segunda-feira, 31 de março de 2008

ASSINATURA DE REVISTA QUASE DE GRAÇA

Qual não foi minha surpresa ao pagar o sutiã de 5 dólares na loja (em setembro) e a atendente perguntar se eu queria receber a assinatura grátis de uma revista por três meses? Era só escolher a revista. Tinha Time, Marie Claire, Entertainment Weekly, Sports Illustrated, revistas famosas. Acho que optei pela Entertainment, mais conhecida como EW. Aí a atendente disse que eu podia pegar mais duas assinaturas. Escolhi a Time (essa capa aí do lado é satírica, infelizmente) e uma revistinha horrenda, a Jet (que é pro público negro. Pensei que teria artigos legais; me enganei: é tudo curtinho e superficial). Mas enfim, por uma compra de 5 dólares recebi 3 assinaturas que começaram a chegar ao meu apê algumas semanas depois. Só que, como americano não dá muita coisa de graça, foi bom ficar atenta. Outro envelopinho que chegou foi um papelzinho com letras minúsculas, de bula de remédio mesmo, avisando que, a partir de janeiro, essas publicações cobrariam algo como 140 dólares pra prorrogar minha assinatura até 2009. A cobrança iria aparecer diretamente no meu cartão de crédito (o que usei pra pagar o sutiã). Se eu não quisesse, não tinha problema: era só ligar pra eles e cancelar. Sabe quando? Entre o dia 29 e 31 de dezembro! Véspera de reveillon, e a pessoa tem que se lembrar de ligar pra cancelar uma revista que “assinou” há três meses! Mas claro que eu lembrei. Comigo não, gavião! Liguei, falei com uma máquina, pra variar, e cancelei. Logo começaram a chegar ofertas implorando pra que eu continuasse assinando as revistas, agora com um desconto muito mais substancial. Eu só decidi renovar a EW (agora já estou arrependida), por 20 dólares por um semestre. A Time, desesperada, acabou oferecendo a assinatura até agosto por apenas 10 dólares! E a Jet é tão fraquinha que não quero nem de graça.

Mas compare esses preços com as assinaturas de jornais e revistas no Brasil. Existe alguma revista brasileira que custe 20 ou 30 dólares (menos de 50 reais) pruma assinatura anual? E olha que a EW e a Time são semanais! Por 30 dólares, você recebe 50 edições da revista. Aqui, se o desconto pra assinatura não for de no mínimo 40% em relação ao preço de banca, ninguém assinaria. E na hora de renovar, o valor fica ainda menor. Porque é óbvio que deve haver um enorme desconto. Quando a gente assina uma revista, está dando um cheque em branco, dizendo que quer continuar lendo-a independente dos artigos que vier a publicar. É uma vantagem monumental pra revista. Se no Brasil não houvesse o monopólio da Abril, a história seria diferente.

11 comentários:

Masegui disse...

Lola,

Eu leio sempre seu blog, desde que o descobri. Ontem não tive tempo e hoje devorei tudo. Difícil comentar, nem sempre tenho o que dizer. Aliás, dizer o que a respeito do "homens que odeiam mulheres"? esses idiotas não merecem...
Mas você tem razão, é ruim ninguém ler o que a gente escreve. Meu blog tem umas 4 ou 5 visitas "por semana "(sniff) mas eu também só posto de vez em quando... e o assunto é chess, of course! :)
Ahh, falar nisso, o do maridão tá lá paradão... vou acabar desistindo...
Se você quiser eu ponho algo como "eu estive aqui" em todas as suas postagens, he he.
Abração

lola aronovich disse...

Seu nome eh Sergio, Alexandre, ou nenhum dos dois? Obrigada pelo comentario! Nao precisa comentar sempre, so quando tiver algo interessante pra dizer, perguntar, acrescentar... Ah, o blog do maridao dificilmente tera mais de um post por semana. Ele nao eh muito de escrever. Eu acho que se ele mantiver essa media (um post por semana) ja ta ate bom.... Vc ta cheio de aluno ai em Minas? Ou vc nao da aula de xadrez? Abracao!

Masegui disse...

Lola,

Eu sou Mário Sérgio e o blog Xadrez em Ponte Nova é só uma tentativa de divulgar a coisa por aqui. Meu blog principal é o Recanto do Capivara, nele além de xadrez tem outras besteiras... aliás, falei de você e até botei na minha lista de preferidos.
Abração

DH disse...

Oxente, aqui uma Superinteressante custa 10 reais! Uma revista!!!

Alexxs disse...

É verdade, aqui por 10 reais você compra uma boa revista na banca... E realmente, é um tiro no escuro vc assinar uma revista por muito tempo, nunca se sabe oque vai encontrar na próxima semana. Eu acabo sempre comprando na banca, até pq já dou uma olhadinha e sempre acho alguma coisa que não conheço e compro. Eu não conhecia a revista "Caros Amigos", comprei, e adorei. Essa eu faço até uma assinatura. Vc conhece Lola?

Abração!

lola aronovich disse...

É, o preço das revistas no Brasil ficou caro demais. O nosso dinheiro não acompanhou. Aqui nos States uma revista custa uns 4 na banca (quer dizer, não existe banca na rua, mas digamos, nos supermercados e livrarias), e a assinatura é muito barata. Principalmente a renovação da assinatura! Eu assinei a Premiere americana durante muitos anos, e ela saía muito mais em conta que a SET brasileira. Mesmo com as despesas postais!
A Caros Amigos é muito boa, Alex. Vc fez uma boa assinatura.

Liris Tribuzzi disse...

E não é só revista que sai mais barato comprar fora e importar. Outro dia tava procurando um dvd o ebay e, fazendo as contas, saia muito mais barato do que o comprado por aqui, numa loja.

Alexxs disse...

É verdade. Estou comprando o dvd de "Across the Universe", duplo, vai sair mais ou menos uns 60 reais. E a edição simples vai sair aqui no Brasil por 49,90. Não vale a pena...

lola aronovich disse...

Pô, mas vcs gastam dinheiro com DVDs, hein?! O DVD mais caro que já comprei na vida foi o da Lolita do Kubrick. Acho que saiu por 40 reais. Não tive muita escolha, não pude nem pesquisar: era pra minha tese de mestrado. Mas não costumo comprar DVDs por mais de 20 reais.

Liris Tribuzzi disse...

Antes eu torrava uns 50 conto, agora eu espero uns meses pra abaixar ou comprar nas locadoras que queimam as cópias extras. Dá pra comprar filme bom baratinho.

Amanditha disse...

Impressionante seus argumentos e sugestões me agradaram muito indiquei seu blog para toda minha comunidade de amigos muito obrigado por compartilhar seu conhecimento com agente.