quinta-feira, 12 de novembro de 2020

APAGÃO NO AMAPÁ PROVA QUE PRIVATIZAR É PÉSSIMO PARA O POVO

Em plena pandemia, o Amapá está um caos. O apagão que tomou o Estado já chegou ao décimo dia. Imagine o que é não ter acesso à luz, água, internet etc durante tanto tempo! Imagine também que o resto do país levou um tempão para registrar essa catástrofe!

No dia 3 de novembro à noite, um incêndio atingiu a subestação de energia elétrica localizada na Zona Norte da capital Macapá, deixando 13 cidades sem energia elétrica. O Ministério de Minas e Energia se pronunciou na segunda, dia 9, dizendo que a situação está normalizada, mas é mentira. Em vários bairros de Macapá, não há nem energia de seis em seis horas. Os bairros ricos, óbvio, não sofrem com o racionamento. 

A Justiça determinou que a situação volte à normalidade, mas o prazo venceu ontem e o caos continua, o que indigna a população. Já houve mais de quarenta protestos. As eleições municipais de domingo foram adiadas no Estado.

A responsabilidade pelo apagão é da empresa privada espanhola Isolux. E, lógico, do governo e sua sanha privatista. Pra variar, quando uma empresa particular que vende caro o que deveria ser um direito (a energia elétrica!) causa estragos, quem tem que resolver o problema não é a empresa, mas o governo! 

O Amapá possui quatro hidrelétricas. Sua importância para o funcionamento do Brasil é gigantesca. E no entanto os amapaenses pagam a conta de luz mais alta do Brasil. E estão há mais de dez dias na escuridão e no abandono.

Um laudo concluiu que não foi raio, não foi acidente. Foi negligência! Falta de investimentos, de manutenção dos transformadores de fiscalização. Apesar desse exemplo ilustrativo de que privatizar não é a solução pra problema algum, o governo genocida de BolsoGuedes insiste em querer vender a Eletrobras pros estrangeiros. Pros mesmos que estão promovendo o caos na vida de mais de 700 mil brasileiros neste exato momento!

Privatizar a energia elétrica em todo o Brasil vai dar certo sim! Vai vendo!

Pedi para a psicóloga amapaense Regina Salvador (Kaialamê) relatar como está a vida no seu Estado. Leia aqui, e use as hashtags #SOSAmapa e #AmapaPedeSocorro para ajudar a visibilizar o que está acontecendo no Amapá e a se posicionar contra a privatização. O próximo a passar por isso pode ser o seu Estado!

Eu queria começar esse desabafo com um "bom dia", mas as lágrimas não me permitem. Estamos no décimo dia de apagão! No início disseram que havia sido ocasionado por um raio, porém um laudo preliminar da Polícia Civil apontou que foi incêndio por falta de manutenção da empresa privada responsável.

Eu estou moída, cansada, sofrida, é assim que enxergo quando me olho no espelho, envelheci meus 40 anos nesses 10 dias.

Passamos os primeiros 6 dias no completo abandono, sem energia elétrica, sem água potável, sem comunicação, sem dignidade.

As comidas compradas para o mês que estavam na geladeira e freezer foram jogadas fora. Doeu na minha alma assistir meu caçula chorar enquanto ajuda o meu mais velho a embalar as carnes podres. Meus filhos sabem o quanto damos duro para todo os dias termos uma refeição decente.

Até o sétimo dia ficamos sem dormir nas madrugadas, com medo de invasão a nossa casa, pois a telefonia não funcionou nem para uma chamada de emergência. A comunicação pela internet está muito difícil e só dá para saber o que acontecia pelo rádio do carro, escutando a CBN, a única com transmissão.

Quatro dias atrás começou o rodízio de energia. No meu bairro, o Buritizal, o horário que temos energia é das 6 ao meio-dia e depois das 18 à meia-noite. 

Mas não é uma certeza, anteontem meus vizinhos sem aguentar mais de 16 horas sem energia e água, protestaram incendiando pneus e pedaços de pau. Nesse dia a energia foi reestabelecida em 15 minutos.

Hoje, no décimo dia, foi a primeira manhã que acordei mais disposta, talvez por ter conseguido extravasar ontem na manifestação todo o meu ódio pelo que estamos vivendo, pois não tenho outro sentimento.

Precisamos de visibilidade, pois o governo federal mente anunciando que a energia já foi reestabelecida em 70%. Não foi!

Estamos padecendo. 

Ontem um senhor paciente de hemodiálise faleceu pois seu tratamento dependeu do horário do racionamento. O Hemocentro local perdeu todo seu estoque de sangue e plasma. O Banco de Leite Materno teve também todo o seu estoque estragado. Vidas perdidas pela negligência. 

Eu peço ajuda para termos visibilidade! 

O povo Tucuju não merece passar pelo o que está passando, temos o direito a dignidade!

8 comentários:

Anônimo disse...

Sim, a privatização é péssima para o povo. E é por isso que eu sou anti-privatizações e anti-neoliberalismo, eu sou Integralista. Por isso que você nos comparar com o sionista Bolsonaro é uma coisa absolutamente sem sentido e ridícula.

avasconsil disse...

As 4 PECs mais importantes pra o sinistro da economia - Emergencial, Reforma Administrativa, Fundos Públicos e Novo Pacto Federativo - são tão destrutivas que ler e ouvir sobre elas me faz me sentir dentro do Titanic sabendo que ele tá pra afundar. Em nome do cumprimento do teto de gastos aprovado na época de Temer, em seu conjunto elas vedam até o cumprimento das decisões judiciais sobre o direito à saúde. Decisões que mandam fornecer leito de UTI, remédios e outros insumos pra que as pessoas não morram eu tenham um mínimo de dignidade. Em prol da economia e do teto de gastos, essas PECs condenam essas pessoas à morte. Essas pessoas jeito de dizer. Porque ninguém sabe se um dia você ou um ente querido seu não estará entre "essas pessoas". "Essas pessoas" somos nós, como somos nós amanhã quem mora no Amapá hoje e tá nessa agonia com a falta de energia. No entanto pouca gente sequer sabe do que essas PECs. Muitos só saberão quando estiverem aprovadas, em vigor e produzindo mortes nas suas casas. Desmobilizados e dormentes como estamos, depois de domingo Nhonho & Cia irão aprová-las sem dificuldades. Como elas são impopulares e vão fazer cair ainda mais a popularidade do Bozo, vão matar 02 coelhos com uma cajadada só, o Bozo em 2022 e nós, a população. Pra completar como o discurso do Huck-Doria-Moro vai ser a falácia da redução da pobreza, o efeito colateral disso tudo pode ser a eleição de um desses maravilhosos pra próximo presidente do Brasil.

Anônimo disse...

Ih, Lola!

Você tombou para o "centro", agora??? :-D

https://twitter.com/lolaescreva/status/1326943303368142854
https://twitter.com/direitasiqueira/status/1326243226379018240

Anônimo disse...

Outro de "centro" aí:
https://www.brasil247.com/poder/candidato-que-se-apresenta-como-centro-moro-aparece-na-extrema-direita-no-gps-das-redes

Alan Alriga disse...

Já apareceu um nazista-tupiniquim

Alan Alriga disse...

Quero ver se o governo vai tomar algum atitude contra a empresa, ou vai fazer igual a Dilma com Brumadinho e falar que foi catástrofe natural e negar a culpa da empresa, para ganhar apoio político nas próximas eleições presidenciais.

Ps:. Lola você ficou sabendo do streaming russo que agrediu uma mulher durante a live? Parece que ele bateu a cabeça da moça contra a mesa várias vezes.

avasconsil disse...

https://economia.uol.com.br/noticias/estadao-conteudo/2020/11/13/gastos-com-apagao-no-ap-serao-divididos-na-conta-de-luz-de-todos-os-consumidores.htm

Anônimo disse...

Lola, sou cearense e moro em Macapá faz 1 ano.
Faco das palavras dela, minhas.
Mas o que mais me choca é que não vejo ética, tem muita gente querendo se aproveitar dessa situação.
Exemplo a Azul aumentou de 300 para 4000 as passagens, soube de gente que comprou gerador 8000 mais caro, além de postos e supermercados que aumentaram preço de gasolina e alimentos.

Essa situação é bastante complicada pois o Amapá é um estado que não tem estradas para sair, só podemos sair por barco ou por avião, estamos presos aqui.

Não nos alimentamos direito, pois muita gente perdeu a geladeira nesse liga e desliga da Companhia Eletrica, além de muitos eletrodomésticos. Eu não tive coragem de ligar a minha, então ou come fora ou é miojo.

E nisso tudo, percebo que a popularidade do presidente permanece alta, alegam que ele é que está fazendo pelo Estado, sendo que nem aqui veio.

Infelizmente aqui é muito atrasado, tem elites coronelistas e pessoas muito pobres e paupérrima.

Como dizem, somos esquecidos do Brasil.