sexta-feira, 16 de setembro de 2022

POR QUE É IMPORTANTE LULA GANHAR NO PRIMEIRO TURNO

Falta pouco para o que pode ser a eleição mais importante da nossa história! Temos que tirar Bolsonaro o quanto antes, para que ele pare de destruir o Brasil. 

Pesquisas mais confiáveis (Paraná e Brasmarket não contam) divulgadas esta semana, como Ipec e Datafolha, indicam uma vantagem de 12 e 13%, respectivamente, em cima do Capetão. O cenário é de estabilidade, com chances de Lula ganhar no primeiro turno. Pra evitar tentativas golpistas e mais violência dos bolsonarentos (que agora deram pra atacar entrevistadoras de institutos de pesquisa!), seria ótimo se isso acontecesse. Dilma já explicou o porquê. Anteontem o jurista e professor Conrado Hübner afirmou que o voto em Lula é mais que um voto útil -- é um voto de sobrevivência.

Reproduzo aqui a análise do crítico de cinema Pablo Villaça sobre a importância de Lula vencer já no dia 2 de outubro.

Restam 20 dias até a eleição [agora só 16!]. Depois de quatro anos com um sociopata miliciano na presidência, o Brasil está muito perto de demonstrar para o resto do planeta que não perdeu totalmente o juízo e o caráter; que depois de um período de insanidade temporária, a lição foi aprendida. Custou as vidas de centenas de milhares de pessoas, tirou do esgoto gente que pisa orgulhosamente em gente humilde por discordar de seu voto, tornou as armas de fogo mais comuns na sociedade (e mais fáceis de serem obtidas pelo crime organizado), destruiu a economia, trouxe de volta a inflação, tornou recorrente o assassinato motivado por discordância política, fragilizou a democracia, resultou num aumento colossal de queimadas e transformou o país em pária internacional, mas… foi – ao que tudo indica (batam na madeira) – aprendida.

Mas não enfaticamente e não por todos. De acordo com as pesquisas, ainda há UM TERÇO de brasileiros que enxergam tudo que aconteceu no Brasil nos últimos anos com naturalidade. Que repetem insanidades como “ameaça comunista” como se estivessem na década de 50 e acham aceitável defender um golpe de estado.

E esta é UMA das razões que tornam uma vitória no primeiro turno essencial. Assim, se você é eleitor de Ciro, Simone Tebet, Sofia Manzano, Léo Péricles, Vera Lúcia ou mesmo Felipe D'Avila e Soraya Thronicke (mas valoriza a democracia), quero apresentar alguns motivos breves para que considere votar em Lula já no primeiro turno:

1) Uma vitória no primeiro turno tornaria ainda mais difícil, para Jair Bolsonaro, alegar que a eleição foi “fraudada” – uma alegação insana, mas que (como já vimos) pode criar raízes nas mentes de muitas pessoas. Uma derrota enfática diminuiria essa possibilidade.

2) Os candidatos bolsonaristas aos governos de estado que forem ao segundo turno ficarão enfraquecidos. Com a derrota de Bolsonaro no primeiro turno, os palanques bolsonaristas se tornarão esvaziados e as candidaturas democráticas (sejam de que partido forem) ganharão fôlego que pode determinar a vitória.

3) Seria uma mensagem poderosa de que o Brasil, como coletividade, não admite o tipo de discurso de ódio pregado pelo bolsonarismo e que este não deve ter lugar em um mundo civilizado.

4) Lembrem-se dos atos de violência cometidos pelos bolsonaristas entre o primeiro e o segundo turnos em 2018 – e também os que já cometeram ESTE ANO. Não podemos permitir mais um mês disso; imaginem o estrago que os discursos cada vez mais desesperados de Bolsonaro provocariam.

5) Há um motivo para que parte da mídia corporativa DESEJE um segundo turno: isto obrigaria Lula a fazer concessões para conseguir o apoio dos candidatos favoritos do “mercado”. Para que ele possa fazer um governo REALMENTE progressista, é fundamental que não seja forçado a esse tipo de compromisso.

6) Uma vitória de Lula no primeiro turno legitimaria ainda mais suas plataformas de governo e aumentaria as chances de que estas sejam implementadas. Aliás, para isso também é fundamental votar nos candidatos progressistas para deputados estadual e federal. Na dúvida, vote na legenda (13, 50, 65 ou mesmo – e com reticências – 40).

7) Segundo turno é uma nova eleição. Sim, provavelmente Lula vencerá de todo modo, mas QUALQUER risco é grande demais neste momento tão frágil da nossa democracia. Bolsonaro JÁ TEM projeto pronto para aumentar o número de ministros do STF caso seja eleito – e nem preciso dizer o que isto significaria.

Mesmo que seu voto seja crítico, que Lula não seja aquele que você preferiria ver na presidência, o FATO é que apenas ele e Bolsonaro têm chances reais de irem para o segundo turno. E o voto útil nunca foi tão importante – mesmo que você vote e imediatamente se prepare para criticar o governo Lula.

Muito foi dito sobre a criação de uma “frente ampla” para derrotar o bolsonarismo. Pois Lula reuniu, ao seu lado, todos os candidatos que concorreram contra ele e/ou Dilma: Alckmin, Boulos e, agora, Marina Silva. Ou melhor: todos, menos um.

Esta eleição é importante a ponto de unir adversários históricos em defesa da democracia.

Pense nisso – e no SEU papel nesta defesa – quando estiver diante da urna no dia 2 de outubro.

12 comentários:

Anônimo disse...

a) Parabéns pelo texto Lola.

b) E muito egoísmo do Ciro não desistir da candidatura não estamos em tempos normais temos que defender a democracia

c) Temos que formar uma bancada feminista que lute pelos nossos direitos. Para a Alerj temos Renata Souza Mônica Francisco Dani Monteiro Dani Balbi Zeidan Rafaela Albegaria Marina do MST Coletivo das periferias e Coletivo Feminista Psol. Para a Alesp Carina Vitral Ediane Maria Chirley Pankara Monica Seixas organizou o coletivo Pretas e o coletivo mulheres em todas as lutas e o coletivo mulheres por + direitos e a bancada feminista. Para o Congresso Nacional temos Samia Bomfim Juliana Drummond Andrea Cassa e Jandira Feghali Carol Dartora Daiana dos Santos Fernanda Melchiona Maria do Rosário Taliria Thais Ferreira Marina Silva e Duda Salabert e Elika Takimoto

Anônimo disse...

https://www.metropoles.com/distrito-federal/na-mira/ator-da-globo-usou-fama-e-dinheiro-para-abusar-de-garoto-de-12-anos

Anônimo disse...

https://revistaquem.globo.com/QUEM-News/noticia/2022/09/leandro-lehart-vocalista-do-art-popular-e-condenado-por-estupro.html

Anônimo disse...

"
" muito egoísmo do Ciro não desistir da candidatura não estamos em tempos normais temos que defender a democracia"... já acho ao contrário, que Lula deveria abandonar a candidatura e passar os votos pro Ciro, pois Ciro tem mais chances contra Bolsonaro do que Lula

Anônimo disse...

https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://g1.globo.com/google/amp/rj/rio-de-janeiro/noticia/2022/09/16/intolerancia-religiosa-mulher-foi-agredida-e-perdeu-visao-do-olho-direito-por-escutar-o-samba-da-grande-rio-em-homenagem-a-exu.ghtml&ved=2ahUKEwj8ifXP0Zv6AhUkpZUCHdepAWgQ0PADKAB6BAgEEAE&usg=AOvVaw2I9yxtgwyMirykqNaptiLD

Luise Mior disse...

boa tarde Lola.Obrigada por postar o texto do Pablo Villaça,resume de fato porque é melhor que Lula ganhe no primeiro turno. Anon da 00:48, Lula tem 49% de votos válidos,é bem possível que ganhe no primeiro turno.Ciro não tem como atingir porcentagem do Lula nem do Bozo,pois para bolsonaristas Ciro é de esquerda, e para esquerda Ciro agora é reaça. Votar no Lula não significa abrir mão de criticar. Para proteger a democracia atualmente, a vitória de Lula no primeiro turno é fundamental. Abraços.

Fernando disse...

Com certeza o Bolsonaro e os bolsominions já sabem que o bozo irá perder e devem estar planejando um golpe, temos que ficar vigilantes. O Bozo já disse que só aceita eleições sem fraudes, mas pelo que parece quem define se há fraude ou não é ele mesmo.

Anônimo disse...

Anon das 16:18, o fato é que eleitores do Bolsonaro não têm tanta rejeição de Ciro quanto têm de Lula. Um Bolsonarista nunca votaria em Lula, mas poderia, em certos cenários de CNTP, votar em Ciro. Por isso afirmo que, pelo bem da esquerda BR, Lula deveria passar a bola pro Ciro e apoiá-lo em segundo turno. Essa é a única saída, dado o atual cenário.

avasconsil disse...

Pra quem é gay acho difícil não ficar mexido com o documentário de Fernando Grostein Andrade. Acho que é mais fácil também pra quem é mulher, preto(a), pobre, pra quem não faz parte do grupo dos homens brancos, heterossexuais... , parte dos quais se autoproclamam "cidadãos de bem", mas são tão sintonizados com o mal.

https://youtu.be/LUQyatn4iqQ

O Hino ao Inominável também é ótimo. Se você conseguiu assistir e ouvir até o fim sem vestir a carapuça, parabéns, você não é nazista como o "mi(n)to".

https://youtu.be/3Jzg5fs4hQg

Anônimo disse...

Delira menos. Ciro não tem chance alguma....

Anônimo disse...

O Ciro não chega nem aos dois dígitos e o anônimo surtando querendo favorecer o Bolsonaro kkkkkkkk

avasconsil disse...

Ciro Gomes vai perder até o governo do Ceará. Eu ia votar em Roberto Cláudio no 1o turno. Mas meu nível de repulsa a Ciro chegou a um nível tão alto, que decidi votar em Elmano. E conheço pelo menos 20 pessoas que estão na mesma "vibe". Como disse John Lennon, "we are not the only one". Ciro encolheu e vai chegar menor a 2023 do que chegou a 2019. Simone Tebet tem mais chances em 2026 do que ele (e não simpatizo nem um pouco com ela). Em 2026, C. W. vai ser reeleito aqui no Ceará. Em boa medida porque Ciro Gomes é um escroto. "A confiança em si, quando por demais, é a perdição dos mortais", a ruína de Macbeth. Não gosto do C.W., mas ele vai ganhar aqui no CE. E Ciro é corresponsável por isso.