sábado, 3 de julho de 2010

GRANDE PARAGUAI

Ah, gente, vamos admitir que o jogo Espanha 1 x 0 Paraguai foi o menos emocionante das quartas de final. Teve seus bons momentos, lógico, principalmente entre os dez e quinze minutos do segundo tempo e nos, sei lá, oito minutinhos finais. O resto eu achei meio modorrento.
Naqueles cinco minutos agitados tudo aconteceu. O juiz marca pênalti a favor do Paraguai. O goleiro espanhol faz uma bela defesa. Em seguida, com o Paraguai desnorteado, a Espanha quase marca num contra-ataque. Agora pênalti a favor da Espanha. Pênalti cobrado, gol. O árbitro manda cobrar de novo por causa de invasão (êta regrinha estranha! Quer dizer que pode mandar repetir um pênalti cento e cinco vezes?!). E desta vez o goleiro pega (lindo que os heróis do jogo sejam logo os dois goleiros, capitães dos times!), mas há rebote, e quase que a Espanha faz um a zero. A Espanha acaba fazendo, sim, um bonito gol (em que a bola entra após bater duas vezes na trave). Ganha, mas não encanta. Pelo menos não a mim. Sigo sem entender por que tantos comentaristas elegem a equipe espanhola como a melhor, torcem por ela, e dizem que o Villa é o nome da Copa. Eu não tenho visto a mesma Copa então! Na minha, a Espanha só jogou bem uma partida, aquela contra Portugal. O resto...
E o Paraguai foi heroico, né? Um timinho daqueles, jogando de igual pra igual com uma das favoritas da Copa, disputando até o final, marcando super bem... Se a Argentina tivesse uma defesa como a do Paraguai, seria uma grande equipe. Já o Paraguai não tem ataque. Não sabe finalizar. É um time fantástico pra empatar, mas pra vencer... E, no entanto, neste jogo contra a Espanha ele foi pra cima, fazendo o melhor que pôde. E chegou pertinho.
Agora teremos dois grandes jogos nas semifinais. Holanda e Uruguai na terça, e Alemanha e Espanha na quarta. Pessoalmente, acho que se a Alemanha jogar metade do que jogou hoje contra a Argentina, a taça é dela. Mas vou torcer muito, muito, muito pra que o Uruguai dispute a final. Não tenho nada contra uma das duas seleções que nunca ganharam a Copa, Holanda e Espanha, conquistar o título pela primeira vez. Mas, se eu for pelo lado emocional, pelos laços de ternura, quero que nossos queridos hermanos uruguaios ganhem. E, se for por justiça, pelo melhor futebol, aí é da Alemanha e ninguém tasca.

14 comentários:

Mariana. disse...

Então, para as semi ficarão:

Espanha X alemanha e Uruguai X Holanda.


Meu palpite é que passam a alemanha e a holanda.

Também não vejo nada muito exuberante no futebol da espanha. A holanda é superior e, desde sempre, torço pra eles ganharem um título (torço pelo brasil, claro, mas depois que somos eliminados, sempre resta uma vontadezinha dos laranjas ganharem).

E me recuso a torcer por outro time sulamericano. No futebol, nossos vizinhos nunca torcem pela gente! Somos os diferentões do pedaço... Mas tbm, nem preciso torcer contra eles. È certo que a alemanha vai passar passeando.

Na hipotetica final, eu não sei pra quem torcer. Digo que gostaria que os laranjas levassem, mas também gosto quando o melhor, o merecedor, leva. E o melhor time é a alemanha.

Uma coisa é certa: belos jogos virão.

PS: quanto a eliminação do brasil, ainda acho que, apesar do felipe melo ter tido grande parcela de culpa, sua culpa se limita a essa única partida. O culpado maior foi o dunga, que não inovou um centimetro e achava que comandava um quartel. Além de tudo, foi um treinador egoísta por não levar nenhuma promessa (como o ganso, que de promessa não tem nada, pq já mostrou que é craque), pra ganhar experiencia pra 2014. Os muleques alemães estarão lá. novinhos como os nossos, mas com uma copa de bagagem.

Mariana disse...

Lola, faço minhas as suas palavras: GRANDE PARAGUAI. Jogou com raça, coisa que faltou aos nossos ¬¬

Também concordo com vc quanto à Espanha. Nunca vi seleção mais superestimada na minha vida. Não é e nem nunca foi essa Coca-Cola toda e APOSTO que vai perder pra Alemanha nas semi-finais. David Villa está muito bem, mas Müller, Schweinsteiger, Özil e Podolski estão fazendo uma Copa melhor, na minha opinião.

Tô achando que a final dessa Copa, que tinha tudo pra ser sul-americana, vai ser entre Alemanha e Holanda. Vou torcer pra Laranja, mas não sei se dá pra eles...

(Um pouquinho de história: se essa final realmente acontecer, vai ser em circunstâncias opostas à de 1974. Naquela Copa, a Holanda era a seleção que encantava com o Carrossel Holandês, enquanto a Alemanha jogava o futebol pragmático de sempre. Agora, é a Alemanha que encanta com um jogo vibrante e a Holanda tá com mais cara de futebol de resultado. Vamos ver no que vai dar!)

Laurinha (Mulher modernex) disse...

Não entendo muito de futebol, mas pelo que vi desses times, acredito que é bem provável que a final seja entre Alemanha e Holanda e que a Alemanha leve o caneco...
A não ser que dê zebra, como aconteceu em tantos jogos... Mas que reviravoltas são legais, são. Não teria tanta graça assistir tudo já tendo quase certeza do final...

Bjus Lola!

Fernanda Mendes disse...

Poxa,torci tanto pelo Paraguai....
não achei o jogo tão modorrento assim não( vimos jogos bem piores), mas fiquei impressionada com o péssimo futebol da Espanha. Assim como Lola e as Marianas, tb não vejo nada demais nesta seleção. O mesmo pode ser dito da Holanda.Ainda não vi a seleção jogar o futebol que se esperava dela.

Bom, voltando ao Paraguai...acabei de ver uma reportagem HORROROSA ( o nível de preconceito e machismo é altíssimo) da Sportv sobre o país.Vejam :

http://somosandando.wordpress.com/2010/07/02/mau-jornalismo-da-globo-ja-e-destaque-internacional/

Resposta do La Nacion : http://www.lanacion.com.py/noticias_um-314288.htm

Que vergonha!

Fernanda

Veruska disse...

Nossa, Lola, li um absurdo agora em um blog, sobre uma matéria superpreconceituosa que a Sportv fez sobre a modelo Larissa Riquelme e o Uruguai. Ironizou os costumes, a comida, a pobreza... Um horror! Tudo naquela vibe 'engraçadinho', sabe?
Olha o link do post:

http://somosandando.wordpress.com/2010/07/02/mau-jornalismo-da-globo-ja-e-destaque-internacional/

Rita disse...

Oi, Lola, agora tô contigo:

pela torcida, Uruguai (sou a maior vira-casaca da história: ontem, achei tudo antijogo, mão na bola, bla bla bla, e achei mesmo; agora quero os vizinhos. Deixa, ué, que é que tem?);

se for por bom futebol, Alemanha (que, vamos combinar, dá gosto ver jogar; sem falar que as piruetas do Klose são superdifíceis de fazer!). :-D

Bjs,
Rita

Andréia Freire disse...

Lola, já viu isso?

Além de tudo, o Serra deu ainda pra soltar pérolas machistas:

http://www1.folha.uol.com.br/poder/760259-tem-que-ser-uma-coisa-discreta-diz-serra-a-vice-sobre-amantes.shtml

Victor disse...

Torci demais pro Paraguai, uma pena aquele penalti perdido pelo Cardozo.. se entra possivelmente garantiria a vaga na semi-final

Victor disse...

Acho que vai dar Holanda campeã.

Wan disse...

olá Lola,

Eu torci muito pelo Paraguai, mas não teve jeito... concordo que foi bem "morno" o jogo. A Espanha aproveitou a oportunidade e lascou o gol no final... coisas do futebol.

Também estou torcendo pro Uruguai agora...

Beijo!
Wanessa

cronicasurbanas disse...

Lola,
a Espanha pode até não encantar.
Já os jogadores da Espanha... :-)
Meu pai tinha uma lógica bastante interessante. Ele torcia pra quem tinha vencido o Brasil. Hoje ele estaria torcendo pra Holanda, sem dúvida. É que, assim, a gente podia dizer que perdeu pro campeão!
bom domingo!
Mônica

Tina Lopes disse...

Sou Uruguai desde criancinha - da AL, só não torço mesmo pela Argentina, a não ser em caso de Inglaterra (Malvinas Feelings). Mas vai dar Alemanha, né. A Alemanha é um time bacana porque é odiado pelos neonazistas (tem uns links na rede) devido a sua formação multicultural. É um time de jogadores "nacionais" - todos atuam na Liga Alemã, o exato contrário do Brasil, que tinha um time titular só de jogadores "estrangeiros". Já a Holanda não empolga e é o time do país colonizador que deu origem ao apartheid. Bjk!
(ain, tá acabando, amo Copa)

Vitor Ferreira disse...

Lola, a Espanha ganhou de Portugal com um gol impedido. Não vi sequer um jogo que ela estivesse bem de fato. A Holanda é outra que vai avançando mais pela sorte do que pelo que tem mostrado. Minha torcida é pelo Uruguai, apesar daquela vitória ridícula sobre Gana. Acho que vai dar Alemanha mesmo. Pelo menos é a única seleção que tem encantado. Apesar daquela derrota para a Sérvia.

Rafhael Vaz disse...

É Espanha é tida como uma das favoritas pelo o que ela fez e jogou antes da Copa. Na Copa não chegou a encantar ainda. Cometem poucos erros, mas um deles é finalizarem pouco a gol, não são muito objetivos.

Jogo do Paraguai foi fraquinho no 1 tempo e, emocionante no 2º. Só o fato de ter chegado aos 30 do 2º tempo, e ver que o jogo ainda estava empatado, tornava o jogo emocionante frente a possibilidade de uma zebra.