terça-feira, 19 de outubro de 2021

UM PAÍS NO LIXO

Poucas coisas são mais terríveis do que a situação de pessoas passando fome. Há muito não se via tanta gente miserável, desesperada.

Ontem circularam imagens de pessoas pegando comida no caminhão do lixo. Na Venezuela? Em Cuba? Não, em várias cidades do Brasil, como Fortaleza. Prometeram que, se o PT voltasse ao poder em 2018, o Brasil viraria uma Venezuela. Cumpriram! Mas não teve nada a ver com o PT. 

Ah, a inflação é internacional. Não tem nada a ver com Bolsoguedes, juram os poucos bolsominions que ainda restam. Então: Brasil terá inflação maior que 83% dos países no mundo. Não tem desgraça no planeta que o pior governo de todos os tempos não possa fazer pior.

Ontem li uma matéria estarrecedora da revista Piauí sobre a fuga de cérebros. Como com Bolsonaro o Brasil virou oficialmente um país negacionista e anti-ciência, um país que persegue professores e pesquisadores e que odeia a universidade pública, muitos cientistas que podem sair estão indo embora para não voltar nunca mais. 

Em valores corrigidos pela inflação, a área da ciência e tecnologia no país recebeu menos recursos em 2020 do que em 2009. O CNPq perdeu 90% do seu orçamento de fomento em dez anos, passando de R$ 263 milhões em 2010 para apenas 24 milhões no ano passado. Como explica a bióloga Mercedes Bustamante, da UnB, “Não é só a falta de dinheiro, é o desgaste do combate. Falta de dinheiro a gente já enfrentou, mas não ficava levando tapa na cara e sendo atacada o tempo todo".

Helena Nader, da Unifesp afirma que levará décadas para reconstruir o que foi destruído. E, pra lamentar a queda no número de inscritos no Enem (a taxa mais baixa em treze anos), ela acerta em cheio: “Mais trágico do que a evasão é a não formação de cérebros. As pessoas que a gente deixa de formar não voltam mais.”

Enquanto isso, Dudu Bananinha torra nosso dinheiro num passeio a Dubai com a família, e seu pai tenta ter alguma chance nas eleições do ano que vem aumentando o Bolsa Família (só durante a reeleição!) que ele sempre desprezou...


19 comentários:

Anônimo disse...

a) Lola amo o seu blog sou sua fã

b) Neste momento a esquerda precisa organizar se para as eleições e mirar as casas legislativas precisamos aumentar a nossa força nas câmaras.

c) Vou apoiar os coletivos feministas precisamos de mulheres nas câmaras

Anônimo disse...

Vamos dar mais tempo ao governo, gente.
É um governo novo, ainda está montando a estrutura da recuperação econômica.

Está muito cedo para tantas críticas.

avasconsil disse...

Ao que parece a PEC32, da reforma administrativa, não vai ser aprovada. Mas, caso venha a ser, vai ser a pá de cal na já combalida produção científica no Brasil. Qual pesquisador vai empregar décadas de sua vida numa pesquisa, sem ter ao menos a segurança da estabilidade? Pelo que está proposto na PEC32, professores de todos os níveis e profissionais da saúde, além de todo o pessoal de apoio do judiciário (com exceção dos oficiais de justiça), do ministério público e do legislativo, não serão cargos exclusivos de estado. À medida que os cargos atuais forem vagando, ou pra aumentar a quantidade de servidores, as admissões serão por contratos temporários, mediante processo seletivo simplificado, ou por termos de cooperação entre os entes/órgãos públicos e a iniciativa privada, caso em que nem processo seletivo simplificado vai ser feito. Pega o reitor da vez de uma federal, celebra um termo de colaboração com uma universidade privada, e enche a federal de apaniguados seus, de seu grupo, ou daqueles com quem esse grupo queira trocar favores. Hoje já usam os loteamentos de emendas parlamentares pra comprar os votos dos legisladores. Aprovada essa PEC, vão entrar nos loteamentos os contratos temporários e as terceirizações, via termos de colaboração. Se a mobilidade social pra cima (pra baixo é facílima, até a força da gravidade ajuda) já é dificílima no Brasil, aprovada essa PEC32, vai ficar pior ainda. Os concursos pros cargos exclusivos de estado vão se tornar ainda mais concorridos do que já são; claro, terão mais chances de passar os filhos, filhas, netos e netas, das famílias dos estratos mais altos da classe média, que têm dinheiro pra mantê-lo(a)s num regime de dedicação exclusiva aos estudos pra concursos até que eles finalmente passem, depois de 02, 03, 05, às vezes até mais anos que isso só estudando e viajando o Brasil inteiro fazendo concursos. Ascensão por escada vai ser impossível (passar num concurso pra um cargo intermediário, pra conseguir ter condições pra estudar pra os dos carreiras de topo. Não tendo mais concurso pra os cargos intermediários, muita gente não vai ter degrau pra subir pros cargos mais altos). Quem é servidor e quem está concurseiro, se quiser ter chance de uma remuneração digna no serviço público, pense 1000 vezes antes de votar no centrão e na direita. Os candidatos desses espectros ideológicos não vão deixar de ser neoliberais, e vão continuar votando contra o serviço público e os servidores. Mesmo que a PEC32 não seja aprovada ou até votada agora, a agenda neoliberal vai continuar bem viva. Tão mais viva quanto mais votos o centrão e a direita consigam no ano que vem.

Etbilu disse...

Muito triste essas notícias e muito pertinente as críticas e alertas.

avasconsil disse...

Uma demonstração de que a agenda neoliberal vai continuar firme e forte é esta notícia, sobre a recomendação da OCDE a países como o Brasil, de uma reforma da previdência ainda pior do que a de 2019, e de mais "reformas estruturantes: reforma administrativa, e mais retirada de direitos sociais, dentre eles direitos dos trabalhadores, aposentados ou não. Não vejo FMI e OCDE sugerindo uma reforma tributária que finalmente faça os extremamente ricos pagarem mais tributos no Brasil. A criação e aprovação, no mundo inteiro, de instrumentos e de leis que combatam os paraísos fiscais. Não defendem nada que mexam no dinheiro e patrimônio dos ricos. Mas são incansáveis na defesa da aprovação das mudanças legislativas que empobreçam quem trabalha. Mais ainda e sempre. Padrão de vida no Brasil deve ficar estagnado pelos próximos 40 anos, diz OCDE...
https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2021/10/padrao-de-vida-no-brasil-deve-ficar-estagnado-pelos-proximos-40-anos-diz-ocde.shtml?utm_source=sharenativo&utm_medium=social&utm_campaign=sharenativo . Não é engraçado: pra combater a estagnação econômica, defendem a aprovação de mais medidas estagnantes? ... Desde que só quem trabalha pague a conta do desenvolvimento, que nunca vem, eles endossam qualquer proposta. Rico é sempre poupadinho. E o trabalhador lascadadinho. E com o voto e a aprovação de muito trabalhador, temeroso de o comunismo avançar sobre um dinheiro e um patrimônio que ele nunca vai ter, se continuar com essa mentalidade e sem consciência de classe.

Alan Alriga disse...

Enquanto isso a maior preocupação atual da Rede Record e de alguns políticos, é com o DeathNote

https://youtu.be/5DhcHviRR3Y

avasconsil disse...

https://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2021-10-04/aliados-bolsonaro-ato-patriotico-desista-reeleicao-derrota.html.amp

Transformando a 3a via em 2a via; 2o passo: frente ampla contra Lula.

avasconsil disse...

Pior do que o Death Note é o "Força Teen Universal", um grupo de apoio psicológico da Igreja Universal a adolescentes. A reportagem faz propaganda disso na maior cara lavada. E ainda pinta a psicoterapia, claro, se fora da Igreja Universal, como algo negativo. Coisa de louco. De Desequilibrado(a). Deve ter propaganda de vários serviços da Universal embutida nos quadros desse "Domingo Espetacular". Espetacular sim: pra a conta bancária do Edir Macedo. Deve ter feijão do Rio Jordão. Pacote de viagem pra Jerusalém...

Anônimo disse...

Avasconsil

Conforme a matéria o nome sugerido é Tarcísio Freitas como "segunda via" , mas seria apenas um bosovírus mais "civilizado" e "ponderado" aos olhos do mercado financeiro. O Moro pode até tentar, mas não conseguirá se eleger, como Mandetta, Dória ou João Amoedo, mas não duvido, caso fossem eleitos ou o próprio Tarcísio seja eleito presidente o ministro da economia não mude, continuará o Paulo Guedes mesmo com todas as investigações, porque o mesmo está muito alinhado com os interesses nada idôneos do mercado financeiro, a nossa elite econômica sem intelecto e gananciosa e a crasse merdia que pensa fazer parte de uma "zelite". O cenário brasileiro não é dos melhores, pois o agronegócio predatório e poluidor de um lado e as igrejas caça niqueis de pastores usurários da bancada da Bíblia de outro, Evanjeguistão agrário com um povo cancervador, relugiosista e falso moralista de zapzap. O que também é necessário atenção diz respeito ao Brasil para lerdos querer "conquistar" as favelas como Paraisópolis, aí complicada fica a situação, pois nos Estados Unidos existem vários grupos como este, mas a população tem o hábito da leitura, ainda compram jornais impressos e a parcela a cair neste tipo de arapuca é ínfima, mas o Brasil com um território enorme e terreno fértil para qualquer cambalacho e charlatanismo devido a ignorância, desespero e falta de perspectivas é o local perfeito para a barbárie. O mais absurdo é o silêncio da maioria dos setores progressistas e da esquerda institucional diante do quadro deprimente a vislumbrar o horizonte. O que pode ser feito é eleger deputados federais, estaduais e senadores progressistas e alinhados com o que diz respeito ao povo, não contra. Eu não duvido de uma união dos "arrependidos de terem votado e apoiado o bosovírus" fazerem campanha a favor de Tarcísio Freitas, isso inclui Movimento Benesses Livre, Mamãe Defequei, músico frustrado piramideiro, Danojo Monstrili, etc com toda a virulência e verborragia mais acentuadas.

Anônimo disse...

Avasconsil

O brasileiro, principalmente crasse merdia pensa que a África é um país é não um continente, por aí é possível perceber o nível, Angola botou esse lixo religiosista do país, enquanto no Brasil? Tem emissora de TV, rádios, mídias sociais, jornais impressos e digitais, cometem crimes e fica por isso mesmo devido o poder nos setores judiciários e políticos, vide o caso de Lucas Vargas Terra. Em São Paulo tem o edifício Copan e no térreo tem o espaço para balada gospel. Eu resido atualmente no oeste catarinense, mas quando vou a alguns estabelecimentos comerciais tem ao fundo rádios evangélicas com os mais diversos ritmos musicais como samba, rock, pop, etc com um discurso religiosista, os bairros com pessoas mais humildes não são bem recebidos nas igrejas católicas devido às roupas simples, cor da pele ou bairro onde mora, mas são bem recebidos por pastores evangélicos, não por solidariedade e acolhimento, mas será mais uma família a depositar o dízimo e enriquecer a "instituição religiosa evangélica". Quem é espírita deve ficar muito alerta, pois candomblé e umbanda são perseguidos e até agredidos, tem seus locais de reunião depredados, incendiados, não vai demorar para isso chegar às federações espíritas, pois em locais de trabalho muitos fazem uma verdadeira lavagem cerebral e até ameaças para frequentarem igrejas evangélicas com risco de perda de emprego, lamentavelmente a atual situação caótica é benéfica para esses mercadores usurários do religiosismo.

avasconsil disse...

Eu acho que os EUA são parecidos com o Brasil em muita coisa. Tanto que por muito pouco Trump não foi reeleito. E tem mais gente lá negacionista da vacina do que aqui. Tem muita gente lá que não liga pra instrução, pra cultura. Eles já falam inglês, né? Aprender outra língua pra quê? Ser humano é muito complicado. Tanto aqui no Brasil como fora, quem vive em melhores condições materiais, tende a se achar superior aos outros. É um dos grandes males da humanidade, confundir dinheiro com superioridade ou virtude, por causa das experiências e dos bens a que o dinheiro dá acesso. Somos uma espécie complicadíssima. Quanto melhor conheço o ser humano, mais interessante acha as abelhas, os cupins, os cardumes, os bandos de pássaro. Aquilo sim é que é racionalidade. Por enquanto, entre nós, a estupidez vem levando a melhor sobre a razão, no cômputo geral.

Alan Alriga disse...

Avasconsil

A real preocupação da Record com o DeathNote, é por causa que uma das emissoras de TV do anime, é sensacionalista e ao mesmo tempo apoia o Kira como sendo o novo Deus do mundo, criando até um culto ao Kira, e adivinha só qual igreja esse culto se assemelha?

Anônimo disse...

Novo?? Três anos já de mandato. Vc está parado no tempo ou tem vivido em Marte.

Anônimo disse...

Quer saber? Não acho que o país esteja no lixo não. Vi na CNN que a gasolina do Brasil é a nonagésima mais cara do mundo .

Anônimo disse...

Cê jura?!

avasconsil disse...

Então temos uma longa caminhada até pagar pela gasolina mais cara do mundo, né? Faz sentido.

Anônimo disse...

Não somos Venezuela. Vai ter gasolina barata sim.

Anônimo disse...

Só se for infestação de baratas nos postos de gasolina. Só pode ser a turma da passivona enrustida do Vivendas da Barra Pesada para poluir o blog com este tipo de coisa, nem dá para chamar essa diarréia aí de comentário.

avasconsil disse...

Daqui pra dezembro teremos gasolina a dez reais o livro. E botijão de gás a 200 reais. E se acontecer de as ações da Petrobrás que o governo tem serem vendidas - se a privatização acontecer, o BTG Pactural deve comprar de montes... - a situação vai piorar. Sendo dono de ações, o governo ainda pode usar seus lucros e dividendos pra conter um pouco esses aumentos. Mas com as ações 100% nas mãos de particulares, o Brasil estará 100% nas mãos deles. Que adoram lucros e dividendos... Vender a Petrobrás, as refinarias, as distribuidoras, não faz sentido num país como o Brasil, tão dependente do transporte individual nas grandes cidades. E dos caminhões pra fazer a distribuição de tudo.