segunda-feira, 18 de outubro de 2021

TRÊS CENÁRIOS PARA A PANDEMIA

Não sabe pra onde está indo a pandemia e como serão os próximos meses? Bem-vindx ao clube! Reproduzo esta thread muito didática que o ótimo Atila Iamarino publicou no seu twitter na sexta. 

A pandemia está melhorando muito por aqui, mas está longe de acabar – o SARS-CoV-2 se estabeleceu entre nós.

Segue um fio com 3 possíveis cenários futuros e por que máscaras ainda devem continuar necessárias e idosos precisam tomar um cuidado especial. 

No cenário 1, continuamos na tendência atual: casos contidos com vacinas, mesmo sem medidas de distanciamento. Nesse cenário, a transmissão fica mais "oculta" porque as pessoas passam a ter casos mais leves. E os idosos terão momentos mais vulneráveis pela imunidade temporária. 

Ou seja, pelo menos os idosos ainda precisam de mais distanciamento e manter o uso de máscara em muitas situações, pois comprovadamente perdem a proteção da vacina periodicamente e precisam de reforço.

Esse é o melhor cenário. Nos outros, as máscaras são mais necessárias. 

Outro cenário possível é as vacinas continuarem funcionando, mas todos terem uma imunidade temporária, que seria mais curta em idosos. Nesse cenário 2, voltaremos a ter altas de casos e mortes conforme a imunidade de cada grupo for caindo. Todos precisariam de doses de reforço. 

O pior cenário, 3, seria o vírus aprender a escapar da vacina. E locais como os EUA, com muitos casos entre não vacinados convivendo com vacinados, são o ambiente ideal para selecionar isso. Bem como países com surtos pela demora na vacinação. 

Se o coronavírus aprender a escapar da vacina, voltamos a ter surtos. E o quão graves serão dependerá do quanto o vírus escapa da imunidade. Se escapar bem, sem máscaras e sem distanciamento, ele encontra o mundo menos preparado do que a P.1 encontrou Manaus no começo de 2021. 

Porque enfrentar a COVID agora não seria a mesma coisa que 2020. O vírus em 2020 era transmissível para 2 a 3 pessoas. Agora a variante delta infecta até 9 por vez. Ela causaria muito mais casos muito mais cedo sem imunidade e sem medidas de distanciamento. 

O cenário 2 começa com uma leve alta de casos e mortes generalizada, mas com sinais claros em algumas faixas etárias, como quem tem mais de 50 anos. O cenário 3 começa com surtos piores do que foi a Índia ou Manaus no começo deste ano em um ou alguns países. 

Resumindo:

Cenário 1: pelo menos idosos e crianças (ainda não vacinadas) se beneficiam de máscaras e distanciamento

Cenário 2: todos se beneficiam de máscaras e distanciamento e precisam de vacina reforço

Cenário 3: sem máscaras e distanciamento, seria a pior onda da pandemia.

Um sinal de que não caminhamos pro cenário 3: 

Um comentário:

Maria Valéria disse...

Oi Lola
Vim somente dar um oi pra vc

Faz muito tempo que não entro aqui pra comentar
Minha vida mudou muito
Comecei a focar mais na vida real do que na internet.
Eu praticamente não tinha vida social... E agora tenho !

Estou ainda atuando como médica pela prefeitura de Campinas

Passei por todas as fases e todos os enfrentamentos do corona
Felizmente não peguei a doença ( não que eu soubesse ) e não perdi familiar ou pessoas queridas por causa disso.

Meus pais moram a 80 km de mim. Eu os vejo nos feriados.
Minha irmã tá em Londres
Qdo a verei ? Não sei !

Hoje como médica e como pessoa me envergonho de muitas coisas que pensei e que escrevi .

As mudanças felizmente foram pra melhor !

Me descobri fazendo amizades com pessoas relacionadas às artes.
Estudo música ( piano e percussão ), aprendo teatro e já arrisquei umas composições de música e poesia
Minha distração e meu refúgio é a arte
Meu perfil do Google tem um link pra um canal do YouTube , Valzinha fazendo arte , quando quiser me ver , só seguir o canal
Não faço nada profissional , só distração e a maioria são vídeos caseiros ou improvisos.
Comecei a fazer o canal na quarentena, pra ter com o que me distrair

Vida segue leve , curtindo a vida , saindo com amigos ,ouvindo e tocando música ... E atendendo pelo SUS , que é o que gosto de fazer
Um grande beijo , fique com deus
Sou sua fã.

Maria Valéria