segunda-feira, 16 de novembro de 2020

MUITAS BOAS NOTÍCIAS NAS ELEIÇÕES DE 2020!

Nossa, tenho muito pra falar das eleições municipais de 2020, realizadas ontem (e que continuam em algumas cidades no dia 29/11), e muito pouco tempo!

Como se previa, o grande perdedor é sem dúvida alguma Jair Bolsonaro. Em primeiro lugar, porque ele tinha um gigantesco capital de votos de 57 milhões, e nem assim conseguiu criar um partido. Ainda foi capaz de destruir um, o PSL, com mais rapidez do que Collor destruiu o PRN que o elegeu. O fato que a única hashtag que os bolsonaristas mantiveram ontem ("Fraude", sugerindo mais uma vez que as urnas eletrônicas permitem corrupção) já fala muito do estado de espírito da direita. 

Tanto que Carla Zambelli perguntou hoje no seu Twitter: "O que houve com os conservadores? Erramos, nos pulverizamos ou sofremos uma fraude monumental?" A deputada bolsonarista não conseguiu eleger vereador seu irmão em SP. Outro candidato que apoiou teve só 214 votos. Seu pai concorreu a vice-prefeito em Mairiporã, SP, e também ficou de fora.

Mas quem é Zambelli na fila do pão? Vamos falar do próprio Jair, que indicou 59 nomes para vereadores. Só nove deles foram eleitos. Lembram da Wal do Açaí, ex-funcionária-fantasma de Bolso até 2018? Ela foi candidata à vereadora em Angra. Com 266 votos, não foi escolhida. Além disso, na quinta passada o excrementíssimo presidente da república usou sua live semanal para indicar seus candidatos a prefeito. Dos 13 que recomendou, só dois foram eleitos, e outros dois foram pro segundo turno. Em São Paulo, dois opositores seus vão disputar: Covas vs. Boulos. 

Querem uma amostra ainda mais humilhante do fracasso de Bolso? A BBC Brasil fez um levantamento de como foram os candidatos que são tão, mas tão bolsonaristas (e escrotos), que até concorreram com o nome Bolsonaro. Foram 66 "Bolsonaros" candidatos a vereador em todo o Brasil e dois a prefeito (fora os dez candidatos que foram impedidos de usar o nome). 68 no total. Todos perderam. Exceto Carluxo. 

Um primo de Bolso chamado Marcos teve apenas 4% dos votos para prefeito em Jaboticabal. Ficou em último lugar. Rogéria, ex-mulher de Bolso, mãe de Carluxo, teve apenas 2.033 votos, e não se elegeu vereadora. O próprio Carluxo viu seu eleitorado encolher em 36 mil votos (o cara que nem mora no Rio ainda foi eleito vereador, mas na segunda colocação. O vereador mais votado na cidade maravilhosa foi Tarcísio Motta, do Psol). 

Além da derrota do bolsonarismo (que não quer dizer que ele não terá força em 2022), há inúmeras outras notícias maravilhosas nessas eleições:
- Em Porto Alegre, Psol, PT e PCdoB elegeram ótimos nomes para a Câmara. Cinco vereadoras e vereadores negros e onze mulheres!
- Aliás, o vereador mais votado de Porto Alegre é uma vereadora negra -- Karen Santos, do Psol (foto acima). Muita emoção!
- No Twitter, parabenizei também Leonel Radde, do PT, pela sua eleição a vereador em Porto Alegre. Prova de que existem policiais antifascistas! Ele galantemente respondeu:
- Em 300 anos de história de Floripa, apenas 7 mulheres foram eleitas. Mas em 2020 houve a eleição de cinco vereadoras! Histórico! Duas delas são assumidamente feministas, anticapitalistas e antirracistas. O coletivo Viver Bem Floripa, com uma negra e uma indígena, se elegeu!
- O vereador mais votado de todo o Brasil foi um dos maiores exemplos de ética na política, Eduardo Suplicy, do PT. Com 79 anos, esse guerreiro apaixonante nem sonha em se aposentar!
- Em Santos, Telma de Souza, de 76 anos, outra das fundadoras do PT, foi a vereadora mais votada da cidade. Ela já foi prefeita, deputada federal, deputada estadual. Este será seu quarto mandato como vereadora.
- Em Aracaju, a vereadora mais votada foi uma mulher trans, Linda Brasil, do Psol. Primeira vereadora trans de Aracaju, e assumidamente transfeminista. Parabéns, Linda
- A vereadora mais votada de Belo Horizonte foi Duda Salabert (PDT), uma fantástica mulher trans que tive o prazer de conhecer no Congresso da UNE ano passado. Mas agora com a notícia de que o PDT não deve apoiar Manu no segundo turno em Porto Alegre, eu confirmo minha percepção sobre a Duda: você está no partido errado.
- Thammy Miranda, definitivamente no partido errado, o PL, foi o primeiro homem trans eleito vereador (em SP) na história do país. Tomara que legisle em favor das pessoas trans e LGBT.
- Certamente foi uma eleição histórica para as pessoas trans. Vinte transexuais ou travestis, de 18 cidades do Brasil, foram eleitas vereadoras! Foram 318 candidatas. Em 2016, foram 89. A militância vale a pena!
- Eu olhei a imensa votação e pensei que Ana Júlia tivesse sido eleita. Mas não! Sabem a Ana Júlia, a adolescente que foi uma das principais lideranças na ocupação das escolas em 2016? Ela foi candidata à vereadora em Curitiba. Ficou na primeira suplência. O PT ampliou sua bancada em Curitiba de um vereador para três. 
- Uma delas é Carol Dartora (PT), que recebeu quase 9 mil votos, a terceira mais votada da cidade. Ela será a primeira vereadora negra da história de Curitiba. Uma conquista impressionante! Parabéns, professora Carol, que também é assumidamente feminista! Renato Freitas, outro militante negro, e professora Josete, serão seus colegas de partido na Câmara Municipal!
- Além de Tarcísio Motta (Psol) como campeão de votos no Rio, Tainá de Paula (PT) e Monica Benício (Psol), a viúva de Marielle, também foram eleitas! Não há dúvida que farão em belo trabalho. Junto com Chico Alencar (Psol) e Lindbergh Farias (PT), mostram que a esquerda resiste no Rio!
- Com quase 10 mil votos, Vivi Reis (Psol) foi a mulher mais votada para vereadora em Belém! E é negra e bissexual! Belém muito bem representada!
- Outra felicidade: Marleide Cunha (PT) foi eleita vereadora em Mossoró, RN. No final de outubro fizemos uma live juntas. Hoje me enviaram mensagem dizendo que meu apoio foi importante. Marleide é sindicalista e foi escolhida pra receber uma homenagem na Câmara de Vereadores de Mossoró. Pra evitar isso, os vereadores reaças a votaram persona non grata. Ontem ela foi eleita vereadora pelo PT! 
- Edna Sampaio, negra e professora, foi eleita vereadora em Cuiabá (PT).
- Em Joinville, cidade onde vivi entre 1993 e 2009, apoiei a jovem feminista socialista Jessica Michels (Psol), que, mesmo tendo uma ótima votação (mais de 1.200 votos), não se elegeu. Em compensação, Ana Lucia Martins, do PT, uma professora negra, foi eleita vereadora! A primeira vereadora negra da história da cidade! Uma revolução!
- Em Fortaleza, minha candidata Anna Karina (Psol) teve 4.800 votos, o que é muitão, mas insuficiente pra se eleger. Lamento, porque vi como ela se empenhou! Felizmente, Larissa Gaspar (PT) foi reeleita vereadora, junto com dois outros petistas. E o Psol não ficou de fora: o ambientalista Gabriel Lima de Aguiar e o coletivo Adriana da Nossa Cara, com quase 10 mil votos, chegaram lá! Estou muito feliz com a vitória dessas guerreiras, e das candidaturas coletivas em geral, uma invenção brasileira que vem dando muito certo!
- Em Recife, a pessoa mais votada foi Dani Portela (Psol), negra e feminista! Também fiquei muito feliz com a eleição de Liana Cirne (PT) e Ivan Moraes (Psol).
- Parabéns, Natal, por ter eleito Divaneide (mulher negra, do Psol, a segunda pessoa mais votada na cidade), Brisa Bracchi (PT) e Julia Aruda (PCdo). 
- Algumas das maravilhas que o Psol elegeu em SP: Erika Hilton, primeira vereadora trans; Luana Alves, feminista negra e defensora do SUS; Elaine do Quilombo Periférico, coletivo negro; e Silvia da Bancada Feminista. O Juntas Mulheres sem Teto (3 mulheres negras do MTST) ficou como suplente.
- Em Campinas, SP, o vereador mais votado é uma mulher: Mariana Conti, do Psol, com grande vantagem, foi reeleita. Foi a única a ter mais de 10 mil votos na cidade. Ela passou o último mandato como a única mulher. Agora terá como colegas Guida Calixto (PT), Paolla Miguel (PT) e Debora (PSC). Melhorou, Campinas
- Parabéns a Camila Valadão (Psol), que foi reeleita em Vitória com a segunda maior votação (foto abaixo). E também a Karla Coser (PT)!
- Mesmo não tendo sido eleitas, parabenizo essas pessoas que eu sigo no Twitter faz tanto tempo pela votação expressiva: Andrea Werner (17.561 votos), Elika Takimoto (11.857), Tamires Sampaio (11.437), Luciana Boiteux (8.909), e William de Lucca (6.315), entre tantas outras.
A vitória espetacular do Psol fica ainda mais visível quando vemos o caso de SP: o partido de esquerda conseguiu triplicar seu número de vereadores na Câmara Municipal (de 2 em 2016 para 6 este ano), e se tornou a terceira maior bancada, junto com o DEM. PSDB e PT seguem tendo as maiores bancadas, com 8 vereadores cada (mas o PSDB tinha 11 em 2016; o PT perdeu um, tinha 9). 
Além do Psol, quem parece que sai vencedor nessas eleições é o DEM, que deu uma ressuscitada enorme. Já ganhou a prefeitura em três capitais e é favorito para vencer no Rio no segundo turno. Ganhou 398 prefeituras em 2020, 50% a mais que em 2016. Como explicar isso? 
Vou tentar dar meus pitacos. Com o encolhimento do PSDB, que foi o maior derrotado das eleições de 2018, o DEM pegou esse espaço da direita. E, com a extrema-direita de Bolso no poder, o DEM, que sempre foi de direita, tenta se passar por centro. É uma das principais bases de sustentação de Bolso no Congresso. Vários políticos de outros partidos de direita migraram para o DEM (como Rafael Greca, prefeito eleito de Curitiba, que antes era do PMN, e Gean Loureiro, eleito em Floripa, que antes era do MDB). 
2014 (ano em que não elegeu nenhum governador) e 2016 (em que elegeu 265 prefeitos, quase um quinto comparado a 2000) foram os piores anos do DEM, que é ex-Arena, ex-PFL. Mas o DEM emerge como o grande beneficiário do golpe de quatro anos atrás. E agora vai querer lançar um candidato a presidente em 2022, provavelmente Luciano Huck. 
O MDB se mantém como o partido com o maior número de prefeitos (766 até agora). Já o PSDB está com 302 menos prefeitos eleitos agora que em 2016. 
Sobre o PT, o antipetismo segue forte (mesmo que, pra mim, soe mais como anti-esquerda. Quem odeia o PT votaria no Psol ou PCdoB numa boa?). Mas é cedo para falar de uma derrota do PT, e mais ainda para as conclusões de que o Psol estaria substituindo o PT. O PT teve o pior ano de sua história nas eleições municipais de 2016, ano do golpe. Naquele ano, foi das 630 prefeituras que havia conquistado em 2012 para apenas 256. Vai se recuperar agora?
Acho injusto criticar o PT por não abrir mão de seu protagonismo, e então, quando o PT faz isso, sendo vice do PCdoB em Porto Alegre e do Psol em Belém, por exemplo, as notícias dão que PT estará de fora da disputa das cem maiores cidades brasileiras. Como estará de fora, se está na chapa?
Haverá segundo turno em 16 capitais. Em cinco delas a esquerda disputa: São Paulo, Recife, Porto Alegre, Vitória e Belém. 
Entre os 44 candidatos que disputarão o segundo turno nas capitais, só cinco são mulheres. 15 são negros. Olhando esses casos individuais que citei, parece que houve um crescimento das mulheres, principalmente mulheres negras e feministas, entre os vereadores. E de pessoas trans também. 
Concordo com Flávio Dino (PCdoB), governador do Maranhão e presidenciável para 2022, que diz: 
"Teremos um quadro nascido das urnas de 2020 bastante plural em que, praticamente, nenhuma força política terá sozinha a hegemonia".
As eleições municipais não acabaram ainda. Agora é hora de empenho pra vencer nas cidades em que a esquerda estará presente no segundo turno!

30 comentários:

Anônimo disse...

Passou desapercebido, o Gean Loureiro ganhou no primeiro turno, mas o segundo colocado para prefeito em Florianópolis é um professor do PSOL, Elson.

Anônimo disse...

Parece que o grande numero da eleição, negligenciado pela mídia é que o PT perdeu 133 municipios (caiu de 257 para 124). Nenhuma capital. Quatro Estados da Federacao sem nenhum município.
Em termos de população, o PT hoje governa 3,64% dos brasileiros. Conseguiu piorar o cenario pos-Dilma.
O resultado de queda do PCdoB é ainda mais drástico: perdeu 51 municipios e governa apenas 31 (0,42% dos brasileiros). O PDT perdeu 133 municipios, ficando com 201. O PSOL, queridinho da mídia, tem três municípios (0,69% do eleitorado). Os outros pseudo-partidos de esquerda (PCO, PSTU etc) nem aparecem nas estatísticas.
E eu ainda tenho que ouvir a Miriam Leitão dizer que o grande derrotado desta eleição foi Bolsonaro?

Essa Miriam Leitão deve fumar baseado de esterco seco!

Anônimo disse...

Aqui no Rio de Janeiro dá até desgosto de sair de casa para votar no segundo turno. Credo, que povo tacanho pqp.

Anônimo disse...

Só o PSOL mesmo que subiu. E ressalte-se queca Prefeitura de São Paulo é mais importante economicamente que todo o Norte e Nordeste. Governar São Paulo é um poder altíssimo, e pode ser também do Psol, com Boulos.

Anônimo disse...

Na verdade o PT tem 178 prefeitos já eleitos e ainda está concorrendo no segundo turno em várias cidades. Mas , além disso, o PT é o partido que mais forneceu quadros que se elegeram por vários outros partidos, tanto de esquerda como de direita. O ex-prefeito de Canoas que vai disputar o 2° turno desta vez pelo PSD, era do PT. O vereador Mauro Pinheiro, reeleito pela 4ª vez, era petista até 2016 quando foi para o Rede e agora está no PL. Ou seja, o PT encolhe por fornecer milhares de quadros para outros partidos e até mesmo para formar outros partidos como o PCO, PSTU,REDE e PSOL.Em 2014, como observou Lula, dos 11 candidatos a presidente 6 eram ex-petistas.
E o altíssimo índice de abstenção, votos nulos e brancos(quase 450 mil) ajudou a prejudicar a votação da candidata do PC do B.

Bianca disse...

Hoje estão noticiando que homens foram "as mulheres mais votadas" de algumas cidades e há muita gente celebrando, como se isso representasse uma conquista, uma maior inclusão. Mas conquista e inclusão de quem? Porque homens sempre dominaram cargos políticos e, como estamos vendo, continuam dominando. A única novidade é a mudança de estratégia para vencer: agora homens usam maquiagem, vestidos e se declaram oprimidos, a fim de ganhar a empatia das pessoas e, com isso, mais votos.

Chamar um homem de mulher e afirmar que a vereadora mais votada dessa e daquela cidade é uma mulher é muito desonesto, é uma mentira descarada que mascara a desigualdade para as mulheres e que camufla a realidade de que a nossa representação ainda é menor na política. Homens não são mulheres e não representam mulheres porque dizem que são. E, pior de tudo, um homem que se declara mulher é do tipo que está tentando (e conseguindo) ocupar e erodir espaços exclusivamente femininos, eliminar a nossa realidade, nos apagar legalmente, nos tornar criminosas por ousarmos discordar e protestar contra tudo isso; é um homem de um dos piores tipos, eu diria.

Se houve alguma conquista hoje, ela foi dos homens, que mais uma vez encontraram uma maneira de trapacear as mulheres, de saírem vitoriosos e de nos invisibilizar.

Anônimo disse...

Vai pra página do Bolsonaro, transfóbica escrota

avasconsil disse...

A identidade de gênero é como disse Rui Barbosa sobre a inteligência: está do pescoço pra cima e não do pescoço pra baixo. Uma mulher trans é uma mulher. Não é porque ela nasceu num corpo masculino que deixa de ser uma. Não é um homem que usa maquiagem. É uma mulher que usa maquiagem estando num corpo de homem. Uma mulher trans não é necessariamente uma drag queen. Um transformista não é um mulher trans. Rita Von Hunty já usou esse discurso de que acharia errado ser premiada como uma mulher. Isso porque o Guilherme Terreri, que criou a personagem drag Rita, é um homem cisgênero que, se ganhasse um prêmio dedicado a mulheres, se sentiria indevidamente tomando o lugar de uma mulher. Mas isso por ele não ser uma mulher trans. Enfim, você está confundindo identidade de gênero com outras coisas que não tem nada a ver com esse assunto. Embora possam coexistir com ele. Alguém pode ser um homem trans (nasceu mulher) e ao mesmo tempo drag queen ou transformista. Pode ser uma mulher trans (nasceu homem) , lésbica (sente atração por outras mulher) e gostar de ser cross dresser masculino (se "montar" de homem) entre 04 paredes. São tantas as combinações possíveis. Todas normais e naturais. Na natureza não tem ar-condicionado e no entanto eu não sou uma aberração porque tem um aqui no meu quarto. Mulher trans é mulher sim. Para de jogar lenha na fogueira do sofrimento de quem já sofre muito. Se existe inferno é pra lá que gente como você vai quando morrer. E vai ser bem merecido. A ignorância é vizinha da maldade (provérbio árabe)

Abolicionista disse...

Todo o regime linguístico do culto de gênero é feito de nomes errôneos com motivação política, ou o que Mary Daly chamou de reversões. Ela usa 1984 de Orwell como um exemplo: "o Ministério da Verdade era onde eles inventavam mentiras, o Ministério do Amor era onde eles torturavam as pessoas." Assim, também, acontece com cada termo que o culto de gênero cunha ou se apropria. Homens são "mulheres". Empurrar lésbicas para fora de espaços LGB é "inclusão". Ameaçar mulheres é "feminismo". Mutilações são "cuidados de saúde". Qualquer coisa que impeça homossexuais de transformar sua homofobia internalizada em uma condição médica para toda a vida é "terapia de conversão trans". Nenhum desses termos representa a realidade. Na verdade, eles fazem exatamente o oposto. Eles representam uma tentativa do culto de gênero de sobrescrever a realidade e de convencer o público de que tudo é o oposto do que realmente é.

titia disse...

Bianca, moça, a expectativa de vida das pessoas trans nesse país é de 35 anos. E muitas, senão a maioria das mortes de trans, é violenta. Pessoas trans são obrigadas a se prostituir porque ninguém dá emprego, são agredidas pelos clientes, expulsas de casa e odiadas pelas famílias. Acha que uma pessoa trans vai passar por tudo isso só pra "tomar o lugar das mulheres"? Pra "calar as feminazis"? Por favor, não vamos sair da realidade.

Claro que existem trans misóginas, egocêntricas que até já vieram aqui no blog exigir que parássemos de lutar por aborto legal porque tem "trauma" de não poder engravidar. E o que fizemos? Mandamos a infeliz se fuder e continuamos lutando por aborto seguro. Mas isso é o mesmo que fazemos com homens cis e mulheres machistas cis que vem tentar calar as feministas. Manda se fuder e continua lutando. Entenda: ninguém tem o direito de calar as mulheres que lutam por seus direitos, nem homens, nem outras mulheres nem pessoas trans. Não precisa ter medo de mandar trans misógino se fuder; aliás, DEVEMOS mandar qualquer misógino se fuder. É um dever moral e cívico. Mandar se fuder é pra todo tipo de misógino, independente de classe social, orientação sexual, orientação política, sexo biológico ou identidade de gênero.

Anônimo disse...

Quando o machado chegou com o lenhador na floresta, algumas árvores disseram: "O cabo do machado é uma de nós." e muitas foram ao chão em pedaços...

Anônimo disse...

PP e PSD continuam crescendo eleitoralmente e em força com lema se há governo estou dentro, mas não me comprometo; o PSDB encolheu, mas em São Paulo continua muito forte, se vencer a capital, Doria deverá dominar o partido; pt, psb e pc do b perderam prefeituras e vereadores.

Destaque negativo real foi o fundão eleitoral concentrou em dois por cento dos candidatos, ou seja, 11 mil candidatos ficam com quase tudo (fonte fsp).

Alan Alriga disse...

Ala uma transfóbica na Internet espalhando ódio, com certeza deve ser fã de Harry Potter.

Alan Alriga disse...

Titia só lembrando que feminazi são somente feministas que são neonazistas, ou que fazem parte de grupos feministas que apoiam isso, como o Femen e as RedFem norte americanas, e essas sim devem ser caladas, porque foram criados somente com o intuito de prejudicar o movimento feminista.

Anônimo disse...

a) Lola amei o texto parabéns adoro o seu blog vem para o Facebook precisamos de vc lá

b) A minha candidata Thais Ferreira mulher negra e ativista do Psol tb se elegeu estou feliz por ela e ver os coletivos do Psol avançando a ideia foi boa e estar dando frutos.

c) Mas olho com preocupação o crescimento do DEM acredito que eles podem lançar Moro a presidência

Anônimo disse...

A autora feminista Chimamanda também concorda com a JK Rowling e com todo mundo que não finge que sexo não existe e não importa pra pagar de inclusivo e desconstruido.

Vai chamar ela de transfóbica também, macho intrometido?

Anônimo disse...

é tão fácil fingir na internet que homem é mulher, quero ver é mostrar que acredita nisso de verdade, na realidade, na prática: os homens que se dizem héteros namorando e casando com travesti, e as mulheres que se dizem héteros namorando e casando com homem trans... mas isso não fazem né? nessa hora mulher trans não é mulher e nem homem trans é homem, vai vendo a hipocrisia...

titia disse...

Alan Alriga feminista nazista é que nem pardo nazista, uma excrescência só faz sentido na cabeça de gente que precisa ser trancado numa jaula e proibido de conviver em sociedade.

Abolicionista disse...

Eles falam em "diversidade", "inclusão" e "liberdade". Mas a verdade é que exigem publicamente que livros sejam retirados das prateleiras, numa versão moderna das antigas fogueiras de livros da Idade Média. A jornalista Abigail Shrier escreveu um livro sobre hormônios e cirurgias em adolescentes, deixando claro que adultos podem fazer o que querem. Mesmo assim, está sendo vilipendiada das mais diferentes formas. O nome disso é totalitarismo - o transtotalitarismo.

O livro "Irreversible Damage: The Transgender Craze Seducing Our Daughters" foi censurado de várias formas: a Amazon não permitiu que a editora fizesse anúncio em sua plataforma, então quem fizer busca por esse tema encontrará apenas livros que promovem a transição, para qualquer idade.
Jornais e revistas não permitiram que seus jornalistas fizessem crítica (positiva ou negativa) do livro, simplesmente fingiram que o livro não existe. Sean Scott, membro da NASW (National Association of Science Writers) foi expulso da entidade por manisfestar interesse pelo livro e por um estudo da Nature Communications sobre o alto índice de jovens autistas se identificando como transgênero.

Fonte: Página No Corpo Certo

Artigo completo aqui: https://quillette.com/2020/11/07/gender-activists-are-trying-to-cancel-my-book-why-is-silicon-valley-helping-them/

http://video.foxnews.com/v/6210247986001/

Anônimo disse...

Não existe feminista nazista, titia... mulheres neonazistas são tradicionalistas / antifeministas, não cai em papo furado de homem.

Anônimo disse...

Exatamente!!!

Alan Alriga disse...

Mas ela é transfóbica, leia esse ótimo texto do site feminista Nebulla
Link: https://www.nebulla.co/transfobia-jk-rowling-e-dizendo-adeus-a-harry-potter/

Alan Alriga disse...

Fale o que quiser mas ambos os grupos (FEMEN e as Redfem norte americanas), têm envolvimento com o neonazismo, principalmente as Redfem norte americanas que também têm envolvimento com a KKK, nação ariana, supremacistas brancos, nacionais socialistas (nazistas clássicos), e mais atualmente com o Trump.

E só lembrando para os analfabetos funcionais, que eu só estou me referindo a esses dois grupos em específico.

Anônimo disse...

Muita preguiça com essas pessoas que escolhem os inimigos errados enquanto os opressores de verdade deitam e rolam. Deixem transgêneros em paz.

Anônimo disse...

Todos os machos são opressores das fêmeas. O grau de misoginia e agressão pode variar, mas todos são parte do patriarcado e da opressão contra meninas e mulheres. Isso que significa fazer parte do grupo opressor ou do grupo oprimido. Não é uma mera questão individual e estética, de gosto ou o que seja, na qual você poderia trocar de grupo por fazer mudanças tão superficiais e individualistas quanto modificar a aparência através de remoção de órgãos, cirurgias plásticas, vestimenta, acessórios, maquiagem, etc. Até porque nem é possível trocar de sexo (assim como não é possível trocar a sua etnia e cor de pele). Não é como classe econômica e social que você pode até subir alguns degraus ou cair mais pro fundo. Uns homens não são mais "de verdade" que outros. Aliás, esse papinho que certos machos são homens de verdade e outros não (ou que certas fêmeas são mulheres de verdade e outras não) por qualquer motivo que seja é bem parte daquele velho discurso machista, de que só alguns são homens e mulheres "de verdade" porque demonstram suficientemente a "masculinidade" e a "feminilidade" tradicionais, para servir e agradar o sistema.

Anônimo disse...

Primeiramente que Femen nem feministas são. Segundo que feministas radicais norte americanas nada tem a ver com KKK, nação ariana, supremacistas brancos, nazistas clássicos ou o Trump. Até porque muitas feministas radicais são negras, de origem latina, asiáticas, etc. Ainda nessa mentira descarada de "feministas brancas" contra os pobres homenzinhos e seus inocentes desejos e objetivos misóginos?

O que esperar de um homem apropriadamente fantasiado de zumbi que nem lê direito os comentários das pessoas mas chama elas de "analfabetos funcionais" além de tentar forçar a todo custo essa narrativa mentirosa que existem feministas nazistas, não é mesmo?

Anônimo disse...

Espaços exclusivos para mulheres, segregados por sexo, não são um privilégio, uma diversão ou clubes da luluzinha; eles são uma necessidade. E a maioria da população (mais de 66%) ainda concorda com a proteção e manutenção desses espaços, apesar de todos os ataques ideológicos e materiais que esses espaços vem sofrendo por homens que querem ter o direito de invadi-los/adentrá-los. Nós preferiríamos viver em um mundo sem prostituição, sem pornografia, sem o olhar masculino, sem assédio, sem toques indesejados, sem estupro e assassinato/femicídio.

Mas nós não vivemos em um mundo assim.

E até que possamos viver nesse mundo os espaços das mulheres devem permanecer exclusivos para o sexo feminino.

Alan Alriga disse...

Pra começar não foi EU quem fez essa denuncia contra esses dois grupos, mas sim FEMINISTAS não brancas e LGBTs que sofrem assédios morais, ataques racistas, perseguições virtuais que em alguns casos acabam em perseguições reais, por parte delas. Ou seja não são feministas radicais brancas contra homens, mas sim contra outras mulheres, principalmente não brancas e feministas que não aceitam essa visão "radical racista" delas; e por ventura isso serve de munição para os mgtontos, incels e por aí vai... E por isso que eu disse que elas prejudicam o movimento feminista.

Já o FEMEN sempre será classificado como parte do movimento feminista, não importa o que digam, lembre-se ele só foi criado para prejudicar o movimento feminista, e não sou eu quem diz isso mas sim MULHERES FEMINISTAS.

E sobre o envolvimento com os grupos de ódio, é porque apóiam, pensam o mesmo e em alguns desses grupos elas participam.

Mas agora me fica uma pulga atrás da orelha, do por que você se preocupar tanto que homem que é a favor do feminismo, trazer uma denuncia sobre dois grupos minúsculos que só fazem muita merda. E que por causa desses dois, apenas dois minúsculos grupos que não representam nenhuma mulher no planeta, e por causa delas uma gigantesca quantidade de pessoas, e até mulheres acabam abominando o feminismo, como se o mesmo fosse algo demoníaco. Eu lhe pergunto, a carapuça serviu em você?

Ps:. A minha foto é um cospobre do Coringa do Heath Ledger, e não um zumbi.

Anônimo disse...

Homem mentindo, caluniando e demonizando feministas, uau, que novidade zzzzzzzzzz

Anônimo disse...

Progressistas: Empodere as mulheres.
Progressistas também: não há uma definição verdadeira de "mulher" / homens também "são mulheres".

Progressistas: Feche a lacuna de gênero!
Progressistas também: Existem 93 gêneros.

Progressistas: Acabe com a cultura do estupro!
Progressistas também: Aloje estupradores do sexo masculino em prisões femininas e abrigos para mulheres, e ataque mulheres que resistem.

Progressistas: Lute contra o patriarcado!
Progressistas também: Trate mulheres como reprodutoras, glorificando a exploração de barrigas de aluguel.

Progressistas: Pare de objetificar sexualmente as mulheres.
Progressistas também: "Trabalho sexual" é empoderador.

Progressistas: Homens brancos narcisistas são a personificação da masculinidade tóxica.
Progressistas também: Homens brancos narcisistas que usam vestidos são as pessoas mais oprimidas da história do mundo.

Progressistas: Apenas as mulheres devem ter voz nas leis que envolvem nossos corpos.
Progressistas também: Algumas mulheres têm pênis.

É como uma excursão interminável à festa de chá do chapeleiro louco.
Estamos todos loucos aqui.