domingo, 10 de janeiro de 2010

FAÇA O BOLO COM MAIOR QUANTIDADE DE CHOCOLATE POR METRO QUADRADO

O legítimo e inigualável Sacher Torte, versão natal 2009 (ao vivo ele é mais escuro, quase preto).

O Sacher Torte é o bolo mais chocolizante que eu conheço. Você prova e sente o chocolate a cada mordida. Pra algumas pessoas isso é demais. Eu lembro de ter feito algo parecido pra levar pra minha turminha de inglês num dos meus aniversários. Em geral o pessoal adorou, mas havia aqueles que, já na primeira mordida, falavam: “Ah, é de chocolate amargo, né?”. E eu achava aquilo muito esquisito, porque não consigo nem imaginar fazer qualquer doce de chocolate com chocolate ao leite (branco, então, nem pensar, que nem é chocolate).
Pra mim, chocolátra, fica uma delícia. Cada fatia fininha do bolo é como se fosse chocolate puro direto na veia (você pode ver que a proporção de chocolate pros outros ingredientes da receita é muito maior, então o chocolate fica mesmo sendo o sabor predominante). Um defeito comum que observo em alguns bolos de chocolate é que a parte próxima ao recheio e à cobertura fica ótima, mas o resto fica meio seco e sem gosto. Com o Sacher Torte o bolo inteiro fica bem molhado. Nem dá pra sentir direito onde acaba o recheio e onde começa a massa.

SACHER TORTE

Ingredientes:
3 barras de chocolate meio-amargo (isso equivalia a 600 gramas nos tempos em que uma barra grande tinha 200 g. Hoje elas só têm entre 170 e 180 g. Portanto, pode ser necessário usar 3 barras e meia).
150 gramas de chocolate em pó
3 ovos
150 gramas de manteiga
150 gramas de açúcar
Cremor de tártaro (Nota: Ninguém sabe o que é ou onde encontrar. Muita gente faz sem e não reclama. Então esqueçam esse ingrediente).
Fermento
1 pitada de sal
2 colheres sopa de baunilha
75 gramas de maizena
75 gramas de farinha de trigo
¼ litro creme de leite fresco
Licor

Coloque 300 gramas (ou 1 barra e meia; metade das barras) de chocolate meio-amargo em pedaços em banho-maria para derreter. Acrescente mais 150 gramas de chocolate em pó. Acrescente a manteiga para derreter no chocolate. E o açúcar, misturando bem. Deixe esfriar um pouco.

Misture em uma tigela: 75 gramas de maizena (ou 4 colheres generosas de sopa), 75 gramas de farinha de trigo, 3 colheres chá de fermento, e uma pitada de sal.

Ponha nas tigelas da batedeira: na menor, 3 gemas de ovo. Na maior, 3 claras e uma colherzinha de cremor de tártaro, para dar consistência.
Bata primeiro as claras, até que fiquem firmes.
Bata as gemas na tigela menor. Acrescente, aos poucos, o chocolate derretido.

Junte aos poucos os ingredientes das duas tigelas para a tigela com as claras. Misture à mão.
Passe para uma forma untada e leve ao forno moderado por 15 a 20 minutos.

Recheio e cobertura
300 gramas (ou 1 barra e meia) de chocolate meio-amargo cortado em pedaços, derretido em banho-maria. Acrescente ¼ de creme de leite fresco e duas colheres de chá de baunilha. Misture até formar um creme homogêneo escuro.
Monte o bolo em camadas, colocando licor sobre elas, e o recheio. Para fazer o Sacher Torte completo (não digo o original, porque parece que naquele vai essas frescuras contaminadoras de chocolate como... damasco), use o dobro da receita e Cointreau.

E aí? Tente fazer e mande fotos pra gente ver como ficou!

27 comentários:

Andrea disse...

huhu... lola sudbrack! Vou fazer, só não sei vou te mandar... além de longe, eu devo comer tudo. Beijão.

Erika disse...

Lola, só pra fazer inveja, comi a legítima Sacher Tarte no Hotel Sacher, em Viena(lá a torta é instituição nacional). Foi uma das melhores coisas em chocolate que já provei. Obrigada pela receita, vou tentar fazê-la, pra ver se está à altura.Bj.

Jux disse...

Loláxima!
Affeeee deu água na boca esse trem bom!

Jux disse...

Loláxima!
Affeeee deu água na boca esse trem bom!

Alba Almeida disse...

Olá. Lolíssima.

Antes de tudo fiquei com a consciência pesada, por ter prometido uma foto da minha torta de chocolate. (estou com um probleminha na bateria da câmera). Assim que puder vai. Claro que essa ai... como diz o matuto: “num tem parea”. Estou me deliciando só com a foto, gora quando for almoçar vou procurar algo parecido. Ui!
Agora,... existe algo mais gostoso que isso? Essa é uma daquelas comidas que se começa comendo pelo visual.
É isso... bom domingo.
Beijos

Alba Almeida disse...

Voltei.... só pra dizer que no “concurso das blogueiras” 0 que votei, ganhou, ufa!!
Foi por UM pontinho, com certeza foi o meu. É que votei no último minuto. Ahahahahah!!! Muito bom , muito bom, ... beijos.

Kaká disse...

delíciaaa! assim que fizer uma eu mando a foto. :)

=draupadi= disse...

nossa, 'intochiquei' o.O

Laurinha (Mulher modernex) disse...

Não sou muito chegada em fazer, só em comer mesmo, rs... Sou apaixonada é por chocolate ao leite, é meu preferido, mas como chocolate sempre é bom... Ê Lola, assim você acaba com a dieta dos outros, rsrs...

Abração

Lu-Bau.Blog disse...

Ai Meu Jesus Cristinho. Isto deve ser um pecado de tão bom!!!!
Feliz Ano Novo

Larissa disse...

Desculpa, gente. Tava aqui babando no teclado... Meo Deos, Lola! Que bolo é esse?! Chocolate, te amo! rs

olhodopombo disse...

uma delicia que qualquer proletario
comeria aos domingos...

Anônimo disse...

Quero fazer, mas não entendi muito bem essa parte: "Monte o bolo em camadas, colocando licor sobre elas, e o recheio." Como se faz isso???

Lara

Anônimo disse...

P.S: èsqueci de dizer... é q eu não sou muito prendada. Mas esse faço questão de arriscar... Risos.
Lara

Bárbara Reis disse...

Oi Lolinha!!!

Parece ótimo!! Mas já te contei que parei totalmente de comer chocolate, né? Eu era uma chocólatra também. Mas passei mal com chocolate, e não sinto vontade nenhuma de comer. Todo mundo acha estranho quando te oferecem chocolate e você diz: - Não, obrigada!
Só faço ingestão de chocolate, no sucrilhos, ponto. Raramente!

Mas parece muito bom, seu bolo!

Saudades de você Lolinha...

Beijão!

DelioHenrique disse...

Opa, já salvei a receita pra fazer aqui em casa (leia-se pedir pra minha mãe fazer).

E vai ser MUITO divertido ler teu blog esse ano, Lola!

Isabela disse...

Oi Lola, obrigada pela visita: sim, estou num estágio de pos-doc por um ano e volto ao Brasil em maio ou junho. Vou providenciar um post sobre isso.
Lindoa e certamente deliciosa a torta: deu água na boca.
Beijos e volte sempre!

luci disse...

lola, olha que coisa... tambem ADORO chocolate! gosto de bolo de cenoura, banana e tal, mas rejeito esses facilmente por uma dose de chocolate. entao, quando faço bolo aqui na frança, sou generosa nas quantidades de chocolate. por causa disso, quando anuncio que fiz um bolo, o pessoal que mora comigo sempre pergunta "ah, mas eh bolo brasileiro?". aqui meu bolinho de chocolate ja tem outro significado (e eu me perguntava "como assim, brasileiro? soh porque tem chocolate? achei que bolo de chocolate fosse bolo de chocolate em qualquer lugar do mundo"). aqui as sobremesas nao sao tao doces assim. pppff... acredita que o leite condensado daqui nao eh o mesmo brasil? eh menos doce. o brigadeiro fica uma porcaria, mas mesmo assim os amigos adoram. se eles soubessem como eh um de verdade! aaah!

Patricia Scarpin disse...

Lola, engordei uns 10 quilos só de olhar para este bolo - que lindo! Preciso fazer!

Rachel Lambrecht disse...

Cheguei atrasada, mas esse bolo parece delicioso!
Lola, você que já morou aqui nos EUA, sabe se é possível encontrar esse cremor de Tártaro por aqui?
Perguntei esperançosa ao meu marido (não sei por que, já que ele não sabe cozinhar nada), e o que ele me responde? A Hellman's deve ter pronto... Achou que era molho tártaro, hehe. Imagina a delícia que iria ficar o bolo dele.

Strutter-eLa disse...

Hmmm, que vontade de comer!

Vítor C. disse...

Fiz a torta e levei para o aniversário de uma amiga! Foi ótimo, todo mundo adorou. Vou ver se mando fotos. Obrigado pela receita. =)

Vítor C. disse...

A barra que eu usei tinha 160g, então tive que usar 4. E, querida, o que é cremor de tártaro? Ninguém sobre a terra soube me dizer; fiz sem e ficou boa assim mesmo ahhaha beijo.

Vítor C. disse...

Fiz o bolo de novo hoje hahaha Nossa, ficou muuuuuuuuuuuuuuuuito bom. Vou te procurar no twitter, quero te mandar fotos. =)

.:*Mandy*:. disse...

LOLA DO CÉU! O QUE É ISSO???
*cabeça explode de felicidade*

Quem diz que existe como algo ter chocolate "demais" mecessita ser enfiado num foguete em direção ao Sol. E tenho dito.

Jan74 disse...

Você acha o cremor de tártaro em lojas de confeiteiro. É usado pra fazer aqueles doces espelhados cobertos de caramelo que as pessoas comem em casamento e festa de 15 anos. Também deixa suspiros e merengues bem mais leves.

Rayana disse...

O cremor de tártaro serve para estabilizar as claras e pode ser substituído por suco de limão ou vinagre.