segunda-feira, 10 de junho de 2019

AS PROVAS DO GOLPE E DA TOTAL PARCIALIDADE DO JUIZ

Ontem à noite o portal de notícias independente The Intercept Br publicou quatro reportagens bombásticas em que mostrava trocas de mensagens entre juízes e procuradores nos últimos anos, em especial entre Sérgio Moro e Deltan Dallagnol (aquele que ficou famoso pelo ridículo powerpoint com a palavra "Lula" no meio). 
Recomendo muito que vocês leiam os quatro longos artigos, se ainda não leram, antes que a justiça nada isenta deste país mande tirá-los do ar ou ordene a prisão do fundador do Intercept, o jornalista americano vencedor do Pulitzer Glenn Greenwald (observem como hoje a direita brasileira voltou a atacar David Miranda, deputado federal do Psol, seu marido. Reaças acham homofobia um meio legítimo para tentar deslegitimar alguém). 
Ah, pra quem acha exagerado insinuar que jornalistas podem ser presos, lembrem-se que vivemos num estado de exceção desde o golpe de 2016. 
Pois é. Agora, mais do que nunca, fica difícil negar que houve um golpe das elites para derrubar um governo democraticamente eleito. As conversas vazadas provam o que o mundo todo já sabia: que foi golpe sim, com o Supremo, com tudo; que Lula foi posto na cadeia para que não voltasse ao poder, já que era amplo favorito (logo, Lula é o maior preso político da atualidade), e que não há nenhum juiz imparcial e muito menos heroico nessa história toda.
Preciso dizer que Bolsonaro não era o candidato dos sonhos da elite? Não era mesmo. Até uma das elites mais provincianas e atrasadas do planeta sabia da mediocridade e incompetência do fascista corrupto. Mas, entre o PT e o pior presidente da história do país, quiçá do mundo, a elite nem piscou em apoiar o segundo. Aí deu no que deu. Aliás, no que está dando -- esse desastre previsível que todo mundo tá vendo. 
O vazamento das mensagens de agora, feito por algum hacker e entregue ao Intercept, e apelidado ontem por uma hashtag como #VazaJato, vem sendo noticiado exaustivamente pela mídia internacional. É um escândalo. Imaginem um procurador trocar detalhes sobre a acusação com o juiz do caso, que deveria ser imparcial. Alertamos para isso faz anos, mas agora há provas. E depois de toda a lambança, esse juiz vira ministro, com promessa para entrar no STF.
Não sei pra vocês, mas pra mim fica claro que a denúncia semana passada de que o celular de Moro havia sido hackeado foi uma tentativa de desacreditar o vazamento das conversas criminosas entre ele e Dallagnol. De algum modo, eles já sabiam o que estava por vir. E o Intercept promete que até agora só vazou uma fração do que recebeu. 
E agora? Num país sério, um escândalo desses derrubaria o governo. Não derrubaria apenas Moro, que se fosse minimamente honesto renunciaria imediatamente e desistiria da ambição de tornar-se ministro do STF. Não derrubaria apenas Bolso, o maior beneficiário da prisão de Lula. Em qualquer país sério, seria questão de cassar a chapa que venceu as eleições das formas mais fraudulentas possíveis: primeiro, impedindo que o principal adversário concorresse, numa tramoia planejada anos atrás (vocês devem lembrar que a comissão de Direitos Humanos da ONU já tinha decidido em 2018 que o Brasil deveria libertar Lula e permitir que ele concorresse às eleições); segundo, através das mais sórdidas fake news, que nunca foram enfrentadas pelo cúmplice STF. 
E agora? Fernando Henrique Cardoso vê o vazamento como "tempestade em copo d'água". Para bolsominions, não muda nada: Lula é um comuna barbudo e perigoso desde que despontou na política brasileira como sindicalista, ainda na década de 70, e Moro é um enviado dos céus para finalmente jogá-lo onde ele merece estar (na cadeia). Os fins justificam os meios, ora. Pra essa gentinha sem ética, Moro é mais super-homem ainda por fazer conluios para criminalizar o PT. Agora sim é que os patos votariam no marreco para presidente! 
Já os procuradores, alarmados com o vazamento, estão gritando "árvore dos frutos envenenados". Ou seja, como as conversas foram hackeadas, seriam provas ilícitas que não podem ser usadas para condenar alguém (no caso, eles mesmos uns juizecos). Acho fascinante como essa teoria dos frutos envenenados serve para mensagens vazadas, mas não para delações premiadas, em que corruptos denunciam gente a rodo para não serem presos. 
Também acho bacana como a perspectiva das coisas muda. Alguns vazamentos são lícitos, outros não. 
Por exemplo, em março de 2016, Moro vazou telefonemas entre Lula e Dilma que ele havia mandado grampear. Aquilo foi considerado meio inconstitucional, e Moro pediu desculpas uma semana depois (pro juiz de Curitiba, pedir desculpas é suficiente pra se livrar de um crime, como ele falou do Caixa 2 do ministro da Casa Civil Onyx Lorenzoni). O estrago já estava feito. Mas agora, olhem só, o cara considera ultrajante que mensagens dele tenham sido divulgadas!
Vamos fazer um pequeno exercício. Vamos imaginar que o mesmo juiz tivesse trocado todas essas mensagens amistosas, feito acordos, dado dicas, não com o lado da acusação, mas com o lado da defesa. Imaginem se Sérgio Moro tivesse feito com os advogados de Lula tudo isso que fez com Dallagnol, e finalmente julgado sem provas, mas com convicção, pela sua absolvição. Não seria um escândalo? 
Agora vamos imaginar, só por um minuto, que tudo isso vinha sido orquestrado há anos para tirar um partido de esquerda do poder e fazer com que a direita voltasse.
Vamos imaginar que juízes e procuradores iriam às últimas consequências para impedir que um ex-presidente fosse candidato nas eleições e que ele falasse. Vamos imaginar que logo depois que a direita voltasse ao poder, o novo presidente anunciasse que iria recompensar com uma nomeação de super ministro o juiz que proibiu o favorito de concorrer. Vamos imaginar também que, poucos meses depois, o presidente revelasse que tinha um "compromisso" com o juiz, agora ministro, para que a próxima vaga do STF fosse preenchida por ele. Não seria um escândalo?
Mas talvez não seja nada de mais mesmo, talvez seja só eu que me escandalizo à toda. É que sou da época em que um juiz não podia ajudar um dos lados. Pelo jeito, sou um dinossauro.
Bom, independente do que acontecer, a semana começou fervendo e promete ser maravilhosa. Começa com o vazamento de conversas comprometedoras e vai terminar com uma mega baita super duper greve geral na sexta, dia 14. Espero que o desgoverno Bolso não sobreviva. Mas, neste Brasil, qualquer coisa pode acontecer -- como, por exemplo, nada. Seria só mais um escândalo ignorado numa longa lista de inúmeros escândalos que acabam em pizza.

27 comentários:

Anônimo disse...

O problema é que a maior parte do eleitorado desse asno demoníaco que é o Bozo ou não entende ( não tem capacidade cognitiva para entender as implicações dessa história) ou então é mau caráter e concorda com toda as ilegalidades e absurdos que este desgoverno está fazendo. Como disse o jornal francês Lê Monde, vivemos uma idiocracia, um governo de idiotas

titia disse...

#Eujásabia. Surpreendeu um total de 0 pessoas com cérebro. E lindo é ver os minions que pagavam de isentões jurando que votaram contra a corrupção defendendo o marreco 171 e a corrupção dele,desde que seja contra o Lula. Dá nojo. Nessas horas eu penso que cadeia é pouco, tem que tirar Robespierre da tumba pra guilhotinar esses canalhas todos.

Aninha disse...

Eu voto no nada mesmo. Não é interesse de ninguém que algo aconteça.

Anônimo disse...

a) Lola nao estou surpresa nunca confiei nesta gente.

b) Nao uso camisa amarela nao quero ser confundida com esta gentalha.

Anônimo disse...

Segui o conselho é li os artigos da Intercept.

Que eu li foram algumas frases pinçadas, mas não publicaram todo o contexto.

Um juiz conversando com um procurador, já que a Laja-Jato era uma força-tarefa não achei estranho.

Só achei interessante, muito interessante.

Anônimo disse...

A a sujeirada esta começando a aparecer. Temos que deter esses canalhas. Dia 14 iremos para as ruas em todo o Brasil mostrar descontentamento com esse governo fascista. Temos que impedir essas mulas de continuar com a barbárie.

Anônimo disse...

Ah, o vazamento só ilegal quando praticado contra os co-partidários? Para onde irá uma país cuja justiça foi corrompida? Se o judiciário se deixar conduzir pelo viés político e seus membros são seduzidos pelo ganho fácil de cargos institucionais, quem estará a salvo? Não há segurança jurídica neste Estado de não-direito. Não importa quem está sendo julgado, o julgamento tem que ser justo e imparcial. Está é a lei.

Anônimo disse...

Um juiz e um procurador macunados para prender um bandido.

Um absurdo.

Tem que ser investigado sim, e os fatos devidamente esclarecidos.

Doa a quem doer.

Anônimo disse...

Mesmo que anulassem o julgamento do Lula, ele não ficaria LIVRE de fato, apenas seria julgado novamente (e provavelmente condenado).
Além do triplex que não era dele, tem ainda o processo do sitio em Atibaia (o sitio é fato que era dele).
Mesmo que ele fosse julgado novamente no caso do triplex e absolvido, ainda tem o caso do sitio.
Enfim, talvez ele consiga se livrar de uma condenação, apesar de improvável, mas ainda vai ficar mais tempo na cadeia, a pena do sitio vai ser igual a do triplex.
Com a idade que ele tem, vai sair da cadeia para morrer de velhice em casa.
Virou carta fora do baralho dos poderosos em Brasília.

Anônimo disse...

Caso menino Rhuan.

Marina disse...

18:32, é uma força tarefa DO MINISTÉRIO PÚBLICO. Não existe força tarefa q una ministério público e judiciário. A Lava Jato é uma ação do MP, não do judiciário. O Judiciário NÃO tem força tarefa para prender e investigar ngm, não é atribuição deles!!Olha a confusão que isso tá fazendo na cabeça das pessoas!! JUIZ NÃO INVESTIGA PELAMORDASDEUSAS!!!!Isso seria a maior aberração já vista. Opa, péra...Isso É a maior aberração já vista. O juiz tem q ser imparcial, manter a mesma distância entre a defesa e o a acusação, ele não pode jogar pra um dos lados. Não é muito difícil de entender.
Veja o exemplo q a Lola deu, imagina se é o Moro conversando com o advogado do Lula, falando "Olha, tem uma testemunha aqui que eu achei, que vai ajudar vcs. Chama ela pra depor". O Moro fez EXATAMENTE isso pra acusação. Cara, imagina o escarcéu que seria feito! ACORDA!!!

20:19, sim isso seria correto. Mas esse barco já zarpou faz tempo, coloca na conta do Moro.

21:39, temos uma mãe Dináh aqui, hã!!

Elvis disse...

Acho que isso vá dar em nada e se o Bolso cair vai ser por se desentender com seus aliados/ comparsas.
Pelo jeito a democracia morreu mesmo no Brasil.

Anônimo disse...

A questão não é se ele é culpado ou não, mas o fato de que ele não teve um julgamento justo, se ele for julgado novamente e condenado com bases em provas reais, ótimo! O que não dá é para achar que está situação é aceitável!

Anônimo disse...

Olha não está fácil, quando as pessoas se convence do que querem mesmo um escândalo como esse é relativizado.

titia disse...

21:39 dois minutos no Google só.

https://www.brasil247.com/pt/247/brasil/394740/Lava-Jato-reconhece-que-dono-do-s%C3%ADtio-de-Atibaia-%C3%A9-Bittar-e-autoriza-venda.htm

Anônimo disse...

A Lavajato não reconheceu nada, só autorizou a venda pro sítio não desvalorizar.

Anônimo disse...

Gente,

Já falei aqui que sou servidora do MPF.
Bom, há uns 4 anos atrás, eu estava lotada em na assessoria de uma procuradora que estava a frente de uma grande operação, nos moldes da lava jato, aqui no meu estado. Inclusive o então governador do estado, e outros figurões intocáveis, foram presos.

Me recordo que na fase inicial, quando tudo era absolutamente sigiloso e estava nas fases iniciais de delação premiada, a tensão era enorme. A minha chefe, que era exemplarmente discreta e jamais deu uma entrevista sequer (muito menos fez power point), logo após tudo vir a tona, andava com segurança institucional e foi ameaçada inúmeras vezes. Foram momentos bem tensos até pra gente que assessorava.

Enfim, naquele início, com base no que foi revelado nas delações, iriam ser requeridas pelo MPF diversas prisões e busca e apreensão. Foi uma coisa grande. Vieram policias federais de outros estados para nada vazar. Iam entrar na casa do governador, conselheiros de TCE, etc. Se isso vazasse um minuto antes do amanhecer do dia fatídico, tudo teria ido por água abaixo. Não tem como tentar esse tipo de coisa duas vezes. Documentos seriam destruídos. Nunca denunciaríamos essas pessoas.

Agora imagina o MPF fazer um pedido de prisão ou busca e apreensão de documentos desse calibre. Imagina o juiz sequer ter ouvido falar disso (pq afinal, MPF e Juiz não podem se comunicar), qual a chance de ele deferir? Mexer com gente gigante sem um tempo hábil (pq são decisões rápidas) para analisar as evidências? E não deferindo, tudo vai por água abaixo.

Então, antes de fazer o pedido formal, o juiz tinha sim ciência não do conteúdo da delação, mas tinha sim noção do que estava acontecendo (lembrando que o juiz tinha ciência da existência do inquérito, que começou sozinho com um delegado heroico na PF, o único que teve talento e paciência para destrinchar a montanha de coisas que tinha pra analisar. Lembrando mais: o juiz não é escolhido pelo MPF, é uma ordem interna e imparcial DELES).

Ele adiantou sim que, se o pedido viesse de tal jeito, não tinha como deferir. que precisava de mais elementos, etc etc. Isso permitiu, por exemplo, que 100milhões de reais voltassem aos cofres públicos apenas na fase inicial dessa operação. Foi construída uma escola com uma parte ínfima dessa verba.

essa comunicação entre justiça e MPF é saudável e nada escusa. Não era feito as escondidas, minha chefe falava normalmente com o juiz.

Lembrem-se que em casos de operações assim, não estamos falando de ladrões de galinha. Estamos falando de autoridades investigadas. Autoridades estas que fazem parte do estado. Que se aparelham do estado (no caso aqui nem era o PT, pelo contrário), que vão continuar se aparelhando para se furtar de eventuais punições. São pessoas poderosas, que tem toda essa estrutura a seu favor.

Eu não boto minha mão no fogo por moro e mto menos por esses procuradores da lava jato, que pra mim tem condutas muito midiáticas.

Mas tbm não acho nada estranha a existência de um certo diálogo.

ALícia

Anônimo disse...

Poderia até achar que era " aceitável " esse tipo de comunicação entre MP e um juiz SE todos políticos , de todos os partidos fossem igualmente investigados.
Mas o que se viu foi a investigação e o vazamento de informações seletivo, sempre a depender de quem fossem os envolvidos. Manipulação barba mesmo. Aí não dá pra ser a favor de tais práticas, mesmo pensando que " os fins justificam os meios "

Marina disse...

Tá bom Alícia, por amor ao debate (mãs é MTO amor msm ao debate!), vamos dizer que a conversa específica sobre como o pobre do Dallagnol teria que fazer esse pedido de apreensão de documentos é aceitável.
Me explique agora:
1- O Moro ter indicado uma possível testemunha e dito para o MP ir atrás dela;
2 - Eles terem combinado antes a publicação do grampo ilegal feito na Dilma, checando um com o outro se estão todos no mesmo barco quanto à decisão de publicação. PUBLICAÇÃO ILEGAL. TODOS SABIAM QUE ERA ILEGAL;
3 - O Moro dar palpitezinhos sobre a condução de ações específicas, dando pitaco na ordem de ações;
4 - O moro SUPER interessado no resultado de uma ação, criticando (parecendo bem bravinho inclusive) o MP por ter recorrido em um caso específico, já que tal ato iria implicar na postergação da execução da sentença;
5 - a supermegaegotrip do Moro, dizendo que estão limpando o Congresso, já q o Congresso não consegue fazer isso sozinho;
6 - As diversas vezes nas quais o Moro e o Dallagnol se referem a si próprios como uma equipe: "parabéns a todos nós"; "Devemos publicar uma resposta?" - via Ajufe!!!Agora o MP publica resposta à falas de partidos via Ajufe. Tá certinho!;
7 - A preocupação toda com a entrevista do Lula e isso poder ajudar a candidatura do Haddad. Pra mim o Poder Judiciário e o MP não deveriam interferir no processo eleitoral. Mas isso sou eu, claro;

E já peço desculpa de antemão pelo tom das minhas mensagens, mas é q o cinismo e a cara de pau no Brasil estão superando limites!!!

Anônimo disse...

1- O Moro ter indicado uma possível testemunha e dito para o MP ir atrás dela;

Não li as conversas (JURO), mas soube disso aí. Isso é realmente inaceitável. Concordo, tem que ser apurado, investigado e punido. O juiz não pode indicar uma fonte, isso passa do diálogo aceitável que mencionei. Marina, eu só quis fazer o relato que fiz, pq acho importante ter essa visão de dentro do MPF. Mesmo aqui, quem não teve contato com operação grande, achou tudo muito estranho. Mas quem já participou de operações como eu, sabe que não é algo tão incomum assim. O que acho sinceramente que aconteceu é que em um dado momento, pela repercussão toda, eles perderam a mão. Esqueceram o real propósito dos cargos e se envaideceram mesmo. E tem que ser punidos por isso sim. (repito). O que eu quis fazer é só mostrar que comunicação até bem próxima existe sim nesses casos, e nem sempre é por interesses escusos (nesse caso da lava jato pelo visto as prioridades mudaram, infelizmente)


2 - Eles terem combinado antes a publicação do grampo ilegal feito na Dilma, checando um com o outro se estão todos no mesmo barco quanto à decisão de publicação. PUBLICAÇÃO ILEGAL. TODOS SABIAM QUE ERA ILEGAL;

Não acho que foi ilegal. A regra é a publicidade. Se não existia mais motivo que justificasse sigilo, não teria problema nenhum abrir. Eu nao teria pedido desculpas e aceitaria a convocação do CNJ pra me explicar. Mas manteria a decisão.

Alícia

Continua

Anônimo disse...


CONTINUANDO

3 - O Moro dar palpitezinhos sobre a condução de ações específicas, dando pitaco na ordem de ações;
4 - O moro SUPER interessado no resultado de uma ação, criticando (parecendo bem bravinho inclusive) o MP por ter recorrido em um caso específico, já que tal ato iria implicar na postergação da execução da sentença;

Isso, sem comentários, é realmente passar dos limites. Mas nem precisaríamos chegar até aqui. O lance de indicar fonte é retroalimente grave. Tem que ser apurado. Eu naõ acho que moro seja bandido, real. Eu imagino os sentimentos dele durante esses anos de operação. Não foi fácil, ele sentiu raiva. Se não tinha antipetismo no começo, com ctz adquiriu no caminho. Ele devia ter feito uma auto análise e julgar se devia se declarar suspeito em alguns momentos. Eu teria feito isso.


5 - a supermegaegotrip do Moro, dizendo que estão limpando o Congresso, já q o Congresso não consegue fazer isso sozinho;

Tava mesmo. A lava jato foi positiva. Eu naõ me gabaria, mas a lava jato foi um marco positivo na história do país. A lava jato naõ deve ser responsabilizada pela eleição do Bolsonaro e muito menos pelo que aconteceu com Dilma. A lava jato não teve nada a ver com nada disso.


6 - As diversas vezes nas quais o Moro e o Dallagnol se referem a si próprios como uma equipe: "parabéns a todos nós"; "Devemos publicar uma resposta?" - via Ajufe!!!Agora o MP publica resposta à falas de partidos via Ajufe. Tá certinho!;

Burros. Claro que foi um trabalho em equipe. Aqui, no meu exemplo pessoal, se não tivesse uma junção cósmica naquele momento, tudo teria dado errado. Primeiro, o auditor fiscal certo estava no lugar certo. Mandou ma representação fiscal para um delegado e foi distribuído para o delegado certo. Encaminharam o inquérito ao MPF que caiu nas mãos da pessoa mais competente que ja tive o prazer de conhecer, minha chefe. E foi distribuído para o melhor juiz federal do estado, discreto, honesto. É normal se ver como equipe, mesmo. É um trabalho de uma vida, mas tbm acho que no mínimo passaram do ponto nas comemoraçoes aí.



7 - A preocupação toda com a entrevista do Lula e isso poder ajudar a candidatura do Haddad. Pra mim o Poder Judiciário e o MP não deveriam interferir no processo eleitoral. Mas isso sou eu, claro;

Esse foi claramente um exemplo de se perder no propósito. Vaidade. Quando estávamos na operação aqui, era normal nos policiarmos com tudo isso. Tinha tbm candidaturas em jogo (foi em 2014), gente que iria ser afetada. Eu gostava disso, confesso. Amei ver bandidos que tinham certeza da reeleição sendo esculachados. Presos. O ser humano é assim. Eu acho que estava do lado certo, não cometi nenhuma ilegalidade desejando a derrota de alguns. Mas jamais seria amadora em mandar no nosso grupo do whats que "bem feito pra fulano".

Alícia

Marina disse...

Alícia, achei seus comentários super interessantes, msm. Mas é q ver o pessoal relativizando a evidente gravidade do q aconteceu me dá dos nervos, por isso o meu pedido de desculpas antecipadas.
Um ponto que acho legal colocar em relação aos seus últimos comentários, é que vc diz que não acha que o Moro seja 'bandido', que o q acorreu foi q eles se perderam no propósito, excesso de vaidade e ego e etc.
Mas cara, eu não acho q a gente tem q ver o mundo como sendo dividido entre pessoas "do bem" (ou não-bandidos) e pessoas "do mal" (bandidos), pq via de regra isso não existe (Excluo aqui evidentes psicopatas, torturadores e pessoas que pedem pedaço de alpino).
Vc acha q todo político corrupto que rouba dinheiro do povo se vê como uma pessoa "do mal"?Com ctz não, na grande maioria das vezes a pessoa vai de passinho em passinho, perdendo o propósito pouco a pouco, entrando em uma egotrip imensa de merecimento, se achando especial e iluminado e quando vê já tá roubando milhões e cometendo crimes impensáveis pra quem não tá operando dentro da lógica dessa pessoa.
Então, comprovada a veracidade das conversas, comprovado o teor, sinto lhe dizer que o Moro e o resto do pessoal implicado nisso tudo pode ser visto como 'bandido' sim, agiram exatamente como os bandidos que buscavam prender. No final, a diferença entre "bandido" e "não-bandido" não é uma questão de índole moral interior que poderia caracterizar a pessoa como boa ou ruim, saca?É mais uma questão das atitudes que a pessoa decide tomar, principalmente em situações limite.



titia disse...

Alícia:

Código de Processo Penal,

Art 254: o juiz dar-se-á por suspeito, e, se não o fizer, poderá ser recusado por qualquer das partes:

IV - Se tiver aconselhado qualquer uma das partes;

Art 564: a nulidade ocorrerá nos seguintes casos:

I - Por incompetência, suspenção ou suborno do juiz


Defender Morno é passar pano pra bandido. Tem certeza que é isso que você quer fazer depois de defender que não votou por birra, mas pelo fim da corrupção?

11:44 mesmo a Farsa Jato já determinou que o dono é Bittar. Me diz, de onde veio essa necessidade bisonha de que o Lula seja culpado de alguma coisa? Quer dizer, alguma coisa além do tapa na cara de realidade que você, o típico classe média pão com ovo que quer se achar melhor do que os pobres, levou durante o governo dele?

Anônimo disse...

Marina: perfeito teu comentário. Eu vejo Moro como bandido sim. Influenciou de forma calculada e obteve frutos pessoais para saciar seu ego e bolso: notoriedade, um cargo vistoso, a pecha de super-herói. No fundo foi tudo para impedir a eleição do PT e se isso não foi criminoso, não sei oq seria. Se houve outro fim ele se perdeu bem lá no comecinho...

Anônimo disse...

Se você pudesse escolher, você escolheria Moro para ser o juiz de um julgamento que lhe envolvesse?.

Anônimo disse...

Perdão, quando foi que disse que votei p/ acabar com corrupção?
Primeiro:nao votei no bolsonaro. Apenas me recusei a votar no PT, que foi um partido comprovadamente corrupto (e as msgs entre moro e mpf não descaracterizam nada disso). Detesto bolsonraro.

Segundo: quem passa pano p bandido não sou eu. Eu acho que tudo isso deve ser bem apurado e punido sim. E como disse, tem coisas ditas ali que foram de fato inaceitáveis do ponto de vista ético. Isso merece punição (Como isso eh passar pano?).

Marina,

Zero ressalvas ao seu comentário. Concordo plenamente.

Sabe. O bom de não ser apaixonada ou radical por algo eh isso. Reside ai toda a diferença entre mim e a galera que até hj acha que o rombo da Petrobras foi inventado.

Alicia

Anônimo disse...

Concordo com quase todas as palavras da Alicia. Exceto com o voto no bolso, pq eu o considero mais nocivo aos pais do que toda a corrupção do pt.
E também considero a "divulgação" da conversa entre a Dilma e o Lula Absolut ilegal.