domingo, 22 de novembro de 2020

SE BETO FOSSE BRANCO, ELE ESTARIA VIVO

Os racistas de sempre começaram a culpar a vítima desde a repercussão do terrível vídeo que mostra o assassinato de João Alberto Silveira Freitas, mais conhecido como Beto, que foi morto por dois seguranças num Carrefour de Porto Alegre, na véspera do Dia da Consciência Negra.

Dizem que ele tem ficha criminal, que tinha denúncias de violência doméstica, que a causa da morte não foi o racismo (que nem existe no Brasil, segundo o vice-presidente), e sim asfixia ou parada cardíaca! Até agora ninguém explicou como que uma simples e rápida ida a um supermercado a 600 metros de sua casa, com a esposa, numa quinta à noite, pode resultar em morte. 

Pessoas negras sempre contam como são tratadas como suspeitas em lojas e supermercados. Há inúmeros casos de racismo registrados em todo o país, mas os racistas insistem em negar. 

É só pensar: se Beto fosse branco, ele teria sido espancado até a morte por seguranças?

22 comentários:

Anônimo disse...

Dizem não, ele tinha. Inclusive até a Maju Coutinho, negra, divulgou. Agressor de mulher é santificado quando isso é conveniente para a esquerda.

Anônimo disse...

E daí? Não tem nenhuma relação com o que houve no mercado. Merecia ser morto por isso?

avasconsil disse...

Ele estava com a atual companheira há 09 anos. As acusações por agressão foram à mulher ou companheira anterior. Não tem como negar que os seguranças do supermercado foram longe demais. E que esse excesso mortal não teria ocorrido se ele fosse branco.

Anônimo disse...

"Merecia ser morto por isso?" Anon 14;52
Morto não. Deveria estar preso.
Se preso pelos crimes que cometeu, ainda estaria vivo.

Lola Aronovich disse...

Se o caso não fosse trágico e vocês não me dessem nojo, estaria divertido ver mascu defendendo pena de morte e prisão pra agressor de mulheres. O racismo de vcs fala mais alto que a misoginia?

Lola Aronovich disse...

Uma ova, anon covarde e racista das 11:23. Ninguém tá santificando agressor de mulher. Estamos revoltadxs porque uma pessoa foi assassinada ao ir ao supermercado. Não importa o que Beto fez ou deixou de fazer dez anos ou dez minutos antes. Ele foi espancado até a morte por dois seguranças! Ele não estava sendo julgado por algum crime. Vcs sabem que inventam e espalham "ficha criminal" até pra criança de 8 anos assassinada por policial, não sabem?

Alan Alriga disse...

O pior de tudo é ver as ações do Carrefour crescerem um dia após o assassinato.

Anônimo disse...

Tá, ok. Mas não foi preso. Continua na mesma. Nada justifica assassinato.

Anônimo disse...

Pergunta feita no tópico:
"É só pensar: se Beto fosse branco, ele teria sido espancado até a morte por seguranças?"

Resposta:

https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2018/07/30/interna-brasil,698310/morre-estudante-espancado-por-segurancas-de-bar-de-santos-em-sao-paul.shtml

Jane Doe disse...

(...)Agressor de mulher é santificado quando isso é conveniente para a esquerda(...).
Sim, eles(as) fazem isso. É bizarro e incompreensível mas até mesmo as feministas fazem isso e muito mais fraquente do que o estômago tolera.

Mas não é o caso aqui. E isso está vindo de alguém que perdeu QUASE toda fé no feminismo (ainda tem quem se salve) - Eu ainda estou extremamente chocada com o caso!!! Não sei nem por onde começar. Se o cara agrediu a primeira esposa, foi denunciado e nunca nenhuma medida foi tomada - a falha está no sistema judiciário. Não cabe ao Carrefour e seus capangas (me recuso a chamar de seguranças. Seguranças são treinados para no máximo imobilizar uma pessoa que saiu completamente fora do controle e chamar a polícia!!!!) julgar, sentenciar e executar o homem. Aliás não cabe ninguém fora do sistema judiciário/carcerário fazer isso. Vale lembrar que 1. Pena de morte no Brasil não existe; 2. até mesmo advogados/juízes/policiais/carcereiros/etc. devem seguir as normas e as leis. Por pior que seja um ser humano, é ilegal e contra a civilidade infligir dano físico e psicológico contra um prisioneiro. Se como sociedades aceitamos isso ou achamos normal, não somos melhores que os criminosos.

Cientificamente falando, para alguém completamente imobilizar e asfixiar um homem adulto você precisa de MUITA força bruta!!! É necessário empregar MUITA violência. Eu consigo imaginar pouquíssimos cenário em que essa situação seria minimamente justificável (legítima defesa talvez). E acredito sim que, pelo menos em parte, o racismo contribuiu para o desfecho dessa tragédia.

A violência sofrida por Alberto não torna seus crimes passados minimizáveis ou perdoáveis.
Porém achar que essa barbárie é algum tipo de "justiça" pelas vítimas passada vai além da compreensão humana.

Anônimo disse...

O contraste na forma de tratamento entre negros e brancos, homens e mulheres, ricos e pobres, na sociedade brasileira é gritante!
Nessa mesma semana houve o caso numa padaria de elite em São Paulo, onde uma mulher branca e rica ofende funcionários e clientes com xingamentos contra gays e negros.
Fica visível o constrangimento dos seguranças, com medo de sequer tocar na mulher descontrolada.
E ela ainda avisa: "se encostar em mim vai pra cadeia!".
Se fosse um homem negro e pobre (ou mesmo um homem branco e pobre), já teria sido chutado e esmurrado pra fora da padaria.

https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2020/11/22/apos-ataque-homofobico-em-sp-mulher-se-diz-ameacada-e-culpa-padaria.htm

Anônimo disse...

O mais interessante é que um dos seguranças era policial militar, o que é proibido por lei policiais trabalharem como seguranças em outros empregos mesmo que informal. Mas no Brasil, isto é absolutamente frequente, de haver policiais que estão por acaso nos supermercados e lojas como "clientes", um eufemismo para camuflar a condição de segurança clandestino e informal que muitos policiais exercem país afora!!!

Anônimo disse...

Se fosse um homem no lugar dela ja estaria presa

Alan Alriga disse...

Jane, na verdade existe pena de morte no Brasil, mas ela só vale se o país estiver em guerra e a lei só prevê essa pena em casos específicos.

E sobre imobilizar e asfixiar um adulto, na verdade é algo bem fácil caso quem for imobilizar seja treinado para isso, e só lembrando que dá pra desmaiar alguém em apenas 3 segundos, e o pescoço humano é tão frágil que dá estrangular uma pessoa usando somente 2 dedos, que seriam o indicador e o dedo médio.

avasconsil disse...

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2020/08/27/assassinatos-de-negros-aumentam-115percent-em-dez-anos-e-de-nao-negros-caem-129percent-no-mesmo-periodo-diz-atlas-da-violencia.ghtml

avasconsil disse...

"A segunda esposa de Beto, Marilene Santos Manuel, 40, com quem teve três filhos, rendeu-lhe o relacionamento mais duradouro. Foram quase 20 anos juntos. No fim, no entanto, as brigas do casal eram constantes e culminaram em violência doméstica.
Beto foi preso duas vezes, enquadrado na Lei Maria da Penha, por agredir a companheira. Passou seis meses preso e, quando saiu, não podia mais se aproximar dela devido a uma medida restritiva. “Foi quando ele foi morar com a Milena [Borges Alves, viúva de Beto, que o acompanhava no supermercado]”, explica Batista".

https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2020/11/beto-foi-pai-precoce-filho-presente-e-marido-erratico.shtml

https://jus.com.br/artigos/82517/preconceito-e-culpabilizacao-a-vitima-sao-comuns-em-casos-de-estupro

Quando a vítima é uma pessoa negra, trans ou gay, também acontece essa culpabilização.

Isaac Duarte disse...

O cara pinçou uma notícia de 2018 para dizer que brancos também morrem agredidos por seguranças! Que coisa bizarra, a cada 23 minutos um jovem negro é assassinado no Brasil.

Entenda algo: racismo pode ser subjetivo ou objetivo. Subjetivo é quando pegam um caso e perguntam se foi racismo ou não. Não importa um caso. Pode até ser que um caso específico tenha sido motivado por algo alheio ao racismo. Mas quando pegamos os dados, e vemos as estatísticas, temos um dado objetivo: existe racismo no Brasil.

Um caso anedótico aqui: uma autoridade foi chamada para apurar um inquérito sobre uma tentativa de homicídio (jovem agrediu outro com faca). Autoridade já ia manter a prisão preventiva. Aí quando encontrou pessoalmente com o réu, decidiu por liberar da prisão. Pq a mudança repentina? O réu era um garoto BRANCO. Ah, foi racismo? Não sei. Uma andorinha não faz verão. Mas vemos centenas de casos parecidos, em que o negro esfaqueador é um potencial assassino, enquanto o branco esfaqueador é um rapaz de bem que cometeu um deslize. Isso sim é racismo!

Anônimo disse...

Ah, é claro. Porque mulheres são o grupo dominante e homens são o grupo dominado, né?

titia disse...

Céus, já não bastasse a barbárie do caso ainda tem que vir esses passa-pano botar a culpa na vítima. Se isso fosse um país sério, o carro do dono do Carrefour já estaria pegando fogo.

Anônimo disse...

aí que tá, lola, eu não sei. não sei, não tenho como saber se ele seria morto caso fosse branco. suponho, e é só o que posso fazer, que teria menos chances de ser visto como suspeito ou até mesmo como perigoso. sei que isso é uma ferida horrível na vida das pessoas pretas. mas eu não sei, e não há como saber, se os seguranças não tratariam sob pancada um sujeito não-negro que tivesse feito alguma agressão à funcionários da loja (que é o que me parece que aconteceu, até onde sei). eu acho isso tudo muito confuso.
eu entendo que racismo existe, apoio as causas de luta, mas nesse caso em específico, não sei se me fiz claro, tenho algumas dúvidas sobre o que motivou a ação brutal e assassina dos seguranças. penso que talvez eles agiriam assim com qualquer um, sei lá...

Kasturba disse...

Tenho uma dúvida real, e peço que quem souber responder, me explique.

Eu realmente acredito que se esse homem fosse branco, não teria sido assassinado. Talvez teria sido afastado pelos seguranças, talvez até imobilizado, mas não acredito que teria chegado nesse ponto. Porque só por ser negro, O homem já é visto como "suspeito perigoso", como já falaram antes, e se fosse branco, os seguranças o teriam encarado como um "cliente causando confusão".
Mas de toda forma, não acho que a motivação para matar foi o fato de ele ser negro (os seguranças não pensaram: "vamos aproveitar a oportunidade para matar esse homem porque ele é negro". Ou seja, na minha visão, o racismo estrutural foi o responsável pelo desfecho em homicídio. Mas não acredito que a motivação para matar tenha sido racismo. Dessa forma, isso pode ser considerado um crime de racismo??

Desculpem se o que estou falando não faz sentido, ou se alguma forma é racista. Sou branca, não entendo o racismo em todas as suas dimensões, e quero aprender e evoluir. Se alguém puder me esclarecer e me explicar caso eu esteja equivocada, ficarei feliz.

Anónimo disse...

Homem agride seguranças e acaba levando um monte de bordoada por ser um baita folgado,seria até horrível ver uma briga dessas por si só mas o cara infelizmente se colocou nessa situação, o que vc espera quando agride alguém? No fim foi morto porque imobilizaram de maneira errada(imperícia) e fim de caso, claro que houve excesso na hora de neutralizar o indivíduo (um pouco só pq nunca se sabe com quem vc está lidando, se está armado, etc...) aqui quem nunca brigou vou te falar uma verdade, numa briga qualquer coisa pode acontecer( lembram do caso do rapaz campeão de luta que imobilizou um motoqueiro atentado e o pai dele pediu pra ele soltar o vagabundo, conclusão o motoqueiro saca uma faca e mata o coitado do rapaz que nem errado estava!!!!) Bom, infelizmente o rapaz morreu devia estar preso sim, mas não dá pra falar que ele mesmo não teve culpa e poderia estar em casa agora.