quarta-feira, 12 de maio de 2021

LULA DISPARA NA PRIMEIRA PESQUISA DATAFOLHA DESDE QUE VOLTOU A SER ELEGÍVEL

Agora à noite saiu a mais recente pesquisa Datafolha, que deve ter deixado bastante gente desesperada, mas que colocou o país no módulo esperança. Eu tô sorrindo de orelha a orelha.

Falta muito tempo pras eleições do ano que vem, quase um ano e meio, e não sabemos sequer se o Brasil estará vivo até lá. Tudo pode acontecer. Mas esta pesquisa é especialmente importante por ser a primeira do Datafolha (um dos principais institutos do país) a ser realizada depois de Lula recuperar seus direitos políticos (em fevereiro). E também porque foi feita em campo, não mais por telefone, o que interfere nos resultados.

Pelo Datafolha, Lula tem chances de ganhar já no primeiro turno. Seus números são astronômicos: tem 41%, quase o dobro de Bolso, com 23%. Os candidatos a uma vaga de "terceira via" somam míseros 24% -- juntos (Sergio Moro derretendo tem 7%, Ciro Gomes, 6%, Luciano Huck, 4%, João Dória, 3%, Mandetta e Amoedo, 2% cada. Juntando esse bloco aos 23% de Bolso, o placar no momento é de Lula 41 x todos os outros 47. Bem próximo de uma vitória no primeiro turno!

No segundo turno, Lula teria 55% contra 32% de Bolso. Vitória tranquila! Ele também ganharia fácil qualquer outro. Já Bolso suaria pra derrotar Doria e perderia de Ciro.

Aliás, convém nem falar do Ciro. Até pouco tempo, eu e outras pessoas bem-humoradas o chamávamos de 12%. Porém, sua intenção de voto não para de cair. Na maior parte das pesquisas, ele está com 6%. Eu rio porque lembro da opinião dele e do PDT em geral quando Lula se tornou elegível -- que isso seria ótimo pro Ciro. Pois é. Ainda bem que eles são políticos, não analistas políticos. 

As boas notícias não acabaram aí. Lula também está com um índice de rejeição relativamente baixo, de 36%. Compare com os 54% de Bolso (pra mim é uma incógnita como apenas 54% digam que não votariam de jeito nenhum nesse traste). Lula ganharia de Bolso em todas as regiões do país. E até entre os evangélicos ele tem mais voto que o genocida (35% contra 34%, o que na realidade configura empate técnico).

O maridão estava dando aula de xadrez quando saiu a pesquisa, então só pude contar pra ele depois. A gente comemorou, se abraçou, deu pulinhos. E o maridão concluiu que, se é pra gente sonhar, vamos sonhar logo com Lula presidente e Boulos governador de SP. Já pensou? 

Vem logo, 2022!


9 comentários:

B. de Campos disse...

Lola, eu fico muito feliz com essa notícia, mas... pelo que eu tenho observado na internet, Bolsonaro ainda é muito forte (e não são perfis fakes ou bots)... é triste constatar como ainda defendem esse cara com unhas e dentes... Lula vai ter uma batalha grande pela frente... infelizmente:(

Jordana disse...

Esperança necessária pra vislumbrar um futuro pro Brasil e pra nós brasileiros ❤️🎉🎊

avasconsil disse...

Eu acho que Bolsonaro vai cair ainda mais nas intenções de voto. Eu já disse num comentário deste blog: daqui pro fim do ano, mais do que uma Aracaju inteira vai ter morrido no Brasil. Serão mais de 664 mil pessoas mortas. Várias projeções preveem uma terceira onda no Brasil pra julho/agosto. E vai ocorrer. Eu costumo ir ao supermercado Cometa que fica na Jovita Feitosa, em Fortaleza. É o supermercado mais próximo da minha casa. Por isso é aquele aonde sempre vou. Nesse mercado tem uma academia Freelife. É uma franquia aqui em Fortaleza. As pessoas saem do carro pra lá, e voltam de lá pros seus carros, sem máscara. Eu peguei um Uber ontem, e ele passou por uma rua perto da minha casa, onde estava acontecendo uma feira. Várias pessoas com a máscara no pescoço. A covid ainda vai matar muita gente no Brasil. Não é uma culpa 100% do Bozogenocida. Mas que ele tem participação, tem. Bozo vai perder em 2022. São muitos os arrependidos de ter votado nele em 2018. E o número vai aumentar.

Anônimo disse...

Ai Lola, queria tanto acreditar. As vezes eu sinto que será difícil sair deste buraco...

Meu circulo de convivência bolsonarista ainda defende o Bozo com unhas e dentes, parece q pouco importa o q ele faz. Pode gente morrer, pode atrapalhar a vacinação, pode se envolver com corrupção, mas a culpa sempre será do PT

Anônimo disse...

https://youtu.be/g6poi_8udpE

avasconsil disse...

Vídeo da Rita Von Hunty e George Marques sobre como está a tramitação da PEC da reforma administrativa no congresso nacional. Rita Von Hunty é uma drag queen intelectual interpretada por Guilherme Terreri, professor de língua e literatura inglesa formado pela USP, também ator. George Marques é um jornalista que cobre os bastidores do legislativo nacional desde 2010: https://youtu.be/FpZLnjNqMsg . Votar em Lula, claro, é uma forma de abrandar a voracidade dessa reforma. Nem diria que ele sendo eleito que não vá haver reforma administrativa. Ele vai ter que chancelar uma parte da agenda neoliberal. Ninguém consegue ser eleito e governar o Brasil sem pagar pedágio aos "mercados". Mas que com o Bozogenocida e o sinistro Guedes vai ser pior, isso vai. Pra todo mundo. Não só pros servidores. Essa PEC da reforma administrativa institui um novo modelo de estado. O de um estado que se declara subsidiário na prestação de serviços públicos, inclusive saúde e educação. Ou seja, o do estado que presta serviços públicos na falta da iniciativa privada, cujo acesso a gente sabe que é pago. Pra economizar orçamento público (pra onde vai essa economia? Alternativa A: Classe Média. Alternativa B: Os abaixo da classe média. Alternativa C: Os "mercados" - Bradesco, BTG Pactual, Itaú, especuladores estrangeiros, os donos da Globo, os donos do UOL/Folha SP/Abril... Ai como é difícil responder...), essa reforma quer privatizar os serviços públicos. Logo num período de empobrecimento da maioria da população. Quem vai ao supermercado sabe que tudo está subindo de uma semana pra outra. Ou seja: é um projeto de governo que nos empobrece, e ainda reduz serviços públicos, num período em que mais gente vai precisar deles e não vai conseguir acessá-los sem pagar. E não vai conseguir acessá-los por falta de dinheiro, num círculo vicioso infernal. Quando o país estiver ainda mais violento. Quando as convulsões sociais começarem a espocar no país, lembrem-se: nosso voto vai ter tudo a ver com isso. As pessoas precisam pensar se é isso mesmo que querem pra suas vidas. Tomara que não.

avasconsil disse...

Analisando a letra dessa música Patria y Vida, olhando pra o Brasil, fica claro que foi a partir de 2016 que o Brasil começou a ser transformado numa Cuba. E sem a parte boa de Cuba, que são uma educação de bom nível pra a população, e um IDH mais alto que o brasileiro. O IDH do Brasil é pior que o do Chile, Argentina, Cuba, México, Uruguai. Colômbia, Peru... Enfim, o melhor jeito de o Brasil virar uma Cuba ou uma Venezuela é manter o Bozogenocida no poder. Manter o processo de empobrecimento quase geral, e de agravamento da concentração de renda e das desigualdades sociais, só é possível em governos autoritários. Por isso o bolsonarismo estimula tanto o armamento da população e tanto agrada aos militares e às polícias. E vive flertando com a possibilidade de um golpe de estado e do retorno da ditadura no Brasil. Mal sabe ele que o bolsonarismo é maior que ele e prescinde dele. Ou seja: se acontecer o golpe com que ele tanto sonha, ele não vai ser o maior beneficiário da sedição. Durante a ditadura militar no Brasil nenhum capitão quase expulso do exército governou o país. Todos os presidentes foram generais. Mas os tempos são outros. Os EUA não precisam mais financiar golpes na América Latina. Não precisa mais temer o comunismo no mundo, que só existe na cabeça de gente em estado de alucinação. Além de ficar mais em conta financiar uma Lava-Jato, que defecou o bolsonarismo, do que um golpe militar nos moldes de antigamente... https://www.istoedinheiro.com.br/idh-brasil-perde-cinco-posicoes-e-fica-atras-de-cuba/

avasconsil disse...

https://noticias.uol.com.br/colunas/camilo-vannuchi/2021/05/13/o-que-torna-o-filme-marighella-tao-atual-e-urgente-no-brasil-de-2021.htm

O filme MARIGHELA, de Wagner Moura, com as musicas de Chico Science & Nacao Zumbi:
Uma aula de Historia!


Baixem antes que suma!
E assistam na integra!

https://drive.google.com/file/d/1ZThdmtDshD80Ye4uH3GR9pDVsmi-5B_m/view?usp=sharing

Anônimo disse...

"pra mim é uma incógnita como apenas 54% digam que não votariam de jeito nenhum nesse traste"

Veja pelo lado bom, Lola. 54% ainda é a maioria dxs brasileirxs.