quinta-feira, 22 de setembro de 2022

GRÁFICOS PROVAM QUE BOLSO PIOROU O BRASIL PRA VALER

Gregório Grisa, mestre e doutor em Educação, professor do IFRS, juntou alguns gráficos que provam (pra quem acredita em ciência e não em fake news de YouTube e Telegram) que a vida piorou muito com Bolsonaro no poder. Vamos a eles.

A cobertura vacinal despencou em todas as vacinas no governo Bolsonaro. Doenças que estavam controladas podem voltar a ameaçar. Quem se preocupa de verdade com a saúde das crianças não as coloca em risco.

O desmatamento acumulado na Amazônia chegou a quase 8 mil km² em 2022, o maior dos últimos 15 anos. Segundo dados do Imazon, somente em agosto foram derrubados 1.415 km² de floresta, área quatro vezes maior do que BH. 

A fome cresceu muito no governo Bolsonaro. A fonte do gráfico é esta, mas várias outras

A pobreza aumentou no governo Bolsonaro. Mesmo com o impacto importante do Auxílio Emergencial conquistado pelo Congresso de R$ 600 (Bolsonaro/Guedes queriam R$ 200) em 2020, a pobreza aumentou em 2021.  

O rendimento habitual médio do trabalhador caiu no governo Bolsonaro. Reparem que a linha verde no gráfico é a do setor público, a maior perda real do período. Bolsonaro foi o único presidente a não reajustar o salário dos servidores públicos. Não deu nem a  recomposição inflacionária prevista no artigo 37, X, da CF/88. Além disso, também não fez concurso para reposição, sobrecarregando muitos servidores.

A inflação cresceu no governo Bolsonaro, em especial a dos alimentos. A tendência de queda atual da inflação ocorre em função da redução forçada de impostos, da quebra das regras fiscais (estado de emergência até o fim do ano) e da erosão da arrecadação dos estados.

O governo Bolsonaro registrou os menores patamares de financiamento federal para a educação e para ciência da década. Cortou recursos da educação básica e superior e vetou reajuste da merenda das crianças. 

Dívida Pública e gastos tributários: Bolsonaro encerra o mandato com o país mais endividado e elevando os gastos tributários; veja os dois gráficos.

Endividamento das famílias bate recorde no governo Bolsonaro. Alguns perguntam: como pode ter fome com o Auxílio Brasil? As famílias têm dívidas e agora podem se endividar mais ainda com acesso ao crédito consignado. 

IDH (Índice de Desenvolvimento Humano): Pela primeira vez em 30 anos, o IDH, cálculo que leva em conta a saúde, a educação e o padrão de vida de uma nação, caiu no Brasil. Justamente no governo Bolsonaro. 

Pela primeira vez desde 1990, caiu o número de matriculados em cursos de graduação nas universidades federais. O governo Bolsonaro não soube gerir nem o que lhe cabe na educação, pelo contrário, tratou as IFES como inimigas. 

Em 3 anos, o número de armas registradas por caçadores, colecionadores e atiradores quase triplicou e chegou a 1 milhão no Brasil. A importação de armas explodiu também. O que a ciência diz sobre maior circulação de armas? Aqui.

Apêndice ao último dado. Esse maior número de armas tem fortalecido o arsenal das milícias e do tráfico, como muitos especialistas alertaram que ocorreria. 

Compartilhe, divulgue esses dados objetivos o máximo possível. Há infindáveis evidências para não votar em Bolsonaro, há razões éticas e humanitárias também. Acrescente outros indicadores a essa lista se quiser. 

10 comentários:

Luise Mior disse...

Obrigada Lola por postar estes gráficos.O caos que o Bozo causou precisa ser combatido logo.

Anônimo disse...

Tinha que colocar um gráfico dos preços de combustível também

Anônimo disse...

a) Lola sou sua fã amo seu blog

b) Devemos usar estes dados para serem nosso combustível para eleger Lula presidente e tb eleger uma grande bancada progressistas com mulheres negras feministas indígenas LGBT

c) Para a Alerj temos boas candidatas Renata Souza Mônica Francisco Dani Monteiro Dani Balbi Veronica Lima Elika Takimoto Marina do MST Zeidan Rafaela Albegaria Coletivo das periferias e o coletivo feminista Psol. Para a Alesp temos a bancada feminista e Mônica Seixas organizou o coletivo Pretas Chirley Pankara Ediane Maria Carina Vitral e o coletivo mulheres em todas as lutas e o coletivo mulheres por + direitos. Para o Congresso Nacional temos boas candidatas Samia Bomfim Erika Hilton Juliana Drummond Andrea Cassa e Jandira Feghali Carol Dartora Daiana dos Santos Fernanda Melchiona Maria do Rosário Taliria Thais Ferreira Marina Silva

Anônimo disse...

https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://noticias.uol.com.br/eleicoes/2022/09/22/vereador-chico-alencar-e-ameacado-por-bolsonarista-vou-mandar-matar-voce.amp.htm&ved=2ahUKEwjy0PTo3ar6AhVQHLkGHT_3AtMQr_oDKAB6BAgaEAE&usg=AOvVaw2-oFtK66r7rDJSLMajZlKH

titia disse...

Todo mundo sabe que o Brasil piorou. Mas os ricos não ligam, porque a miséria do povo dá lucro, e os pobres bolsonarentos não ligam de estar numa desgraça desde que tenha outros mais desgraçados que eles, pra eles se sentirem superiores.

18:46 ah sim, tira o imposto do combustível e joga pra itens de primeira necessidade como comida e higiene, além de acabar com a farmácia popular. Vocês deviam cair duros e não levantar mais.

Anônimo disse...

Fala da entrevista do Lula no Ratinho

Anônimo disse...

https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://g1.globo.com/google/amp/politica/noticia/2022/09/22/supremo-decide-que-e-dever-do-estado-garantir-vagas-em-creche-e-pre-escola.ghtml&ved=2ahUKEwjrgNqOiKv6AhWYtJUCHdAsDr8QFnoECA0QAQ&usg=AOvVaw2cT24RymEfIMUhRMrCIvYg

Anônimo disse...

https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://noticias.uol.com.br/eleicoes/2022/09/23/justica-censura-uol-e-manda-apagar-reportagens-sobre-imoveis-dos-bolsonaro.amp.htm&ved=2ahUKEwjG_f25x6v6AhVIvJUCHRyuCrMQ0PADKAB6BAgEEAE&usg=AOvVaw3zUkM5Bx-ITT8ZXxbRZSfz

Anônimo disse...

Lola, o que você acha da Simone Tebet?

Lola Aronovich disse...

Simone Tebet foi muito bem na CPI da Covid, mas é uma golpista, votou a favor do impeachment da Dilma. Eu ia dizer que nunca votaria em alguém do MDB, mas, se eu morasse no Espírito Santo, por exemplo, votaria na Rose de Freitas pra que o Magno Malta não entrasse no Senado.