quinta-feira, 21 de outubro de 2021

CPI DA COVID PODE SER O PONTAPÉ INICIAL PARA A PRISÃO DO GENOCIDA

Terça que vem será votado o relatório da CPI da Covid. Seis meses e 1.180 páginas depois, 65 pessoas (incluindo os três filhos de Jair) e duas empresas devem ser apontadas pela comissão e podem responder por vários crimes. O principal responsável pelas mais de 604 mil vidas perdidas no país é obviamente Bolso.

O texto do relator Renan Calheiros (MDB-AL) recomenda que o presidente seja investigado e responsabilizado por nove crimes: epidemia com resultado morte (não só quem produz uma epidemia, mas também quem se omite, quem nega a pandemia, atrasa a compra de vacinas, condena a máscara e o distanciamento social etc); charlatanismo (empurrar cloroquina e outros medicamentos sem eficácia comprovada); incitação ao crime (estimular o povo a se aglomerar e não tomar vacina e invadir e filmar hospitais); falsificação de documento particular (Bolso apresentou uma análise feita por um auditor do Tribunal de Contas da União que mentia ao dizer que metade das mortes de covid em 2020 aconteceram por outras doenças); emprego irregular de verbas públicas (produzir cloroquina); prevaricação (Bolso foi avisado de que vacinas estavam sendo vendidas com propina e nada fez.

Além dos sete crimes citados acima, há mais dois: crimes contra a humanidade (relacionados à crise de oxigênio no Amazonas, às suspeitas cometidas pela Prevent Senior, e aos ataques sistemáticos aos indígenas -- tudo isso pode render mais uma denúncia contra Bolso no Tribunal Penal Internacional), e crimes de responsabilidade (violação de direito social e incompatibilidade com dignidade, honra e decoro do cargo). 

Esperávamos que Bolso fosse responsabilizado também por genocídio, mas a CPI não quis arriscar. O senador Rogério Carvalho (PT-SE) justificou não atribuir genocídio a Bolso: “No caso do genocídio era preciso ter mais elementos para que chegássemos à comprovação do crime. Já para os crimes contra a humanidade temos elementos suficientes, já que ele foi enquadrado nas modalidades extermínio, perseguição e outros atos desumanos, que podem dar de 30 anos de detenção à prisão perpétua. São crimes tão gravosos quanto o de genocídio". 

O relatório ainda reafirma o que nós feministas alertamos: que a pandemia prejudicou ainda mais as mulheres: “É importante frisar, enfim, que a covid-19, para além das mortes que acarreta diretamente, também impactou na vida das mulheres pelo aumento da violência doméstica e familiar; pelo sofrimento mental agravado, em razão do acúmulo de tarefas, especialmente daquelas relacionadas ao cuidado com doentes e crianças; em razão do fechamento de escolas e creches; pela intermitência no funcionamento dos serviços públicos de atendimento a gestantes e puérperas; e, ainda, pela paralisação de serviços relacionados aos cuidados contraceptivos”. Só no Brasil, a participação feminina no mercado de trabalho despencou 25%. E a violência doméstica só aumentou.

Nada disso é surpresa. Qualquer brasileiro (exceto os bolsonaristas negacionistas ignorantes) que acompanha as notícias sobre a pandemia desde março do ano passado sabe que Bolso é culpado. A CPI só comprovou e reuniu provas do que todos nós já sabíamos. Não deixa de ser importante!

Mas a CPI não pode punir ninguém. Depois da votação da comissão na terça, a Procuradoria-Geral da República, chefiada por Augusto Aras, que até hoje não tem feito nada que não seja blindar Bolso, decide se, no caso de indiciados com foro privilegiado, decide se continua com as apurações. Aqui temos o primeiro obstáculo: Aras. O segundo é Arthur Lira, presidente da Câmara de Deputados. Lira já avisou que é contra abrir processo de impeachment. Dessa forma, a impunidade seguirá reinando. Mas não por culpa da CPI.

Que Bolso seja derrotado nas urnas em 2022 é fundamental para a sobrevivência do país. Ao mesmo tempo, certifica a nossa falência que um genocida chegue ao final do mandato, enquanto a presidenta anterior foi removida por pedaladas fiscais. Este cenário provável mostra que falhamos como nação. Se Bolso e tantos outros não forem punidos com prisão por 600 mil mortes, nunca teremos justiça. Pense se o Haddad tivesse vencido em 2018. Certamente teríamos muito menos mortes por covid, talvez menos de um quarto. Ainda assim, ele já teria sido impeachado faz tempo. Alguém duvida?

Calcula-se que, se Bolso não tivesse atrasado as vacinas, 120 mil vidas poderiam ter sido salvas até o final de março de 2021. Foi uma tragédia planejada: Bolso apostou na furada imunidade de rebanho. Foi provado que não era loucura ou incompetência do governo. Era projeto. E agora ele precisa ser punido por isso.

17 comentários:

Luise Mior disse...

ótima postagem Lola. Devo admitir que as pessoas nas redes sociais por vezes são derrotistas demais, e a retirada de genocídio fez parecer como se a CPI absolvesse o miliciano vagabundo. Mas é ilusão, e é necessário ponderar como funciona o mundo jurídico e político. Infelizmente, penso que o impeachment não rola, e cassação da chapa também não. É um sinal da falência das instituições que ele provavelmente terminará o mandato. Que ele seja punido no Tribunal de Haia, pois não confio mais nas instituições. Precisam ser refundadas.

Marison disse...

Excelente o texto como espero sempre de você.

Acompanhei, ao lado de quem combate violência doméstica contra mulheres, o aumento dos casos com a pandemia. Aumento de trabalho a ponto de trabalhar 12-14 horas por dia, 7 dias por semana.

avasconsil disse...

Além de tudo isso estamos assistindo à maior pedalada fiscal da história deste país, com Bozo, Arthur Lira, Rodrigo Pacheco, com Supremo, com tudo. Claro que os mais pobres precisam do dinheiro. Mas do jeito que estão fazendo, vão dar até as eleições, pra tirar em 2023. Resta saber se vão vender o voto e dizer sim ao Bolseboso ano que vem. E na live de hoje, que não vi (não consigo ver vídeos desse homem), só li sobre, ele anunciou que os combustíveis vão subir de novo. Daqui pra dezembro 01 litro da gasolina vai tá 10 real. Será que não está nítido que ano que vem vai acontecer algo parecido com 2013? Ano que vem vai ser o ano da explosão do barril de pólvora que tá se formando. Os 400 reais não vão dar nem pro cheiro.

Alan Alriga disse...

Agora temos que ver se muito dinheiro 💰💰💰 não vai mudar o resultado disso daí.

Anônimo disse...

Lola, fora do assunto do post: mandamos pelo e-mail que achamos no Intercept um caso de estupro em SC pra vc dar uma olhada.

Anônimo disse...

1.180 páginas nas quais Aras/Bolsonaro vai usar como papel higiênico.

avasconsil disse...

Tenho pra mim que não vai ter grande mudança não. A inflação tá muito alta, o dinheiro a mais não vai tapar nem o buraco do dente. Em 2013 o estopim das manifestações foi o aumento das passagens em SP. Com o combustível e a imunização vinda com as vacinas, 2022 vai acabar repetindo 2013. Tem muita gente ficando irritada. Os motoristas de aplicativos que trabalhavam com carro alugado, estão desistindo desse trabalho. Além de ser uma perda de renda pra eles, é também pros donos das locadoras. Estão alugando menos. E os combustíveis vão continuar em alta. A energia elétrica também. E a inflação idem... Muita gente que votou no seboso em 2018 não vai votar mais. E durante a campanha eleitoral, vai circular muito vídeo emotivo com os familiares que perderam entes queridos pra a Covid. Ainda tem a total incapacidade do Bozo pra participar de debates... O conjunto dos fatores não são favoráveis a ele dessa vez. Um amigo meu acha impossível ele desistir de se candidatar a presidente. Já eu acho muito possível. Se a popularidade dele não melhorar, ele vai pro plano B, com o discurso "patriótico" de salvar o Brasil do comunismo e do 09 dedos: desiste da reeleição, e se candidata ao senado, que o mandato é maior, e ele continua com a imunidade e com os privilégios da classe política. E ainda tem um fator bem persuasivo: os empresários e agronegociantes que querem viabilizar a 3a via, podem perguntar a ele: "Quanto é que tu quer pra não ser candidato?". Os olhos de réptil dele vão brilhar nessa hora, e ele vai dar aquela risada asquerosa dele. Os ricaços do Brasil (a maior parte, pelo menos) e o governo americano não querem Lula. Os EUA tiveram muito trabalho usando politicamente a Lava-Jato pra escantear a esquerda no Brasil. Eles não vão ficar inertes. Os ricaços de dentro do Brasil e de fora do Brasil, que ganham dinheiro aqui, e o governo americano também, têm interesse em que Bolseboso desista de se candidatar a presidente. Ele saindo do páreo, a 3a via vira a 2a vida. Isso acontecendo, centrão, direita, e esse pessoal antiesquerda, vão se juntar contra a candidatura de Lula. O plano deles é esse. Fazer Bolsoescroto não ser candidato, nem que paguem a ele pra isso, pra viabilizarem uma candidatura do centrão/direita. Acho que o Eduardo Leite vai ser o vice nessa. Cabeça de chapa não vai rolar pra ele dessa vez não. Mas como vice, acho mais possível. Muita gente acha que Lula já ganhou ano que vem. Que nada. Ainda tem muita água pra rolar e já rolando. Ainda estão movimentando as peças no tabuleiro de xadrez eleitoral.

avasconsil disse...

Ou seja, querem que os servidores percam salário, pra bancar o auxílio Brasil. Fingem que não existe a possibilidade de tributar mais os super-ricos.

https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2021/10/drible-no-teto-e-eleitoreiro-e-vai-afugentar-investimentos-dizem-empresarios.shtml

Pelo menos eles admitem que essa deforma admistrativa não vai rolar agora em 2021-2022. Mas querem que seja aprovada em 2023.

Tributar mais super-ricos:

https://ijf.org.br/tributar-os-super-ricos/

https://www.camara.leg.br/noticias/682799-proposta-de-tributacao-de-super-ricos-e-apresentada-como-forma-de-minimizar-crise-pos-pandemia/

Classe média não é super-rica. Mas pro governo é...

https://noticias.uol.com.br/colunas/leonardo-sakamoto/2021/07/03/proposta-de-reforma-tributaria-protege-super-ricos-afirma-especialista-.htm

Sobre a prisão do genocida, acho que não vai rolar (na verdade tenho certeza. Pra ser otimista disse acho). Pra Bozo ser punido teria que haver uma mobilização tão intensa quanto a da grande mídia na Lava-Jato, contra Lula e o PT. Mas como essa grande mídia é porta-voz exatamente dos super-ricos, que são tão hábeis em se fazer invisíveis, pra melhor passar, e a preocupação deles é tirar o deles da reta pra não pagar nem uma parcela da conta pra o soerguimento do Brasil após as eleições de 2022, a agenda deles já é outra: vão insistir em tirar salário dos servidores públicos e direitos sociais, pra o orçamento "caber no teto", sem nem mencionar as propostas de maior taxação dos super-ricos, que, claro, não é a classe média. Bolseboso vai ser muito e reiteradamente criticada. Mas não pelos muitos crimes que já cometeu e continua cometendo, mas sim pela pausa na agenda das reformas neoliberais. Vão usar isso pra tirar votos dele entre os eleitores da Tábata Amaral e Kim Kataguiri, pra canalizá-los pra uma chapa que saia de uma parceria do PSDB com Dem/PSL.

Anônimo disse...

Não vai ter golpe.

avasconsil disse...

Já teve. Mais de um.

Anônimo disse...

Golpe do STF à vista. 2022 já está td planejado e orquestrado com os 11 SemiDeuses Supremos. Boquinha de veludo quer manter td oculto, pois se abrir à verificação, o golpe desaba.

Anônimo disse...

Poderia me dizer quais golpes foram esses?

avasconsil disse...

O Google pode dizer mais e melhor que eu. Ou o YouTube... Eu é que não vou perder meu tempo fechando as lacunas na ignorância de ninguém. Prefiro fechar as minhas próprias. Pra mim já está de bom tamanho. Até porque não se trata de uma coisa racional. Num vídeo Jones Manuel diz que é compreensível que haja tanto pobre de direita no Brasil e no mundo, já que as ideias e valores que vão ao encontro da manutenção do status quo, tão favorável aos muito ricos, são introjetadas na cabeça de quase todo mundo desde o nascimento. Mas a questão é mais complexa do que Jones visualizou. Não é só uma questão objetiva, da presença ou da ausência de informações, de conhecimentos. Da presença da ignorância ou do seu oposto. Se fosse só isso as coisas seriam bem mais fáceis... A visão de Jones Manuel é muito cartesiana. Muito racional. Deixa Freud de lado... Há toda uma questão subjetiva, inconsciente, de identificação e de afeto. O ser humano é dotado de razão, mas não é racional. A racionalidade humana é só a ponta de um iceberg emocional. Por mais que eu me esforçasse, e por melhor que eu fizesse, eu nunca conseguiria transformar em uma pessoa "de esquerda' alguém com todo o arcabouço emocional pra se identificar com "a direita". Esse tipo de mudança só pode acontecer de dentro pra fora, pela busca individual. Tem que começar pela parte oculta do iceberg. É um trabalho individual e intransferível. Ah, e por isso é tão difícil melhorar o mundo em pouco tempo... Só a história e a eternidade são capazes dessa façanha.

avasconsil disse...

...Se você for fazer uma analogia sobre 64 com hoje, a coisa mais parecida... 64 foi meio o impeachment da Dilma", disse.

"Acho que no dia 31 de março não teve nenhum tiro, ninguém foi preso, as crianças foram para escola, o mercado funcionou. Com simbolismos, linguagens, personagens da época, mas a melhor analogia é o impeachment da Dilma."

André Esteves, dono oficial do BTG Pactual, a quem Arthur Lira e Roberto Campos Neto pedem a benção antes de decidir os rumos da economia brasileira, com todas as suas repercussões na vida (ou na negação dela...) de todo mundo. Paulo Guedes foi um dos fundadores do BTG. Oficialmente afastado de lá pra, de fachada, evitar conflito de interesses com o cargo de ministro da economia.

https://www.google.com/amp/s/www1.folha.uol.com.br/amp/mercado/2021/10/dono-do-btg-fala-como-influencia-politicos-e-bc-e-compara-impeachment-de-dilma-a-golpe-de-64.shtml

Anônimo disse...

O golpe na Dilma eu estou ciente, embora não ache tanto que foi um golpe por causa da questão das pedaladas fiscais. Neste quesito acho que há algumas controvérsias.

Mas qual teria sido o outro golpe?

avasconsil disse...

A democracia brasileira, e provavelmente a dos outros países também, é permeada por golpinhos, golpes e golpões. Um dos parágrafos originais do art. 192 da Constituição limitava a taxa de juros a 12% ao ano. Mas, primeiro via judiciário, os bancos neutralizaram essa regra. Depois, quando ela já tinha sido tornada letra morta há um bom tempo, via jurisprudência, tiraram-na de vez da Constituição. Imagina se a regra tivesse vingado? Todo o dinheiro que todo mundo paga de juros estaria na economia, financiando produção, consumo e outras atividades como educação e cultura, e não entesourado nas mãos de algumas poucas famílias brasileiras riquíssimas. A economia e a política estão embricadas, como a cara e a coroa de uma moeda só. Por isso James Carville, economista e marqueteiro de Bill Clinton, criou o bordão "é a economia, estúpido!", na campanha eleitoral que deu a vitória a Clinton nos idos dos 1990. A economia, todo mundo sabe, produz a vitória de uns e a derrota de outros grupos políticos. Quando a economia vai mal, quem tá no poder cai. Tirar a limitação à usura foi um tipo de golpe à democracia brasileira, já que os constituintes de 1988 sabiam da fome voraz do sistema bancário por dinheiro, e tentou dar um basta nela. E, basicamente, é essa fome "dos mercados" o que ainda hoje comanda a política no Brasil e no resto do mundo. O impeachment de Dilma e a prisão de Lula são etapas de um mesmo golpe. O Reinaldo Azevedo fez um trabalho muito bom mostrando a inanidade jurídica da sentença de Moro condenando Lula. Ele foi condenado sem provas. Sem ter conta em offshore nem nada. Mas, como ele tinha chance de vencer em 2018, as "forças ocultas", usando a Lava-Jato e a mídia (de que essas "forças ocultas" são as donas), bombardearam o PT o quanto puderam. Claro que houve corrupção no PT. Mas o combate à corrupção foi usado politicamente, em favor do interesse das "forças ocultas", as mesmas que acabaram com o parágrafo bendido do art. 192 da Constituição, em rechaçar a esquerda no Brasil. O PT e Lula não são santos. Mas têm traves ao neoliberalismo que não são do interesse dos ricaços nacionais e estrangeiros que ganham muito dinheiro com o Brasil. E essa gente não se contenta com muito dinheiro. Só se contenta com tudo. E vai perseguir esse tudo, tudo mesmo, enquanto a humanidade não passar dessa fase primitiva de muito acumular e pouco dividir. Só Deus sabe quanto tempo ainda esse período vai durar, e se a civilização e a humanidade vão sobreviver a ele. Outro golpe ou quase golpe foi bem recente, aconteceu do dia 06 pro dia 07 de setembro. Como explicou o historiador professor Fernando Horta, foi por um triz que Bolsonaro não deu um golpe no 07 de setembro. Se Luiz Fux não tivesse emparedado o vice-governador do DF (o governador, chefe da PM, bolsonarista, não estava no DF naqueles dias...), a PM de lá não teria feito nada pra conter a invasão daqueles malucos armados ao Supremo, provavelmente ao Congresso Nacional também. Depois veio a distensão do golpe com aquela cartinha do Temer. Manter Bolsonaro no poder, apesar de tantos crimes de responsabilidade que ele vem cometendo, é um golpe também. Por que ele não cai? Porque apesar de o Brasil ter caído da 6a economia do mundo pra a 13a, se é que já não caiu mais, as "forças ocultas" estão muito bem. Bilionarizando-se bastante. Então exemplo de golpe tem bastante, todos muito embricados com interesses econômicos. Os interesses cujo desalinhamento com a megalomania de Bolsonaro, jogaram águas naufragantes nos planos golpistas dele. E que, por outro lado, sem nenhuma contradição nisso, o mantêm no poder. Como diz Ricardo Kotscho, vida que segue.

avasconsil disse...

Quem ainda tem dúvidas sobre o interesse dos "mercados" em rechaçar a esquerda do poder, é porque não consegue fazer uma relação de causa e efeito entre o que vem acontecendo por aqui, e noutras países da América Latina, de 2013 pra cá... Com a privatização dos Correios e da Eletrobrás vai ser a mesma coisa. E se um dia o Itaú ou o Bradesco conseguirem comprar a Caixa Econômica e o Bando do Brasil, idem. Por que a gasolina tá encarecendo tanto? Um dos grandes motivos está aí, os lucros e dividendos dos investidores privados. A Petrobrás vai antecipar pagamentos de lucros e dividendos. Pra os multimilionários e bilionários terem um bom Natal. Às nossas custas.

https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2021-10/petrobras-anuncia-pagamento-adicional-de-remuneracao-aos-acionistas