domingo, 4 de setembro de 2011

CURSO DE EXTENSÃO COMEÇA AMANHÃ

Amanhã começo o meu novo curso de extensão! Este se chamará Análise dos Preconceitos na Mídia, e será bastante parecido com o curso que dei no semestre passado, Crítica da Mídia, mas um pouco mais direcionado a preconceitos (machismo, racismo, homofobia, gordofobia, etc etc) e privilégios. O último curso foi muito interessante. Mais de 60 pessoas se inscreveram, várias dessas pessoas compareceram, mas apenas dezesseis cumpriram a carga mínima (frequência de 75% das aulas) para obter o certificado. Aliás, se o certificado levar muito mais tempo pra sair (porque demora mesmo), eu vou acabar me cansando e fazendo eu mesma uma certidão pra entregar. Enfim, é comum que em cursos totalmente gratuitos muita gente se inscreva, e pouca gente conclua. Para este semestre, vou cobrar muito mais d@s alun@s. Desta vez pedirei que, em cada aula, dois ou três alunos apresentem um estudo de caso, para que a gente possa debater os assuntos e analisar onde a teoria se aplica.
Semestre passado o curso foi às sextas, das 11 às 13, mas, como há vários cursos na UFC e grupos de estudo nesse dia da semana, mudei o dia para segunda-feira no mesmo horário. Pra mim seria melhor se fosse em dias menos corridos, como terça e quinta, mas, como tem gente que vem de outras cidades e passa a semana em Fortaleza, tem mesmo que ser na segunda ou sexta. O curso é quinzenal. A princípio, essas serão as datas dos encontros: 5/9, 19/9, 26/9, 10/10, 17/10, 31/10, 7/11, 21/11. Mas estão sujeitas a mudanças (caso eu tenha alguma reunião no horário, ou congresso em outra cidade, ou todo mundo dizer que vai se ausentar).
Como a gente quase sempre precisa do dvd, tentarei agendar as aulas para a sala de reuniões do Departamento de Letras Estrangeiras (campus Benfica). A sala é mais confortável que a Interarte porque, além de não ser preciso instalar o dvd e abrir e fechar meia dúzia de cadeados (o que é importante pra mim, já que tenho aula toda segunda das 9 às 11, e outra das 14 às 16, então é bem corrido mesmo), ela tem cadeiras, não carteiras, e é possível formar um circulo. A desvantagem é que cabe menos gente, mas acho que não será um problema.
Eu adoro essa parte de extensão, porque assim a gente não fica presa só ao grupo de Letras (que é por si só adorável). A turma anterior (e a maior parte prometeu continuar) era ótima porque havia gente de várias áreas diferentes. Mas eu adoraria que mais gente de fora da academia viesse. O curso é aberto a toda comunidade. Desta vez houve pouco tempo pras inscrições e tava tudo um pouco confuso na secretaria (porque os servidores continuam em greve), mas é só chegar lá na sala de reuniões do DLE amanhã, que acho que haverá lugar pra tod@s. Bom, todas as pessoas simpáticas e inteligentes que vivam ou visitem Fortaleza estão convidadas. Vejo vocês amanhã!

20 comentários:

Amana disse...

Oi Lola!
Seria possível acompanhar as leituras e material do seu curso "à distância"? Quero dizer, ter acesso ao material? Claro que neeeeeem se compara com a experiência de participar diretamente, mas já seria como ter um pezinho aí... Queria muito, muito mesmo participar.
beijos e bom curso!

Elaine Cris disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Elaine Cris disse...

Lola, por que você não monta um curso online pra que pessoas de outras faculdades possam participar? (aka a pidona)
Ia ser ótimo. Voltei pra faculdade pra concluir a licenciatura e adoraria fazer um curso com vc e tenho certeza que muita gente aqui também.
Bjus e que tudo corra bem no seu curso.

Edson disse...

Lola também gostaria, se possível, ter acesso pelo menos aos slides deste curso, seria legal pelo menos ter um pouco do que foi discutido.

Aguardando resposta...

Vivien Morgato : disse...

Lola, estou academicamente interessada nesse tema.
Gosto demais da sua abordagem, já te disse isso. Vc não pensaria em um curso on line?
Seria bem bacana para outras pessoas como eu, que gostariam de fazer, mas moram em outros estados.

Juliana disse...

curso on line . 0/

blackstar disse...

esse post me deixou com saudade da do campus de Letras, e com vontade de fazer o curso =/ mas vou recomendar pra minhas colegas de turma

catarina de angola disse...

pena que não tem à distância

Kaka disse...

Puxa, Lola...você bem que podia pensar nessa possibilidade de um curso on line para nós, hein!? (A Pidona 2), mas se pelo menos tiver como disponiblizar o material aqui pra gente seria um bom começo.Bom curso para todos e parabéns pelo Blog!!

Sara disse...

Parece um tema bem interessante Lola, espero que vc consiga passar seus conhecimentos para esta turma.

Robson Fernando de Souza disse...

Aaaaahhhh Lola... Se eu morasse em Fortaleza, COM CERTEZA faria esse curso. É algo que me interessa muito e é gratuito. Ou seja, perfect!

Me resta me juntar à galera e pedir curso à distância =D

Lu-Bau.Blog disse...

Mas com a Lola eu aprendo sempre!
Mudei até a minha opinião sobre castração de cães e gatos mesmo ela nunca ter dado a opinião dela a respeito.
Era totalmente a favor, agora sou totalmente contra.

Anônimo disse...

Lola, por que você avisa assim em cima da hora? hehe Amanhã eu tenho compromisso, mas quero participar. Onde me inscrevo? Essa horário é perfeito pra mim!

Sheyla disse...

Lola,
Também fiquei interessada na possibilidade de um curso à distância. Se for possível, avise.
bjs e bom curso!

Daní Montper disse...

Lola, por que você não mora no Rio? =/

Denise disse...

Ser professor(a) nesse país não é fácil...

Aliás, Lola, como você faz quando encontra gente capaz de fazer comentários do tipo que se vê nesse vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=xFACJFlZuoE

Mata, manda pra acompanhamento psicológico ou direto pra o presídio?

Queria, aliás, que você escrevesse um post sobre isso. Sobre a ignorância que toma conta do Brasil. E como você reage a esse tipo de coisa. Porque, né? Eu fico cá pensando... Eu escrevi que não considero tanto ódio pela Letícia normal, até porque pra mim, ela não fez nada. Mas será que meu ódio por esse tipo de gente idiota é normal???

Júccia Nathielle disse...

Lola, minha querida Lola! Estou feliz por ter descoberto esse teu blog tem me ajudado mto! Adoro o curso de Letras, estudo Biblioteconomia aqui na UFC- Cariri! me juntarei aos demais para pedir curso online ou a disponibilização de alguns materiais trabalhados aê! Ah e a propósito vou a Fortaleza segunda feira (10) e queria muito poder voltar com uma foto do seu lado, será possivel? Te amamos

_ disse...

Olá, Lola.

Sou de São Paulo e infelizmente não pude conhecê-la quando veio dar uma palestra aqui na USP porque estava dando aula no mesmo horário, mas espero um dia conhecê-la pessoalmente. Engrosso o coro por um curso online, seria realmente ótimo.

Abraços,
Marcos (@hapoesia).

bruna disse...

Lola,
Será que você teria condições de avisar no fim deste semestre qual o curso de extensão que vc pretende ministrar no próximo? Assim fica mais fácil de participar aí no meu querido Ceará. É muito difícil para quem tem carga horária de aula tentar modificar depois do semestre ter começado. E eu adoraria participar de um curso seu. Beijos

Kaka disse...

É lola,
Pensa a respeito de um curso possível para nós impossibilitados de estarmos presente fisicamente. Algum espaço virtual onde pudessemos compartilhar/refletir sobre estes temas que nos interessam e que você domina tão bem.Eu adoraria e tenho certeza que muitas outras pessoas também. Beijo e sucesso para você.