sexta-feira, 24 de abril de 2020

O NÃO-COVEIRO CAVOU A PRÓPRIA COVA

Hoje eu não paro de sorrir desde que acordei. 
Aliás, ontem já estava divertido. Primeiro a Folha disse que o ministro da Justiça Sérgio Moro iria pedir demissão porque Bolsonaro iria trocar a direção da Polícia Federal. Os bolsominions gritaram, em coro: fake news! Folha mente! Muuuuu! O ministro chefe da Casa Civil, Braga Netto, que é quem dizem que manda no governo, desmentiu. Disse que estava tudo bem. A deputada de extrema-direita Carla Zambelli ameaçou começar um tímido "Fica Moro!" (Moro, afinal, foi seu padrinho de casamento na maçonaria). 
E hoje de manhã Moro fez mais que um pronunciamento -- fez uma delação premiada (disso ele entende). Alegou que Bolso queria interferir nas investigações da PF ("o presidente me disse mais de uma vez que queria alguém que ele pudesse ligar e pedir informações"), e que na época do governo Dilma a PF podia agir livremente. Porém, se Moro sabia dessa interferência e de outros crimes do seu chefe e nada fez, ele prevaricou. E pode ser punido por isso. Só falta alguém denunciá-lo.
No pronunciamento, Moro fez uma revelação bastante bombástica. 
Negou ter aceitado participar do governo em troca de uma vaga no STF (como Bolso revelou meses atrás), e insistiu que sua única condição era que, caso acontecesse algo com ele, sua "família não ficasse desamparada sem uma pensão". Ora, isso é ilegal! Quem iria pagar essa pensão? Queiroz? A milícia? A fantástica loja de chocolate de Flavinho?
O procurador-geral da República, Augusto Aras, escolhido a dedo para proteger Bolso de qualquer processo, hoje já pediu inquérito ao STF para investigar as acusações de Moro contra o Capetão. Moro também já foi intimado a prestar esclarecimentos na Câmara dos Deputados. 
Se está arriscado para Moro (afinal, ele não é mais juiz, não é mais ministro, não tem mais foro privilegiado, e não será mais indicado ao STF), 
está pior para Bolso. Segundo políticos, a delação de Moro pode configurar sete crimes para o Capetão. E Moro diz ter provas, mensagens que ele já entregou para o Jornal Nacional
Para coroar um dia emocionante (deve ter sido o primeiro desde que a covid-19 chegou ao Brasil que a pandemia não monopoliza as atenções), Bolso deu um longo pronunciamento cercado de quase todos os seus ministros, um pior que o outro. Pelo que eu ouvi depois de participar do gigantesco panelaço, Bolso gastou um tempão falando de Marielle. Por quê? Confissão de culpa?
Assumiu na cara dura (sem saber que era uma confissão) que mandou a Polícia Federal interrogar seu vizinho na Vivendas da Barra Pesada, 
Ronnie Lessa (acusado de atirar na vereadora do Psol), para saber se o 04 (Renan, quarto filho de seu Jair) havia namorado com a filha de Lessa. Lamentou que a PF não tenha perseguido o porteiro ou descoberto quem foi o mandante de Adélio Bispo (responsável pela fakeada). Além disso, acusou Moro de dizer que Bolso poderia fazer a troca da PF em novembro, depois da indicação ao STF. 
Se Bolso já andava fragilizado e isolado (como disse o haitiano que veio do futuro em 17 de março, "Você não é presidente mais"), depois da saída de Moro tudo ruiu de vez. Afinal, o ex-juiz da Lava Jato que proibiu Lula de ser candidato era o ministro mais popular e bem avaliado do desgoverno, a sustentação moral e ética da familícia. 
Haja cinismo! Deltan, ex-cúmplice de Moro, reclama que uma pessoa em posição de poder possa interferir em investigações e ter acesso a informações sigilosas!
Com sua saída atirando, a bolsa despencou e o dólar disparou, batendo novo recorde e chegando a quase 6 reais. Bolso perdeu o apoio do Instituto Brasil 200, um grupo de empresários que ficava ao lado do miliciano. Pra se ter uma ideia, as tags que dominaram o Twitter hoje foram #ForaBolsonaro, #BolsonaroTraidor, #BolsonaroEnlouqueceu, #TchauQuerido, e #BolsonaroAcabou. Só agora à noite o gabinete do ódio ensaiou um #FechadoComBolsonaro, muito longe de empolgar algum robô.
Segundo a mídia (uma reportagem da Veja diz que a gota d'água para Bolso querer tirar o diretor da PF foi um inquérito sigiloso apurando Carluxo como chefe do gabinete do ódio), o fim de Bolso também foi a percepção dos militares que compõem o governo. Eles não sabiam da mudança da PF. Ao assistirem o pronunciamento de Moro, alguns auxiliares militares choraram e diziam "Agora acabou" e "Este é o fim de muitas ilusões, inclusive as nossas".
Resta saber, depois da demissão de Mandetta e Moro, qual será o próximo "super ministro" a deixar o Titanic. Será Paulo Guedes? Ou Bolso cai antes? Como Bolso vai cair, através de impeachment (até o PSL entrou com pedido!) ou por renúncia? Pra mim parece improvável que um ególatra arrogante como seu Jair renuncie. Todos sabem que ele quer dar um golpe de Estado. E que, se ele já não tinha o apoio dos militares antes, agora é que não terá mesmo. 
Ele certamente tem apoio de paramilitares, alguns policiais, milicianos e seguidores fanáticos, mas é pouco. Insuficiente para sustentar um golpe. 
O entusiasmo da ex-bolsominion
E por falar em golpe, a saída de Moro definitivamente foi um golpe duro nos bolsominions, a grande maioria dos quais via o ex-juiz como um herói (a narrativa deles era que Bolso seria reeleito em 2022, Moro em 2026 e 2030, e Dudu Bananinha e talvez outros filhos do miliciano a partir de 2034). Óbvio que vez por outra o gabinete do ódio de Bolso mandava bater de levinho em Moro, mas agora os ataques serão constantes e pesados, com direito a ameaças de morte. E Moro vai pedir proteção a quem, à PF? A terra plana dá voltas!
Por enquanto, até que os bolsominions nocauteados se recuperem do golpe de hoje, a narrativa parece ser: a gente gosta muito do Moro, mas votamos mesmo foi no mito, e nossa lealdade é a ele. Não precisa ser bidu pra saber que essa boa vontade não vai durar.
E Moro, que é um orador tão sofrível quanto Bolsonaro, e que também é um mau caráter e mentiroso de marca maior, foi esperto ao sair quando o governo prova ser insustentável. Assim, ele, que se humilhou e blindou Bolso durante quase um ano e meio como ministro, agora se coloca como opositor. 
E já é candidatíssimo a presidente em 2022. Pra onde será que ele vai? PSDB, DEM, MDB, Novo? Muitos partidos de centro-direita e direita irão disputá-lo. Parece que ele já recebeu convites dos governadores do Rio e de Santa Catarina para ser secretário de Justiça dos respectivos governos estaduais. E tem ao seu lado toda a mídia tradicional. 
Mas, enfim, hoje estou otimista: Bolso vai cair. O que virá a gente não sabe, e pode ser quase tão hediondo quanto ele. Mas chegando lá a gente vê. O importante primeiro é chegar lá. Fora Bolso!
Eu também, Rosângela

22 comentários:

Cão do Mato disse...

"Haitiano que veio do futuro"? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...Essa foi boa! Rsrsrsrsrs...

James disse...

Moro nao será candidato em 2002, será em 2022.

Anônimo disse...

Moro confessou que é corrupto. A lei é para todos, Sr. Moro?

Anônimo disse...

O jornalista Kennedy Alencar insinou que a PF já teria provas de que empresários como um tal Negri e outro Véio da Havan seriam os financiadores das campahas de ódio e da lavagem cerebral via uatissápi e robôs de tuíter.

Como todos já anunciaram pular do barco do Bozo para apoiar o Marreco, seria já previsível o que se viu: robôs a favor de Moro, e reforçando o ForaBolsonaro.

No entanto, "esqueceram", assim como a Globo, de mencionar que o próprio Sérgio Moro CONFESSOU ter cometido CRIME de CORRUPÇÃO, ao exigir uma pensãozinha ilegal em troca de advogar pelo miliciano no MJ.

#MORO_É_CORRUPTO_CONFESSO

Anônimo disse...

(E se, como implora Bozo, a PF resolver investigar de novo a esFAKEada, hein? Vai achar o mandante?)

Anônimo disse...

O que é estranho (e preocupante) é o fato de ambos Asno e Marreco se sentiram inteiramente à vontade para confessar, espontaneamente, crimes de suas próprias autorias.

O Asno deu diversos exemplos de interferência pessoal na PF, depois do Marreco confessar acordo corrupto entre ambos, para a sua nomeação.

E cadê o General Heleno?

(Tudo sob controle não se sabe de quem, diria o sorridente Mourão.)

Renato disse...

Ontem (sexta-feira) foi o dia mais feliz desde que começou o isolamento social.
Nessa briga de canalhas a gente torce apenas pela briga!

Bruno disse...

Nessa briga aí eu não fico em cima do muro, não. Prefiro que Bolsonaro caia nas eleições (duvido, mas duvido muito que ele saia este ano para termos novas eleições agora). Explico: A Veja disse que a Boeing desistiu da Embraer por vários motivos, um destes é o caos político. Semana passada, a globo já informava que até a Petrobrás poderia ser privatizada pelo governo. Com uma situação política assim eu prefiro Bolsonaro suando sangue (quero ver ele sangrar), e sem conseguir fazer nada. De quebra o pobre vê o que dá votar em certas pessoas (isso se a esquerda fizer um bom trabalho e não só reagir ao Bolsonaro e Moro). Espero realmente que Bolsonaro esmague o Moro (embora eu duvide disso). E outra: A globo acha mesmo que a influência dela será suficiente para vencer o Whats App? E mais: Vocês, feministas, deviam fazer alguma coisa com Luiz Bacci e seus anunciantes, porque o cara insinuou, em rede nacional, que uma mulher deveria ser morta (assassinada). É ver para não crer. O pessoal da esquerda tem que parar de reagir.

Lara disse...

Não consigo ficar feliz com essas notícias por 2 motivos:

1. Moro que condenou Lula continua com fama de super herói, incorruptível, o Cara etc. Queria que ele se desgastasse e essa crise só respingou no Bolso.

2. É possível que ele e o Mandeta fortalecidos façam uma chapa e sejam eleitos se houver eleições em 2022, e mais uma vez a classe média elege um herói direitista em vez de alguém da esquerda.

Anônimo disse...

Revelação do Intercept coloca família Bolsonaro no caso Marielle (novamente)

Reportagem revela um dos motivos para que o presidente tenha pressionado Moro pela troca do comando na PF

https://revistaforum.com.br/blogs/ocolunista/revelacao-do-intercept-coloca-familia-bolsonaro-no-caso-marielle-novamente/

Anônimo disse...

Esse Moro é bem esperto. Acho que vai ganhar nas próximas eleições.

Alan Alriga disse...

No caso da Boeing os outros motivos são o quase fracasso total do F-35, ao ponto que a marinha americana não quer nem saber dele.
Mas a China está de olho nessa parceria, e ao contrário do EUA o Grande Dragão Dourado não vê problemas na nossa crise política, afinal tanto esquerda quanto a direita dependem totalmente do mercado chinês.

Anônimo disse...

Brasil pode ficar sem vacina para Covid-19 (quando surgir):

https://revistaforum.com.br/coronavirus/brasil-fica-de-fora-da-alianca-da-oms-para-uma-vacina-contra-o-coronavirus/

Anônimo disse...

#AConjaTemRazão

Anônimo disse...

Se a gente tá feliz, imagina o Mourão.

Leonardo Lawlyet disse...

Só lembrando: Essa hashtag #fechadocombolsonaro já foi denunciada pelo BotSentinel, uma conta do twitter que verifica atividade de robôs... Segundo o BotSentinel, essa hashtag foi subida por robôs até chegar aos trending topics. O jogo dos puxa-sacos do bolsonaro tá cada vez mais pesado e sujo. A Polícia Federal também já tinha identificado o bolsomenino Carluxo como um dos articuladores do esquema de fakenews.

Alguns trechos:

"Dentro da Polícia Federal, não há dúvidas de que Bolsonaro quis exonerar o ex-diretor da PF Maurício Valeixo, homem de confiança do ex-ministro da Justiça Sergio Moro, porque tinha ciência de que a corporação havia chegado ao seu filho, chamado por ele de 02 e vereador do Rio de Janeiro pelo partido Republicanos."

"Para o lugar de Valeixo, no comando da PF, Bolsonaro escolheu Alexandre Ramagem, hoje diretor-geral da Abin (Agência Brasileira de Inteligência). Ramagem é amigo de Carlos Bolsonaro, exatamente um dos alvos do inquérito da PF que tramita no STF."


"Carlos foi quem convenceu o pai a indicá-lo para o lugar de Valeixo. Os dois ficaram ainda mais próximos quando Ramagem teve cargo de assessor especial no Planalto nos primeiros meses de governo. Carlos é apontado como o mentor do chamado "gabinete do ódio", instalado no Planalto para detratar adversários políticos."

Fonte com o texto completo: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2020/04/pf-identifica-carlos-bolsonaro-como-articulador-em-esquema-criminoso-de-fake-news.shtml

Agora, olha só que gracinha: Carluxo, se fazendo de vítima (uma das maiores especialidades da família Bolsonaro), já começou a inventar que é fake news, que estão tentando derrubar o pai dele, que são comunistas infiltrados, e toda essa bobagem olavette. Uma coisa interessante que notei no Twitter... Depois do discurso do Moro, todos os puxa-sacos do governo bolsonaro estavam COMPLETAMENTE CALADOS... De repente, praticamente no mesmo horário, começaram a subir hashtag, a atacar Moro, a chamar todos de esquerdistas ou de "ISENTÕES" (termo que usam para os direitistas que criticam o governo Bolsonaro) e, inclusive, a apontar traidores (claro, pois essa direita é como uma gangue: uma vez que você entra, não pode mais sair, não pode discordar, não pode criticar)

Mas a maior das baixarias vem provavelmente de fora, lá de Virginia, nos Estados Unidos, do guru do governo Bolsonaro, Olavo de Carvalho... Muitos desconfiam (leia-se: tem praticamente certeza) de que é ele quem fala o que devem falar e dá as ordens). Isso é o que mais me irrita: esse pessoal falando em Brasil, em patriotismo, com bandeirinhas dos EUA no nome e levando a sério um homem que só sabe falar que brasileiro é burro, que Brasil é ruim, que nossas faculdades não prestam, e que não pisa aqui acho que há mais de 10 anos... que inclusive não veio pra cá nem mesmo pra ver a própria mãe, quando ainda estava no hospital, pouco antes de falecer.

O que tem de gente suja nessa direita!!! Ainda bem que pulei fora desse meio há uns 3 ou 4 anos

Anônimo disse...

Mourão assume no início do próximo ano. Só cego não vê.

Anônimo disse...

O STF negou o aborto para casos de microcefalia.

iacamiaba disse...

Oi Lola, queria te pedir para ver os últimos vídeos do filósofo Paulo ghiraldelli. O PT precisa defender o impeachment.

Anônimo disse...

O Sérgio Moro entrou em vespeiro, pois pensou ser mais forte e absoluto. A arrogância misturada com a ganância da Conja Rojanja causou cegueira em ambos, podem ter apoiadores, mas Mijair Merdias Bolsoshower e sua prole asquerosa tem destruidores de reputação, bem aparelhados e com cifras vultosas em suas contas bancárias (alguns sim, outros não, pois tem quem trabalha para essa cambada por míseros créditos no celular).

Anônimo disse...

Só não entendo uma coisa:

Depois do fim do relacionamento entre Bozo e Moro, começaram a aparecer "fãs arrependidos" de ambos lados, com gritos de "traidor", "bandido", "corrupto", etc. Porém, não houve absolutamente NENHUMA NOTÍCIA que trouxesse algo surpreendente sobre o comportamento de nenhum dos dois bandidos.

Uma possível conclusão é que esse gado imbecil apenas segue instruções odiosas.

Anônimo disse...

Jean Wyllys, Ilona Szabó, Márcia Tiburi e tantas outras pessoas tiveram que sair do país.

Mas Moro pode ficar tranquilo: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2020/04/coronavirus-reforca-urgencia-da-uniao-de-forcas-democraticas-contra-bolsonaro.shtml

“““Jair Bolsonaro determinou que Sergio Moro tenha segurança feita pelo governo federal pelos próximos seis meses.

A proteção do ex-ministro será feita pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

Moro recebeu ameaças antes de ocupar o cargo de ministro da Justiça e também durante o período em que esteve à frente da pasta.”””