quarta-feira, 31 de maio de 2017

ENQUANTO O PAÍS AFUNDA, REAÇAS FAZEM A FESTA

Embora um pouco repetitivo, este texto de Pedro Gomes, adaptado por Samantha Costa, reflete exatamente como agem os reaças. Por isso o coloco aqui.
Mas quero tratar de algo ainda mais urgente. Enquanto o país mergulha na crise política e econômica, os ratos aproveitam para retirar mais direitos. Uma proposta de emenda constitucional (PEC 29/2015) de autoria do senador Magno Malta (PR-ES), por exemplo, sugere alterar a Constituição para explicitar, no artigo 5o, que o direito à vida é inviolável desde a concepção. 
A tramitação da PEC estava parada desde dezembro de 2015. Os fundamentalistas cristãos estão tirando vantagem de que quase ninguém está prestando atenção para aprovar este e outros projetos ultra-conservadores. O relator já apresentou seu parecer (favorável, lógico) para esta PEC. 
Se a PEC 29/2015 for aprovada, o direito à vida é reconhecido desde a fecundação (o encontro do espermatozoide com o óvulo), antes mesmo da nidação (a implantação do embrião no útero). O que isso significa? Que embriões passam a ser vistos como seres humanos, cidadãos com os mesmos direitos de que alguém que nasceu. 
Significa principalmente que qualquer intervenção para interromper a gravidez será vista como crime. Adeus pílula do dia seguinte, adeus aos três únicos casos em que o aborto é permitido no Brasil (quando a gravidez decorre de um estupro, quando apresenta risco de vida à gestante, e em casos de fetos com anencefalia), adeus aborto legal
O Brasil já é um dos países mais restritivos do mundo em relação ao aborto, o que faz com que milhares de mulheres morram todos os anos, em consequência do aborto clandestino. 
Se a PEC 29/2015 passar, abre as portas para que o país entre na lista das nações mais atrasadas, aquelas que proíbem o aborto em todos os casos. E automaticamente coloca as mulheres que sofrem aborto natural como suspeitas. 
Tem mais: uma vez aprovada esta PEC, o "direito à vida" pode ser usado para barrar outras coisinhas também, como inseminação artificial (em que montes de embriões excedentários são descartados) e pesquisas com células tronco embrionárias.
Agora não está mais em questão ser contra ou a favor da legalização do aborto. Agora a pergunta é se você acha que aborto deve ser proibido em todos os casos. Ou seja, você acha que uma mulher que foi estuprada e engravidou deve ser forçada a ter o filho? Você acha que uma mulher que corre risco de vida deve ser forçada a seguir a gravidez, mesmo que ela morra? Você acha que uma mulher que está grávida de um feto anencéfalo deve ser forçada a prosseguir a gestação durante 9 meses para parir um bebê que morrerá imediatamente após nascer, ou nascerá morto? 
Você acha que a pílula do dia seguinte (tomada após a fecundação, antes que o embrião seja implantado no útero) é realmente abortiva? Você quer que a Constituição, que deveria ser um documento laico, seja regida por crenças religiosas? 
É isso que está em questão no momento. E é muito sério. Proibir e criminalizar o aborto em todos os casos afeta a vida de todas as mulheres (mesmo as que nunca farão ou fizeram um aborto -- afinal, aborto espontâneo ocorre em mais de um quarto das gestações). É este o nível de retrocesso que estamos vivendo.
Vote NÃO na enquete do E-Cidadania. Não permita que o Congresso aprove mais esta aberração.

53 comentários:

Anônimo disse...

A legalização do aborto é utopia no Brasil.

Anônimo disse...

Foi-se o tempo q se dizer de direita era "proibido", que era feio, que vc nao era uma pessoa do bem.

Acabou-se essa palhaçada.

Hj o pessoal fala q é sim de Direita.

As coisas estao mudando.

Aceitem q dói menos.

Anônimo disse...

"Fique firme Aécio, estes golpistas não passarão,lava jato manipuladora, estamos juntos em 2018"

parece ridículo para vocês petistas? E mais ou menos assim que nos sentimos quando vocês defendem o Lula.

Anônimo disse...

Feministas acreditam que o que define um ser humano e o ato do nascimento. Feministas cabulavam todas as aulas de biologia.

titia disse...

18:36:

"Humano (taxonomicamente Homo sapiens),termo que deriva do latim "homem sábio", ser humano, ser pessoa, gente ou homem, é a única espécie animal ainda viva do primata bípede do género Homo. Os humanos anatomicamente modernos surgiram na África há cerca de 200 mil anos, adquirindo há cerca de 50 mil o comportamento do homem de hoje. Os membros dessa espécie têm um cérebro altamente desenvolvido, com inúmeras capacidades como o raciocínio abstrato, a linguagem, a introspecção e a resolução de problemas complexos."


Ou seja, seu burro que nunca pisou numa sala de aula depois que saiu da alfabetização, o que define um ser humano é o CÉREBRO. O cérebro capaz de raciocínio abstrato, linguagem, introspecção e resolução de problemas complexos. Um amontoado de células incapaz até mesmo de sentir dor NÃO é um ser humano. E de qualquer forma todo mundo aqui já sabe que vocês não ligam pra vida e muito menos pras crianças, só querem punir a mulher por fazer sexo. Vocês deviam se matar, apenas ocupam espaço e não servem pra nada.

Anônimo disse...

Essa galera tá consciente que junto vai por água abaixo inseminação artificial e pesquisa científica com embriões?

Anônimo disse...

Bom, eu continuo achando que é o sujo falando do mal lavado e que a esquerda faria o mesmo ou pior se lhe beneficiasse... mas deixa pra lá, é perda de tempo...


Quanto a essa aberração de PEC - em países onde o aborto é proibido em qualquer circunstâncias, médicos se recusam a tratar gestantes por medo de processo, caso a gravidez termine em abortamento. Aí eu fico curiosa pra saber como gente que apoia essa insanidade pretende fazer com que fetos se desenvolvam dentro de cadáveres.

Há algum tempo vi um documentário feito na Guatemala se não me engano, sobre a criminalização do aborto e de como o tratamento das gestantes não é muito melhor ao conferido às que abortam. Uma ginecologista (tipo, ela quase um unicórnio, por que GO decente é mais raro que a pantera nebulosa) que trabalha para o sistema público tenta fazer o melhor possível dentro daquele sistema altamente misógino. Ela falou algo que cabe muito bem aqui - atendimento às mulheres que abortam ou mesmo em trabalho de parto é negado pois é esperado que elas sofram e até mesmo morram pela maternidade.

Seja como uma brutal punição ou seja para alcançar algum tipo de "santidade" - a maternidade SEMPRE foi a arma mais eficaz e poderosa para domesticar mulheres.

Jane Doe

Anônimo disse...

Na verdade o que determina se alguém é um ser da espécie humana é o DNA. Um embrião nada mais é do que uma etapa do desenvolvimento do ser.

A questão não é discutir se o embrião ou o feto da espécie Homo sapiens são ou não seres humanos. Isso é óbvio.

O que está em discussão é se o embrião ou o feto é um indivíduo com direitos estabelecidos em lei ou não.

titia disse...

Por isso que eu repito: moças, troquem sem medo os homens por um cachorro/gato/periquito/papagaio/hamster e um vibrador. Homem ultimamente não serve nem pra trepar, um bando de estorvo ruim de serviço que vai te fazer de escrava doméstica, te engravidar pra depois pular fora e te transmitir DST. Vibrador não dá trabalho, não engravida, não transmite DST nem atrasa sua vida. E pra quem quer amor e afeição, um pet com certeza é melhor que um machista que acha que o sol nasce e se põe no seu pinto - A.K.A 90% da população masculina brasileira.

Anônimo disse...

o governo do temerda é um lixo

Anônimo disse...

Seria legal que tivesse aborto, assim maquiaria a expectativa de vida ao nascer e melhoraria, por conseguinte, o IDH, subterfúgio utilizado por Cuba.
No Brasil, teria efeitos positivos, diminuiria a produção em larga escala de bandidos-minions nas comunidades.
Já ia esquecendo do dito popular: Nunca vi ninguém querer abortar de filho de jogador.
Abraços, folks!

Anônimo disse...

ano q vem se mobilizem pra elegerem deputados federais progressistas, vcs ficam morgando e aí dá nisso

Anônimo disse...

Tinha um no ensino médio que era um poço de doença e era misógino A.K.A sobrenome raro.

Anônimo disse...

"Mimimi o feto é só um amontoado de células". Ah tá. Ainda bem que o ser humano não é um amontoado de células. É feito de polvilho de açúcar.

Anônimo disse...

Você não viu, logo não existe, é isso? Queria saber quem és ó ser onipresente.

Anônimo disse...

Eu só não amo mais abortos bem sucedidos do que eu amo óvulos não serem fecundados e serem liberados normalmente na menstruação todos os meses. Se todos os abortos fossem livres, seguros, bem realizados, bem sucedidos, não teríamos esses milhares de restos de aborto ambulantes por todos os lugares, congestionando o mundo com sua presença degradante e fazendo de tudo que são capazes para tentar proibir o aborto livre, seguro e bem sucedido, porque eles mesmos são o resultado semi-morto de abortos que deram errado e morrem de inveja tanto dos abortos que dão certo como também das pessoas que nasceram bem formadas normalmente, as pessoas completamente desenvolvidas que porventura podem precisar realizar um aborto.

Anônimo disse...

Engraçado que feto é tratado como ser humano pela Direita, porque depois que nasce, a Direita não se lembra mais que é um ser humano: se tornar criança morador de rua, não é mais ser humano, é ``dimenor´´ e querem cadeia pra ele! Se for negro então, aí que não é mais ser humano! Se for LGBT, piorou, deixou de ser humano completamente! Aliás, será que essa turminha da Direita vai querer que um feto nasça caso ele seja LGBT? E se o futuro feto for uma mulher feminista, vocês ainda vão querer que nasça!?? Kkk, fácio de notar como essa turminha tenta disfarçar seu ódio defendendo fetos (porque é bonitinho defender fetos... quem não defende?!), mas só quando estão fetos mesmos, porque a partir do momento em que esses fetos se transformam realmente em seres humanos, nem conseguem esconder as garras!

Anônimo disse...

tinham cérebro... tá sabendo bem, hein cara? homens sempre sabem de tudo mesmo quando não sabem de nada né?

sabe o que eu acho... que vocês são semelhantes aos fetinhos não desenvolvidos ou mal desenvolvidos que tanto dizem defender, vocês não tem um cérebro, são uns restos de aborto, por isso que se identificam tanto com fetos que não são completamente formados, mórulas, blástulas, gástrulas, e não empatizam nem um pouco com seres humanos plenamente formados, totalmente desenvolvidos, crescidos, com toda uma história e uma vida, não apenas uma possibilidade remota.

Anônimo disse...

Hahaha, grandes merda! Só porque tá na moda ser idiota não quer dizer que estejam certos nem com razão! No máximo só mostra que continuam sendo ovelhas seguindo rebanho - que patético!
Coma merda então - milhares de moscas não devem estar erradas!

Anônimo disse...

O maluco tá muito chapado de drogas, só pode.

Anônimo disse...

Só conseguiu provar que vocês direitistas e os petistas são dois lados da mesma moeda! Não sei nem porquê tanto brigam, são tão iguais...

Anônimo disse...

isso que dá quando não se aborta com sucesso fetos anencéteros em quanto há tempo, nascem e viram essas imundícies: (h)omens étERROS e masCUs, a tristeza e a vergonha de qualquer família, a desgraça total e a pior e mais pesada das cruzes para qualquer mãe

Anônimo disse...

Cê quem faltou as aulas de raciocínio lógico, misturando questões sócio-políticas com biologia.

Anônimo disse...

Nem todos sobrevivem sem cérebro, mas você de alguma forma conseguiu sobreviver e ter essa sua semi-vida horrível mesmo sem possuir um cerébro, inacreditável né?

Anônimo disse...

Cada um faz o que quer né? Eu acho triste quando pessoas com útero matam seus bebês com tantas mulheres, cis e trans, que trocaram tudo na vida pela capacidade de gestar naturalmente.

Em caso de risco de vida à pessoa gestante, lembrando que a medicina avançou muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito desde 1940 (idade do nosso código penal), sendo esse risco bem comprovado e não imaginado acho que aí não tem muito o que fazer. Agora nos outros casos realmente não sei, qual o sentido de matar o bebê que foi concebido em um estupro se o estuprador, o único criminoso da história, muitas vezes nem preso fica? A pessoa gestante não tem culpa mas o bebê menos ainda e é elx quem vai pagar com a sua vida.

No caso da anencefalia, temos exemplos documentados de crianças que sobreviveram bastante tempo com essa condição, anos. É certo matar alguém porque a pessoa portadora de útero acha inconveniente ter filhx com deficiência física?

Votei contra a PEC na enquete por questões de por solidariedade às mulheres cis e aos homens trans que querem gestar mas dentro de mim o sentimento é de luto por tantas vidas perdidas, muitas vezes por mero capricho.

titia disse...

08:03 diga a essas pessoas que eu dou pra elas o meu útero, com o maior prazer. Já se faz transplante dessa coisa, então avise que se elas pagarem a cirurgia e a medicação podem vir busca-lo amanhã.

Ah, mas avise essas pobres coitada que maternidade não é coisa pra se fazer por capricho, porque bebês são fofinhos e todo mundo está tendo filho. Não. Maternidade é coisa séria, muito mais séria que um aborto poderia ser, e deve ser a decisão mais consciente e ponderada da sua VIDA. Maternidade não é pra ganhar status, nem pra se encaixar nos padrõezinhos, pra poder conversar sobre as mesmas coisas que as migas nem pra mostrar pras outras mulheres que você é "mais mulher" que elas (mentira). Maternidade é pra CRIAR OUTRO SER HUMANO, que vai precisar de você pra absolutamente tudo, é serviço 24/7 que não tem folga, férias, nem aposentadoria.


Quer dizer, ainda estamos nessa palhaçada de "Se você pode gestar e parir, é sua obrigação fazer isso e se não fizer, você é uma vadia egoísta e irresponsável que não pensa nas outras pobres coitadas que não conseguem gestar e parir"? Quer dizer que ainda tem zé ruela achando que só porque podemos fazer alguma coisa temos obrigação de fazer isso? Eu tenho plena capacidade de matar alguém, devo fazê-lo apenas por que eu posso?

E ainda querem jogar pra cima das mulheres que não querem engravidar a culpa pelas que querem e não podem. Oh, mulheres que não querem parir, sempre as culpadas de tudo no mundo, vamos jogar essas bruxas na fogueira e depois espalhar sal nas cinzas pra que elas jamais possam voltar e nos assombrar...

titia disse...

Quanto à parte sobre estupro, não merece nem mesmo uma resposta. Apenas torço pra que você não seja uma daquelas pessoas que tem que aprender do jeito difícil porque é tão terrível pra uma vítima de estupro ser obrigada a manter a gravidez.

Sabe aquilo que eu disse no blog há um tempão, que os machos adoram jogar pra cima das mulheres as falhas de caráter e as canalhices deles? Apresento-lhes, comentaristas, o eugenista confesso dyvr! O defensor do extermínio dessa gentalha preta e pobre desse Brasil, o recalcado que odeia estar solteiro! Contra a legalização do aborto pela morte das mulheres negras e pobres - que são as que morrem em abortos ilegais nesse país. Viver - um direito apenas pra mulheres ricas e classe média! Vote em dyvr e ganhe um caixão e uma vaga no orfanato!

Anônimo disse...

Ahmmmmm... se eu parir 10, 15 filhos concebidos contra a minha vontade e/ou através de violência sexual mulheres estéreis vão continuar sendo fisiologicamente incapazes de conceber/gestar... Assim como se eu comer 10 kg de chocolate/dia não vai fazer nenhum diabético voltar a produzir insulina.
E me deixa de queixo caído que tantas pessoas tenham tanta compaixão com uma mórula, mas não conseguem se compadecer com uma vítima de estupro.

E de boa,pelo menos pautada na minha experiência pessoal, existe infinitamente mais filhos colocados no mundo por mero capricho do que abortos sendo realizados pelos mesmo motivo.

Capricho é parir uma ninhada para ganhar o troféu joinha do patriarcado...

Jane Doe

lola aronovich disse...

Dá um tempo, mascutroll deixando os mesmos comentários que são sempre deletados, tentando se passar por radfem, não enganando ninguém. Vc não é bem-vindo aqui. Seus comentários e mentiras não são bem-vindas aqui. Quantas vezes preciso deletar seus comentários para vc entender isso? Vai embora, cara. Sei que seus espaços misóginos estão encolhendo, mas procura bem que ainda tem. Já te falei: isso não está te fazendo bem. Imagina passar o dia inteiro aqui deixando mensagens que serão deletadas? Vai viver sua vida. Pare de ficar tentando marcar território com suas fezes e urina.

Anônimo disse...

UE jane doe mas n são MILHARES de mulheres mortas por aborto? E isso só nó brasil?!

Argumento falso e furado.

N sabia q só tinha mulher negra e pobre titia, tb sou pobre, branco e canso de ver branco aqui na comunidade.

Votei a favor, obrigado pela dica.

Anônimo disse...

Já pensou na possibilidade de uma mulher que foi estuprada e grávida desenvolver uma depressão profunda na gestação? Sabia que uma gestante não pode tomar qualquer remédio e fica difícil tratar qualquer doença? Eu tive vários problemas na minha gravidez que sao fora do comum,e foi bem difícil enfrentar, imagino pra uma mulher violentada. Vc já teve filhos? Se não, tenha primeiro, daí vc vai ver o quanto é cruel querer que uma mulher gere um filho de um estupro, é desumano demais.

Christian disse...

Obviamente, esse aí nunca ouviu falar do goleiro Bruno.

Anônimo disse...

Gente eu até entendo as pessoas serem contra o aborto em casos normais, confesso que ainda não tenho plena certeza da minha opinião. Mas ser contra em caso de estupro ou risco de vida pra mãe, é o cúmulo da crueldade com as mulheres. Eu sou mãe e as pessoas não imaginam o quanto é difícil uma gestação. Seus hormônios aumentam duzentas vezes mais e isso mexe muito com o emocional, por isso é comum grávidas ficarem choronas e ter pesadelos. Já vi várias depressivas em situações de gravidez normal, com marido e família apoiando e tudo do bom e do melhor. Aí vc imagina uma mulher que foi violentada ou que sabe que pode morrer, pelamor!Fora que várias medicações são proibidas, pra tratar uma depressão por exemplo. Eu acho incrível pessoas que não tem a mínima noção do que uma grávida passa querer cagar regra na vida dos outros.


Michele

Anônimo disse...

As mulheres morrem por causa dos abortos ILEGAIS E INSEGUROS!!! Feito com profissionais qualificados e com assistência médica adequada é um procedimento de baixo risco...

O.O
Sério que isso AINDA precisa ser explicado??

Jane Doe

titia disse...

10:15 tudo bem. A sua mãe votou contra.


Eu não devia dar trela, mas pra quem tá se fazendo de surdo/mudo/idiota/besta: nesse país, só quem morre fazendo aborto é mulher pobre, que não tem como pagar as clínicas bem equipadas e com profissionais qualificados que as mulheres ricas e de classe média - e, nada coincidentemente, a maioria das mulheres pobres é negra. Brancas pobres também morrem em abortos ilegais, mas a esmagadora maioria das pobres que morrem em abortos ilegais são negras e pardas. Agora queiram por favor sumir daqui com sua má fé e hipocrisia; vão fazer sua parte pra evitar o aborto, vão dar o rabo pra outro merdinha e deixem as mulheres em paz.

Anônimo disse...

a) Os conservadores sao pessoas hipocritas e mesquinhas pois defendem um feto alegando ser um ser vivo mas entregam uma crianca a propria sorte e ainda falam em diminuir a idade penal.

b) A esquerda precisa se unir ano que vem focar principalmente no congresso e votar nos progressistas eu vou fazer campanha para o Psol.

Anônimo disse...

Errou titia, ela tb votou a favor, mobilizei a família inteira. Nem toda mulher é assassina.

Anônimo disse...

Os machos se identificam profundamente com tecido fetal indesejável, por eles perceberem como sua própria condição aquela de um sanguessuga que se alimenta da energia feminina, um parasita que não sobrevive sem o suporte vital das mulheres. Drenando energia feminina, eles se sentem fetais. Visto que esse estado fetal perpétuo é fatal para o Eu da eterna mãe (Hospedeira), os machos temem que as mulheres reconheçam essa condição real, o que os tornaria infinitamente indesejados.


O fato é que as mulheres sempre travaram lutas ferozes contra a gravidez indesejada. Porque os homens têm oprimido constantemente as mulheres engravidando-as contra a vontade delas através de estupros legais e ilegais e negando o acesso ao aborto seguro e ao controle de natalidade. Isso sem mencionar que o patriarcado também tenta impor a maternidade bombardeando as mulheres com a propaganda de que esse é seu destino inevitável.

Anônimo disse...

Em um mundo onde os homens desempenham o papel de controladores, possuidores das mulheres, a necessidade dos machos de energia feminina, vista pelo que ela é, é um parasitismo letal, necrofílico e autodestrutivo. Letal porque sempre põe a hospedeira em um estado de morte-viva e no fim leva à sua morte total. Necrofílico no sentido de amor pela morte e autodestrutivo porque se o parasitismo não for parado, terminado, completamente interrompido a tempo, levará a destruição de todo mundo, inclusive dos próprios parasitas.

Anônimo disse...

Pró-vida é uma inversão total da realidade, mais uma das típicas e onipresentes reversões patriarcais; porque na verdade os pró-"vida" são profundamente pró-morte, pró-morte das mulheres.

titia disse...

14:22 nem todas as mulheres são assassinas; as que votaram contra a petição, por exemplo, e lutam pela descriminalização do aborto. Elas não são assassinas de mulheres, não são um bando de misóginas com ódio recalcado de mulheres que transam. Não são psicopatas que creem que sexualidade feminina deve ser punida com a morte porque não suportam pensar numa mulher gozando. Elas também não são assassinas de crianças; jamais iriam querer que uma criança nascesse pra sofrer abusos e violências, ser negligenciada, torturada e assassinada por pais irresponsáveis e cruéis. Muito menos iriam querer isso apenas pra punir a vadia da mãe por ter se atrevido a transar.

Diga aí, quantas mulheres e crianças você e sua família de psicopatas menos dignos que o Champinha já mataram hoje? Só duas pro café da manhã? Ah, e não sinto nada em te informar que sua mãe votou contra a petição pelas suas costas. Ela sabe o que acontece quando o aborto é malfeito, não ia desejar a mesma desgraça pra outra mulher.

Anônimo disse...

Portadoras de útero é foda.

Mas como os direitos das mulheres estão SEMPRE ameaçados, deixo aqui a seguinte sugestão a todas:

Tanto no site do Senado quando da Câmara você pode pesquisar projetos e tramitações legais, por tema e cadastrar um email lá pra acompanhar. Pode colocar lá "nascituro", "aborto", "feto" e outras palavras assim que aparecem os projetos e trâmites relacionados.

É muito importante que se crie o hábito de não acompanhar o andamento das leis apenas pelas notícias de jornal. A gente tem que pegar esse tipo de coisa na fonte primária, que é essa, direto nos sites das casas legislativas, podendo inclusive escutar audios das sessões e pegar seus transcritos.

Criando esse hábito, todo mundo vira um fiscal das leis e não é pego de surpresa com mais nada.

Anônimo disse...

" Agora nos outros casos realmente não sei, qual o sentido de matar o bebê que foi concebido em um estupro se o estuprador, o único criminoso da história, muitas vezes nem preso fica? A pessoa gestante não tem culpa mas o bebê menos ainda e é elx quem vai pagar com a sua vida."

Acho mais coerente o pró-vida que se opõe ao aborto em caso de estupro do que aquele que acha que só em caso de estupro que pode.

Porque pra quem defende a vida do nascituro, realmente não faz muito sentido. Agora pra quem tá mais preocupado com a consensualidade ou não do ato sexual e não com o feto, aí sim.

Se esse projeto passar, temos algumas consequências aí:

1. Na bula tanto do anticoncepcional normal quanto da pílula do dia seguinte, consta a informação que, como ação secundária dos medicamentos, existe a inospitabilidade do tecido uterino interno caso a fecundação ocorra. A gente sabe que na maioria das vezes isso não funciona e tá cheio de moça engravidando tomando pílula ou usando a PDS mas, pra quem defende que a gravidez começa na concepção e não na implantação, esse risco simplesmente não pode existir.

(aproveito a deixa para informar que métodos hormonais perdem a eficácia de acordo com o peso da mulher, acima de 80kgs por exemplo a PDS já não faz o efeito esperado, fora todos aqueles outros fatores de sempre como uso de antibióticos, de certos ansiolíticos, alguns chás, infeccções, diarréias etc)

2. Idem para o DIU, seja de cobre ou não

3. Em relação às clínicas de fertilização, existe uma técnica amplamente usada que, ainda que não permitida por lei, é permitda na prática que é a redução embrionária. Redução embrionária é o nome que se dá ao aborto provocado por médico depois de implantar n embriões no útero e, por algum milagre, todos serem viáveis. Como nem toda mulher quer ter 4 filhos de uma vez, é dada essa opção à gestante. Tem vídeo no Youtube mostrando como isso é feito.

4. Se a vida tornar-se inviolável desde a concepção, todo embrião dessas clínicas ganha status de coisa viva e sequer poderiam ser descartados, obrigando à manutenção indefinida desse material genético para absolutamente nada.


No fundo, vai acabar virando mais uma coisa pro Supremo "legislar" sobre. Depois reclamam do roubo do protagonismo, mas nossos brilhantes homens da lei são os primeiros a forçar essa situaçao para, obviamente, apontarem seus dedos acusadores e ganharem votos nas eleições seguintes.


donadio disse...

"Agora nos outros casos realmente não sei, qual o sentido de matar o bebê que foi concebido em um estupro se o estuprador, o único criminoso da história, muitas vezes nem preso fica? A pessoa gestante não tem culpa mas o bebê menos ainda e é elx quem vai pagar com a sua vida."

Ué. Segundo os anti-escolha, filho é uma punição apropriada para mulher que transa.

Então pelo mesmo raciocínio deveriam entregar a criança para o estuprador cuidar. Aguardando explicações sobre por que não.

Anônimo disse...

Deixem de cinismo, a maioria engravida porque n se previne. Minha irmã mora na Austrália e lá é raro ter adolescente grávida ou alguém engravidar sem querer querendo e adivinhem por quê? Porque eles realmente se previnem. Os métodos contraceptivos n falham com essa facilidade que vocês adoram pregar.
A mentalidade deles é bem diferente daqui, que um bando de gente sabe como se prevenir mas simplesmente não quer. Chega a ser bizarro.

Anônimo disse...

Ue?!mas vc n mora numa favela ?

Kasturba disse...

Pra algumas mulheres que comentaram aqui sendo contra a descriminalização do aborto:
Quando se fala sobre descriminalizar aborto, não está se perguntando se você considera aborto certo ou errado, bom ou mau. A grande maioria das pessoas (se não todas) considera aborto algo completamente ruim, sob diversos pontos de vista. Uma mulher que aborta não faz isso feliz. É invasivo, tanto física quanto psicologicamente. Já conversei com várias mulheres que fizeram aborto, e todas com quem conversei carregam marcas e culpa por toda a vida. É triste. Muito. Mas se elas optaram pelo aborto, é porque a outra situação possível (parir o bebê) seria pior ainda. Por diversos motivos a pessoa pode achar que não é hora de ter um filho. E só ela pode avaliar o que será menos pior para sua vida (e daquele talvez futuro filho): tê-lo, ou impedir o progresso da gestação.
Voltando pro inicio: quando se fala sobre descriminalização do aborto, a pergunta que está sendo feita é se você concorda que cada mulher tenha o DIREITO de decidir sobre uma gestação que ela está conduzindo, ou se a decisão sobre algo que só diz respeito a ela (sua gestação) deve ser arrancada de si (como tantos outros direitos nos foram negados por tantos anos)

Kasturba disse...

Sou branca, filha de classe média alta. Meus pais são os "pais exemplares da boa familia", e me deram ótima criação. Com 16 anos comecei a namorar meu primeiro namoradinho. Fiquei com ele três anos. Meus pais NUNCA conversaram comigo decentemente sobre sexo, virgindade, consentimento, prevenção, etc. A única coisa que eles faziam era assumir um papel de "protetores da minha vigindade". e faziam isso de uma maneira ridicula e exagerada: a única hora que eu não estava sendo vigiada era quando estava na escola. Depois de um ano de namoro eu achei que queria transar. Na verdade, eu não me sentia realmente preparada pra um passo tão grande, mas meu namorado realmente insistia, e eu realmente o amava (novamente, eu não sabia o que significava consentimento). Resolvemos transar, o que acontecia nos horários das aulas em um lugar escondido do colégio. Eu achei que fôssemos transar uma vez e só. Mal sabia que a insistência dele só ia aumentar cada vez mais, pois depois que a barreira foi rompida e a pureza perdida, na cabeca dele eu não tinha mais motivo nenhum pra não querer transar (novamente a questão do consentimento). Eu ia enrolando meu namorado sempre que dava, mas algumas vezes tinha que ceder e transar, pra mostrar pra ele o quanto o amava. Era um inferno. Namorado insistindo e fazendo chantagens pra me fazer transar, enquanto meus pais bancando de guardiões da minha pureza, me investigando e suspeitando de tudo o que eu fazia, me impedindo de fazer com o meu proprio corpo o que eu achasse mais adequado. Nem pensar eu poderia tomar anticoncepcional!! Nem eu nem meu namorado tínhamos dinheiro (estavamos na escola). Como eu pediria dinheiro aos meus pais pra comprar AC? Que horas eu iria conseguir ir na farmácia sozinha comprar? Como eu iria esconder o comprimido deles em casa? Se eles encontrassem, eu estaria morta!!! Idem pra camisinha. E também, eu sempre evitava transar. A frequência era tão pouca (tipo uma vez a cada 2 ou 3 meses), que isso nunca aconteceria. Não comigo. Só quem engravida são adolescentes depravados e vadias. Eu tinha um namorado e nos amávamos, éramos ambos virgens antes de nos conhecermos, e íamos nos casar depois de nos formarmos. Eu não corria o risco de engravidar. Mas engravidei. Depois de 2 anos de namoro. E pra completar, eu tinha acabado de passar no vestibular dos meus sonhos, considerado o mais difícil do Brasil, pra uma instituiçao militar que não aceitava meninas grávidas ou que tivessem filhos. Entrei em desespero! DESESPERO! Eu não poderia ir pra faculdade que era meu sonho e que eu havia estudado tanto! Eu ia me tornar mais uma adolescente putinha grávida. Meus pais primeiro iriam me matar, e depois eu seria a vergonha da família. Eu não conseguia nem imaginar como eu contaria aquilo pra eles.
(continua)

Kasturba disse...

2 Até que depois de uma série de acontecimentos, os pais do namorado descobriram. Também uma ótima família, católicos fervorosos. A solução? O pai dele comprou 4 comprimidos de citotec e me fez tomar dois e enfiar dois na vagina. Detalhe: eu tinha um vôo marcado praquele mesmo dia, sozinha. Os primeiros sangramentos começaram dentro mesmo do avião. Mas o feto (totalmente formado e do tamanho de um punho fechado - acredito que deveria estar de 3 a 4 meses de gestação, pois pelo desespero que me vi, neguei a gestação por bastante tempo) só foi expelido durante a noite, quando eu já estava na casa de praia da família. Fiz tudo sozinha (puxar o cordão, expelir a placenta), e não fui em nenhum hospital fazer nenhum procedimento depois disso. Meus pais até hoje nem sonham que isso aconteceu debaixo do teto deles.
Na época e por muito tempo, eu chorei demais. Me culpei demais. Matei meu bebê. Eu sou um monstro. Eu deveria ter passado por cima do pavor que eu tinha dos meus pais, devia ter desistido de todos os meus sonhos pra ter, criar e amar aquele bebê que pra mim era o pior pesadelo da minha vida. Porque eu sou mulher, e como mulher, sou potencialmente mãe, e como mãe, a única coisa realmente importante na minha vida é me anular e sacrificar pelos filhos, mesmo que eu tivesse apenas 18 anos...

Hoje depois de tantos anos eu consigo olhar praquela adolescente assustada, dar colo e perdão a ela. Afago seus cabelos e digo que a culpa não foi dela. E que a interrupção da gestação foi a opção menos pior.

Eu não culpo diretamente meus pais, pois sei que eles faziam o que consideravam o mais correto é melhor pra mim, mas culpo essa criação ridícula de tirar das meninas o direito de disporem de seus corpos como melhor lhes parecer. Tudo poderia ter sido muito diferente, se ao invés de criar uma barreira de "é terminantemente proibido fazer, conversar ou pensar sobre sexo", meus pais tivessem conversado comigo. Primeiramente, se eu soubesse o que é consentimento, talvez não tivesse transado com meu namorado naquela época. Eu era imatura, e realmente não queria, mas não sabia que eu tinha o direito de falar "não" pra ele. Segundo, se eu quisesse transar sim, e não tivesse que esconder isso dos meus pais, poderia me prevenir de uma possível gravidez. E terceiro, se mesmo assim eu tivesse ficado grávida, sem o pânico de levar isso ao conhecimento dos meus pais, eu poderia ter feito um aborto mais precoce e mais seguro (meus pais tinham dinheiro pra isso). Ou poderia até mesmo ter conversado com eles e de forma mais racional e tranquila, decidido ter o bebê.
De qualquer maneira, por causa desse tabu idiota que tira o direito à própria sexualidade das meninas, eu tive que passar por tudo isso, e sofrer muitos anos de culpa.

Anônimo disse...

"Já conversei com várias mulheres que fizeram aborto, e todas com quem conversei carregam marcas e culpa por toda a vida."


Ninguém precisa se fazer de vítima da sociedade pra dizer que é totalmente ok abortar e totalmente ok se sentir bem depois que conseguiu fazer isso.

O aborto que te deixa mal pro resto da vida é aquele feito na parteira, no vaso sanitário, com agulha de tricô, pagando 300 reais em um comprimido que, para hospitais, custa exatamente 30 centavos (CENTAVOS) sem saber se é verdadeiro ou não, sem saber se pode ir pra hospital ou não e o que vai acontecer lá.

Quando você faz o aborto bem bonitinho na clínica, uma limpa que não te fure obviamente, tem nada disso não. Vou contar como é:

Você é colocada em uma maca, o anestesista te dá a sedação e você dorme. Vinte minutos depois você acorda com um absorvente externo entre as pernas, levanta, toma um suco de laranja, o médico conversa contigo e tá liberada. E acabou, dá um pouco de cólica um ou dois dias e já era, pode voltar a trabalhar uma hora depois.

Já morei em lugar com aborto descriminalizado há décadas e só ouvia falar de trauma pós-aborto quando a garota não tava convicta naquilo ali e tinha alguma coisa de religião pesando contra a decisão. De resto, aborto não é esse fuduncio todo que se pinta, não mesmo. Muitos desses traumas alegados aí são pura invenção, seja de quem é contra o aborto ou a favor dele, usando argumentos sentimentais.

Passou da hora de se começar a falar honestamente sobre aborto no Brasil.

Kasturba disse...

Sim, a culpa é trauma ao qual me referi foi justamente aquela que fica pelo fato de que a maioria das mulheres que optam por algo que será melhor pra elas, se sentem um monstro por estarem fazendo isso. Afinal, a maternidade é vista como uma dádiva, um bebê é uma bênção, e a mulher que não abre mão de tudo pra cuidar de um filho e se realiza com isso, é uma pessoa horrível. Pelo menos é assim que a grande maioria das mulheres que conheço se sentem. Talvez onde você morou não seja assim, por não existir essa carga religiosa e emocional em cima das mulheres. Mas no Brasil, pelo menos no meu meio, é. Poderia ser diferente, com certeza, e espero que seja, quando pararem de romantizar tanto a questão da maternidade, e tratar feto como um bebê fofo presente de Deus que alegra a vida de quem recebe.

Anônimo disse...

O mais incrível é que esse povo msm, se amanhã uma conhecida perder o bebê com, digamos, um mês e meio de gestação e quiser fazer um funeral ou algo assim, vão achar que é desequilibrada, ou ainda falar: vc é jovem, vai engravidar de novo. Coisa que NUNCA falariam para alguém cujo filho nascido e com 2 meses morreu. Hipócritas.

Anônimo disse...

Como se sabe que pra mulher não ligam mesmo, fica a pergunta pra quem defende essa PEC:
- vai proibir pílula do dia seguinte?
- vai proibir DIU de hormônio e cobre? (Mirena, inclusive?)
- vai proibir inseminação artificial e esse monte de embrião congelado?
- vai proibir pesquisa com embriões?

É isso mesmo? Quem defende essa PEC tá de fato plenamente consciente que é contra tudo acima?
Ou vc tá achando que é do bem e aprovando essa PEC é só pra impedir as mulheres assassinas de abortarem?