segunda-feira, 18 de maio de 2009

DEFESA MARCADA!

Minhas queridas leitoras(es), este post é bem curtinho, só pra informar que minha defesa de doutorado em literatura em língua inglesa está marcada. Passei a semana passada inteira fazendo sete cópias da minha tese. Como entre as 250 páginas há umas cem coloridas, porque uso muitas fotos das cinco produções de Macbeth que analiso, o negócio saiu caro pacas. Até agora, 300 reais só em cópias. E isso que é cópia em espiral, só pra banca. Quando for exemplar encadernado e definitivo, vai custar talvez três vezes mais (glupt). Também gastei R$ 115 pra enviar uma cópia via sedex pra uma professora de Curitiba e outra pro meu co-orientador em Detroit, que participará da banca via teleconferência. Acho que minha banca será excelente, porque haverá experts em várias áreas diferentes - um em performance em teatro, um em cinema, um em análises mais contextuais (e, por isso, políticas), e um em Shakespeare histórico e escrito. Fora o meu orientador, lógico. Que, aliás, graças aos céus só me disse agora que nunca na vida teve um orientando que não defendeu, ou que sequer se atrasou. Porque seria uma responsabilidade enorme pra mim ser a primeira. Mas tudo bem, estou totalmente dentro do prazo. Agora, não é por nada não, mas isso é que é orientador, né? Existe muito aluno que desiste no meio do curso, por uma série de motivos. Mas ter um orientador sempre presente, que lê as versões dos capítulos e dá feedback valioso na mesma semana que a gente entrega alguma coisa pra ele, ajuda muito a insistir até o fim. Quando crescer quero ser que nem ele (sem falar que nem acreditei quando vi que ele acabou de lançar suas duas mais recentes traduções: No Coração das Trevas, do Conrad, e Foi Apenas um Sonho, do Richard Yates. Ele vive traduzindo Shakespeare e Joyce, entre outros - e inclusive Harold Bloom -, mas achei uma coincidência incrível que ele tenha traduzido Revolutionary Road bem quando estou escrevendo um paper sobre esse grande livro. O paper também é sobre o grande filme. Mais pra frente eu falo disso).
Pra quem é leigo em vida acadêmica, a defesa é assim: há quatro pessoas na banca, mais o orientador, que faz as honras da casa mas não pode participar muito, mais o suplente, que entra caso alguma pessoa não possa vir. A banca deve receber a tese com um mês de antecedência, pra poder lê-la e anotar suas colocações com calma. Aí, no dia da defesa, o doutorando faz uma apresentação de meia hora, e cada membro da banca tem mais ou menos meia hora pra questionar o candidato. Eu já vi bancas muito agressivas, que fizeram picadinho do pobre doutorando, mas óbvio que a minha não será assim (até pelo grande prestígio do meu orientador, que nunca teve um orientando que não foi bem numa defesa, porque pra chegar nesse ponto de poder defender, o candidato teve que passar por um orientador que provavelmente foi mais exigente que os membros da banca).Nesta rara foto você pode me ver durante a defesa de mestrado, em fevereiro de 2005. Como a banca foi muito querida e achou divertida minha tese sobre ironia no Lolita de Nabokov e nos filmes do Kubrick e do Lyne, acabamos rindo bastante. Eu tô devendo postar o link pra minha tese. Mas é que quero falar um pouco sobre ela antes, já que é tudo em inglês. Fica mais fácil entender depois de conhecer melhor o assunto.
Mas então, você está mais do que convidada(o) para assistir a minha defesa de do
utorado. Será na UFSC, em Floripa, claro, no dia 19 de junho, numa sexta-feira, às 14:30. O evento (aberto ao público) deve levar umas três horas. Além de ser uma chance de conhecer o maridão e a mamacita, também será uma boa oportunidade pra praticar seu inglês. Apareça, e não se esqueça de levar os pompons. Aqueles de cheerleader, sabe? Faixas no estilo "Go Lola Go" também são bem-vindas.

63 comentários:

Giovanni Gouveia disse...

Por motivos óbvios terei que declinar do convite... ;)
Mas a torcida continua, enviando positive vibes...
Defesa de tese é fantástico, mas tem umas que são tragicômicas, como numa defesa aqui na UFPE (na minha área), que o orientador (na verdade um sacaneador) disse pro rapaz que defendia:
"Por que você não me citou entre os clássicos?..."
Quem tava na platéia teve vontade de pular no pescoço do fela-da-gaita, que achando pouco ainda tascou um "aprovado com restrições"...
Boa sorte, Lola

Tina Lopes disse...

Ah, eu queria muito ir. Mas não vá muito nessa de que a banca deve ser boazinha por causa do orientador: já vi gente "se exibir" querendo achar problema em tese justamente pra tentar dar um xeque no orientador. Mas no geral essa coisa da banca realmente é só um rito de passagem em que você entra "inferior" e tremendo de medo e dali a três horas, pronto, é um doutor e sai pra beber com os "pares". Só me diga uma coisa, todos vão ler sua tese em inglês mesmo? Não precisou traduzir? E eu queria saber quem é a professora de Curitiba. ;)

Anônimo disse...

Que legal! Parabéns pela conclusão!
Tenho certeza de que você vai arrasar na defesa
bjs
Leah

Valéria Fernandes disse...

Boa sorte, Lola! Vai dar tudo certo. ^_^

maria luisa disse...

Parabéns! :)

(Gosto muito do seu blog)

Unknown disse...

vou tirar fotchosssssss...... ^_^

Vitor Ferreira disse...

Lola, a distância não possibilitará a minha presença, mas estarei lá. Não pense que é um mal-assombro, ou alma penada, é o meu espírito por perto mesmo, se é que tenho algum (nem que seja espírito de porco...)

L. Archilla disse...

que pena q não vou poder ir. adoraria te conhecer pessoalmente, rever meus amigos de floripa, sair com o presidente do c.a. de ed. física, mostrar a bunda na joaquina e fraturar umas cartilagens no sandboard...

Raquel (NY) disse...

Lola, que legal, ficarei daqui cruzando os dedos para que tudo de certo. Tenho varios amigos que passaram por isso e o mais importante e voce ter calma e se lembrar de que ninguem que esta ali sabe mais sobre o assunto da sua tese do que voce, que passou quatro anos se dedicando exclusivamente a ele.
Espero que a mamacita faca um baita bolo de chocolate para comemorar.

Abobrinhas Psicodélicas disse...

Olá, Lola,

Descobri o seu blog através de "O Biscoito Fino e a Massa" e gostei. Já estou colocando um link para ele no meu. Quanto à defesa, só me resta te desejar boa sorte ou, como costumo dizer para meus orientandos, "Segura na mão de Deus e vai!!"

Abraços.

h e r i c k y × disse...

quando Lola posta fotos próprias eu fico com o desejo incontrolável de escrever uma personagem com o nome e a aparência dela, mas na pele de chefona de máfia/ sociedade secreta. uma Lola Aronovich com uma taça de bom vinho em uma mão, e uma arma escondida na outra.

eu sei, é chocante.

Masegui disse...

Dra. Aronovich,

Conheço poucas palavras de inglês, mas catei estas pra você:

Good luck!... God Bless you!

(Senta a púa, Lolinha)

lola aronovich disse...

Gio, como assim, vc não vem pra defesa?! Mas vc mora pertinho, aí em Recife! São apenas alguns estados entre nós. Ai, ai, esse causo que vc conta é até comum. Mas na minha banca não terei nenhum desses!


Tininha, é verdade, já vi banca querer dar um xeque no orientador. Mas, pra falar a verdade, só quando a tese não tá boa, quando o orientador é ausente (tb já vi orientando de orientador ausente ir super bem numa defesa, e o orientador aceitar todos os elogios sem dor na consciência). Ah, mas eu não vou ser “par” das pessoas brilhantes da minha defesa tão cedo. Talvez em outra vida...
A tese é só em inglês mesmo. Tem um resumo em português, só. Um capítulo que deu bastante trabalho (quer dizer, todos deram) foi o que analiso as duas produções brasileiras de Macbeth. Porque nesse eu tive que traduzir muita coisa do português (usado nas resenhas e entrevistas) pro inglês.
Ah, a professora de Curitiba é a Anna Camati, da Uniandrade. Ela foi pós-doutoranda do meu orientador, e trabalha com Shakespeare e cinema. Acho que ela será a única que terá visto as cinco produções que eu analiso.

lola aronovich disse...

Leah, Valéria Shoujofan e Eu: muito obrigada pela força! Eu acredito em energia positiva (tenho que acreditar em alguma coisa, né?).


Mei, vai mesmo! Vc será minha fotógrafa oficial.

lola aronovich disse...

Ih, Vitor, outro de Recife (aqui pertinho) que se nega a vir pra cá. Tsc tsc tsc. Sei que o seu espírito de porco estará presente. Ah, pelo menos assistam o Macbeth do Polanski em minha homenagem. Filmão!


Lauren, opa, vc esteve em Floripa e eu perdi todo esse espetáculo?!

lola aronovich disse...

Raquel, muito obrigada! Ainda falta eu te agradecer publicamente por ter me mandado o Revolutionary Road. Tenho que escrever sobre o livro. Quando fiquei sabendo que meu orientador foi quem traduziu a versão pro português, pensei em vc na hora! É uma boa dica, essa de saber que a gente sabe mais do assunto da tese que os outros. Mas tenho certeza que minha banca será muito fofa e amigável. Alguns questionamentos, algumas críticas, mas, no geral, uma boa confraternização. É tudo boa gente, sem agendas secretas. E quanto a mamacita... Ela tá toda boba. Tá nas nuvens. Parece que ninguém na história da humanidade fez doutorado antes.


Argonauta, obrigada pelo link, e seja bem-vindo! Ah, “deus”, no meu caso, no mundo acadêmico, é o meu orientador (no resto do universo, é o Chico). Não vou segurar na mão dele, mas me dá muita confiança tê-lo lá. Sem falar que meu co-orientador (lá de Detroit, onde fiz o doutorado-sanduíche) estará na banca, via skype. E ele foi outro anjo da guarda pra mim.

lola aronovich disse...

Hericky, chocante mesmo, menino! Eu com uma taça de vinho na mão e uma arma na outra?! Logo duas coisas que não suporto, bebida e armas?! Mas sabe que outro dia me olhei no espelho de soslaio e me senti tão... russa?! Sério! Vc estava pensando em Lolinha chefona de máfia russa? Porque aí bateu!


Mario, obrigada! E ainda mais esse grande esforço de pesacar palavras em inglês! Te vejo aqui dia 19/6, né, mineiro? Tá na hora de vc conhecer o CM (Companheiro Maridão, pros íntimos).

Juliana disse...

eu vou muuuuuuuuuuuito tentar ir, mas se conseguir, não vou poder ficar até o final, infelizmente...
o marotti vai participar via teleconferência, é? que chique!! realmente, seu orientador e co-orientador são de babar... aliás, estou lendo bloom traduzido pelo o'shea. babo ovo meeeesmo!!!
boa sorte!!!

Dai disse...

Eu adoraria poder participar - mas só se tb fosse via teleconferência, né? Pena que não pensaram neste método inclusive ainda para as pessoas da platéia. Tenho certeza que vai ser uma excelente banca, com exposição e arguição bem eloquentes e uma defesa super apaixonada tua. Parabéns, Doutora!
beijos.

Dai disse...

eu quis dizer método inclusivo! Apressada sou um caos. beijos.

Ana C. disse...

Lola, venho lendo seu blog já a algum tempo, mas sou preguiçosa pra comentar. Primeiro quero dizer que achos seus textos muito bons, me considero feminista sim, e procuro sempre defender o nosso direito de termos direitos iguais. Enfim, só queria dizer que gosto muito do blog e que estou torcendo por vc em sua banca, estou certa que será uma experiência maravilhosa e depois se vc puder disponibilizar sua dissertação e sua tese, ficaremos felizes! Abs

idelber disse...

Parabéns, Lola! É um momento muito, muito bonito. Pelo que vejo, você está em sintonia total com o orientador, o que é a chave nesses momentos. Tenho muitos amigos aí na UFSC. Vou enviar convites para todos: Jair Fonseca (doutor pela UFMG, com tese sobre Gláuber), o Alexandre Nodari (do blog "Consenso só no Paredão", link lá no Biscoito), o Raúl Antelo (que você provavelmente conhece) e o Joca Wolff, que é ex-orientando do Raúl. Eu completei, mês passado, 25 teses doutorais orientadas, e lhe garanto que de cada uma tenho uma lembrança muito, muito particular e especial. É só lembrar de uma coisa: você é a pessoa que sabe mais sobre aquele assunto dentro daquele auditório. E ponto final. Sair para o abraço. Parabéns mesmo e tire umas fotinhas para nós.

Camila disse...

Lolinha, se depender de torcida, o título já é teu...
(Vixeeee, ficou parecendo discurso de jogador de futebol!)
Fico aqui, de longe, torcendo pelo teu sucesso!

Greta disse...

Lola, tenho certeza que você vai se sair super bem da defesa de sua tese.
Se pudesse, lógico que daria uma passadinha aí para te ver e dar um abraço e os parabéns pessoalmente, mas mesmo não podendo, fico aqui, torcendo, para que você alcance seus objetivos.
Você merece.
bjo,

Luma disse...

Boa sorte, Lola.

Eu estou preparando meu TCC e já estou tendo um treco porque só faltam duas semanas e ainda tem um montão pra fazer.

Queria ver a defesa. Pena que moro tão longe.

Bel disse...

Juro que se eu não tivesse que entregar dois artigos pro mestrado nesse mesmo 19 de junho, eu ia!!!

Eu até agora tive sorte com orientadores. Bom, quase todos. Porque a primeiríssima, foi uma megera. Mas uma megera que exigiu bem muito de mim, e por isso eu me dei muito bem. Mas o segundo, foi a tranquilidade em figura de gente, coisa bem interessante para equilibrar com meu stress. E a do mestrado, essa ainda tá sendo, e mal começando, depois eu conto como foi.

Bjo e não desejo boa sorte, porque quem tem talento não precisa.!!!

Mica disse...

Hum...com sorte este será uma das sextas que recebemos folga por algum motivo qualquer e poderei ir. É só torcer desde já. Queria ver sua defesa.

Chaves disse...

Sucesso!

Leila Silva disse...

Se eu pudesse iria sim, como não posso espero que tudo corra muito bem.
Abraço

Experiência Diluída disse...

Ai Lola, se eu pudesse iria sim!! Mas como n vou estar te desejo sucesso! Sei pela brilhante intelectual que vc é fará uma ótima apresentação! Vai dar tudo certo!

Marcos disse...

Break a leg.

Dreamer disse...

Não te conheço direito, mas gosto demais do teus posts (são muito inteligentes!). Estou torcendo para o grande dia. Já presenciei uma defesa de tese (da minha ex-chefe) e gostei muito. Lembro que ela ficou com medo de ser trucidada, mas todo mundo ficou babando (inclusive eu). Só que era coisa chata, antrologia..).
BOA SORTE!

Flávio Amaral disse...

Defenda, Lola, defenda!

Cris disse...

A Lola vai arrasar, A lola vai arrasar(pompons para o alto e passinhos de dança:)).
Vc vai arrasar.
Calma e sorte pra vc. O conhecimento vc já tem.
bjos

filipe disse...

estarei lá, provavelmente. matarei a aula de linguística pra isso! haha.

Mila disse...

Poxa, Lola, se eu morasse aí e não em Brasília...

Mas, fica meu apoio moral

"Go, Lola! Go!!!"

Bru Holmes disse...

LOla!
Não poderei ir, mas te desejo TODA a sorte , e tenho certeza, tu vai arrebentar!
Ah, dia desses eu assisti a uma defesa de doutorada de uma profa. minha, e ela ganhou nota 10 por unanimidade. Tenho certeza que também vai ser o teu caso!

Go Lola GO!

Srta.T disse...

Lola, parabéns e boa sorte. A distância geográfica me impede de prestar mais do que os meus sinceros votos de que tudo corra bem, infelizmente.

Mas, mudando de alhos pra bugalhos (sei que dá vontade de matar quando alguém faz isso, mas a curiosidade era muita) vi que você, assim como eu, adorou "Dogville". Eu ainda não assisti "Manderlay", mas depois de ler sua crítica, fiquei mais curiosa (o fato é que sempre que vou à locadora me esqueço do que quero ver, é uma amnésia muito da oportunista!). Enfim, gosto do Lars von Trier, mas hoje li uma notícia que me assustou deveras: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u567625.shtml

Será que o cara perdeu a mão? Porque eu já fiquei mal impressionada com os trailers!

Rebecca Leão disse...

Boa sorte, Lola.Vai dar tudo certo, tenhoc erteza. A minha defesa de tese, na qual eu tinha cinco professores para me arguir, levou cinco horas (mais ou menos 50 minutos cada um, mais o meu tempo), mas eu sobrevivi! Vai na boa que acaba correndo tudo bem... Bjs e boa sorte! Rebecca

Mari Biddle disse...

Lola, estou na torcida!

Guerreiro Antonio disse...

Lola, eu ADORARIA ir à sua defesa. Além do tema me parecer muito interessante, eu iria poder conhecê-la e também, de quebra, treinar meu inglês que tá bem enferrujado depois que deixei a sala de aula. Mas alguns muitos quilômetros separam o Piauí de Floripa, então fica com o meu boa sorte

Lyrio disse...

Boa sorte com a defesa. Gostaria de ir mas estou muuuuiito longe hehe.
Espero que eu esteja tão preparada quanto você para a banca do meu tcc. (é no final do ano e também é aberta ao público, tô com medo hehe)
boa sorte e tudo de bom ^^

lola aronovich disse...

Ju, tomara que vc possa ir. Ah é, vc conhece o meu orientador e meu co-orientador e sabe que os dois são ótimos!


Dai, espero que algum dia tenhamos teleconferência pra plateia. E vc, vai estar prestando concurso no Recife nesta data?

lola aronovich disse...

Ana, obrigada pelo elogio e pela sua torcida. Vou disponibilizar a tese e a dissertação, pode deixar.


Idelber, obrigada por vencer a timidez e comentar. Não conheço muito bem esses seus amigos da UFSC, só por nome (é que conheço bem pouca gente fora do meu departamento). Que legal! 25 teses doutorais é MUITA tese! Algum dia gostaria de orientar também. Mas pode ser TCC...

lola aronovich disse...

Camila, igualzinho discurso de jogador de futebol! Obrigada.


Greta e Luma, muito obrigada! Sei que vcs estarão comigo em pensamento. Luma, boa sorte com o TCC.

lola aronovich disse...

Bel, pois é, às vezes a gente tem orientadora megera, mas precisa. Eu gostei da minha orientadora no mestrado e do meu orientador no doutorado. São estilos completamente diferentes, mas gostei dos dois. Pena que vc não vai poder ir...


Miquinha, será que vc vai? Leve sua mãe, que é minha fã (ela não me achou linda e simpática?).

lola aronovich disse...

Chaves, Leila, Exp. Diluída (Inali? Algum dia eu guardo o seu nome; é a idade), Marcos: muito obrigada!


Dreamer, algumas defesas são ótimas de assistir. Muito emocionantes...


Flavio, Cris, Mila: muito obrigada pela força.

lola aronovich disse...

Sério, Filipe? Que ótimo se vc puder estar lá! Faça o favor de se apresentar, tá?


Bru, ahn, 10 em defesa de doutorado é um tanto impossível, pelo que tenho visto. Mas se eu conseguir tirar 9,5 já estarei dando cambalhotas de felicidade. Ok, vamos deixar por 9.

lola aronovich disse...

Eu, hein, Srta T! Acho que vou ter que pular esse filme do Von Trier. Mutilação genital explícita? Não, obrigada. E o pior foi a declaração que ele deu, de acordo com o que está na Folha: “Von Trier insiste que não é um misógino, e que apenas acha a sexualidade feminina "assustadora". “ Ele já foi horroroso matando o burro em Manderlay. Precisa disso pra chamar a atenção? Obrigada pela dica. Acho que vou ter que criticar o trailer, porque vai demorar muito pra Antichrist chegar aqui...


Rebecca, então, o meu orientador também falou de uma defesa que durou cinco horas. Acho que comigo não será o caso. Não sei se consigo ficar cinco horas sentada! Eu bebo muita água, e preciso ir ao banheiro constantemente. Ish... Vou usar fralda!

lola aronovich disse...

Mari, obrigada!


Guerreiro, vc mora no Piauí? Ouvi falar que Teresina é quente que dói, é verdade? Obrigada pela torcida.


Lyrio, onde vc mora? Pensei que fosse em SP. Aí não é tãããooo longe. Boa sorte com seu TCC, não tenha medo.

Lila disse...

Lola, estou certa que tudo transcorrerá bem e em breve teremos a mais nova doutora no pedaço. Sucesso pra vc. Obrigada pelo coment no meu post. Bjos

Anônimo disse...

Lola,

Não li os outros comentários, então não sei se alguém já comentou isso, mas você vai postar o link para sua tese DEPOIS da defesa né? Isso porque, se não me engano, uma das exigências para uma tese (ou dissertação) é que ela seja inédita, ou seja, não publicada em lugar algum, nem parcial nem totalmente. Acho que essa regra vale para publicação on-line também.

Camila

Anônimo disse...

Go Lola go!
“Letisgo” !
Go Lola go!
Make a gooooooooolllll !

Kiss from Fatima/Laguna
p.s.“Midontinderstendmaienglixi” eheheheheh -

Má disse...

ôooi Lola..
Infelizmente tb não poderei ir na sua defesa. Mas desejo tudo tudo de bom p ela. Tenho certeza que será muito boa! Adoro defesas, p quem tá assistindo é uma maravilha, não fica nervoso e aprende um monte ;)
Eu estou só com tcc e iniciação este ano,sem mais estágios e aulas, mas tá difícil de parir o coitado...rsrs

Abraços e adoraria ir p Floripa!

L. M. de Souza disse...

boa sorte, só pra constar, vc deve ser competente e não vai precisar.

Aline S. disse...

Lola, a sua defesa vai ser o evento do ano na PGI!! tenho certeza que você vai arrasar!!!

Juliana Felipe disse...

Lola, muita sorte!
E desde já, meus parabéns!

h e r i c k y × disse...

na verdade era Lola chefe de sociedade secreta de adolescentes..
tipo, a Lola é a responsável muito irresponsável.

nada de glamour russo pra você. =/

Vitor Ferreira disse...

Eu até iria Lola, mas estou economizando para minhas pós, que começo em Setembro (Vou me mudar pra San Francisco!!!). Verei o filme sim, e farei comentários para colocar lá no meu blog.

filipe disse...

farei sim! vô levar minha colega junto, aliás. durante a apresentação nós vamos balançar a cabeça positivamente, acho que isso ajuda bastante, haha.

Liris Tribuzzi disse...

Até que enfim, Lolinha!
Me manda a passagem que eu darei o ar da minha graça na sua defesa. E com tiria a grito de guerra e tudo! Pensa bem, vai compensar...

Boa sorte na defesa!

Liris Tribuzzi disse...

*E com direito.
Saiu uma palavra muito estranha no lugar.

Melina Savi disse...

êee! I'll be there!