quinta-feira, 27 de agosto de 2020

POR MAIS, NÃO MENOS, MULHERES (DE ESQUERDA) NA POLÍTICA

A líder do PCdoB na Câmara, a deputada federal Perpétua Almeida, 
acaba de aprovar um projeto de sua autoria, fazendo com que trabalhadoras grávidas cumpram suas atividades à distância enquanto durar a pandemia, protegendo assim as mulheres e seus bebês. Parabéns, deputada!
Publico aqui um texto da Perpétua:

Faz 88 anos que o direito ao voto feminino foi reconhecido no Brasil. Desde essa conquista estratégica, lutamos para que cada vez mais mulheres ocupem espaços de poder. Após tantos avanços, é inaceitável que uma parlamentar apresente o Projeto de Lei (PL) 4213/20 para acabar com a reserva mínima de 30% das vagas para candidaturas femininas pelo sistema proporcional.
O machismo no país é tão estrutural que muitas mulheres o reproduzem sem saber. Esse projeto revela o desconhecimento da luta por mais mulheres na política e das dificuldades para que candidaturas femininas cheguem ao Parlamento.
O direito às cotas é uma conquista das mulheres que vieram antes de nós. Por elas e por aquelas que ainda virão, não podemos aceitar retrocessos. O nosso trabalho deve ser para que as cotas se tornem cada vez mais efetivas.
Nosso papel é defender condições igualitárias de participação política para todas nós. A bancada feminina cresceu graças a ações afirmativas: reserva de candidaturas combinada com a destinação efetiva de recursos, conquistada na última eleição com a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Se não existisse obrigatoriedade do preenchimento mínimo de 30% das candidaturas por mulheres, muitas de nós sequer estaríamos aqui. 
Precisamos lutar por nós e por todas que não têm o privilégio de estar no Congresso. Ocupamos a posição 132 entre 190 países em termos de participação de mulheres no Parlamento, atrás até mesmo da Arábia Saudita, conforme o ranking de representatividade feminina no legislativo elaborado pela organização internacional União Interparlamentar.
Sonhamos com uma política com a cara do Brasil, que represente toda a nossa diversidade. No nosso país, conforme estatísticas oficiais, as mulheres são 51,8% da população, sendo 44% dos filiados a partidos políticos. Representam, entretanto, apenas 14,8% dos senadores e 15% dos deputados federais; 12% dos prefeitos e 13,5% dos vereadores. Mulheres negras, indígenas, trans, com deficiência e periféricas são ainda mais subrepresentadas.
No mundo, a situação começou a melhorar. As cotas vêm sendo muito importantes nesse processo. Segundo Julie Ballington, representante do Programa para Parceria entre Homens e Mulheres da União Interparlamentar (IPU), nos países que adotam o sistema de cotas, as mulheres conseguem, em média, 21,7% das cadeiras nos parlamentos, enquanto nos que não adotam, ocupam apenas 11,8%.
É hora de lutarmos por mais conquistas e contra qualquer retirada de direitos arduamente garantidos. Estamos juntas contra retrocessos e por mais mulheres na política. Dizemos não ao PL 4213/20.

19 comentários:

Anônimo disse...

Existe algum óbice legal ou mesmo qualquer espécie de impedimento à candidatura e ao voto em mulheres?

Anônimo disse...

Se a mulherada quiser fazer o que os homens fazem, td bem. Só que a casa, a família e os filhos seriam abandonados ao Deus-dará? Pq egoísmo reflete isso aí que vcs querem. Cada qual no seu quadrado. Menos, feministas! Menos... uma ou outra, td bem, a gente suporta. Mas ñ queiram sentar na janelinha, já que ñ fazem parte desse mundo, ñ. É o que eu e 99% dos homens pensam no BR...

Anônimo disse...

Malditas sufragistas!

"Qualquer espécie de impedimento à candidatura", tem sim, às toneladas: pressões familiares, econômicas, tradição de machos-no-poder, preconceito. Mesmo em partidos progressistas há exemplos de candidaturas femininas fictícias, registradas apenas para completar quotas.

É preciso garantir representatividade nos cargos, não apenas nas candidaturas.

Que (mais da) metade da população esteja extremamente subrepresentada politicamente é mais do que prova de que há algo errado, que precisa ser consertado.

Anônimo disse...

Tem coisa que é mais provável alguém que pertence ao grupo pensar. É um dos motivos de fazer sentido uma bancada variada. Nunca vai ser perfeito e sempre vai ter que ser alguém capaz de olhar para os outros, mas acho que a variedade fortalece. Só não vale a variedade pela variedade, nê. Por exemplo, lá nos EUA, entre o Sanders e a Hillary, sem dúvidas ia ter sido melhor o Sanders. Tem que ser visto caso a caso.
De qualquer forma, xD, boa proposta!

Anônimo disse...

Ain mas e a casa, comida, família e filhos mimimi mimimi...
Simples, isso não é responsabilidade exclusiva da mulher da casa. É só os homens da casa tirar o traseiro murcho do sofá e arregaçar as mangas, ué...

Anônimo disse...

Ih está passando agora no noticiário sobre uma portaria que obriga o médico notificar polícia sobre aborto por estupro. E obriga o profissional a mostrar o feto ou imagem do feto para a mulher.

Anônimo disse...

Na Argentina o voto é em lista partidária, diferentemente do sistema eleitoral brasileiro com candidaturas individuais, por isso o maior número de mulheres eleitas. No sistema brasileiro para se eleger tem que ser rico ou famoso para conseguir bancar os enormes gastos de campanha por territórios estaduais que são maiores que a maioria dos países do mundo.

Anônimo disse...

Oi Lola, nada a ver com o post mas gostaria de fazer uma sugestão: se você ou alguma convidada pudesse fazer uma matéria, uma postagem sobre um fenômeno que tenho reparado que está se tornando muito comum: o "homem encosto", homem encostado, aquele homem que se acomoda, não quer trabalhar ou se contenta com bicos, enquanto a mulher acaba (contra sua vontade) dando conta de tudo sozinha.

Anônimo disse...

Dicas de uma médica para os homens 🌟

1. Você NÃO deve terminar todas as tarefas da casa em um dia. Os que fizeram isso estão estressados e alguns já estão enterrados.

2. Tire tempo para descansar, não é pecado sentar-se, colocar as pernas em cima da mesa e comer algo que você gosta.

3. DURMA se necessário para que a dor de cabeça desapareça. Aqueles que se recusam a tirar férias, ir embora, tirar tempo livre ou tempo de descanso, suas famílias vão sentir saudades porque se foram prematuramente para a viagem sem retorno.

4. PARE de tomar sedativos para dormir, você está destruindo seu cérebro e seus órgãos. Em algum momento você vai começar a esquecer as coisas. Relaxe o cérebro, se preocupe menos, saia pra caminhar, ria, sorria mais, tudo passará com o tempo.

5. Sinta-se em algumas ocasiões, fora de sua casa em silêncio, sozinho; não diga nada, respire ar fresco com calma, não se apresse.

6. Fique em frente ao seu espelho, sorria para si mesmo, isso acende uma aura positiva ao seu redor, para que você possa brilhar com luz própria.

7. VÁ comprar um lanche ou algo para beber. Simplesmente faça algo por si mesmo, mesmo que sua parceira não o faça por você... Faça você, para que você possa baixar as coisas na sua cabeça.

8. OBTENHA os eletrodomésticos necessários para facilitar o seu trabalho e evitar o estresse, pois ele é o maior assassino silencioso dos homens.

9. Diga quando você não se sentir bem, faça algo sobre isso, vá para o centro de saúde, hospital ou chame algum médico próximo, não se sente a esperar que alguém compre medicamentos para você, eles podem voltar tarde e sua vida importa.

10. CONTROLE SUA PRESSÃO E NÍVEL DE AÇÚCAR OCASIONALMENTE, quer você esteja doente ou não. Fazer isso salvou muitos homens no passado. Confie nesta boa dica que eu te dou e dê o valor que você merece, ama-te e cuide-se, você é um grande homem e não esqueça que você é... Instrumento precioso para DEUS.

Anônimo disse...

Dicas para homens???!!!
Kkkkkkkk
Pelo que vejo por aí, parece ser mais aplicada para as mulheres, geralmente elas é que dão conta de tudo sozinhas

Cão do Mato disse...

Isso tá parecendo fan fic...mas se for verdade, qual o problema? Durante séculos muitos homens tiveram que conviver com a "mulher encosto" (também conhecida como "dondoca")... se a mulher aceita, o que tu tem a ver com isso?

Anônimo disse...

Cachorrinho do mato:
Não é fanfic, isso existe. Aos montes. Favor não confundir dondoca com dona de casa. Não confunda dondoca com a mulher que por total falta de apoio da família e da sociedade, não pôde se dedicar a estudo e construir uma carreira profissional. Aquela que foi forçada pelas circunstâncias a abrir mão da profissão para cuidar dos filhos e dar conta da vida doméstica, sozinha também na maioria das vezes. Por falta de opções, de apoio logístico.
Não há nenhum problema quando um dos cônjuges, homem ou mulher, se dispõe (e pode $$) segurar as despesas da família, todas, enquanto o outro se encarrega de gerenciar a vida doméstica, sem trabalhar fora de casa. Nenhum problema quando é consentido, conversado, esclarecido, combinado no casal. Nenhum problema quando as pessoas jogam limpo.
Não estou falando de "inversão de papéis". Não estou me referindo a golpe do baú, gente interesseira $$, pobre casando com alguém por dinheiro.
Estou falando aqui de um fenômeno que se torna cada vez mais comum: no relacionamento, o cara encostado, não chegado a trabalho, se acomoda com pouquinho, que não quer se esforçar pra nada, enquanto a mulher a duras penas, trabalha duro para pagar as contas, sozinha. O cara se acomoda, vai encostando, sorrateiramente, não chega junto, não colabora. Promete mudar, enrola, não muda. Vira um encosto, um fardo na vida da outra pessoa, que acaba ficando travada na vida e se privando de tudo. Um tipo de relação abusiva.
Procure se informar melhor antes de latir.

Anônimo disse...

Aí cãozinho que ladra, clica aí embaixo e veja alguns relatos:

https://superela.com/clube/113241/namorado-que-nao-trabalha

Só uma amostra, há muito mais por aí, se vc procurar

Anônimo disse...

Não são mulheres ricas ou remediadas, que não vêem problemas com parceiro que não tem grana, muito menos mulheres endinheiradas com vocação para sugar mommies, dispostas a bancar gigolôs.
Estamos falando de mulheres trabalhadoras, que dão duro, muitas vezes com dois empregos, cheias de sonhos, batalhando por melhoria de vida, dando azar de cair na lábia desses encostados aproveitadores, que sempre tem uma desculpa pronta para não arrumar emprego. E nem ajudam no serviço doméstico, não dão nenhuma contrapartida no relacionamento.

Anônimo disse...

09:39 se o homem aceita a dondoca qual o problema? Se ele concorda, o que Cão do Mato tem a ver com isso?

Anônimo disse...

Excelente!! Por mais políticas como a Perpétua! Ja vamos pensar nisso nessa eleição. Desde 2016, dentro do possível procuro votar em mulheres, exceto aquelas de partido de direita, fanáticas religiosas, dondoca ou pseudo descolada que desconhecem a vida real e aquelas que se apresentam como "fulana do Cicrano" ou "Tia qualquer coisa".

Um aspectro multifacetado das ideologias disse...

Se por encosto os senhores e senhora inferem aquele que não faz nada pra ajudaf ou financeiramente ou emocionalmete as criticas são validas entretando me parece benefico que pelo menos um dos individuos do relacionamento trabalhe menos para dar o suporte emocional melhor(tendo em vista que não estará tão exausto do trabalho) e uma pessoa que vai meter o pé na dianteira economica...ai você escolhem (vou falar de maneira vulgar) a mulher trabalha e o cara vira dono de casa ou o contrario.

Anônimo disse...

Olá, prezado "Um aspectro multifacetado das ideologias". O senhor por favor releia meus 3 comentários acima em resposta ao cão do mato. Tudo o que eu quis dizer está ali em cima. Se o que o senhor considera benefíco for conversado e consentido entre o casal, concordo, sem o menor problema, tudo certo. O problema é quando o indivíduo vai dando uma de esperto, vai enrolando, se aproveita de uma situação de fraqueza da outra pessoa, promete melhorar mas é só papo furado, quer mesmo é viver as custas de outra pessoa e nem se importa com essa pessoa. O tipo de pessoa que só quer usufruir do lado bom, mas que não quer dar nenhuma cota de contribuição, não quer esquentar a cabeça.

Anônimo disse...

Homem encosto: apelido bem apropriado, em todos os sentidos hahaha...
Vá de retro! Livrai-nos desse encosto!