quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

TODO MUNDO FECHOU DE NOVO, MENOS O BRASIL?

Semana passada escrevi um tuíte compartilhando o que uma amiga que mora na Holanda me contou sobre a pandemia. Um monte de gente respondeu falando como estava a situação (trágica) nos países que moram. Como no início da pandemia publiquei vários guest posts de brasileiros narrando o cenário internacional, publico agora esses tuítes. E se alguém quiser escrever contando mais a fundo como anda a situação no seu país, escreva! Acho muito importante a gente ter registros assim do dia a dia.

4 comentários:

Unknown disse...

Lolla feliz natal pra ti... Tava sumido nós comentários mas sempre por Aki lendo suas postagens
...

titia disse...

Claro que o miliciano arregão não vai fechar o Brasil. Não esqueçamos que o excrementíssimo é essencialmente um torturador e cabeça de torturador funciona assim, quanto mais gente sofrendo e se angustiando por causa das burradas dele melhor. É isso que ele quer, ver o povo sofrendo.

titia disse...

Comentário de alguém que viveu na época da juventude do Micto pra mostrar que o problema maior desse povo "de bem" é armário mesmo:

A frase do Presidente Bolsonaro sobre possíveis mudanças genéticas que as vacinas provocarão, transformando as pessoas em jacarés vem na verdade de um antiguíssimo ditado-piada da nossa geração (infelizmente, eu e ele somos da mesma geração). Exatamente uma das piadas da Quinta Série: "Homem com homem dá lobisomem, mulher com mulher dá jacaré." Na fala completa dele, na live, ele diz que as vacinas farão nascer barba nas mulheres e os homens ficarem com a voz fina.

É incrível como tudo na mente desse sujeito vem sempre associado à questão da diferença sexual e da sua possível confusão ou indeterminação. O que ele quer dizer afinal não é apenas que as vacinas confundam a diferença entre o humano e o animal, mas que elas diluam a diferença entre os dois sexos - . É ainda mais aberrante que essa, digamos, "visão de mundo", esteja tão firmemente ancorada na velha Ditadura Militar (que o "educou"). Enfim, mais uma prova: a ideologia é uma merda.

A acusação mais "cientificizante" é que as vacinas para a Covid-19 vão "mexer no nosso sistema imunológico" - e nessa acusação Bolsonaro consegue a companhia até de alguns setores aparentemente de esquerda. Creio que neste caso não se entendeu muito bem o "conceito" de vacina: vacina, por conceito, é uma intervenção no sistema imunológico. Ao invés de se intervir no metabolismo, como os "remédios", antecipa-se intervindo no próprio sistema imunológico.

Mas isto já é outra história: Antes, antes de tudo, se trata de garantir no cosmo a diferença entre os dois sexos - base de toda determinação possível. Que vidinha de merda.

Denis Reis

Denise disse...

Oi Lola! Estou colocando os posts em dia só hj por conta das férias escolares aqui que me tirou da internet. rs

Espero que vc tenha tido um ótimo Natal, apesar de tudo. Imagino como a situação por aí esteja difícil, mas só resta mesmo a esperança de que 2021 será melhor.

Nesse post vc comenta de outros países do mundo, e como eu já tinha te contado lá no início da pandemia, a Austrália está administrando primorosamente o vírus. Aqui em Sydney estamos tendo algumas ondas de novos casos intercalado com meses com zero novos casos. No início de dezembro a maioria das restrições estavam finalmente sendo levantadas, mas daí o vírus escapou de um passageiro que veio do exterior, e Sydney de novo voltou a registrar casos, chegando ao pico de 30 por dia (sim, vc leu certo, apenas 30 novos casos por dia!). Eles estão controlando muito bem, são milhares de testes por dia (no auge da mais recente onda bateu-se o recorde de quase 70.000 testes num único dia!) e agora estamos numa média de 2-10 casos novos por dia em Sydney. Parece ínfimo, né? Mas o governo já retomou com as restrições, colocou o norte de Sydney em lockdown por 2 semanas, no Natal foram permitidos apenas 10 visitantes por casa, e agora as restrições em Sydney são: 1) máscara obrigatória em todos os locais fechados, sob pena de multa de $200; 2) trabalho remoto quando possível (eu estou trabalhando de casa desde marco passado!); 3) limite de apenas 5 visitantes por dia para cada residência; 4) limite de 30 pessoas juntas em área externa; 5) bares e restaurantes só sentados, com distanciamento social e check-in na entrada usando um app do governo (e tem um “covid marshal” nos estabelecimentos maiores como pubs que ficam basicamente controlando se as pessoas estão próximas demais).

As fronteiras dos estados da Austrália seguem fechadas e não há nenhuma previsão de abertura das fronteiras internacionais. O governo prometeu que irá começar com a vacinação em marco, e prevê que até outubro todos os cidadãos já estejam vacinados.

Resumidamente é isso. A Austrália tem números ínfimos de novas contaminações pelo vírus, mas nem por isso abranda as restrições. E quando descobrem um novo caso o governo é sinistro no rastreamento! Liga para todos que tiveram contato e mandam se isolarem por 14 dias independente de teste negativo, publicam os estabelecimentos em que aquela pessoa contaminada esteve e mandam todo mundo que esteve nesse estabelecimento se testar e em alguns casos se isolar por 14 dias, e todo mundo que tem o mais remoto sintoma (como nariz entupido ou fadiga) tem que fazer o teste e se isolar até sair o resultado. Eu já fiz o teste 3 vezes, só por causa de nariz entupido. O resultado sai em 24hrs e acho que todos aqui temos que fazer a nossa parte.

Essa semana, quando o governo decretou o uso de máscara obrigatória e algumas pessoas protestaram, o governo respondeu: “Não quer usar máscara? Então fica em casa! Vc não precisa ir num shopping center e colocar outras pessoas em risco”. Tem quem descumpra? Sempre tem! Mas a multa é de $200 on spot (a polícia circula pela cidade distribuindo multa a torto e a direito) e o governo já ameaçou tb estudantes internacionais que se forem pegos descumprindo o isolamento social serão deportados.

Beijo e fique bem,
Denise