terça-feira, 20 de setembro de 2022

RAINHA? QUE RAINHA? BOLSO FOI FAZER COMÍCIO

Reproduzo esse ótimo texto que Bia Abramo publicou no Jornalistas Livres sobre a viagem puramente eleitoral (paga com nosso dinheiro) que Bolso fez a Londres para o funeral da Rainha Elizabeth. Mais uma vez, ele envergonhou o Brasil perante o mundo. Agora está em NY, mentindo loucamente na ONU. 

A ideia de Jair é usar esse material captado nos dois eventos nas inserções de rádio e TV para mostrar que o Brasil sob seu comando não é um pária internacional, (má) reputação que ele construiu laboriosamente em 3,5 anos de mandato, e sim um “player” de respeito no teatro das nações, que se preocupa com o meio ambiente, defende a democracia e está levando o país de volta para o trilho da prosperidade. Se esse era o objetivo, Bolsonaro e sua entourage não podiam ter começado pior.

Assim que chegou à residência do embaixador brasileiro no Reino Unido, que hospeda parte da comitiva, Bolsonaro transformou a sacada em palanque para falar para um ajuntamento pequeno, mas ruidoso de bolsonaristas. Numa fala que se assemelha aos discursos de comício, ele saudou os bolsonaristas que se aglomeravam com camisetas do Brasil, proferindo xingamentos e afirmou: “Sabemos quem é do outro lado e o que eles querem implantar em nosso Brasil. A nossa bandeira sempre será dessas cores que temos aqui: verde e amarela. Jamais aceitaremos o que eles querem impor”.

De cambulhada, ainda disse não aceitar “discutir a liberação das drogas, a legalização do aborto, nem a ideologia de gênero”, mas sobretudo reiterou sua disposição golpista: “Não tem como a gente não ganhar no 1º turno”. A polícia inglesa teve de intervir para conter a agressividade dos apoiadores de Bolsonaro contra manifestantes anti-Bolsonaro, que protestavam contra a destruição da Amazônia e pelas mortes do jornalista inglês Dom Phillips e do indigenista pernambucano Bruno Pereira.

Insuflar o golpismo e a violência política nas eleições tem sido o arroz com feijão dessa reta final da campanha de Bolsonaro em 2022. Vendo a reeleição se tornar cada vez difícil, apesar dos esforços para derramar dinheiro com o chamado “pacote de bondades” e de dizer que não acredita em institutos de pesquisa, as estratégias de Jair para pelo menos se segurar num patamar de votos que leve à eleição ao segundo turno tem sido insistir nos temas dos costumes, da “falta de liberdade” que estaria associada à vitória de Lula e da esquerda e, como última cartada, a possibilidade de, como Trump, não aceitar o resultado das eleições. Essa é a análise que jornais e revistas estrangeiros vêm fazendo das eleições brasileiras.

Na semana passada, o jornal britânico The Guardian dedicou editorial ao Brasil, defendendo a candidatura de Lula (“A derrota de Lula seria desastrosa para a democracia e o planeta”). Duas das principais publicações sobre economia, o Financial Times e a The Economist, trazem em edições recentes grandes reportagens sobre as eleições brasileiras no mesmo tom, assinalando o perigo para a democracia e o meio ambiente representado por Jair Bolsonaro e preparando os mercados e os investidores mundiais para a volta de Lula.

Certamente, ir passar mais vergonha em um país em luto pela rainha morta, como assinalou o correspondente do Guardian Tom Phillips em seu perfil oficial do Twitter, não vai contribuir para Bolsonaro recuperar sua imagem no exterior. Nem o ar compungido de Michelle Bolsonaro, de luto fechado em figurino que imitava ponto por ponto os de Jackie Kennedy Onassis, conseguem dar algum ar de dignidade mínima para o presidente Bolsonaro, perdido entre os papéis conflitantes do representante de um país cujo futuro causa tanta preocupação internacional e do candidato que só sabe falar rosnando e mentindo para seus eleitores inadequados e arruaceiros. Bolsonaro deve ficar ainda mais minúsculo na imponente Abadia de Westminster, onde ocorrerá o funeral da monarca, ao lado de dezenas de outros chefes de Estado.

Antes de voltar a Brasília, ele estica a viagem para falar na abertura da Assembleia Geral da ONU em Nova York, onde terá outras oportunidades de, mais uma vez se despir do papel de presidente do Brasil para encarnar um dos uniformes do Bolsonaro de campanha: o do caçador implacável de comunistas inexistentes, o do manipulador de inverdades sobre a pandemia ou do camelô de um país cujos índices econômicos assustam até o financista mais neoliberal de Wall Street.

11 comentários:

Luise Mior disse...

Sem novidade que Bozo não tem porte de líder. Ansiosa para 2/10 elegermos Lula no Primeiro Turno.

Anônimo disse...

a) Lola amo seu blog parabéns

b) Quando vi os bolsonaristas em Londres percebi que estava certa quando me afastei de amigos bolsonaristas eles são imbecis e fanáticos são pessoas nocivas não os quero no meu ciclo de amizade.

c) Não podemos esquecer de lutar para eleger deputados federais e senadores progressistas dos partidos PT Psol PC do B e etc. Vamos trocar as bancadas Vou Bala e Bíblia pela bancada Feminista Negra LGBT e indígena

d) Para a Alerj temos boas candidatas como Renata Souza e Mônica Francisco Dani Monteiro Dani Balbi Elika Takimoto Marina do MST Coletivo das periferias e Coletivo Feminista Psol Veronica Lima. Para a Alesp temos a bancada feminista e Mônica Seixas organizou o coletivo Pretas Chirley Pankara Ediane Maria Carina Vitral o coletivo mulheres em todas as lutas e o coletivo mulheres por + direitos. Para o Congresso Nacional temos boas candidatas Samia Bomfim Erika Hilton Juliana Drummond Andrea Cassa e Jandira Feghali Carol Dartora Daiana dos Santos Fernanda Melchiona Maria do Rosário Taliria Thais Ferreira Marina Silva e Duda Salabert

Anônimo disse...

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2022/09/19/deputada-isa-penna-e-ameacada-de-morte-e-pede-investigacao-na-procuradoria-eleitoral-em-sp.ghtml

Anônimo disse...

a) Neste ano o pastor Henrique Vieira e candidato ele é progressista e um excelente candidato

Anônimo disse...

Aqui no Interior de SP só tem Bolsonarista, é um inferno!!! Não acho ninguém nem pra reunir uma turma pra falar mal do Bozo. Chuto que ou as pesquisas estão erradas, ou eu que vivo num lugar paralelo, com mais de 20 milhões de habitantes no total.

titia disse...

Nem dá pra me indignar mais... é só esperar a nova vergonha, sério. Calejei. Mas fico contente que esse corno velho safado (e nem dá pra xingar porque ele é tudo isso mesmo) esteja colhendo os frutos da babaquice com o aumento da rejeição. Votar em Lula e encher o Congresso de deputados de esquerda é fundamental esse ano.

20:25 nos interiores ele é mais forte mesmo, por causa da alta massa cancervadora e religiosa. Mas talvez algumas pessoas só tenham medo de dizer que não votam nele, ou que votam em Lula. Bolsonazistas matam.

Anônimo disse...

Titia

É o meu caso, vou votar no Lula, embora tenha muitas críticas a ele, principalmente ao vice Picolé de Chuchu, afinal sou paulistana e sei o que é o PSDB e sei revezamento nos governos estaduais, a dupla mordomo de funerária e picolé de Chuchu , porém resido atualmente no oeste catarinense, conhecido não apenas por ser reduto bosonarento, mas é o Estado mais reacionário e racista do Brasil, nas cidades do interior nem disfarçam o racismo, é na cara dura mesmo. Gerente Geral de Banco negro ou nordestino? Além dos clientes fecharem as contas, as agências ficam sem movimento, pois as contas dos funcionários são fechadas e transferidas para outros bancos, fazem isso até o gerente pedir transferência ou permuta para outra agência em outro Estado que não seja do Sul, cliente em determinadas lojas, mesmo aquelas de ofertas, negros e pardossão ignorados ou tratados com desprezo e por aí vai. Eu não exponho minhas intenções de voto por aqui, fora que minhas redes sociais são restritas a três e poucos podem ver minhas postagens, fora que evito ao máximo bosonarentos, as poucas pessoas que tenho cordialidade onde moro são progressistas.

Anônimo disse...

Sou natural do RJ, mas estou morando há 06 anos em Manaus, e por aqui tem Bolsonarista pra td lado, se vc falar que é Lula, perde emprego e pode ser escorraçado do seu círculo social... só ouço falar de Lula nos jornais e no twitter, mas vou votar nele da mesma forma, mesmo sabendo que aqui a maioria vai de Bozo mesmo... pqp!

Lola Aronovich disse...

Não é o que dizem as pesquisas, anônimo das 19:11. A IPEC desta semana dá 43% pro Lula contra 36% pro Bolso no Amazonas: https://g1.globo.com/am/amazonas/eleicoes/2022/noticia/2022/09/19/ipec-lula-tem-43percent-e-bolsonaro-tem-36percent-no-amazonas.ghtml

Anônimo disse...

A discrepância entre esses números do IPEC e o que se vê nas ruas por aqui é muito grande! Não entendo disso, mas vejo que a realidade não bate com essas previsões não. Independente disso, meu voto é pra esquerda.

Anônimo disse...

Aqui no RJ um instituto local, Brasnarket, coloca Bolsonaro à frente de Lula nas intenções de voto, destoando muito de Darafolha e IPEC. Aqui se fala de Lula na baixada, Caxias, Madureira, Irajá etc... mas no Centro e Zona Sul, Barra, é só Bolsonaro. Acho que vai ser cabeça a cabeça. Como dependo de Univ Pública, vou de Freixo.