terça-feira, 9 de junho de 2009

RECEITA DE PUDIM DE CAFÉ! NEM EU ACREDITO!

Só pra não passar em branco, eis algumas fotos da minha discreta comemoração de aniversário no domingo. Minha mãe aproveitou pra fazer um prato delicioso e ideal pro frio, a carbonada. Vai milho, costelinha de porco, coxinha da asa de frango, muita abóbora, cenoura, cebola, louro, tomate, batata doce, batata posso chamar de normal?, e não sei se esqueci alguma coisa. Queria ter fotos melhores pra mostrar, mas o maridão decidiu tirar todas as fotos enfocando uma taça de vinho. Deve ser sua veia artística.
La Mamacita também fez um mini Sacher Torte. Aliás, micro. Vai acabar agora no almoço de tão pequenininho. Mas tava bom. Este deve ser oficialmente o bolo mais achocolatado que existe, ok? É puro chocolate. Tem Cointreau também.
E como não coloquei aqui fotos do aniversário da minha mãe, que foi em meados de maio, agora vai. Ela fez um ravioli fantástico com muitos queijos e alguma linguiça, e de sobremesa, um pudim de café. Eu temo escrever essas palavras, pudim de café, porque estou devendo a receita até hoje. Mas a culpa não é minha! Acho que minha mãe e o maridão estão competindo arduamente pra ver quem demora mais pra fazer algo que eu pedi e vivo insistindo. No caso do maridão, foi um guest post sobre como é o paraíso na Terra ser casado com uma pão-dura miserável, quero dizer, uma pessoa economicamente responsável como eu. Isso foi em outubro. Acho que eles estão empatados, porque a receita pra minha mãe eu também pedi mais ou menos nessa data.
Opa... Será que minha mãe vai me dar a famigerada receita do pudim de café?!
Olha só, ela mandou um email explicando que a receita é uma hiper antiga da Varig e que o pudim era servido na primeira classe. Prefiro nem saber que minha mãe voava de primeira classe... Mas vamos à receita, no passo a passo de La Mamacita:
2 latas de leite condensado
1 medida da lata de café extra extra forte
1 medida da lata de leite cru

1 medida de lata de
ovos (dá 5 ou 6 ovos)
2 colheres de benedictine, eu uso Cointreau , pode ser Grand Manier, ou um conhaque bem bom. Caramelo
Prepare o caramelo assim: ponha 6/7 colheres de açúcar na forma, forma com buraco no meio, e duas colheres de água e leve ao fogo com muito cuidado pra ficar bem grosso, sem queimar. Deixe esfriar enquanto prepara o pudim.
No liquidificador ou na batedeira, tanto faz: despeje as duas latas de leite condensado, o leite fresco, e o café: meio pacotinho d
e Nescafé, parece muito, e é, mas você não imagina, se não fizer muito forte nem aparece, e você não vai beber o café, né? Vai usar.
Pra misturar co
m todo o resto: coloque os ovos, bata um tanto, ponha o licor e despeje na forma caramelizada.
Para assar/cozinhar, é banho maria que chamam: numa assadeira grande ponha água morna, e coloque a forma do pudim já preparado, e ponha no forno por uma hora mais ou menos. Eu deixo coberto com uma outra assadeira e depois de 45 minutos retiro a tampa. Olho com um palito para ver se está pronto. Sempre está. Retiro do forno, deixo esfriar e coloco na geladeira com forma e tudo. Depois de duas ou três horas desenformo com cuidado porque fica caldoso, em uma travessa que tenha uma borda pra não cair o caramelo. Depois que vocês façam me contem, não tem erro. Bjs. La Mamacita”.
Desconfio que a explicação detalhada do que seja cozimento em banho maria seja uma indireta pra mim. Faltou desenhar. Eu queria ilustrar com montes de fotos cada passinho da receita, mas pra isso eu teria que pedir pro maridão, que provavelmente tiraria fotos de taças de vinho. 5 ou 6 ovos vistos pela ótica de uma taça de vinho, sabe? Admito também que fico um pouco envergonhada de por qualquer receita aqui no bloguinho, ainda mais depois de ver as fotos belíssimas que a Patricia põe no blog dela. Roubei esta foto do brownie triplo de lá.
Depois deste festival gastronômico, vou acabar com o bolo de chocolate na geladeira. Não, a palavra dieta não é pronunciada aqui em casa faz alguns anos.

22 comentários:

Unknown disse...

Nossa... deve ser uma delicia... Sua mae ja foi comissária de bordo?? Ela é uma grachinha parece aquelas vovozinhas de historinhas. Tb achei ela parecidissima com os personagens judaicos do Woody Allen....
Bjos pra vcs!!

Danda disse...

Adorei os ovos vistos pela ótica de uma taça de vinho rsrsrsrs
Ai ai, será que mamacita me adota? Faz pudim e outras delícias e ainda não fala em dieta? Sounds like heaven to me... Minha mãe é fanática pela dieta maluca da vez, muda meio que de mês em mês e ainda quer me convencer a ir junto...
E a receita da torta austriaca, será que ela dá tb??? Queria muito...

Elaine Crespo disse...

Lola!

Saudades daqui!
Sem tempo para comentar!

Mais este poste de hoje me deixou literalmente babando!:D
Vou fazer e o mais rápido possível!

Parabéns pelas inovações sempre!

Bela Terça!

Beijos
Elaine

Tina Lopes disse...

Lola, primeiro, parabéns atrasado! Eu sou uma leitora relapsa mesmo, me desculpe. Que este ano fique marcado pra você pelo fim do doutorado e o começo de uma bela carreira numa federal no Nordeste... Enfim. Vamos à receita. Tenho que contar uma historinha aqui de casa. O marido um dia comprou uma batedeira só pra fazer um bolo de café. Seguiu a receita toda e na hora de bater, puf! A massa era tão dura que a batedeira queimou. Ele voltou na loja e trocou por outra. Mas aí já tinha batido o bolo na mão. Eu cheguei em casa (ele estava de férias) e vi aquele bolo preto, esquisito, no balcão, me esperando. Quando me servi de um pedaço do bolo mal consegui acreditar: parecia que estava comendo um bolo de areia. É o que marido tinha lido "uma xícara de café" na receita e colocou na massa uma xícara de PÓ de café. E era pra colocar o café já pronto, líquido. Imagina por que a batedeira estourou. O trauma foi tanto que nunca mais tentamos fazer nada de café, apesar de eu adorar. Tudo isso só pra dizer que copiei a receita da mamacita e vou tentar fazê-la neste fim de semana frio e chuvoso. Bjk!

Anônimo disse...

Tô salivando mais que cachorro louco! Este pudim de café deve ser o bicho! Fatima/Laguna

Greta disse...

Parece delicioso, mas eu fiquei com vontade é de comer esse bolo de chocolate "extra-chocolate".
Não rola a receitinha, não? :)

PS: sobre o caramelo, ela não joga um pouco de água para diluir? Derrete o açúcar na forma e pronto?
Estou perguntando, porque a tendência do caramelo feito com açúcar derretido, ao esfriar, é transformar-se em bala puxa-puxa.

Greta disse...

ah, sim, como faz tempo que não venho aqui e (menos ainda) entro no Orkut, a data do niver passou em "branco" para mim.

Sendo assim, Feliz Aniversário!
(Votos atrasados, mas feitos de coração... =* )

Andrea disse...

O post deu água na boca! Lola, você nao pode fazer uma crueldade dessas!!!

Cristine Martin disse...

pudim de café.... ai!

Obrigada pela receita, ainda vou fazer esse pudim e pelo jeito, vou comê-lo sozinha (o pessoal aqui de casa não é 'cafeólatra' como eu...)

Mas se rolar a receita do bolo extra-super-hiper-chocolate, eu também quero!

Beijos!

Deborah disse...

Que legal Lola!
Vou tentar fazer um Vegan pra ver se dá certo...

Tenho muitas receitas veganas aqui: www.escolhavegan.wordpress.com

E aqui em SP tem uma sorveteria com opções vegans, vira e mexe fazem um sorvete novo (de massa) e da última vez que fui tinha um de café *____*

Fiquei com vontade =P

Acho que vou sair do trabalho e ir pra sorveteria uahhahha

Patricia Scarpin disse...

Feliz aniversário, Lola! É atrasado, mas com carinho.
Ah, Sacher Torte... Aguando aqui de ver a foto. E esse pudim de café? Vou pegar a receita pra minha avó, que adora cozinhar e gosta de tudo com café. Ela vai amar.

Obrigada pelos elogios, querida.

Beijo!

Aline disse...

Lola, feliz aniversário atrasado!!! e esse bolo hein, mto interessante.. =) Bem, só para confirmar, não estarei na sua defesa pois vou curtir um forrozinho no São João paraibano, mas deixei uma lembrança com a Camila, tá? Abraço, e sucesso!

Celia disse...

Mto fofa a sua mãe!

Anônimo disse...

hummmmm, deu água na boca!

Moises disse...

Bem, antes de mais nada, PARABÉNS! Fazemos aniversário quase no mesmo dia. O meu foi ontem, dia 8.
Agora a pergunta: esse meio pacote de nescafe a que você se referiu é aquela medida de café descrita antes (1 lata)?
Vou passar esta receita para minha irmã. Parece ótima!!!
Grande abraço

Mica disse...

Posso fazer uma pergunta besta? Quanto é 1 medida da lata de café? (eu não tomo café, nem sei quanto é uma medida do bendito...mas também não sei extamente o que você quis dizer com '1 medida da lata' dos outros ingredientes também).
Pode me dar uma luz, please?

Cris disse...

Oi Lola.
Vc podia passar a receita da carbonada , nunca ouvi falar falar mas parece que é uma delícia.
E do bolo tbém.
Espero que seu marido faça logo o post.
beijos

Bárbara Reis disse...

Feliz Aniversário, atrasado! :D

Prefiro pudim de leite. HAHAHA...
Beijo.

Giovanni Gouveia disse...

Lola e Mamacita,
Vocês estão me devendo um teclado novo, esse aqui tá todo babado, em alguns segundos vai começar a dar curto circ!@#$!¨$%

Liris Tribuzzi disse...

Água na boca...hmmmmm!!!
Abre uma sessão de culinária no bloguinho, hehehe.

Ah! Comentário sobre sua crítica de Divã, mais necessariamente sobre o Gianny ser irmão de uma aluna particular da Lilia Cabral. Achou um absurdo? Eu tenho uma aluna particular de matemática (pena que não meu colo não cai nenhuma Gianny) com seus 50 anos já!

Isabella disse...

Parabéns, Lola! Então vc tb é geminiana incompreendida??

Huuummm, esse menu estava ótimo!

Vivi disse...

Hummm...
só pra constar...
fiz a torta sarcher nesse feriado... é simplesmente maravilhosa! mas dei uma adaptada no recheio e cobertura, pq como uma boa chocólatra... nada melhor do que TUDO de chocolate, não é?!

Mto bom o cardápio de aniversário! Parabéns pra ti!