terça-feira, 3 de novembro de 2020

ELEIÇÕES NOS EUA: SALVE-SE QUEM PUDER

Hoje acontecem as eleições nos EUA. Estou um pouco atrasada pra falar nisso (já início da noite), mas lá vai. 

Ninguém de esquerda quer Joe Biden. Obviamente ele não representa nenhuma inovação. Por mais bonzinho que um cara seja (caso de Obama, que parece ser uma pessoa bacana), ele sempre será o presidente do país mais poderoso da história do planeta, um país bélico, imperialista, explorador, capitalista selvagem. Não existe a menor chance do presidente americano ligar pros interesses de qualquer outro país que não seja os EUA. Isso independente de ser republicano ou democrata.

Mas não dá pra achar que Biden e Trump são iguais, ou que democratas e republicanos deem no mesmo. Não é "uma escolha muito difícil". Quem aposta no tanto faz, quem acha que dane-se o resultado, não está pensando nos afro-americanos, nas pessoas LGBT, nos imigrantes que ainda insistem em entrar na "terra das oportunidades", nas mulheres em geral. Trump representa o que há de pior no mundo. Não é à toa que os supremacistas brancos perderam a vergonha e foram marchar nas ruas depois de sua vitória. Haveria Bolso sem que Trump tivesse ganhado? A onda fascista que elegeu o laranjão é a mesma que causou o crescimento da extrema-direita em todo o mundo. 

E, sim, com a extrema-direita golpista, é a democracia que está em risco. Nunca antes na história daquele país houve um presidente que pôs as eleições em xeque, que ameaça não entregar o poder, que tem planos de levar os resultados pra Suprema Corte (agora com maioria conservadora) caso ele não seja reeleito. Eu, pelo menos, nunca acompanhei uma eleição americana em que as lojas colocassem tapumes de madeira em várias cidades, com medo dos protestos. Um em cada três eleitores acredita que os EUA estão à beira de uma guerra civil. 

Um exemplo. Esta do lado é uma arte que está rolando entre os fascistas. Refere-se a um dos filmes favoritos deles, Uma Noite de Crime (The Purge, 2013), em que num dia por ano pode-se fazer tudo (matar, estuprar, incendiar, roubar etc) sem que haja consequências legais. Num debate recente, Trump mandou os Proud Boys, um entre dezenas de grupos misóginos e racistas, recuarem e prepararem-se. Prepararem-se para o quê? 

Bom, uma das teorias da conspiração mais populares ultimamente é aquela alimentada por QAnons, que Trump chama de "pessoas que amam o nosso país". São fascistas que creem que uma elite satanista, pedófila e canibal quer derrotar os escolhidos de Deus (Trump, Bolso) e dominar o mundo. A tempestade vem aí, juram eles. Eles acreditam em julgamento final e também em sobreviver cada um por si, na selva. O pior é que todos esses lunáticos possuem armas, muitas armas. Em outras palavras, Trump tem sua própria milícia, só aguardando as suas ordens. Se eu tivesse um comércio nos EUA, também o bloquearia com tapumes na porta. 

A reeleição de Trump também seria uma ameaça à democracia porque configuraria a consolidação de métodos sujos de propaganda, à base de inúmeras fake news divulgadas nas redes sociais. Se em 2016 tivemos o absurdo pizzagate (em que os emails da Hillary vazaram e channers gastaram todo o tempo livre que têm para associar o cp de uma cheese pizza a child porn), que culminou num maluco fortemente armado invadindo uma pizzaria para libertar crianças que lá eram mantidas como escravas sexuais, agora temos laptops fantasmas. Obviamente o cara não encontrou crianças ou calabouços ou vampiros (tipo a Hillary, segundo eles) que sugam o sangue das vítimas. 

Agora às vésperas das eleições de 2020, Trump e seus seguidores repetiram a dose. Inventaram que o filho de Joe Biden, Hunter ("Caçador", nome propício pra uma teoria conspiratória), deixou três laptops numa loja de reparos de computadores muito longe de onde ele mora e que coincidentemente pertence a um fiel apoiador do Homem Laranja. Pronto, o céu é o limite! Pode-se colocar o que quiser num laptop abandonado! 

Jornalistas mais sérios, como Glenn Greenwald, focaram na suposta ligação de Hunter com o governo ucraniano. A maior parte da imprensa americana decidiu não repercutir mais essas fake news, e por isso Glenn saiu do Intercept, que ajudou a fundar. Na mesma noite ele já estava dando entrevista pra ultra-reaça Fox News

Mas temas como negócios ucranianos e chineses são chatos e não interessam o público. Logo, os channers acharam mais jogo criar e divulgar notícias (e imagens!) de que Hunter tinha 25 mil fotos dele torturando e estuprando crianças menores de 10 anos na China no seu laptop. As pesquisas eleitorais indicam que isso não será suficiente para reeleger o laranja favorito de Bolso. 

Biden é o favorito mas, até aí, Hillary também era. Aliás, até aí, Hillary teve três milhões de votos a mais que Trump em 2016, só que lá as eleições são indiretas, dependem do colégio eleitoral, ou, como afirmou um inspirado Greg News, "a eleição americana é uma espécie de golfe -- é demorado, difícil de entender quem tá ganhando, e feito pra agradar branco rico". 

Vai demorar um pouco até sair o resultado, mas vou adiantando pelo que torço com todas as minhas forças: 1) que Trump perca, 2) que os milicianos não cumpram as ameaças de não aceitar a decisão do povo e fiquem pianinho, 3) que Trump seja preso daqui a algum tempo (isso está longe de ser apenas a minha torcida -- sua reeleição é fundamental para que ele escape da cadeia), e 4) que o mesmo aconteça com o seu pet, Bozo. 

Então, pra resumir: Fora, Trump! E leve o Bolso junto! Ah, e um motivo pra sonhar: Kamala Harris pode se tornar vice-presidenta. Ela é negra e muito mais à esquerda que seus colegas democratas (que não são de esquerda nem a pau). Biden já tem quase 78 anos. Cedo ou tarde poderemos ter a primeira mulher presidenta dos EUA -- que ainda assim representará os interesses do império, mas é anos-luz melhor que Trump.

13 comentários:

avasconsil disse...

Todos os presidentes americanos são america first. Mas Trump é Trump first. Isso de se recusar a entregar as declarações de imposto de renda e de pagar menos IR do que as pessoas "comuns" foi de uma hipocrisia. Eu nem sei se Trump é mesmo de direita. Acho que ele é daquele tipo ganhando bem, que mal tem? Se ele ganhar virando "de esquerda" ele vira socialista/comunista na mesma hora. Bolsonaro é a mesma coisa. Ele quer é ganhar, não importa apoiando o quê ou a quem. É amoral. Tomara que Trump perca. E Bolsonaro em 2022. Amém.

Karina disse...

Post genial e sensato. Que o todos esses irresponsáveis e egoístas sejam julgados em um futuro próximo.

Alan Alriga disse...

É racista democrata Vs racista republicano, um quer ferrar com o Brasil a curto prazo e o outro a longo prazo.

Ps:. A Hillary Clinton só perdeu porque ameaçou começar uma guerra com a Rússia, e é claro que o Putin não iria esperar os EUA levarem o possível conflito para o seu quintal, e fez a primeira jogada para caso houve guerra isso iria começar no quintal americano, sem falar que uma boa quantidade de navios da frota americana séria destruída, nos primeiros minutos de guerra graças ao cruzador super pesado de propulsão nuclear clase Kirov, e só lembrando que quando a URSS tinha apenas 4 desses navios, eles eram o suficiente para intimidar toda a frota americana, e mesmo hoje 1 único Kirov é capaz de intimidar um strike group de qualquer nação. E foi graças a isso que a Hillary não foi eleita.

Anônimo disse...

Infelizmente o pouco que acompanhei da apuraçãdá conta que Trump ganha. Americano médio é estupido e masoquista igual ao brasileiro médio. Acredita em espantalhos, se preocupa com coisas bestas que não acrescentam nada para o bem comum, morre de pavor do colega de trabalho gay, do tio que fuma maconha, da vizinha que escolheu viver com uma mulher, odeia ver mulheres e negros em cargos de poder e chefia, morre de medo que os filhos de imigrantes não queiram ser serviçais como seus pais e passem a estudar e buscar empregos melhores, competindo com os filhos de americanos "de verdade". Infelizmente é esse tipo de coisa que é levada em conta na hora de votar.

Anônimo disse...

Isso sem falar nas fake news: pessoas que teriam recebido ligações ou mensagens de "robôs" dizendo para ir votar só amanhã porque hoje as filas estariam grandes demais.

Anônimo disse...

Trump vai ganhar! Não gosto do Trump mas ele venceu em estados-chave.

Anônimo disse...

Trump ganhou entre Latinos, mas perde entre os Latinxs

avasconsil disse...

Hillary perdeu porque é mulher. Simples assim. A tolerância com erros de homens ainda é muito maior do que com os erros das mulheres. A possibilidade da reeleição de Trump é uma prova disso. O cara é um escroto e talvez vença. Com o corona, com o Supremo de lá, com sonegação de tributos, com tudo.

Alan Alriga disse...

Totalmente errado, o exército americano queria a Hillary porque ela seria tão desumana que nem o Bill Clinton, mas como não dá pra começar uma guerra levando mais de 100 bilhões de prejuízo, de uma tacada só, os xerifes elegeram o Trump o qual o exército não gosta, pelo fato que ele é muito "pacifista" se for comparado a outros presidentes americanos.

Feminista capitalista disse...

Oi Lola, adorei a nova fonte do blog e francamente obrigada por esse post, estou há dias vendo a esquerda tilele fazendo no twitter esses comentários rasos de que tanto faz quem ganhar, isso me deixa louca pois é pura falta de pragmatismo e obviamente HÁ MUITA DIFERENÇA entre um candidato e outro, dizer que não seria o mesmo absurdo de afirmar que o governo Bolsonaro e o de Fernando Henrique são idênticos.

Eh óbvio que os EUA continuarão sendo imperialistas independentemente de quem vença, os democratas também investem bastante na indústria bélica e também crescem consumindo propaganda militarista e também acreditando no papo de que os veteranos são heróis que se sacrificam por eles; acontece que os republicanos investem muito mais na indústria bélica e são muito mais entusiastas de conflitos militares, além de terem loucura por armas ao passo que os democratas querem restringi-las.


Uma razão simples para preferir o Biden, e que um dos candidatos faz discurso de ódio e outro não, isso parece simplista, mas na prática esse fato tem muitas implicações.

Primeiro de tudo que desde que o Trump foi eleito os sem vergonha racistas sentiram-se motivados a sair nas ruas vestidos como o KKK, isso há quinze anos seria inimaginável; outro detalhe é o Trump quem deu as diretrizes pra polícia estado-unidense passar a perseguir os antifascistas ao passo que faz vista grossa pros criminosos neonazistas.

Portanto se Trump for reeleito os neonazistas do mundo todo vão ficar cada vez mais assanhados e atrevidos, se ele perder, essa cambada continua a existir e a causar problemas,mas vão ficar com a moral em baixa e vão ser forçados a entenderem que esse quatro anos de loucura que aconteceram não vão durar pra sempre.

Outra coisa, a polícia americana sempre foi safada,racista,truculenta, mas agora está despreocupada em ser filmada chutando a cabeça de mulheres algemadas, empurrando e deixando inconsciente um senhor de 75 anos que só queria entregar um objeto; detalhe, esses eram brancos,quando e uma pessoa negra a policia não se intimida em ser vista dando sete tiros em um homem desarmado na frente dos filhos dele.
Fazem isso sem nem se importar com as câmeras porque estão se sentindo chancelados por Trump, e preciso que os democratas voltem ao poder para que as diretrizes mudem e essa safadeza diminua.

Feminista capitalista disse...

Isso pra não mencionar que agora os republicanos sentem-se no direito de perseguir armados e causar confusão com os motoristas de carros com adesivos dos democratas, eh um verdadeiro culto do ódio, que vai ser mais difícil de barrar daqui há quatro anos do que barrar agora.

Há também o fato de que no governo Trump imigrantes morreram nas centros de detenção de imigrantes e as celas estiveram acima da lotação, além de muitos pais terem sido separados de seus filhos e nunca mais terrm visto as crianças, quando Obama estava no poder os EUA sabia informar o paradeiro de todas as crianças, além das Celas estarem abaixo da capacidade e ninguém ter morrido.


Um detalhe ainda mais importante para torcermos por Biden eh o freio que será colocado no desgoverno Bolsobosta.

Trump sabe que Bolsonada é o seu lambe-botas e puxa-saco número um e que faz tudo que ele manda; por isso deixa o Bolsonaro deitar e rolar e ir quantas vezes quiser aos EUA, além dos ministros criminosos que estavam ameaçando o STF e atentando contra a democracia brasileira terem passe livre pra se esconder nos EUA, com a eleição dos democratas essa promiscuidade vai acabar, Bolsolixo não vai poder ficar fazendo visitas a casa branca e acima de tudo Joe Biden já anunciou que vai impor sanções econômicas ao Brasil caso os números do desmatamento não diminuam na Amazônia; ou seja pra quem diz defender os indígenas e a floresta amazônica torcer pros democratas e crucial.

E quem sabe com sanções econômicas mais bolsominions talvez acordem e se toquem da burrada que fizeram em 2018?

Feminista capitalista disse...

Fora que Trump foi o presidente que pior lidou com a crise do vírus Corona, Biden já disse que vai tomar medidas severas pra reduzir o número de contaminações, ao invés de ficar estimulando os malucos negacionistas de Q.I baixo a ficarem andando sem máscara.


Por isso tudo eu digo: VAIIIIIIII BIDENNNNN !!!!!! Mostra pros fascistas que o tempo do ódio e da irracionalidade acabou.


——————————


E esse povo aí em cima dizendo que Trump foi reeleito eh muito derrotista e pessimista EM MOMENTO NENHUM DA APURAÇÃO TRUMP esteve frente ou empatou, Joe Biden liderou a contagem de delegados o tempo TODO.


Um beijo Lola.
:**

Anônimo disse...

Mesmo que biden vença os republicanos são maioria no senado