segunda-feira, 3 de maio de 2021

COM OS 35% DE APROVAÇÃO QUE TEM HOJE, BOLSO NÃO SERIA REELEITO

Quero compartilhar com vocês um dado importante vindo de um especialista. Um dado pra trazer esperança e nos deixar sonhar.

O sociólogo Marcos Coimbra, presidente do instituto de pesquisa Vox Populi, afirma na sua coluna na Carta Capital algo que parece óbvio: que, nos países onde existe a possibilidade da reeleição, os bons governantes costumam ser reeleitos, e os maus governantes, não. Creio que não é tão simples assim. Muitas vezes, péssimos governantes são reeleitos (FHC foi, por exemplo. Trump seria, se não fosse a pandemia). Ele deduz que Bolsonaro, um presidente catastrófico, será provavelmente derrotado, se for candidato, se for não impeachado antes.

Para Coimbra, a pergunta central que o eleitorado responderá em 2022 será: "Valeu a pena ter Bolsonaro como presidente, foi bom para mim, minha família, para aqueles como eu, minha cidade, o Brasil? As coisas melhoraram, em geral e nas que me preocupam mais (saúde, emprego, renda, educação, segurança ou outras)?" Qualquer comparação feita com os anos do PT será amplamente desfavorável para a extrema-direita. 

O dado que eu não conhecia e que Coimbra traz não diz respeito ao Brasil, mas aos EUA. Lá, desde a década de 1940 o Instituto Gallup aponta que os presidentes que disputaram reeleição e tinham mais de 50% de aprovação nas pesquisas anteriores à eleição, foram reeleitos. Aqueles que não alcançaram 50% de aprovação não conseguiram a reeleição (Gerald Ford em 1976 tinha 45% de aprovação, Jimmy Carter em 1980 tinha 32%, George Bush em 1992 tinha 37% -- nenhum foi reeleito). Qual a aprovação de Bolso hoje? 35%, se tanto? Será que ele chegará ao segundo semestre de 2022, com a economia em frangalhos, o meio ambiente destruído, e talvez o dobro dos 400 mil mortos por covid, ainda com 35%? 

Para Coimbra, "Jogará dinheiro fora quem apostar que, nos próximos 12 meses, chegará ao patamar dos vencedores nas reeleições norte-americanas". Ele compara com o cenário brasileiro: em 1989, nenhum dos 22 candidatos tinha coragem de dizer que continuaria a política de Sarney. Em 2002, José Serra, continuidade de FHC, perdeu feio pra Lula. Em 2018, ninguém queria ser visto ao lado de Fora Temer.

Coimbra parece otimista: "Quem, em outubro de 2022, digitar seu número (que ninguém sabe qual será), estará dizendo que gostou de suas cafajestadas e da sua obra e que, por isso, quer que ele continue no cargo. Para a vasta maioria da comunidade internacional, é quase inacreditável que Bolsonaro receba o apoio de uma parcela relevante dos brasileiros. Pouco importa se estiver mancomunado com militares oportunistas, bispos bilionários, ricaços indiferentes à destruição  que promoveu e empresários ultraconservadores da mídia. Bolsonaro vai pagar nas urnas por sua estupidez e seus crimes. Não tem coelhos para tirar da cartola e as espertezazinhas que fará de agora à eleição não servirão de nada".

Tomara que ele esteja certo!

23 comentários:

Luise Mior disse...

tomara que ele esteja certo. Quero crer que maioria da população não ignorará o estado das coisas.

Anônimo disse...

Tem razão Lola. Principalmente depois que vi as manisfetações em todo o Brasil do dia do trabalhador.

Ele já perdeu.

Anônimo disse...

Fala sobre o juiz que desdenhou a lei Maria da penha

Daniel disse...

Eu não subestimo mais o Bolsonaro. A esquerda o subestimou em 2018 e deu no que deu.

Anônimo disse...

"bons governantes são reeleitos, maus governantes não"Ufa, ainda bem que um especialista me disse, agora sim tudo faz sentido kkkk

Anônimo disse...

Eleição e imediatismo . Bolsonaro tem todo ano que vem pós vacinação, no processo de retomada econômica para capitalizar, tem muito investimento represando ( retomada enganosa, se cai 15% vai retomar a 8% por exemplo, mas durante o processo desta retomada o governante atual pode capitalizar o fato se for safo)
O calcanhar de aquiles de Bolsonaro e a privada que tem no lugar da boca, e esperar que ele fale muito....

Anônimo disse...

Não tem como comparar a metodologia americana com a nossa, são cenarios muito diferentes, la e bipartidarismo , aqui são multiplos partidos com muita fragmentação.

Anônimo disse...

17:41... manifestações que reuniram milhões de seguidores e apoiadores pelo Brasil? Sei Ñ... NUNCA acredite em números d GLOBOLIXO nem em enquetes eleitorais. Todas errarram nas últimas eleições

Anônimo disse...

Será que o assassino de crianças era mascu?

avasconsil disse...

Os bolsominions se esquecem de que 70% dos brasileiros jamais estariam naquelas manifestações de 1o de maio. E que como entre os bolsominions tem muito negacionista e fundamentalista religioso, eles se aglomeram com muito mais facilidade do que quem desaprova o psicopata. Muitos dos que votaram nele estão arrependidos e não votarão de novo em 2022. Até agosto de 2021, quase 600 mil pessoas terão morrido das complicações da Covid-19 no Brasil. Aracaju tem pouco mais de 660 mil habitantes. Ou seja, até o final de 2021, mais de uma Aracaju inteira terá morrido de Covid-19 no Brasil. O coronavírus derrotou Trump, vai derrotar Bozogenocida também. Ele vai trapacear de novo. É bem capaz de ele inventar um novo atentado, dessa vez um tiro de raspão. Ou um acidente grave fake com um dos filhos dele, pra causar comoção e conseguir os votos da pena, e pra ter uma desculpa pra fugir aos debates. Ele não tem a menor condição de enfrentar os outros candidatos nos debates. É óbvio que ele mal sabe ler. É esperto e oportunista. Mas intelectualmente é totalmente obtuso. Hitler caiu na II Guerra Mundial. O Hitler brasileiro vai tombar na Guerra da Covid. Que poderia ter bem menos mortos no Brasil se os 57 milhões não tivessem votado nessa criatura em 2018, cuja única virtude foi nunca ter escondido o monstro que é. Já morreu e ainda vai morrer tanta gente aqui no Brasil, que em 2022 não vai ter um eleitor brasileiro que não conheça pelo menos um desses mortos. E muitos terão perdido entes queridos. Muitas pessoas estão em penúria financeira por causa dessas mortes. O turismo no Brasil vai demorar mais a se recuperar do que nos países mais ágeis na vacinação. São más notícias na economia, na gestão do meio ambiente... São tantas as associações negativas que esse governo tenebroso evoca, que o número de arrependidos vai crescer ainda mais até outubro de 2022. E ainda tem a morte. Paulo Gustavo morreu hoje. Certamente nesse mesmo dia do ano passado ele não se via morto hoje. O mitômano e nenhum de nós pode ter certeza sobre estar vivo nas eleições de 2022. Ele vai trapacear de novo, a gente já imagina. Mas dessa vez as trapaças não vão funcionar. Ele vai perder. Amém!

avasconsil disse...

Para quem apoiou a reforma da previdência sem entender o resultado, eis um caso concreto do resultado:

Antônio, depois de muito estudar, virou técnico judiciário do TRT. Infelizmente, não resistiu à COVID que contraiu e morreu com 44 anos. Com 15 anos de serviço no Tribunal, deixou esposa de 40 anos e 1 filho de 11 anos.
Após o luto, a esposa de Antônio deu entrada na papelada pra ficar com a pensão do seu companheiro de 15 anos. Lá, a servidora da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) lhe explicou o seguinte:

1) Como Antônio ingressou em 2006 no serviço público, não tem direito à aposentadoria integral e já pegou a regra da média das contribuições.

2) Como a esposa de Antonio tem 40 anos, não terá direito à pensão vitalícia. Só poderá contar com a pensão pós-morte durante 15 anos.

3) Após calcular a média das contribuições de Antônio, a Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) chegou à conclusão de que essa média foi de 8.000,00 (valor presente).

4) A SGP explicou à viúva de Antônio que, como o servidor morreu com 15 anos de contribuição, o cálculo será feito com base em 60% da média das contribuições, o que dá 4.800,00.

5) A viúva de Antônio ainda ficou sabendo que, como o servidor deixou 2 dependentes, a pensão será paga da seguinte forma:
- 70% de 4.800 até o filho completar 21 anos, o que dá 3.360,00 (por mais 10 anos) para a família e
- 60% de 4.800,00 (2.880,00), por mais 5 anos.
- Depois de 15 anos, a viúva perderia a pensão pra sempre.

A viúva de Antonio, que está desempregada, saiu de lá arrasada e pensou como fará pra pagar as contas do mês, incluindo o aluguel de um apto de 2 quartos na Zona Norte.

*Quando a gente não luta contra a retirada de direitos, não adianta chorar depois! Essa foi a reforma da previdência, que foi aprovada pelo Governo Bolsonaro!*

Portanto, agora temos que *lutar contra a Reforma Administrativa e a favor da manutenção da estabilidade!*

avasconsil disse...

Foi por causa da reforma da previdência que eu abandonei a ideia da adoção. Pensava em adotar 01 criança. Desisti e decidi poupar o que gastaria com ela pra a minha própria velhice. Ou uma eventual invalidez, que nunca se sabe. A aposentadoria por invalidez também é péssima. Só é integral se a enfermidade tiver nexo causal com o trabalho. Tenho certeza de que não vou ser o único a desistir de ter filho, biológico ou adotivo, por causa da reforma da previdência e das outras reformas neoliberais. Ou seja, a reforma da previdência e as outras reformas neoliberais vão acelerar o envelhecimento da população, pois muita gente da classe média não vai ter filhos. Isso vai fazer a previdência ter mais déficit num futuro que vai chegar mais cedo, num círculo vicioso da pobreza e do empobrecimento, pois novas reformas neoliberais virão mais na frente. Possivelmente até com o fim da Constituição Federal de 1988 e seus muitos direitos, como férias e décimo terceiro. Porque é difícil demais ser rico no Brasil. Os padrões gastam demais, dentre eles o estado... Deu pra perceber que o círculo vicioso da pobreza e do empobrecimento não vai acabar nunca. Quanto menor a resistência e maior o silêncio coletivos, pior vai ser. Você aí que tem filhos e netos: já se perguntou como eles viverão quando estiverem adultos? Até o mercado do Uber pode saturar. E não é todo mundo que leva jeito pra enriquecer como "influencer". Nas próximas eleições pense melhor antes de dar seu voto ao neoliberalismo. Quanto mais neoliberal o candidato, pior pra você pra sua descendência. Foram mais de 57 milhões de pessoas estúpidas em 2018. Tomara que em 2022 sejam menos. Bem menos. O máximo possível menos.

avasconsil disse...

Patrões.

Lola Aronovich disse...

Avasconsil querido, esses dois comentários acima são textos seus? Queria publicá-los como um post, posso?

Anônimo disse...

Avasconsil

Grande parte da população não faz ideia do estrago, infelizmente serão os mais atingidos. Quando buscarem por saúde pública e não encontrar, escola, creche idem, pois a intenção é acabar com esses serviços públicos, talvez em breve. É lamentável, mas vejo pessoas a apoiarem o fim de todos os serviços públicos no Brasil, inclusive os básicos, basta ouvir as pessoas, ler comentários em mídias sociais, complicado demais. Ricas essas pessoas não são, pois quem enriqueceu não tem rede social, não precisam disso, pois a forma de manterem contato, interagirem é muito diferente de crasse mérdia, então o que será de quem pensa de forma tão mesquinha e é pobre ou remediado (classe média )? Não vão encontrar o pote de ouro e quebrarão a cara no final, a culpa será de tudo e todos, menos da própria mesquinhez, fruto de uma mente limítrofe e estúpida. Eu também não tive filhos e isso foi algo planejado e de comum acordo entre eu e meu marido, afinal colocar alguém no mundo para sofrer e passar necessidade não é objeto de um pai ou mãe responsáveis e com respeito humano.

avasconsil disse...

Olá, Lola. Aquele texto do exemplo da pensão da viúva e do filho do servidor de um TRT, que morreu por causa da Covid-19, não fui eu quem escreveu. O outro (o da desistência da adoção) sim, foi escrito por mim. Esse é um dos 02 textos a que você se referiu? Se for, pode usar à vontade. O texto do revoltante caso da pensão me repassaram pelo WhatsApp. Não veio com o nome do autor, Infelizmente. Mas o conteúdo está correto. De acordo com as regras da reforma da previdência de 2019, é aquilo ali mesmo. Beijos.

avasconsil disse...

Pois é. Rico, rico mesmo, sendo rico egoísta, não tá nem aí pro serviço público. O serviço público é patrimônio dos não ricos, o que no Brasil dá mais de 200 milhões de brasileiros. Dá quase 100% dos 220 milhões de brasileiros. É incrível como tem tanta gente disposta a votar em favor dos interesses desse tiquinho de gente muito rica. Na psicologia ou na psiquiatria deve ter alguma boa explicação. Como não sou psiquiatra nem psicólogo, minha explicação se resume a uma palavra: burrice. É uma gente mais burra do que Bolsonaro. Pois o bolso dele e dos filhos tá cada vez mais cheio.

Anônimo disse...

Avasconsil

Um canal muito esclarecedor sobre o quadro brasileiro atual depois das reformas, emendas absurdas é o Auditoria Cidadã da Maria Lúcia Fatorelli, inclusive com discussão sobre matérias relacionadas a economia, disponibilização de dados, informações colhidas em sites do governo ou mesmo internacionais, pena um canal tão disposto a informar, esclarecer é tão pouco assistido, infelizmente a superficialidade predomina, quando não o lixo televisivo também farto e disponível para assistir na rede, enquanto isso o assalto está na cara do povo, mas tem gente que tem um carro, casa e uma vendola no fundo do quintal de casa e se acha tão poderoso como os irmãos Koch.

avasconsil disse...

Eu fiz o curso de auditoria cidadã da Fatorelli. Mas tem economista que contesta muita coisa que ela diz, como Paulo Gala, que não é um economista de direita. Não sou economista, mas já vi que não existe economia sem partido. Sei nem se existe alguma coisa sem partido... Enfim. Fico sem saber o que pensar sobre certas coisas. A auditoria deveria ser feita. Tá prevista na Constituição. Mas acho que, se fosse feita, não ia ser uma grande solução pra a economia brasileira. Pra a economia brasileira ser consertada, a população teria que se unir e articular pra exigir do legislativo mudanças a seu favor. Mas aqui isso é visto por muita gente como socialismo, comunismo, o fim do capitalismo, fim do mundo... Nas notícias sobre a defesa de Biden da quebra das patentes da vacina contra a Covid-19, a maioria dos comentários é contra Biden e em defesa da manutenção das patentes. Até parece que ali tem um monte de grande acionista e de alto executivo da indústria farmacêutica. É uma gente louca. Masoquista. Só entraria no mundo dos ricos pela porta de serviço e olhe lá. Mas defende com unhas e dentes os interesses deles. Aqui é um vídeo do Paulo Gala sobre a auditoria cidadã: https://youtu.be/wCYckXXL26Y

avasconsil disse...

E ainda tem quem vote numa desgrama dessa. Um ato normativo feito por encomenda pra beneficiar alguns militares. Se a gente for falar, vai vir de volta a babaquice de sempre: e o PT? https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2021/05/08/regra-libera-aumento-a-bolsonaro-e-a-mourao.htm

Anônimo disse...

Estou nessa também. Mais um motivo, somado a vários outros, para eu não ter filhos.

Anônimo disse...

As pessoas não pensam no futuro, não. Ou pensam como se fosse algo extremamente distante. Só que o tempo passa tão rápido, que a gente nem vê. Só vê quando já passou. Quando penso que daqui a exatos 13 anos, estarei com 60... dá um desespero. Foi há 13 anos que concluí meu doutorado e é como se tivesse sido ontem. Caramba....

Anônimo disse...

Avasconsil, o que tem de fã defensor de rico na internet, nas redes sociais, você quase não acredita quando vê :(