terça-feira, 21 de abril de 2020

PUDIM DE CAFÉ PRA COVEIRO NENHUM BOTAR DEFEITO

Estou com preguiça hoje, desculpem! É feriado, mas a gente nem nota.
Bom, pra vocês rirem, deixo a imagem mais divertida que vi esses dias: o coveiro da democracia Bolso tossindo em ato golpista no domingo + I see dead people.
E minha mãe disse que iria fazer um pudim de café pra agradar o Silvinho, vulgo maridão, porque ele é maravilhoso com ela. Eu contei isso pro maridão. Ele ficou bastante comovido e, alguns segundos depois, emendou: "Ela não fala nada de você, se você quer saber".
Coloquei esse diálogo no meu Twitter e muita gente pediu a receita do pudim, que é realmente delicioso. Eu nunca fiz, só comi. Mas minha mãe faz desde que me conheço por gente (ou seja, mais de meio século). Ela tem um livretinho chamado "40 delicacies with coffee", só com receitas que levam café (tem até molho de café pra acompanhar lombinho), que ela acha que recebeu num avião, na época em que os aviões davam alguma coisa pros passageiros.
Mãe, gatinha Isabel e Silvio em 2014
Hoje ela fez o pudim e o Silvinho acompanhou todo o preparo e passou a receita pra mim. Parece fácil e barato. Tentem fazer e contem pra mim o que deu.
Receita de pudim de café
Ingredientes: 2 latas de leite condensado
Mãe com pudim de café em
2006 ou 07
2 sachês de Nescafé (misture cada um com água quente. Pode usar a lata vazia do leite condensado pra cada sachê. Ou uma xícara de café bem forte)
5 ovos (gema, clara, tudo menos casca)
2 latas de leite (minha mãe usa as latas vazias do leite condensado pra medir)
5 colheres de sopa de licor 
Bata tudo no liquidificador.
Separado, faça uma calda de açúcar na forma (as melhores pra pudins são as redondas com furo no meio) para formar um caramelo. 
Mãe bronzeada em
Salvador, talvez em 2004
Coloque colheres de açúcar na forma com um pouco de água. Ponha na boca do fogão e espera caramelizar. Espalhe por toda a forma quando já estiver grosso. Ponha tudo que está no liquidificador na forma caramelizada. Deixe em banho maria dentro do forno (coloque a forma com um furo no meio dentro de uma forma maior com água). Deixa assando no forno por pelo menos uma hora. Quando estiver firme (teste com palito, que deve sair limpo), tire do forno e deixe esfriar. Depois que esfriar, leve para geladeira. Desenforme quando for servir, e deleite-se.

Agora, procurando imagens pra ilustrar o post, vi que já tinha publicado a receita em 2009! Não deixe de tentar executar a receita do fantástico Sacher Torte.
UPDATE! Fotos que o Silvinho tirou hoje da minha mãe (que fará 85 anos dia 15 de maio) e do seu magnífico pudim. 

Ficou ótimo, mas um pouco molinho demais, então usem menos leite na receita!

2 comentários:

Anônimo disse...

Lola,

Você viu isto?

https://mobile.twitter.com/rafancha_/status/1252662396570796038?p=p

(Não consegui acessar a carta, mas achei interessante a história.)

Patrícia disse...

Lola, querida, que cara maravilhosa desse pudim de café! Mas 2 sachês de Nescafé me parecem MUITA coisa! Na receita de 2009 você diz meio sachê... poderia confirmar essa informação com a sua mãe, por gentileza? Quero muito fazer. Beijos e obrigada!