domingo, 13 de março de 2016

"PAU QUE BATE EM CHICO BATE EM FRANCISCO COM MAIS FORÇA"

Proibida conversão à direita

Hoje em Recife: Marcha dos Coxinhas
Aproveitando que hoje é domingo e dia de reaça ir pra rua tirar selfie com a polícia que mais mata no mundo, vamos a mais um post político. 
Dando continuidade ao tema do post Lula e a Lavajato, Allan Patrick fez um resumo das perguntas e respostas que surgiram nos comentários do post de sexta.
ELE DECLAROU OU NÃO DECLAROU?
Pergunta: O sr. Allan que é auditor fiscal poderia dizer se na declaração de bens do 'instituto lula' há referências às milhares de palestras, os ref. valores recebidos (participação em conferência NÃO é palestra), e seu IR devidamente calculado e PAGO pelo contribuinte em questão?
Resposta: Bem, quando os jornais estamparam em primeira página os rendimentos de Lula, o fizeram a partir de dados fiscais (declarações que Lula havia apresentado à Receita Federal) que deveriam estar em poder da Lava Jato e que provavelmente foram vazados por ela para a imprensa. Portanto, ao que tudo indica, sim, Lula declarou esses dados à Fazenda Nacional.
COMO É RUIM VIVER ENTRE EGOÍSTAS
Pergunta: Você, servidor público, emprestaria sua eventual "casa de praia" 188 vezes para a mesma pessoa, em um ano? Aceitaria reformas de milhares de reais? Aceitaria receber 38 caixas de vinhos da mudança do amigo?
Resposta: Fato é que quando eu me mudei da cidade de Mossoró para Natal, tive que contar com a solidariedade de amigos e parentes para guardar boa parte das caixas da minha mudança, que não cabiam na quitinete onde provisoriamente, durante pouco mais de um ano, residi com minha esposa. Ninguém me perguntou se nessas caixas haviam livros ou vinhos.
Quando houve a Copa do Mundo em 2014, e aí já estávamos numa residência maior, acolhemos pelo Couchsurfing vários turistas (mochileiros) que vieram a Natal. Chegamos a ter, de uma vez, nove mexicanos em casa. E contei com a solidariedade de amigos que emprestaram colchões pra essa turma toda.
O que eu tenho a dizer a você é que deve ser muito ruim viver num ambiente de pessoas onde todo mundo é egoísta e ninguém se ajuda.
Sobre a quantidade de vezes que Lula visitou o sítio, acho que se eu fosse aposentado e alguém me emprestasse uma casa de praia ou casa de campo, em dois ou três anos eu iria lá 188 vezes ou até mais.
P.S.: o dono do sítio em Atibaia conhece Lula desde que era uma criança de 7 anos.
METAMORFOSE AMBULANTE
Pergunta 1: a "fluidez" das denúncias [o fato de que elas estão em constante mutação] contra Lula AINDA não é um problema PORQUE ELE AINDA NÃO FOI DENUNCIADO PELA JUSTIÇA FEDERAL.
Resposta: Como não é problema? Ele é achincalhado diariamente na mídia com base na elocubração do dia que a Lava Jato vaza e isso não é um problema? Vazamentos ilegais, devo lembrar.
Pergunta 2: você não comentou o fato de a OAS estar pagando / ter pago mais de um ano o aluguel de um container para manter parte da mudança do Lula em um depósito.
Resposta: Esse comentário prova alguns dos pontos que defendi no texto:
1) as acusações são mutantes,
2) nunca estão acompanhadas do outro lado ou do posicionamento da defesa, até porque esta sempre é a última saber do que está sendo acusada
3) são vazadas ilegalmente para a imprensa. Como corolário do clima de fascismo, o comentário, como tantos outros, vem postado anonimamente.
Lula não é mais agente público desde que deixou a presidência. Seus negócios privados podem ser conduzidos da forma que lhe for mais conveniente, dentro da lei. Pode, apenas como exemplo hipotético, ter pago essa armazenagem com uma palestra em Moçambique e outra na China. Ou não, pode ter pago com seus próprios recursos. Segundo dados fiscais vazados à imprensa, Lula faturou mais de R$ 20 milhões em palestras, então R$ 20 mil/mês de aluguel não parece ser um valor extraordinário.
Falo o que falo com base em experiência própria. Como servidor público que trabalha numa organização que mexe com um tema sensível, o patrimônio das pessoas, não posso sair por aí fazendo autuações com base no primeiro feeling que vem à minha mente. Tenho que cruzar informações, fazer batimentos, e intimar o contribuinte a dar sua versão para cada situação. Isso porque meu trabalho é no âmbito do direito tributário.
No direito penal -- não no direito penal do inimigo -- deve-se ser ainda mais rigoroso do que no tributário durante a construção do arcabouço probatório para se chegar a uma condenação.
ALGO HABRÁN HECHO
Pergunta: Portanto, meu caro, alguma coisa tem e é muito séria.
Resposta: Durante a ditadura militar na Argentina, que deu fim a 30 mil vidas no período da guerra suja, a frase "algo habrán hecho" -- meio que uma tradução para "alguma coisa tem" -- era muito usada para justificar quando alguém "desaparecia".
É uma frase antagônica do Direito Penal e do Estado Democrático de Direito. Sintomático seu uso no debate público na atual conjuntura.
POLÍTICA OU DIREITO PENAL?
Pergunta: Ok Patrick, vc conta com a solidariedade de amigos.... Presidentes e ex-presidentes não podem se dar a esse luxo. Uma conduta ilibada requer que não fique margem pra dúvida sobre a conduta adotada. Lula não é nenhum coitadinho... Poderia ele mesmo ter comprado um sítio e o triplex e ter colocado no nome dele. Por que não fez isso?
Resposta: A Constituição dá o direito a todas as brasileiras e brasileiros de julgar politicamente o comportamento de Lula de curtir o sítio de um amigo ou de sonhar em comprar um triplex. Julgamento político, repito.
Mas às autoridades judiciais, um julgamento criminal tem que seguir certas regras, do contrário não estamos num Estado Democrático de Direito.
Se você está dizendo que o sítio e o triplex são deles, você tem o ônus de provar. No filme que recentemente ganhou o Oscar, Spotlight, os jornalistas que investigavam o caso tinham diversos indícios para acreditar que a Igreja ocultava casos de pedofilia. Mas só concluíram sua investigação e publicaram algo quando encontraram provas definitivas: cartas assinadas pelo próprio Cardeal de Boston reconhecendo os fatos.
No caso do sítio e do triplex, essas provas nunca aparecem, nem há fumaça de sua existência. Provavelmente porque o que ele afirma é verdade. Uma equipe de investigação -- jornalística ou criminal -- não pode brigar pra sempre com as evidências até que a tese pré-concebida seja alcançada. Isso não é jornalismo nem investigação penal, mas perseguição pessoal.
PAU QUE BATE EM CHICO BATE EM FRANCISCO COM MAIS FORÇA
Pergunta: Os excessos da lei cabem ao pedreiro Amarildo, torturado e morto pela polícia. Aos investigados da lava jato, desde que o mundo é mundo, cabem os privilégios da lei. Ao Aécio cabem mais privilégios do que ao Lula, isso é um fato. Mas de qualquer forma fico feliz que se trate com rigor aqueles das camadas mais altas, que é onde o Lula está hoje. E torço pra que chegue logo a vez do Aécio.
Resposta: A direita não é ingênua como a ultra-esquerda quando o tema é luta de classes. Lula era e continua sendo um representante das classes subalternas. A direita não tem nenhuma dúvida quanto a isso.
Ele sendo tratado com arbitrariedade e esculachado, mesmo sendo um personagem proeminente da classe subalterna, só dá ainda maior liberdade para o abuso e assassinato de pessoas como Amarildo.
Está em dúvida? Anteontem mesmo a Polícia Militar de São Paulo já se achou no direito de invadir um sindicato pra combater “crime de opinião”.
COMPARANDO COM O CASAL CLINTON
Apenas a título ilustrativo, vamos pegar um caso real de outro país, sobre o qual a opinião publicada não está contaminada, pra fazermos uma análise da situação de Lula.
Quando Bernie Sanders acusa Hillary Clinton de fazer palestras demais para bancos de Wall Street, ele faz uma acusação política, não uma acusação criminal.
Entendo e respeito, embora discorde, quem condena politicamente Lula pela proximidade com grandes empresários brasileiros.
O pulo do gato está em transformar o discurso político em discurso penal. No meio do caminho há uma Constituição e um Código Penal, ambos no contexto de uma sociedade que se pressupõe constituir um Estado Democrático de Direito dentro de uma economia capitalista liberal.
Não estamos numa hipotética sociedade comunista onde é crime ter relacionamentos comerciais com empresários. Mais uma vez, lembremos: Lula deixou de ser agente público desde o final de seu mandato em 2010.
Por que a Odebrecht pagaria por um evento com Lula em Angola? Pela mesma razão que levou a empresa americana que adquiriu a Universidade Potiguar em Natal, RN, a pagar por um evento com Bill Clinton nessa cidade em 2010: mostrar ao mercado local que é uma corporação de porte e com trânsito internacional. Isso garante acesso a mercados e contratos.
Fez mal Lula em agir assim? Há quem pense que esse é um comportamento político errado, que Lula deveria ter voltado pra São Bernardo pra jogar dominó com os companheiros do sindicato.
Respeito essa opinião (que é um julgamento político, como já falei), mas não concordo. Com essa atuação de Lula, empresas brasileiras ganharam uma inédita inserção internacional. Ilustro o efeito benéfico a partir do exemplo do filho de um casal de vizinhos, formado recentemente em engenharia: trabalha numa obra de uma construtora brasileira em Angola.
LULA ESTÁ TRANSFORMANDO O BRASIL NUM IMPÉRIO MALVADO?
Mas será que isso não é ruim pra Angola (ou qualquer outro país onde esse tipo de ação ocorreu)?
Bem, antes esses países, pra fechar um negócio desse tipo, costumavam ter como opção apenas empresas dos Estados Unidos, contando com financiamentos do seu Eximbank ou do Banco Mundial. Normalmente, para conseguir esses financiamentos, tinham que cumprir contrapartidas de ordem política, como privatizar sistemas de distribuição de água.
As empresas brasileiras, financiadas pelo BNDES, não fazem exigências políticas como essas aos governos locais. É uma situação benéfica para todos, então por que Lula não pode ser bem remunerado por seu trabalho?
CONCLUSÃO
Por acaso Lula utilizou os seus ganhos pra comprar um apartamento em Paris, outro em Nova Iorque e mais um em Mônaco? Vive no circuito dos grandes cassinos internacionais? Veraneia na Côte d'Azur ou em Palma de Mallorca?
Nada disso, apenas pensou em comprar um apartamento no Guarujá e uns pedalinhos pros netos, além de um barco de lata pra pescar no sítio de um amigo. O resto preferiu aplicar em benefício da sociedade por meio do Instituto Lula que, como falei no post anterior, construiu o ciclo dos “Diálogos Africanos”, realizou debates sobre os imigrantes no Brasil, a visita a refugiados ou a elaboração do Memorial da Democracia, só pra citar eventos que eu vi com meus próprios olhos no Youtube e na internet.
Enfim, até agora eu não vi motivos pra duvidar da fala em que Lula afirmou que não ia se encontrar ninguém mais honesto do que ele entre os que o perseguem.

96 comentários:

Anônimo disse...

Lula não falou que não há ninguém mais honesto que ele entre os que o perseguem, falou que “Se tem uma coisa que eu me orgulho, neste País, é que não tem uma viva alma mais honesta do que eu. Nem dentro da Polícia Federal, nem dentro do Ministério Público, nem dentro da igreja católica, nem dentro da igreja evangélica. Pode ter igual, mas eu duvido”.

E você, convenientemente, esquece que os crimes de que ele está sendo investigado aconteceram quando ele era presidente, se tratam portanto de interesse público sim e não negócios pessoais

Anônimo disse...

Anon. 12:26

E por que 'descobriram' logo agora? Onde Dilma não chegou nem a metade do mandato (podendo ter eleições relâmpagos) e faltando pouco mais de 2 anos pra 2018?

Como os golpistas sabem que o Lula volta pra ficar mais 8 anos, querem prendê-lo e desmoralizar o PT derrubando a Dilma pra vencerem as próximas eleições presidenciais por WO.

Anônimo disse...

Lola tá ficando constrangedor essa defesa do Lula, esse Patrick força a barra de uma maneira que vou te contar

Anônimo disse...

Patrick? Poderia responder a pergunta do post anterior?

Letícia disse...

Coxinha? Mas que falta de argumento, hein?

Não, não fui em manifestação. Sou de esquerda, a favor da igualdade e liberdade. Aécio e Bolsonaro, entre outros, me enjoam. Mas isso não me impede de querer que a corrupção seja combatida.

Está NA CARA todas as bostas que o PT fez. As pessoas lascadas, contando moedinhas, pobres na pior miséria possível tendo filhos doentes, escolas sem nem carteiras direito ou ventilador. Hospitais públicos sem macas e remédios, pessoas com medo de sair de casa a luz do dia.

Mas o PT é bom né? Ajudou todo mundo, como podemos ver.

SER DE ESQUERDA NÃO SIGNIFICA APOIAR BANDIDO

Letícia disse...

Seja lá quem for, Dilma, Lula, Aécio, o caralho a 4, se estiver errado e cometeu crimes deve ser punid@

Cínthia disse...

ATENÇÃO PETISTAS

Podem prender o Aécio. Não estamos nem aí. Quem tem bandido de estimação são vocês.

Anônimo disse...

Mais vergonhoso que o post anterior. Muito esforço para defender o indefensável.

Anônimo disse...

Acho muito complicado isso aí, sou de esquerda, não vejo a hora de Aécio, Alckmin e cia serem investigados e punidos, me irrito com o foco ser só o Lula. Mas isso não quer dizer que eu aprove a conduta do Lula. Acho muito difícil de acreditar que ele não tenha se beneficiado de "favores" indevidos de construtoras, há muitos indícios e pouquissimas explicações satisfatórias.

Então, só por que não estão investigando a Direita tenho que ser cega aos erros da Esquerda? Jamais iria a um "carnacoxinha" como o de hoje, mas honestamente, consigo entender o lado de muita gente que vai de boa fé. Gente que vai por ver seu poder economico despencar, perder o emprego e ter dificuldade de pagar as contas.

Sou de Macaé, região com economia quase totalmente baseada na exploração do petróleo, e a situação do desemprego e da crise econômica transformou isso aqui de uma cidade de porte médio em quase uma cidade fantasma. E vou dizer que quem protesta está errado só por que as outras opções tb são ruins?

Até concordo com muita coisa dos textos do Patrick, mas pelos textos ele tb transformou a política no velho "esquerda boazinha x direta do mal", em "preto ou branco", ,quando na verdade é tudo muito cinza. A direita pode ser horrível, mas hoje a esquerda do Brasil está longe de ser muito melhor.

Alessandro Bruno disse...

Patrick, comenta essa notícia.

"Lula está com a família EM SEU SÍTIO em Atibaia, no interior de São Paulo"

http://www.atibaia.com.br/noticias/noticia.asp?numero=24083

Cão do Mato disse...

Dado o silêncio e omissão dos reaças aos casos de corrupção envolvendo a oposição (em particular o PSDB), chego à conclusão que eles realmente não têm bandido de estimação. Tem bandidoS de estimaçao...

Anônimo disse...

Eles não tem não, cão do mato.. eles inclusive deixam prender o Aécio, veja:

"Cínthia disse...
ATENÇÃO PETISTAS

Podem prender o Aécio. Não estamos nem aí. Quem tem bandido de estimação são vocês.

13 DE MARÇO DE 2016 14:28"

Cão do Mato disse...

Muito fácil falar "podem prender o Aécio"... Bater panela contra o desvio de dinheiro da merenda ninguém quer, né? Sair na rua para protestar contra o escândalo de Furnas também não...

Anônimo disse...

ué, mas tem que ter evidências, senão ninguém vai pras ruas... vc pode ver que nem os petralhas foram pra rua manifestar contra isso. Comecem aí que a gente vai, pow! vc ta parecendo mascu, quer que a gente faça tudo!

Anônimo disse...

Agora ela é Deus por acaso? Falou ta falado. Kkkk

Anônimo disse...

Iiiiih, maria vai com as outras. Pra lutar pelo o que vc acredita, alguém tem que ir primeiro é?

Shame on you

Cão do Mato disse...

Não tem evidências porque abafam o caso. Quando foi a última vez que a imprensa falou alguma coisa sobre o desvio do dinheiro da merenda? Sobre a corrupção no Metrô de SP? Sobre Furnas? Por que ninguém sai na rua pedindo a investigação desses casos? É como eu já disse aqui: vocês não estão nem aí para a corrupção. Só querem tirar a esquerda do poder e recuperar seus privilégios...

Anônimo disse...

Independente de culpa de pt, psdb e o que for, sério que ninguém considerou a jogada e o interesse político nisso tudo?
Brasileiro é ingênuo mesmo (pra não dizer burro).
Por isso que nossa política é essa maravilha toda desde a existência da república. E digo a política, como um todo, independente de lado.

Anônimo disse...

Não, mas estamos ocupados em tirar do poder quem está há anos no poder maximo do Brasil! Depois que tiramos o chefe do quadrilha, vamos atras dos outros, ok? uma pedra de cada vez.

voces petralhas vão pra rua pra defender os corruptos do petê ahahahah... Ao inves de ir pras ruas pra derrubar os governos corruptos do PSDB, vcs vão pras ruas pra defender os corruptos do lado de vcs kkkkkkkk
Eu quero que o psdb se exploda! Claro, o petê pode ir primeiro! ahhahahah

Cao do mato, voces odeiam a imprensa, né? o problema é que voces odeiam a globo, a bandeiras, a rede tv, o financial times, o ny times, vcs odeiam todos os jornais do mundo! rsrsrsrsrs

E como eu já disse: primeiro vamos tirar quem está no poder, ok? ai depois vamos pelos outros. Bando de defensores de bandidos kkkk

Anônimo disse...

a defesa dos petistas:

"ahhh, o lula roubou! mas o aecio roubou tambem! vamos deixar os dois soltos!"

kkkkkkkk

Cão do Mato disse...

"Depois que tiramos o chefe do quadrilha, vamos atras dos outros, ok? uma pedra de cada vez." Me parece que isso tinha que ter sido feito há vários anos atrás, quando o FHC era presidente, não? E será que não dá pra fazer duas coisas ao mesmo tempo? Bater no PT e correr atrás do desvio do dinheiro da merenda?

Anônimo disse...

Claro que dá pra fazer duas coisas ao mesmo tempo! Mas é tanto corrupto no brasil que não da pra fazer centenas de uma vez!
Lembre-se que o chefe da quadrilha é apenas a 24a ( repito: a vigesima quarta ) fase da lava jato!!!!! Muita gente já dançou antes.

Sobre fazer na época do FHC, sim, isso poderia ter começado desde a época do primeiro imperador, não acha? mas já que não foi feito antes, então não devemos começar agora?

Pessoal, estão vendo como os petralhas pensam? Nunca foi apurado antes, então não vamos apurar agora! rsrs

Anônimo disse...

alessandro e cão do mato sempre aparecem juntos.

Anônimo disse...

Incrível. .. É capaz de continuarem dizendo q é armação mesmo se conseguirem todas as provas e esses lixos forem presos.
Se fosse de outro partido falariam q é armação? E ainda negam q defendem bandido.

Anônimo disse...

"tirar selfie com a polícia que mais mata no mundo"

Brasil 2015 60 mil homicídios por ano,disto 0,4 provocados em confronto com a policia.

Eu to achando que a medicação policial e ate pouca diante deste quadro.

Anônimo disse...

Não gosto dessa revolta seletiva da maioria da população, mas dizer que o lula e o pt são santinhos já é demais.

Anônimo disse...

Então, vamos trabalhar para que as maracutaias dos tucanos apareçam, vamos pra rua com cartazes mostrando as maracutaias dos tucanos, mas vamos mostrar também as maracutaias dos petistas, não é isso o que queremos? não sermos seletivos?

Agora ir pra rua pra falar mal do psdb e defender o PT, vcs tão de brinqueixon with me, né?

Anônimo disse...

Não sou petista nem psdbista, então que tal tirar logo todos pra que eu possa votar em alguém q vale a pena e não em quem vai me roubar por 4 anos. Uma pedra de cada vez meu ovo. Isso já tá se estendendo por tempo demais. Quer tirar o partido que vc não gosta blz. Mas pq não fazer algo pra dar um jeito na corrupção como um todo ao inves de esperar o proximo ladrão assumir o poder e acontecer a mesma merda.

Anônimo disse...

O aécio tbm foi vaiado, mas não soube nada relacionado ao bolstonaro e isso é preocupante.

Rafael disse...

18:58, Boa parte dos manfestantes de hoje é ingênua (para não falar coisa pior) como você.

Anônimo disse...

Ah sim, o inteligente aqui no brasil é o rafael kkk..
Temos políticos roubando o país de todos os lados. E temos um governo federal que está há 14 anos no poder sendo conivente, e não apenas conivente, eles estão sendo os principais corruptos nessa história, os que mais estão se beneficiando e roubando bilhões, não milhões.

Então, se não dá pra fazer muita coisa legalmente, o que vamos fazer? tentar tirar o partido que está no poder máximo do país e ao mesmo tempo o mais corrupto de todos? Nãooooo, vamos tirar é a oposição, para desequilibrar ainda mais o jogo político, por que, né, depois de acabarmos com os politicos inimigos do pt, vai ser muito mais facil depois acabar com o pt né, tadinho, vai estar tão enfraquecido sem oposição!

JÊNIO! rsrsrs

A solução do jênio é essa, galera! Ele já descobriu sozinho todos os problemas do brasil!

Rafael disse...

Hahahaha Eu não disse que você é ingênuo(a)?

Anônimo disse...

Sim, eu e 80% da população somos ingênuos! Inteligente aqui é você, petista! kkkkk

Alias, você é GENIAL, cara! kkkkk

Anônimo disse...

caaaaaaaara, como vc é inteligente! rsrs

Rafael disse...

Não me recordo de eu ter dito que era petista.

Nem inteligente.

Mas você É muito inocente. Lembre-se de passar aqui para comentar daqui a 2 ou 3 anos...

Anônimo disse...

Não, você não é petista... vc apenas defendeu que não tiremos o PT do poder em posts anteriores seus, pois seria um retrocesso, e bla bla bla, em tópicos anteriores, mas não, vc não é um petista de verdade.. Você apenas tem um plano mirabolante que se deixarmos o pt lá, na verdade vai ser melhor para o brasil, sabe?

"Mas você É muito inocente. Lembre-se de passar aqui para comentar daqui a 2 ou 3 anos..."
Nossa, belíssimo argumento! Nota-se que você é um gênio mesmo! Quem dera se os 80% restantes da população ( eu incluso ) fossemos tão inteligentes como vc! O PT estaria no poder e não teríamos corrupção no brasil!! rsrsrs

Rafael disse...

Amigo(a):

1 - Não se tira um presidente sem um bom motivo em um país sério.
2 - Não se inicia uma "cruzada contra a corrupção" sem combater a corrupção.
3 - Não se tomam atitudes contra pessoas ao arrepio da lei.
4 - Não se convoca serralheiro no lugar de bancário só porque "tem nome igual".
5 - Não se coloca na cadeia por 2 semanas uma pessoa que "foi confundida com a irmã" em um CFTV e banco.
6 - Não se rebate agressivamente um pedido de direito de resposta em rede nacional usando e-mails editados digitalmente.

Não se trata de defender ou não o PT. Trata-se de defender a democracia. Todos nós queremos um país melhor. Tirar o PT(ou qualquer governo) dessa maneira, o tornará pior. A História nos ensina isso no Brasil e no mundo. Temos o dever de conhecê-la para não repeti-la.

Se a ideia é combater os corruptos, conte comigo, porque a fila é grande. Se é para ser abertamente seletivo e persecutório, usando "corrupção" para derrubar um governo democraticamente eleito, me deixe aqui em casa que está mais confortável.

Rafael disse...

*CFTV de banco.

titia disse...

Há um ódio exagerado nessas manifestações porque o Lula é do PT. Há sim um preconceito ridículo por parte dos ricos e dos classe média que acham mais importante que eles continuem podendo "ostentar" e ter espaços exclusivos onde pobre não entra do que melhorar o país pra todos. Certamente que tem disso. Mas não dá pra negar que o governo do PT foi corrupto. Que a maracutaia rolou solta e que o povo foi prejudicado com isso. A passagem de ônibus aumentou, a gasolina também (o que LOTA o transporte público), o atendimento na saúde pública às crianças com microcefalia e suas mães é péssimo, a educação não melhorou nada do que era há 30 anos atrás. O preço da energia já aumentou, o da comida tá aumentando, os impostos também e já há rumores sobre a volta da CPMF. Sinceramente, o básico do básico estar custando cada vez mais é uma melhora? Na minha opinião não.

Algumas coisas melhoraram? Sim, houve melhoras. Mas no final estamos aí afundando na merda de novo. As pessoas votaram no PT com a esperança de que, por serem inicialmente um partido de esquerda, os governantes do PT melhorassem a vida do povo. Mudassem o Brasil pra algo melhor. E isso, na boa, não aconteceu. Como dizia o antigo ditado, "nada mais conservador que um liberal no poder". O PT chegou lá e começou a fazer o mesmo que PSDB sempre fez: desviar verba pública e impostos pra benefício próprio, deixando o povo brasileiro se lascar.

Entendo que o pessoal de esquerda não queira essa perseguição gratuita com o PT. Ok, é justo. Corrupto tem que ser investigado e preso, seja de direita ou de esquerda. Mas deixar os corruptos do PT impunes vai ajudar em quê? E como a perseguição ao PT vai resolver o problema dos PSDBistas que também desviam verba pública pra encher o rabo de grana? De que adianta tirar os corruptos do PT e colocar os do PSDB pra governar? No final são sempre os trouxas aqui que vão pagar a conta e se ferrar. Por favor, se alguém quiser me contestar ou me ensinar fique à vontade. Eu gosto de ver uma questão por todos os lados. Não vou me ofender se alguém quiser me mostrar um outro ângulo.

E só existem PT e PSDB pra votar? Ainda estamos na república do café com leite e não me avisaram?

Anônimo disse...

Ué, eu estou apenas vendo manifestações democráticas pra derrubar um governo corrupto... O que há de errado nisso?

Depois de todo o estelionato eleitoral que a Dilma fez, vc acha que não é um motivo sério
Kkk
A chapa dela deveria ser cassada.

E essa cruzada está tentando pelo menos diminuir a corrupção, então que tal tentarmos tirar o partido mais corrupto de todos? Por que o Pt quer até extinguir o cargo de tesoureiro kkkk não tem petistas aptos pra assumir tal função kkkkk

Rafael disse...

Titia:

Há um ódio exagerado nessas manifestações porque o Lula é do PT. Há sim um preconceito ridículo por parte dos ricos e dos classe média que acham mais importante que eles continuem podendo "ostentar" e ter espaços exclusivos onde pobre não entra do que melhorar o país pra todos. Certamente que tem disso.
Verdade.

Mas não dá pra negar que o governo do PT foi corrupto. Que a maracutaia rolou solta e que o povo foi prejudicado com isso.
Verdade também. A corrupção na esfera pública é institucionalizada

A passagem de ônibus aumentou
Competência municipal. Não cabe discutir nesse escopo.

a gasolina também (o que LOTA o transporte público)
A gasolina no Brasil é barata na refinaria. Custa menos de dois reais. Impostos majoritariamente de ordem estadual e em menor nível federais e municipais indiretos, acrescidos de frete impactam o valor para nós.

o atendimento na saúde pública às crianças com microcefalia e suas mães é péssimo
Ainda é cedo para dizer. Esse é um assunto em que todos, públicos e privados estão perdidos. Pelo menos no Rio, uma conhecida está se virando bem no SUS.

a educação não melhorou nada do que era há 30 anos atrás.
Aqui cabe uma explicação melhor:
1- Creche e ensino fundamental - Competência municipal;
2 - Ensino fundamental e médio - Competência estadual;
3 - Ensino superior - Competência federal.
Os organismos internacionais em peso (pode ver no site da CIA, sim CIA, ou no portal da ONU) são unânimes em apontar importantes e expressivos avanços educacionais no Brasil. A oferta de ensino superior mais que dobrou em 10 anos e isso é sim muito relevante.


O preço da energia já aumentou
Mais uma vez é bom colocar os pingos nos is:
Nossa matriz hidrelétrica está no limite. Qualquer alternativa é absurdamente mais cara. Desde o apagão de FHC optou-se por térmicas, pois são a melhor alternativa considerando urgência e custo/benefício.
Outro ponto importantíssimo. Pegue sua conta de luz mais recente e veja quanto custou a energia. É sério. Convido qualquer um que leia isto a fazê-lo. Perto de 1/3 do valor da conta é energia. Ah, mais uma vez impostos ESTADUAIS corroem a maior parte.


o da comida tá aumentando
Comida flutua. Infelizmente a cada ano que passa, com a globalização a comida tem seu custo ditado pelo mercado. Se o mercado internacional para carne melhora, exporta-se mais, o preço aqui sobe. Mercado. O clima ter andado muito zoado também tem contribuído sobremaneira para o encarecimento da comida. No mundo.

os impostos também
Nesse ponto peço humildemente a ajuda do Patrick, mas sei que os cortes tributários de Lula/Dilma já passaram da casa do meio trilhão. Linha branca, carros, remédios...

já há rumores sobre a volta da CPMF.
Aí eu concordo contigo e discordo do governo. Se a Receita cobrar quem lhe deve (e a justa justiça ajudar, porque o que tem e juiz suspendendo cobrança não tá no gibi), banca-se o ajuste fiscal só em cima dos sonegadores. Com sobra

(cont)

Rafael disse...

(cont)

Sinceramente, o básico do básico estar custando cada vez mais é uma melhora? Na minha opinião não.
Essa é uma impressão causada por diversos motivos. Colocar tudo na conta do governo federal não é certo

Algumas coisas melhoraram? Sim, houve melhoras. Mas no final estamos aí afundando na merda de novo. As pessoas votaram no PT com a esperança de que, por serem inicialmente um partido de esquerda, os governantes do PT melhorassem a vida do povo. Mudassem o Brasil pra algo melhor. E isso, na boa, não aconteceu.
Os indicadores de saúde, educação, renda e miséria, mesmo medidos a partir de fontes internacionais e isentas, discordam

Como dizia o antigo ditado, "nada mais conservador que um liberal no poder". O PT chegou lá e começou a fazer o mesmo que PSDB sempre fez: desviar verba pública e impostos pra benefício próprio, deixando o povo brasileiro se lascar.
É verdade. Mas também é verdade que em 500 anos foi o primeiro governo a verdadeiramente dar autonomia à PF e MPF. Sempre o procurador geral foi o mais votado do MP. FHC nomeou o SÉTIMO colocado, seu amigo pessoal. O famoso "engavetador geral da república, Geraldo Brindeiro". À frente da PF, já teve até tucano com ficha de filiação em dia. PF que sequer tinha gasolina para viaturas em 1998. PF que tem jatinho hoje (mais de um). Podem dizer o que quiserem, mas o combate à corrupção é sim uma conquista do PT, por mais idiossincrático que pareça.

Entendo que o pessoal de esquerda não queira essa perseguição gratuita com o PT. Ok, é justo. Corrupto tem que ser investigado e preso, seja de direita ou de esquerda. Mas deixar os corruptos do PT impunes vai ajudar em quê? E como a perseguição ao PT vai resolver o problema dos PSDBistas que também desviam verba pública pra encher o rabo de grana? De que adianta tirar os corruptos do PT e colocar os do PSDB pra governar? No final são sempre os trouxas aqui que vão pagar a conta e se ferrar.
Simples, porque ninguém quer prender corrupto. Querem trocar de governo. Corrupção é pretexto e a massa está embarcando nessa. E nesse caso, repito as qualificadas explicações do Patrick. Existem provas muito mais contundentes contra Cunha e ele está solto. Via CARF (op Zelotes) desviou-se três lava-jatos (quase 20 bilhões) e nada ocorre porque empresas do naipe de Globo e Gerdau estão atá o pescoço metidas nisso.

Por favor, se alguém quiser me contestar ou me ensinar fique à vontade. Eu gosto de ver uma questão por todos os lados. Não vou me ofender se alguém quiser me mostrar um outro ângulo.
Tento ajudar com os meus centavos

E só existem PT e PSDB pra votar? Ainda estamos na república do café com leite e não me avisaram?
Pois é. Eu não votaria no PT se tivesse melhor alternativa. O problema é que ela não existe. Seja por causa do modelo político, do modelo partidário, da concentração da mídia ou da maturidade dos brasileiros. Enquanto for assim, voto no que tiver de mais viável e menos danoso. Vivi os tempos de PSDB e sei o quanto um país pode ser detonado, sucateado e entregue de mão beijada. Eu tenho filhos não quero isso para eles.

Anônimo disse...

Só pode ser piada (ou achar que a leitora é idiota) comparar couchsurf ou uso de quitinete quando o autor do post mudou para Natal com o Sítio que não-é-do-Lula em Atibaia.
Quem não é dono do imóvel constrói anexo nesse? E desde quando empreiteira faz obra de graça?

"A empreiteira Odebrecht bancou metade da mão de obra usada na construção de um anexo com quatro suítes no sítio em Atibaia (SP) frequentado pelo ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva Lula e sua família. Os trabalhos tiveram início no fim de 2010, quando o petista ainda ocupava o cargo de chefe do Executivo. Segundo a Folha apurou, a construtora forneceu 15 de seus funcionários..."

Carla

Alessandro Bruno disse...

O PT chegou ao poder em um cenário muito favorável: muito dinheiro entrando com a venda de commodities para a China, uma moeda estável e uma economia globalizada apontanto para países emergentes, entre outros fatores favoráveis para o Brasil entrar no cenário de desenvolvimento.

Mas como todo governo populista, o Lula adotou medidas irresponsáveis com relação aos gastos: transposição do São Francisco, construção de Porto no país do cumpanheiro, perdão de dívida de país Africano, financiamentos sem fim, viagens, ostentação, Copa do Mundo com estádios superfaturados e obras que nunca se concluíram. Olimpíadas idem, campanhas publicitárias homéricas e reeleições, financiamento da cumpanherada, bolsa disso pra cá, pensão daquilo pra lá, enfim, uma farra às custas do dinheiro do trabalhador. O resultado dessa irresponsabilidade, é claro, vem depois: uma cadeia produtiva arrasada, a classe trabalhadora endividada, os empresários fechando as portas, pessoas sendo mandadas para rua, jovens sem conseguir entrar no mercado de trabalho e todo mundo sentido os efeitos do desemprego, da inflação e da super-taxação dos impostos.

O Brasil segue uma inércia contrária ao resto do mundo, nós estamos ali junto com a Grécia ou da Venezuela, somos hoje uma máquina produtora de miseráveis. E isso é culpa sim do PT, uma crise anunciada, mas que os fanáticos não queriam aceitar ouvir para poder viver o sonho da idolatria.

A única forma sustentável de tirar pessoas da miséria é inserindo elas na cadeia produtiva, pois numa vida em sociedade a prosperidade é proporcional ao valor do seu trabalho, nada vem de graça, nem existem heróis com poderes mágicos de acabar com a pobreza.
Mas como todo mundo sabe: uma mentira dita mil vezes acaba virando verdade e a turminha do PT quer mais um mandato, o quinto consecutivo, sem se constrangerem com o fato de não terem um projeto, senão a permanência eterna no poder, o que só faria sentido se fossem deuses infalíveis. Mas seus eleitores assim o enxergam porque querem a volta daquele momento de euforia e porque são vítimas das técnicas de palanque aprimoradas por anos pelo grande líder.

E para quem acha que o número de miseráveis caiu, uma notícia:

http://oglobo.globo.com/economia/ipea-mostra-que-aumentou-numero-de-miseraveis-no-pais-em-2013-14471753

E outra, o Lula diz que tirou 20 milhões de pessoas da pobreza. Como ele fez isso? Mudou o critério para definir quem é classe média, mudou na canetada e não na realidade:

http://acertodecontas.blog.br/artigos/sobre-referncias-e-mentiras-a-classe-mdia-de-r-29100/

Eu também vivi no governo de FHC, e muito antes e sei que quando ele entrou a inflação era de 2.000% ao mês e que ele deixou um país bem melhor para o seu sucessor, coisa que o PT não vai fazer

Rafael disse...

Alessandro, o primeiro link que postou é sobre uma notícia que traz uma flutuação no número de miseráveis. Observe a série histórica dos últimos 20 anos e não seja enganado pela manchete ou meia-verdade.

O segundo link é simplesmente mentiroso. E aí posso dizer o mesmo: Mentira repetida 1000 vezes vira verdade.

O Nordeste enfrentou a maior seca em 80 anos. Os efeitos foram mínimos. Existiram, mas foram uma fração do que seria senão tivessem quase 2.000.000 de cisternas enterradas no quintal de praticamente toda casa do semi-árido. Isso é falta de projeto?

As pessoas são inseridas no mercado através de uma profissão. Mais que dobrar a oferta de vagas no ensino superior, financiar outro tanto a juro baixo, dar ainda mais um tanto de bolsas integrais é falta de projeto?

Usar o BNDES no fomento financiando milhares de pequenas e médias empresas como jamais ocorreu parecido em nossa história é falta de projeto?

Usar o mesmo BNDES para alavancar a presença de construtoras no cenário internacional (o Brasil é uma referência em engenharia civil) através de empréstimos (veja, não é dado) que estão sendo regiamente pagos é falta de projeto?

Perdoar uma merreca de países miseráveis que não iam pagar mesmo, em uma atitude que é na pior das hipóteses, humana, é falta de projeto?

O "bolsa isso, bolsa aquilo" é só, de acordo com a ONU, o maior programa de erradicação de miséria e distribuição de renda no planeta. Isso é falta de projeto?

Sobre copa e olimpíada, cabe a cada estado fazer valer à pena. O dinheiro foi dado. O governo fez sua parte e liberou grana para inúmeros projetos relacionados a estes eventos. No Rio, valeu à pena. Estamos ainda um grande canteiro de obras, mas a cidade já está transformada. Fora que na copa entrou só aqui no nosso município mais de US$ 1bi em dinheiro gasto por turistas. Achei a obra do Maracanã um absurdo de cara. Cara e desnecessária. Como torcedor que sou, sequer gostei. Mas aqui não foi um prejuízo.

Sobre os demais estados, creio que os demais cidadãos aqui possam falar melhor. Pelo que vejo de longe, realmente não parece ter sido bom não.

Alessandro Bruno disse...


O segundo link é simplesmente mentiroso:

O Lula não mudou os critérios para cálculo da classe média?

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/depois-de-inventar-a-classe-media-dos-r-300-pt-esta-prestes-a-declarar-oficialmente-o-fim-da-miseria-que-a-rigor-ja-nao-existia-veja-como-e-por-que/

http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/05/nova-classe-media-e-um-mito.html

http://cmunhoz.com/2015/04/16/o-mito-da-nova-classe-media-inventado-pelo-pt-esfacela-se/

http://visaopanoramica.net/2014/09/27/os-tres-maiores-mitos-do-pt/

http://www.viomundo.com.br/politica/vermelho-nova-classe-media-brasileira-vive-em-favelas-e-corticos.html

Anônimo disse...

É óbvio que por trás (ou pela frente) de toda essa lava jato há uma guerra política que tenta tirar Lula do caminho em 2018 (Dilma ja era e o PT está bem ruim na foto). Provavelmente com algumas ilegalidades e outras cositas más.

O problema é que os petistas usam esses fatos para justificar tudo, passando ao largo de todas os malfeitos (para usar um termo de Dilma) que o PT fez nesses anos todos. Colocar Lula como perseguido por ser operário é ridículo. Ele foi presidente por 8 anos e respeitado por todos, inclusive a elite que se encheu de dinheiro no seu governo 'de esquerda'.
Quem quer que o PT saia de cena não é (só) a direita fascista, inclusive porque a direita esteve (e está) o tempo todo no governo petista (não me consta que Renan, Sarney, Kassab, Katia Abreu etc são de esquerda).
Chamar de reaças quem vai pra rua é uma atitude muito escrota, é deslegitimar uma porção de gente que quer apenas se manifestar.

Anônimo disse...

Rafael: o dinheiro do BNDES foi dado para o empresariado, em sua grande maioria os tais "campeões nacionais", escolhidos a dedo e que bem souberam retribuir o favor, como a OI/Telemar, que depois instalou antena para servir o sítio de Atibaia (aquele que não é do Lula).

Dado, por quê? Porque o empréstimo devia ser pago com correção/juros inferiores à inflação e inferiores às taxas SELIC, que é a taxa que o Governo paga para se financiar no mercado.

Foi/é a famosa "bolsa empresário", um dos diversos "esqueletos" que explodiram o défice público ano passado e será pago por nós, contribuintes, por muitos e muitos anos...

Carla

Anônimo disse...

Alguém que usa veja e globo como fontes não ta querendo ser levado a sério.

titia disse...

Obrigada pelos centavos, Rafael. Realmente, tem coisas que melhoraram e outras que pioraram, e obrigada por me lembrar das competências dos governos municipal e estadual. E acho que estamos nessa versão 2.0 da política do café com leite por causa da maturidade do brasileiro que precisa viver nesse eterno nós contra eles em seus respectivos clubinhos.

Anônimo disse...

Se tirar o mais corrupto, o segundo mais corrupto vai assumir as eleições. Por que não tirar todos e dar uma cara nova pra política brasileira?

Anônimo disse...

51 comentários e não precisei ler nenhum pra saber que é 95% merda. Excelente post, aliás.

Alessandro Bruno disse...

Anon. de 22:30

Você sabe que isso é uma falácia do poço envenenado, né? E as outras fontes que eu citei, não contam? E depois, não é uma coisa que me contaram, eu me lembro qdo ele fez essa jogada.

Rafael disse...

Carla 22:22, como fomentar a economia sem financiar o empresariado? No mundo inteiro a mecânica é essa. Eu concordo que os critérios de concessão para grandes somas é político, afinal, estamos no Brasil. Não sou ingênuo por achar que seria diferente.
Os negócios da Oi com o governo são anteriores à era Lula. Via Opportunity / Daniel Dantas foi perpetrada toda sorte de falcatrua. Tanto que o juiz Fausto de Sanctis decretou por duas vezes sua prisão. Prisão prontamente relaxada pelo amigo Gilmar Mendes.

Mas a grande quebra de paradigma foi uma coisinha chamada "Cartão BNDES". Esse mecanismo levou ao pequeno empresário o capital a juro baixo que jamais tinha ocorrido antes.

Rafael disse...

Alessandro, o governo ajustou algumas faixas (classe média inclusive), mas eu não estou falando de classe média. Meu comentário foi sobre miséria.

E sobre miséria vale a regra da ONU, que é ajustada de país para país. Se o PT dominou até os órgãos internacionais, aí já é outra história.

Rafael disse...

E mais sobre BNDES, sugiro fortemente acessar o link de suas estatísticas operacionais.

Veja o quanto aumentou a fatia de pequena e microempresa nos últimos anos. Veja como era nulo o valor fornecido nesse segmento há 10-15 anos atrás.

http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Institucional/BNDES_Transparente/Estatisticas_Operacionais/

Só em 2014, foram liberados 45bi a micro e pequenas empresas (117 a grandes e um total global de 187 bilhões de reais emprestados). Isso é maior que o TOTAL GLOBAL emprestado em 2002, que foi de míseros 37bi.

Maria Fernanda Lamim disse...

Gostei de muitos dos seus argumentos, mas preciso discordar de um ponto: a copa e as olimpíadas foram CATASTRÓFICAS para o Rio de Janeiro. Claro que isso não é "culpa" do governo federal, mas sim.da verdadeira destruição do estado e do município do Rio orquestrada pelo PMDB (e com total apoio do PT, isso é que o mais triste!)
Tivemos desocupaçoes violentas e malfeitas, uma segregação doentia no transporte público, a falência absoluta da saúde e das redes estadual e municipal de educação..... O Rio, atualmente, é uma cidade inviável. E boa parte dos estragos teve a copa e as olimpíadas como pretexto.

Rosilda disse...

Mas então o Banco Nacional do Desenvolvimento Social empresta dinheiro a juro subsidiado para os empresários nacionais?

Que absurdo!!! Impensável, vergonhoso, fora PT!

Bom era quando, na gestão do psdb, emprestava para estrangeiros, para eles comprarem as estatais, como ocorreu com as companhias de telefone. Aí era tudo lindo, certo, limpo... Empresa brasileira tem que pagar o juro extorsivo praticado no Brasil e enriquecer os "investidores" estrangeiros com o nosso trabalho, senão é muito privilégio, imagina, gerar empregos e consumo no próprio país, onde é que vamos parar desse jeito?

O PT cometeu erros demais, e os dois mais graves, a meu ver, foram: não mexer com o oligopólio de comunicação e investir tanto dinheiro em universidades privadas via prouni e fies. O resultado desastroso é fácil de constatar, em muitos dos comentários acima e nas "discussões políticas" que tenho visto por aí, baseadas nas manchetes do jornal (porque nem mesmo a matéria "jornalística" - já tão pobre em si mesma - as pessoas têm lido).

E sobre acusações a Lula, não é possível que não se perceba que, se houvesse o menor indício de comportamento criminoso ele já estaria atrás das grades, tal o estardalhaço que tem sido feito por "indícios" completamente inconsistentes. Sobre essa loucura coletiva (que leva as pessoas a afirmar categoricamente que um cidadão é criminoso, sem sequer saber dizer qual exatamente o crime, cometido de que forma e em quais circunstâncias) recomendo esse ótimo post: http://www.objetivandodisponibilizar.com.br/chame-do-que-voce-quiser-menos-de-jornalismo/

Maria Fernanda Lamim disse...

Não valeu nem um pouco a pena! A cidade foi transformada....em um inferno!

Anônimo disse...

se houvesse o menor indício de comportamento criminoso ele já estaria atrás das grades

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk esqueceu que estamos no brasil né? onde a lei só vale para pobre, se o lula fosse pobre e um zé ninguém, com certeza já estaria na cadeia.
já é um milagre essas denuncias e investigações.
e por que tanto medo? se n tiver feito nada n vão prender o pobre lula, o fanatismo por esse partido é tanto que o cara nem pode ser investigado, puta merda. tenho certeza que se estivessem em cima do aecio, estariam aplaudindo até agora, ele é o outro que tem é q se fuder.

Anônimo disse...

Eu n sei como é que alguém tem coragem de defender político, bando de ladrão, fdp, de todos os partidos.
N sei se esse país tem jeito, sai o pt e ainda fica os outros lixos para roubarem. Estamos fudidos.

Patrick disse...

No final da tarde de ontem (13/03/2016), o ex-Procurador Geral da República, Cláudio Fonteles, publicou artigo que vai no mesmo sentido do que foi escrito neste post. Destaco:

“Escolher um suposto “criminoso” e a partir daí “investigá-lo” e constrangê-lo para descobrir supostos crimes é inverter a lógica legal e afrontar princípios fundamentais de Direito Processual e Penal. É puro arbítrio, que a ordem jurídica condena e sanciona”.

A íntegra pode ser lida clicando aqui.

Anônimo disse...

Sabem qual o verdadeiro motivo de esses manifestantes estarem tão furiosos?

Pq eles não se conformam que uma MULHER de ESQUERDA possa governar o país.

MACHISTAS!!!!!!

Anônimo disse...

Uma loja de 1,99? Vc quer comparar o Brasil com uma loja de 1,99? Vc não sabe nada!!

Ah sim ela é analfabeta, uma pessoa formada em economia é analfabeta. Ta vendo como é machismo?

Machistas não passrão!

Anônimo disse...

A nossa gerente Dilma muito inteligente e competente, de acordo com a tão inteligente quanto colabora das 09:45:

"Na década de 90, Dilma montou duas lojas para vender bugigangas importadas do Panamá. Não deu certo. A gerente do PAC não conseguiu levar o negócio adiante. O “empreendimento” durou um ano e cinco meses. Fechou em julho de 1996. “A gente esperava uma loja com artigos diferenciados, mas, quando ela abriu, era tipo R$ 1,99. Eram uns cacarecos”. A afirmação é de Bruno Kappaun, dono de uma tabacaria no centro comercial Olaria, onde se instalou uma das lojas. E como Dilma explica a sua incompetência? Vocês podem não acreditar, mas aconteceu! Ela culpou… FHC!!! Não por acaso, o nome do empreendimento era “Pão & Circo”. Pão, pelo visto, não rendeu. Mas continua a render circo…
Na tarde desta terça, depois de um encontro com Robson Andrade, presidente da CNI (Confederação Nacional da Indústria), a mulher que quer comandar o Brasil explicou por que não conseguiu tocar duas lojinhas de 1,99: “Quando o dólar está 1 por 1 e passa para 2 ou 3 por 1, ele [o microempresário] quebra. É isso que acontece com o microempresário, ele fecha. A minha experiência é essa e de muitos microempresários desse pais”."
....

Rafael disse...

Você tenta em vários posts jogar uma luz na situação, separar os assuntos, debater e discutir.

Aí o contra-argumento é:

"O problema é ela ser uma ANTA, uma IMBECIL, uma ANALFABETA"

Difícil...

Anônimo disse...

Mascu das 9:55:

Então vc me acha "jumenta".
Saiba que, a cada 100 empresas que abrem neste país, apenas uma dura mais que um ano. Então, você acha que 99% Das pessoas são burras? Não é fácil ser empresário.

Já governar um país é totalmente diferente. A presidenta tem assessores, em sua maioria homens, devido ao machismo estrutural da sociedade. Você acha justo culpar a presidenta pela incompetência de seus assessores? Mas, claro... A culpa é sempre da mulher. Nunca do homem.

Anônimo disse...

Olha Lola, estou deixando de te seguir. A sua tentativa de salvar o PT e seus aceclas vai contra tudo o que você diz defender. Como alguém antes escreveu, se fosse o outro candidato de um outro partido a euforia aqui era certa! É impressionante a tentativa de defender o indefensável. Sou eleitora de Lula e Dilma, e sei que dói muito encarar uma traição e decepção, mas chega uma hora que tem que parar de usar paliativos quando a amputação é inevitável, pois só faz prolongar o sofrimento.
Desejo que você acorde e enxergue que quem provocou a queda do PT foi ele mesmo, quando criou o pacto de classes e quis se manter no poder a qualquer custo.
Abraços,
P.Serra

Marcos Faria disse...

Segundo a Teoria, os continentes formavam um espaço único, a Pangéia. Depois de alguns Fenômenos Naturais partes foram separadas e estão se afastando continuamente. Podemos perceber que os extremos estão caminhando para se encontrarem.
Li alguns dos comentários e fica muito claro que tanto pessoas que defendem um país mais reacionário, mais individualista e mais meritocracia no país cheio de desigualdades, vão de encontro com aquelas que, supostamente, deseja um país mais igualitário. A extrema esquerda complementa o pensamento da extrema direita. Portanto, os extremos tendem a se encontrar.
Acho que o governo Lula, o PT e a Dilma erraram muito e continuam errando, mas isso não justifica as acusações ao Lula de que são corruptos, longe de achar que Lula é um santo.
Contudo, não justifica o fato de querermos imputá-lo crimes por não estarmos satisfeitos. Isso é desonestidade e chega a ser criminoso tanto quanto os supostos crimes que querem imputá-lo.
A moral e a ética não vale só para os outros!

Anônimo disse...

Também acho. O que estão fazendo com lula e Dilma é uma covardia!! Se eles tivessem vindo de uma família de burguesinhos, isso não estaria acontecendo.

Mas isso é o que dá alguém de origem humilde querer ajudar os pobres!!!!

Rê_Ayla disse...

continuar defendendo cegamente certos 'guerreiros do povo brasileiro' configura sinal de demência?...

Anônimo disse...

Rê_Ayla

Se vivemos num país democrático, o certo seria respeitar a opinião de todos correto?
Se você acredita em certos políticos e eu em outros, devemos respeitar isso. Eu respeito sua opinião e você respeita a minha.
Nem por isso a minha opinião que difere da sua configura sinal de demência.

Anônimo disse...

Ainda tive que ouvir hoje que:

***é melhor tirar a Dilma e entrar o Temer, do que ela ficar.

***se roubar, mas fizer é melhor do que roubar e não fazer nada.

***se você é de esquerda automaticamente você é petralha.

***essa mulher é uma horrorosa mal vestida, velha feia, tem logo é que sair.

Difícil tentar debater com pessoas que pensam assim.

Anônimo disse...

O que mais me dói é termos uma mulher honesta e competente, mas cercada de políticos corruptos e todos eles conspirarem para botar a culpa toda nela!!!

Os mesmos que votam leis para fazer os salários das mulheres ser menor!! Um bando de machistas.

donadio disse...

"Então, vamos trabalhar para que as maracutaias dos tucanos apareçam, vamos pra rua com cartazes mostrando as maracutaias dos tucanos, mas vamos mostrar também as maracutaias dos petistas, não é isso o que queremos? não sermos seletivos?"

Há duas questões diferentes em jogo: uma questão penal, e uma questão política.

Do ponto de vista penal, é preciso investigar e processar quem comete ilícitos. Hoje, pela primeira vez, estamos vendo pessoas nos altos escalões serem investigadas. Até o governo Fernando Henrique, isso não acontecia nunca.

Do ponto de vista político, é preciso preservar a política do governo atual - inclusive, mas não só, por que é o único governo da nossa história que permite a investigação e a apuração de ilícitos, reais ou supostos, de seus próprios integrantes. Voltar à política anterior é voltar ao reino da impunidade institucionalizada. Quem quer combater a corrupção a sério não pode se desviar dessa constatação básica: com o PT no governo, é possível investigar a corrupção, inclusive dos membros do próprio partido do governo. Com qualquer outra alternativa de governo - realmente existente, não elucubração a respeito de um partido hipotético que não existe - essa investigação não é possível. Portanto, para combater a corrupção a sério, é preciso para começo de conversa deixar de servir de massa de manobra para quem quer voltar à impunidade tucana.

É isso. Vamos por as coisas no lugar. Quem é a favor da impunidade é quem quer tirar a atual presidente da República para colocar no lugar políticos que sempre aparelharam o Ministério Público para impedir qualquer investigação séria da corrupção neste país.

Anônimo disse...

A Globo, a band, o sbt, a record, o le monde, washington post o financial times, a polícia federal, o judiciário, a classe média, a os manifestantes, estão todos numa grande conspiração internacional querendo destruir o PT, só pq eles surrupiaram os cofres públicos kkkkkk

Anônimo disse...

Pergunta: Portanto, meu caro, alguma coisa tem e é muito séria.
Resposta: Durante a ditadura militar na Argentina, que deu fim a 30 mil vidas no período da guerra suja, a frase "algo habrán hecho" -- meio que uma tradução para "alguma coisa tem" -- era muito usada para justificar quando alguém "desaparecia". É uma frase antagônica do Direito Penal e do Estado Democrático de Direito. Sintomático seu uso no debate público na atual conjuntura.//

RESPOSTA PERTINENTE: //Acho que o lula fez mesmo foi dar uma de Al Capone (hello, sr Allan, conhece a história do Al Capone e de como foi difícil prendê-lo? Esse capítulo da história dos impostos você faltou, hein?) Vejam que injustiça: Al Capone foi preso por evasão fiscal sobre renda e patrimônio que ele nunca declarou, nunca teve uma propriedade em seu nome, nem conta em banco o pobrezinho tinha!//


Talvez os americanos também tenham dito: "there must be something in it" envolvendo o coitado do Al Capone, perseguido pelos Intocáveis, hein? E SABE? HAVIA SIM, POIS ONDE HÁ FUMAÇA, HÁ FOGO, portanto, a comparação de Lula com Al Capone é mil vezes mais PERTINENTE que os desaparecidos na Argentina com Lula. AL Capone, em toda a sua 'gloria' acabou seus dias no xilindró, como merece o pobre Luis Inácio, que só a ele mesmo ajudou, roubando o Brasil descaradamente.

Alessandro Bruno disse...

Pessoal que diz que o PT que deixa investigar, vamos lembrar de uns casos:

Juiz Rocha Matos, investigado na Operação Anaconda que aconteceu no governo FHC

https://pt.wikipedia.org/wiki/Opera%C3%A7%C3%A3o_Anaconda_(investiga%C3%A7%C3%A3o_policial)

Juiz Nicolau dos Santos Neto, condenado por desvio de recursos, ocorrido de 1994 a 1998, que seriam utilizados na construção do Fórum Trabalhista de São Paulo

Deputado Hildebrando Pascoal, foi condenado por liderar um grupo de extermínio no Acre e integrar esquema de crime organizado para tráfico de drogas e roubo de cargas. Também investigado pela PF antes da posse do Lula.

Ou seja, a PF que está atuando bem e prendendo gente graúda porque ganhou autonomia bem antes do PT chegar ao poder.

Anônimo disse...

Segundo o Brasil 247 Lula estaria a caminho de Brasilia para acertar os detalhes de seu Ministério. Aos que não veem nada de errado em um investigado ser nomeado ministro: vocês teriam tanta calma e ponderação se fosse "do outro lado"? Como a esquerda reagiria se, por exemplo, Beto Richa decidisse nomear para principal secretário alguem que está sendo investigado pela polícia e pelo Ministério Público?

Querem defender? ok, que defendam, mas não tenham a pachorra de me dizer que é normal que justo agora ele "decida" ser ministro. Pode não ser ilegal, mas é imoral e covarde de uma forma absurda.

Anônimo disse...

Como assim?

1- o PT deixa investigar, o imperador FHC não deixava;

2- o PT no governo federal cometeu crimes na ordem de bilhões, E ainda conseguiu destruir a Petrobrás;

3- devemos ver que o PT está roubando mas não devemos tentar tirá-lo de lá, devemos deixar o PT roubando e a polícia investigando! Kkkkkkkk

Ótima!!!!

Rafael disse...

Alessandro, pescando casos isolados, você consegue provar até que o regime militar era amigo dos comunistas. Convido o interlocutor a acessar o seguinte site:

http://www.dpf.gov.br/agencia/estatisticas

Lá você encontra as milhares (repito: milhares) de operações da PF desde 2003.

Aproveito para pedir-lhe que nos traga dados da década de 90, pois tudo o que eu achei pesquisando era tão ridículo que eu tenho até vergonha de replicar.

Aproveito também para exortar a todos os leitores que pesquisem sobre o decreto 1001 de 1993, cujo autor foi o ex-presidente Itamar Franco. Ele criou uma comissão especial para combate à corrupção.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1990-1994/D1001.htm


Por fim, a cereja do bolo. Vejam o decreto 1376 de 1995, assinado no primeiro mês de governo FHC, que simplesmente extingue a comissão.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1995/D1376.htm

Como disse o Donadio, quem quer a impunidade é quem vai para a rua defender a volta daqueles que se fartaram de tomar medidas como as do decreto acima. Gente que, repito, nomeou UM DOS MENOS VOTADOS da lista do MPF para a procuradoria da república.

Rafael disse...

Andreson, na era FHC a polícia federal foi comandada por ninguém menos que Agílio Monteiro Filho (pode usar google). Agílio não era ligado ao PSDB. Ele ERA FILIADO ao PSDB. Foi inclusive candidato a deputado em 2002.
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc0803200217.htm

Rafael disse...

Para fechar, um exemplo atual de como é a justiça de um estado governado pelo PSDB:

DEZ pedidos de prisão. 9 já engavetados.

http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/promotoria-ja-pediu-dez-vezes-a-prisao-de-11-executivos-do-cartel-de-trens-em-sp/

Guilherme disse...

Alguém ainda acha que o sítio em Atibaia não é do Lula?

http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/pf-apreendeu-em-apartamento-de-lula-documentos-de-sitio-em-atibaia/

T.G. Meirelles disse...

É, Alan Patrick... você explicou, mostrou, teve a paciência de responder perguntas, cada uma mais infantil e descabida que outra e ainda assim os analfas vieram em peso despejar as mesmíssimas ignorâncias que você, calma e pacientemente desmontou em seu artigo. Um amigo falou uma vez e eu hoje constato: são impermeáveis! Nada é capaz de conduzí-los ao bom senso e à razão. Eles vieram aos borbotões, e acho até que isso é bom sinal. Acontece quando sentem o golpe. Ficam desesperados vendo suas crendices sendo minuciosamente desmontadas e então brigam, estribucham, escarnecem , fazem de tudo para preservar intactas suas pobres convicções.
Parabéns, Alan Patrick!

Anônimo disse...

E vc sabe que vc é só mais um ingênuo cego pelo ódio ao pt, certo?

Anônimo disse...

A entrevista que a diretora do 'instituto lula' (quem será que sustenta essa excrescência e a 'diretora'?) deu na Globo News ao Mario Sergio Conti foi a coisa mais sem pé nem cabeça que já vi. Tudo é culpa do Aécio que não deixa a president'a' governar. O governo Lula/Dilma deu todas as condições para a condução da operação Lava-Jato, insinuando que antes deles, o Ministério Público, Polícia Federal, STF e o Magistrado existiam apenas no papel. Tão meigo!

Alessandro Bruno disse...

O ministro Mercadante oferece ajuda política, financeira e legal a Delcídio para ele fugir do País e não deletar contra o partido. Isso não é mentira, foi gravado! E vocês ainda ficam falando que o PT deixa investigar, que ele tem boa fé.

Anônimo disse...

Rafael,

"Segundo relatos de assessores e ministros, a presidente ficou sem reação e sem dimensão de como a gravação pode atingir o governo dela. A primeira avaliação é que a situação de Mercadante é "muito delicada" e há o receio até mesmo de que ele seja preso.

Para auxiliares da petistas, a gravação enfraquece discurso defendido pela presidente, desde o início da Operação Lava Jato, de que o governo federal não interfere nas investigações da Polícia Federal."

http://m.folha.uol.com.br/poder/2016/03/1750115-dilma-convoca-mercadante-para-dar-explicacoes-sobre-gravacao-de-delcidio.shtml

Alessandro Bruno disse...

Ou seja, ela vai suar a mesma desculpa do Lula: "eu não sabia"

Luiz Guilherme disse...

Agenda – Mobilizações do dia 18 de Março

A Frente Brasil Popular, que reúne mais de 60 entidades, fará mobilizações em todo o Brasil em defesa da democracia, dos direitos dos trabalhadores e contra o golpe. Confira mais informações sobre o evento.

Ato em defesa da democracia, dos direitos sociais e contra o golpe

Confira abaixo os locais e horários confirmados:

http://www.pt.org.br/agenda/

Guilherme disse...

Ué, mas os petistas não estavam dizendo que era tudo mentira da revista ISTOÉ:

http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,teori-zavascki-homologa-delacao-de-delcidio-amaral,10000021302

Diogo disse...

Assistimos a um espetáculo grotesco: o de um ex-presidente da República reunido com os seus advogados para saber se usa ou não o governo para tentar fugir da Justiça. http://www.valor.com.br/politica/4481878/lula-reune-se-com-advogado-antes-de-ir-brasilia

Anônimo disse...

BOA, DIOGO.
Não foi lula quem disse que bandido pobre vai pra cadeia e bandido rico vira ministro?
Tem uma frase desse tipo dele, não tem?

Diogo disse...

"BOA, DIOGO.
Não foi lula quem disse que bandido pobre vai pra cadeia e bandido rico vira ministro?
Tem uma frase desse tipo dele, não tem?"

Sim, ele falou isso mesmo: http://goias24horas.com.br/53182-pega-ladrao-lula-quando-era-lula-em-1988-no-brasil-e-assim-quando-um-pobre-rouba-vai-para-cadeia-mas-quando-um-rico-rouba-ele-vira-ministro/

Anônimo disse...

Acho que os Petistas não odeiam a Globo e a Globo que odeia o povo
Ela sonega impostos, e até hoje não foi investigada ainda deu um jeito de sumir com o processo, o processo já foi localizado e a Polícia Federal se recusa a investigar o caso. Será que a Justiça realmente está a favor do povo?