segunda-feira, 26 de setembro de 2011

NINGUÉM MAIS ACREDITA EM EVOLUCIONISMO

No velho Éden ele nasceu, e entre bravos se criou...

Talvez até não seja uma boa amostra, mas parte de um vídeo com candidatas a Miss USA deste ano é estarrecedora. É quando as cinquenta candidatas (justiça seja feita: tem muito mais diversidade racial nesse concurso que no nosso Miss Brasil, que não contou com uma única negra) respondem à pergunta “Evolução deve ser ensinada nas escolas?” Imagino que aqui no Brasil, se essa pergunta fosse feita a misses, a resposta seria de total incredulidade, algo como “Ué? Isso tá em discussão?”. Mas nos EUA é diferente. Ensinar evolução nas escolas é um dos motivos que mais fazem pais religiosos não deixarem seus filhos estudar fora, preferindo ensiná-los em casa para que não sejam “contaminados” por uma educação secular. Até uns quinze anos atrás, uma indagação dessas seria vista com estranheza até nos EUA. Mas hoje, é apenas vista como “uma pergunta difícil”. O que mostra que os religiosos ganharam: a evolução é considerada só uma teoria, com menos provas que o criacionismo (que tá na bíblia). Leia o que algumas misses responderam (minha tradução):

Miss Alabama: “Evolução? Não. Eu não acredito em evolução, não acho que deveria ser lecionada nas escolas, e eu não encorajaria isso”.
Miss Alasca: “É importante lecionar, porque faz parte das nossas crenças, mas pessoalmente, não acredito em evolução, acho que cada um de nós foi criado com um propósito, por deus, e isso dá a minha vida mais sentido”.
Miss Indiana: “Eu não sei. Vamos deixar isso pro governo. Muita gente seria contra se evolução fosse ensinada nas escolas”.
Miss Kentucky: “Informação sobre um assunto nunca é demais, mas eu acho que evolução não deveria ser ensinada nas escolas, porque há tantas opiniões, tantas definições. Como ensinar uma criança sobre a definição verdadeira de evolução quando tantas culturas têm suas teorias diferentes? Não é um bom assunto, as pessoas não vão chegar a um acordo”.
Miss Lousiana: “Eu acho que sim. Eu acho... Oh deus!”
Miss Massachussetts: “Acho que sim. Eu aprendi a teoria da evolução, mesmo estudando numa escola religiosa”.
Miss Michigan: “Deve ser ensinado nas escolas, porque é bobagem não conhecer os dois lados”.
Miss New York: “Eu pessoalmente acredito que evolução deve ser ensinada nas escolas, e também que religião seja ensinada”.
Miss South Carolina: “Se os pais estiverem de acordo, por que não?”
Miss Utah: “É difícil. De toda forma, alguém vai se ofender”.

A pergunta é tão cabeluda pras candidatas americanas (e não vale dizer que misses são burras; uma miss de um estado provavelmente já é celebridade faz tempo, tem muito treinamento, horas e horas de entrevistas. Não há espaço pra amadoras num Miss America) que as melhores respostas acabam sendo as mais tolerantes, do tipo “Sim, por que não? É uma das crenças”. Como o ótimo blog Sociological Images explica, este é um bom exemplo da normatização da ideia de que a evolução é “um lado da história, a religião sendo o outro lado, e que nós deveríamos simplesmente escolher entre essas duas histórias baseado no lado que nos faz sentir mais confortável”. Pra mim é um exemplo do perigo que é um estado não-laico, algo que sempre ameaça ganhar força em muitas partes dos EUA.
É também um problema de quem pensa que teoria é uma opinião, algo sem base nenhuma, como se dizer que o Big Bang aconteceu equivalesse a dizer “eu gosto de chocolate”. Lógico que a ciência deve ser questionada, ou senão vira uma outra religião, acima do bem e do mal. Mas há tantas evidências comprovando que dinossauros viveram (bem) antes da gente, e que os bichos se transformam e se adaptam ao longo dos tempos, que é duro levar a sério o pessoal que vê nos Flintstones um documentário.
Querer que “dois lados” expliquem nossas origens me fez pensar em como os saudosistas (pra usar uma palavra gentil) gostariam que o golpe militar de 1964 fosse ensinado no Brasil como “revolução” (aquela ladainha que, se não fossem os militares que salvaram o país, os comunistas brasileiros ― que eram tantos e tão organizados, como sabemos, e liderados por Jango, aquele comuna-mor ― o Brasil teria virado Cuba), e como golpe de estado que nos mergulhou numa ditadura sanguinária e de direita que durou 21 anos. Bom, talvez o lado da “revolução de 64” prefira que o lado do golpe militar seja esquecido.
Mas tem sempre a história dos “dois lados”. Já cansei de ouvir que feministas seriam chamadas prum determinado debate, desde que “o outro lado” também fosse ouvido. Quem? Os machistas? Conheço bastante gente que até acharia aceitável que tolerância aos homossexuais fosse ensinada nas escolas, desde que “o outro lado” também fosse. Ué, qual é o outro lado da tolerância? Intolerância? (e a gente realmente quer ensinar isso nas escolas? E precisa?). Homofobia? Ou simplesmente espalhar que a heterossexualidade é a única forma sexual aceitável e legítima? (e espalhar isso, pelo jeito, não é homofobia!). Isso de “dois lados” é uma falácia. Primeiro que existem sempre muito mais que dois lados. Depois que, desculpe dizer, alguns lados simplesmente não merecem ser ouvidos. É como fazer uma mesa redonda sobre o holocausto e chamar pra participar neonazistas que negam o massacre de judeus. É como organizar um debate sobre discriminação racial e abrir espaço pra Ku Klux Klan (ou pro pessoal que nega que exista racismo no Brasil, apesar de todas as evidências). Francamente, é como a faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense fazer um debate sobre homoafetividade e chamar o deputado Bolsonaro pra pregar preconceitos e negar direitos humanos. O lado da inclusão, da tolerância, dos direitos para todos, vive sendo deixado de fora. Por que dar voz aos que já fazem tanto barulho numa sociedade preconceituosa como a nossa?
Sobre essa briga entre criacionismo e evolucionismo, lembro de quando eu era coordenadora acadêmica e professora numa escola de idiomas, em Joinville. Na escola havia vários professores de um grupo cristão que formava uma comunidade fechada (de missionários), adotava o homeschooling (os filhos eram ensinados na comunidade, não na escola), e pregava que os membros só deveriam se casar entre si. Eu me dava incrivelmente bem com eles. De vez em quando eles diziam pra dona da escola que o fato da escola estar indo mal era porque a coordenadora era uma ateia (moizinha), o que impedia que deus abençoasse as instalações, mas na maior parte do tempo a gente só evitava esses assuntos espinhosos de religião, papel da mulher na sociedade, estado laico etc, e convivia numa boa. No entanto, um dia lá estava eu, na sala dos professores, preparando uma atividade que iria usar para uma aula de conversação numa turma de inglês avançado. E parte da atividade incluiria as cenas iniciais de 2001, Uma Odisseia no Espaço, aquelas em que os macacos territoriais e agressivos descobrem as armas (ossos de animais mortos) e tornam-se guerreiros muitos mais opressores e agressivos. Acho, não lembro bem, que o exercício inicial era só que os alunos “dublassem” os macacos, algo como “If my monkey could speak” (se meu macaco pudesse falar, o que ele diria?), e depois é que a gente partiria pra um debate sobre território, armas, e inclusive evolução. Mas a questão é que um professor do grupo cristão viu o que eu estava preparando e perguntou: “Você vai falar sobre evolução numa aula? Sério? Ninguém mais acredita nisso hoje em dia!”. Eu pensei que ele estivesse brincando. Não: ele acreditava literalmente em Adão e Eva (nessa ordem, lógico), e realmente acreditava que Darwin, evolução e tudo o mais fossem conceitos ultrapassados. Isso deve fazer quase quinze anos. As candidatas do Miss América mal tinham nascido. Um visionário, esse rapaz!

P.S.: E o Sociological Images também linka uma paródia hilária de “Matemática deve ser ensinada nas escolas?”, com respostas como “Matemática é só números. Uma criança de 7 anos deve poder decidir se quer ou não aprender matemática. Ninguém realmente sabe qual é a raiz quadrada de 16. Vivemos na América, não na Rússia, sabe? As crianças devem aprender números, mas também... cores... cheiros... vibrações”.

257 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 257 de 257
Sara disse...

Niemi eu sei que não , mas quando ha bom humor, troca de experiências, boa educação, e aprendizado, vale a pena debater.
Aos que fecham questão, aos donos da verdade, e aos maus educados, que debatam entre si.

André disse...

Lívia, não é que os criacionistas não possam usufruir dos frutos da ciência, é que a tentativa de bloquear a ciência (e é isso que eles fazem quando tem a chance, vide administração Bush Jr.) tem consequências para todos, crentes ou não. Me espanta a disposição dos religiosos em decidir o que é melhor para mim.

Anônimo disse...

Design inteligente é isso mesmo, a necessidade de um suposto arquiteto pras coisas da natureza que são 'perfeitas' demais pra terem sido criadas por um sistema irracional

Eu só digo uma coisa: google por algoritmos genéticos.

Kron disse...

É irônico que alguns digam que a "criação é perfeita" quando na verdade é cheia de imperfeições. Se os humanos foram planejados e criados por um ser superior, este ser é um péssimo designer. Apenas um tubo pra respirar e se alimentar? Fala sério, eu posso fazer melhor que isso ¬¬

Megatherium disse...

Pessoal, desculpem-me mesmo se me irritei. Posso ter entendido errado a posição da Denise. E não quero ser grosseira. Inclusive, estou aberta, Denise, Serge e outros companheiros, a argumentos contrários a evolução. Não é uma questão de fé ou de dogma. O que eu li, o que eu vi, me fazem achar que a teoria está provada, que ela explica os e faz previsões muito bem e que aliás ela é brilhante. Mas em ciência, podemos sempre estar errados e devemos sempre ser críticos. E é por isso que eu queria que vocês me apontassem um problema que vcs veem, uma lacuna que coloque em perigo o edíficio teórico da evolução. Me referissem as fontes que discutem isso. Estou completamente aberta a considerar... claro.

lenin bicudo bárbara disse...

denise,

só li agora seus comentários, e considero que Cora, Kron, Megatherium e etc. já contemplaram a maior parte do que eu teria para dizer sobre suas afirmações a respeito da origem da vida, dos alicerces da evolução, da genética, e por aí vai.

Afirmo que não conheço um único biólogo sério que concorde com suas afirmações. Conheço, isso sim, alguns astrônomos, jornalistas, teólogos, astrólogos (p. ex.: olavo de carvalho) e, infelizmente, até sociólogos (digo infelizmente porque essa é minha área) que concordariam. Mas biólogos sérios, que trabalham nessa área e que tenham o trabalho reconhecido por pares, não.

A única coisa que tenho a acrescentar ao que foi dito é que o "argumento" de Hoyle não é um argumento, é uma analogia, e por sinal tão velha quanto o Boeing 747. Antes do Boeing, era o relógio. Por sinal, esse Hoyle (pelo que vi, não o conhecia) é proponente do design inteligente, sendo que o design inteligente é apenas o nome que os criacionistas resolveram dar ao criacionismo quando perceberam que sua doutrina era carta marcada no debate público. Alguns autores que não são criacionistas bíblicos caíram nesse conto.

Das indicações de leitura que eles recomendaram, eu endossaria especialmente os trabalhos de Ernst Mayr. A origem das espécies do Darwin também é excelente, embora seja necessário estar atento a alguns elementos do contexto intelectual em que ele se achava para evitar malentendidos. Uma boa parte das ideias aqui tratadas - p. ex., isso que o Kron falou de que a vida é cheia de imperfeições - já havia sido contemplada por Darwin.

Serge Renine disse...

Niemi:

Se eu soubesse o que é um "comentário metaliguístico" eu mesmo poderia te responder.

A propósito tanto metaliguístico, qaunto arrogância tem acento. Será que é isso?

Lívia Pinheiro disse...

Design inteligente não é nada mais que criacionismo travestido de ciência.

MARIA, L.P. disse...

Então.
Acho que isso tudo é bem simples. Quando fui catequista, apresentei o criacionismo como parábola: uma história simples para explicar o que a nossa ignorância tem dificuldades de entender.
O criacionismo é uma alegoria, e mais nada. E também como professora, em Ensino Religioso, trabalhei da mesma forma (alegoria+teoria científica). Fiz isso para explicar, que me outras palavras o humano é tão burro que não consegue enteder as coisas e necessita de uma história simples para assimilar, que a 'criação' (evoluida) é perfeita.

Niemi Hyyrynen disse...

ntwrdprss / Livia

Brigada pelo esclarecimento, era o que eu desconfiava...:)

Serge

Já que vc não é arrogante (magina) e é bom de português, manda bem pra caramba em acentuação me tira uma dúvida:

Na palavra pica-pau

Você coloca o assento na pica ou no pau?

Giovanni Gouveia disse...

Passou-me pela cabeça que "paramos de evoluir" talvez porque a bíblia tenha parado de ser escrita há uns 1900 anos, pelo menos...
Em tempo. Sou católico, estudei o evolucionismo em colégio de padres, aliás estudei um bocado de coisas que iam de encontro aos dogmas da santa sé, mas nem por isso deixaram de ser apresentados, poi é papel do educador apresentar as várias concepções sobre um determinado assunto.
Também, sendo Marxista, não abdiquei de estudar Durkheim e Max Weber, ou mesmo Mills, Parsons e outras pedreiras...

Lua disse...

Post brilhante!

Anônimo disse...

Mas enfim, quando eu falei de algoritmos genéticos é pq eles são isso mesmo, uma forma de simular no computador um organismo com dna, genes, evolução, mutação, e os resultados são praticamente os mesmos dos encontrados na natureza

Mauricio disse...

Liana: "Supera isso e siga em frente. "
O dia está corrido hoje, então não vai dar pra ler todos os comentários de todo mundo. Volto depois, mas deixo aqui minha resposta para a Liana.
Pois é, Liana. Já superei. Já deixei o Espiritismo e suas farsas para trás há algum tempo e sigo em frente sim, tentando na medida do possível esclarecer a respeito desse obscurantismo disfarçado de caridade que é a doutrina espírita.
Não há prova da inexistência de Deus, realmente. Mas eu pergunto: Sou eu que preciso provar que algo não existe? Não seria justamente o contrário? Aliás, não são justamente as evidências, naturalmente disponíveis, que revelam a existência das coisas? Nenhum cientista precisa fabricar evidências para dizer que algo existe. É o contrário: são as evidências que apontam para a existência de algo. Só precisamos abrir os olhos e ver, e usar a cabeça para entender.
Há alguma prova ou evidência concreta da existência de deus, espíritos ou mediunidade? Algo incontestável, que se manifeste espontaneamente e seja encontrado e reproduzido em qualquer canto? É claro que não. E não adianta nenhum médium ou escritor espírita espernear e inventar desculpas quanto a isso.
Ah, mas a doutrina é maior que isso, né? Ela pode falar a abobrinha que quiser sem precisar provar nada.
Se o nome disso não é arrogência, eu não sei mais o que é. Mas os espíritas, claro, sempre se dizem humildes. E estão sempre com seus dedinhos apontados para a cara dos outros para lhes dizer o quanto são ignorantes e maldosos.
Conheço bem essa laia.

Denise disse...

Serge,
O ponto mais evidente nos seus "argumentos" é a sua total ignorância do significado da palavra 'teoria' no mundo científico. Porque você não tenta aprender o que é teoria, lei, teorema, hipótese cientifica antes de ficar dando palpites?
Só para você pesquisar um pouco, existem várias teorias científicas e vou citar apenas algumas:
Teoria Moderna Atômica
Teoria da Relatividade
Teoria Molecular
Teoria das Tectonicas de Placas
Teoria celular
Teoria da Mecânica Quântica
Teoria da mudança de Clima

E por aí vai.

Sério, aprenda a diferença entre a teoria cientifica e a teoria do dia a dia. Acho que isso vai melhorar a sua compreensão.
Denise sem foto.

Lucas disse...

Acho que o tema do espiritismo já deu o que tinha que dar.

Chega um ponto onde a raiz dos argumentos são escolhas e posicionamentos, pressupostos pessoais.
Certos pressupostos vão te levar à negação, outros vão te levar a consideração da possibilidade da existência de espíritos e tudo o mais. Vira uma questão de opinião.


Sei lá, o espiritismo efetivamente fez eu me tornar uma pessoa melhor do que eu era, e acho isso positivo, não? Minha empatia pelo feminismo e pelos movimentos sociais se deve muito à perspectiva espírita, assim como minha escolha de parar de comer carne.
Claro que eu não considero a Doutrina a resposta final pra tudo, e acho natural que volta e meia eu tenha dúvidas e questionamentos. Mas algo sempre me traz de volta.

Eu não espero que ninguém acredite nas mesmas coisas que eu, nem quero doutrinar ninguém. (Não tanto quanto querem esfregar na minha cara que Deus não existe).

Mas e daí?
Se no final realmente tudo não existir e eu morrer e desaparecer, vou ter sido a melhor pessoa que pude, e não vou existir mais pra me arrepender de ter seguido um caminho "errado". Então sem drama.

E se estiver certo, mesmo que parcialmente nas minhas convicções, vou aprender mais e seguir em frente.

Então realmente não importa se você acredita em humanismo, espiritismo, xamanismo ou o diabo a quatro. No final é tudo sobre tentar fazer um mundo melhor. (pra todo mundo)

E rezar pros católicos estarem errados, senão depois da morte estamos todos ferrados rs

Denise disse...

Só para constar: já sou outra Denise.

Bom, a questão é que a Ciência e, portanto, o Evolucionismo, são fundamentadas no racional, no que conseguimos demonstrar por meio de fatos que ou corroborem ou não as teorias. Sim, são teorias. Religiões/doutrinas, por outro lado, não tem nada a ver com lógica. É somente questão de fé. Ou se acredita ou não se acredita. Ponto. Não tem o que se discutir. Não tem o que se provar, sequer. Para mim, pelo menos, é assim. Eu não tenho religião simplesmente porque não acredito mesmo em nada. Acredito na natureza, vá! Mas enfim... Concordo com alguém que já falou que podem ser conciliáveis, sim, desde que a criatura não creia fidedignamente no que está escrito na Bíblia. Porque a história da vida, segundo este livro, é totalmente incompatível com a Evolução.

Eu sou bióloga também. Mas não conheço nenhum biólogo que conteste a Teoria. A menos que você tenha uma outra explicação, com provas factuais, a Teoria de Darwin é a vigente, a que será estudada e a que deve ser ensinada, sim, nas escolas. Lugar de se aprender religião é nos templos, nos centros e nas igrejas. Ou em casa, o que preferir. A ciência é dinâmica e nunca vai deter a verdade absoluta. Tampouco as religiões.

Eu considero esse documentário muito bom e elucidativo. É muito mais interessante e completo do que qualquer dissertação da minha parte sobre o assunto:

http://www.youtube.com/watch?v=87wNrPAhons

Denise disse...

Um adendo: não acho que os teístas (e céticos em relação ao Evolucionismo) tem que se privar de viverem em sociedade - e de tudo que a ciência produziu, digamos assim - só porque não acreditam nessa teoria em específico. Acho que há bastante agressividade aqui nos comentários. Isso me lembra @s defens@ores da vivissecção, que defendem uma prática defasada e totalmente aética, e quando questionad@s ou discordad@s dizem que devemos morrer porque não podemos nos beneficiar de nada que foi trazido disso - criticar muito menos. Acho que usar essa retórica não é um bom caminho. Até porque é uma falácia.

Desmerecer intelectualmente quem acredita ou pensa (o que preferirem) diferente da gente, não ajuda. Só dificulta mais ainda uma discussão saudável.

Kron disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Kron disse...

@Denise (a do dedinho com laço :P) Concordo com a parte de não ofender quem pensa diferente. Tenho apenas pontos a comentar:
1 --> Um adendo: não acho que os teístas """(e céticos em relação ao Evolucionismo)"""

- Desculpe mas acho a afirmação absurda, ser "cético em relação ao evolucionismo" é como ser cético em relação a existência de cães.
Quem é "cético em relação ao evolucionismo" não está sendo cético, está negando um fato para não precisar adaptar suas crenças à realidade (dissonância cognitiva, alguém?).

2 --> Acho que há bastante agressividade aqui nos comentários.

- Refutar 'argumentos' não é agressividade. Apontar para a realidade e os fatos muito menos.

3 --> Desmerecer intelectualmente quem acredita ou pensa (o que preferirem) diferente da gente, não ajuda. Só dificulta mais ainda uma discussão saudável.

- Perfeito, porém, para discordar de um fato é necessário argumentos válidos que suportem sua posição e nenhum foi apresentado neste debate. Se não há a intenção de defender sua posição apresentando argumentos logicamente válidos e o único motivo da discordância é o "eu acho que..." então a dica é: não se envolva num debate racional.

Denise disse...

Kron, é porque nem todo teísta desacredita da evolução. Tenho amig@s, inclusive na Biologia, que acreditam em ambas as coisas: numa força superior (mesmo que não seja antropomorfizada) e na Teoria da Evolução. A mim, não me parecem idéias excludentes, como já falei. A menos que a criatura acredite em tudo que diz a Bíblia (vou afunilar porque não conheço todos os outros livros nem os dogmas das outras religiões, mas me familiarizo com o Catolicismo).

Evolucionismo? Qual é o problema? O ismo é para balancear com o Cristianismo aqui.

Acho que simplesmente não é comparável: há quem acredite em uma figura mítica e/ou religião que não vai conseguir entender nem "aceitar" a Teoria da Evolução simplesmente porque não "coloca" a racionalidade acima de sua crença. Não é uma questão de pensar mais, pois para muitas pessoas ou acreditam que há alguma divindade ou então não existe outra explicação. É algum mecanismo psicológico/emocional que talvez não seja possível identificar.

Bom, eu coloquei minha impressão sobre o que li.

Mas é nesse ponto que eu falei anteriormente: não tem o que refutar. Quem acredita em uma força cósmica superior não precisa de ter nenhum argumento lógico para provar isso.

Por isso que eu penso que a exclusão de uma ou de outra "explicação" para a vida no planeta tal qual se encontra agora não deve ser uma opção. Só no caso da pessoa concordar com tudo o que tem no livro sagrado X e não se dispor a dialogar sobre o assunto. Aí não tem o que se fazer. Eu, pelo menos, não vejo por onde nem como.

Denise disse...

Não vou corrigir, tá com uns errinhos, mas dá pra entender :P

Kron disse...

@Denise (a mesma de antes) Realmente não são excludentes.

Você foi correta em todas as afirmações nesse comentário, só faltou acrescentar um detalhe: "Mas é nesse ponto que eu falei anteriormente: não tem o que refutar. Quem acredita em uma força cósmica superior não precisa de ter nenhum argumento lógico para provar isso." DESDE QUE NÃO QUEIRA QUE TODA A SOCIEDADE SIGA A MESMA FORÇA CÓSMICA QUE ELA, NEM IMPEDIR O AVANÇO CIENTÍFICO POR CAUSA DA SUA CRENÇA. (desculpe se parece que estou gritando, foi só para enfatizar mesmo)

Quando isto acontece, passa a precisar defender-se. Se isto não acontece, não vejo problema: pode acreditar no que quiser.

Denise disse...

Kron, é por isso que eu concordo com o texto já postado aqui: nós precisamos nos posicionar. Quando falo em nós, quero dizer não-teístas. Quando exigimos laicidade, não estamos querendo disseminar o ateísmo no mundo, mas queremos garantir a liberdade a democracia. Ensinar criacionismo em escolas é absurdo e é um abuso. Eu cresci em escola católica e o "terrorismo" em torno da matéria Religião, bem como as insanidades que temos que fazer (cantar e louvar antes de entrar na sala) e ouvir (todas as 10 milhões de maneiras de se ir pro inferno) são, no mínimo, uma tortura psicológica.

Olha esse link aqui: http://apostasiacoletiva.wordpress.com/por-que-apostatar/

Rodrigo Souza disse...

http://9gag.com/gag/291243

Kron disse...

@Denise Obrigado pelo link, meus sentimentos pelo seu sofrimento de infância, felizmente não passei por isso

@Rodrigo Souza Muito boa a tirinha :D

Rodrigo Souza disse...

http://9gag.com/gag/290010

Rodrigo Souza disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rodrigo Souza disse...

Brinquei um pouco com os dois últimos links, mas torno a levar à sério o assunto. Abaixo tem um dos melhores artigos em português que já li sobre o tema Teoria da Evolução das Espécies x Criacionismo. Está em seis partes e vale a looonga leitura. Recomendo também os comentários, pois muitos argumentos batidos são rebatidos com o tom adequado.

http://ceticismo.net/ciencia-tecnologia/evolucao-vs-criacionismo/

Aproveitem a leitura e boa viagem!

- - -
Nota: apaguei o post anterior para substituir os links separados por essa versão mais concisa.

Brenda Beat disse...

[off]
Rafael Bastos ataca novamente:
Há uma semana, ao comentar um vídeo em que aparecia a cantora, Marcelo Tas elogiou a moça, que está grávida de cinco meses. "Que bonitinha está a Wanessa!" Foi quando Rafinha Bastos emendou: "Comeria ela e o bebê!
http://outrocanal.folha.blog.uol.com.br/arch2011-09-25_2011-10-01.html#2011_09-27_14_44_45-158799918-0

Maxx disse...

Fico realmente preocupado com o rumo que as coisas parecem estar tomando. A evolução é indicutível. O que pode e deve ser discutido é a forma como ocorreu. Não "acreditar" na evolução é não acreditar nas vacinas, nos seres transgênicos, na clonagem, etc. Talvez o resultado dessa postura anticientífica seja visto na crise que se instalou nos EUA. O povo lá parece estar involuindo.

Serge Renine disse...

Niemi:

Você não põem o assento nem na pica nem no pau e nem na rola. Ou seja, nada de assento em passarinhos, sobe pena de cometer um crime contra a natureza.

Serge Renine disse...

Niemi:

Você não põem o assento nem na pica nem no pau e nem na rola. Ou seja, nada de assento em passarinhos, sob pena de cometer um crime contra a natureza.

Sara disse...

Serge, sei que sua aula nem foi p mim, mas vc já esta apto a substituir o prof.Pasquale, muito boa sua aula de português.kkkkk

Niemi Hyyrynen disse...

Serge

Como vc foi espirituoso!

Liana hc disse...

Tem gente que confunde ser ateu e acreditar "somente na ciência" como sinônimos para odiar religiões, mesmo quando não se percebem dessa maneira. Alguns discursos em defesa da ciência e contra religião foram bem raivosos, o que é comum de se ver, assim como o contrário. Dizem que religião idiotiza, cega, faz as pessoas perderem a capacidade de julgamento e se tornarem intolerantes, e esquecem que manipulação é característica humana que independe de qualquer outra construção social para existir. Falam que a religião (assim mesmo, no geral) é a grande responsável pelo que há de errado no mundo. Ou qualquer discurso que siga esta linha de pensamento. Pois bem, a ciência foi/é utilizada para os mais diversos fins escusos, denúncias de todos os tipos como os famigerados testes de medicamentos na África e sua conduta absolutamente antiética na condução dessas pesquisas científicas. Cientistas criaram e aperfeiçoaram armamentos até chegarmos à beira de uma catástrofe nuclear e biológica, vide anthrax, nem religião foi capaz de tanto. Mesmo considerando conflitos religiosos, o que move política é poder, o resto é acessório, são peças mais ou menos manipuláveis. Em outro post, discutíamos o alto número de cesareanas que colocam em risco desnecessários a vida de mulheres e crianças, isso também é mau uso da ciência. Quando barganhamos saneamento básico não é baseado em religião, mas afeta a vida de bilhões de pessoas. Ninguém aqui, eu acho, vai dizer que a ciência é perniciosa porque pode ser usada de maneira antiética. Óbvio que não, porque o problema não é a "ciência", são as pessoas que usam o que estiver a mão para se darem bem em cima dos outros, o problema é um punhado de interesseiros e o monte de seguidores que vão por migalhas, o mesmo vale para religião, a política. Vale a resultante das nossas ações. Há muita coisa indo mal no mundo e creditar tudo, ou quase, na conta da religião é estúpido. Não gostar é uma coisa, ter ódio e distorcer a realidade das relações humanas é outra bem diferente. Não precisamos de religião nenhuma para sermos manipulados, basta oferecer um privelégio qualquer e tá bom. Sempre tentam eleger um inimigo para espelhar seus recalques e inseguranças, depois ainda se julgam mais lúcidos, supostamente mais "tolerantes".

Denise disse...

Liana: é isso! O problema não é a ciência, a religião (como forma de manifestação da espiritualidade, mas não com base em alguns dogmas que já colocamos aqui), nem qualquer outro elemento da cultura humana. O problema é o seu uso. Eu não considero a religião um mal em si, mas a difusão de algumas idéias, por exemplo, do Cristianismo, vem realmente mais para prejudicar do que contribuir. E eu acho que temos que ter bom senso e capacidade crítica (e auto-crítica) para avaliar isso. Rodrigo Souza: vi o link, mas não me dei ao trabalho de ler o artigo. Já vi comentários sobre o povo que faz esse blog e não são nada bons, então... Só depois que li um artigo lá onde ridicularizam todos que vão contra é que confirmei essa teoria.

Rodrigo Souza disse...

@Denise

Sim, o André, Abaddon e cia. são um tanto ácidos em seus comentários e réplicas, mas isso não tira o valor do conteúdo do artigo, que é muito rico e preciso no que se propõe, sobretudo nesse artigo em especial. Uma pena você não lê-los por conta disso.

Quanto à forma como tratam os trolls, bem, é política interna um tratamento mais linha-dura, que aliás apoio nesses casos. É um blog de ciência, tecnologia e crítica religiosa/holística/pseudo-científica. Ergo, pregações não são bem-vindas e é uma posição deixada bem clara logo de início.

Lucas disse...

Denise-do-dedo e Liana,

Concordando com praticamente tudo que disseram, mas só querendo comentar a Denise sobre o Cristianismo.

Cristianismo não é um pensamento uno e homogêneo.
O cristianismo primitivo foi incorporado e modificado pela Igreja Católica em sua fundação, e ela se dedicou a manter o pensamento único (deles) e o controle sobre toda a "cristandade".
O Santo Ofício foi fundado inicialmente para combater as heresias, ou seja, correntes que tivessem uma interpretação diferente do que era pregado pela Igreja.
Concordo, muito do preconceito, machismo e moral atuais foram perpetuados (mas não criados) pela Igreja Católica e pelos seus spin-offs, como as igrejas protestantes, que tentaram se libertar do pensamento único mas trouxeram muito do que havia de pior na Igreja.
Mas hoje em dia existem n correntes cristãs diferentes, das mais variadas vertentes. Exemplos já citados, como a Teologia da Libertação e o grupo de católicas a favor da legalização do aborto mostram como o cristianismo hoje em dia tem vertentes que fogem do estereótipo negativo iniciado e perpetuado pela Igreja Católica e seus filhos diretos e indiretos.

Então, dizer que o Cristianismo ,por si só, é machista ou intolerante é o mesmo que dizer que ser de esquerda (nem comunista, de esquerda só) é ser a favor da ditadura do proletariado.

Abraços

Francisca disse...

Lola, nesse vc arrasou. Quando eu era adolescente e fazia o ensino médio, um grupo de colegas evangélicos questionou o ensino da teoria. Então, os questionei se devíamos ensinar apenas a visão religiosa. Sim, claro. Ok. Mas existem muitas teorias religiosas sobre a criação do mundo. Devemos ensinar todas elas ou só a que está na Bíblia? E o respeito às crenças daqueles que não são cristãos? Porque há quem acredita em Deus, mas não seja cristão. Quem acredita em Deus, mas não siga nenhuma religião. Quem acredita em vários deuses e quem não acredita em nenhum.

Eles insistiram na ideia. Então propus que, para ser democrático, cada aluno deveria levantar e expor sua teoria pessoal ou de sua religião para o resto da turma. E quem acreditasse no Darwin também poderia falar. Porque muitos pais ensinam em casa sobre o evolucionismo e querem que seus filhos acreditem nisso. Quase toda a sala concordou e metade queria falar sobre evolucionismo. No fim, os evangélicos acharam que eu estava complicando demais a ideia. Haha! Eles é que simplificam!

Pedro Artur RCC disse...

Toda a criação tem fundamento, inclusive científico... Tudo foi criado em 6 dias (simbolismo); o apóstolo Pedro disse que para Deus 1000 anos são como 1 dia, e vice-e-verça, pra Deus essa questão temporal é insignificante, de fato, para Ele 6 dias foram como eras para nós, milhares de anos, e tudo, digo o mundo, foi criado por Deus! Vale apena citar que o "Jardim do Éden" era apenas um (jardim)num grande mundo, com a diferença de que ele era fechado para esse grande mundo, mas o mundo já havia sido criado. Adão e Eva foram criados nesse "pequeno espaço com Deus", fora do Éden, todas as criaturas já existiam, inclusive os pré-homens. Quando Caim saiu do convívio de seus pais, ele encontrou os "filhos do homem" que eram diferente dos filhos de Deus, e isso é claro, há uma diferença, eram homens mais rústicos... "Caim se interessou pelas filhas dos filhos dos homens, e escolheu algumas para casamento", daí ouve uma mistura de linhagens, dos filhos de Deus e dos "filhos dos homens". Há comprovação científica da coexistência de 2 tipos humanos, através de vestígios de DNA em fósseis, cruzaram-se e isso ficou marcado como prova legítima! Adão tem pouco mais de 7000 anos, segundo revelações a Madre Maria D'Agreda, para os interessados (cf. Livro Saga das Almas), e isso é amparado sob um aspecto de fé, história e ciência... Vejam os saltos abissais de evolução mental que o homem deu a partir de Adão e do presente do Espírito Santo, pois todos os homens passam agora a ser herdeiros desse Espírito que ilumina a inteligência. Vejam os impérios que se formaram até então depois disso, o homem deu um salto monstruoso, deixou toda uma questão rustica e "evoluiu". Não entendam essa evolução como vinda de um ancestral comum, mas como ápse da criação de Deus. Deus preparou o mundo 5 dias, sempre dizendo a cada dia "Está tudo muito bom", preparou o mundo como um ninho, e no 6 dia criou o homem, criou sua imagem e semelhança e soprou-lhe o Espírito da Vida, portanto, todos somos herdeiros em Adão, agora é nossa decisão assumir ou não essa identidade para sim, como chamado de Deus. Paz e bem! Interessados em relação ao contato : rubemagrf@hotmail.com

Pedro Artur RCC disse...

Toda a criação tem fundamento, inclusive científico... Tudo foi criado em 6 dias (simbolismo); o apóstolo Pedro disse que para Deus 1000 anos são como 1 dia, e vice-e-verça, pra Deus essa questão temporal é insignificante, de fato, para Ele 6 dias foram como eras para nós, milhares de anos, e tudo, digo o mundo, foi criado por Deus! Vale apena citar que o "Jardim do Éden" era apenas um (jardim)num grande mundo, com a diferença de que ele era fechado para esse grande mundo, mas o mundo já havia sido criado. Adão e Eva foram criados nesse "pequeno espaço com Deus", fora do Éden, todas as criaturas já existiam, inclusive os pré-homens. Quando Caim saiu do convívio de seus pais, ele encontrou os "filhos do homem" que eram diferente dos filhos de Deus, e isso é claro, há uma diferença, eram homens mais rústicos... "Caim se interessou pelas filhas dos filhos dos homens, e escolheu algumas para casamento", daí ouve uma mistura de linhagens, dos filhos de Deus e dos "filhos dos homens". Há comprovação científica da coexistência de 2 tipos humanos, através de vestígios de DNA em fósseis, cruzaram-se e isso ficou marcado como prova legítima! Adão tem pouco mais de 7000 anos, segundo revelações a Madre Maria D'Agreda, para os interessados (cf. Livro Saga das Almas), e isso é amparado sob um aspecto de fé, história e ciência... Vejam os saltos abissais de evolução mental que o homem deu a partir de Adão e do presente do Espírito Santo, pois todos os homens passam agora a ser herdeiros desse Espírito que ilumina a inteligência. Vejam os impérios que se formaram até então depois disso, o homem deu um salto monstruoso, deixou toda uma questão rustica e "evoluiu". Não entendam essa evolução como vinda de um ancestral comum, mas como ápse da criação de Deus. Deus preparou o mundo 5 dias, sempre dizendo a cada dia "Está tudo muito bom", preparou o mundo como um ninho, e no 6 dia criou o homem, criou sua imagem e semelhança e soprou-lhe o Espírito da Vida, portanto, todos somos herdeiros em Adão, agora é nossa decisão assumir ou não essa identidade para sim, como chamado de Deus. Paz e bem! Interessados em relação ao contato : rubemagrf@hotmail.com

Enrique Nuesch disse...

Isso pode ser nesse ambiente estúpido de show de "beleza".

O Evolucionismo está SIM sendo questionado por outros motivos, VERDADEIRAMENTE CIENTÍFICOS. Leia "A caixa preta de Darwin". Verá como o sistema imunológico, por exemplo, é demasiado complexo para ser produto da Evolução.

Laura disse...

O texto me lembrou um caso dessa semana na escola:
Meus professores de humanas organizaram uma palestra com um membro do MST para explicar a causa aos alunos. Após a palestra (que agradou a maior parte dos alunos), um dos estudantes reclamou que "Os professores só convidam comunistas pra falar. Por que nunca chamam alguém para defender o neo-liberalismo?". A resposta da professora foi muito boa: "se você quer ver alguém defendendo o neo-liberalismo, ligue a tv, leia um jornal ou uma revista. Nós estamos tentando mostrar o lado em que acreditamos e que não é mostrado pela 'mídia imparcial'"

Sidney Szpalir disse...

Até agora fiquei lendo comentário por comentário e permaneci quieto, mas chegou a hora de falar. Será que os cientistas realmente teriam considerado todas as evidências até se chegar à sua teoria de uma terra que se desenvolve até a sua antiguidade? E se houvesse evidências nos próprios canyons que demonstrassem que se formaram rapidamente ao invés de terem se formado através de um resfriamento lento? E se houvesse provas que essas formações sedimentares que compõem o Grand Canyon tivessem sido depositadas rapidamente ao invés de lentamente? E se houvesse provas de que o próprio Canyon tivesse sido esculpido durante um breve período de tempo através de processos rápidos de erosão? E se houvessem evidências de que o carvão e o petróleo podem ser formados rapidamente, e o fizeram recentemente? E se houvessem provas que os dinossauros não tenham vivido a milhões de anos, mas a apenas alguns milhares de anos? E se descobríssemos que as leis naturais, o elemento que une a moldura da teoria evolucionária não podem explicar tudo sobre a história da Terra? Seríamos então forçados a pensar num outro modelo para a história da Terra, modelo este que reconheceria a possibilidade de que os indícios de mudanças geológicas no passado tenham sido bem maiores do que os observados hoje. E em tal cenário seria necessário muito menos tempo para que vários fenômenos geológicos ocorressem. Teríamos então todos os ingredientes para concluir que a Terra é na verdade bastante jovem. Há porém alguma evidência científica publicada que desafie a visão evolucionista de uma Terra antiga e apóia a visão de uma Terra jovem? Sim. Foram descobertas evidências publicadas que põem em dúvida o longo período de existência da Terra. Em 1977 a rede de Comunicações de Pesquisas publicou um relatório especial de descobertas sobre os resultados das publicações científicas do Dr. Robert Gentry, caracterizando suas implicações conforme segue: "Leis físicas atuais podem não ter governado o passado. As Rochas da crosta primordial da Terra, ao invés de um resfriamento e solidificação ao longo de milhões de anos, se cristalizaram quase que instantaneamente. Algumas formações geológicas consideradas como possuindo cem milhões de anos, na realidade possuem apenas alguns milhares de anos de idade. Admitam tais proposições e qualquer pesquisador irá lhes dizer que toda a estrutura da história das ciências naturais se dissolveria inteiramente. Poucas certezas iriam permanecer. Porém, tais possibilidades (e outras igualmente desafiadoras) foram sugeridas numa série surpreendente de trabalhos publicados ao longo dos últimos anos em jornais científicos renomados, no "Nature", "Science" e no Anual de Ciência Nuclear, dentre outros." (Rede de Comunicações de Pesquisas - Relatório de Descobertas, 1977. Para o nosso contribuinte Kron, que pediu exemplos concretos e fontes que suportem "lacunas não preenchidas e blablabla", queira por favor ler ou pesquisar sobre os halos radioativos de polônio existentes em minas de carvão e granito, que presumivelmente deveriam ter 140 milhões de anos. Estude sobre a proporção de urânio e chumbo existentes nestes elementos. Explique a questão em aberto, que de acordo com os princípios básicos da teoria da evolução, estes halos não poderiam estar ali. Como a Mari Lee disse que é cientista, por certo ela já deve ter pesquisado sobre a formação geológica da Terra, sobre os elementos radiotivos que espera-se que estejam presentes, E AUSENTES. Por certo ela, como cientista, pesquisa muito, lê muito, estuda tudo sobre sua ciência, assim como eu, um criacionista e teísta estudo muito sobre minha religião, leio muito a Bíblia, me envolvo com descobertas criacionistas e as comparo com "evidências científicas" comparando-as à luz do evolucionismo (opa, olha eu aí entrando no campo da Mari Lee. Será
que ela faz o mesmo com questões religiosas ou criacionistas?).

Sidney Szpalir disse...

Fomos questionados várias vezes neste site de que não estudamos, não lemos, não pesquisamos, mas apenas temos a mente fechada para tudo o que se refere a "ciência" e aceitamos cegamente uma fé tola. Aos estudiosos de plantão, então, eu sugiro que estudem os artigos publicados na "Science" sobre os halos radioativos de plutônio existentes nas formações geológicas da Terra, que dizem que "tais valores extraordinários relativos à proporção de Chumbo-Urânio admitem a possibilidade de que ambas, a infiltração inicial de Urânio e a carbonização possam possivelmente ter ocorrido ao longo dos últimos milhares de anos." Analise a citação do Dr. Raphael G. Kazzmann, um cientista evolucionista, sobre as publicações na Science, em 27 de Janeiro de 1997: "Eu venho pacientemente examinando a seção de cartas da "Science" desde a publicação a respeito dos achados sobre os "radio halos". O silêncio na comunidade científica é surpreendente. Eu acho que pode ser interpretado como um silêncio de estupefação. Tais resultados perturbam enormemente, e o impacto causado sobre a ciência da geologia possivelmente modificará as visões aceitas relativas à duração das eras geológicas." Acho que o silêncio é tão grande, que até auto-proclamados "cientistas" jamais tenham ouvido falar disto. Mas na comunidade realmente científica, o barulho é grande, como podem observar após o próprio Dr. Kazzmann ter organizado um simpósio, após suas declarações à "Science". O resultado do simpósio foi publicado logo após na Geotimes, sob o título "Já era tempo. 4 bilhões e meio de anos???" Eis aqui o que ele disse: "Apesar dos depósitos de onde a madeira carbonizada tenha sido obtida sejam considerados como sendo pelo menos da era Cretácea e possivelmente das eras Jurássicas e Triássicas, a proporção entre o Urânio 238 e o Chumbo 206 deveriam ser baixas. Ao invés disso foram encontrados halos com proporções de Urânio-chumbo que variavam desde cerca de 2.200 até acima de 64.000. Se as proporções de isótopos forem usadas como base para o estabelecimento da idade geológica, então as idades atualmente aceitas podem estar elevadas a um fator de 10.000, admitindo a possibilidade de que as idades da formação devam ser medidas em milênios." Traduzindo, isto significa vários milhares de ano para a formação do carvão e todas as formações geológicas. Tal afirmação permaneceu intacta e não foi refutada pela literatura científica desde a sua publicação em 1976. Há evidências e descobertas estarrecedoras de igual modo às descobertas dos halos radioativos para cada uma das perguntas que eu fiz logo no início do meu comentário. Só não vê quem não quer ver. Só não vê quem não procura pesquisar sobre aquilo em que acredita. Se alguém é criacionista, ou cristão, ou religioso de qualquer fé, o mínimo que se espera desta pessoa é que procure descobrir e pesquisar sobre tudo aquilo em que ele acredita, para que sua fé tenha embasamento, tenha solidez, e até para que ele tenha argumentos para defender sua fé, se preciso. É inadmissível para mim que pessoas que acreditem fervorosamente no evolucionismo não gastem tempo pesquisando todos os indícios, as descobertas, os questionamentos e os pontos em que vá de encontro à sua crença, para que possam se defender perante aqueles que os "ataquem em suas crenças". Vivemos num mundo cheio de Deus. E alguns perguntam: "Onde está Deus?" Talvez uma pergunta melhor fosse: "Onde Deus não está?" Sua impressão digital está em todo o mundo. Talvez seja Seu o mundo e nossas as impressões digitais. Minha crença está acima de qualquer suspeita, é totalmente sólida independente do movimento que a maré possa tomar.

Sidney Szpalir disse...

Mas para aqueles que pensam e raciocinam apenas logicamente, como há vários aqui, irei usar de um raciocínio lógico. Creio que já tenham ouvido sobre gestão de risco. Pois bem, digamos que vocês tenham razão, e que Deus seja apenas uma fantasia louca, e o criacionismo de igual modo. Pelo que prega a gestão de risco, é muito menor o risco assumido de que eu esteja errado por crer em um Deus infinito em poder, capaz de criar um mundo a partir de Sua palavra, do que o risco assumido de desacreditar inteiramente nEle, rejeitar Seu poder e colocá-lO a um nível mais baixo de inteligência do que eu, ser humano, capaz de criar toda e qualquer teoria humana que explique a Deus, ou o ignore completamente. Respeito a todos os evolucionistas que pesquisam sinceramente sobre suas crenças, mas rejeito a todos os que crêem cegamente no evolucionismo, e de igual modo aos criacionistas e religiosos que crêem cegamente em suas crenças, mas que ao primeiro questionamento calam-se por não possuírem argumentos para defender aquilo em que acreditam. Parabéns ao blog por ser democrático na publicação das opiniões. Abraços a todos.

Kron disse...

@Sidney Szpalir Isso se chama "aposta de pascal", incrivelmente falaciosa. Não vou me dar ao trabalho de derrubá-la aqui, pois o mesmo já foi feito, basta dar uma pesquisada.

Alex disse...

Sobre a questão da evolução dos humanos, certa vez andei pensando e me deparei com a seguinte dúvida: Nós seres humanos temos alterado tando as condições naturais e criado tantas facilidades para a nossa perpetuação que é como se o reduzíssemos enormemente o efeito da seleção natural sobre a nossa espécie.
Há gente não tão bem adaptada vivendo em todas as partes do planeta, e o sujeito não deixa de procriar pois supre a deficiência com algum remédio ou tecnologia. Num dos posts foi citada a capacidade dos esquimós de reconhecer mais variações do branco e que tal capacidade pode ajudá-lo a reconhecer uma trilha ... um não adaptado com um GPS provavelmente tbm não se perderia !

Sidney Szpalir disse...

Exatamente @Kron. Não há necessidade nenhuma de derrubar a aposta de pascal, porque aos que pensam logicamente apenas, ela já foi derrubada a muito tempo, assim como sempre será com tudo o que envolve apenas a fé, e que não pode ser provado em pesquisas e experimentos de laboratório. Deus nunca poderá ser provado, pois Ele não é criatura. É Criador. E ainda bem que é assim, pois o dia que Ele for provado Ele deixa de ser Deus. Deus não depende da vontade de nenhuma de Suas criaturas. Ele existe quer você queira ou não. Sua aceitação ou recusa, ou de qualquer pessoa neste mundo, quer seja religioso, ateu, cientista, doutor, mestre ou gênio, não irá mudar em nada este fato. Mas o ponto-chave nem foi este (questionar a existência de Deus). Surpreende-me o fato de eu ter focado o assunto em outra questão, ter escrito muita coisa sobre, e você ter tocado apenas no assunto da aposta de pascal. Aliás, não me surpreende não. Vejo que o silêncio continua desde 1976.

Kron disse...

@Sidney Szpalir O monstro do espaguete voador nunca poderá ser provado, pois Ele não é criatura. É Criador. E ainda bem que é assim, pois o dia que Ele for provado Ele deixa de ser O monstro do espaguete voador. O monstro do espaguete voador não depende da vontade de nenhuma de Suas criaturas. Ele existe quer você queira ou não.

E agora?

O restante do seu comentário não li porque não me interesso por teorias da conspiração.

Sidney Szpalir disse...

Hahaha. Profundo. Quanta sabedoria. Nem leia mesmo. Você não iria entender nada.

Kron disse...

@Sidney Szpalir Pela sua conduta anterior não era de se admirar que você viria com uma falácia absurda dessas.

Sidney Szpalir disse...

Que seja. Inicialmente achei que valia a pena certo debate com alguém mais culto. Mas seus subterfúgios recheados de comentários sem nexo atestam minha decepção e decisão de não contrariá-lo mais. Seja como quiser. Meus fundamentos foram explanados, em contraste suas esquivas.

Zamarenho disse...

Criacionismo pela fé ou intuição denota coerencia com um fator de causa, intenção, ou potencia, que transcede a capacidade ou alcance da mente humana em seu estado atual.

Evolucionismo como método, meio de acontecer, efeito de uma causa transcendente, não anula a probabilidade de uma causa, ao contrário, a justifica.

A consciência humana tem seu alcance sustentado por uma flexibilidade atrelada a interesses, vontades, e vocações.

Exemplo disso, quando temos profunda dor, exclamamos Meu Deus, quando temos muito prazer, voltamos a nós próprios para prolonga-lo. Esta flexibilidade está exposta neste comportamento quando mostra claramente que buscamos uma causa transcendente quando nos falta a força para mudar algo, e deleitamos no seu esquecimento quando invadidos pela sensação do poder ou prazer.

Assim é nossa consciencia, move-se por aproximações e afastamentos de qualquer que seja a realidade por trás de um véu que ainda não levantamos...

Creio que o Criacionismo existe mas não da forma como queremos pintá-lo, e o Evolucionismo não tem nada a ver com causa de nossa existencia. Procuremos entender que um está no polo principio, e outro está na continuidade de um fenômeno atuando estruturalmente como meio, como processo, e ambos estão à distancia de outro polo que poderiamos chamar de "finalidade".

Portanto, não deveriamos desconsiderar o elo entre uma coisa e outra, pois com esta atitude estamos perdendo a oportunidade de perceber a continuidade silenciosa que se faz presente entre Causa, Processo, e Efeito.

Unknown disse...

Cadê os indícios de que os religiosos estão certos? Eu nunca vi! Não há indicio nenhum! Duvidas a parte, acho mais provável o "evolucionismo".

marina souza disse...

Mari Lee e Mariana

Obrigada por seus comentários! Eles são um alento! Para mim é bem assustador que ainda se duvide tanto não só do.Evolucionismo mas da Ciência no gera, pois muitas coisas(positivas) que nos cercam são fruto do trabalho árduo de muitos cientistas! Eu fico com a idéia de uma das misses americanas: já que tanta gente parece se aprofundar tanto no conhecimento religioso, não custa nada fazer o mesmo com o conhecimento científico! Especialmente o que envolve metodologia científica, porque aí vai ficar mais claro que nada se decide ou se escolhe às cegas. Muito pelo contrário. Acho que só assim esses dilemas acabam.

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 257 de 257   Recentes› Mais recentes»