quinta-feira, 6 de maio de 2021

POLÍCIA IMPEDE ADOLESCENTE DE REALIZAR MASSACRE EM ESCOLA DE CABO FRIO

Dois dias depois do massacre em Saudades, SC, e no mesmo dia em que as polícias civil e  militar protagonizaram uma chacina em Jacarezinho, um adolescente de 15 anos se preparava para cometer um atentado em escolas de Cabo Frio, região dos Lagos no Rio de Janeiro.

Segundo o delegado Carlos Eduardo Almeida, titular em Cabo Frio, o laboratório de crimes cibernéticos de Brasília enviou ontem à noite a informação de que um massacre poderia acontecer. Então a polícia civil foi hoje às 7 da manhã a locais apontados nos relatórios e encontrou o adolescente na casa dos pais, junto ao material que seria usado no atentado (botas nazistas, martelo, bombas caseiras, facas). Um caderno com ilustrações nazistas também foi apreendido. 

O adolescente assumiu que iria cometer o atentado, e a mãe obviamente ficou chocada. O rapaz foi internado por ameaça terrorista, pois precisa ser retirado do convívio social e receber ajuda psiquiátrica. A polícia seguirá investigando os lugares que o rapaz frequentava na internet e se agia sozinho. 

É exatamente isso que pedimos tanto que a polícia faça: que use a estrutura e a inteligência que tem para monitorar chans (fóruns anônimos) que são verdadeiros criadouros de terroristas misóginos e impedir que eles ajam. E que exista comunicação entre as várias polícias de cada estado.

Claro que, além da ação policial, é preciso um trabalho educativo para ver o que se passa na cabeça de meninos que são tão facilmente cooptados por grupos neonazistas. Os pais devem sempre conversar com os filhos, e deveria haver espaço nas escolas para diálogos francos contra os preconceitos. E é imprescindível que as plataformas na internet tenham responsabilidade sobre o que passam aos seus usuários. 

Ontem mesmo uma mãe me contou que tem um filho autista de 15 anos que adora história, o que o faz ver diversos vídeos no YouTube sobre o tema. Em pouco tempo, essa mãe notou que a plataforma direcionava seu filho a conteúdo fascista. O algoritmo do YT e os comentários nos vídeos o levavam a canais de extrema-direita, alguns muito violentos. Foi a partir daí que essa mãe passou a pesquisar e chegou ao meu nome, e passamos a nos seguir no Twitter. Isso foi um dia antes do massacre em Saudades.

Por sinal, quem me passou o link para uma das notícias sobre o caso em Cabo Frio foi um agente da Polícia Federal a quem envio denúncias. Muito obrigada!


24 comentários:

Marilia disse...

Lola, eu só posso agradecer por você não esmorecer na tua árdua luta ao longo dos anos que te acompanho. Você é um exemplo pra nós todas que lutamos diariamente contra o machismo, o sexismo, o preconceito e o ódio desse tipo de pessoas.
Um abraço apertado!

Ednardo disse...

Parabéns pelo seu trabalho.
Infelizmente, há a necessidade de combater muita coisa. Que você sempre tenha forças para manter esta luta. Abraços!

Gisele Porto disse...

Tão triste porém importante esse trabalho! Eu tenho pena das mães e pais! Infelizmente estamos criando nosso Talibã

Léia disse...

Fico impressionada com esses comportamentos. Penso que a juventude anda meio sem referências, sem ideias. Não sei se falhamos na formação dessa geração ou se tornpu-se impossível a tarefa de guiar as pessoas em formação (filhos, alunos, tutelados) nestes tempos em que a tecnologia propicia acesso a tantas pessoas e conteudos ruins.

Anônimo disse...

Lola, obrigada pelo trabalho tão necessário q vc faz! Abraços.

Unknown disse...

Mulher, que força! Obrigada por se manter na luta! Um abraço apertado e muita doçura.

Samira Hanna disse...

Parabéns pelo seu trabalho Lola, lhe acompanho há anos. É muito importante esse monitoramento da internet, sobretudo dos fóruns. Grande abraço!

Katalin disse...

Nossa que ação de sucesso, que bom saber que outro crime bárbaro foi evitado

Anônimo disse...

Obrigada pelo seu trabalho, Lola! Vc é foda! 💙

Cris disse...

No Rio não foi chacina, foi uma operação policial. Obrigada por compartilhar, precisamos cuidar das nossas crianças. ❤

Cris disse...

Eu sou professora em Cabo Frio, a gente sempre pensa que essas coisas acontecem longe, mas não, já está acontecendo em todos os lugares.

Unknown disse...

Bolsonazi fazendo escola...

Unknown disse...

Bolsonaro nazista GENOCIDA

titia disse...

Obrigada pelo seu trabalho, Lola! Você é o máximo e que mais mães fiquem atentas ao que os filhos veem na internet, se ofereçam para conversar, para esclarecer as dúvidas do filho. Pode salvar muitas vidas.

Léia eu imagino que seja um pouco das duas coisas. Muitos dos que agora são pais não tem disposição nem vontade de educar a criança, ou então não tem tempo (tudo caro, é preciso trabalhar muito mais horas pra sobreviver, se não aumentar o horário de trabalho perde o emprego). Ao mesmo tempo a tecnologia dificulta o trabalho dos pais que educam, vide o caso da mãe do garoto autista citada no post. O menino só queria aprender sobre História, provavelmente estava pesquisando a II Guerra Mundial e o sistema já jogou um monte de lixo fascista em cima dele. Felizmente, nesse caso, a mãe ficou mais atenta e pôde cortar o mal pela raiz.

Mas com a tecnologia avançada que temos agora, de fato, será muito mais difícil educar as crianças mesmo pra quem está disposto a fazê-lo. As pessoas mal sabem usar a tecnologia que temos, quanto mais pensar em como construir defesas contra o que ela pdoe trazer de ruim. É um dos motivos pelos quais não dá mais pra dizer "Tá, vai sem camisinha mesmo, se engravidar a gente se vira". É preciso sentar e pensar muito, fazer as contas e refletir criticamente se dá pra ser mãe/pai ou se você não tem o que é necessário pra criar filhos.

Cris ter sido uma operação policial não muda o fato de que também foi uma chacina. 25 mortos não é "ocorrência", é massacre. E que provavelmente foi desnecessário, porque a polícia brasileira é fascista e gosta de matar preto e pobre.

Anônimo disse...

A operação foi realizada pela Polícia Civil, Lola, e não em conjunto com a Polícia Militar. Para aqueles que pregam a desmilitarização, está aí a prova que não se trata de qual melhor modelo de Polícia e sim sobre melhores investimentos em políticas públicas.

Anônimo disse...

E lembrar a muitos aqui, que parecem ter problemas cognitivos, que um policial morreu, justamente enfrentando monstros como esses " garotos" terroristas de SC e esse último citado. São criminosos de extrema periculosidade, que inclusive aliciavam menores para prática de crimes. Agora, só por que são criminosos que moram em aglomerados, tem que ser tratados como pobres indefesos??

Anônimo disse...

São vitimas do capitalismo

Anônimo disse...

Notícia séria, pertinente, porém pouco divulgada.

Mihaelo disse...

Na verdade foram 28 mortos na chacina bolsonarista do Rio! Os terroristas mascus, a polícia jamais enfrenta coisíssima nenhuma!!! Tanto é que eles sempre acabam praticando as invasões de escolas sem nenhuma dificuldade, visto que a polícia brazuca só tem inteligência para fazer inquéritos políticos baseados na LSN!! Mas é fato que o ovo da serpente dessa mascuzada neofascista foi e vem sendo chocado pelos milionários mundo afora!! São eles que estimulam jovens garotos frustrados, desempregados, pobres miseráveis a se revoltarem contra pretensos inimigos imaginários, tais como os estrangeiros, muçulmanos, social-democratas, mulheres, homossexuais, negros, indígenas, estudantes, ativistas sociais e no caso brasileiro os nordestinos. A alienação típica de uma sociedade de classes impede esses jovens de compreender a realidade do porquê da existência de bilhões de pessoas vivendo na miséria enquanto há somente 46,8 milhões de milionários (0,6%) da população mundial!!! E com o acesso cada vez mais facilitado as armas(criminosos não precisam de dinheiro para armas, eles as roubam de quem as têm), os mascus tem o seu objetivo muitíssimo mais exequível!!!!

Anônimo disse...

É uma piada o que vc falou, né? Ou o mundo em que vcs vivem, BANDIDOS são vítimas e o povo é o criminoso? Virou tudo de cabeça pra baixo no mundo de Nárnia de vcs? PQP! PelamordeDeus!

Unknown disse...

Sabemos que tudo isso tem início nos jogos onde estes nojentos ficam dia após dia trancados nos quartos maquinando o mal, e as antas dos pais ficam inertes pensando que estão criando gente!!!

Rafael disse...

A falta de perspectiva tem levado a isso, se esse rapaz tivesse um trabalho talvez nem tivesse tempo de pensar em agir assim.

Mordred disse...

Homens adultos e psicopatas manipulam adolescentes nesse caminho. Desconfio de que sejam bem mais organizados do que conseguimos perceber.

Eles são covardes, não tem coragem de fazer os ataques, porque claro, não querem sofrer as consequências.

Mas eles sabem que adolescentes "tímidos" com dificuldade de socialização são carentes, então eles oferecem atenção.

Sabem que são manipuláveis, mas que eles tem energia e claro, coragem para fazer o que eles querem.

E o ambiente "geek" é perfeito para servir de canal. O adolescente "gamer" se sente parte de algo especial, se identifica com os "nerds" da ficção e criam uma realidade paralela onde o mundo está em débito com eles porque não oferece o que eles querem, o que seria deles por direito.

Enfim, desconfio que homens adultos estão recrutando adolescentes para fazer o trabalho sujo que eles não fazem.

Anônimo disse...

Moça vou te falar senao fosse esses cara ditos "fascistas" eu ainda tava sendo um merda viciado em pornografia e na Internet. Sabe oq eles me falaram?malhe,estude,se orgulhe de seus país. Claro que não sou um merda desses,e nem concordo. Mas me ajudaram na vida sim,não sao todos que saem danificados(eu so um pouco)