sábado, 3 de outubro de 2009

MUITO, MUITO FELIZ

Fiquei emocionada ontem com a escolha do Rio pra sediar as Olimpíadas de 2016. Primeiro porque adoro Olimpíadas, adoro o Brasil, e porque o momento da decisão em Copenhague foi realmente comovente. Quando o carinha abriu o envelope e leu o nome do Rio, e todo mundo pulou e chorou, bem, eu pulei e chorei também.
Será a primeira Olimpíada num país da América do Sul, e isso é muito importante. Um evento internacional desse porte põe uma nação em destaque, e ajuda a desenvolver o local. Não que o Brasil não tenha andado bem destacado mundialmente nos últimos anos. Concordo totalmente com o Lula: hoje estamos em outro patamar. Praticamente todo mês um grande jornal americano ou europeu destaca como o Brasil mudou—para melhor. A nossa mídia, que sempre lutou contra o PT e qualquer movimento popular de esquerda, como o MST, não dá essas notícias. Vive de fabricar escândalos. Fará qualquer coisa pra que o PSDB volte ao poder no ano que vem.
Mas Lula é o cara mesmo. Ele chorando na entrevista coletiva me encheu de orgulho. Aliás, quem sabe Lula volta a ser presidente em 2014? É possível. Basta ele querer, porque voto ele tem.
Vai ser ótimo termos Copa do Mundo em 2014 e, dois anos depois, Olimpíadas. Tudo por aqui. Sorry, 16% que o odeiam. Se fosse o FHC ou o Serra que tivessem conseguido trazer as Olimpíadas pro Brasil, vocês estariam comemorando. Como não é, estão chiando. Podem chiar à vontade. O mundo nem ouve vocês.

35 comentários:

Pedro disse...

Tenho que concordar tb, que o Lula está domesticado, não parece o Lula de anos atrás. Até achei digna a entrevista dele pós escolha do RIO.
Lolinha Lolete Lolão, já se mudou ?
Abraçao do melhor fã.

Junior disse...

Lola, já teve olímpiada no México, então é a primeira na américa do sul, não latina.

Sheila Lopes disse...

Lola, também confesso que me emocionei, o Lula não conteve as lágrimas, masi um impostante passo para nosso país se desenvolver!
abs a tds!

L. Archilla disse...

eu confesso que só sosseguei com a candidatura do Rio (e possível escolha) quando a Miriam Leitão jurou que 97% do imenso investimento volta em forma de imposto.

no mais, faço minhas as palavras de Samantha. Lula rocks!

Carla Mazaro disse...

Lola, acho que a Copa e as Olimpiadas podem mudar completamente o pais e nos traz uma enorme chance de crescer e se desenvolver... mas eu não sou otimista qto a isso....

Tina Lopes disse...

Lola, dessa vez deixei meu azedume em casa e torci, no carro, ouvindo pelo rádio (me perdi na cidade, a doida) e fiquei muito, muito feliz. Acho sim que muitos empreiteiros vão ganhar dinheiro, que pode e deve haver corrupção no processo todo (que também não sou Pollyana) mas quer saber? O Rio é lindo, morro de inveja de quem é de lá, merece e nós todos também. Adoro Olimpíadas e quero juntar tudo em 2016: sair no Carnaval (já estarei em fase de ala das baianas) e depois voltar pra ver pelo menos um dos meus esportes favoritos, tipo vôlei ou futebol. Não custa sonhar, né? Bjk.

Luma Perrete disse...

Eu também fiquei bastante feliz com a escolha do Rio. E espero que as Olimpíadas tragam mesmo melhoras pro Rio e não que elas fiquem só na promessa, como foi com o Pan.

E até tenho esperança de que não tenha desvio de dinheiro e todo o orçamento seja usado nas Olimpíadas.

Ingênua? Talvez =P

Anônimo disse...

Lola,
também fiquei über-feliz com a escolha do Rio e torço para que os Jogos de 2016 sejam um sucesso de público e crítica.

Como circulou pelo Twitter, só espero que não chamem a Vanusa pra cantar o hino!

E que aquela história de que o planeta está numa rota de colisão com um asteróide-meteoro-cometa-ou-sei-lá-o-quê para 2012(divulgada ad nauseum pelos alarmistas de plantão) seja conversa mole. Caso contrário, bye bye Olimpíadas. E Copa do Mundo... :-P

abraço,
Mônica

PoshDrosofila disse...

Lolinha
estou totalmente de acordo com vc, e tambem fiquei muito emocionada com o discurso do Lula.
Ta certo que estamos longe da perfeiçao, mas o Brasil melhorou MUITO depois do governo Lula.
Abraçao Lolinha!
k

marisweet disse...

Lola,

dessa vez devo discordar de vc!
Eu realmente fiquei mto feliz com a escollha do Brasil, chorei muito!
Maaas, eu sou dos 16% q odeiam o Lula...

Pra mim acho que quem é o presidente não influi nessa decisão, entende? Não importa quem estivesse no poder, esse era um rumo natural.. do mesmo modo como a economia do país!

Unknown disse...

Fiquei impressionada com o discurso do Lula.
Falou tudo, Lola!

Alba Almeida disse...

Olá!
Cara Lola, ontem foi uma dia daqueles, que marca pra vida inteira.
O momento foi algo que nada me fará esquecer, um momento de êxtase.
Tudo foi muito emocionante, acho que Lula disse o que cada brasileiro sentia, sente e sentirá pra sempre, por esse país.
...”Já temos Papa”...
... Rio de Janeiro” , fica passando como uma verdade linda, é real.
Obrigada, obrigada por esse blog. ... ainda bem que temos Lola!!...
Um abraço.

iaeeee disse...

falou e disse!

Al disse...

Ops. foi UM dia,(sim)
e (não) foi uma dia.
beijos

Bau disse...

Lola, querida, concordo com você. Estamos numa situação muito mais confortável do que nos anos 1980 e 1990 (antes, então, nem me fale!!!). Eu também fiquei feliz, como vc disse, é visibilidade e reconhecimento, é conhecimento. Enfim, valeu!

Adri. disse...

Alegria alegria

Sejamos otimistas com o Brasil!

\0/


Beijo

Prensada disse...

Dá prá vez sim que o Brasil melhorou muito no governo Lula :
é só caminhar as 3 da madruga na rua Avanhadava, Praça Roosevelt ,descer a Nove de Julho devagarinho, e apreciar a paisagem da guerra civil. Corpos atirados no chão, feito mortos,lixo amontoados, desmaiados e dormindo agarradinhos.
Eu choro é com isso e não com Olimpiadas de empreiteiros.

Kaká disse...

Eu era contra e a favor das olímpiadas aqui, mixed feelings mesmo (ainda mais depois que estive nas Olimpiadas de Sydney), mas já que escolheram o Rio (que eu a-do-ro) eu fico feliz. :) Estarei lá.

Ana disse...

Eu moro no Rio. Estava aqui quando o PAN aconteceu. E foi horrível, pelo menos pro comércio. As pessoas deixaram a cidade, quem veio pros jogos não gastava um real sequer, pq ficava nas Arenas - os jogos iam até tarde, sem intervalos nos dias, como vai ser nas Olimpiadas.

Não teve metrô construído, só via fechada pra carros especiais, os médicos dos hospitais públicos foram passados pros eventos, os aparelhos....fiquei horas com a filha duma vizinha pra ser atendida no Lourenço, que é relativamente tranquilo. O que a prefeitura construíu foi pra iniciativa privada virar casa de shows. O Maria Lenk não serve pra Olipíada. O autódromo foi destruído e já liberado construção de prédio ali - claro. Houve roubalheira a não poder mais, as obras públicas de emergência em hospitais e escolas ficaram paradas. Um caos. Sem contas as dívidas.

Nem preciso dizer que se o presidente que for eleito não for compadre do prefeito daqui, não vai vir um realito sequer. O vexame vai ser certo. Fora a cidade por si só, que está suja, violenta. No meu blog novo tem fotos de parte da cidade...e olha que é a parte melhorzinha. Se pegar um shot do alto, pelo trecho de entrada - Galeão - dá pra ter um treco. É asqueroso.

Não sei como são os políticos nem o povo de onde vc viveu tantos anos,mas os daqui são da pior espécie. Tanto o povo quanto seus representantes...e não podia ser diferente. São representantes nossos, nossa cara.

Bjos

PS: pra mim o Lula ou qq presidente não quer dizer coisa alguma. Quem manda mesmo é o Congresso, que é aquilo que a gente já sabe, mas reflexo do povo.:-/

Ana disse...

http://www.youtube.com/watch?v=bQxp0lqimxU

Mais uma coisa...alguém aí já leu o contrato do COI?

Ouch. Se quiser eu ponho o link aqui.

Lud disse...

Eu fiquei muito preocupada com os gastos do Pan. Dá só uma olhada neste documento do TCU:
http://congressoemfoco.ig.com.br/upload/congresso/arquivo/Pan.pdf
Por outro lado, já sabendo que isso costuma acontecer, vamos ficar em cima para não ocorrer de novo.

Lúcia Soares disse...

Sim, Lola, nós podemos!
Também gostei muito e vamos torcer pra que seja um acontecimento verdadeiramente bom pra o país. Acredito muito nos brasileiros, vamos lutar pra sair dessa bandidagem, pra construir escolas, hospitais, estradas,cuidar para que não haja mais desmatamento, ter uma justiça que alcance a todos, ricos e pobres. Sim, o caminho é longo, mas o primeiro passo está dado. Depende de nós, também. De cada um.O Brasil precisa de muita coisa, pra ser "de primeiro mundo", mas precisa também da alegria e da emoção que os esportes proporcionam.
Acredito que vai ser bom pra todo mundo.

Anunciação disse...

Falou e disse!

Luma Rosa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luma Rosa disse...

Já viu como na espn metem o pau na vinda da olimpíada para o Brasil? Parei! Vou dar um tempo com esse canal, muito baixo astral!!
Nós que moramos no Rio sabemos o quanto a cidade está agradecida e o quanto a qualidade de vida irá melhorar. Em sete anos de obras, muita gente estará empregada e isto, ninguém fala, né? Beijus

Unknown disse...

REalmente, Lula "É o Cara", apesar do gosto ruim que a globo e o PIG tava fazendo.

Patty Martins disse...

Sou carioca e vibrei com a escolha do Rio. Na época do Pan senti uma grande melhoria na cidade, em questão de limpeza, segurança, etc. Mas realmente é uma pena que não tenha durado após a competição. Mas isso não tira o mérito e os benfícios que virão com as Olimpíadas realizadas aqui. Penso nos muitos empregos diretos e indiretos que resultarão.
Negativismo e pessimismo não levam ninguém a lugar nenhum e, infelizmente, é o que tenho visto em tantas pessoas que criticam a escolha do Rio.

carlos disse...

Lula foi medalha de ouro. Fiquei emocionado com sua apresentação e tb com suas entrevistas após a indicação do Rio de Janeiro.O tempo de embaixador tirar os sapatos para entrar nos EUA, como aconteceu no governo entreguista do FHC já passou.
O Lula é o cara e não será surpresa se vier a ser indicado para um prêmio Nobel, o que seria a desgraça para os 5% da população que o odeiam.

Juliana disse...

talvez seja por também ser do Estado do Rio, mas a Ana conseguiu contemplar TUDO o que eu tinha para dizer. Faço parte dos 16% que não estão celebrando, mas não tem nada a ver com o Lula nem com governo algum. Me sentiria igual fosse o governo que fosse. Talvez seja pessimismo extremo mesmo, já tirei nota baixa em redação na escola por ter sido considerada pessimista pela professora, exatamente porque eu detonava com a comemoração exacerbada dos 500 anos do "descobrimento" do Brasil.

=draupadi= disse...

cidadeee maravilhosaaaaaaaaaa...
de fato a escolha foi importante para toda a américa do sul. aqui no chile por exemplo muita, muita gente me parabenizou [sem eu nem tocar no assunto], e vi muita gente cogitando seriamente a possibilidade de ir ao brasil para as olimpiadas. Que orgulho =)))

Fê França disse...

Foi bem emocionante o momento e, que disseram Rio de Janeiro. Eu espero, como brasileira, que seja bom para o país, DE VERDADE. Beijos.

mary v. disse...

me ufano do Lula também. fico pensando em tudo que ele fez pela universidade, pra qual o PSDB não dá a mínima. A BBC deu um texto sobre o dia em que o Rio foi eleito a sede das olimpíadas e dizia que o nosso presidente quebrou todos os protocolos, abraçando os outros líderes, comemorando etc. achei lindo, achei tão Brasil fazer isso rs.

Nadia disse...

Ainda estou fazendo parte da minoria - e não tem nada a ver com o Lula. Sou carioca, adoro minha cidade, adoro esportes, não deixo minha cidade por nada no carnaval, mas não dá para tapar o sol com a peneira, como tantas vezes já vimos acontecer. Foi assim com a ECO-92 (onde se via uma dupla de policiais a cada 100m), foi assim com o PAN. Projetos de melhoria urbana que estavam no papel há 30 anos foram feitos a toque de caixa (tipo a Linha Vermelha na ECO-92). Aí é aquela roubalheira: não tem licitação, não tem fiscalização... O parque aquático no ano passado (até saiu nos jornais), era um grande criadouro de mosquito da dengue, e um ano após da maior epidemia da doença.
Sou assumidamente pessimista. Não acredito no tal legado para a cidade. O que mais ouço dos entusiastas é aquela frase clássica: mas vão roubar do mesmo jeito, então que pelo menos façam alguma coisa... Não, eu não penso assim. Eu não concordo. Está enraizado na cabeça do brasileiro a tese do "rouba mais faz", "estupra mas não mata"...
Moro ao lado do Maracanã, e aqui a coisa tá cada vez pior. O crack se espalhou na Mangueira, aqui ao lado. Assaltos nos sinais são constantes, a polícia sabe quais os pontos críticos, e ninguém faz absolutamente nada. Há 2 meses um primo do meu marido escapou por sorte de um assalto onde morreu um soldado do BOPE, que viu o ato e reagiu. Aqui na Tijuca (ou Tijuquistão, como dizem).
No PAN, foi bem diferente. Foram os 15 dias de mais absoluta segurança aqui.
Por que não ocorre isso o ano inteiro?
Não havia pedintes, não havia população de rua... para onde foram levados nesses 15 dias?
Dêem uma olhada nessa matéria do Xico Vargas sobre o caos na saúde: http://xicovargas.uol.com.br/index.php/1272
Dá para acreditar que esse jogo vai virar? Pois eu acredito cegamente que todas as metas serão atingidas - mas a que preço e e por quanto tempo vai durar... realmente não sou tão otimista.
De qualquer forma, torço pela minha cidade. Como diz o mestre Moacyr Luz:
"Brasil, tua cara ainda é o Rio de Janeiro
Três por quatro da foto e o teu corpo inteiro
Precisa se regenerar"

Carla Mazaro disse...

Olha, para pessoas que acham que o presidente que a gente tem não faz diferença ou não influem em nada, bem... então não teriamos pq nos preocupar com eleições, né? Não que o presidente realmente mande em tudo, esse tempo já passou, mas é ele quem dá o aval para o que deve ou não ser feito e ele quem leva a imagem do Brasil para fora, querendo ou não...

E acho o que a Ana disse muito valido. Em outras cidades que já cediaram as olimpiadas isso foi um ponto de partida para a melhoria, mas e aqui no brasil? Será que não vão ser sonhos frustrados? Será que realmente vão investir em coisas que durem? Como metrôs, novas estradas e etc? E a criação de empregos vai acontecer? Sim, mas o que vai ser deses milhares de novos trabalhadores depois da Olimpiada?

Chicória disse...

Acho que nem presidente nem câmara têm tanto poder quanto a iniciativa privada na economia de um país e por isso acredito que a vinda dos jogos olímpicos será favorável, irá gerar investimentos e uma grande movimentação de recursos financeiros. Se conseguirem conter a violência e não ocorrerem incidentes certamente o turismo no Rio será aquecido e isso irá melhorar a imagem do Brasil em geral como destino de viagem (muito além da prostituição infantil que infelizmente é um dos principais chamarizes atualmente) .
O que eu mais lamento é que para os pessimistas nada nunca está bom, embora estejamos caminhando. E para mim a conquista das Olimpíadas é mais um passo em direção ao desenvolvimento.