terça-feira, 9 de maio de 2017

"COM A BIOLOGIA NÃO SE BRIGA", DIZEM TRANSFÓBICOS

Num post bastante polêmico que, pra variar, gerou vários comentários preconceituosos, apareceu a Maria Caladora para rebatê-los. Ela explica por que a máxima "Com a biologia não se briga" não funciona muito bem como justificativa para a transfobia. 

Com a biologia não se briga, biologia não oferece espaço para contestações, certo? Por exemplo, não posso lutar contra o fato de que preciso do oxigênio em meus pulmões para estar viva. Os seres humanos que viviam nesse planeta há 50 mil anos também precisavam de oxigênio em seus pulmões tanto quanto os de hoje, e antes mesmo dos nossos ancestrais existirem, todos os demais mamíferos precisavam de oxigênio em suas correntes sanguíneas para existirem e isso não está aberto para contestação, pois é absoluto e, ao contrário da sociedade, não muda nem com o passar de centenas de milênios.
Agora, se o patriarcado merece ser explicado através da biologia e se a biologia é o que realmente pode determinar a vida das mulheres, e de quem é mulher, então a brecha para a justificava de todas as opressões está aberta. Se só biologia conta, poderíamos dizer que lésbicas e mulheres bissexuais não existem e são mulheres hétero em negação. Pois somente de uma relação pênis-vagina pode haver possibilidade de reprodução, e a finalidade primordial da sexualidade e de nossos impulsos sexuais é na verdade a reprodução. [Nota da Lolinha: E, de fato, tá cheio de gente que diz isso].
Se somente biologia vale, poderia também dizer que homens homossexuais, bissexuais, dissidentes da heteronormatividade absoluta também não existem e nem deveriam existir, pois um homem com outro homem não irá se reproduzir. 
Se determinismo biológico é o que realmente conta, então poderíamos dizer que mulheres que sofrem violência doméstica têm mais é que sofrerem caladas e aceitarem as agressões, pois na biologia o macho bate porque simplesmente pode e é normal agressões ocorrerem quando animais ficam agitados e irritados e o que vale é a lei do mais forte. Ou seja,quem é mais fraco que se cuide. 
Poderíamos também dizer que não existe estupro, porque biologicamente o macho faz valer a sua vontade e impulsos e cabe a fêmea se defender e evitar sozinha que ele consiga consumar o estupro.
Poderíamos afirmar que estudos que indicam que homens são mais inteligentes que mulheres porque obtiveram melhor resultado em média numa certa atividade estarão corretos se essa for a conclusão de um bando de biólogos.
Poderíamos afirmar que assédio sexual não existe e que mulheres não podem reclamar de terem seus corpos tocados contra a vontade por homens, se biólogos nos garantirem que isso é mera biologia e 'instintos' biológicos que os homens não conseguem conter.
Pode-se afirmar que se biólogos conduzirem um teste e determinarem que brancos são mais inteligentes que negros, por uma simples questão de média de QIs, esse estudo será verdadeiro e não poderá ser jamais chamado de racista e discriminatório porque a única coisa que nos interessa, afinal, é a biologia. 
Quando tenta-se justificar a vida através da biologia e simplificar toda a existência humana através de um fator exclusivamente biológico, então não podemos reclamar do que parece injusto, não é mesmo? 
Pois o determinismo biológico que justifica que mulheres transexuais não são mulheres e sim impostoras é o mesmo que abre brecha pra todos esses discursos 'naturalizadores de opressões' e não apenas para aqueles que nos convém, na hora que nos convém. 
Ressaltando que justiça, ética, direito, responsabilidade e civilidade não são conceitos biológicos, e sim conceitos derivados da racionalidade humana. 
Se tudo que existe, para ser real, precisa de um caráter positivista e estritamente biológico para existir, então eu poderia afirmar que a língua portuguesa é uma grande mentira e ao invés de estarmos nos comunicando através dela por aqui estamos todxs delirando e fantasiando. 
Sim, pois a língua portuguesa não tem nada de fenômeno biológico. Ao contrario do oxigênio sempre tão indispensável à existência humana, a língua portuguesa há mil anos sequer existia; aliás, bastaria eu ter nascido e me criado na Noruega para não ter nenhuma noção de português. Ou seja, falar português não é um fenômeno genético, não há nada nos genes humanos que dê a uma pessoa a capacidade de falar português. 
Poderia eu a partir daí concluir que a língua portuguesa não passa de um mero engodo e que estamos então fantasiando coletivamente sua existência já que ela não é produto da biogenética? 
Pois é bem isso que os conservadores misóginos e as radfems estão dizendo a respeito dos gêneros dos transgêneros. 

203 comentários:

1 – 200 de 203   Recentes›   Mais recentes»
Anônimo disse...

A busca por cura de doenças, os tratamentos médicos modernos, vários dos métodos contraceptivos existentes, a inseminação artificial, as tecnologias reprodutivas, modificações no meio ambiente e nos seres vivos causadas por estilos de vida atuais da humanidade, manipulações genéticas, etc. etc. etc. Tudo isso é "briga com a biologia", no sentido de contestá-la, modificá-la, não apenas aceitar o que nos é dado naturalmente. Ou seja, com a biologia se briga sim, ela está sob constante ataque da humanidade, na verdade. Os fundamentos desse texto são falsos. O argumento é inválido. Próximo!

Anônimo disse...

desculpa falar, só li merda, e lola, vc muito "espertamente" ocultou comentários q contestaram esse um milhão de falácias e q foram respondidas naquele mesmo post, alguns vc até apagou

próxima

Anônimo disse...

"... também não existem e nem deveriam existir..."

Claro q deveriam, gays, lésbicas ou bissexuais não são inférteis e a homossexualidade tem seu papel na natureza, a ciência já atestou isso

[sem contar q muito em breve será possível gametas oriundos do mesmo sexo fecundarem um ao outro, além das mulheres também serem capazes de telitoquia]

quanta falácia, não sou positivista, mas essa pessoa não entende nada de biologia, quanta asneira

Anônimo disse...

Esse texto todo é puramente baseado em falácias do espantalho.

Para quem não conhece o que é falácia do espantalho:

Falácia do espantalho (também conhecida como Falácia do homem de palha) é um argumento em que a pessoa ignora a posição do adversário no debate e a substitui por uma versão distorcida, que representa de forma errada esta posição. A falácia existe quando a distorção é proposital, de forma a tornar o argumento mais facilmente refutável, ou quando é acidental, quando quem usa a falácia não entendeu o argumento que quer refutar.

Nesta falácia, a refutação é feita contra um argumento criado por quem está atacando o argumento original, e não é uma refutação deste argumento original. Para alguém que não esteja familiarizado com o argumento original, a refutação pode parecer válida, como refutação daquele argumento.

Anônimo disse...

Você desvirtuou argumentos para torná-los mais fáceis de atacar.

Ao exagerar, desvirtuar ou simplesmente inventar um argumento de alguém, fica bem mais fácil apresentar a sua posição como razoável ou válida. Este tipo de desonestidade não apenas prejudica o discurso racional, como também prejudica a própria posição de alguém que o usa, por colocar em questão a sua credibilidade – se você está disposto a desvirtuar negativamente o argumento do seu oponente, será que você também não desvirtuaria os seus positivamente?

Anônimo disse...

"sem contar q muito em breve será possível gametas oriundos do mesmo sexo fecundarem um ao outro, além das mulheres também serem capazes de telitoquia"

gametas do sexo feminino (óvulos) vc quer dizer né? pq espermatozoides não geram seres vivos, eles apenas carregam uma metade do código genético na fecundação de um óvulo, que fornece muito mais do que apenas metade do código genético de base para formação de um novo ser (no máximo é isso que o espermatozoide faz, muitas vezes ele só funciona como um reator químico que estimula o desenvolvimento do óvulo por si mesmo)

Anônimo disse...

mas o sexo vaginal não é o melhor nem o único q existe (pra maioria das mulheres é bem ruim), essa mari"a" caladOr é mentirosa, quer resumir toda a sexualidade humana à um conceito médico, sendo q não é nada disso, é muito maior q isso

a finalidade do sexo (como um todo) não é a reprodução, caso fosse, primeiro teria q ser uma coisa involuntária ou indispensável, o q na realidade: é totalmente voluntário e dispensável, e segundo q ng se masturbaria. A fecundação é apenas uma probabilidade de um tipo MUITO ESPECÍFICO de ato sexual

Anônimo disse...

A biologia explica pq algumas pessoas são gordas

Anônimo disse...

12:10 não, espermatozoides tb serão capazes de fecundar um ao outro, na verdade, algum dos espermatozoides se transformarão em oócito, é um processo conhecido como gametogênese in vitro

e sim, é mais fácil realizar uma fecundação entre gametas femininos (do mesmo sexo)

Anônimo disse...

Lola, debata isso com filósofos e biólogos.

Vc vai ver a vergonha que vai passar.

Anônimo disse...

A intenção do transativismo é totalmente diferente do feminismo. Um defende os estereótipos de gênero enquanto que o outro pretende quebra-los. Mulher é quem tem cromossomo XX e como consequência, o fenotipo de mulher, sendo roupa apenas uma construção social. Agora para os transativistas um homem de saia é uma "mulher trans". Acho que esqueceram que fêmeas existem a milhões de anos antes de qualquer tipo de roupa existir. Depois querem mostrar que só por um homem fazer cirurgia vira mulher, sendo que isso é impossível.

Anônimo disse...

lola, todas as falácias proferidas por esse calador foram minuciosamente e perfeitamente rebatidas/refutadas naquela publicação (e sem apelar pra verborragia), não entendi a razão de vc ter "razão" pra esse engodo

Anônimo disse...

essa maria caladora é PÉSSIMA, kkkkk

ela te bombardeia com trezentos comentários ENORMES (cheio de falácias e mentiras), numa clara tentativa de intimidar, preguiça verborrágica ela não tem, ngm tem dúvidas

um horror, e se já não bastasse, tem a dona desse blog dando a maior moral, agora pensem se algum texto de feminismo radical terá toda essa atenção voluntária

[lola, eu sei q vc tem esse costume ridículo, mas não apague esse comentário, aceite opiniões contrárias]

Anônimo disse...

[repost]

Texto da página Feminismo Radical Didático:

Os termos “TERF” e “TRANSFOBIA”, entre outros, são usados para desqualificar feministas que discordam do movimento antifeminista que é o transativismo.

Transativistas querem impor ao feminismo a ideia de que pessoas do sexo masculino podem ser mulheres desde que “sintam” assim. Eles reduzem o sexo feminino aos estereótipos de gênero.

Porém, rejeitamos o senso comum e misógino de que mulheres são biologicamente programadas para a “feminilidade” e é justamente por nos recusarmos a isso que eles nos chamam de “TERF”.

A teoria e prática feminista é centralizada nas experiências vividas pelo sexo feminino. Então, diante de nossa recusa em investir energias nos “problemas” masculinos somos chamadas de “transfóbicas”.

Quando lésbicas se recusam ao relacionamento com homens que se dizem mulheres elas são chamadas de “transfóbicas” e todas as outras mulheres que defendem o óbvio de dizer que lésbicas não gostam de p*** também são chamadas “transfóbicas”.

Todos esses termos demonstram a desesperada tentativa masculina em desqualificar mulheres que discordam das estratégias masculinistas, estratégias que visam a reforma do patriarcado.

É tão óbvio o fato de que mulheres não são “naturalmente femininas”.
Por que o transativismo se empenha para perpetuar essa ideia?!

Ao nascer, não existe muita diferença entre um bebê do sexo masculino e uma bebê do sexo feminino, mas “curiosamente” somente o bebê do sexo feminino tem suas orelhas furadas e segue sendo mutilado ao longo da vida.

A socialização é que define o lugar que o indivíduo tomará na sociedade... É absurdo que pessoas do sexo masculino estejam levantando a bandeira de que possuem uma alma feminina, um cérebro feminino quando sabemos que isso não existe.

Toda a luta feminista até os dias de hoje foi para derrubar a naturalização da violência masculina contra as mulheres, portanto, não faz absolutamente nenhum sentido a defesa em torno de um cérebro “naturalmente” feminino ou masculino.

Pessoas do sexo masculino NÃO são mulheres quando passam batom. Simplesmente porque batom não é “coisa de mulher”. :)

https://scontent.fthe1-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/17759737_1845506439046972_9183413009553162957_n.jpg?oh=5a113900eea9cb7359df18436232af2f&oe=598E5B52

Anônimo disse...

É tão claro quanto a luz do sol de q mulheres são seres humanos do sexo feminino, são as fêmeas da espécie humana, elas possuem os cromossomos XX, uma vagina, um útero e seios capazes de amamentar

O fenótipo feminino humano é totalmente bem definido, não abrindo margens pra relativizações e intersexuais não abrem precedentes pra que o sexo feminino seja "queerzado"

Anônimo disse...

esse é o tamanho do estrago e da sequela causada pela judite butler

Anônimo disse...

travestis não são mulheres só pq eles afirmam "com muita categoria" de q são, assim como eu tb não sou napoleão bonaparte só pq estou muito convencida disso

todo mundo sabe q o sexo é definido pelos cromossomos, assim como a cor da pele é definida por genes (e ninguém alega ser um transnegro ou transbranca)

Anônimo disse...

dado importante:

80% das crianças q manifestam disforia de gênero, deixam de manifestar quando ultrapassam a infância

e há transativistas q defendem terapia hormonal para crianças com menos de 10 anos de idade

Anônimo disse...

Só a Rachel Dolezal, que se considera transnegra. Mas diferente do transgenerismo ela é descartada como louca, apropriadora, sem noção, etc. Nada a ver com ela ser uma mulher, de certo... Quando homens falam, mesmo que sejam as coisas mais absurdas, ilógicas e irreais (como que eles são mulheres por dentro), sempre vai ter alguma pessoa idiota para acreditar e comprar a farsa dos vermes. Patriarcado é nojento.

Anônimo disse...

"e ninguém alega ser um transnegro ou transbranca"

bem lembrado, não existe um transindígena, um transjaponês, etc.

as raças e as etnias são reconhecidas (e os movimentos só aceitam assim) por fatores estritamente biológicos (seja pelo tom de pele, pela ascendência, pelo fenótipo, etc.). Mas quando se trata de sexo e gênero, aí somos obrigados a abrir uma "brecha"

ah... mas não mesmo

Anônimo disse...

"Patriarcado é nojento."

agora conta uma novidade

Anônimo disse...

esse texto hiper-falacioso e mentiroso só não é pior q a crença em 300 gêneros diferentes, um pra cada dedo do pé

Anônimo disse...

@12:48
"(e ninguém alega ser um transnegro ou transbranca)"

https://www.rt.com/viral/382746-transblack-woman-racial-vocabulary/

http://www.progressivestoday.com/white-blacklivesmatter-activist-says-didnt-choose-trans-black/

Anônimo disse...

Que isso Lola... já não basta as polêmicas sobre transativismo vc ainda quer mais polêmica ao publicar essa frase:

"Ou seja, falar português não é um fenômeno genético"

Daqui a pouco vai a caixa de comentários vai estar cheia de haters debatendo gerativismo x estruturalismo!!!! (kkkkkkkkkkk quem dera...)

Anônimo disse...

Patriarcado é nojento e causa demência.

Anônimo disse...

13:13 ai amigo, q preguiça

é claro q um maluco ou outro sempre vai existir, o tom da minha fala é genérica, burraldo

não há um movimento grande ou largamente aceito q pregue o "transracialismo" (pelo menos por enquanto), ao contrário do transgenerismo

Anônimo disse...

O meu gênero é agênero anti-gênero abolicionista de gênero. Cadê seu deus agora, ativistas de gênero?

Anônimo disse...

13:13

pois é, e essa maluca é vista como ela é de fato, uma PIADA

uma pena q nós mulheres tb não possamos dizer o mesmo, mas sim... precisamos aceitar sem negociação q uma Carlota Miranda (pra quem não sabe: é um maxo barbado e maquiado) em espaços estritamente femininos, caso contrário: estaremos sendo "transfóbicas"

Anônimo disse...

Se vc tivesse nascido na Noruega não falaria português, mas falaria uma lingua, isto que é biológico.

Anônimo disse...

preparem-se, se essa maria caladora aparecer por aqui, será um bombardeio de textões um atrás do outro (cheios de falácias, mentiras, enganos e forçações de barras)

obviamente ng os lerá (alguns mais corajosos vão começar e parar na segunda linha), mas isso não importa, o q vale mesmo é vencer pela verborragia pseudo-científica

Anônimo disse...

dados tirados do cu, só se for

mas o melhor foi esse

"a maioria das pessoas sente atração pelo sexo oposto"

kkkkkk, nossa, ninguém sabia disso

Anônimo disse...

13:35

Já existem e se chamam "other-kin".

Anônimo disse...

Dados reais que incomodam transativistas, homens e mascus:
- 95% dos presidiários, criminosos e bandidos são homens
- 98% dos abusadores sexuais, pedófilos e estupradores são homens
- 94% dos homicídios contra a população masculina é cometida pelos próprios homens
- 80% das crianças q manifestam disforia de gênero, deixam de manifestar alguns anos depois (e são homens)

Anônimo disse...

"Já existem e se chamam "other-kin"."

parabéns judith butler; vc tá feliz? era isso o q vc queria?

Anônimo disse...

gênero não-binárie é outra masturbação mental q não existe, mas alguns realmente estão convencidos de q não pertencem a sexo nenhum

Anônimo disse...

Esse texto tem tantas falácias (i)lógicas q é até mt difícil numerar e nomear todas.

Anônimo disse...

* não entendi a razão de vc ter -dado- "razão" pra esse engodo

A. disse...

“Dizer que um homem é heterossexual implica somente que ele mantém relações sexuais exclusivamente com [ou submete sexualmente] o sexo oposto, ou seja, mulheres. Tudo ou quase tudo que é próprio do amor, a maioria dos homens hétero reservam exclusivamente para outros homens. As pessoas que eles admiram; respeitam; adoram e veneram; honram; quem eles imitam, idolatram e com quem criam vínculos mais profundos; a quem estão dispostos a ensinar e com quem estão dispostos a aprender; aqueles cujo respeito, admiração, reconhecimento, honra, reverência e amor eles desejam: estes são, em sua maioria esmagadora, outros homens. Em suas relações com mulheres, o que é visto como respeito é gentileza, generosidade ou paternalismo; o que é visto como honra é a colocação da mulher em uma redoma. Das mulheres eles querem devoção, servitude e sexo. A cultura heterossexual masculina é homoafetiva; ela cultiva o amor pelos homens.”

Marilyn Frye (1983)


Os homens realmente se amam. Os que não transam ainda só não fizeram porque têm muito medo de serem descobertos e perderem os privilégios de macho heterossexual. Mas a maioria faz escondido. Inclusive nossos pais, irmãos e namorados/maridos.


Quase 100% dos homens tem experiências homossexuais na juventude/adolescência.

É tudo enrustido. Eles vivem numa cultura fortemente falocentrada/falocêntrica e idólatra de falos, tudo que fazem é adorar falos e sujeitos falocentrados, como é que diante disso não realizam essa homossexualidade senão pela forte autorrepressão? Tudo enrustido.

Anônimo disse...

Não sou biólogo, mas o texto está recheado de falácias grosseiras do início ao fim. Não há implicação lógica, dos dados e das teorias biológicas, para o universo da moral ou da ética. Isso já é sabido desde Hume: os universos ontológico e deontológico não se implicam logicamente. Em outras palavras, quando a biologia descreve funcionalmente os organismos vivos, ela não prescreve regras de comportamento. Assim, se o biólogo nos diz que o sexo tem papel na reprodução da espécie, está apenas indicando que essa prática se desenvolveu, durante a evolução, para otimizar as possibilidades de reprodução e sobrevivência dos grupos de seres humanos. Disso não se segue, de maneira nenhuma, que o sexo DEVA ser restringido a essa finalidade. Não se pode, de uma proposição descritiva, deduzir uma prescrição normativa. Logo, dizer que o sexo serve à reprodução não implica dizer que ele não possa ser ressignificado, ou utilizado para outras finalidades. Isso, aliás, é bastante comum, e a biologia o reconhece: a boca, por exemplo, era inicialmente uma estrutura que tinha por função apenas servir de porta de entrada para nutrientes nos organismos vivos. No entanto, ela passou a desempenhar diversas outras finalidades, servindo à comunicação, à degustação e até ao prazer sexual. Nada disso contradiz a explicação biológica sobre a origem desse órgão. A própria dialética da evolução supõe acontecimentos dessa ordem.

Todo o texto, e sua pretensa "crítica" à biologia, parece partir de uma incompreensão acerca do que pode e do que não pode ser inferido a partir dessa ciência. A biologia não pretende, e nem pode, adentrar na esfera da moral: seus enunciados se restrigem a elucidar COMO os organismos vivos funcionam, e por que, à luz das variáveis da teoria evolucionista (adaptada às noções da genética) vieram a ser como são. Não há, aí, comandos que pretendem determinar de que maneira os seres humanos devem se comportar. Apenas explicações que elucidam como o organismo humano funciona, e que processos influíram na sua configuração atual.

A impressão que tenho é que as ofensivas do feminismo contra a biologia estão, em boa medida, calcadas na má compreensão dessa ciência, somada à vontade de afastá-la dos debates sobre a dinâmica do relacionamento entre os sexos (para que, então, essas discussões se pautem exclusivamente pela narrativa das teorias feministas e os conceitos com os quais essas narrativas trabalham: poder, dominação, socialização, etc).

Anônimo disse...

14:00 amigo, quem escreveu esse texto não foi uma feminista, foi uma transativista, a sua crítica final ao feminismo é equivocada, pq nós nos opomos ao engodo aqui publicado e concordamos com a suas premissas

mas eu particularmente mantenho a mesma opinião da comentarista acima (em relação ao q vc escreveu):

'a finalidade do sexo (como um todo) não é a reprodução, caso fosse, primeiro teria q ser uma coisa involuntária ou indispensável, o q na realidade: é totalmente voluntário e dispensável, e segundo q ng se masturbaria. A fecundação é apenas uma probabilidade de um tipo MUITO ESPECÍFICO de ato sexual'

já tá na hora de compreendermos e aceitarmos essa realidade (não ao positivismo)

Anônimo disse...

“Dizer que um homem é heterossexual implica somente que ele mantém relações sexuais exclusivamente com [ou submete sexualmente] o sexo oposto, ou seja, mulheres. Tudo ou quase tudo que é próprio do amor, a maioria dos homens hétero reservam exclusivamente para outros homens. As pessoas que eles admiram; respeitam; adoram e veneram; honram; quem eles imitam, idolatram e com quem criam vínculos mais profundos; a quem estão dispostos a ensinar e com quem estão dispostos a aprender; aqueles cujo respeito, admiração, reconhecimento, honra, reverência e amor eles desejam: estes são, em sua maioria esmagadora, outros homens. Em suas relações com mulheres, o que é visto como respeito é gentileza, generosidade ou paternalismo; o que é visto como honra é a colocação da mulher em uma redoma. Das mulheres eles querem devoção, servitude e sexo. A cultura heterossexual masculina é homoafetiva; ela cultiva o amor pelos homens.”

Marilyn Frye (1983)

Os homens realmente se amam. Os que não transam ainda só não fizeram porque têm muito medo de serem descobertos e perderem os privilégios de macho heterossexual. Mas a maioria faz escondido. Inclusive nossos pais, irmãos e namorados/maridos.

Quase 100% dos homens tem experiências homossexuais na juventude/adolescência.

É tudo enrustido. Eles vivem numa cultura fortemente falocentrada/falocêntrica e idólatra de falos, tudo que fazem é adorar falos e sujeitos falocentrados, como é que diante disso não realizam essa homossexualidade senão pela forte autorrepressão? Tudo enrustido."
__________

Amore, isso é mais velho q andar pra trás

Josiane disse...

A.

Que eles se amam não tenho a menor dúvida! Até os que eu julgava melhorzinhos me decepcionaram muito no quesito defensores e protetores de outros homens. Toda a cultura dos homens é homoafetiva. Cada dia que passa gosto um pouco menos de todos os homens, e é um caminho sem volta.

Anônimo disse...

ops, quis dizer, é mais velho q andar pra frente (mas vc entendeu)

Anônimo disse...

Já disse e repito NÃO DÁ para ser feminista e coadunar com a transgeneridade, porque a espinha dorsal do feminismo é a crença de que não tem isso de mulher nascer mulher e homem nascer homem.
Direito de votar, trabalhar, não ter filhos, não sofrer violência, isto não precisa necessariamente do feminismo. Portanto o tema central do feminismo é mesmo a crença de que não se nasce mulher portanto NÃO É POSSÍVEL defender a transgeneridade. SIMPLES. E isso não é transfobia gente PELO AMOR DE QUALQUER COISA QUE VOCÊ QUISER isso não é transfobia é lógica, é simplesmente uma corrente de pensamento. Ninguém está falando que estas pessoas não mereçam respeito, emprego, dignidade e uma vida plena, pois como cidadãos tem todos os direitos que os demais. PORÉM uma feminista não tem que ser a boa moça e falar AMÉM você é mulher. NÃO.

Sandra

Anônimo disse...

mas é claro q mulheres nascem mulheres, quem diz o contrário é justamente os transativistas

se vc se refere à frase existencialista da beauvoir, aquilo é um contexto distinto (muito deturpado pelo transativismo, aliás)

Anônimo disse...

lola, esse texto não convenceu NINGUÉM

todo mundo se opôs à ele, felizmente

Anônimo disse...

é ridículo essa tentativa patética do ativismo trans se escorar nos gays

depois não entendem pq as pessoas tem dificuldade em separar "identidade de gênero" de orientação sexual

são coisas completamente distintas, e com razões diferentes de existir e serem explicadas

aliás, queria falar uma coisa com muita sinceridade, espero não ter meu comentário deletado:

o movimento LGBT não é casa da mãe joana, cada movimento novo eles transformam numa sigla e jogam pro gays arcarem: é um tal de: LGBT"T", LGBT"I", LBGT"Q", LGBT"+" - Façam-nos o favor, a verdade é q o movimento era MUITO MELHOR quando restrito à pessoas gays e lésbicas

Anônimo disse...

Ninguém nasce mulher ou homem. Porque ninguém nasce adulto já crescido e socializado.

Todo mundo nasce bebê. Menina ou menino.

O tratamento, a socialização que cada pessoa recebe pela sociedade depende desses fatos, do sexo biológico. Não é aleatório, não é por "auto identificação", ou por qualquer outra razão sem noção, como transativistas querem fazer passar como real. Aqui feminismo e transativismo são completamente opostos, contrários um ao outro.

Anônimo disse...

Desculpe anônimo em 14:33 meu comentário pode não ter ficado claro. E sim distorcem absolutamente o a frase de beauvoir
O que quis dizer é que o feminismo defende que a mulher não nasce com a vontade inata de passar batom, não é isso que a define, ela nasce biologicamente mulher CLARO você está correto. E portanto aceitar a transgeneridade é aceitar por tabela que mulheres nascem com um cérebro feminino (feminino de acordo com o estereótipo claro) e loucas para passar um batom.
Anonimo em 14:50 é exatamente por ai. São movimentos contrários.
Sandra

Anônimo disse...

o que significa M:DO?

Anônimo disse...

quando se diz q se nasce mulher, é pq mulher é sinônimo de sexo feminino

esse é o primeiro significado da palavra mulher: fêmea humana, ser humano do sexo feminino

as pessoas ou nascem do sexo feminino ou masculino, isto é, mulher ou homem

Anônimo disse...

14:57 exatamente, amada

Anônimo disse...

Movimento LGBT na verdade é TBGL e assim como o L não significa mais lésbicas há muito tempo (tá mais pra L de Liberal) em breve o G não vai mais significar Gays ou Gays não vai mais significar Homossexuais do sexo masculino. Aliás, percebem que não se pode mais falar em movimento Homossexual? Tem que aglutinar e fazer valer a causa de todas as outras pessoas por cima das causas dos Gays e das Lésbicas. Quem sabe não tá na hora de homens gays e mulheres lésbicas resgatarem seus próprios Movimentos Homossexuais e deixarem pra trás essa sopa de letras sem sentido pros abutres que já se apoderaram dela. Acho que já tá demorando pra desse comeback acontecer.

Anônimo disse...

De fato, anon 14:59 :)

Anônimo disse...

kkkk, notei q todo mundo (de qualquer vertente: liberal ou câncerva) se unem pra pisar nos trans, nos muçulmanos e nos veganos, rsrs

Anônimo disse...

Que comentário idiota. Feminismo não é liberal nem câncerva. Feminismo é Radical. Radicalmente Revolucionário em oposição ao Patriarcado e tem a finalidade de destruí-lo. Lide com isso.

Anônimo disse...

correto anon 14:08, também sou contra tornar a palavra "sexo" um termo genérico para 'ato sexual vaginal'

não é assim na realidade

até pq esse é o tipo de sexo q as pessoas menos fazem, rsrs

Anônimo disse...

Esses otários só conhecem e entendem liberalismo aplicado à mulheres, transativismo, teoria gender queer, "guerreiros da justiça social", grupos de mulheres marxistas, esquerdistas, anarquistas, etc. e acham que isso é feminismo. Coitados.

Mas são os fatos da vida, o feminismo tá muito além dos homens e de sua compreensão falha e limitada. Feminismo não diz respeito a homens mesmo. Então que se fodam.

Anônimo disse...

15:18 não me referi ao feminismo filha, e sim às correntes de pensamento gerais

Anônimo disse...

os supremacistas masculinos possuem fixação genital e muitas vezes usam a palavra 'sexo' para se referir especificamente à penetração pênis-vagina.

mas 'ato sexual vaginal' também é um termo genérico, não muito preciso, pois podem ser feitas outras coisas sexuais com a vagina, não só a introdução de um pênis.

Anônimo disse...

15:28

Blablablablablá incluindo feminismo em liberal ou em câncerva, o que está completamente errado.... Não tem desculpa, cara, o melhor pra vc msm é nem continuar, ficar caladinho. Xiu!

Anônimo disse...

"mas 'ato sexual vaginal' também é um termo genérico, não muito preciso, pois podem ser feitas outras coisas sexuais com a vagina, não só a introdução de um pênis"

exatamente

Ana disse...

E a coisa só vai piorar, quem n quiser relacionamento afetivo/sexual com pessoa trans será taxado de transfobico e será hostilizado. Porque, afinal, eles são idênticos a quem nasce homem ou mulher. Se vc discordar é maluco e preconceituoso.
Na verdade já acontece isso, mas ainda n está forte.
Se vc é mulher e hetero, basta fingir q o homem trans tem um pinto e ignore sua própria sexualidade . Se for homem e hetero faça o mesmo.
E como disseram aí, n estamos dizendo q eles n merecem respeito. Mas eles pedem respeito, desrespeitando os outros e forçando a barra.
Vi até um canal de um homem trans q publicou sua fotos nu, mostrando seu clitóris bem avantajado garantindo q era praticamente um pênis...
N dá.

E me faz questionar outras coisas, porque essa distorção de si mesmo é considerado normal, enquanto, outras são problemas psicológicos ou n são aceitos.
Um homem pode falar q é mulher mas uma pessoa branca n pode se dizer negra. Uma pessoa anoréxica deveria ser considerada normal, se ela se vê e sente gorda, quem somos nós pra falar o contrário.


E outro ponto incomoda, reclamam do padrão hetero mas querem enfiar o padrão bi goela abaixo, todo mundo é bi, o patriarcado q reprime...

Anônimo disse...

eu não apoio o bissexualismo de forma alguma.

Anônimo disse...

lola, se por acaso o alexandre frota querer usar um banheiro feminino e para isso alegar se identificar com mulher, vc vai defendê-l"a"?

Anônimo disse...

"Um homem pode falar q é mulher, mas uma pessoa branca não pode se dizer negra. Uma pessoa anoréxica deveria ser considerada normal, se ela se vê e sente gorda, quem somos nós pra falar o contrário?"

vc foi NO PONTO

Anônimo disse...

Bissexualismo tem um pé no heterossexualismo, logo, sou contra.

Anônimo disse...

vou reescrever, pois pode haver quem ainda não entenda:

Uma pessoa nascida do sexo masculino pode falar que é mulher (falar que é "igual" a alguém do sexo feminino), mas uma pessoa branca não pode se considerar negra. Seguindo esta lógica "aceita", uma pessoa anoréxica deveria ser considerada normal, pois se ela se vê e se sente gorda, quem somos nós pra falar o contrário?

Como os americanos gostam de dizer: "double standards"

Anônimo disse...

se um homem gosta de usar maquiagem ou saia, ótimo, ele não deve ser privado disso, pq essas coisas não são "coisas de mulher"; homens podem usar maquiagem ou vestido quando quiserem, não precisam acreditar q são mulheres por causa disso, e não precisam se mutilar tb, numa tentativa de "emular" o corpo feminino

é por conta desses quilos de hormônios q a expectativa de vida de um travesti é tão reduzida, mas parece q é um "tabu" falar sobre esse fato

Anônimo disse...

“Dizer que um homem é heterossexual implica somente que ele mantém relações sexuais exclusivamente com [ou submete sexualmente] o sexo oposto, ou seja, mulheres. Tudo ou quase tudo que é próprio do amor, a maioria dos homens hétero reservam exclusivamente para outros homens. As pessoas que eles admiram; respeitam; adoram e veneram; honram; quem eles imitam, idolatram e com quem criam vínculos mais profundos; a quem estão dispostos a ensinar e com quem estão dispostos a aprender; aqueles cujo respeito, admiração, reconhecimento, honra, reverência e amor eles desejam: estes são, em sua maioria esmagadora, outros homens. Em suas relações com mulheres, o que é visto como respeito é gentileza, generosidade ou paternalismo; o que é visto como honra é a colocação da mulher em uma redoma. Das mulheres eles querem devoção, servitude e sexo. A cultura heterossexual masculina é homoafetiva; ela cultiva o amor pelos homens.” - Marilyn Frye (1983)

Os homens realmente se amam. Os que não transam ainda só não fizeram porque têm muito medo de serem descobertos e perderem os privilégios de macho heterossexual. Mas a maioria faz escondido. Inclusive nossos pais, irmãos e namorados/maridos.

Quase 100% dos homens tem experiências homossexuais na juventude/adolescência.

É tudo enrustido. Eles vivem numa cultura fortemente falocentrada/falocêntrica e idólatra de falos, tudo que fazem é adorar falos e sujeitos falocentrados, como é que diante disso não realizam essa homossexualidade senão pela forte autorrepressão? Tudo enrustido."

QUANTOS FATOS!!! caiu a máscara do heterossexualismo

Anônimo disse...

q o patriarcado reprime é fato, mas muito mais do q reprimir, ele esconde, disfarça, e disfarça mal

a prova é o linguajar q os homens usam entre si: "vou te comer", eles mesmos confessam através da neurolinguística do q gostam de verdade, além de diversos outros comportamentos observáveis dos nossos coleguinhas homens, freud chamava isso de recalque e tb há um texto bíblico muito pertinente: "a boca fala daquilo q o coração está cheio"

Anônimo disse...

mascu é um subtipo de g0y, né?

Anônimo disse...

o patriarcado se fundamenta no fato de um homem ter uma mulher, ou mulheres, quanto mais mulheres um homem é capaz de ter (por qualquer meio), mais o patriarcado é fundamentado

chega de ficarmos discutindo o sexo dos anjos, o quanto o machismo é ruim (já estamos carecas de saber) e de q forma mágica acabar com o patriarCACAdo

essa forma já existe e é simples: se afastar dos homens, é a única forma viável de acabar com o patriarcado, não permitindo q eles se relacionem sexual ou afetivamente conosco

eles vão espumar de raiva, mas foda-se, a misoginia nunca irá acabar, enquanto houver sexo masculino haverá misoginia

Acho q a gente precisa mais do q nunca acordar pra realidade, o meio de destruirmos nosso ininigo, o patriarcado, todas nós conhecemos, então pelo o quê estamos esperando?

Anônimo disse...

Se todas as mulheres simplesmente abandonassem os homens, se recusassem a ter qualquer relação com eles, todos os homens, o governo e a economia desmoronariam completamente. Mesmo sem deixar os homens, as mulheres conscientes da extensão de sua superioridade e de seu poder sobre eles, poderiam adquirir controle absoluto sobre tudo dentro de poucas semanas, poderiam realizar a total submissão dos machos às fêmeas. Numa sociedade sã, o macho trotaria obediente atrás da fêmea. O macho é dócil e facilmente conduzido, submetido sem esforços ao domínio de qualquer fêmea que se importe em dominá-lo. O macho, na verdade, deseja desesperadamente ser conduzido pelas fêmeas, quer a Mamãe no comando, quer abandonar-se aos cuidados dela. Mas esta não é uma sociedade sã, e a maioria das mulheres não é, nem vagamente, consciente de sua situação em relação aos homens.

Anônimo disse...

nossa, não teve uma alma viva aqui q tenha sido capaz de concordar com o texto, tá ruim hein, kkk

de 76 comentários (incluindo este) absolutamente todos negativaram, mas não é pra menos, texto ruim da p&rra, vai sofismar na casa do c%ralho

lola aronovich disse...

Ou pode ser também que os 76 comentários tenham sido escritos pelo mesmo troll, ou talvez por uns 2 ou 3. Só não sei se o troll é mascu ou radfem ou mascu se passando por radfem pra desmoralizar as radfem (e as feministas em geral). Só sei que é transfóbico.

Anônimo disse...

O conflito, portanto, não é entre mulheres e homens, e sim entre mulheres dominadoras, seguras de si mesmas, confiantes de suas próprias capacidades, mordazes, desagradáveis, violentas, egoístas, independentes, orgulhosas, em busca de emoções, que vão aonde querem, arrogantes, que se consideram aptas a governar o universo, que já percorreram livremente os limites desta “sociedade” e estão dispostas a ir muito mais além do que ela tem a oferecer – e as Meninas do Papai amáveis, passivas, aprovadamente “cultas”, delicadas, dignas, domesticadas, dependentes, assustadas, estúpidas, inseguras, carentes de aprovação, incapazes de enfrentar o desconhecido; que querem continuar chafurdando no esgoto (pois ao menos é familiar para elas), que querem ficar para trás junto com os macacos; que só se sentem seguras com o Grande Papai ao seu lado, com um homem grande e forte em quem se apoiar e com uma cara gorda e peluda na Presidência; que são covardes demais para encarar a horrível realidade do que é um homem, do que é o Papai; que lançaram sua sorte ao lado do suíno, que adaptaram-se à bestialidade, sentem-se superficialmente confortáveis com isso e desconhecem qualquer outro modo de “vida”; que reduziram sua mente, seus pensamentos e suas percepções ao nível do macho; que, carentes de senso, imaginação e perspicácia, só podem ter valor numa “sociedade” masculina; que conseguem ter um lugar ao sol, ou melhor, na lama, somente como aduladoras, impulsionadoras do ego masculino, tranquilizadoras e reprodutoras; que são rejeitadas como inconsequentes pelas outras fêmeas, que projetam suas deficiências, sua masculinidade, sobre todas as fêmeas e veem a fêmea como um verme.

Mas fêmeas dominadoras são impacientes demais para esperar a neutralização do efeito da lavagem cerebral em milhões de idiotas. Por que as fêmeas vibrantes precisam continuar a se arrastar tristemente ao lado de machos tediosos? Por que o destino daquela que é corajosa deve ser entrelaçado ao daquele que é covarde? Por que aquela que é ativa e imaginativa deve consultar, sobre política social, aquele que é passivo e obtuso? Por que a independente deve ficar confinada no esgoto junto com a dependente que precisa do Papai para se apoiar?

Um pequeno punhado de fêmeas dominadoras pode tomar o controle do mundo inteiro dentro de um ano, fodendo sistematicamente o sistema, destruindo seletivamente a propriedade e assassinando homens.

Anônimo disse...

tá bom lola, nem vc acredita nisso, repete mais 10 vezes q vc se convence

em tempo: o texto é ruim e falacioso, FATO, há maneiras "melhores" de defender o transativismo, essa foi uma das piores

Anônimo disse...

Então lola, eu não sou mascu, pode ficar tranquila, mas pq vc ao invés de só taxar de "mascu", "transfóbico", etc. não debate?

Realmente, NINGUÉM aqui se pôs a favor desse texto falacioso, há dezenas de argumentos aqui muito bem redigidos e q curiosamente estão e ficarão sem respostas, pq será? Talvez pq seja difícil contrargumentar a realidade

fica a dica

Anônimo disse...

Lola? Lola?! Lola?!?!! A realidade tá te chamando de volta, querida. Volte para a luz, Lola Aronovich. Volte para a luz!

lola aronovich disse...

A "luz" de vcs é transfóbica e segregacionista. Quero não, obrigada.

Ana disse...

Pelo amor de Deus! Todo mundo aqui é troll/mascu porque discordou do texto? Depois n sabe porque cai o número de comentários.

Anônimo disse...

"Pelo amor de Deus! Todo mundo aqui é troll/mascu porque discordou do texto? Depois n sabe porque cai o número de comentários."

pois é, eu esperava argumentos, não taxações: "mascu", "troll", "transfóbico"

decepcionante, deve ser pq quem discordou e argumentou é quem está com a razão (e não é q estão mesmo)

Anônimo disse...

"transfóbica" pq a gente não quer aceitar um alexandre frota em banheiro feminino, com a desculpa de q ele se "identifica como mulher"

Anônimo disse...

Lola o que você acha de adoção de cotas para travestis?

Anônimo disse...

Gente vcs sabiam que um buraco artificialmente produzido no meio das pernas e encapado com restos penianos e escrotais não é uma vagina?

Vagina é o órgão sexual das mulheres, complexo, funcional, autolimpante. Um buraco de resto de pinto e saco que expele esmegma e serve apenas pra outro macho meter o pinto é só um buraco de resto de pinto e de saco mesmo.

Bjas.

Anônimo disse...

Eu sou sou um submarino de ataque nuclear russo e vcs seus mascus nao podem dizer ao contrario

Anônimo disse...

A nossa luz é verdadeiramente efetiva

Anônimo disse...

A luz é de onde vem a realidade, Lola, se quiser sair desse buraco de delírios piroquistas o convite pra voltar pra realidade já está feito e tem muitas feministas com as mãos estendidas e de braços abertos prontas pra te receber e outras feministas que tbm ainda estão no transe.

Anônimo disse...

Falar a realidade é transfobia... Os genes, dna, n mudam de acordo com o pensamento. Tem ninguém aqui defendendo q trans sejam desrespeitados, mas n temos q crer q um cara é uma mulher pra respeitar o mesmo. Vcs querem é ditadura, n basta respeitar, tem q engolir 100% do blá blá de vcs.

Tenho primos gays e nunca tratei mal e continuo achando q isso n é normal, vcs distorcem tudo pra se enquadrar na militância, basta n concordar com algo q a pessoa já vira preconceituoso.

Anônimo disse...

19:07 vá pro inferno mascu babaca, ng qui quer heterossexualismo enfiado goela baixo não

Anônimo disse...

esse tal maria caladora distorceu completamente a biologia, isso se chama sofisma

Anônimo disse...

17:00 e 17:10, meus parabéns! são as verdades q as mulheres estavam precisando

Anônimo disse...

Patriarcado é nojento e causa demência. [2]

Anônimo disse...

Em um mundo onde metade da população e ofendida sendo estuprada por quem tem pau, balançam o pau para nós,nos engravidam com paus,nos ofendem e assediam com paus, nos passam doença com paus...
Ainda tem gente que vem dizer que genitália não define nada.

Anônimo disse...

Olá, eu me considero e me alto determino como um Deus, e acho que tenho todo o direito de ser idolatrado e venerado por vocês vermes insolentes.
Quem discordar e divinofobico :)

donadio disse...

"Todo mundo aqui é troll/mascu porque discordou do texto? Depois n sabe porque cai o número de comentários."

Não parece que o número de comentários esteja caindo, ao contrário. O que, isso sim, vem caindo, muito, é a qualidade.

Não ajuda, é claro, quando, como neste caso, o post também é ruim (aliás começando pelo screen name da pessoa, bem característico de comentarista de portal (para quem o objetivo do debate não é esclarecer as questões, e sim reduzir o interlocutor ao silêncio. "Caladora" é quem cala os outros).

Anônimo disse...

continuo não achando q héteros sejam normais

Anônimo disse...

100 comentários, e NENHUM deles em apoio ao post

q auge!

Anônimo disse...

"Uma pessoa nascida do sexo masculino pode falar que é mulher (falar que é "igual" a alguém do sexo feminino), mas uma pessoa branca não pode se considerar negra. Seguindo esta lógica "aceita", uma pessoa anoréxica deveria ser considerada normal, pois se ela se vê e se sente gorda, quem somos nós pra falar o contrário?"

esse pra mim foi o melhor comentário de todos, pode fechar o tópico moderação

Anônimo disse...

Fora a Lola acho que não apareceu nenhuma feminista aqui que ainda tá presa no transe piroquista. Ainda bem! :D

Anônimo disse...

As radfems são tão tiranas, autoritárias e totalitárias quanto os mascus.

Anônimo disse...

"as radfems são tão tiranas, autoritárias e totalitárias quanto os mascus"

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk q piada kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

vc quis dizer q somos SUPERIORES aos mascus? verdade, mas quem não é? até os transativistas conseguem esse feito

Anônimo disse...

Quem gosta de calar a boca de mulheres é macho, que eu saiba.

A socialização nunca falha né gente?

Vi e Wal disse...

Considerando a biologia mesmo, existem pessoas intersexo. São pessoas que não se encaixam nem no sexo masculino nem no feminino. Qual gênero devemos atribuir para estas pessoas, então, se elas não tem um sexo ou o outro? Outro ponto importante é que gênero e sexo não são a mesma coisa. Então uma pessoa pode ter um sexo e não sentir que o gênero está de acordo. As pessoas que dizem que gênero é a biologia são as mesmas que usam aquela teoria já refutada que o homem trai mais porque é biologicamente programado para ser promíscuo como justificativa para a própria incapacidade de tomar responsabilidade pelas próprias decisões.

Anônimo disse...

O post polêmico em questão dizia respeito a uma MULHER covardemente chamada de "homem trans" por alguém que se diz transativista, que levantou a carta da transfobia no relato de uma MULHER que colocava suas razões PESSOAIS para não performar feminilidade.

Só pra contextualizar rapidinho a situação aqui.

Anônimo disse...

"se elas não tem um sexo ou o outro?"

meu deus, q burrice, é claro q intersexos tem um sexo, e não é o sexo intersexo, isso não existe, intersexo não é um sexo, é uma deformação

intersexuais só podem ser homens ou mulheres, na maioria dos casos, são mulheres

"gênero e sexo não são a mesma coisa"

mas é exatamente isto, o "gênero", q o feminismo radical busca combater, na filosofia radical gênero não existe

em tempo: gênero é o nome de um táxon, no caso de nós humanos, o gênero -Homo- (não hétero, rs)

Anônimo disse...

olha só, aparentemente temos um primeiro comentário favorável

parabéns minha querida, agora já pode escolher o q vc quer ganhar na roleta:

playstation! playstation! playstation!

ah... ganhou um jogo da vida, dá pra seu irmão mais novo, ele vai amar

Anônimo disse...

aquele post tem umas pérolas maravilhosas

"Anônimo disse...

Uma mulher no exercício pleno dos seus direitos decide não performar a feminilidade estética convencional, fala de sua própria experiência e isso é transfobia COMO?

Sem textão, resposta objetiva, máximo 3 linhas. No aguardo.
9 de abril de 2017 22:54 "

e a caladora não respondeu hahahahahahahahaha

porque o que ela disse simplesmente não é verdade (que a resposta estava em comentário anterior)

tava não, li as porra tudo

falta de clareza é um bom indício de quando a pessoa não sabe bem do que tá falando

Anônimo disse...

n apareceu ngm pra defender as trans q estranho...

Anônimo disse...

Lola, sou sua fã incondicional, mesmo, e não é por discordar de você que serei menos sua fã. Mas fui reler o post no qual essa discussão se originou e fiquei meio chocada. Porque sim, a menina que não quer ser feminina não precisa ser homem, não tem que ser trans, ela pode fazer o que ela quiser e a discussão naquela caixa de comentários tava horrível, transfobia de um lado e opressão do outro. Acho que trazer esse comentário sem o contexto do qual foi gerado não foi uma boa ideia. De tudo isso, continuo desejando tudo de melhor para a menina do guest post original.

Anônimo disse...

Exato anônimo em 22:37
Eu achei muita manipulação do post e beira o mal caratismo mesmo.
Pois o post fala de tudo menos de transgeneridade, fala sobre a sensações da MULHER com relação ao que se espera que se seja uma MULHER na nossa sociedade.
Ao que tudo indica ela “apenas” não estava interessada em performar como você bem disse, não me pareceu que ela desejasse ou se identificasse como homem, ela queria ser um HUMANO nascido femea “apenas” isso no sentido mais simples possível.
Mas é isso mesmo vida que segue.

Sandra

Anônimo disse...

As radfems são tão estúpidas quanto os mascus. São proporcionais.

Anônimo disse...

''maria caladora'', que nome mais opressor.

Uma mulher é um ser humano do sexo feminino disse...

As radfems são tão estúpidas quanto os mascus? Engraçado, não são as radfems que acreditam que ser mulher é fragilidade, delicadeza, vaidade, dependência e submissão, que ser mulher é passar maquiagem, ter cabelo comprido, usar vestido/saia, salto alto, penduricalhos, ter maneirismos afetados, gostar de cuidar da casa, de homem, querer ser mãe, etc. etc. etc. Mas tanto masculinistas quanto trans, ou qualquer pessoa que acredita e apoia o transgenerismo, acreditam que ser mulher é isso. Quem é tão estúpido quanto quem mesmo?

Anónimo disse...

"Apenas" metade? Fale mais sobre isso :D

Anónimo disse...

Todo o mundo feminino eh masoquista pq adora quando eh penetrada e tem um orgasmo onde tem estimulação vaginal e pode tbm fazer estimulação clitoriana e se quiser ateh anal ao mesmo tempo ;)....mas isso eh masoquismo,esse negocio de prazer.....AFFE eh cada um...

Anônimo disse...

Chegou outro sofista querendo substituir "maria" caladoura. Vai ter que comer mais feijão com arroz pra aguentar o tranco e ter que apelar mais na verborragia, se quiser ocupar o cargo.

Anónimo disse...

Vdd quase NADA ein....affe, melhor ler essas coisas doque ser cego

Anônimo disse...

Xiii.... é completamente louco e burro.

Não dá pra entender nada desses comentários sem sentido e picotados desse "Anónimo" surtado.

Anónimo disse...

Kkkkkkkkkkk caraca....entao a gente tem prazer pra diversão....por favor fale mais sobre isso

Anónimo disse...

Perai....mas se vc tornasse mulher,entao eh exatamente o contrario doque vc tah falando o.O

Anônimo disse...

perguntas cínicas eu não respondo não, burro

Anônimo disse...

Cínicas e mal referenciadas, não dá nem pra saber direito sobre o que esse idiota tá falando. É um apedeuta desesperado por atenção.

Crl disse...

Nossa, qta ignorância biólogica em um post.
Homossexualidade é um comportamento natural, sem causa reconhecida pelo consenso acadêmico, mas completamente explicável com a biologia.
Sexo biológico pode se limitar a cromossomos, mas está intimamente ligado a níveis hormonais, e um mamífero macho XY ppde não manifestar qualquer fenótipo masculino da espécie se não tiver adequado desenvolvimento hormonal, em especial na vida intrauterina e na puberdade. Há atualmente interessantes teorias qto a origem da transexualidade.
Outro ponto, a espécie humana não é a única com performance d gênero q por vezes destoa do sexo biológico.
E por último, o ser humano é um ser biopiscicosocial, não se pode limitar-se à apenas um dessese aspectos. Td influencia no comportamento humano, genética, ambiente, sociedade.

Anônimo disse...

11:09 só falou obviedades, mas a questão não é essa

nada disso justifica q uma pessoa reivindique determinado sexo q não é o dela, assim como ela não pode reivindicar uma raça q não seja a dela

"ppde não manifestar qualquer fenótipo masculino da espécie se não tiver adequado desenvolvimento hormonal"

o q não é o caso de 99% das pessoas "trans", todos os trans tem seu fenótipo masculino muito bem desenvolvido

mais uma vez: 80% das crianças deixam de manifestar disforia de gênero após a infância

Anônimo disse...

"Sexo biológico"

isso é TAUTOLOGIA, todo sexo é biológico

típico de transativistas apelar pra malabarismos retóricos

a mim vcs não enganam

Anônimo disse...

11:09 vc fala isso, mas entre vcs transativistas, vcs pregam q qualquer homem, independente do seu fenótipo, qualquer um, até um alexandre frota da vida, poderia ser aceito como "mulher" por pura e simples "auto-identificação"

e independe de fenótipos, o sexo continua o mesmo

quem parece ser um ignorante em biologia é vc

Anônimo disse...

só há dois tipos de "mulheres" trans:

o primeiro é o grupo maioritário, dos homens afeminados q se travestem de mulher, e q "corajosamente" se fazem eunucos voluntariamente

o segundo são os homens q viveram como homens uma boa parte da vida, com uma masculinidade e heterossexualismo "indiscutível", mas q de repente, depois de bastante tempo resolveram copiar a "saga" daqueles do primeiro grupo, qualquer semelhança com a realidade não é mera coincidência

o mais importante é q independe de qual tipo, nenhum deles são mulheres de verdade

Anônimo disse...

sim, anónimo cínico, eles tem seu papel na natureza

Anônimo disse...

Gênero não é comportamento, mas se vcs agora acham q são, então foda-se essa bosta de "gênero".

Uma mulher é um ser humano do sexo feminino e sempre será.

Miriam Andrade disse...

Este texto é de uma genialidade IMPAR! A autora deveria se chamar Maria Lacradora,ao inves de "Caladora", pois lacrou e irritou todos os trolls!

A biologia é sempre utilizada para justificar inumeras atrocidades, como a diferença salarial, naturalização das diferenças entre mulheres e omens e a gordofobia.

A transsexualidade, que é um caso especial dentre aqueles onde a pessoa não se integra aos padrões exigidos pela sociedade, é um fenomeno tão pouco compreendido, que já há casos documentados de pessoas que não se identificam como humanos (como os otherkin) e até mesmo como maquinas, como o caso do menino que se identifica como um helicoptero de ataque(infelizmente, por motivos xenofobicos).

Está na hora de um BASTA!
pelo FIM DA INTERFERENCIA BIOLOGICA EM ASSUNTOS HUMANOS!

Anônimo disse...

O que é a "performance de gênero" destoar do "sexo biológico"?

Tire a máscara logo, responda essa pergunta se puder.

Anônimo disse...

Oi, "Miriam Andrade", eu me identifico como 1 lança misseis teleguiados a distâncias muito longas - interplanetárias - e meu próximo míssil será enviado diretamente para sua casa quando vc estiver dentro dela.

Adeus e boa morte :)

Anônimo disse...

"Com a biologia não se briga", dizem pessoas desonestas antifeministas radicais mentindo descaradamente sobre o que feministas radicais dizem.

Ou melhor:

"Com o transativismo não se briga", dizem transativistas e seus aliados.

mulher trans que odiou os comentários disse...

vcs são mt recaldadas só pq nós mulheres trans somos melhores do q vcs "mulheres biologicas".

tsc tsc

Anônimo disse...

Invejoso, machista delirado.

Machos são incompletos, deficientes emocionais. Mulheres são muito melhores.

Anônimo disse...

O cara é tão obcecado por ter um corpo feminino que ficou completamente maluco.

Quem sou eu? disse...

Texto mais ignorante que eu já encontrei nesse blog. Esses argumentos são tão falaciosos e tão irracionais, baseados em um senso comum burro que não dá nem vontade de rebater. A própria biologia já tem explicacoes coerentes para a transexualidade, e a genética suporta o conceito de homossexualidade. Cada frase desse texto está errada. Lola querida amo seu bloguinho e acompanho há anos, mas não dê espaço para achismos, principalmente qdo involve a ciência.

Marina disse...

Faço coro às críticas a esse texto... Lola, desculpa, sou sua fã e leitora há uns bons anos, mas esse post foi muito infeliz... Acho que é possível defender o transativismo com argumentos BEM melhores (mesmo que eu não concorde com eles). Esse texto não contribui em NADA para esse debate polêmico. Já o post original, sim. Interessantíssimo e pouco explorado aqui no bloguinho. Abraço!

Anônimo disse...

15:58

Kkkkkkkk ridículo

Anônimo disse...

Parabéns Lola pela coragem de fazer uma postagem que vai desagradar muita gente dentro do movimento feminista. Pessoas que querem trocar do papel de oprimido para opressor. Mas cuidado, pois vão querer caçar sua carteirinha de feminista.

Anônimo disse...

Cada vez mais as travestis estão ganhando espaço. É lógico que isso desperta inveja. Mas não adianta latir. As travestis são mulheres e vão continuar arrasando.

Anônimo disse...

20:30 coitad"a" de você

Anônimo disse...

Como podem ser mulheres se são travestis, transformistas?

Aparências são ilusórias, enganosas. Não é a mera aparência de feminilidade que define o que é ser mulher.

Se fossem mulheres isso seria facilmente reconhecido, não teriam que insistir, forçar a barra para que outras pessoas concordem e confirmem o que você quer ouvir. Que luta mais sem sentido, egocêntrica, autoritária e tirânica essa de querer forçar goela abaixo que as pessoas concordem ou finjam acreditar que você é algo não é.

Anônimo disse...

"Aparências são ilusórias, enganosas. Não é a mera aparência de feminilidade que define o que é ser mulher."

Não é uma aparência superficial de feminilidade ou masculinidade que definem o sexo a que alguém pertence e muito menos a auto definição individual arbitrária.

Todo mundo sabe muito bem o que define se alguém é mulher ou homem, não é necessário nem repetir mais isso.

Anônimo disse...

esses discursos de mulher ter inveja de pênis, inveja de macho, são bem feministas, hein Lola?

Anônimo disse...

Se fosse levar a biologia a ferro e fogo, poderíamos dizer que o cromossomo Y é uma mutação do X e, como mutação/algo que foge a norma, deve ser exterminado. =D

Anônimo disse...

Eu tento entender as rads, mas fica difícil qnd se tem rads mais rads que as demais.
Se ñ existe gênero, como advogam ser mulheres?
Querem acabar com a dualidade 'performance feminina'x'performance masculina', mas são contra se performar a performance feminina e parecem achar td q é relacionado à performance masculina tóxico.
O que é ignorar sua própria sexualidade?
Onde está a ponderação?
O meio termo?
O que é o neutro?
O que é o ideal?
Querem acabar com o patriarcado acabando com os homens ou com o modelo de masculinidade tóxica?
Afinal, o ideal feminista radical é o de igualdade ou superioridade?

A idéia de ñ poder (por exemplo) usar maquiagem (substitua aqui pelo o q vc quiser que represente a performance feminina) ñ é tão restritiva quanto a de ser obrigada a usar?

Sei lá, puxando um pouco pra experiência pessoal: eu ñ uso maquiagem, minhas roupas são até 2 números acima do meu, meu cabelo tá curto, ñ depilo as pernas, ñ "faço" as unhas, mas nada disso me faz ñ parecer feminina/mulher, as pessoas ñ duvidam do meu sexo ou se perguntam da minha sexualidade qnd me olham, recebo o carimbo padrão de mulher hétero sem nem abrir a boca.
Ao mesmo tempo, na maior parte do tempo me vi como ser humano, com potencial e capacidade iguais a qlq outro ser da minha espécie, rejeitando o estereótipo feminino de submissão e inferioridade. E me apaixonei por pessoal, ñ por gênero - ainda q a heteronormatividade tenha me levado a me relacionar amorosamente apenas com homens (mas é aquela coisa, paixão platônica tive mts, já namorados se contam nos dedos de uma mão e ainda sobra).
Tipo, e aí?

Eu quero direitos iguais, eu quero ser tratada com respeito pelo simples fato de ser gente, sou feminista pq acredito na igualdade etre mulheres e homens, eu quero poder viver sem medo pq tenho X ou Y no meio das pernas.

Quero a plenitude da dignidade humana acima de qlq coisa, para mim e para todos os demais.

Ñ acho que dar uma de Akasha e reduzir a população masculina vá resolver algo.
Se concordamos que a submissão e fragilidade femininas são falácias do pratiarcalismo, ñ podemos entender que a violência e a agressividade masculinas tb sejam falácias desse mesmo sistema?
Comofas?

Qnt custo ou é por quilo?
Existe um caminho do meio?
Qual é mesmo o ideal de sociedade para o feminismo radical?
Qual a proposta de futuro para o feminismo radical?
Quero entender.

Elvis disse...

Na verdade, existem casos de mulheres XY. E não estou falando de trans, nem hermafroditismo ou coisa do gênero. Em alguns casos, mesmo o feto sendo XY, a diferenciação sexual para homem não ocorre, resultando em uma mulher com todas as características biológicas femininas. Estes casos são descobertos "por acaso", pois não há nenhuma doença/ anomalia associada.
Então nada é assim tão preto no branco.

Elvis disse...

Pode até ter algum ativista que defenda isso. Mas não é indicado, nenhum médico competente vai prescrever terapia hormonal para uma criança, somente a partir da puberdade.
O que defende-se é que a criança seja tratada dentro do gênero que prefira ser tratada.

E dizer "tem ativistas que isso ou aquilo" não invalida a causa em si. Se for assim, nenhuma causa é válida, pois sempre haverão pessoas dentro da causa que não agem de forma correta.

Anônimo disse...

O problema é que algumas feministas acreditam que são detentoras do poder de definir quem pertence e quem não pertence ao gênero feminino. Uma coisa é ter uma opinião sobre o assunto. Outra é não respeitar opiniões diferentes e assumir a postura de dono da verdade. Entrar num vale tudo para defender seu ponto de vista, onde pode-se ofender, oprimir e retaliar.

Anônimo disse...

...forçar goela abaixo que as pessoas concordem ou finjam acreditar que você é algo que não é.

Anônimo disse...

05:32 isso são casos RARÍSSIMOS, não serve pra validar o arjumento transativista

vou repetir pra ver se entendem de uma vez: Mulher é um ser humano do -sexo feminino- (SEXO FEMININO), não importam os casos raros de síndromes cromossômicas ou congênitas, essa suposta pessoa continua pertencendo ao sexo feminino. Nada a ver relacionar intersexos com trans, até pq... a maioria absoluta dos trans (+99%) não possuem um pingo sequer de intersexualismo, parem de se escorar, tá feio

05:38 fico aliviada em saber q essa pauta não é largamente aceita dentro transativismo, a questão é saber até quando - e não, a criança não deve ser tratada dentro do "gênero" q ela "queira", por 3 razões:

1 - Uma criança não tem capacidade de saber o q quer (inclusive é por isso q direitos infantis são limitados)
2 - Um garotinho gostar de boneca ou maquiagem não faz dele uma menina, ele continua sendo menino e deve ser respeitado enquanto menino com seu direito de gostar de boneca
3 - +80% das crianças q manifestam disforia de gênero deixam de manifestar quando saem da infância

Seria mais fácil aceitar esse fenômeno não como um rótulo de gênero (a criança nem ao menos é capaz de compreender isso), mas sim como uma forma de combater justamente as imposições de gênero

09:44, quem define o sexo das pessoas é a biologia, ponto final, se isso dói em vc, não posso fazer nada

Anônimo disse...

"poderíamos dizer que o cromossomo Y é uma mutação do X"

O que é verdade

"e, como mutação/algo que foge a norma, deve ser exterminado"

Quem tá dizendo isso é vc, falácia do espantalho somado a falácia do declive escorregadio

ativistas trans já tiveram argumentos melhores

Anônimo disse...

"Se ñ existe gênero, como advogam ser mulheres?"

pq -mulher-, antes de ser um "gênero", é um SEXO, q por "acaso", é muito bem definido e funcional

"mas são contra se..."

isso é apenas uma questão de opinião pessoal, nenhuma de nós determinamos um tipo de performance como regra ou doutrina. Vale pro resto do seu comentário, não estabelecemos uma lei a ser seguida inegociavelmente, nós apenas discutimos as origens, validações e efeitos dessas matérias, não é obrigar ng a nada não

Sobre o resto: não vamos reduzir a população masculina, a população masculina irá se reduzir naturalmente (ou provocadamente, pela ação dos próprios homens). Nós apenas descobrimos q... se nos afastássemos dos homens (estrategicamente), alcançaríamos feitos jamais imagináveis, de forma mais fácil e mais rápida do q essa, em q vivemos na defensiva tentando "desconstruir" os homens ou esperando q eles deixem de ser machistas voluntariamente

A escolha é sua

Anônimo disse...

Errado, Elvis, não fique espalhando informações equivocadas. As condições intersexo que se tem conhecimento são resultado de problemas genéticos ou no desenvolvimento sexual do feto. As pouquíssimas pessoas com cariótipo XY que nascem com o fenótipo externo feminino são intersexo, pois possuem insensibilidade total aos andrógenos. Elas não possuem as estruturas müllerianas, não possuem útero, nem trompas de falópio, nem ovários, não produzem óvulos, têm o canal vaginal mais curto (sem os 2/3 superiores da vagina) e terminado em um fundo cego, possuem testículos internos e apresentam a quantidade masculina usual de testosterona, mas sem os seus efeitos virilizantes até a puberdade. Portanto, no máximo ao fim da adolescência será percebido que tem alguma coisa errada, porque essas pessoas não menstruam. Não é "por acaso" que essa condição de intersexo é descoberta. Nem esse caso de intersexo os transgeneristas podem usar para tentar jogar uma cortina de fumaça.

Anônimo disse...

Um dos piores erros dos transgeneristas é se focarem em aparências externas e superficialidades, mas há todo um universo maior e mais profundo por trás das fachadas, além das ilusões superficiais das aparências. As mulheres sabem bem disso. Isso é muito coisa de machos, se importar só com as aparências, com superficialidades, se concentrar em futilidades, coisas tão frágeis que logo desvanecem com o tempo, não são feitas para durar.

Anônimo disse...

Fica a dica.

Ana disse...

02:32

Gênero n existe, isso n tem a ver com patriarcado, nem com socializacao, mas com biologia. Já explicaram aí, n tem como fugir ou se é homem ou se é mulher. Até mesmo os tais generos fluidos só vão se identificar com isso, um dia é homem, no outro é mulher( e isso tb é visto como normal?!), mas tem exceções,chegamos num ponto em q tem um cara alegando q se indentifica com et e faz plasticas para parecer com um e outro aqui no Brasil alegando ser sereio, tem até canal no YouTube, mas esse n tenho certeza se está falando sério.

E sobre ignorar a própria sexualidade, achei q estava óbvio. Já estão dizendo q somos preconceituosos por n querermos relação com trans, temos q ficar a força pra n discriminar ninguém. Eu sou hetero, tenho atração por homem, é físico. Homem trans é mulher, tem um corpo feminino q eu n sinto atração nenhuma. Pra esse relação acontecer vou ter me ignorar sexualmente e distorcer bastante a realidade pra acreditar q realmente estou com um homem. Isso é até uma violência.

E eu n entendo como esses distúrbios são tratados como algo normal. Vi um vídeo de uma mulher trans operada e ela sofria bastante antes da operação, tinha nojo do próprio corpo, dificuldade até pra ir no banheiro pq teria q olhar e segurar seu pênis e isso realmente é normal?
Queria ver algum estudo q explicasse pq isso é normal mas anorexia n, qual a diferença entre as duas distorções. N faz sentido.

Anônimo disse...

"Até mesmo os tais generos fluidos só vão se identificar com isso, um dia é homem, no outro é mulher( e isso tb é visto como normal?!)"

é "normal" só para os aloprados do queer

"Queria ver algum estudo q explicasse pq isso é normal mas anorexia n, qual a diferença entre as duas distorções. N faz sentido."

essa pergunta está sem resposta até hj

Anônimo disse...

13:01

Verdade.

E outra loucura, os gêneros fluidos se irritam se sao chamados de homem ou mulher !? Preferem ser chamados com a palhaçada de termos neutros.

Apesar de se identificarem com h/m n podem ser nomeados desse jeito pq ofende sabe lá como. Acho q temos q adivinhar quando são homens ou mulheres pra n ofender.

E se a gente n achar isso normal somos transfobicos!!??

Anônimo disse...

"E se a gente n achar isso normal somos transfobicos!!??"

segundo os transativistas, sim

Anônimo disse...

Fachada: arena masculina, centrada nos machos e monodimensional onde objetificação, fabricação e alienação ocorrem; zona de sensações e percepções fixas, o mundo elementar: Terraplana (plástica, artificial, possuída).

Exposições relacionadas:

Elementar - caracterizado pela artificialidade, falta de profundidade e interconexão com viver/ser; marcado por uma relação derivada e parasitária com a Realidade Elemental.

Elementares: simulações e substituições planejadas para o Elemental, o Selvagem; fabricações que distorcem a experiência e que são em grande parte invisíveis pelo fato de serem onipresentes; encarnações do mito fálico que constituem a fachada; fenômenos feitos pelo homem que têm falta de profundidade, brilho, ressonância, interligação harmoniosa com viver/ser.

Habitantes da Fachada incluem:

Amantes do Nada, almofadinhas, bajuladores, bolhas, bufões, burocratas, chatos, charlatães, capatazes, cardeais, carniceiros, conselheiros, consumidores, estupradores, estripadores, exibicionistas, falsificadores, falsos, farristas, farsantes, fundamentalistas, gabarolas, heróis, idiotas, impostores, invasores, intimidadores, lacaios, marombeiros, mercenários, pedantes, psiquiatras, reformadores, sanguessugas, sacerdotes, senhores, silenciadores, supervisores, teó-logos, tiranos, tolos, traiçoeiros, trapaceiros, transformistas, travestis, valentões.

Anônimo disse...

Mulheres não são iguais a homens e nunca serão. Feminismo não é sobre igualdade com homens, não tem foco em machos e muito menos em arrastar as mulheres na direção dos homens, mais uma vez. O foco do feminismo é as fêmeas, a libertação das mulheres, a liberdade das mulheres, as mulheres voltarem para casa, um mundo melhor para as mulheres. Se feminismo é sobre igualdade é a igualdade entre as mulheres, não diz respeito a macho não, tem muitas teorias e movimentos masculinos por aí para tomar conta de homens, se concentrar neles e dar importância a eles.

Anônimo disse...

Homens que se importam demais com a própria aparência têm muito em comum com homenzinhos que dão importância demais a si mesmos (o que em inglês é chamado de cockalorum). Na maioria das vezes eles são os mesmos.

Anônimo disse...

Travestis, transformistas, transexuais, etc, são seres da fachada, do mundo artificial e alienado onde reina o patriarcado e suas objetificações. Eles vivem das aparências, se alimentam dos enganos e se sustentam das ilusões, das distorções. Nunca vão conseguir alcançar o mundo significativo, interconectado, real, profundo, que é o lar das mulheres.

Anônimo disse...

Obrigada pela resposta, anon de 12:55.
Fiquei confusa sobre o ignorar a própria sexualidade pois qnd advogam o ñ contato com o sexo masculino me parece ser justamente uma forma de ignorar a própria sexualidade (mas veja, nem sei se essa é realmente uma premissa do feminismo radical ou a posição de algumas pessoas que comentam aqui como rad)
Como disse, são as posições mais radicais que parecem contraditórias.

Anônimo disse...

então pênis evaginas não existem é tudo imaginação...então aquela estória de "cérebro feminino" e "cérebro masculino" como justificativa para papéis de gênero é válida? Engraçado...feminista não combatia isso?
Não acredito que vcs sejam tão ignorantes e até escrever merda( comparando aceitar a diferença do sexo real e biológico com estupro..céus) não passa de heteronormatividade disfarçada.Se é assimeu sou homem trans então,já que não performo essa feminilidade(criada pelo patriarcado,diga-se de passagem) ao pé da letra.

sugestão para vcs: #feminismo2017 no facebook: crítica de gênero

Realmente está ficando difícil acreditar e apoiar o feminismo...vcs estão particamente destruindo tudo em nome de "direitos humanos".Vai ser que nem esse lance da pronografia,que começou a ser defendida pelo feminismo na dec.de 90 e olha no que deu.

Anônimo disse...

Todas as mulheres procuraram um banheiro apenas para mulheres até perceberem que não havia nenhum. Algumas tentaram usar esses banheiros (eu inclusive) mas saímos logo depois de ver homens, estávamos desconfortáveis demais para conseguir usar o banheiro. Dois homens davam risada sobre como eles "se sentiam uns canalhas".

Essa é a cara do trenspatriarcado.

Maria Caladora disse...

É uma grande honra pra mim,ver que um simples comentário meu tornou-se um post num blog que leio há anos,embora praticamente nunca comente,e honra maior ainda ver que pelo menos a Lola,a quem muito admiro,entendeu e corroborou o meu ponto de vista, afinal leio com carinho todas as semanas o BLOG DA LOLA e não o blog das COMENTARISTAS,rsrsrssrs.

O post rendeu muitos comentários,uns 97% transfóbicos,e em sua maioria bem previsíveis e repetitivos, o que contribui para a minha antipatia em relação ao dito feminismo rad adolescente e jovem online; e obviamente não vou rebater tudo que foi dito ,se não eu ficaria aqui digitando por mais de 24 horas,kkkkk,mas vou sim me contrapor a alguns poucos comentários que me chamaram a atenção, sem necessariamente terem sido os mais interessantes.

A começar pelo primeiro, sim é bem verdade que o ser humano briga com a biologia ao tomar comprimidos,remédios ao fazer um cateterismo ou até mesmo ao tingir ou cortar o cabelo,afinal a partir das atitudes descritas acima o ser humano está mudando aquilo que foi estabelecido pela biologia (como uma dor de cabeça por exemplo) NO ENTANTO,vale lembrar que essas alterações não são frutos da biologia pura e simplesmente, e sim frutos da vida em sociedade,do aproveitamento da nossa consciência e do desenvolvimento da inteligência humana,visto que não há tesoura que dê em árvores,nem pílulas que brotem do chão,ao invés de serem criadas em laboratórios farmacêuticos,seguindo critérios científicos estabelecidos pela inteligência humana,e não pela biologia; da mesma forma TRANSGÊNEROS lutam contra a biologia, ao performarem cirurgias que pra elxs são muito pertinentes e justificáveis e também ao valerem-se de hormonoterapia,que visa alterar o funcionamento do corpo.
Ou seja,dessa maneira,a própria transexualidade justificaria-se como uma luta contra a biologia;e me parece que se todos podem,as pessoas transexuais também devem poder,somente a transfobia poderia querer negar aos transgêneros o que é direito de todos os demais.


Anônimo 12:14

Hehe,sem querer polemizar,mas releia suas afirmações,porque NA REALIDADE o sexo penis na vagina é sim indispensável para a continuação da espécie humana,eu e você simplesmente não estaríamos aqui lendo e debatendo o que quer que fosse,se lá atrás,muito antes desse momento,homens e mulheres da cavernas não tivessem transado,e só uma transa de um homem com uma mulher pode resultar em gravidez, isso não estava aberto para contestação antes de acontecer o século XX; agora,não sou eu que devo gostar desses argumentos,muito menos sou eu que quero reduzir toda a sexualidade humana em sua infinitude e complexidade ao seu mero aspecto reprudotorio(eu sequer considero sexualidade uma questão completamente biológica), quem deveria estar amando essas falas e explicações simplistas e obvias são vocês radfens que se dizem grandes entusiastas do determinismo biológico e que ele é plenamente compatível com o feminismo(dica: não é...)

Maria Caladora disse...

Anônimo 12:26

Acontece que esse dito fenótipo feminino também sofre interferência sócio-cultural e da artificialidade(o próprio hábito de escovar os dentes,hoje tão crucial e indispensável é também um fruto da artificialidade) Além do que, mulheres,sejam elas cisgeneros ou não,não são um mero pedaço de carne ou um simples amontoado de genes cumprindo funções biológicas, portanto acho que esse teu discurso combina com um barzinho cheio de machos do que com um espaço feminista.


Hahahahaha anônima das 12:30 que gracinha você não?

Quer dizer que eu me opor ao rio de transfobia que você e as demais radfens desaguam por aqui é uma tentativa de intimidação, mas o que você e as suas colegas fazem com as pessoas transgêneros é o que então?
Uma grande demonstração do respeito que vocês pela figura humana?

E a mania de querer pautar como a dona do blog deve moderar o próprio espaço seria o quê?
Excesso de zelo? Justiça? Pedido de clemência?

Anonimo 13:03

Eu já rebati essa falácia mês passado,vou me repetir, raça só existe a humana, o conceito de "raça" não tem nada de exclusivamente biológico,visto que varia de região pra região.
Por exemplo o que chamamos de pardo,pros Estados unidenses simplemente não existe,por outro lado o que eles chamam de "raça latina" pra nós também não existe já que pra gente ser latino é uma questão de regionalidade e nacionalidade,nada além disso.
Fora isso Camila Pitanga é considerada negra,sem realmente ter a pele negra;Jennifer Beals se considera negra nos EUA,aqui no Brasil ela provavelmente jamais seria aceita como negra.
Portanto a sua ideia de 'raça' enquanto aspecto puramente biológico está equivocada.

Anonimo 13:20

Hahaha que bom que você é o que você determina e não o que alguém
pre-determinou pra você,que bom que você pode ser o que o que bem entender como manda a sua personalidade ao invés de ser obrigada a ser
Mulher/hetero/cor de rosa/feminina
Feminismo também é isso,luta pela liberdade e pela quebra da ordem estabelecida pelo patriarcado,o mesmo patriarcado que obriga a todos a se verem como homens ou mulheres,nada além disso.

Maria Caladora disse...

Anon 13:25

Exatamente!!! Você já está no caminho de entender o que digo,falta só fazer um pouquinho mais de esforço.

Como você bem disse a habilidade de poder falar uma língua é resultado da evolução e uma capacidade nos ofertada pela biologia.
No entanto o fato de sermos brasileiros ou falarmos português (língua que sequer existia há mil anos atrás) não tem absolutamente NADA de biológico.

Da mesma forma,nascer com
próstata/bolsa escrotal ou tubas uterinas/ovários é um processo exclusivamente BIOLÓGICO, no entanto compreender-se como homem ou mulher e entender quais são os limites do feminino/masculino,entender subjetivamente e objetivamente o que é feminino,o que é masculino e o que não é, são processos que de exclusivamente biológicos não tem nada,pois dependem do desenvolvimento da consciência, já temos um sexo genético no dia de nosso nascimento,mas não temos a menor noção do que somos e seremos e nem das expectativas que serão derrubadas em nossas costas.

Por exemplo,uma mulher em coma total ha dez anos, completamente inconsciente,com um cérebro deteriorado e quase morto,pode até ter o seu útero funcionando e cumprindo suas funções biológicas normalmente,no entanto completamente apagada e sem qualquer traço de consciência, que noção pode ela ter de que é uma mulher?
De que tem um nome e sobrenome,de que tem que cortar as unhas,o cabelo,tomar banho,de que tem uma história,ainda que essas informações estejam congeladas em alguma parte de seu cérebro?

Nenhuma!

Ou seja,sexo enquanto noção de identidade depende sim também de nossa mente, e não exclusivamente de um órgão incapaz de raciocinar como um fígado,ou um penis,ou um útero como afirmar os trolls.

Ninguém aqui pede um exame de dna pra saber quem realmente é,o que quer da vida,a profissão que vai seguir...

Portanto alegar que transgêneros são loucxs ou não sabem o que estão dizendo fazendo alusão ao dna delxs,me parece uma atitude pra lá de hipócrita.


Minha nossa anon. 13:47 da onde vem esse dado de que 80% das crianças disforicas de genero deixam de ser uma vez que crescem?

Será que elas realmente deixam de ser disforicas de gênero ou apenas se rendem as expectativas sociais depositadas sobre elas?
Será que essas crianças REALMENTE tinham disforia de gênero,ou algum psiquiatra engraçadinho e precepitado determinou isso só porque era uma garotinha que brincava com carrinho ou um garotinho que brincava de boneca?

Aliás,se você acha que disforia de gênero se resume a brincadeira de criança e a vontade de "usar saia",é porque você precisa estudar mais,MUITO MAIS sobre o assunto e o prejuízo que este causa na vida das pessoas disforicas.

Maria Caladora disse...

Hahahaha anon. 14:00

É claro que você não é biólogo,eu também não; acho que você está com a capacidade de interpretação de texto prejudicada,pois em momento algum eu me dispus a debater biologia; PELO CONTRARIO,como afirmei,com biologia não se briga,não posso jamais contra argumentar que existem aminoácidos e enzimas por todo meu sistema digestório que me auxiliam no processo de digestão,pois isso é comprovado biologicamente e irrefutável.

O que me dispus a refutar foi o determinismo biológico, e como você sabe determinismo biológico é diferente de biologia.
Pois na minha concepção biologia é a esfera de toda a vida no universo e uma ciência,ao passo que determinismo biológico é a fracassada tentativa de explicar todos os aspectos da vida (inclusive sóciocomportamentais!) através de um viés EXCLUSIVAMENTE biológico,ignorando todos os outros fatores que não se enquadrem como biologia.

Que biologia não se resume a isso,EU SEI,não precisa vir com mansplaining barato, NO ENTANTO,é fato que existem vários BIÓLOGOS e entusiastas da biologia,querendo explicar todos os dias,todo e qualquer aspecto da vida humana sob a luz exclusiva da biologia,inclusive assuntos que não dependem da biologia pra serem explicados.
Dizer que não é no mínimo cínico de sua parte,pois existem diversos livros de 'cientistas' por aí,com páginas RECHEADAS de determinismo biológico saindo pela tampa,buscando legitimar todas as desigualdades sociais e oferecendo explicações supostamente 'Lógicas' e legitimadoras pra existência do patriarcado.


Ah e usei de bastante determinismo biológico sim,propositalmente, para apontar incoerências nas falas das radfens, que em sua maioria se determinam como lésbicas politicas,e adeptas do determinismo biológico na hora de discriminar e escrotizar transexuais, o que é incoerente visto que esse mesmo determinismo biológico foi sim usado,inclusive por cientistas, para questionar a homossexualidade,ao passo que comportamentos héteros jamais foram questionados e sim simplesmente classificados como 'naturais'.

Até hoje,existem biólogos tentando explicar porque homossexuais existem (como se eles não devessem existir simplesmente porque o ser humano em sua fantasia não entende os porquês da natureza)

Ah e não estou aqui tentando considerar a sexualidade uma questão de biologia (olha o determinismo biológico aí) e embora o próprio ser humano exista por acaso,como você sabe,os órgãos do corpo humano certamente não estão lá de enfeite, e cumprem sim funções primárias, você sabe que sem os olhos não conseguiria enxergar,da mesma forma reprodução só ocorre a partir do sexo heterossexual,pois é necessário o encontro de um espermatozóide com um óvulo,ou seja de uma célula feminina com outra masculina,portanto o determinismo biológico por SI Só não explica o sexo homossexual;tanto que vários deterministas biológicos são homofobicos,dando-se conta disso ou não.

Agora se você acha que o ser humano reproduz-se através de osmose ou reprodução assexuada, aí já não é comigo, aí você precisa conduzir um estudo e divulgar essa tese que revolucionará a biologia.

Agora,porquê o determinismo biológico é uma merda reforcadora da heterossexualidade,vou ficar aqui defendendo a heteronormatividade absoluta?

Não! Afinal me recuso a explicar sexualidade exclusivamente através de seu viés biológico,me recuso completamente a aceitar determinismo biológico.

Sandra 14:29

O que não combina com feminismo pra mim são discursos raivosos lotados de determinismo biológico e exclusão e demonização de pessoas trans simplesmente porque você não as entende, pra isso nem precisa de feminismo,já existe o patriarcado,aliás,me espanta uma vertente feminista ter por vezes discursos tão incrivelmente idênticos ao de seus opressores. No mais já disse que não cabe a pessoas cis(principalmente as transfóbicas) pautar o que é transfobia.


Maria Caladora disse...

Sobre argumentos de Alexandre Frota em banheiros femininos,parece que quem defende isso são vocês próprias radfens,já que defendem que homens trans devem usar o banheiro feminino simplesmente porque eles tem/tiveram útero,no dia que aparecer um rapaz trans com porte de Alexandre Frota num banheiro feminino,o que farão as radfens,pedirão um exame de DNA?


Pois é anon. 22:37 vamos contextualizar de fato o que aconteceu:
Um dia abro um texto,dentre muitos outros do blog,achando que é um texto de um falso transexual pois em alguma parte leio a palavra DESTRANSICIONAMENTO,quando vou lendo me toco que o texto parte de uma radfem que nunca transicionou,nunca teve qualquer experiência com a disforia de gênero e que pouco sabe sobre transexualidade,falando sobre como nunca se identificou com os padrões de feminidade impostos pela sociedade e sim com os masculinos,e como isso não faz,nem nunca fez dela um homem, até aí tudo bem, afinal acho essa discussão mesmo bem pertinente e necessária nos espaços feministas...
Mas como nem tudo que reluz é ouro,logo vem as decepções :
Decepção número 1: Não era um texto que tinha QUALQUER COISA a ver com destransicionamento,não até onde entendi.
Decepção número 2: A autora não se enxerga como homem,o que francamente é ótimo pra ela,mas pelo visto acha um verdadeiro absurdo que existam homens de vagina,pois, dá uma indireta transfóbica ao deixar claro que só é mulher porque tem ovários e ao estabelecer que só quem nasce com um útero pode entender-se como mulher.
Decepção número 3: As comentaristas ao invés de tecerem criticas a 'obrigação da feminidade' e aos padrões de feminidade e como não se sentem representadas nem um pouco por ele,esquecem que esse é o mote do texto e ao invés disso preferem fazer uma série de comentários extremamente transfóbicos,muitissimo piores que aquele contido no texto,dignos de grupos conservadores cristãos, basicamente cagam pra autora e parecem muito mais preocupadas em destilar transfobia do que em debater desconstrução dos papéis de gênero e da obrigatoriedade de gênero, e de como em tese se identificam com a autora do post.

Aí,depois dessa hipocrisia toda,simplesmente aparece uma pessoa enojada com tamanha ignorância e e rebatendo as bobagens por ali ditas e automaticamente sou taxada de silenciadora,queer (mesmo nunca tendo lido teoria queer e nem conhecendo ativistas dessa corrente) e de transativista,porque é assim que o povo por aqui define qualquer feminista que se indigne com a transfobia.

Ou seja,me parece um bando de seguidoras de Danilo Gentili incomodadas que já não podem mais fazerem piadinhas racistas sem serem contestadas.


Anon 23:05

Eu respondi sim,bem na lata, o que essa coitada merecia,não tenho culpa que você está sofrendo de cegueira ou falta de atenção.

Maria Caladora disse...

Sandra 09:07

Mau caratismo me parece ter a chance perfeita pra esbravejar contra a feminidade imposta guela a baixo pelo patriarcado a todas as pessoas do sexo feminino,se identificar com certos signos de masculinidade e mesmo assim preferir condenar as mulheres trans por não se identificarem com os padrões de masculinidade que lhes foram impostos e sim abraçarem os de feminidade.
Me parece uma coisa do tipo : "Eu posso,você não"


Ai Ana,que bom não?

Quer dizer que tem transexuais sofrendo todo o tipo de constrangimento e negações de direito por ai, inúmeras humilhações por vezes mais do que lésbicas e gays e ainda sim a su preocupação é com quem voce tem que transar ou não,como se sexo fosse obrigação?

Quer dizer que agora o mundo pode ser relativizado de acordo com meus genitais?

Quer dizer que se eu gosto de homens mas não quero transar com nenhum senhor de 70 anos,eu automaticamente posso sair por aí dizendo que esses idosos não são homens só porque eu não transaria com eles?
Bom saber!

Quer dizer que quando as pessoas dizem que jamais namorariam ou transariam com um negro/a porque esses não lhe atraem,ainda que a pessoa esteja no pleno direito dela, é proibido questionar se não existe um quê de racismo por trás dessa 'certeza',desse 'gosto'?


Agora,encerrando,gostaria apenas de saber se as transexuais não podem dizer que são mulheres (ou homens no caso dos ftm) e não podem contar a própria história de acordo com a própria narrativa,nem reivindicarem certos espaços e nem ditarem ao mundo quem são a sua maneira,não terem autonomia de contar quem são a sua própria visão porque supostamente isso cabe as pessoas cisgeneras com suas visões totalmente dominadas pelo cisgenerismo e não as proprias trans e uma vertente do feminismo concorda plenamente com esse ponto de vista,então porque essas mesmas feministas ficam loucas quando todos os dias desde sempre,homens tentam fazer isso com mulheres?

Maria Caladora disse...

Além disso,quero saber,se radfens são tão entusiastas do determinismo biológico,porque ficam tão revoltadas quando surge a teoria da neurodiscordancia de gênero e estudos dizendo que mulheres são emocionalmente mais sensíveis e tem mais aptidão para certas atividades que homens (como cuidar de bebês por exemplos) se esses estudos são feitos na verdade por gente que dentre outras coisas,estuda a biologia?

Se sexo cerebral é de fato defendido por muitos biólogos? Ou o determinismo biológico que muitas por aqui afirmam amar,só é amado quando a pimenta tá 'refrescando' o rabo alheio?

Ah,e acho uma grande bobagem isso de vir aqui nos comentários e ficar falando que é mulher só porque tem útero e as transexuais não tem,como se as ativistas trans alguma vez tivessem alegado ter,fica me parecendo uma provocação digna de terceira série e boba,rsrsrsrsrs;me faz lembrar da Mariah Carey dizendo
"She'll never be MC" e me faz ficar imaginando a Giselle Bundchen andando por aí e falando pra maioria das mulheres que elas nunca terão 1,80 m de altura ou porte de top model como ela tem; isso não faria dela especial,e sim uma grande bobalhona,meio patética,apenas isso.

E pra finalizar gostaria de dizer que ri muito e adorei esse comentário maravilhoso das 20:37 sobre como os "direitos humanos" vão acabar afundando o feminismo,hahahahahaha,essa aí manja tudo de feminismo,aprendeu direitinho o que é ou não feminismo,realmente porque nada se opõe ao feminismo como os direitos humanos né?

Sério fico em dúvida se é uma zoadinha com a cara da galera,se é pra rir ou chorar ou se essa é a autêntica radtroll com esse discurso.



Enfim,muitíssimo obrigada Lola,por me dar a chance de esbravejar contra a transfobia e contestar as visões de alguns.

Anônimo disse...

Radfens? O que ou quem são radfens?

Anônimo disse...

e vc não entendeu, filhinha, quando se fala q o sexo vaginal é dispensável, significa q ele não é necessário para sobrevivência de ng, não é como respirar ou beber água

uma pena vc ser ignorante e se achar inteligente só pq repete o óbvio verborragicamente

Anônimo disse...

Orientação sexual é um conceito biológico e prático

Existem 4 orientações sexuais:

Assexualidade
Homossexualidade
Bissexualidade
E heterossexualidade

E elas não estão pautadas nas práticas afetivas ou sexuais. Não é o ato sexual q define a orientação sexual, é uma coisa q vem muito antes disso, é o SENTIMENTO

As pessoas são gays pq elas se SENTEM atraídas afetivo-sexualmente por pessoas do mesmo sexo, não importa se ela se aventurou em práticas sexuais q envolviam o sexo oposto, ela não deixou ser homossexual por causa disso, o mesmo vale para o heterossexualismo

O sexo vaginal não é "sexo hétero", caso contrário, o sexo vaginal se chamaria "sexo hétero", o sexo vaginal é uma prática sexual específica, assim como sexo oral, sexo anal, etc. Qualquer pessoa de qualquer sexualidade pode engrenar nesses tipos de práticas sexuais, isso não anulará a orientação sexual de ninguém

As pessoas só relacionam sexo vaginal à heterossexuais ou sexo anal à homossexuais por SENSO-COMUM

E aliás, não é exatamente a penetração vaginal q faz as pessoas determinarem q aquilo é um "sexo hétero", caso contrário, estupro (de homem pra mulher ou vice versa) teria q ser considerado "sexo hétero", ou pedofilia (de um homem pra mulher ou vice-versa) o mesmo

No senso comum, não basta apenas sexo vaginal, tem q ter entrosamento, as partes precisam gostar, precisa ter "amassos" e beijos entre mulher e homem, coisa q só heterossexuais são capazes de fazer

Assim como sexo gay é isso tudo, só q envolvendo pessoas do mesmo sexo

Lembrando q sexo "gay" ou "hétero" é apenas uma formulação semântica do senso comum

Menos desonestidade intelectual, viu dona transativista, não é com malabarismos q vc vai conseguir convencer alguém de q vc tem razão

Anônimo disse...

Ser mulher é NASCER do sexo feminino, não importa a idade, não importa se o recém-nascido é incapaz de entender isso

Exemplo: todo mundo nasce com saliva na boca, o recém-nascido logicamente não vai entender o q é uma saliva, não é por causa disso q ele nasceu sem saliva; a existência da saliva na boca dele não depende da capacidade q ele tem de compreender q existe uma coisa chamada saliva, entendeu? A mesma coisa pro sexo

As pessoas nascem ou do sexo masculino ou do feminino, isso indica q elas são (h)omens ou mulheres, se a pessoa vai compreender isso anos depois, não importa, o sexo delas continua lá, desde o nascimento

E mais uma vez: "mulher = adulta", isso é apenas SEMÂNTICO, é um significado secundário da nossa língua. Incrível a sua capacidade de distorcer as coisas pra tentar fazê-las encaixar na sua lóJica

A 12:35 desbancou as suas falácias pseudocientíficas perfeitamente, não preciso acrescentar mais nada, essa maria "caladora" não entende nem de biologia, nem de antropologia, nem de nada, acha q ganha no grito, quem vai dizer q chega de internet por hoje SOU EU

Anônimo disse...

é claro q faz parte de uma das funções, mas não é a única e nem a "primária", "primordial" ou "principal"

Se fosse, a reprodução por parte de todos os animais ~sexuados~ teria q ser uma coisa automática ou indispensável pra vida do indivíduo, o q não é, a reprodução dos humanos é voluntária, muita gente prefere nem procriar, mesmo fazendo sexo, essa pessoa não está "atentando contra a natureza" por causa disso, pq se reproduzir é apenas uma habilidade do útero, assim como cuspir é uma habilidade da boca, não indica obrigatoriedade, automaticidade e nem necessidade

Até pq, qual q seria a "função primordial" dos mamilos masculinos? Se eles são inúteis, pq ainda existem? Pq essa coisa de "primordialidade" biológica não existe e seleção natural não é preto no branco, não é uma coisa matemática, vc demonstra entender muito pouco de biologia, chega a dar vergonha

Até pq o desejo vem antes da vontade de ter filho, isso quando a vontade de ter filho é inexistente, já q humanos fazem muito mais sexo fora do período fértil da mulher

A homossexualidade, mais especificamente, o sexo q envolve genitais iguais, tb tem uma utilidade dentro da lógica reprodutiva, a ciência já atestou isso:

A primeira é de equilibrar a quantidade de pessoas q nascem, pra q não haja uma superpopulação

A segunda é criar um mecanismo de substituição tolerável, pra q na ausência do sexo oposto, os eterossexuais possam "aliviar" a vontade na pessoa gay madura, sem q ela precise descontar em crianças, animais ou se sufocar de desejo sexual

E a terceira é justamente pra possibilitar o nascimento, já q uma maior quantidade de esperma, aumenta as chances de gravidez, (h)omens gays dividem entre si muita quantidade de esperma, o suficiente pra acelerar o processo de fecundação em uma mulher

Por isso, se informe antes, e pare de ser burra, heterossexualismo não é sexo vaginal, assim como heterossexualidade não é sexo anal, é por isso q a biologia não fulmina, não fulminou e nem nunca fulminará nenhuma orientação sexual, pelo contrário, elas são muito bem explicadas

A "razão" da homossexualidade ter sido patologizada foi baseada em conceitos erráticos da PSICOLOGIA, não tinha nada a ver com "funções primordiais" biológicas, se informa, sua anta

Agora teoria queer não é explicada mesmo, nem em ciências sociais, é puro derrame intelectual

se houvesse alguma, a função primária do sexo (incluindo o sexo vaginal, q não deve ser usado como sinônimo de "sexo", como vc acha q deve), seria a da satisfação da libido e da interação social íntima

Anônimo disse...

se a humanidade corroborada pela ciência entende que mulher é alguém que tenha nascido do sexo feminino, logo, dizer q nasceu mulher é correto, pq as pessoas ou nascem do sexo feminino ou masculino

o fato da palavra "mulher" se referir à uma fêmea humana adulta, é apenas uma semântica do léxico, um significado secundário da palavra "mulher"

mas ortodoxamente, "mulher" continua significando uma pessoa que tenha nascido do sexo feminino, não importa a idade

agora, se existem homens q gostam de imitar o visual e o comportamento feminino, o problema é deles, pra ser reconhecido como "mulher" o buraco tb é mais embaixo

Anônimo disse...

tudo bem q "raça" é um termo antropológico, mas "raça humana" não existe, os seres humanos são uma ESPÉCIE, agora: negro, branco, pardo, árabe, judeu, etc., isso são "raças" e "etnias" humanas

assim como bulldog, rotweiller, pitbull, etc. são "raças" caninas

por mais q esse conceito do q é ser negro não seja unanimidade, ainda sim se baseia em fatores genéticos e biológicos, levam em conta descendência, fenótipos, cor de pele, etc, tem muita bagunça sim, mas nenhum ativista negro defende q um albino da lapônia se considere negro pq se "identifica" dessa forma

ao contrário dos transtivistas, q basta um homen barbado se considerar mulher, q pronto, isso basta, não é bem assim não

Anônimo disse...

pra concluir, repostei alguns comentários, pois senti necessidade depois de ter dado uma olhada por cima das falácias verborrágicas, juro q tentei ler tudo, igual a esse post, mas não deu, é sofisma demais, chega a doer

o cúmulo do ridículo foi ter comparado o alexandre frota com algum trans "masculino", kkkkkkkkkkk, em q pese, ela ainda se pôs a favor, de q sim, de q alexandes frotas (cis ou trans) possam usar banheiro feminino, depois se perguntam pq o transativismo é tão resistido e combatido

Anônimo disse...

aqui, a fonte afirmando q 80% das crianças disfóricas não continuam assim

https://academic.oup.com/jcem/article-lookup/doi/10.1210/jc.2009-0345

menos engano transativista, mais verdade

Anônimo disse...

não existe "raça humana", a humanidade não é uma raça, ela é uma espécie, sua louca

e não me referi ao título q as pessoas dão pra cada raça em diferentes localidades do mundo, e sim q... a pele negra é uma coisa BIOLÓGICA, nenhuma pessoa de pele branca pode reivindicar ser negra, entendeu agora?

precisou fazer esse malabarismo todo pra tentar se esquivar de uma coisa óbvia, refaço aqui este comentário inteligentíssimo:

"Uma pessoa nascida do sexo masculino pode falar que é mulher (falar que é "igual" a alguém do sexo feminino), mas uma pessoa branca não pode se considerar negra. Seguindo esta lógica "aceita", uma pessoa anoréxica deveria ser considerada normal, pois se ela se vê e se sente gorda, quem somos nós pra falar o contrário?"

Anônimo disse...

sua tentativa de se escorar nos gays é risível, ridícula e patética

Anônimo disse...

mulher = ser humano do sexo feminino, isso nunca vai mudar

trans jamais podem se tornar mulher simplesmente pq eles não nasceram do sexo feminino, aceite isso

assim como uma pessoa de pele branca jamais poderá ser negra ou ser encarada como alguém q tem a pele negra

o padrão é o mesmo

ninguém defende transracialismo, tô cansada de bater nessa tecla, mas é verdade, então pq nós, rads, temos q ser obrigadas a defender disforia?

Anônimo disse...

a biologia já atestou, sem nenhum tipo de juízo de valor negativo, a origem e a objetividade do não-heterossexualismo, quem visa se opor a isso é justamente fanáticos religiosos, e quem usa da biologia pra justificar preconceito tem preguiça moral de compreender o básico, pq a biologia não justifica nenhum pensamento discriminatório, assim como não justifica racismo, embora algumas pessoas desonestas tentem forçar a barra com isso

feito vc, q reafirma os mesmos arjumentos q supostamente é contra, ao mesmo tempo q age igual um pastor malafaia, querendo combater a todo o custo as pesquisas científicas, é muita psicodelia argumentativa

e tenho certeza q uma Gisele Bundchen da vida jamais seria considerada negra em lugar nenhum desse planeta, talvez só por gente tipo você q precisa forçar a barra, acreditando assim ter ganho algum debate

Anônimo disse...

analisem a forma como esse mario calador escreve suas falácias

ele sabe q a ciência não contempla o transexualismo, então ele precisa forçar q os outros fenónemos da sexualidade humana "também não são contemplados" (o que é mentira, são contemplados sim) usando de sofismas aqui já devidamente desbancados

ele reafirma com prazer arjumentos pseudo-científicos, como se fosse o maior biólogo de todos, pra depois posar de contrário aos próprios arjumentos q ele utilizou

é como se eu reafirmasse com todas as forças q 1+1=2 pra tentar "refutar" a galera q afirma verdadeiramente q 2-1=1, notem q um fato não elimina o outro, mas pro calador supostamente sim, tudo pq no final ele quer dizer: "pera pessoal, 1+1 pode ser 3 tb, não tem problema"

ele não defende a disforia de gênero pq é lógico, e sim pq outros fenómenos pra ele tb seriam "ilógicos", a falácia principal desse mentiroso e jogar tudo no mesmo barco do incompreendido transexualismo

Anônimo disse...

e a questão maior não são as razões biológicas (ou não-biológicas) da disforia de gênero

e sim de q... alguém só pode ser mulher caso tenha nascido do sexo feminino

níveis de intersexo, síndromes congênitas, fenótipos desviados, disforia de gênero, comportamento "típico" feminino, nada isso muda o sexo de ninguém

O que afirmamos é q mulher é uma fêmea humana, apenas, e não estamos erradas

o sexo é uma coisa definida e objetiva, o transativismo busca transformar isso em algo indefinido e subjetivo, como se cada um pudesse "escolher" o seu sexo

Vou usar um exemplo, a Elizabeth Taylor (q deus a tenha), branca, britânica e de ascendência nórdica, JAMAIS, sob hipótese alguma, poderia se "auto-identificar" como negra, mas parece q para ser uma mulher, até um charlie sheen poderia ser uma, bastasse q ele se "auto-identificasse" assim

Anônimo disse...

"Maria Caladora" já explicou o motivo de uma mulher dar seu relato pessoal de não performance de feminilidade ser transfobia ou só enrolou como sempre?

Anônimo disse...

Como disseram, a falta de clareza - e completo, de objetividade - é um indicador bem interessante de quando alguém não sabe do que está falando.

Anônimo disse...

Assistam esse vídeo, é um discurso maravilhoso sobre uma lei que defende identidade de gênero no Canadá e acaba com direitos das mulheres, inclusive o direito das mulheres terem espaços exclusivamente para mulheres.

https://www.youtube.com/watch?v=872pMQ5VKeg

Anônimo disse...

https://www.youtube.com/watch?v=UL_LueJaLis

"Hilla Kerner é ativista feminista e porta-voz do Abrigo e centro de apoio a mulheres estupradas de Vancouver.

Esse abrigo já foi processado por não aceitar homens que se identificam como mulheres em suas instalações.

Mulheres tem o DIREITO de se reunirem e terem espaços exclusivos para elas e essa lei baseada em "identidade de gênero" pode acabar com isso."

Sobre o massacre de Montreal
https://pt.wikipedia.org/wiki/Massacre_da_Escola_Polit%C3%A9cnica_de_Montreal

Saiba mais sobre a lei C-16
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/05/canada-apresenta-projeto-de-lei-sobre-o-direito-dos-transgeneros.html

Anônimo disse...

20:12

isso, os transativistas não falam

Anônimo disse...

uma coisa interessante q eu notei... nenhum transativista consegue debater/rebater ou refutar uma radfem

eles sempre fogem pela tangente ou enchem o argumento com chavões: "não se nasce mulher", "vc é câncervadora", "vc concorda com o malafaia", etc.

Anônimo disse...

Antifeminista é quem diz que mulheres "masculinas" são homens e que homens "femininos" são mulheres. Além dessa merda ser homofóbica/lesbofóbica pra caralho.

As pessoas que destransicionam estão mais felizes e conscientes agora do que quando transicionaram. Aliás, elas só transicionaram em primeiro lugar por causa de toda essa forçação de barra, toda essas imposições e propagandas trans de "soluções" individualistas, capitalistas, que enriquecem ainda mais a indústria "farmacêutica" - de drogas, a indústria "médica" de cirurgias plásticas, a indústria psiquiátrica e outras corporações e pessoas que fazem parte do lobby trans, que "normaliza" as pessoas, às custas do envenenamento de seus corpos, suas mentes e seus sentimentos.

Como toda essa merda desse lamaçal pode combinar com o feminismo, com o verdadeiro feminismo? Não tem como mesmo...

Anônimo disse...

fiquei aliviada em ter visto as falácias desse post e as falácias depois comentadas pela autora sendo uma por uma refutadas

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 203   Recentes› Mais recentes»