sexta-feira, 6 de novembro de 2020

COMO SE ROUBAM AS ELEIÇÕES AMERICANAS

Reproduzo este ótimo texto da Natalia Viana, codiretora da Agência Pública. Fora Trump! 

Quando, na noite de quarta-feira, o estado americano de Nevada interrompeu sua contagem com apenas 8 mil votos de diferença, anunciando que só atualizaria os números na quinta pela manhã, senti um frio na espinha. 

Imediatamente me vieram à cabeça duas eleições recentes no continente. Em 2018, em Honduras, quando a apertada contagem de votos para a disputa presidencial foi suspensa por uma “queda no sistema” e dois dias depois o presidente apareceu reeleito, seguiram-se diversos e violentos protestos. No ano passado, a suspensão temporária da contagem rápida para as eleições bolivianas levou a protestos, acusações de fraude e ao exílio do presidente Evo Morales. 

Seria diferente, se os Estados Unidos da América fossem ainda a mais sólida democracia do continente. Mas basta ouvir as ameaças contínuas de Donald Trump e de seus eriçados seguidores para perceber que o país do norte está tão à mercê de aventuras autoritárias quanto os nossos. 

Donald Trump tem se aprimorado em desestabilizar a democracia dos EUA de maneiras sem precedentes. Muito antes do dia de votação, já avisava que não ia aceitar nenhum resultado que não fosse sua vitória – e que ia entrar na justiça para isso. Durante a dolorosa milonga em que se transformou a contagem dos votos, entrou com processos contra as normas da Pensilvânia e para pedir a recontagem de votos em Michigan e Wisconsin.

Nada novo para Trump, que vem há décadas subvertendo o sistema americano com a sua matilha de advogados bem pagos e sem caráter. No livro American Oligarchs, a jornalista investigativa Andrea Bersntein demonstra como ele repetidamente evadiu milhões de dólares em impostos, fugiu de investigações, comprou testemunhas e contratou a altos salários procuradores que antes o investigavam. Foi assim que conseguiu montar seu império de entretenimento, que vai de hotéis e cassinos de luxo e campos de golfe, sempre com a marca do terrível mau gosto – império esse que, conforme apontam diversas investigações, pode ser apenas uma grande lavanderia de dinheiro para oligarcas russos. 

Mas Trump não está sozinho nessa. Há pelo menos uma década são exatamente as Cortes que vêm apoiando a derrubada de presidentes na América Latina. Foi a Suprema Corte de Honduras que deu legitimidade ao golpe de estado contra Manuel Zelaya em 2009, quando ele foi sequestrado da sua casa no meio da noite. No Paraguai, depois de um impeachment que durou 24 horas, a Corte Suprema, parcialmente financiada pelos EUA, também deu seu aval. Aqui, nem se fala. 

A verdade é que os juízes do continente também estão bem contentes com o protagonismo que lhes tem sido dado. Afinal, em meio ao esfacelamento da democracia, a política tem virado um caso para os tribunais. 

Vale lembrar que, há 20 anos, foi a Corte Suprema americana que suspendeu a recontagem de votos na Flórida, permitindo que Bush ganhasse o estado – e a presidência – por apenas 537 votos. Dessa vez, Joe Biden já avisou que vai até o fim: os democratas reuniram milhares de advogados voluntários para a batalha legal que começa agora. E que deve ser longa.

16 comentários:

Anônimo disse...

Lolinha, você não vai abordar o caso da Mari Ferrer? Viu que a mãe da vítima acusou o Roberto Marinho Neto de ser co-participe do estupro?

avasconsil disse...

Acho que não vai haver roubalheira. Ontem assisti a um vídeo de uma entrevista do Glenn Greenwald à TV247 , em que ele explica por que saiu do Intercept mesmo tendo um grande prejuízo financeiro. Ele diz que a elite financeira dos EUA é majoritária no apoio a Biden. Trump, como Bozo aqui no Brasil, estava prejudicando muito a imagem dos EUA, e com isso causando prejuízos financeiros a grupos econômicos importantes de lá. Uma vitória de Biden vai ser mais lucrativa do que a de Trump. Há roubalheira nas eleições, ou golpes de estado em países como o Brasil ou Bolívia, quando é pra favorecer a esses grupos econômicos. Trump está perdendo e Wall Street quer que ele perca. A vitória de Biden vai se consolidar, então. Até o João Dória e a Faria Lima preferem Biden. Aqui no Brasil a batata do Bozo também tá assando. Ele continua sendo o Plano B dos superricos. Vão tentar trocá-lo por um ser humano normal que faça o que seja bom pra eles, como tá acontecendo nos EUA. Se Trump fosse um ser humano normal estaria reeleito. O problema dele é que ele não é e por isso o coronavírus irá derrotá-lo nas urnas. Com Wall Street, com a Suprema Corte, com tudo.

Anônimo disse...

Mas a Lola já fez umas duas postagens sobre a Mari Ferrer, ao menos até onde sei. Não tem muito tempo.

avasconsil disse...

O UOL já mostra Biden com 273 delegados e o associated press com 284. Trump perdeu. A vitória de Biden não é uma revolução, mas volta à normalidade. E tem a Kamala: a primeira vice-presidenta do país mais rico do mundo (ainda). E uma afroamericana. Dizem que ela tem grande chance de exercer parte do mandato do titular, que não está bem de saúde, segundo especula muita gente. Os EUA podem ter nos próximos anos sua primeira presidenta. E isso é um acontecimento histórico importante. Melhor que isso só Bozo perdendo em 2022. Dória vai tentar ser o Biden brasileiro. Claro, desde já torço contra. Vamos ver o que nos aguarda em 2022. Mas a batata do Bozo tá assando. Os "mercados" querem seres humanos normais nos governos. O Bozo tá longe de ser normal.

Anônimo disse...

A esquerda torceu mesmo e comemorou a vitória de um homem que afirmou que vai reunir o mundo contra o Brasil caso não "proteja a Amazônia" (somente um ingênuo não entende essa frase. Biden não está preocupado com as árvores, ele quer o subsolo)?

avasconsil disse...

Pelo menos vai ser um governo em que valores positivos vão ter espaço. Diversidade, tolerância, ecologia... Melhor que ódio, mentira, desconfiança, destruição transbordando por todos os lados. A psicosfera melhora e isso é bom. É péssimo um governo que alimenta sentimentos negativos, à direita e à esquerda. Claro que Biden e os democratas não são anjinhos. Assim como muitas críticas podem ser feitas à esquerda brasileira também. Mas a "vibe" é outra. Precisamos melhorar a vibração do mundo, e isso é impossível com um esTrumpício ou um Bozonazista. Essa gente é conectada demais a forças sinistras e destrutivas. Se tiver de optar entre valores e vibração destrutivos e valores e vibração construtivos, fico com os segundos. Sem ilusão de perfeição. A perfeição não é deste mundo.

https://www.uol.com.br/universa/noticias/redacao/2020/08/19/chefe-da-equipe-de-kamala-harris-e-negra-e-lesbica.htm

https://www.uol.com.br/universa/noticias/redacao/2020/11/07/quem-e-jill-biden-a-futura-primeira-dama-dos-eua.htm

Anônimo disse...

Essa esquerda liberal preocupada com "good vibes" é um câncer e uma vergonha pra nós. Se foda Biden e Trump. E se foda Bolsolixo e Lula. Não há solução fora do comunismo.

Alan Alriga disse...

Nem brinca do Doria virar presidente, é melhor 8 anos de jumento falante do que o Doria.

avasconsil disse...

Revoluções são ruins. Os revolucionários são seres humanos. É ingenuidade culpar o capitalismo ou socialismo pelas mazelas que caracterizaram cada um. Essas mazelas estão na gente, no ser humano. Tudo que for fruto humano vai ter as características da árvore que somos nós. O comunismo feito por pessoas como você seria tão horroroso quanto o que há de pior no capitalismo.

avasconsil disse...

Os "mercados" querem Dória. Mas também pode ser Luciano Huck, pode ser Sérgio Moro... Uma chapa "LuTa", Luciano Huck e Tábata Amaral, que tal? Vamos ver o que nos aguarda. Por ora tá valendo ver os bozominions de bola murcha. Saiu até um "humildade" no discurso. Não acompanho os discursos do Seboso-Mor, mas acho que a humildade não tinha aparecido antes. Ah, só falei nome de quem não votaria. Pelo menos num primeiro turno. Mas no segundo não sei. O único em quem já tenho certeza de que não votaria é o Bozo. Eita desgraça, se ver obrigado a optar entre Bozo e Dória. Vamo ver. Em 02 anos muita coisa pode acontecer.

Anônimo disse...

Também estou assim.

avasconsil disse...

Fico tão feliz com esse tipo de notícia (botão ironia ligado). Eles ganhando o maravilhoso e honesto Dallagnol vai ser indicado pro STF. E todos os militares do governo atual vão ser trocados por togados. Essa gente humilde que se acha igual perante a lei. Mas acha os simples mortais mais igual ainda...

Moro e Huck negociam aliança eleitoral para disputa da Presidência em 2022

https://www1.folha.uol.com.br/poder/2020/11/moro-e-huck-negociam-alianca-eleitoral-para-disputa-da-presidencia-em-2022.shtml?utm_source=mail&utm_medium=social&utm_campaign=compmail

Anônimo disse...

Sou uma mulher de 20 anos e desde q me entendo por gente tenho atração por penis grande, isso é devido a alguma imposição social ou construção?

Alan Alriga disse...

Vai por mim, qualquer coisa é melhor do que o Doria, qualquer coisa mesmo. E isso do mercado querer ele, é por causa das tentativas dele de censurar pessoas, caso você não saiba mas toda essa treta de cancelamento prejudicou muitas empresas, tanto que muitos canais perderam as propagandas que aparecem durante os seus vídeos, como o Felipe Neto, que faz várias semanas que eu não vejo mais propagandas durante os seus vídeos novos, e diminuição das mesmas nos vídeos antigos. E isso não é só aqui no Brasil mas no mundo inteiro, tanto que as empresas estão procurando novas maneiras de fazer propagandas sem precisar de famosos, que podem prejudicar a marca caso apoie abertamente um lado político.

avasconsil disse...

A batata do Bozo tá assando feio. O centrão vai traí-lo quando essa aliança do centrão se firmar. Não vai aprovar nada no Congresso que possa ajudá-lo a se reeleger, como melhora na transferência de renda ou outras medidas de agrado aos mais pobres, a maioria dos eleitores. Não vai haver impeachment. Mas em boa medida vai acontecer um efeito orloff e Bozo é Dilma ontem, na parte da sabotagem do legislativo ao executivo. Com a participação de Moro, MP e Judiciário participarão da sabotagem também. Como já participou com a Lava-Jato. Só que agora a participação será mais claramente política.

https://www1.folha.uol.com.br/poder/2020/11/articulacao-moro-huck-para-2022-inclui-doria-e-ve-ciro-a-frente-de-lula.shtml

Anônimo disse...

Para sanar essa dúvida, melhor consultar um(a) psicólogo(a).