sexta-feira, 13 de novembro de 2020

BOLSONARO SERÁ O MAIOR DERROTADO DAS NOSSAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Outro dia perguntei pro maridão: "Como é que o Bolsonaro, que teve 57 milhões de votos, não consegue assinaturas suficientes pra abrir um partido pra ele? É um fracassado incompetente mesmo".

E o maridão respondeu: "Pois é. Vai ver que o pessoal que trabalha pra ele é de outro ramo".

Obviamente eu e o maridão não somos os únicos a pensar assim. Acompanhem o que diz o cientista político Jairo Nicolau (que acha que Bolso é uma "liderança inequívoca. É um Lula da direita". Odeio essas comparações de Bolso com Lula!). Para Nicolau, Bolsonaro "já é um derrotado na eleição municipal". Eu concordo. Ele explica, numa entrevista no final de setembro:

"Derrotado por tudo o que ele poderia ser. No PSL, ele tinha o partido com mais dinheiro, o segundo mais votado para a Câmara. Depois que saiu, tornou-se o único líder de direita que não tem um partido para ele. Eu imaginava que iria organizar o PSL pelo Brasil inteiro, como fez o PSDB, que cresceu na cola do Fernando Henrique Cardoso [1995-2002]. Era o momento de ele aproveitar o apoio de diversas pessoas que tinham virado bolsonaristas. Se estivesse no PSL, seria uma lavada. Com dinheiro, com apoio do presidente, o partido deixaria de ser inexpressivo e passaria a ter uma estrutura muito sólida, com uma bancada ainda maior em 2022. Mas ele foi um desastre, brigou com o próprio partido. Ele tinha uma preciosidade, com grande tempo de TV, com dinheiro, com sucesso eleitoral. 

"Agora, ele chega nas eleições escangalhado. Imagina a [deputada] Joice Hasselmann com apoio do Bolsonaro para a prefeitura de São Paulo. Ela seria diferente. Teria atraído um monte de gente para ser candidato a vereador. Bolsonaro não só esqueceu desse projeto como foi um desastre na construção da Aliança Pelo Brasil. É um fiasco para um presidente que se propõe a criar um partido e não consegue. Era para ele ter um milhão de filiados agora. Mas ele não se empenhou. O Bolsonaro não é um ideólogo. É um sujeito conservador, limitado, que por acaso chegou lá. Ele não tem grupo, não tem projeto, não tem nada. Você até pode dizer que, em algumas cidades, o bolsonarismo não foi tão mal. Mas, onde está esse bolsonarismo de fato? Como se mede isso? No PSL não está."

Em 26 capitais, candidatos bolsonaristas estão mais ou menos bem colocados nas pesquisas em apenas três. Fortaleza, pra nossa vergonha, é uma delas. Mas como o apoio de Bolso parecer ser tóxico, principalmente no Nordeste, Capitão Wagner (um miliciano que liderou os motins da PM no Ceará em 2011 e em janeiro deste ano) não o mostra em sua campanha.

Um outro exemplo do fracasso: o candidato de Bolso em São Luís, terra de Flávio Dino (PCdoB), organizou a recepção recente ao presidente no aeroporto. Na última pesquisa, Silvio Antonio (PRTB), sequer foi citado. Teve 0%.

Bolso não quis apoiar candidaturas nas eleições municipais temendo um fracasso eleitoral. Em São Paulo, Bolso está ao lado de Celso Russomano (Republicanos), que, como de costume, derrete sempre nas pesquisas na reta final. Existe o risco de Bruno Covas (PSDB) ganhar já no primeiro turno. Se não ganhar, creio que disputará com Boulos (Psol). Tomara! 

Bolso é mesmo um derrotado internacional, um pé frio. Há assessores preocupados com a derrota de Trump, já que o genocida daqui sempre copiou o estilo do genocida de lá (briguento, criador de inimigos imaginários e teorias da conspiração, presença agressiva nas redes sociais). Querem agora um fascista mais moderado.

Bolso adora copiar os EUA até no atraso do voto impresso (eles estão contando voto até agora!). O presidente sem partido falou de fraude nas urnas em 2018 (mesmo tendo ganhado) e, alguns meses atrás, disse ter provas de que houve fraude, pois ele teria vencido no primeiro turno (tal como Trump, nunca apresentou prova alguma). 

O cientista político Christian Lynch explica: "Na linguagem dos populistas, povo se resume àqueles que os seguem. Os outros são traidores. Se o líder é a encarnação popular, logo não será derrotado. Caso isso aconteça, a eleição só pode ter sido fraudada, ou foi um golpe ou o povo foi enganado".

Amanhã volto para falar das candidaturas a vereador. Pelo menos aqui em Fortaleza, metade dos eleitores ainda não tem candidato. Como é que pode? Desde já, não vote em candidatos filiados a esses partidos que sustentam o desgoverno federal: PSL, Patriota, DEM, PSC, Novo, PSDB, MDB, PP, Republicanos, PL, PSD, PTB, SD, Cidadania, Podemos, Pros, Avante e PV.  (Dica: vote em mulheres de esquerda!).

7 comentários:

avasconsil disse...

Me mandaram pelo WhatsApp: Bolsonaro é Prêmio Nobel em Química. Criador do método que transforma qualquer coisa importante em merda, e qualquer merda em coisa importante.

Anônimo disse...

A cidade onde moro no oeste catarinense é complicada, disputam as eleições dois candidatos, o atual prefeito é do PSD(partido da Flordelis, Kassab) e o outro do MDB, eu anularei meu voto tanto para vereador como prefeito, as pessoas aqui votam na base do interesse, conchavos, favores.

Anônimo disse...


A; Lola sou sua admiradora e adoro o seu blog.

B; Lola vc esta acompanhando o caso da deputada federal Taliria Petrone Psol ameaçada no Rio ela tem uma filha de 5 meses se puder fale a respeito.

C, Lola vc viu o debate em Porto Alegre a Manuela sendo agredida por um ex recalcado. A Fernanda Melchiona defendeu a Manu

Anônimo disse...

Concordo com a análise deste cientista político.
Bolsonaro será um dos grandes derrotados nestas eleições.
O outro grande derrotado será o PT:
Em SP o Tatto não sai dos 5%, no Rio a Benedita está em 4° com 8%.
Em BH está ainda pior: o petista Nilmario virou nanico, e estacionou nos 2%.

avasconsil disse...

Quem está fora dos grupos ou bolhas bolsonaristas acha que as fake news não estão bombando, mas estão. Se as notícias falsas só conseguirem influenciar os bolsonaristas tá ótimo. Eles já não votariam mesmo na esquerda comunista. Mas talvez elas influenciem os indecisos. A expectativa deles é essa.

https://noticias.uol.com.br/colunas/leonardo-sakamoto/2020/11/14/a-vespera-da-eleicao-maquina-de-guerra-bolsonarista-faz-test-drive-de-2022.htm

https://g1.globo.com/politica/eleicoes/2020/noticia/2020/11/13/eleicoes-2020-barroso-aponta-nivel-minimo-de-fake-news-nas-campanhas-municipais.ghtml

Anônimo disse...

As eleições em Fortaleza estão confusas. Captão Wagner não parece bolsonarista. Talvez tenha se aproveitado do bolsonarismo para ter sucesso eleitoral em 2018, mas não parece inerentemente atrelado a ele. Por outro lado, Sarto não parece um candidato de esquerda, assim como RC também não parecia. As eleições estão sendo baseadas no pragmatismo. Conheço pessoas que votaram nele e em vereadores do PDT e do PT ao mesmo tempo. Vejo no mapa eleitoral que o Wagner teve a preferência em boa parte da periferia. Não posso julgar, conheço muito pouco a periferia. Não sei se esse bolsonarismo do Wagner dura se ele for eleito, acho que eles tem discordancias visíveis e que, no fim das contas, vão acabar se desentendendo Acho que no Brasil poucos políticos chegam ao nível de insanidade do Bolso. Mas temo que uma possível vitória dele possa jogar Fortaleza em clima mais conservador, algo que parecia impossível. Fico feliz com a vitória de dois vereadores do PSOL e da Larissa Gaspar.

Anônimo disse...

Nas eleições municipais de 2020, os grandes vencedores são DEM, Patriota, PP e outros. Bolsonaro pode sair, mas coloca um monte de direitosos com as mesmas idéias mas sabendo falar.