terça-feira, 13 de setembro de 2022

KIWI FARMS, A FACE MAIS PERIGOSA DO TERRORISMO ONLINE


Ben Collins, repórter do NBCNews, escreveu uma thread longa e interessante sobre uma coisa na internet que eu ainda desconhecia: Kiwi Farms. Alguém traduziu:

Venho cobrindo partes ruins da internet há muito tempo.

Durante anos, surgiu um site que pesquisadores extremistas me alertaram para não cobrir porque publicá-lo seria perigoso.

Mas é hora das pessoas conhecerem o Kiwi Farms – e como seus usuários estão perseguindo inimigos políticos ao redor do mundo.

Kiwi Farms foi criado pelo ex-administrador do 8chan Josh Moon.

O fundador do 8chan, Fred Brennan, passou os últimos anos tentando remover o 8chan da internet pelos danos que causa. “O que Moon está fazendo é pior,” Brennan me disse. "Na verdade, ele está mirando em pessoas específicas."

Como o Kiwi Farms é pior que 4chan e 8chan?

Três pessoas visadas pelo site se suicidaram. Algumas são assediadas mesmo após sua morte pela máfia organizada do site, que briga com as páginas de mídia social de seus entes queridos.

Por que o Kiwi Farms é mais perigoso do que qualquer outro site?

Sua base de usuários de extrema-direita abusa de todas os vazamentos de empresas de dados privados acumulados na última década - depois os usa como arma contra inimigos percebidos.

Veja o último alvo: Clara Sorrenti, que teve que fugir do país no final de agosto.

O Kiwi Farms arquiva dados de inimigos políticos – frequentemente pessoas trans, muitas vezes cidadãos comuns – e os usa para criar terror.

Eles fazem doxxing [encontrar dados privados de uma pessoa e divulgá-los para atacá-la] e swatting [isso não existe no Brasil. É mandar a Swat invadir a sua casa, inventando alguma acusação. O mais próximo por aqui é a busca e apreensão da polícia] com os inimigos. Identificam os amigos e chefes dos inimigos e os bombardeiam com acusações de pedofilia para que sejam demitidos.

Clara Sorrenti foi a vítima mais recente da cartilha Kiwi Farms.

Mês passado, ela abriu a porta e encontrou a arma de um policial apontada para o seu rosto. Um usuário do Kiwi Farms tinha enviado uma ameaça de um tiroteio em massa na prefeitura local em seu nome.

Sorrenti tinha seguidores e decidiu iniciar uma campanha para cortar a hospedagem do Kiwi Farms.

Ela foi a um hotel e tirou uma foto com seu gato, dizendo aos fãs que estava segura. Os usuários do Kiwi Farms identificaram seu hotel pelos lençóis da foto, e as ameaças aumentaram.

A essa altura, as contas do Uber de Sorrenti e de sua família mais próxima haviam sido invadidas por usuários do Kiwi Farms. Eles então tiveram acesso a cada movimento e endereço em que ela esteve por semanas. Sua família começou a receber chamadas automáticas como esta.

Percebendo que precisava fugir do país, Sorrenti voou para a Irlanda do Norte para evitar os swatting e as perseguições via stalking.

Em poucos dias, o Kiwi Farms e usuários do 4chan descobriram onde ela estava hospedada. Um deles tirou uma foto fora de casa. (Nota: troon é um insulto do Kiwi Farms para pessoas trans.)

A vida de Sorrenti, como a de muitas outras, foi virada de cabeça para baixo por este site.

Até os policiais que bateram na sua porta foram posteriormente alvos de doxxing e ameaças pelos usuários do Kiwi Farms.

Atualmente, não há recurso para parar esse tipo de terror fascista.

Estou escrevendo sobre Kiwi Farms agora porque sua cartilha de terror está sendo adotada por espaços de extrema direita da internet em toda a web.

O Hospital Infantil de Boston foi fechado devido a uma ameaça de bomba esta semana.

Kiwi Farms e usuários do 4chan entupiram uma linha direta de suicídio LGBTQ um dia depois.

O manual Kiwi Farms – usando nossos dados para aterrorizar inimigos políticos – é para onde a guerra cultural está indo em 2022 e 2024.

As pessoas trans são seus alvos atuais, mas Kiwi Farms estão ampliando sua lista de inimigos.

Como Brennan me disse, isso poderia "facilmente se tornar um banco de dados de agentes do FBI".

Na verdade, Marjorie Taylor Greene foi pega no fogo cruzado na semana passada.

A congressista foi assediada por duas noites seguidas por ligações. A pessoa que ligou, usando uma mensagem de voz automatizada semelhante, citou o Kiwi Farms.

Esta é a minha reportagem sobre o Kiwi Farms e como será o rosto do terror político em 2024. Estão usando seus dados para aterrorizar dissidentes políticos. E estão aumentando o que eles veem como inimigo todos os dias. Espero que vocês leiam.

Um update: Cloudfare, que hospedava o Kiwi Farms, parou de permitir que acessem seus serviços. Isso tornará difícil pra que eles fiquem online. Mas vão continuar. Muitos usuários já migraram pro Telegram. Mas seu arquivo gigante com doxxings e alvos será bem menos fácil de encontrar.

9 comentários:

Luise Mior disse...

Obrigada Lola por postar sobre esta nova face do terrorismo online. Polícia e judiciário precisa ser refundada. Abraços e sigamos na campanha por #VOTOUTILDERROTAOINUTIL . #LulaNoPrimeiroTurno.

Anônimo disse...

E aqui no Brasil a mesma merda, todo dia surge ameaças de atentado ao redor do país usando o nome de alguém como assinatura. O bizarro é que as vezes nem é algum desses trolls nazistas de chans, mas pessoas realmente perturbadas ao ponto de fazer uma ameaça terrorista assinando no próprio nome...

Anônimo disse...

O KiwiFarms existe no Brasil.
Primeira vez que ouvi falar desse esgoto a céu aberto foi em 2019 e a comunidade brasileira do Kiwifarms tava discutindo sobre o massacre de Suzano, lembro de ver um cara usando um perfil que tinha foto do Wellington Menezes do massacre de Realengo sendo retratado como Jesus na cruz com duas armas na mão.

Anônimo disse...

Lola eu leio voce faz anos, até já mandei um email pra voce te agradecendo pela influencia positiva que voce fez na minha vida. Mas preciso discordar de você nessa. Eu conheço bem o kiwi farms, eu frequentei muito lá, quase ninguém fala sobre isso mas existem dezenas de subgrupos no site, inclusive vários que sao predominantemente femininos. É um site de fofoca, onde as pessoas podem sim falar várias merdas, mas não é esse grupo mal intencionado que muitos pintam. Como no facebook, milhares de pessoas usam, algumas vao usar pro mal? Sim, mas a maioria só esta la pra ver memes e conversar com os outros. (Nem vou entrar na credibilidade ou falta dela da keffals, que é outra figura que eu acompanho)

Anônimo disse...

Vida longa!

Anônimo disse...

a) Lola sou sua fã amo seu blog

b) A extrema direita sempre usa o método de intimidação eles são baixos e traiçoeiros mas devemos estar unidos para elegermos Lula e uma grande bancada progressista no Congresso Nacional

c) Devemos eleger mulheres progressistas para o campo legislativo para lutar pelos nossos direitos. Para a Alerj temos boas candidatas Renata Souza Mônica Francisco Dani Monteiro Elika Takimoto Marina do MST Zeidan Rafaela Albegaria Coletivo das periferias e tb coletivo feminista e Dani Balbi. Para a Alesp temos a bancada feminista e Mônica Seixas organizou o coletivo Pretas Chirley Pankara Ediane Maria Carina Vitral e o coletivo mulheres em todas as lutas e o coletivo mulheres por + direitos. Para o Congresso Nacional temos boas candidatas Samia Bomfim Erika Hilton Juliana Drummond Andrea Cassa e Jandira Feghali Carol Dartora Daiana dos Santos Fernanda Melchiona Maria do Rosário Taliria Thais Ferreira Marina Silva

Anônimo disse...

Escreve sobre o Discord

Anônimo disse...

Keffals usou ataques ddos contra kiwifarms, doxxing contra Josh Moon. Kiwifarms nada mais é que um site de fofocas onde se fala o que quer sem filtro. Se vamos falar de "terrorismo" e outros perigos, vamos dar uma olhada em pq Keffals queria tirar kiwifarms do ar. Hint: não é pq ele se importa com doxxing e ameaças. Keffals é um pedófilo usando seu titulo de transgenero como um escudo. Não é pra defender Josh Moon não, mas isso aí é farinha do mesmo saco.

titia disse...

Desse jeito a única maneira segura de se viver será voltar pras cavernas. Na boa, já que uma congressista foi atacada, espero que se mexam logo e prendam esses restos de placenta mal descartada. Esse povo merece cana brava até ficar tão velho que nem lembre mais como se mexe em computador.