina e o político que for vai tudo dar na mesma. Direitista e esquerdista vai todo mundo se ferrar nesse país cada vez mais.

Anônimo disse...

Spoiler do que NÃO acontecerá se Aécio for pego:

– Não terá manifestação de apoio fechando a Paulista e dando a ele palanque e microfone.

– Não nos verão fazendo textão sobre golpe e contra o Moro e o MPF.

– Não nos ouvirão gritar que ele é “guerreiro do povo brasileiro”.

– Não verão ele ganhando ministério da Dilma pra fugir da cadeia. Mas nesse caso é só porque ele não é do partido dela, não porque ela tenha algum caráter.

Viram? É fácil quando a moral da gente não é maleável.

Anônimo disse...

Tem hora que dá vontade de torcer pra Dilma cair e mostrar pra esses idiotas que tudo que tá aí nesse texto vai acontecer!!!
1) em hipótese alguma defendo o PT
2) está muito evidente que qualquer pessoa que tente ver os fatos com mais objetividade está sujeita a ser acusada de petralha por uns e coxinha por outros ou que está em cima do muro
3) eu continuo desaprovando o governo atual mas também sou contra o impeachment por motivos óbvios!!!
Aceitem isso ao invés de querer impor sua visão, principalmente esse pessoal anti pt que insiste em dizer que é anti corrução mas não faz outra coisa da vida além de ser corrupto o tempo todo e apontar o dedo para os outros!!

Anônimo disse...

Anônimo Anônimo disse...
"ficar defendendo um criminoso do colarinho branco e ainda por cima, desrespeitoso, cínico e arrogante? Que brasileiro normal gosta disso? Aonde vocês estão com a cabeça?"

mas o bolçovômito é tudo isso e um pouco mais e mesmo assim tem gente q bebe urina desse ebola humano,

pq não o mesmo com o lula?

22 de março de 2016 22:06"


Anonimo 22:06 essa sua declaração acima mostra como a mente PETISTA é distorcida. Pra mim: nem Lula, nem Bolsonaro; os dois não prestam.

Pedro Simon presta. Pedro Simon por decreto. Vamos dar um "golpe" de honestidade, pra variar.

donadio disse...

(Viviane), obrigado. Não sei se isso pode ser considerado como "desmascarar" o Nassif. E nem é mérito meu, na verdade: se você procurar pelos comentários da "anarquista lúcida" no ggn, vai encontrar essa linha de argumentação. E acho que a aiaiai também levantou essa lebre antes de mim.

E, como comentei lá mesmo, "o machismo é óbvio, acho que o Nassif é o único que não vê isso."

donadio disse...

"Se a Dilma não cair, nunca mais vamos poder afastar um presidente que teve as contas rejeitadas pelo TCU. Vocês querem isso mesmo?"

O TCU não é sequer um órgão do judiciário, é um órgão do Poder Legislativo. E é um notório cabide de emprego para ex-parlamentares. E ele é um Tribunal de Contas: ele avalia se as contas dos governantes fecham ou não, e aprova ou rejeita essas contas. Ele não condena ninguém por crimes.

Não quero com isso dizer que o TCU seja uma coisa ruim. Muito pelo contrário, acho que os acórdãos e recomendações do TCU ajudam, e muito, o gestor público a fazer a coisa certa, evitando práticas nocivas. Mas de forma alguma quero que o TCU seja a autoridade que decide se um governante fica ou sai. Ou mesmo que suas decisões sobre contas dos governantes sejam elemento de prova em julgamentos políticos. Não é essa a função do TCU, e nem deve ser.

Então, sim, é isso que eu quero: que o TCU julgue as contas dos governantes, e deixe os julgamentos penais e/ou políticos a quem de direito.

donadio disse...

"Pedro Simon presta. Pedro Simon por decreto. Vamos dar um "golpe" de honestidade, pra variar."

Eu conheço bem o Pedro Simon. Sim, ele "presta", é um homem honesto. Como todo político, faz política, o que significa que às vezes tem de tomar decisões que vão desagradar a um lado ou a outro. E que portanto demandam apoio do lado que não foi desagradado. O que por sua vez requer articular os interesses que serão beneficiados pelas decisões tomadas. Política é assim; não há honestidade pessoal que possa superar isso.

Mas, sim, como diria Marco Antônio, Simon é um homem honesto. E por isso mesmo seria o primeiro a desautorizar a sua proposta. Que é uma proposta desonesta.

Anônimo disse...

Donadio: eu sou desonesto, porém não sou e nunca serei politico, pois politico tem que não só ser honesto, também parecer honesto, porque político não lida com as suas coisas como é o meu caso, mas lida com as coisas do povo, povo carente de tudo que o Lula esqueceu, fez um bolsa cabresto a foi roubar o que pode.

Você tem razão. A minha proposta jamais seria aceita pelo Pedro Simon, porem meu caro, situações de desespero, medidas desesperadas. Já que o Pedro Simon, por ser honesto demais não aceitaria o cargo de presidente por decreto, eu, sendo o congresso, convocaria o Pedro Simon a assumir pelo bem do pais, para livrar o Brasil desta corja de petistas e assemelhados.

O Lula está usando a lei para cometer crimes, mas não como um bandido que se arrisca, pior, está se escondendo atrás do povo pobre, é como por uma criança na frente para não levar um tiro, e se perpetuando no poder torcendo a lei em seu beneficio; só que eu Donadio não sou politico, nem religioso, a minha lei é outra.

Pedro Simon pelo bem do Brasil!

Anônimo disse...

Lula, Pedro Simon, Bolsonaro, Dilma, Moro, Aécio... e o povo segue sendo gado, acreditando no príncipe do cavalo branco q irá salvar a Princesa Brasil.

Alessandro Bruno disse...

"Mas de forma alguma quero que o TCU seja a autoridade que decide se um governante fica ou sai."

Eu também não quero isso, quem está decidindo isso é o Congresso. Mas eu temo que se abrir esse precedente, o Congresso não possa mais cassar nenhum político que teve as contas rejeitadas, pelo princípio da isonomia e a pressão popular: "Se a Dilma não caiu porque Fulano tem que cair". É preciso quebrar essa onda de impunidade e abrir precedentes de punição a quem cometer crimes fiscais.

Cão do Mato disse...

Noooooooooooossa... Vai ter mesmo MUITA DIFERENÇA o Michel Temer assumir no lugar do Cunha, né?

Anônimo disse...

Alessandro Bruno, pois se a Dilma cair por crime de responsabilidade fiscal isso deveria abrir um precedente de que contas reprovadas não serão mais toleradas. Tem que haver punição para tds, independentemente de partido. Senão o q vai repercutir é que a justiça é seletiva, cede a pressões populares (não nos esqueçamos q as manifestações começaram antes do fato vir à tona) e que determinados partidos podem infringir a lei, outros não.

Alessandro Bruno disse...

E é isso que eu defendo, anonimo da 09:56, que se crie uma cultura de punição e não se aceite mais crime fiscal.

donadio disse...

"Que história é esse de que um líder do movimento contra o pt chamado Leandro Balcone foi assassinado?"

Essa é uma maneira de noticiar o fato. Outra é, "advogado defensor de traficantes foi assassinado".

Não me entendam mal. Advogados de defesa são essenciais para o funcionamento da Justiça (e para se fazer justiça). E mesmo os piores criminosos precisam ser julgados de acordo com o devido processo penal, o que só é possível se tiverem advogado.

Mas se esse cidadão fosse, além de advogado criminalista, filiado ao PT, o que estaria em discussão seria o plantel de clientes dele - e não só pelo fato óbvio de alguns desses clientes são de fato perigosos e constituem um risco até mesmo para quem os defende nos tribunais.

donadio disse...

"E é isso que eu defendo, anonimo da 09:56, que se crie uma cultura de punição e não se aceite mais crime fiscal."

Ter as contas reprovadas pelo TCU, ou pelo TCE, não é "crime fiscal".

Se toda vez que um governante tiver contas reprovadas pelos Tribunais de Contas tiver processo de impeachment, ninguém mais governa este país, nem nenhum outro.

Alessandro Bruno disse...

Donadio,

Ter as contas reprovadas não é crime, mas as pedaladas fiscais sim, elas configurariam operações de financiamento, ou "empréstimos" dos bancos para o Tesouro, o que é proibido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, de 2000.

Anônimo disse...

Pedalada fiscal. É mais fácil achar governante que pratique que não pratique. Inclua aí Lula, FHC, Obama.
A verdade verdadeira é que não aceitaram as derrotas nas urnas até hoje e tudo é motivo pra tirar a Dilma, cada mês tentam um diferente...

Anônimo disse...

Imbecil, o TCU reprovo as contas dela por causa das pedaladas que é crime seu burro

Anônimo disse...

Se esse povo que se diz contra a corrupção fosse mesmo tão fiel a essa bandeira não teriam jamais votado em Aécio, teriam votado nulo ou branco no segundo turno.

Anônimo disse...

Chiii, esse negocio de votar no menos pior é fria. Essa ideia foi vendida pelos próprios políticos que não querem ser escolhidos, mas eleitos de qualquer forma.

O correto e: se não tem candidato bom o eleitor deve anular o voto e exigir, eu falei EXIGIR, (eleitor não pede, manda) nova eleição com novos candidatos, ponto. o resto é gado tangido e obediente a pilantras.

Anônimo disse...

Todos os pgramas sociais do PT são um salvo conduto pros seus erros? Chegamos ao ponto do " só é justiça se todo mundo estiver sendo investigado ao mesmo tempo" ? Não dá pra quebrar o ciclo de impunidade?

Com relação a isso, o problema é que as forças políticas estão presentes no judiciário estão tentando fazer com que Lula e Dilma sejam bodes expiatórios, enquanto políticos que cometeram crimes tão sérios quanto ou mais sérios do que as pedaladas fiscais continuam livres, leves e soltos.

Dá para quebrar o ciclo de impunidade, mas tudo está correndo para que isso não aconteça. Não se esqueça que o processo contra o Aécio foi arquivado e não falam muito sobre as citações que ele recebe na lava-jato.

Ragnar disse...

Tática cansativa e repetitiva de petistas em geral: Acuse e aponte para os tucanos, quando nos atacarem! Mal sabem os inocentes, que ambos partidos segue a mesma agenda, a diferença é que os tucanos querem dar uma de "bons administradores", mas, ideologicamente, comungam o mesmo paternalismo, socialismo, assistencialismo e esquerdismo. Basta ver os discursos de Aécio e Dilma em 2014. Um tentando ser mais esquerdista que o outro.

O que os petistas esperam ganhar ao acusar Aécio, Serra, Alckmin, FHC? Que a merda alheia limpa a merda própria? Lula corre o risco iminente de ser preso e a Dilma de ser impedida de executar seu cargo eletivo. Acha que acusar o PSDB de ser podre também fará os brasileiros esquecer das falcatruas do atual governo e de seu messias Lula? Rsss

Anônimo disse...

Nem esfregando na cara dos brasileiros as falcatruas do PSDB as pessoas deixam de ser imbecis e votar neles.

Anônimo disse...

"o problema é que as forças políticas estão presentes no judiciário estão tentando fazer com que Lula e Dilma sejam bodes expiatórios" [2]

Será que precisa desenhar pras pessoas entenderem?

Anônimo disse...

Mas o PSDB tem telhado de vidro. Por que só é permitido falar mal do PT, mesmo em blogues de esquerda?

E você acha que o discurso do Aécio era de esquerda, Ragnar? Sério? Ele defendeu a independência do Banco Central, afastamento do Brasil do Mercosul para buscar uma reaproximação com os EUA, a redução da maioridade penal, a privatização das penitenciárias, a criminalização do aborto...

E nada disso faz parte de uma agenda de esquerda. Na verdade, só consigo acreditar que você nem saiba o que cada lado defende.

André disse...

Não bobinho. O que queremos é que toda a corrupção seja apurada, mas dentro da lei e sem partidarismo. Se insistimos em mostrar os casos de corrupção do PSDB é só para esfregar na cara dos coxinhas a sua enorme hipocrisia.

Anônimo disse...

Se a Dilma cair o Brasil vai ficar em uma instabilidade política muito grande. Claro que a situação do país está decadente, porém, se ela cair, essa situação vai piorar anda mais. O Brasil é como um doente acamado em que qualquer manobra pode matá-lo de vez.

Ragnar disse...

Aécio é um dos maiores defensores de impostos, não é atoa que aqui em Minas, desde seu governo, a alíquota do ICMS é uma das mais altas do país.

"Ele defendeu a independência do Banco Central, afastamento do Brasil do Mercosul para buscar uma reaproximação com os EUA, a redução da maioridade penal, a privatização das penitenciárias, a criminalização do aborto"

Você realmente viu os debates políticos e as propostas dele? Parecia um show de quem é mais paternalista. Insta destacar que muitos dos projetos sociais, como o bolsa-familia, iniciaram com o governo FHC e, por este motivo, O PT continuou e aperfeiçoou esses programas populescos, sociais, programas de angariamento de votos. Não vi Aécio falar sobre independência do Banco Central, mas vi MARINA defender tal independência que é uma pauta liberal de direita, mas nem tão significativa. Criminalização do aborto? Desde quando aborto é legalizado? Aborto continua como crime e admite três exceções, sendo uma reconhecida pelo STF com efeito erga omnes. O aborto, como regra, sempre foi crime.

Qual debate, proposta e vídeo que você viu do Aécio? Os argumentos deste sujeito beiram o esquerdismo modernado, aquele próximo ao ideal de bem estar social escandinavo. O cara me chama o Lula e Dilma de Direita >>>>>>>>>>> http://folhapolitica.jusbrasil.com.br/noticias/128011712/aecio-neves-diz-que-lula-e-dilma-sao-de-direita


Pelo amor de Díos..

Ragnar disse...

http://oglobo.globo.com/brasil/aecio-neves-para-direita-nao-adianta-me-empurrar-que-eu-nao-vou-14512157

Aécio esquerdizando...

Anônimo disse...

Sou atualmente uma desempregada. Votei na Dilma 1 e a achei mediana, mas como as opções à época eram Dilma 2 ou Aécio, votei nela de novo para evitar um governo neoliberal, e o que a madame faz? Implanta exatamente um governo neoliberal.

Tão logo assumiu ela fez exatamente TUDO que disse que jamais faria, e que o adversario faria. Ou seja, votei na esquerda, mas recebi um governo de direita. E não tenho o direito nem de me sentir enganada?

Ragnar disse...

Meu Deus....


Agora o PT virou um governo neoliberal (expressão inventada por petistas).

Vejamos o Brasil do PT "liberal" em que lugar está no Ranking das nações com maior liberdade de mercado:

http://www.heritage.org/index/ranking

122º - Brazil

O Mali está na frente do Brasil em 121º.

É.....a anônima das 16:21 está desempregada porque está impossível para qualquer pequeno e micro-empresário empregar nesse país repleto de leis trabalhistas inflexíveis, rígidas, obsoletas que atrapalham mais o empregado do que o empregador. Ou quando é necessário contratar, o atingido é o consumidor final.

Anônimo disse...

Como estamos na semana Santa fica mais fácil compreender o pensamento do eleitor do Lula e do PT em geral.

Quando Poncio Pilatos perguntou se era para libertar Jesus Cristo, um homem pacifico que só fazia o bem, ou Barrabas um ladrão terrível, ou povo escolheu o ladrão e mandou Jesus para morte.

Pra quem não acredita em Jesus filho de Deus, pense nisso sendo Jesus um homem bom comum e verão o absurdo da coisa.

Anônimo disse...

Esse ragnar é um desses alienados ignorantes que bota tudo pra esquerda. A direita é uma perfeição que só. Só que não.
Aécio ser de esquerda é a piada do ano. Nenhum desses aí em evidência tem feito uma boa representação da esquerda, mas aécio sequer pode ser colocado como um dos que tentam ser da esquerda. Olha o histórico dele e suas idéias politicas aue vc vai saber

Anônimo disse...


O amigo aí em cima está perguntando por que as pessoas são de esquerda. É simples. A esquerda, pelo menos em tese, diz proteger pessoas sofridas, problemáticas, pobres, vulneráveis e complexadas. Assim, pessoas revoltadas como eu que sofreram preconceito em uma sociedade preconceituosa e caipira como a brasileira, acabam votando na esquerda justamente por acreditar que ela irá nos proteger. Na minha infância e adolescência eu sofri muito preconceito e descaso dessa sociedade hipócrita e elitista (mesmo sendo um país de terceiro mundo), o que me fez pegar raiva e querer vingança. Aí a esquerda aparece com um discurso que parece que vai virar o jogo para pessoas como eu. Mas depois de um tempo você percebe que eles não estão nem aí para o povo, mas somente se manter no poder e enriquecer assim como os capitalistas selvagens que eles tanto criticavam.

Anônimo disse...

Anonimo 17:29

Eu estou impressionado. É exatamente isso. Você é um dos poucos que entendeu.

Anônimo disse...

"Esse ragnar é um desses alienados ignorantes que bota tudo pra esquerda. A direita é uma perfeição que só. Só que não.
Aécio ser de esquerda é a piada do ano. Nenhum desses aí em evidência tem feito uma boa representação da esquerda, mas aécio sequer pode ser colocado como um dos que tentam ser da esquerda. Olha o histórico dele e suas idéias politicas aue vc vai saber"

bem falado, aébrio neves de esquerda kkkkkkk só falta falar q o bolçovômito é de esquerda tb, a direitalha (direita + gentalha) não tem limite

Anônimo disse...

(Viviane)
Pois é, acho que me empolguei e não me dei conta de que outras pessoas devem também ter percebido isso. Digamos que eu já estava "por aqui" [gesto de passar a palma da mão pelo pescoço] com esse machismo mal disfarçado. Ainda mais no momento em que vivemos, ver gente "progressista" ajudando a empurrar a Dilma para o abismo é dose...

Anônimo disse...

Ragnar, acho que o que a anônima das 16:21 quis dizer é que Dilma disse durante a campanha que não promoveria os "ajustes" neoliberais, que levam à corte de salários, desemprego, recessão e sacrifício dos mais pobres, acusando que Aécio faria isso caso vencesse. E ela aplicou exatamente o receituario de ajuste neoliberal ao vencer

Anônimo disse...

Ta faltando uma boa representaçao da esquerda na politica brasileira, essa é a verdade.

Anônimo disse...

Claro, quando a casa cai tudo o que é ruim vira da esquerda: Hitler, Mussolini, Aécio, FHC, Serra são todos da esquerda.
As pautas "paternalistas", isso que vc se refere a direitos sociais, foram levantadas por Aécio por 1) Questão de continuidade - Não dá para cortar todos os direitos sociais e ter um Estado totalmente liberal, inexistente de uma vez. Nenhum político minimamente consciente (nem mesmo Aécio) cortaria todos os programas sociais sem antes avaliar o impacto dessas medidas. 2) Vc acha mesmo que Aécio seria eleito se viesse com o discurso de cortar os programas sociais? Acorda. Eles são espertos e sabem que só com o voto das elites jamais conseguiriam. 3) Não cortar imediatamente os programas sociais não significa que não haveriam outras formas de diminuir a influência do Estado.
Queria ver Ragnar falar para os Aecistas que o candidato deles é da esquerda. Seria legal ele contar aqui o que ouviu. Até parece que você acredita que político age 100% de acordo com as suas convicções e cumpre as promessas de campanha.

Anônimo disse...

Entre todas as suposições, restam apenas algumas certezas: não nos iludamos com os "salvadores da pátria"...e pior que tá...fica sim!

Anônimo disse...

Quem quer apostar que depois que todas as merdas do bolsomerda ficarem expostas e ele perder credibilidade vai aparecer uma penca dizendo que ele é da esquerda também?
Por que se tá fazendo bem e é amado e idolatrado pelas pessoas é da direita, mas quando faz merda e estraga todo um país e pessoas ele automaticamente vira da esquerda. É essa a jogada desse povo covarde e hipócrita.

Anônimo disse...

"Quem quer apostar que depois que todas as merdas do bolsomerda ficarem expostas e ele perder credibilidade vai aparecer uma penca dizendo que ele é da esquerda também?
Por que se tá fazendo bem e é amado e idolatrado pelas pessoas é da direita, mas quando faz merda e estraga todo um país e pessoas ele automaticamente vira da esquerda. É essa a jogada desse povo covarde e hipócrita.

23 de março de 2016 20:37"

Corretíssima meu amor, Hitler tb era adorado por essa corja, depois q foi condenado historicamente, agora querem o jogar pro quintal da esquerda, mas não adianta, até o parlamento alemão reconheceu q o nazifascismo era de DIREITA

Espera o bolsoNOJO cair tb (e é o q vai acontecer) pra vc ver, vão dizer q era esquerdista e comunista, a direita é PATÉTICA

Anônimo disse...

Olha a lista da Odebrecht aí gente:

http://fernandorodrigues.blogosfera.uol.com.br/2016/03/23/documentos-da-odebrecht-listam-mais-de-200-politicos-e-valores-recebidos/?cmpid=tw-uolnot


Avante guerreiros das panelas! Próxima manifestação tem que pedir a cabeça de todo mundo. Que comece o panelaço! É contra a corrupção!

Anônimo disse...

Prioridades, an. 21:25.

Primeiro a gente derruba quem ta no governo federal, depois os governadores e por ultimo o legislativo.

Unknown disse...

So olhe a bolsa, quando lula assumiu o ministerio o dolar subiu e a bolsa caiu, mas isso n durou nem 10 minutos kkkk, serio, qualquer passo que se da para tirar obpt a bolsa sobe, n é minha opinião, isso foi mostrado

Anônimo disse...

O que tá acontecendo exatamente? Hoje eu conversei com alguém sobre a conjuntura política brasileira e num dado momento ela me disse quem alguém já tem o voto garantido dela.

Adivinhem quem é esse alguém...

... Sim, o bolsomerda, sob a justificativa de que ele não é ladrão! Tudo bem que a pessoa nunca demonstrou ser das mais progressistas, mas fiquei surpresa.

Anônimo disse...

O fato do Bolsonaro ter ficha limpa vai pesar a favor dele nas próximas eleições. Se a situação ficar ainda mais caótica, n duvido que ele leve: em situações extremas, as pessoas tendem a favorecer discursos impetuosos. Ainda assim, não voto nele por não concordar com meia palavra do que ele diz, e correr do caricaturismo dele. Foda é q simplesmente n tem opção pra próxima eleição né? Já tou me vendo fazendo campanha pro PSDB no segundo turno.

Anônimo disse...

A nova bomba: http://www.valor.com.br/brasil/4496108/governo-preve-deficit-fiscal-de-quase-r-100-bilhoes-neste-ano

Anônimo disse...

Líder Anti-PT assassinado denunciou uso de ambulâncias para levar membros da CUT para ato do PT: http://www.blogdorodrigoferraz.com.br/2016/03/23/lider-anti-pt-assassinado-denunciou-uso-de-ambulancias-para-levar-membros-da-cut-para-ato-do-pt/

donadio disse...

"Ter as contas reprovadas não é crime, mas as pedaladas fiscais sim, elas configurariam operações de financiamento, ou "empréstimos" dos bancos para o Tesouro, o que é proibido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, de 2000."

E ultrapassar a velocidade máxima da via é proibido pelas leis de trânsito, mas não é crime.

Você, como o editorial do Estadão, está confundindo direito administrativo com direito penal.

Anônimo disse...

Aham. Me engana q eu gosto. Depois que derrubarem o governo federal e a merda alcançar os políticos do partido que vcs votam (nem venha com essa ladainha de sou sem partido), a Lava Jato esfria rapidinho.

Rafael disse...

Sejamos francos, erramos com Dilma, ela não possui condições pessoais de governar e agora não possui mais condições politicas,uma pena, apostei nela, defendi em vários momentos, mas a decepção me pegou no momento em que ela foi fazer omelete na Ana Maria Braga, dai foi só ladeira abaixo.

Anônimo disse...

A corrupção atinge todos os políticos do país, não apenas do PT. Vejam a lista da odebrecht com mais de 300 políticos. São os 300 picaretas com anel de doutor que o Lula disse, citados naquela música dos paralamas.

Entretanto, o governo petista que esteve no poder nesses 13 últimos anos, e o que ele fez para combater a corrupção? A resposta é nada. Tanto que vemos tudo a mesma coisa.

Me respondam, qual o ente que teria mais condições de proteger a petrobras de ser assaltada? Exatamente: o governo federal.

Quem teria mais poder para pressionar o congresso para tentar aprovar leis de combate à corrupção? Isso mesmo, o governo federal, principalmente na era lula, em que ele tinha ...80% de aprovação? 90?

Então, nada mais natural que as pessoas tentem tirar do poder quem está governando toda essa bagunça, não?

Anônimo disse...

bolsovômito não é ladrão? é honesto? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Rafael disse...

Anônimo das 12:11 o próprio delegado - chefe da lava- jato diz que o governo do PT foi quem deu mais condições da PF agir, tb houveram algumas leis de combate à corrupção, logo, não é verdade o que diz.

Anônimo disse...

Rafael, esse fenômeno é interessante, pois então o PT é o partido mais burro que existe: usa de má fé ao roubar o dinheiro público, mas deixa a PF investiga-los! Que jenios!!

E de acordo com o audio das gravações, o próprio lula (Pt) tentou persuadir as mulheres de grelo duro do Pt a falar com ministra do supremo para barrar as investigações da lava jato, então é sim verdade o que eu disse.

Anônimo disse...

14:28, sabemos que não é bem assim, né? A afirmação não veio de mim, Bolso passa longe da honestidade.

Anônimo disse...

24 de março de 2016 14:49

Não é verdade não porque só depois do pt que eles começaram a investigar esses casos de corrupção. Agora se o próprio pessoal do pt fez besteira, eles simplesmente deram um tiro no próprio pé. Tá dizendo que eles não deveriam ter aberto a possibilidade de investigarem por que também eram corruptos? Não vi nenhum outro partido fazendo melhor nessa questão.

Anônimo disse...

Desculpe, Rafael... Mas é verdade sim.
O Pt tenta sim interferir no trabalho da polícia de prender os corruptos, quando os corruptos são petistas. O Pt até nomeia os petistas como ministros só para fugir da polícia.

E vc está se vangloriando pelo fato de um partido não fazer NADA a respeito desta questão? Eu acho isso muito pouco. É tipo isso: não vou emperrar a polícia (enquanto eles não prendem petistas, claro) deixo a polícia trabalhar enquanto vou roubando escondidinho aqui. Eles nunca vão descobrir.


Anônimo disse...

Ragnar, entenda: ser de direita não é sobre ser liberal. Existem conservadores estadistas de direita, como o Bolsonaro e liberais de esquerda, como o movimento catraca livre.

Direita é uma visão ou posição política que aceita a hierarquia social ou desigualdade social como inevitável, natural, normal, ou desejável, geralmente justificada com base no direito natural e na tradição.

Enquanto a esquerda, ao contrário, é uma visão ou posição política que apoia a igualdade social, normalmente envolvendo uma preocupação com os cidadãos que estão em desvantagem em relação aos outros e uma suposição de que há desigualdades injustificadas que devem ser reduzidas ou abolidas.

Saiba o significado dos termos antes de discutir, ok? Aécio se mostra um intervencionista de direita, já que ele não se preocupa com a desigualdade social. E sobre ele "defender" o bolsa-família, todo mundo sabe que é suicídio político prometer acabar com ela. Ele é pilantra, mas não é burro.

Rafael disse...

O PT agiu ativamente na época do LULA para restruturar a PF, não foi simplesmente uma não interferência.

Anônimo disse...

Veja bem ninguém vai preso pq existem provas contra a pessoa. Ela vai presa após o julgamento se houver condenação. Ocorre que a lei permite algumas excessoes. Só que essas excessões são em sua maioria a critério discricionário do juiz ou seja a fundamentação delas pode depender de uma visão particular ou de um interpretação errada do magistrado. Gente burra é foda mesmo

Anônimo disse...

Sua definição de direita e esquerda ta perfeita. E com essa definição clara da direita, ainda tem gente que insiste em falar que nazismo e fascismo é de esquerda. Qualquer livro ou site que fale das definições políticas mostra a verdade, afinal nazismo era conhecido pela supremacia branca e isso já diz tudo.

Anônimo disse...

24 de março de 2016 15:38

Primeiro que não sou o rafael, acredite ou não tem quem pense como ele. E segundo quantos anos você tem? Chegou a presenciar ativamente algum governo antes do pt no poder? Chegou a ver como era tratado antes esses casos de corrupção?
Mas enfim, cada um acredita no que quiser.
Seus comentários tão parecendo muito com o de uma pessoa que quer que sua opinião seje a verdade independente de qualquer coisa, senão não estaria insistindo tanto em falar que é verdade sim.

Anônimo disse...

Desculpe Rafael, mas é verdade sim.
Tenho 41 anos, e eu era muito criança na época da ditadura, mas me lembro bem da época pre lula.

Lembro que tínhamos uma inflação galopante, ainda bem que esse problema foi resolvido no governo Itamar.

Lembro que lula assumiu o governo numa época de alta valorização das commodities no mercado internacional, o que ajudou muito o governo dele.

Na época pre lula, a gente podia estudar em escolas estaduais sem problemas, mas hoje as escolas são dominadas por bandidos e traficantes. Tenho uma amiga professora, e fico chocado com os relatos dela sobre os alunos que a ameaçam de morte.

Enfim, tenho muitas coisas a dizer, mas iria me delongar muito. Abraços, fique bem.

Rafael disse...

Na época pre lula, a gente podia estudar em escolas estaduais sem problemas, mas hoje as escolas são dominadas por bandidos e traficantes. Tenho uma amiga professora, e fico chocado com os relatos dela sobre os alunos que a ameaçam de morte.


Como é?

Anônimo disse...

Se eleger com dinheiro roubado de estatais = Golpe

Uso da máquina pública para campanha = Golpe

Levantar recursos de campanha por meio de extorsão = Golpe

Impeachment = Ta na constituição, então faz parte do Estado Democrático de Direito

Petistas gritam "golpe” para esconder seus próprios golpes.

Anônimo disse...

"Armadilha Bisol/contra-infos. RA? EA/Veja?”.

Essa mensagem de Marcelo Odebrecht que a PF encontrou em seu telefone celular tem uma história que precisa ser revista.

A frase "Armadilha Bisol/contra-infos” sugeria a reedição por MO de uma estratégia usada na década de noventa para engavetar outra investigação contra a empreiteira.

A "superplanilha" com mais de 200 políticos parece se encaixar perfeitamente no plano de MO, sendo deixada na casa de um de seus principais executivos para ser encontrada pela Polícia Federal.

Em 1993, a PF apreendeu 18 caixas de documentos na casa de um diretor da Odebrecht.

Segundo os investigadores, os documentos indicavam “a existência de um cartel das grandes empreiteiras para fraudar as licitações de obras públicas”. Os documentos indicavam também que a Odebrecht havia distribuído propina a dezenas de parlamentares.

José Paulo Bisol, relator da CPI das Empreiteiras e candidato a vice-presidente na chapa de Lula em 1989, passou à Veja uma lista com mais de 200 políticos que, segundo os documentos da Odebrecht, teriam recebido presentes.

Tratava-se de uma armadilha: a armadilha Bisol.

Na realidade, muitos dos parlamentares citados haviam recebido apenas brindes da empreiteira, como calendários e agendas. Quando José Paulo Bisol misturou os corruptos aos inocentes, os corruptos foram inocentados.

A CPI das Empreiteiras, desmoralizada, foi arquivada. E a Odebrecht continuou com seu cartel e com seus pagamentos aos políticos.

Anônimo disse...

Sabe o que é rafael, é que o anon tá achando que eu sou você. A cabecinha dele não sabe entender que outra pessoa também tá debatendo. Tanto que eu tava falando de corrupção e de como antes era mais debaixo do tapete do que agora que é mais investigado e ele mudou o foco do assunto.

Ana disse...

O melhor comentário de todos os tempos! Rsrsrsrsrsrsrs

Ana disse...

????????

donadio disse...

Voltando à questão de a linha sucessória passar por Temer antes de Cunha, noto que o Ministro Marco Aurélio Mello partilha do meu entendimento: se a acusação que embasa o pedido de impeachment de Dilma é a "pedalada fiscal", não pode o presidente da Câmara rejeitar liminarmente a abertura de processo de impeachment contra o Vice-Presidente da República embasado na mesma acusação.

E portanto, o Ministro manda o Presidente da Câmara receber a denúncia contra Temer.

Segundo o G1:

http://g1.globo.com/politica/processo-de-impeachment-de-dilma/noticia/2016/04/ministro-do-stf-manda-cunha-iniciar-analise-do-impeachment-de-temer.html

Anônimo disse...

Mais de um mês que a Dilma caiu e nada disso aconteceu.

donadio disse...

Um ano depois, e quase tudo aconteceu...