segunda-feira, 10 de maio de 2021

ACABOU A PACIÊNCIA COM O GOVERNO GENOCIDA E SEUS RIDÍCULOS SEGUIDORES

E eis que ficamos sabendo ontem, através de um furo de reportagem do Estadão, que Bolsonaro montou um esquema para comprar deputados do Centrão e assim se manter no poder. 

Custou apenas R$ 3 bilhões em emendas, o mesmo valor usado pra garantir as eleições no Congresso e a reforma da previdência. Desta vez, a maior parte desse dinheiro foi pra adquirir tratores superfaturados. E não só: de lambuja, os deputados também ganharam a ampliação da estatal Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) para melhor contemplá-los.

Só pra efeito de comparação, o chamado mensalão do PT, que quase derrubou o governo em 2005, custou R$ 101 milhões para comprar deputados. Agora o preço ficou mais salgado: 3 bilhões. E isso no meio de uma pandemia, em que esse dinheiro poderia ser usado para adquirir vacinas contra a covid (assim salvando vidas) e pagar auxílio-emergencial. Não. O governo genocida preferiu comprar o Centrão. A mídia ainda está chamando a corrupção de "orçamento secreto", não de mensalão, Bolsolão ou tratoraço

Reproduzo aqui o ótimo artigo do correspondente Philipp Lichterbeck publicado no DW semana passada. Isso antes do novo escândalo desvendado pelo Estadão. Antes dos bolsonaristas descartarem as denúncias "daquele jornal comunista" (o Estadão!). 

No início, quando o bolsonarismo ainda era jovem, eu achava difícil ter paciência. Para mim, parecia absurdo, uma insanidade, que houvesse realmente brasileiros que quisessem tornar seu presidente um homem com tal biografia – sem méritos políticos, mas com muito barulho, que expressava publicamente fantasias violentas e tinha uma estranha propensão a falar constantemente de homossexuais.

Depois de quase 58 milhões de brasileiros terem discordado de mim, mudei minha postura. Eu queria entender o que havia acontecido. E comecei a ouvir bolsonaristas, acompanhando seus grupos e conversando com eles, sem sair imediatamente de mim quando eles apresentavam suas opiniões radicais e teorias grosseiras.

Essa fase, agora, acabou de vez. Quem pensa democrática e humanisticamente e leva a ciência mais a sério do que a religião; quem considera a solidariedade mais importante do que o egoísmo; quem acredita que a Floresta Amazônica vale mais a longo prazo do que as pastagens de gado e os campos de soja; quem não quer que o Brasil se torne um país cheio de gente armada; quem quer um Brasil que seja levado a sério internacionalmente; quem é contra a corrupção e as milícias; quem acredita que o Brasil deve tirar as consequências do desastre do coronavírus, que este governo causou e custou ao país quase meio milhão de vidas; quem, simplesmente, quer a civilização e o progresso em vez da barbárie e da regressão, não pode mais ter a mínima compreensão por esse movimento.

O bolsonarismo tornou-se uma seita perigosa. Ele disse adeus à realidade e vive em um universo onde o presidente é um semideus. Ele pode fazer o que quiser, ele está sempre certo. E qualquer um que o critique vira inimigo.

O deputado Eduardo Bolsonaro, um dos filhos do presidente, deixou claro o caminho que está sendo seguido: em direção à América Central. Ele elogiou Nayib Bukele, o homem forte de El Salvador, que já enviou soldados à Assembleia Legislativa para ameaçar os parlamentares. Bukele conseguiu a destituição de juízes da Suprema Corte e do procurador-geral da República por obstruir sua agenda.

Eduardo Bolsonaro retuitou um post de Bukele que dizia: "Estamos limpiando nuestra casa". Não importa que Bukele tenha mandado depor os juízes para impor um duro lockdown contra a pandemia (Eduardo, é claro, esconde esse fato). Mais uma vez, o pensamento autoritário e antidemocrático do bolsonarismo foi revelado como o núcleo deste movimento.

O bolsonarista já não é capaz de ver o mundo objetivamente. 2 + 2 não é 4 para ele, mas qualquer número que encaixe na narrativa bolsonarista. Se o ídolo afirma que o governo levou a pandemia a sério desde cedo e se esforçou para obter vacinas, acredita-se. Quando se apresenta citações e fatos que provam o contrário, se é ignorado. O semideus está sempre certo, não importa quão errado ele esteja. Não há mais nenhuma base para negociação com essas pessoas porque não há mais nada para negociar.

São pessoas que ainda afirmam que essa pandemia que parou o mundo inteiro foi inventada para prejudicar o semideus deles; que as mais de 400 mil mortes foram inventadas pela mídia. Portanto, se acham no direito de destruir as cruzes que foram erguidas para lembrar os mortos. Andam de metrô e em shoppings sem máscara, e se você chamar a atenção deles, se tornam violentos ou fazem piadas.

O potencial de violência inerente a este culto não deve ser subestimado. É possível supor que os caras que sacam armas para ameaçar outros no trânsito, por exemplo, votaram em Bolsonaro. Os guarda-costas de Bolsonaro tentam intimidar jornalistas com suas armas. Também não acho que seja meramente uma coincidência que o suspeito de matar o menino Henry Borel, o vereador Dr. Jairinho, seja bolsonarista. Ele foi eleito na onda bolsonarista, apesar de ser acusado de diversos crimes violentos que vão desde agressões contra mulheres e crianças até envolvimento com milícia e tortura de jornalistas. Quem votou nele aprovou essa violência.

No início, eu pensava que o bolsonarismo era uma reação radical, mas de alguma forma compreensível, aos enormes escândalos de corrupção que vieram à tona nos últimos anos e causaram indignação. Hoje é claro que o bolsonarismo nunca foi uma questão de combate à corrupção.

O bolsonarismo surgiu das entranhas da história brasileira, na qual os mais fortes sempre enriqueceram pela força e defendem esse status até hoje – também pela força, se necessário. E não é mais uma ameaça abstrata. Aqueles que acompanham os grupos bolsonaristas sabem que eles não aceitarão resultado que não seja a vitória bolsonarista nas eleições de 2022. É certeza para eles que a vitória de outro candidato só pode acontecer por meio de fraude eleitoral. A suposta prova: não há voto impresso. A narrativa já está definida antes da eleição e fornece a justificativa para uma possível explosão de obstruções e violência.

Quem ainda não se afastou do "mito" após dois anos e meio, com todos os absurdos e delírios diários, a destruição das instituições estatais e da Floresta Amazônica, o irracionalismo radical, a corrupção dentro da família B., e mais de 400 mil mortes por coronavírus, não pode mais ser ajudado. É uma perda de tempo dialogar com pessoas que justificam o injustificável.

8 comentários:

Anônimo disse...

Esse negócio de inchar estatal é coisa que liberaleco reclama, não caiam nessa, agora trator superfaturado é de lascar mesmo!

Eddie disse...

Já faiô. Mais uma..

Eddie disse...

Ajudado?

Ajuda para ser puxados para a mesma lama moral e espiritual em que vocês vivem chafurdando?

Não, obrigado. Uma boa morte é uma alternativa bem melhor.

avasconsil disse...

Certamente não foi com servidor concursado que ele aumentou a quantidade de gente trabalhando na Codevasf. Deve ter sido com indicados de livre nomeação e exoneração, apaniguados de deputados e senadores do centrão.

avasconsil disse...

Meu irmão que mora em Aracaju e que a mulher morreu no dia 02 de abril continua bolsonarista. Depois que a mulher dele morreu a mãe dela também se foi. Ela teve Covid-19, ficou internada uns dias no hospital, e recebeu alta. Uns três dias depois da alta, morreu, agora no final de abril. Ela estava com câncer em fase de metástase. No caso dela fica difícil saber se deram alta porque ela ficou boa da Covid-19, ou por estar óbvio que ela iria morrer. O câncer já estava no cérebro, provocando secreção pelos ouvidos... Depois da mãe, poucos dias depois, morreu a irmã da mulher morta do meu irmão, durante a intubação por Covid. Também em abril, já na última semana do mês, na última terça-feira. Gravei o última terça-feira, mas não memorizei o número. O irmão delas está intubado com Covid-19 faz umas 03 semanas. Duas pessoas com quem meu irmão convivia morreram com certeza de Covid. Uma delas pode ter morrido de Covid também (a sogra), e um está intubado (o cunhado). Meu irmão disse a minha mãe que todos eles, inclusive meu irmão, faziam tratamento preventivo com cloroquina e ivermectina. A mulher do meu irmão teve problemas hepáticos e renais durante a internação de que ela não saiu viva. A irmã também. E o irmão está na mesma situação... Apesar de tudo isso, meu irmão continua defendendo a cloroquina e a ivermectina nas redes sociais. Ele jura que não pegou Covid, mesmo cercado por pessoas que tiveram, e que morreram ou estão morrendo, por causa desses remédios. Eu uso o celular da minha mãe pra observá-lo, já que eu o bloqueei em tudo. Ah, e ele ainda continua dizendo que máscara não serve pra nada. Que o vírus é uma criação chinesa. E que ele só usa máscara no trabalho porque é obrigado. Ao Eddie aí de cima: seria tão bom se você morresse. Mas o problema é que talvez você não morra. Mas transmita o vírus pra alguém que sim. De qualquer modo, tem muito bolsonarista morrendo também. Essa família da parentela civil do meu irmão era uma. Morreram todos. Quer dizer, quase todos. Um tá intubado. Não digo que fiquei feliz com essas mortes. Mas também não senti muito. Acho estranho porque eu ia à casa dessas pessoas quando ia a Aracaju. Elas já ficaram aqui em casa visitando Fortaleza. Por isso acho esquisito saber que nunca mais as verei. Mas sentir muito porque morreram, não consigo sentir. Não havia afinidade pra isso. Sinto muito mais por mim do que por elas. É um sinal de que o bolsonarismo é contagioso. Alimenta o pior das pessoas. Até de quem não é bolsonarista. Essa parte me desagrada bastante. Lama moral e espiritual... Um bando de gente do mal, que apoia violência e morte, falando em lama moral e espiritual. Vocês morrem também. Graças a Deus. Ou ao Diabo. Que Ele os carregue!

avasconsil disse...

Ainda bem que essa criatura horrenda foi condenada. Adivinhem em quem ele deve ter votado em 2018? Homem, branco, heterossexual e do Paraná... Tomara que isso um tribunal desse não mude o veredito do júri. Todo é possível. Estamos no Brasil. https://www.uol.com.br/universa/noticias/redacao/2021/05/10/sentenca-luis-felipe-manvailer-caso-tatiane-spitzner.htm

Anônimo disse...

Muitos eleitores(as) sabem e os "arrependidos(as)" sabiam da má índole, misoginia, falta de caráter, perversidade, malevolência, oportunismo de Mijair Merdias Bolsoshower e sua prole asquerosa, suas três crias no senado, congresso nacional e câmara de vereadores no Rio de Janeiro são tão podres quanto o pai, porém a escatologia saída de suas bocas e mentes revela muito de uma parcela considerável do povo brasileiro, principalmente a crasse merdia. Existe o outro lado também para essa aberração toda, temos uma esquerda institucional a pensar apenas em eleições, esqueceram a periferia, favelas, pobres, movimentos de bairro e sociais, ficou o caminho aberto para milícias e igrejas evanjegues de pastores usurários caça niqueis, eleitorado fiel de Mijair e sua prole asquerosa, principalmente da passivona enrustida do Vivendas da Barra Pesada, este é um dos nichos eleitorais, mas onde essas candidaturas foram gestadas? Blogs de misoginia e conteúdo violento, na página e blog do Olasno boca de peido do Caralho, caso o Mijair e crias forem para um tribunal internacional pelo genocídio relacionado a sindemia esse crápula doentio deveria acompanhá-los. A matéria de Phillip Lichterberck foi certeira e imparcial, mas quem crítica Mijair, inclusive um jornal conservador voltado para o mercado financeiro como O Estado de São Paulo, Estadão é comunista, nenhum lado é viável e finda diálogo, convivência com quem bebe da bolsa de colistomia do Bolsoshower e quando não defecam pelos dedos nas redes sociais, fazem isso pela boca. Tem um projeto de poder da familicia, igrejas evanjegues na "educação e saúde" e milícias na "segurança" , seria o caos institucionalizado, isso não aconteceria caso as esquerdas institucionais não pensassem apenas nas eleições, investissem em educação e saúde nas regiões mais carentes, não deixassem os movimentos sociais e de moradores de favelas a própria "sorte" ou falta dela. Pior é a terceira via ou mesmo segunda, pois nada está definido para 2022; o partido nojo a colocar como alternativa Danojo Bozolina Monstrili, ou seja, o pior, só pode ter vindo da mente financista do Amoeda ou do Marcelo Van Hate ou Hitler, vai saber; problema é essa outra aberração ter apoio de gente tão torpe e virulenta como os coprófagos do Bolsoshower e familicia.

Anônimo disse...

Lola, a polícia prendeu mais outro imbecil que planejava atacar escolas. Segundo a reportagem, ele foi descoberto por meio de mensagens que trocava com outros suspeitos - provavelmente mascus channers.
Parece que finalmente, depois de muitos anos, a polícia descobriu que tem como rastrear esses criminosos.

https://g1.globo.com/google/amp/sp/sao-paulo/noticia/2021/05/10/policia-civil-prende-jovem-que-planejava-ataque-a-escola-em-sp.ghtml