quinta-feira, 25 de julho de 2019

FOME NÃO É PROBLEMA NO BRASIL

Arte incrível do Cris Vector
Enquanto o presidente dos milicianos diz que a fome não é um problema no Brasil ("falar que se passa fome no Brasil é uma grande mentira", afirmou o mentecapto), o país vive um retrocesso imenso. Depois de uma redução jamais vista na desigualdade social, estamos de volta à miséria. Em dois anos, quase 2 milhões de pessoas passaram a linha da pobreza extrema (segundo o IBGE, quem ganha menos de R$ 7, ou US$ 1,90, por dia). 
Se alguém duvida, basta ir às ruas e ver como explodiu a população de rua em todos os cantos do Brasil. "Como pode ser um problema da pessoa se a cada dia tem mais e mais gente na rua?", pergunta um morador de rua entrevistado pela excelente reportagem
Recomendo também o artigo maravilhoso da antropóloga Rosana Pinheiro-Machado para entender o que aconteceu com o país. Tem volta?

9 comentários:

Anônimo disse...

a) Bolsonaro e seus seguidores vivem em uma realidade paralela com inimigos imaginarios

Marina disse...

Lola, discordo muito do artigo que você colocou. Penso que a inclusão pelo consumo foi grande parte do problema sim.
Quando a pessoa diz “dignidade na aparência é só o que eu posso dar”, essa pessoa foi levada a isso justamente pq a única opção que foi dada a ela foi "adquirir' dignidade pela aparência, pelo consumo, pois políticas públicas em outras frentes foram falhas ou inexistentes.
O Lula desperdiçou uma popularidade absurda q ele tinha para fazer uma profunda reforma tributária, até reforma previdenciária (obviamente que oposta a essa aberração que tá aí), desonerando o consumo, onerando dividendos, regulamentando o imposto sobre grandes fortunas, aumentando o benefício de idosos pobres,etcetc. Enfim, td o q já foi proposto inúmeras vezes por parte da esquerda e, aí sim, proporcionar que a dignidade seja 'adquirida' por outros meios. Aliás, seria adquirida também pelo consumo, pois com o mesmo sendo desonerado, possivelmente o preço de muitos bens cairiam. Ele tinha uma popularidade de 87% em 2010, gente!. Pra mim isso é uma das coisas imperdoáveis do PT, ter priorizado o consumo sobre todo o resto, desperdiçado a chance de realmente fazer essas reformas pelo país para conciliar com a elite. Imperdoável.

Anônimo disse...

A Marina queria que Lula prejudicasse os trabalhadores com reformas que só massacram ainda mais os mais pobres.

Anônimo disse...

Marina

O artigo sugerido pela Lola é o contrário, pois a Rosana, autora da matéria enfatiza exatamente a respeito do que você mencionou, prioridade no consumo e não em educação e saúde que são fundamentais para o desenvolvimento de um ser humano saudável, consciente, questionador, crítico.
Você foi muito certeira em sua colocação, pois consumo não forma pessoas conscientes, fora os meios de comunicação sempre empenhados em alienar, manipular a população com doses cavalares de sensacionalismo barato fantasiado de "jornalismo ". Brasileiro desconhece o significado de jornalismo investigativo devido a ignorantização muito bem orquestrada.
A esquerda poderia ter revertido o quadro entre 2002 a 2016? Sim, mas o que fizeram? Expulsaram quem discordava e com o atual desmonte, crescimento da miséria(moro no oeste catarinense e viajei para São Paulo recentemente ) principalmente em capitais como São Paulo, vários moradores de rua por metro quadrado, parece até o cenário deprimente do filme Soylent Green(quem assistiu ao filme saberá , a dita oposição do desgoverno fica com a inútil guerra de egos interna a favorecer a situação caótica atual.

Anônimo disse...

Estamos em uma mistura de 1984 com Fahrenheit 451, pitadas de Admirável Mundo Novo inclusas. Quem leu essas obras literárias saberá.

Marina disse...

05:51, sim, foi exatamente isso q eu quis dizer. Vai aprender interpretação de texto meu querido.
09:46, não perdoo os governos do PT pelos motivos que disse no outro comentário. E o governo Dilma (principalmente o 2) foi bem ruim. Mas a conta do cenário deprimente q vivemos não é só do PT não e arrisco dizer q sequer a maior parte. O PT não está no poder a mais de 4 anos. QUATRO ANOS. Como estamos a esse tempo todo vivendo verdadeiramente um pesadelo, o povo esquece desse fato. Pode jogar parte da conta disso tudo no colo do Aécio e PSDB, que começou essa zorra toda não aguentando perder, no colo do Temer e do PMDB, que só fez cagada atrás de cagada nos 2 anos dele, no colo do Bolsonaro (sim, já dá pra responsabilizá-lo por algumas coisas) q vive no mundo da Lua. E só vai piorar, colega. O Guedes já está começando a mostrar o economista mediano q é (vejam - https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,queremos-manaus-capital-mundial-de-bolsa-de-oxigenio-diz-guedes,70002938533. Privatizar oxigênio, senhoras e senhores. Sim. A Distopia chegou) e a ficha do ~mercado, jah tah começando a cair. Vai ser ladeira abaixo. Segurem-se!

Anônimo disse...

O comentário da Marina é extremamente lúcido e acertado, nada a acrescentar.
Se Lula não fez o que certamente podia ter feito, dificilmente alguém conseguirá fazer.

Alícia

Anônimo disse...

Tem uma ótima reportagem no BBC Brasil, sobre segurança alimentar e o drama da fome de crianças em período de férias escolares.

Marina disse...

14:59, sim, será difícil corrigir essa zorra toda. Mas não impossível.
Temos q nos juntar, nos organizar e não deixar a melancolia nos deixar abatidos.
"Que a injustiça não te entristeça, que te radicalize."
Bora.