domingo, 30 de maio de 2021

VACINADA!

Pessoas queridas, ontem fui vacinada contra a covid, até que enfim! Deixei uma mensagem no Twitter que foi muito comemorada (um monte de "parabéns"), mas decidi fazer um post no blog pra ficar como registro, até porque encontrar coisas aqui é bem mais fácil que no Twitter.

Então. A vacinação ontem não foi tão tranquila como nas duas vezes do maridão (a primeira perto de casa, a segunda num drive-thru no Arena Castelão, tudo muito eficiente). Me mandaram pra muito longe, uma meia hora de distância de carro (o que, pros critérios de Fortaleza, é distante pacas). Chegando lá, tive que esperar quase uma hora na fila -- não era drive-thru -- sem grande distanciamento. E ainda por cima havia um bolsonarista espalhando as asneiras que ele recebe no Whats, como que pra cada morto por covid o governo do Estado ou a prefeitura, ele não sabe ao certo, ganha 19 mil reais.

Já dentro do posto, e sentada, uma senhora do meu lado contou que toda semana tomava uma vitamina chamada Sunny que a vizinha dava pra ela, e que foi por isso que não pegou covid. Ai, ai...

A injeção em si foi rápida e não doeu nada. Imagino que todo mundo lá ontem recebeu a mesma vacina que eu, da Pfizer (até meados de maio, no Brasil, 59% de todos os vacinados -- apenas 21% da população adulta -- recebeu a Coronavac, 30% a AstraZeneca, e só 1% a Pfizer), e que o retorno foi marcado para o final de agosto. Algumas pessoas no Twitter perguntaram se três meses de espera até a segunda dose não era tempo demais, mas vi que em outros países esse também costuma ser o intervalo. e até que essa espera é benéfica, porque gera maiores anticorpos

A vantagem da Pfizer é que, com duas a quatro semanas após a primeira dose, a eficácia já chega a 85%. Depois da segunda dose, passa a 95%. Mas no começo, antes desses quinze dias, a eficácia é de apenas 47%. Portanto, tem que esperar bem essas duas semanas passarem pra.. pra... pra nada, já que vamos seguir tomando todas as medidas de segurança com máscara, distância, isolamento, e aulas só online. 

Ontem à tarde tive alguns efeitos colaterais, o que é totalmente normal. Não são estudos comparativos, mas a Coronavac rende efeitos em 40% dos vacinados, a Pfizer, em 66%, e a AstraZeneca, em 80%. Ou seja, no caso das vacinas mais eficazes, efeitos colaterais são a norma, não a exceção. Nada muito grave. Esses efeitos podem incluir dores de cabeça, febre, calafrios, diarreia, dores musculares, fadiga, e principalmente dor no braço do vacina. Nenhum registro de alguém ter virado jacaré até agora. 

Ah, uma coisa que ninguém fala, mas que várias mulheres já perceberam: pode causar menstruação de semanas. Talvez os laboratórios não tenham registrado esse efeito colateral porque testaram com pessoas mais velhas, pós-menopausa. Talvez porque não ligam muito pra efeitos em mulheres cis (e homens trans). É algo que ainda precisa ser divulgado.

Eu fiquei bastante derrubada ontem à tarde. Dormi duas horas, senti muito calor, e dor no braço da vacina. Mais adiante tomei algumas gotinhas de dipirona (paracetamol também é recomendado) e a dor passou quase que na hora. Dormi bem à noite e hoje estou ótima.

Estou muito, muito feliz por ter sido finalmente vacinada! Viva o SUS! E espero que todo mundo consiga ser imunizado em breve. Só de pensar em quantas vidas poderiam ter sido poupadas se a vacinação tivesse começado no final do ano passado me dá muita raiva do genocida. Ele tem que ser preso! Agradeço a todas e todos que se arriscaram ontem para protestar contra o pior governo de todos os tempos!

10 comentários:

avasconsil disse...

Que legal que você foi vacinada, Lola. Fui vacinado dia 15 de maio, na Policlínica Dr. Lusmar Veras, na Av. Luciano Carneiro. Não fica distante da minha casa. Mas fui de Uber, pra não me incomomodar com onde estacionar. Acabava que nem seria tão chato assim encontrar onde deixar o carro por perto. Disse a alguns que me vacinei porque meu IMC tá acima de 40. Mas nem foi esse o motivo real. Em 2015 peguei HIV do namorado com quem fiquei de março de 2015 a fevereiro de 2017. Tomei a da Pfizer também. Passei uns 2 dias com o braço doendo, a partir do dia seguinte ao da aplicação. Tirando isso, não tive nada. Se eu pudesse escolher, escolheria a da Pfizer mesmo. Tem um vídeo no YouTube que diz que ela serve até pra esclerose múltipla. Minha segunda dose tá prevista pra 15 de agosto. Tomara que tenha vacina pra a minha 2a dose...

Luise Mior disse...

Fico feliz que fosse vacinada Lola. Bem, nem mesmo o efeito colateral inconveniente de mulheres cis e homens trans menstruarem por mais tempo me faz eu me recusar a vacinar. Como tem gente que consegue acreditar nestas mentiras bolsonaristas? Todos os outros governos também estariam fingindo ter doença para receber dinheiro?! Compartilhando.

Ditow disse...

A avisa alertou sobre uso de paracetamol no pós vacina.

Léia disse...

Fico feliz por você, Lola! Relatos como esse seu trazem alívio e renovação dos ânimos. Há esperanca! Nossa primavera vai chegar...

Anônimo disse...

porque você não comenta que a Pfizer precisa ser transportada em -80 graus celcius e por conta disso outras vacinas se mostram mais práticas ? Não sou bolsonarista, sou a favor da vacinação desde o início, a pfizer poderia ter sido utilizada em alguns centros que possuem refrigeradores potentes, mas não em uma grande distância territorial, nos interiores por exemplo. Tem medidas práticas de cada uma e um novo relatório ostra que a coronavac com as egunda dose tem 90% de proteção.

Anônimo disse...

Lola, você foi vacinada rápido porque tem obesidade mórbida, já eu só serei vacinada ano que vem, infelizmente.

avasconsil disse...

Lola nem ninguém tem obrigação de comentar sobre cada detalhe que surja sobre as vacinas e sobre as vacinações. Blogs como o da Lola são favores que alguns pessoas se disponibilizam a prestar. Ela não está prestando um serviço remunerado. A motivação dela (é de todas as outras pessoas que tomam a mesma iniciativa) são a boa-vontade e a solidariedade. https://www.cnnbrasil.com.br/saude/2021/05/28/anvisa-autoriza-novas-condicoes-de-armazenamento-de-vacina-da-pfizer

Denise disse...

Que noticia maravilhosa, Lola!

Aqui na Austrália a vacinacao está a passos de tartaruga, e nem sinal de eu tomar vacina, mas uma amiga que trabalha na área de saúde e tomou a da Pfizer me relatou essa coisa da menstruacao – ela menstruou depois da vacina mesmo estando no meio do ciclo. Só que aqui, os anti-vax usam isso como mais uma justificativa pra pauta deles. Essa minha amiga contou que uma amiga dela, anti-vax, quando soube que minha amiga tinha tomado a vacina, se recusou a encontra-la porque ela estaria “exalando proteinas que afetariam o ciclo menstrual de todas as mulheres a volta dela” (?!?!?!?!).

E com o atraso da vacinacao aqui na Austrália, o governo passa ainda menos credibilidade sobre a importancia da vacinacao e esses grupos anti-vax so crescem… A ultima pesquisa que vi aqui, apenas 40% dos australianos diziam que tomariam a vacina.

O governo aqui parece muito descansado pelas fronteiras estarem fechadas (ainda!) e nao haver transmissao comunitaria. Mas dai acontece o que aconteceu em Melbourne (segunda maior cidade da Australia) semana passada: o covid “vazou” de uma pessoa que estava fazendo quarentena em um hotel monitorado pelo governo, era a variante da India que é ainda mais transmissivel, teve um surto de contagio comunitário e Melbourne está em completo lockdown por 2 semanas.

Sofia disse...

Que nnotícia boa! Parabéns por ter se vacinado, Lola!

Anônimo disse...

Que alívio para todos os vacinados. Ótima notícia. Mas não se esqueçam de manter os mesmos cuidados de antes, porque imunidade pra valer só com uma parcela expressiva da população vacinada. Sobre a vacina da Pfizer, no início de sua comercialização, realmente a questão do armazenamento superfrio poderia ser um empecilho, mas até no interior, graças às faculdades federais PÚBLICAS no interior, haveria capacidade de armazenar alguma coisa. Vejam aqui: https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2020/12/21/covid-19-ufu-disponibiliza-freezers-para-armazenamento-de-vacinas.ghtml e aqui: https://www.jornalonoticiario.com.br/noticia/736/ufv-responde-ao-ministerio-da-saude-que-tem-capacidade-para-armazenar-vacinas-da-pfizer
Outra coisa: a vacina da Pfizer não "imuniza" contra esclerose múltipla. Ela é segura para pessoas com esclerose múltipla e sua tecnologia de RNA mensageiro pode servir para outras doenças, como a esclerose múltipla (https://brasil.elpais.com/internacional/2021-01-12/vacina-da-covid-19-da-biontech-abre-uma-nova-via-contra-a-esclerose-multipla.html).
E só mais uma coisa que está me irritando: tem gente indo de posto em posto para receber vacina da Pfizer, e nem sequer tem comorbidades. A maioria esmagadora dos brasileiros tomou vacina no SUS a VIDA INTEIRA sem saber que "marca" era ou "onde" foi produzida. Agora tem gente preocupada com griffe da vacina!
Saúde! Saudações antifas! Veremos Bolsossauro em Haia.

Naná David