domingo, 19 de dezembro de 2010

CONVITE PRA CURSO DE EXTENSÃO

Talvez eu tenha uma boa notícia pra dar pra quem acompanha este bloguinho e mora em Fortaleza: no semestre que vem vou oferecer meu primeiro curso de extensão! É aberto a toda comunidade (ou seja, não precisa ser estudante da Universidade Federal do Ceará), e será sobre um tema que adoro, sobre o qual faço com frequência no blog: crítica da mídia. Pretendo analisar tudo que aparecer de interessante, desde comerciais e artigos de jornais a posts em blogs. Por que mídia, e não imprensa? Simplesmente porque o termo mídia é muito mais abrangente. Imprensa, por exemplo, não cobriria novelas de TV ou anúncios publicitários.
Na realidade o curso será uma espécie de workshop, com muita participação d@s alun@s, espero. O objetivo é desenvolver e praticar o pensamento crítico. Claro que meu olhar é feminista e de esquerda. Quem for de direita certamente vai criticar o que eu critico, ou encontrar outras coisas pra criticar, ou dizer o tradicional “É só um ______” (insira aqui a palavra desejada, tipo: é só um filme!), ou disparar o clássico “Por que vocês estão falando disso e não de ______ ?” (sugestão: criancinhas passando fome). Pra essas pessoas o curso não é muito recomendado. Mas pra quem quiser conversar sobre discurso, linguagem, formas de poder, perpetuação de preconceitos, e estratégias de fuga, acho que pode ser bem interessante.
O curso será às sextas-feiras, das 11 às 13 horas, a cada duas semanas. A gente pode tentar ver algum outro horário também, mas a princípio é esse. Será na UFC, ainda não sei a sala, campus Benfica. Tem início em março, e termina em junho. Quem quiser se inscrever deve comparecer logo no Departamento de Letras Estrangeiras, no Centro de Humanidades, na Av. da Universidade, esqueci o número, telefone 3366-7611. Acho que a secretaria fica aberta até o dia 22/12, fecha pras festas de final de ano, e reabre no dia 3 de janeiro.
Aqui alguns dados que constam no projeto (aprovado pelo departamento no comecinho de dezembro):
EMENTA: discussão crítica acerca do que é publicado e veiculado na mídia em geral.
OBJETIVO GERAL: Estimular o pensamento crítico da comunidade em geral, com foco nas ações da mídia.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Focar vários tipos de mídia (impressa, televisiva, online, tradicional, comercial). Chamar a atenção para a importância de ler entre as linhas. Discutir conceitos de ideologia. Conscientizar para a manipulação. Aprender a criticar, através da palavra escrita e falada, os meios de comunicação. Perceber como preconceitos variados (machismo, racismo, homofobia, gordofobia etc) são divulgados pela mídia. Combater preconceitos. Investigar conceitos como identidade e representação. Refletir sobre privilégios, inclusive sobre quem a linguagem privilegia.
METODOLOGIA: O curso será dinâmico, analisando matérias, filmes, comerciais etc do momento, e acontecerá através de aulas dialogadas, debates, análise de cenas de filmes e comerciais, leituras de textos. A teoria utilizada no curso servirá de suporte para a prática, que é a análise crítica de várias peças veiculadas pela mídia. Alunos serão incentivados a escolher o que querem analisar.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Introdução: o que é mídia. O que criticar? Por que criticar? A influência da mídia em nossas vidas: questões de identidade e de representação. Exibição parcial dos documentários Muito Além do Cidadão Kane, A Revolução Não Será Televisionada, The Celluloid Closet, e Killing Us Softly.
O convite está feito! Ah, e esqueci de dizer: o curso é completamente grátis (deve ter umas xerox pra tirar).

22 comentários:

Stive Ferreira disse...

Muito boa esta idéia, Lola.
Parabéns.
Infelizmente é muito longe para este paulistano :-(

Victor disse...

Vai ser de graça, Lola? Acho que vou fazer, hein?! :DDDDD

Elaine Cris disse...

Invejinha de quem mora em Fortaleza, rsrs...

Anônimo disse...

Parabéns pelo curso!!! Adoraria fazer, quem sabe se você vier pra Floripa =DDD
Este seu curso me lembrou um livro: A Ordem do Discuro, de Foucault, vale a pena dar uma olhada!!

Abraços

Dai disse...

Invejinha de quem mora em Fortaleza X2

Jiquilin disse...

Que legal, Lola!

Esse ano estou dando meu primeiro curso de extensão tbm. Comecou em novembro e vai até março. É lá no Paraguai.
Tenho falado de cultura brasileira. Mas é a partir de um ponto de vista de esquerda tb. Tá sendo uma experiência super boa e os alunos adoram!!!

Boa sorte com seu curso e parabéns. Fico tão feliz quando vejo alguém fazendo o povo pensar!

Jiquilin disse...

No que diz respeito aos discursos midiáticos, eu gosto de mostrar pros meus alunos como eles são oprimidos por esses discursos.
E "sem perceber", eles vão lá e compram eles numa boa. E então além de ser oprimidos, eles passam a ser opressores!

É claro q a direita vai dizer: "Ah, é só uma _____" (sugestão: propaganda, novela)

Lá no meu blog tenho tentado tb denunciar essa estratégia.

Esse post fala do Mac Donalds:
oquevcfazcomasualingua.blogspot.com/2010/11/mac-donalds_07.html

Neste, uma amiga desmonta um daqueles email difamadores da Dilma durante a campanha:
oquevcfazcomasualingua.blogspot.com/2010/10/calhordice.html

Neste outro, que na minha opinião é o melhor, eu discuto com desses reaças. O cara escreve pra humilhar os trabalhadores do bairro. Eu, pra colocar ele no lugar dele:
oquevcfazcomasualingua.blogspot.com/2010/10/bordoes.html

Anônimo disse...

Adoraríamos frequentar esse curso, embora suspeitemos que ele tenha intenções opostas às nossas. Mas talvez nele haja técnicas que ainda não conhecemos e que poderíamos incorporar ao nosso Curso Básico de Jornalismo Manipulativo.

Caso queira usar algum material da nossa lavra, fique à vontade. Após o terceiro fracasso eleitoral seguido da atual geração de manipuladores políticos, urge formar uma nova geração, mais competente que a anterior. 2014 já está ali, na curva. Não por outro motivo lançamos o Jogo do PIG, uma iniciativa político-didática na qual você, Lola, figura em destaque como uma das cartas sujas (quem mandou...).

Amana disse...

Ah, puxa Lola, fantástico!
Sou doutoranda em Psicologia (reta final), e a teoria feminista tem me ajudado muito a pensar meu campo de estudo, infância e adolescência (tradicionalmente conhecido como Psicologia do Desenvolvimento). As criticas das feministas em relação ao sujeito racional, independente, maduro, autônomo, como fazendo parte de uma visão muito particular, branca e masculina de ver o mundo, têm sido fundamentais para mim.
Este ano conheci seu blog, e foi um feliz achado. Visito sempre, mas nunca comentei. Adoro o jeito que você escreve, os pontos que vc discute, e acho que sua maneira "encarnada", "em situação" de discutir esses temas tem sido perfeita para eu aprender mais sobre o feminismo.
Adoraria assistir o curso, mas moro no Rio... Vou avisar uma amiga de Fortaleza.
Mas conta pra gente mais sobre as aulas, quando começarem. É um jeito de acompanharmos...
beijos

Anunciação disse...

Se eu estivesse aí,faria com certeza.

Maria Cristina Stolf disse...

Também quero fazer o curso de extensão!!! mas...não moro nem um pouco perto!!! que tal fazer um curso de extensão à distância??? usando o blog como forum???

M. Ulisses Adirt disse...

:-( Q pena... queria ter a chance de ver.

Luan Oliveira disse...

Lola poderia tirar uns dias e oferecer um curso na UFC Cariri heim?!!

olhodopombo disse...

Puxa! eu queria uma Lola aqui na UFRB, para dar um curso de extensão destes....

Carol disse...

OI Lola, ia adorar fazer! no início de 2011 estarei publicando minha dissertação de mestrado, ma qual faço uma análise das Adolescentes Negras no discurso da revista Atrevida e na mídia impressa em geral, hora dessas podemos conversar mais! bj

Carol

Lucas Vasconcelos disse...

O curso vai ter certificado de quantas horas/aula?

Nayana do Vale disse...

Ai, amaria fazer! ainda tem vagas??

Jayane disse...

Vixe! Só vi agora... Será que ainda tem vagas? ô.õ

Cristina Almeida disse...

O tema é excitante e cheio de desdobramentos interessantes. Parabéns pela escolha do seu curso de extensão e, quanto a mim, só me resta lamentar não morar em Fortaleza para participar das discussões. Um abraço!

Ana Chagas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Chagas disse...

Lola, tenho curtido muito o seu blog (que conheci não tem muito tempo, através do Cloaca News) e achei realmente muito interessante esse seu curso/workshop. Pelo que parece o curso já aconteceu... Mas existe alguma (qualquer) possibilidade de eu ter acesso a esse seu trabalho? Ou até (talvez), de conseguir uma palestra sua sobre o assunto? Sou do Rio de Janeiro, faço faculdade de Ciência Política na UNIRIO. Acho que seria muito válido, principalmente pro meu curso. :)

Fagatinho disse...

Nossa que coisa boa. Já vou orientar minha agenda