sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

PIORES MOMENTOS DE 2008 NO CINEMA

- Eu sou smart e sei ler!

Na minha humilde opinião, esses foram alguns dos momentos inesquecíveis - no quesito ruindade - entre os filmes deste ano.

Prêmio Nobel de Literatura (pior construção de um personagem) - No fraquérrimo Vivendo e Aprendendo (Smart People, um filme com a Ellen Page que foi direto pra dvd no Brasil, agora em dezembro), o professor universitário Dennis Quaid pega um livro em que a capa diz, em letras garrafais, “Collected Poems - William Carlos Williams”. Dennis lê a primeira linha de um dos mais famosos poemas de Williams e a Sarah Jessica Parker, que faz a namorada de Dennis e uma estudante de literatura, exclama, em tom de reconhecimento: “William Carlos Williams!”. Fiquei feliz que ela sabe ler uma capa de livro. Se fosse uma comédia, o Dennis responderia: “Não, Manuel Bandeira”.

Não Vale a Pena Ver de Novo (único filme em que saí na metade este ano) - Speed Racer. Era insuportável. Pensei que minha cabecinha ia explodir com tantas cores. Imagino que o filme tenha virado uma arma valiosa na mão de torturadores.

A samambaia roubou minha cena (pior atuação do ano) - Sem dúvida, Mark Wahlberg em Fim dos Tempos. Se bem que a atriz que faz sua mulher, Zooey Deschanel, está igualmente hedionda. Mas o Mark faz mais caras confusas. Numa cena, ele contracena com uma samambaia que tem mais expressões que ele. E olha que ela é de plástico.

Mãe é mãe, paca é paca, mulher é tudo vaca (filme mais misógino de 2008) - Difícil decidir. Na categoria comédia, vai pra Amigos, Amigos...Mulheres à Parte, em que um nojento é contratado para aterrorizar ex-namoradas a fim de convencê-las que os homens com quem saíam eram maravilhosos. Na categoria independente, vai para The Foot Fist Way. Na categoria aventura, vai para Procurado, em que a Angelina Jolie faz uma assassina aparentemente muda que ensina o James McAvoy o valor de maltratar a namorada e a chefa gorda.

Bombas que não precisei ver pra saber que são bombas - Mas a dúvida persiste: por que alguém ainda produz lixos como Nem por Cima do meu Cadáver, Espartalhões, Guru do Amor, O Grande Dave (Eddie Murphy está determinado a fazer parte de todas as listas dos Piores do Ano), Jogo de Amor em Las Vegas, A Liga da Injustiça (foto), Super-herói: o Filme, Um Amor de Tesouro, Micos no Espaço, Zohan - o Agente Bom de Corte, e O Melhor Amigo da Noiva. Aposto que todos passaram em Joinville.

Faço Tudo para Agradar a Direita-Cristã (filme mais retrógrado do ano) - Hancock. Tá tudo lá: cinto de segurança causa morte (os conservadores são contra o governo mandar usar cinto), baleia encalhada na areia não merece viver, mulher com super poderes deve fingir ser frágil para não humilhar o marido, a lua é território livre e pode ser propriedade capitalista e, num dos vários momentos homofóbicos do filme, Hancock enfia a cabeça de um homem no ahn, como direi, ânus do outro. O único ponto negativo pros conservadores é que o super-herói é negro.

Como era Peludo o meu Mamute (pior representação histórica do ano) - 10,000 A.C. Dinossauros, mamutes, tigres dente de sabre, e humanos, tudo na mesma época. Junte a isso pirâmides, jardins suspensos da Babilônia, e metade dos selvagens falando inglês, e temos aí uma salada russa.

Homem mais sexy vivo, com esse penteado? (pior desperdício de homem bonito) - Ewan McGregor e Hugh Jackman, recém-eleito o homem mais sexy de 2008, não dizem a que vieram no tenebroso A Lista - Você Está Sozinho Hoje? O Hugh ainda usa um penteado à la Hitler. Só falta o bigodinho.

Desenterraram os Mortos e Não Precisavam (pior volta de coisa antiga) - Empate técnico entre Rambo 4, Arquivo X: Eu Quero Acreditar, e Agente 86. Nenhum desses filmes é tão terrível, mas eu consigo pensar em como torrar 200 milhões de dólares (chute pra quanto custaram os três juntos) em troços mais nobres.

Todas as atrizes viram a Gloria Menezes quando envelhecem (pior plástica do ano) - Meg Ryan, com os lábios tão cheios de colágeno que mal consegue falar em Mais do que Você Imagina. Em Mulheres - o Sexo Forte ela também deve estar assustadora, mas não tive o desprazer de ver o filme.

Preguiça Mata (idéia mais mal-aproveitada do ano) - Jumper. O filme todo podia ser promissor, porque é sobre um carinha que consegue se teletransportar pra onde quiser, sem os efeitos colaterais de A Mosca. Mas o que ele decide fazer com tanto poder? Se teletransportar do balcão da pia até a geladeira! Tô falando sério (e lembremos que os americanos ensinam que “com grande poder vem grande responsabilidade”).

Blame it on Rio (pior tratamento dado a um país por um filme americano) - Sex and the City, em que a patricinha Charlotte se recusa a comer qualquer coisa num resort cinco estrelas no México. O filme, pra provar que ela tinha razão em suspeitar daqueles cucarachas asquerosos, a faz ficar doente após engolir duas gotinhas d'água enquanto toma uma ducha. Repito: isso não num cafofo no meio do México, mas num resort cinco estrelas só pra turistas!

Cai Fora do meu Playground (pior filme infanto-juvenil) - Meu nome é Taylor, Drillbit Taylor. Garotos contratam um vagabundo (Owen Wilson, que recentemente tentou suicídio na vida real, talvez sem relação com o filme) para protegê-los de valentões na escola. Deu muita vontade de sair no meio, mas aguentei firme.

29 comentários:

Vitor Ferreira disse...

Eu vi 7 desses filmes todos aí que você citou. Acho que o pior deles pra mim foi Sex and the city. O filme é péssimo tanto com os homens, quanto com as mulheres. Nenhum homem vale nada, e as heroínas são todas fúteis e vazias.

Ana Rute disse...

me senti até bem porque vi poucos filmes citados. acho que meus critérios de escolha estão ficando melhores.
(se bem que vi inúmeros bem piores que não estão na lista)

L. Archilla disse...

não vi nenhum desses!!! yeeesss!!!

deu uma tristeza ver a foto da Meg Ryan! eu achava a boca dela tão bonita... aliás, o rosto inteiro... tinha uma beleza natural, delicada, que chega a contrastar com o que ela é hoje.

Anônimo disse...

Lola,
Nem consigo comentar, v tem razão, eu concordo com tudo!
Eu dormi no Spped Racer, coisa chata!
Ah! tem o Hoton, o elefante, sabe? O pior desenho animado desparado!

Beijos
PAola

(www. votodefilha.blogspot.com) o site não aceita minha identidade, vai de anonimo!

Anônimo disse...

Eu não sou muito ligada em lançamentos de cinema, então não vi nenhum dos filmes que vc citou, com exceção ao SATC, que foram os oito reais mais mal gastos e as duas horas mais desperdiçadas da minha vida.

Eu gostava da série, até fazia vista grossa para a mensagem "só quero um marido" e para a pose de "fashion victim" delas (que não existia no começo da série, a propósito. Essa coisa de grife só entrou depois. Talvez seja um patrocínio velado...). Mas o filme rompeu todas as barreiras de mal gosto EVER. Não tem como relevar e fazer vista grossa, é ruim mesmo. É muito infantilizado ( eolha que é um filme voltado pra mulher de 40!). A cada vez que elas soltavam gritinhos quando se viam, eu tinha vontade de vomitar.

Enfim, só queria comentar que eu acho que a Charlotte não teve diarréia porque tomou duas gotinhas de água. Pelo que eu me lembre, é porque ela só comia aquele pudinzinho, não?

lola aronovich disse...

Vitor, só sete? Sortudo vc! Ah, eu não colocaria Sex and the City entre os piores do ano. Não achei um filme bom nem ruim. Mas esse momento do México foi super baixo. Pra mim, piores 3 filmes do ano, mesmo, mesmo, foram Speed Racer, Mais do que Você Imagina, e Drillbit Taylor. Mas fico muito feliz de ter pulado as bombas que eu comento.


Ana, conta, vai: quais bem piores que não estão na lista? Quero saber!

lola aronovich disse...

Lauren, pelo jeito vc não vai ao cinema. Vc nem conta: viu DOIS filmes do Woody até agora... Mas teve sorte em pular esses perus. Ah, é triste ver a Meg Ryan desse jeito. Se ela estivesse “ao natural”, sem plásticas, estaria muito mais bonita, não há dúvida. Mas parece que atriz de Hollywood (e da Globo) não pode envelhecer naturalmente...


Paola, Speed eu achei chatíssimo. Também dormi. Aí chegou uma hora que não dava mais (porque eu acordava; o filme é muito barulhento), e eu pedi pro maridão pra ir embora. Ah, o Horton eu não vi. É ruim? Tem muita gente que gosta! Abração!

lola aronovich disse...

Marjorie, eu não achei Sex and the City TÃO ruim. Mas concordo: o filme é fútil, bobo, estúpido...Eu até gostei das duas primeiras temporadas da série. Depois cansa. Consumismo demais pro meu gosto. Podia ser só sobre sexo, sem o consumismo, não podia? Sobre a Charlotte, não, a narração em off deixa claro que “ela estava tão feliz que se esqueceu onde estava (no México!), se distraiu por um segundo, e engoliu água enquanto estava no banho”. A câmera mostra um close d'ela engolindo duas gotinhas d'água. E ela passa imediatamente mal. É o fim da picada, um super desrespeito com o México e com todos os países pobres (Brasil incluso).

Anônimo disse...

Oie!
Enquanto eu estou lendo os comentários aqui no pc nas minhas costas tem um dvd passando: Horton.
Não é o melhor filme infantil que já vi, mas tb não é ruim... tem uma mensagem razoável. Mas de novooo os papéis principais são de animais machos e o pior papel é de uma fêmea.

Da lista citada por ti eu assisti zero filmes. Como não consigo ir ao cinema tanto quanto eu gostaria, acabo muito seletiva com os filmes que escolho... e parece que consegui desviar dos piores, hehe.

Quanto ao post anterior, gostei muito da tua postura em relação à religião. Vc tem uma posição clara e não interfere na vida de quem faz opções diferentes. Essa postura deveria parecer uma coisa óbvia para todas as pessoas, mas na prática nem sempre é assim: conheço muitas pessoas religiosas que tem nos ateus o seu alvo principal tanto de ataques como de tentativas de "conversão". E tb conheço ateus que querem de qualquer forma provar para pessoas que acreditam em Deus que ele não existe. Não sei qual das 2 "espécies" é mais invasiva ou chata.

Bjsss
Taia

Marjorie disse...

Lola, apesar da narração ser escrota mesmo, eu e os amigos que viram o filme comigo, todos achamos que era o pudinzinho, afinal faz mais sentido.

Afinal,comer só pudim durante dias não deve fazer bem pro intestino de ninguém. E é impossível passar mal com apenas duas gotinhas d`água, por mais frescurenta que se seja.

Bjo!

Anônimo disse...

Eu ainda não assisti o filme, mas adoro o seriado Sex and the City, tenho todas as temporadas.
É tão ruim mesmo ..?

Paola disse...

Claro que está na minha lista!

Obrigada pela visita!

Beijocas
PAola

Anônimo disse...

Concordo com a Marjorie, Lola. Apesar de infeliz, como todo o filme, acho que foi uma "tentativa" de piada, afinal só ela passou mal. Não aconteceu nada com nenhuma das outras 3 que comeram, beberam, etc...
Leah

Verônica disse...

Ah Lola, eu detestei Sex and the City! E faz tempo que o Eddie Murphy não faz nada que me apetece.
Aliás, em 2008, acho que foram poucos os filmes dos quais gostei. Continuo achando que o melhor foi mesmo o Cavaleiro das Trevas.
Beijos.

Daniel Olivetto disse...

ahahahaha... o que me deixa feliz de ler lista de piores é quando eu não assisti nenhum... Obrigado, deuses!

Só vi Sex and the City que, apesar de gostar bastante, não considero um filme... sempre vou assistir como uma compilação de episódios, não tem jeito. Concordo total com a visão sobre o Rio... só faltou aparecer um Zé Carioca pra tombar com a gente...

rsssss

beijos

Ju Haghverdian disse...

kkkkkkkkkkkkk me acabei de rir dos seus comentarios... acho que assisti metade dos filmes que citou, tem uns tantos outros que vi e que quase tive um treco como o Batman, In Bruges, Sweeney Todd, National Treasure, 27 dresses, Baby mama e por ae vai... uuuui
;)

Juliana disse...

Olha, não vi quase nada daí... de guru eu só vi o Guru do Sexo, serve? hahaha

Mas o Arquivo X eu tenho que discordar de vc que não é tão terrível: é péssimo. Sei que já falei isso aqui antes, mas o filme em si não é péssimo, tudo bem, mas não tem nada de Arquivo X.

Ontem fomos ver o Bedtime Stories do Adam Sandler, ri um bom bocado.

Juliana disse...

sei que a gente não compartilha as visões (ou fé?) religiosas, mas gostaria que vc olhasse as fotos que acabei de postar no emdetroit, tem uma feita muito especialmente pensando em você. =)

Malcon Bauer disse...

Oi, Lola.
Sou novo por aqui, mas também fiz uma lista de piores do ano.
Vou compartilhá-la com você...

Espartalhões
Alien vs. predador 2
Doce de Côco
Fim dos tempos
Asterix nos Jogos Olimpícos
Polaróides urbanas
A Múmia 3
Os Aloprados
O Guru do Amor
High School Musical 3

Que tal isso?

Ana disse...

UIa, não vi nenhum deles! Dinheiro poupado é dinheiro ganho!

Ana Rute disse...

eita tem vários: "quase irmaos", "vestida para casar", "minha mae quer que eu case", "awake", "indiana jones 4" (faltou na categoria Desenterraram e não precisava), "a múmia 3" e deve ter mais um monte que não consigo nem lembrar! haha

lola aronovich disse...

Taia, Horton tem o Jim Carrey e o Steve Carell emprestando as vozes. Não pode ser tão ruim...Que bom que vc não gastou tempo vendo essas bombas. Eu devia fazer isso tb. Mas realmente faço um grande esforço pra ir ao cinema toda semana. E aí não tem como escapar das bombas. E sobre o post anterior, pois é, seria uma besteira sem fundamento tentar convencer uma pessoa religiosa a não acreditar em Deus. Pra quê? Bom pra ela! Seria uma estupidez... mais ou menos como as pessoas religiosas acreditarem que ateus são pessoas ruins ou sem valores...


Marj, vc vai me perdoar, mas acho que nesse caso não é questão de interpretação. Em Sex and the City, há DUAS coisas mostrando que Charlotte foi contaminada pela água do México: a narração em off e o close das gotas da ducha entrando na boca. Não há contradição. Vc e seus amigos podem achar que faz mais sentido ela passar mal pelo pudim, que comer pudim não faz bem, que duas gotas d'água não vão fazer mal, mas não é essa a questão. O filme não dá margem pra dúvidas. Critiquem o filme e a mensagem do filme (México faz mal pra saúde).

lola aronovich disse...

Lu, eu não achei tão ruim não. E pra quem gosta do seriado e viu todas as temporadas, o que vc tá esperando pra ver o filme? Já já tem continuação...


Paola, que bom, obrigada!

lola aronovich disse...

Leah, veja minha resposta pra Marj. Sorry, nesse caso não é uma questão de interpretação. Pode não ter acontecido nada com as outras 3, mas que a Charlotte passou mal por causa da água do México, passou! O filme diz e mostra isso claramente! Se a narração em off dissesse uma coisa e as imagens mostrassem outra (ela comendo pudim, por exemplo, enquanto a narração diz que ela passou mal por causa da água), a gente podiria apontar ironia na narração e interpretar de outro jeito. Mas não há contradição.


Verônica, gostei pacas de Cavaleiro das Trevas. Sem dúvida foi um dos melhores de 2008. Ainda preciso fazer uma listinha com os melhores.

lola aronovich disse...

Daniel, nem unzinho? Vcs são tão sortudos, tão desprendidos! Podem escapar de todas essas bombas. Bom, “Mais do que Vc Imagina” eu SABIA que ia ser ruim, mas queria porque queria ir ao cinema.


Ju H, legal que vc gostou! Vixe, vc NÃO gostou de Batman?! National Treasure foi deste ano? Merecia estar nas bombas que graças aos céus perdi. Sweeney Todd eu amo de paixão. Baby Mama eu achei mezzo, nem bom nem ruim, e ainda preciso escrever sobre ele. Tem um monte de crítica atrasada que preciso desovar. In Bruges eu gostei, e 27 Dresses eu adorei! Posso ter sido a única...

lola aronovich disse...

Ju, que bom que vc escapou dessas bombas. Mas é até capaz de vc gostar delas, já que adorou Bedtime Stories (um filme com o Adam Sandler!). O Metacritic dá nota 38 pro filme. Arquivo X foi fraquinho, mas concordo contigo: o filme fica mais terrível quando a gente considera que usa a trama do Arquivo X. Obrigada pela foto do esquilinho! Aquilo é milho cozido ou cru?


Oi, Malcon! Seja bem-vindo a essas bandas. Aliens vs predador deve ser uma bomba. Deveria estar na minha lista dos “graças a deus que não vi”. Doce de Côco? Nem sei que filme é esse! Fim dos Temposeu nem achei tão ruim. Asterix tem pinta de ser péssimo, mas só incluí filmes americanos na lista. Polaróides é brasileiro? High School Musical 3 é tão ruim assim? Eu não vi, mas como costumo adorar musicais... Abração, e apareça sempre.

lola aronovich disse...

Ana, sorte sua! Admito que gastei muito pouco dinheiro vendo essas bombas...


Ana Rute, Quase Irmãos deve ser uma bomba, sim. Minha Mãe quer que eu case é detestável, mas não é de 2007? Awake eu não achei tão horrendo, e eu estava certa! Pelo menos não é uma presença constante nas listas dos piores dos críticos. Vestida para Casar eu adorei, não tem jeito. E Indy 4 não é muito bom, de fato, mas eu nunca colocaria numa lista de piores de qualquer coisa!

Malcon Bauer disse...

Oi, Lola...
Respondendo aos seus questionamentos:
"Doce de Côco" é um longa catarinense que vi num festival aqui em Florianópolis, de onde sou.
E eu também adoro musicais, e por isso mesmo não consegui gostar do High School Musical 3...é muito tolo!
Mamma Mia! eu adorei, está na minha lista de melhores!

Abraço!

Vitor Ferreira disse...

Desses que o pessoal ta comentando eu tenho que discordar de alguns. Gostei muito de 27 dresses, Batman e In Bruges. Quanto aos musicais, High School Musical eu nao gosto, mas que eh pra outro publico alvo, e ele agrada a quem ele eh enderecado. Ja Mamma Mia eu achei tenebroso. Parece um bando de gente de meia-idade numa reuniao do colegio se divertindo relembrando um musical que eles fizeram aos 15 anos. Todos cantam mal, dancas mal ensaiadas, um horror, um horror! Pelo menos o cenario e os figurantes sao bonitos. Sweeney Todd eu detestei todas as musicas e achei muito entediante.