quinta-feira, 20 de junho de 2019

FELIZ ANIVERSÁRIO AO CARA QUE CRIOU A TRILHA SONORA DA ESQUERDA BRASILEIRA

Ontem foi aniversário do gênio Chico Buarque de Hollanda, que fez 75 anos. 
Outro dia eu fiz um post sobre algumas das canções dele que mais gente não entende, e isso rendeu uma boa discussão no Twitter. Incrível como Chico continua sendo imprescindível para muita gente de todas as gerações, principalmente pra quem é de esquerda. E como ele "moldou" a cabeça de várias pessoas. Como uma leitora antiga, a Dri, definiu bem: "Chico criou a trilha sonora da esquerda brasileira". 
Sem dúvida que as músicas do Chico serviram de "personal marxist doctrinator" pra uma multidão. Eu lembro bastante bem quando minha mãe me chamou pra ouvir "Construção". Chorei muito. Foi aí que minha revolta e consciência social começaram. Acho que eu tinha uns 10 ou 12 anos (Chico tinha apenas 24 quando a compôs).
E vocês? Quando Chico formou a sua consciência?

7 comentários:

Anônimo disse...

Amo Chico Buarque feliz que ele tenha muitos anos de vida.

Felipe Roberto Martins disse...

O Chico formou quanto escutei "Amanhã vai ser outro dia..."

Anônimo disse...

Eu não gostava de construção quando pequena. Só fui entender a grandeza da letra quando cresci. Mas adolescente, Chico me moldou com "Deus lhe pague".

Olga disse...

Fui no show "As Cidades" pra acompanhar uma prima. Minha tia comprou ingresso pra nós duas pq não ia poder ir com a filha. Eu tinha 14 anos e nunca tinha ouvido nenhuma de suas músicas, mas topei pq afinal ao vivo até música ruim é boa....
Naquela noite voltei pra casa num estado quase de choque. Parecia inacreditável que eu tivesse vivido até ali sem saber da existência de toda aquela beleza... passei as semanas seguintes procurando as letras de todas suas músicas na internet, apaixonada.
Chico <3

Anônimo disse...

Gênio brasileiro,amo desde a primeira vez que ouvi!

Pedro Mundim disse...

Grande compositor, sem dúvida, mas também tornou-se o arquétipo da "esquerda festiva" por exibir a óbvia hipocrisia de exaltar o socialismo e ao mesmo tempo viver como o artista milionário que é, usufruindo os gozos do capitalismo. Por este motivo é fácil a direita atacar Chico. Provavelmente julgava que, em um hipotético Brasil comunista, ele teria algum alto cargo público, de modo que seu padrão de vida pessoal não seria alterado.

Outra coisa que eu lamento é que a inspiração dele parece ter secado após o fim da ditadura. Parece-me que a perspectiva de censura e polêmica despertada por suas canções era um componente essencial de seu pendor criativo. Mas nada disso invalida seu talento e o papel que desempenhou na música brasileira.

Marina disse...

Nossa, a primeira vez que entendi que o moço tinha morrido em Construção, fiquei em choque. Nem lembro quantos anos eu tinha, meus pais sempre ouviram Chico em casa e qdo entendi, fui perguntar pra minha mãe e fiquei bem abalada uns dias.
Pois é, Chico tbm foi meu pessoal marxist douctrinator, assim como outros artistas brasileiros que meus pais ouviam bastante (Raul Seixas, Secos e Molhados, Novos Baianos, etc) e hoje meu pai (um tucano inveterado - vai entender) se pergunta o q aconteceu pra eu ser tão "radical". Hahahaha...só rindo!